Ciências Biológicas

Fisioterapia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A principal função do Fisioterapeuta é tratar e cuidar de lesões e sequelas, para recuperar os movimentos e a integridade dos pacientes. Conheça mais sobre a profissão.

Fisioterapia

Habilitação:
Fisioterapeuta
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Persistência e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 1703,00

A profissão de Fisioterapeuta

A principal função do Fisioterapeuta é tratar e cuidar de lesões musculares, lesões ósseas, sequelas físicas, visando recuperar os movimentos e a integridade motora dos pacientes, para que voltem a andar e se movimentar normalmente. As principais causas das doenças e lesões estudadas e tratadas pelos fisioterapeutas, são sequelas de acidentes, sequelas cardiovasculares, doenças reumáticas e também encefalites.

Para tratar estas doenças os fisioterapeutas estudam técnicas avançadas de massagem, estimulo elétrico, reeducação muscular, hidroterapia, ginástica corretiva e massoterapia, sempre com o objetivo de aumentar ao máximo a qualidade de vida do paciente. Há sempre necessidade de se atualizar na área, seja na utilização de novos procedimentos fisioterapêuticos, ou mesmo em cursos de pós-graduação específicos na recuperação de pacientes.

O Curso de Fisioterapia

Nos primeiros dois anos do curso de Fisioterapia o foco será o estudo do corpo humano, estudado em matérias específicas, como em anatomia. A partir do terceiro ano serão estudadas disciplinas mais específicas e relacionadas a prática da profissão, tais como termoterapia, massoterapia e cinesioterapia.

Fisioterapia: Medicina e Qualidade de Vida

Grade Básica do Curso de Fisioterapia:

A seguir temos algumas matérias básicas presentes durante a graduação em fisioterapia.

  • Introdução à Saúde Humana;
  • Patologia;
  • Histologia;
  • Fisiologia;
  • Biologia;
  • Anatomia;
  • Morfologia;
  • Ciência do Comportamento;
  • Fisioterapia Geral;
  • Terapia Ocupacional.

Melhores Faculdades

O curso de Fisioterapia é oferecido por inúmeras instituições de ensino superior. Porém, é importante verificar se o curso escolhido possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o aluno receberá um diploma válido ao se formar. As principais universidades que oferecem o curso de Fisioterapia, com o melhor desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e com reconhecimento do MEC são:

  • Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Piauí;
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Paulo;
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Paraná;
  • Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Pará;
  • Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Goiás;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo;
  • Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo;
  • Universidade de Pernambuco (UPE) – Pernambuco;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Minas Gerais;
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Minas Gerais.

Fisioterapia: Aspectos Favoráveis

Um mercado muito promissor na área da Fisioterapia é o mercado da segurança do trabalho. As empresas tem requisitado cada vez mais o trabalho de fisioterapeutas para criar programas de prevenção de lesões de seus empregados e melhoria do desempenho. O campo da Fisioterapia aplicada a cirurgia plástica também está em alta. De forma geral, a recuperação de pacientes com os mais diversos tipos de sequelas também possui um mercado forte. Há sempre a possibilidade de especialização em algumas técnicas específicas como acupuntura e pilates e aumentar ainda mais o campo de atuação.

Fisioterapia: Aspectos Desfavoráveis

Um dos pontos negativos da carreira de Fisioterapia é a concorrência, atualmente as universidades tem formado mais profissionais do que o mercado de trabalho tem capacidade de alocar, o que gera uma competição mais acirrada dos jovens profissionais.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Camilla araguari MG

    Vou prestar vestibular na pra Fisioterapia na Universidade Federal de Uberlândia…

    Tudo indica que to dentroo…

    abraço

  2. veronica

    Acho a fisioterapia interessante mais ainda tenho duvida se essa é a carreira que quero pra mim. Parabens por informarmos sobre a profissão. Bjs

  3. Dri

    Fiquei em dúvida, sem saber o que queria fazer… Perdi muito tempo, indecisa. E depois de muito pesquisar e ler sobre Fisioterapia, eu sei que é essa carreira que quero pra mim! Adoro pensar que vou poder ajudar as pessoa a voltar para a sua rotina normal da vida, pensar que ajudando vou levar o sorriso no rosto delas, que também trará o sorriso pra mim. Algumas pessoas me disseram que o mercado de trabalho é muito ruim, que não se é bem remunerado, o que fez que eu me desanimasse um pouco. Mas agora eu não to ligando muito. Eu vou correr atrás e seja o que Deus quiser! E apesar de não ter saido Fisioterapia pra mim no Teste Vocacional que eu fiz aqui no site, saiu muita coisa da área de Biológicas. É fisioterapia que penso fazer já esse ano! Deus esteja comigo… rs

    • Letícia

      Parabéns, pelas suas intenções, se vc está colocando Deus a frente, pode crer que vai dar tudo certo e vc vai ganhar muito bem pois vai fazendo bem feito o que vc gosta. Eu tbm estou interessada nessa área mas inda não tenho certeza, vou continuar pesquisando, mas não vou perder mais tempo, já estou com 20, já está na hora…rsrsrs

    • TAMIRES

      Nossa vendo vc falando me vi falando,e exatamente com as mesmas palavras, sei exatamente o que está sentindo e vamos conseguir com certeza!!! BOA SORTE

    • paulo sergio

      eh isso ai eu tbm tava cm muita duvida mais deus ta mandado eu fazer essa area assim cm vc, eu tbm adoro ajuda as pessoas sou um cara mt pra cima acho q vou me d bm nessa area eh isso bj :D

  4. Pedro Addler

    Oi Camilla

    Legal !!! :P Espero que dê certo mesmo !! Boa sorte no seu curso novo curso de Fisioterapia !!

    • Hariane moraes

      oie pessoal sou aluna de psicologia do 1 semestre e descobrir que nao é esse curso que eu quero pra mim carreira o que eu faço? eu tbm pesquisei mais eu deveria ter pesquisado ainda mais, me da uma dica?

  5. thais

    Oier
    estou no 2ª ano e queria saber se a profissão de fisioterapeuta em Manaus é muito concorrido !
    e nas matérias estudadas em fisioterapia cai algo relacionado a matemática ??
    Espero anciosa pela a resposta !

  6. Juliana Rio de Janeiro RJ

    Bom dia!
    Eu estou fazendo umas pesquisas sobre as carreira que eu escolheria no vestibular. Esse ano eu prestarei vestibular, mas não tenho certeza para qual área. Acredito,porém, que deve ser algo relacionado às pessoas, ao contato humano, aos cuidados.
    Eu acho que Fisioterapia é uma carreira linda, ainda mais porque as pessoas confiam nos profissionais e os respeitam(diferentemente de alguns políticos).
    Esse conteúdo está me ajudando mesmo. Obrigado.
    Besos, Juu

  7. Angelica Antunes

    Olá, eu pretendo me formar em Fisioterapía, acho essa profissão muito interessante !!

    • joelma

      eu tbm gostaria, mais estou em duvida…..tenho 15 anos e estou no ensino medio……oq eu faço pra saber se e isso mesmo q quero/???

  8. Gabriela

    Caramba, que dúvida !!!!!!
    Oi
    Estou no último ano de escola, e ainda não sei que carreira profissional seguir! E isso está me E-N-L-O-U-Q-U-E-C-E-N-D-O! hahahaha
    Penso que fisioterapia seria uma ótima opção, mas fico na dúvida, pois na escola não tive muita “base” em biologia, e acredito que isso possa me prejudicar se eu realmente optar por essa carreira… :/
    Dê sua opinião Pedro?!
    Obrigada!

  9. guta

    ola Pedro,meu nome e Guta,tenho 17 anos, sempre soube tomar minhas proprias decisões sozinha, mas agora estou precisando de um conselho…. olha eu nao sei bem se quero fisioterapia, pois acho que levo mais jeito para psicologia,pois gosto,na verdade amo dar conselhos e ouvir os problemas alheios,e e tanto que meus amigos me procuram com frequenia para me contarem seus problemas e pedirem a minha opiniao, mas por um lado acho que gosto mais e por causa que nao encontro ninguem que me entenda, e que me ajude de verdade,e procuro sempre me colocar no lugar das outras pessoas que precisan de ajuda,pois penso como eu ja precisei apenas de alguem que me ouvisse, nao preisava falar nada apenas ouvir, e nunca encontrei,mas sinto uma necessidade enorme de ajudar os outros a se resolveren na vida,a encontrar novos horizontes…. e desde que perdi minha mae essa necessidade ficou maior ainda,voce acha que devo ser uma psicologa ou fazer fisioterapia ?

  10. Fernanda Lima

    Olá…
    Estou precisando de ajuda.. Estou em dúvida se vou prestar vestibular pra Fisioterapia ou Arquitetura.
    Me Ajuda!!!

  11. Maria Mikaelle Sousa Duarte

    Boa Noite.
    Primeiramente achei o site execelente, muito bom.
    Bom estou em dúvida de qual universidade escolher e estou pensando em optar por Fisioterapia, mas gostaria mesmo de fazer medicina, porém tenho medo de sangue e gostaria de saber a opinião de vocês do Guia da Carreira, em especial do Pedro Addler o que você me sugere?
    Obrigado desde já.
    Mikaelle.

  12. camila c.

    Olá Pedro!
    Prestei 2 vestibulares para o curso de fisioterapia, e passei, já vou fazer faculdade com a esperança de me especializar em Fisioterapia Pediátrica para trabalhar com crianças deficientes, por exemplo, as da AACD. O seu site deveria ter informações sobre as especializações da Fisioterapia o que não tem, por isso estou c/ dúvidas: para trabalhar com crianças deficiente, a especialização é a fisio pediátrica?
    Como já li a matéria da Biomedicina, já deixou aqui a dúvida: gosto muito de genética, qual a especialização devo seguir??????????
    Queria que vc me dêsse um conselho: como quero ser fisio doutorada em pediatria (adoro biologia, anatomia, se tiver algumas disciplinas dificeis, eu me viro)e biomédica doutorada em genética, seria possível fazer 2 pós-graduação e não irá prejudicar o meu futuro ou terei mais chances no mercado de trabalho e mais oportunidades, pois tenho 18 anos e gostaria de trabalhar num hospital, dá p/ coincilidar 2 profissões ao mesmo tmpo?
    Preciso que voce me responde! Desde já agradeço pela resposta! Abraços!

  13. Pedro Addler

    Olá Dri

    Que bom que você pensa assim !! Fico feliz quando encontro gente como você que busca a realização pessoal ao invés do dinheiro !!

    Pode acreditar: não tem dinheiro no mundo que pague a satizfação de você fazer o que gosta.

    E olha, o mercado de fisioterapia também não está tão ruim assim não viu !! Dá pra ter também uma excelente vida financeira se você trabalhar sério.

    • joelma

      eu quero ajudar as pessoas e pretendo entrar ja em um curso para no futuro eu ja ter uma baseee…..

  14. joão perreira

    vou começar minha faculdade de fisioterapia e estou muito feliz em realizar um sonho.
    tenho certeza que com meu trabalho vou ajudar muitas pessoas…

  15. Vanessa

    Estou muito indescisa , terminei o ensino médio no final de 2009 ; ainda não tenho certeza de que curso peretendo fazer , estou interessada em saber se o curso de fisioterapia é uma area complexa ? E em quais regiões do Brasil a area de trabalho é mais competitiva .

    Obrigada !

    • francisco viana

      oi boa noite vanessa.
      olha eu tenho uma formaçao na area de automaçao industrial.
      e vou começar fisio na unip.saiba que tudo nessa vida e dificil, viu……………pois desafios sao nossa capacidades.de vencer………….pode entrar em contato via e-mail vianabom@ig.com.br

  16. Pedro Addler

    Olá Juliana

    Se você gosta de cuidar das pessoas, de faze-las mais felizes e gosta também do contado humano, fisioterapia é mesmo a carreira certa para você !!

    Na carreira de fisioterapia você vai ter a chance de levar esperança para muita gente que precisa de apoio.

  17. rafael araujo

    oi,passei na faculdade de biblioteconomia na faculdade federal do amazonas, mais nao tenho certeza se é isso mesmo que eu quero,gostaria muito de fazer fisioterapia ADORO A AREA DE saude, mais meus pais nao querem,o que eu faco? abraços

  18. rafael

    ola
    vou começar a fazer o curso de fisioterapia,pelo oque estou vendo é uma profissão abençoada por Deus, gosto muito de poder ajudar as pessoas mas já tem um bom tempo que acabei o ensino medio,sendo assim já estou um bom tempo sem estudar alguem me poderia dizer se o cuso é muito dificil?
    obrigado

  19. Pedro Addler

    Olá Gabriela

    Realmente, Fisioterapia é um curso fortemente baseado na Biologia, mas o fato de você não ter tido uma boa base não vai te atrapalhar não.

    Durante o curso de Fisioterapia você vai estudar e aprender todo o conteúdo de biologia e saúde necessário, para você conseguir aprender é só gostar e se dedicar, não precisa ter tido uma “base”.

    Boa sorte na sua escolha !!

  20. dalice guedes

    Meu sonho e fazer fisioterapia, estarei realizando este ano..acho o curso muito interesante…

  21. élida

    Olá, só gostaria de informar que o curso de fisioterapia não possui como grade básica a Terapia Ocupacional.
    Afinal, a Terapia Ocupacional é uma profissão e não parte da fisioterapia.

    Tome cuidado com as informações, pois podem confundir ainda mais os futuros profissionais

  22. Lílian

    estou no 2º ano do ensino médio, já estou querendo saber qual profissão tomarei. tenho uma leve escoliose lombar na coluna, queria uma profissão que me favorecesse. Acho que a fisioterapia será uma boa idéia. que tal? bj .

  23. Michelli

    Oiie :D
    acho o curso de fisioterapia mto interessante,
    morro de vontade de fazer mais onde moro em Cuiabá MT só tem em universidade particular !
    e é muitoo cara :x e gostaria de saber si existe um local proximo a CBA que eu possa cursa sendo universidade pública ? ih si é mto concorrido ! Obrigada.

  24. bianca

    oi !!
    ainda não sei o que vou fazer, mas quero tentar fazer medicina e me especializar em pediatria ou neuro cirurgia ! então queria saber quais são os cursos de pros graduação mais procurados…..

  25. suelem

    to querendo prestar fisioterapia..vamos ver mas tudo indica que sim…. acho uma carreira muito bonita saber que vc pode ajudar uma pessoa a ter uma vida normal..

  26. Paty

    Olá…
    Eu gostaria de uma opinião de um profissional em relação a qual profissão fazer, estou em dúvida entre fisioterapia e medicina.
    O que gosto de fazer é ter contato com as pessoas, ajuda-las, acho que um sorriso de uma pessoa vale mais do que qualquer dinheiro, mas também quero unir o útil ao agradavél, pois não quero me formar e receber muito pouco, mas penso que não quero fazer uma coisa de que não gosto.
    Eu fico com medo de medicina pqr acho é mt dedicação e gosto de viver a vida, viajar, namorar, etc…

    bjssssssss o site é mil ajuda bastante.

  27. Ellen

    Olá Pedro! tudo bem ? Bom,eu como muitas pessoas tenho minhas dúvidas referente ao curso desejado de fisioterapia.

    Fisioterapia tem muito a ver comigo,embora eu ainda tenha duvidas em outros cursos.Como está o mercado de trabalho no interior para fisioterapia ? Há chances de se ficar desempregado ? Qual o salário médio ? Eu ouço muitos sites e cada um diz um salário,qual o carto ? Obrigada desde já !

  28. Bruna

    oooi !!!
    bom como eu jah fiz fisioterapia durante 2 anos . pois eu tinha problema na coluna.
    axei bem interessante . e quero me formar em fisioterapia. tô no ultimo ano e se tudo der certo ano que vem jah faço a minha faculdade :D

  29. Ellen

    Olá Pedro,tudo bem?
    Gostaria de saber melhor sobre o mercado de trabalho da fisioterapia. Se há chances de emprego no interior de minas.Moro em Espirito Santo do Pinhal e queria me mudar pra poços fazer fisioterapia. Quais as chances de se ficar desempregado,existem? E qual o salário em média nessas cidades do interior pra essa profissão. Obrigada.

  30. Leiliane

    Oi
    eu terminei um curso Técnico em Enfermagem e adorei mas eu pretendo fazer Fisioterapia, já tive uma base no curso e tenho certeza que eu vou me dar bem nessa carreira.

  31. Ana

    Vou começar a cursar Fisioterapia esse ano, e posso dizer que não me vejo fazendo outra coisa. Se pensarmos na realização profissional, o resto é consequência. No começo nem sempre é fácil, mas penso que, adquirindo experiência, as boas oportunidades de trabalho com certeza aparecerão. Um abraço , gostei muito da matéria.

  32. Shirley

    OI!!!

    Agradeço muito a Deus por eu concluir o curso de fisioterapia neste ano. Após 05 anos de muito estudo, até que fim está chegando o momento que poderei carimbar com meu nº do CREFITO. O melhor de tudo isso, é que cheguei até aqui ainda mais apaixonada pela carreira. Em relação a sobreviver com o salário, eu penso que o trabalho sério e o compromisso com a saúde do paciente é o principal. O dinheiro vem em seguido como fruto de fazer bem a profissão que escolheu. Este é o meu recado, galera.

    Abraçosss

  33. Dani

    Comecei fisioterapia agora e estou meio apavorada em relação a bioquímica, afinal é um bixo de 7 cabeças ou não ?

  34. Nanda

    Oi,
    Busquei um grande interesse em Fisioterapia. Uma amiga está terminando a faculdade nessa aréa, pelas pequenas coisas que observei, principalmente por incluir terapia ocupacional, me ajudou bastante! Inclusive em “viver a vida”, o papel da fisioterapeuta mostra a dedicação que é a profissão. Esse ano faço vestibular e se Deus quiser, vou conseguir !

  35. Natalia

    muito interresanta
    quanto q um profissional de fisioterapia ganha ? é verdade q ele ganha muito pouco por hora ?
    pelo menos onde moro no piaui dizem q o fisioterapeuta ganha 20,00 reais por hora é muito pouco alem da gente gastar muito no curso.

  36. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    Realmente… fisioterapia e arquitetura não são carreiras muito relacionadas… uma é da área médica e a outra é uma profissão relacionada com desenho e criação.

    Recomendo que você faça o nosso teste vocacional para ter uma melhor resposta.

    Você pode pesquisar também sobre as duas profissões, tente conversar com profissionais formados de arquitetura e fisioterapia e peça para eles contarem o seu dia-a-dia profissional.

    Depois de conhecer melhor, com certeza você vai sentir mais facilidade para escolher !!

    • memê

      Olá Pedro,quero fazer fisio mas fico com medo do mercado,fiz publicidade há pouco tempo,mas não me identifico com as pessoas e me sinto de lado,acho que é porque as pessoas me achem quieta demais.Quero sua ajuda,deveria mudar?Por favor me ajude.Obrigada.

  37. dieneg

    realmente é incrivel como uma profissão é capaz de fazer tantas pessoas felizes, alias ñ só quem recebe os tratamentos mais sim aqueles que tratam as pessoas,crianças em fim…esse ramo de trabalho é realmente sastisfatorio para todos, é um trabalho muito legal,parabéns a vcs profissionais de fisioterapia !!

  38. jayanny christie

    to qurendo prestar vestibular e quero fazer na aréa de fisioterapia.

  39. Priscila

    oi,tenho muito apresso por essa profissão e tenho muita vontade de exerce-la. Estou no ultimo ano do ensino médio e gostaria de saber se a materia de Quimica esta relacionada em fisioterapia alem de Biologia. Aguardo a resposta!

    • Mirian Gomes

      Olá Priscila!
      Este curso ensina as bases de bioquímica ao futuro aspirante a fisioterapia. Mas a aplicação de química é voltada a profissão do fisioterapeuta, desta forma, tenho certeza que a visão que tem da matéria será bem diferente. Quando temos um objetivo no estudo, no caso, nas implicações químicas do organismo, no qual o futuro fisioterapeuta necessita saber, o estudo fica diferenciado, dando prazer ao adquirir o conhecimento.

  40. mayandra

    oi sou mayandra tenho 17 anos vou me formar agora em 2010 e pretendo fazer cursinho pr fisioterapia gosto muito dessa profissao e se deus quiser vou ser fisioterapeuta !!

  41. Joice

    OI!!
    Meu nome e Joice,tenho 18 anos e sou uma garota muito persistente em tudo, se eu não acho oportunidades eu que faço existir! Tenho duvidas em relação a carreiras que pretendo seguir todo dia troco de profissão até estou no 4°ano do curso normal não sei se isso que quero,mas lendo esse artigo sobre fisioterapia me despertou um grande interesse ainda mais sabendo que posso fazer uma pessoa a voltar a sua rotina normal atráves do meu “dom” de persistência estou prestanto vestibular e já sei que vou passar para faculdade tenho a persitencia e se Deus quiser não mudarei de idéia!
    Muito obrigada !

  42. Dieniffer Brum machado

    Amei saber mais sobre a fisioterapia queria muito fazer esse curso mas na minha cidade so tem em faculdade particular,esse ano vou tentar ganhar pelo menos meia bolsa para o curso de fisioterapia.

  43. katia

    Eu estou no 1°ano, e meu sonho é ser fisioterapeuta, mais quero saber, se eu poderia comerçar a fazer um curso apartir do ano que vem,
    será q posso? Quero muito já dar início aos estudos em fisioterapia.

    • Mirian Gomes

      Olá Katia!
      Você precisa terminar o ensino médio para que possa engressar no ensino superior e cursar fisioterapia! Mas não tenha pressa, aproveite cada etapa da vida!

  44. Tiago Rabelo

    Sempre tem espaço pra bons profissionais no mercado!
    A fisioterapia é uma profissão linda!
    é gratificante você poder ajudar as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida! me formei ano passado e não me arrependo! Fica a dica! :D

  45. Patrícia

    Olá.
    Sou do Rj e gostaria muito de prestar vestibular pra Fisioterapia.Estou terminando meu ensino médio e tô fazendo pré vestibular.Vou fazer prova pra universidade do Rj e de MG.Gostaria muito de passar na UFV em Mg,vou me esforçar bastante e se Deus quiser vou conseguir.

  46. Rafael

    Olá, ainda estou no 3º colegial, mas penso em prestar vestibular no final do ano já, mas tenho muitas dúvidas, quero fazer fisioterapia, mas pelo que pesquiso, o remuneração não é muito boa, penso também em engenharia ambiental, mas os cálculos me fez desanimar um pouco :x

  47. Naa

    oii eu gosto muito de ajudar as pessoas ,fisioterapia e dez mas acho q odonto tbm e mto legal ai tah a duvida oq vcs acham? bjss

    • Mirian Gomes

      Olá Naa!
      Já fez um teste vocacional? Ele ajuda bastante na dúvida em qual curso e profissão deseja seguir.
      Uma boa dica é conversar com algum profissional da área de fisioterapia, para saber o dia-a-dia da profissão.

  48. Naa

    acho que vou ficar com fisioterapia mesmo e tão lindaa !!

  49. ola
    meu nome é Cibele,desde pequena meu sonha era fazer fisioterapia,mais ja ñ tenho todo essa certeza,mais acho q o ano vou fazer faculdade de fisioterapia acho linda essa profissão só de saber q vc vai esta ajudando um ser humano ja é muito gradificanti..embora vou ter alguma dificuldade pois ñ sou muito boa na materia de biologia mais concerteza vou superar todas as minhas barreiras…

  50. juliana cristina

    Olá estou no segundo ano de fisioterapia e estou gostando muito do curso espero ajudar as pessoas que necessitam de minha profissão e ver elas felizes na sociedade. Eu confio em Deus e em mim que em 2012 vou estar formada e exercendo minha profissão . abraço e obrigada.

  51. Pedro Addler

    Olá Vanessa

    A fisioterapia como envolve o tratamento médico das pessoas que sofreram uma lesão ou acidente envolve muita responsabilidade e seriedade.

    Em relação a complexidade da área de Fisiterapia não é muito complexa, mas também não é simples, acompanha a complexidade média das profissões da área de saúde.

    Em relação aos melhores mercados para Fisioterapia, estão nos maiores centros, como temos uma população maior, acontecem mais acidentes o que demanda mais profissionais de fisioterapia.

  52. andreza dias

    Eu ainda estou decidindo sou um pouco nova + ja penso em fazer um curso de fisioterapia pois acho interessante essa area de trabalho ..

  53. Jaqueline

    Eu sempre quis fazer medicina, imaginando que poderia ajudar as pessoas e tudo mais; mas parei pra pesquisar mais sobre as profissões e eu acho que na fisioterapia eu conseguirei ter um contato maior com o paciente do que na med. Até aí, tudo bem, mas todas as pessoas estão me colocando medo, dizendo que o mercado está muito ruim para fisioterapia e não conseguirei emprego ! Mas será que nem com clínica própria eu conseguiria um bom salário, trabalhando no que eu gosto? E quanto será, em média, custa para montar uma clínica de fisioterapia ?

  54. camila correa

    a fisioterapia é uma área muito bonita, que ajuda as pessoas a reintegrar na sociedade, porem o piso salarial é uma tristeza! bjo !!

  55. Pedro Addler

    Olá Rafael Araujo

    Realmente, fazer uma faculdade só porque você passou não é uma boa, mesmo que os seus pais não queiram que você desista vale a pena desistir sim, desista de fazer o que você não quer enquanto é tempo.

    Se você quer fazer o curso de Fisioterapia é esse que você deve fazer, tente arrumar um emprego este ano para seus pais ficarem tranquilos e faça o próximo vestibular.

  56. Pedro Addler

    Olá Rafael

    Não, fisioterapia não é considerado um curso muito difícil tem um nível de dificuldade normal, compatível com os cursos da área de saúde.

    Você tem um ótimo perfil para o curso de fisioterapia, parece ser um cara dedicado e que gosta de ajudar, pode fazer o curso de fisioterapia sem medo !!

  57. Gaby

    Oi pedro , beem eu queria uns conselhos estou muito confusa . Eu faço 16 anos em outubro , e to no 2° ano . sempre fui muito inteligente sabe , mas preguiçosa tambem , desde a 7ª série meu desempenho na escola diminuiu , ano passado então .. só passei por um milagre . Enfim , tenho muito medo disso me atrapalhar no futuro , eu penso muito em ter uma boa carreira .. sempre quis medicina , mas desisti . não por não ter capacidade de passar , mas sim pq quero trabalhar e medicina e trabalho não dá , e a fisioterapia da pra trabalhar e estudar ? tenho duvidas sobre : fisioterapia , terapia ocupacional , psicologia e nutrição . São muitas duviidas , ve se voce consegue me ajudar , não tenho com quem conversar sobre isso , beijos .

  58. Luana

    Meu nome é luana, tenho 20 anos e o que eu mais quero pretender é fazer faculdade de fisioterapia é a área que mais mim indentifico e gosto muito por isso q quero fazer e ser uma boa profissional nessa área, mais tenho duvida nessa carreira porq eu adoro além de dar massagem tem o que fazer o q antes de cursa uma faculdade, um curso fisioterapia ou curso de massaterapeuta.

  59. Luana

    Já vou concluir o meu segundo grau, e pretendo muito fazer essa área de fisioterapia.

  60. Pedro Addler

    Olá Élida

    Sim claro !! A Terapia Ocupacional não está incluida dentro da Fisioterapia, o fisiterapeuta não tem todos os conhecimentos da área que o terapeuta ocupacional em sí.

    Mas dentro do curso de fisioterapia se aprende sim o básico da terapia ocupacional, é importante um profissional conhecer a base da área de atuação do outro, deste modo fica mais fácil quando trabalham juntos.

  61. Pedro Addler

    Olá Lílian

    Você não deve pensar assim, você não deve procurar uma profissão com a qual você possa se “auto-curar”.

    Se você for fazer fisioterapia faça por que você gosta e não para curar a sua própria escoliose lombar.

    Ao escolher uma profissão, seja fisioterapia ou outra qualquer, leve sempre em conta a satisfação pessoal.

  62. Thaiane Soares

    Olá galera!
    Sou aluna de Fisioterapia estou no 3º semestre, é um curso muito bom e a cada dia me motiva mais e mais para eu seguir em frente, aos poucos que vou aprendendo vejo que é muito gratificante saber que você pode proporcionar uma reabilitação, auto estima do paciente. Até mesmo porque a fisioterapia ela tem um ramo de áreas que pode-se especializar como Dermato-Funcional ( envolve estética e reabilitação de queimaduras em gerais), Fisioterapia Pediatrica, Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia Geriatrica, Fisioterapia Urocologica, Fisioterapia na Escola, Fisioterapia Juridica, Fisioterapia na saúde do idoso, Fisioterapia em Pilates e Bola Suiça tem diversos. E digo que raramente, quase nunca fico triste com o curso. E digo aos navegantes para que consigam um bom retorno financeiro no mercado de trabalho além de estudar muito, comece dando apoio uns aos outros colegas de sala,por mais que cada um vai ter o seu diferencial. Ao entrar na faculdade você irão perceber o que estou dizendo.

  63. ingryd

    oii!!pedro,dsd pequena gosto de odontologia mais me apaixonei a 5 anos atras por fisioterapia inclusive vou fazer um curso de massoterapia agora no mes de julho!mas hj tive uma visita de uma primeira dama na minha casa e ela conhece muito medicos e me disse q a area de fisioterapia é dificil de encontrar emprego e eu ja ouvir muito isso e ela tbem disse q conhecia pessoas q tiveram que montar sua propria clinica por falta de emprego nessa area principalmente aki em salvador(BA) ,mas eu adoro fisioterapia o q devo fz ? optar por outra ? fiquei totalmente em duvida triste e com o coração partido por favor me ajudee
    UM ABRAÇOO
    MUITA GRATA!!

  64. Pedro Addler

    Olá Michelli

    Pior que você está certa !! Só existem faculdades particulares de Fisioterapia em Cuiabá.

    A universidade pública mais próxima onde você vai encontrar o curso de Fisioterapia é a UFMS ( Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ).

  65. Pedro Addler

    Olá Paty

    Realmente Medicina e Fisioterapia são carreiras relacionadas mas há boas diferenças entre elas.

    A medicina, como você mesma afirmou, vai exigir muito mais dedicação em relação aos estudos, a medicina é também mais ampla e abrange muito mais conhecimento.

    A Fisioterapia é uma carreira mais focada, também vai exigir uma boa dedicação claro, mas não tanto quanto a medicina. No que diz respeito aos estudos é mais direcionada também.

    Obviamente, sempre há o quesito dedicação profissional. Existem sempre várias especializaçãoes em ambas as áreas, exigindo cada qual um esforço diferenciado. Seguindo esta linha de raciocínio, o nível de dificuldade de cada curso está diretamente ligado a sua meta de dedicação na profissão.

  66. Pedro Addler

    Olá Ellen

    Nas cidades do interior o mercado para profissionais de saúde especializados (profissionais de fisioterapia, por exemplo) é bem menor, uma cidade de pequeno porte comporta poucos profissionais.

    Realmente se você quer progredir em uma carreira da área de saúde, como a fisioterapia, é melhor mudar para uma cidade maior, pelo menos uma cidade média (centro regional).

  67. Pedro Addler

    Olá Dani

    A bioquímica está dentro de muitos cursos de ciências biológicas e aparece na grade de Fisioterapia na maioria das faculdades.

    É uma matéria de dificuldade média, mas com certeza você vai passar !!

  68. Pedro Addler

    Olá Natália

    O salário inicial para um profissional de fisioterapia está em torno de 1800 Reais.

    Em relação a ganhar 20 Reais a hora, você está enganada, não é pouco não !! Com 20 Reais a hora você tem um salário mensal de aproximadamente 3200 Reais, um ótimo salário na carreira de Saúde.

  69. MARCOS

    oi meu nome é marcos gosto muito da fisioterapia mais venho saber que é muito fechado o campo e isso me deixa meio assim em duvida e do salario que é um pouco baixo(que pesquisei 900,00) nossa , o estudo muito longo, o campo é muito pequeno e o salario nao ajuda, é claro nao podemos fazer so pelo dinheiro mais sim por gostar,mais tenho que pensar numa boa estabilidade e tenho duvidas. obrigado !

  70. Camila Melo

    Desde os 12 anos que comecei a gostar da fisioterapia, pelo simples fato de adorar fazer massagens e tal .
    nunca fui muito de estudar e me dedicar a nada, mais agora no 3º ano do ensino médio, comecei a estudar mais sobre o que quero fazer .
    nao tenho mais duvidas, vou fazer fisioterapia .
    é algo fantástico, apesar de nao ter muito o apoio dos meus pais .
    eles acham que devo ficar nos cursos profissionais,pois nao acreditam muito em mim ! :/

  71. jane kelly

    Esse é o meu maior sonho ser fisioterapeuta claro que ainda faço o segundo ano do ensino medio mas vou a luta se esse é meu sonho nao vou desistir!

  72. Pedro Addler

    Olá Jaqueline

    Você está certa !! Montando a sua própria clínica de Fisioterapia, você gastará mais dinheiro mas em compensação ganhará mais também já que será a dona.

    Em relação ao custo para se montar uma clínica de Fisioterapia de tamanho pequeno ( para começar !! ), está em torno de 50 mil Reais.

  73. Jessica

    oiê
    é o meu sonho ser fisioterapeuta,pois acho interessante essa area de trabalho e não vou desistir, mas ainda estou no 2ºano espero realizar o meu sonho!
    e nas matérias estudadas em fisioterapia cai algo relacionado a matemática ?
    espero a sua resposta!

  74. Pedro Addler

    Olá Ingryd

    Não que seja difícil arranjar emprego em Fisioterapia é que nos hospitais em geral não são ncessários muitos fisioterapeutas mesmo, é normal.

    Em relação a abrir uma clínica de Fisioterapia não é má idéia não viu !! Embora ter o próprio negócio seja sempre mais trabalhoso que ter um emprego tradicional, tem sempre a vantagem de você poder fazer as coisas do seu jeito e de ganhar mais dinheiro ( quando o negócio dá certo ).

  75. Pedrowilliam

    OI PEDRO, TUDO BOM?
    Vou fazer pré-vestibular no próximo ano de 2011.
    O vestibular para FISIOTERAPIA na Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Eu moro em fortaleza! :D

  76. Dianna

    Olá estou dando uma olha, pois estou em duvida.
    em o que me formar, sempre quis fazer nutrição. mas agora que esta perto de eu escolher, desisti. gosto muiito da area de medicina, mas só de pensar na cirurgia já me bate frio na barriga, mesmo assim não tiro a area de medicina da minha cabeça. então estou em duvida entre fisioterapia e psicologia. nesse site encontrei coisas boas, mas gostaria qe mandassem pro meu e-mail. algumas ajudas em qual dos dois escolher .

    obg, site esta de parabéns

  77. Tha

    Estou no 3º E.M. e ainda estou em dúvida na carreira que eu escolho: Medicina ou Fisioterapia.
    Várias pessoas já me disseram que fisioterapia não está tendo muito campo de atuação e que está cada vez mais em decadência. Eu estava quase que certa em fazer fisioterapia, mas depois de ter ouvido 3 profissionais nessa área estou tentando procurar outro caminho; então pensei em Medicina, pois é uma área onde o contato com as pessoas existe,e é o que eu gosto, então eu gostaria de saber se pra ser ultrasonografista precisa fazer medicina ou tem alguma outra área de especialização!?
    Agradeço desde já..

  78. claudemir taubate

    ola gostaria de saber se um fisioterapeuta tem no inicio, dificuldades de arrumar um emprego ou se o mercado disponibiza vagas moro no interior de são paulo!!! obrigado..

  79. Fernanda Freitas

    Olá Pedro

    Gostaria que me ajudasse. Estou em dúvidas sobre Fisioterapia e Biomedicina.
    Vc pode falar qual vc acha que é melhor, tanto para estudar, quanto no mercado de trabalho, etc…
    Fiquei sabendo também que os estágios de Fisioterapia você tem que fazer em um horário diferente da faculdade e que não é remunerado, para mim que não tenho condições de para de trabalhar para fazer o estágio qual seria a melhor coisa a fazer ? E se o curso de biomedicina é assim também o estágio ?
    Grata Fernanda Freitas

  80. Juanilce Marlem

    A cada dia passa tenho mais certeza de que quero fisioterapia

  81. Gabriel santos

    Oi. gente esse site é um maximo. agora tenho certeza que uma das areas que quero atuar é fisioterapia porem ajudar os outros a voltar a vida normal é maravilhoso, pois a respeito das dificuldades se é dificil ou nao, nao sei dizer . Só sei que se achar alguma barreira vou tentar superar .

  82. Daiane

    olá, tenho vontade de fazer fisioterapia porque acho muito bacana a ídéia de ajudar as pessoas a se recuperar de algo. mas meu medo e de prestar o vestibular e não ter vocação que achava que tinha mas tenho esse sonho. por favor me de uma para descobrir se fisioterapia é o que quero mesmo !!!
    obrigado

  83. Paula

    Tenho 42 anos, e passei em fisioterapia. Vc acha válido eu cursar com essa idade? Terminarei o curso em 2014 com 46 anos. Ainda tenho chances no mercado? Escutei falar que era uma profissão para quem está começado a carreira de estudante. Estou muito em duvida se levo adiante ou nao.

  84. Pedro Addler

    Olá Marcos

    Não se preocupe em relação ao mercado, há muitas vagas para fisioterapia disponíveis, principalmente no hospitais públicos e particulares, todo hospital precisa de vários profissionais de Fisioterapia.

    Em relação ao salário médio também não é tão baixo, está em torno de R$ 1700,00.

  85. Eliane Araujo

    estou em duvida se presto vestibular para fisioterapia ou farmácia, gostaria de saber como anda o mercado de trabalho para ambas profissões.

  86. Daniela

    Olaa :)
    eu ainda nao tenho muita certeza mais creio que vou seguir a carreira de fisioterapeuta mesmo . Mais o fato é : tenho uma duvida, é muito caro o curso técnico de fisioterapia ? ou não .. bjj .

  87. Karine

    Oláá!

    gente eu to MORRENDO de duvidas em que prestar..
    estou com vários cursos na cabeça e um deles eh fisioterapia.
    ja pensei em veterinária e economia (detalhe tudo haver uma com a outra rsrs) gostaria de saber qual o melhor curso pois estou no ultimo ano do colegial e não sei mesmo o que fazer.

    Me ajudee!
    obrigada!

  88. lara

    olá´! meu sonho é fazer fisioterapia,e olhando esse site fiquei mais animada ainda!
    estou no 2º ano do insino medio!!
    obrigado por me ajudar a saber o que quero de verdade !
    bjss

  89. Fernanda

    A Fisioterapia é uma Profissão Muito Maneira !!

  90. Pedro Addler

    Olá Jessica

    Fisioterapia é um curso de Biológicas, mais precisamente da área de Saúde, o peso das matérias de exatas é bem pequeno.

    Você vai sim, claro, encontrar algum conteúdo ou outro de matemática mas é tudo bem simples. Pode fazer fisioterapia sem medo !!

  91. Patricia

    Legal as dicas,tenho vontade de fazer fisioterapia mas como não foi possivél estou fazendo educação fisica que é um curso muito bom também.Pretendo ao terminar o curso de educação fisica fazer fisioterapia,estou concluindo agora em desembro de2010….

  92. Pedro Addler

    Olá Claudemir

    Uma boa fonte de empregos para você procurar empregos de fisioterapia no início da carreira são os hospitais públicos, há sempre muitas vagas para fisioterapeuta, pois eles são necessários em quase todo tipo de tratamento, principalmente cirurgias.

  93. Pedro Addler

    Olá Dianna

    Pode ficar tranquila, em Fisioterapia você não vai precisar fazer nenhuma cirurgia !! A não ser claro, que você se especialize para se tornar um cirurgião ortopedista.

  94. Pedro Addler

    Olá Tha

    Se o que você gosta de ter bastante contato com as pessoas, pode fazer Fisioterapia sim !!! Muita gente não sabe, mas o fisioterapeuta tem tanto contato ou até mais contato com os pacientes do que os médicos ( principalmente os pacientes internados ).

    Em geral os fisioterapeutas visitam seus pacientes todos os dias dentro do hospital, a fisioterapia é um trabalho contínuo e que leva tempo para ter resultado.

  95. Thaynara

    Pois é Pedro eu vou adorar ter bastante contato com os meus pacientes.Vou pensar e pesquisar mais sobre fisioterapia mas acho que é isso mesmo que eu quero fazer.
    Obrigada por me responder
    Beijos

  96. Pedro Addler

    Olá Fernanda Freitas

    Realmente, existem alguns estágios de Fisioterapia que não pagam bolsa, mas não são todos, você encontra também estágios remunerados.

    Para a Biomedicina vale a mesma coisa, há estágios remunerados e não remunerados.

  97. martha rubia

    Boa Tarde!!!

    Meu grande sonho é me formar em fisioterapia…
    pretendo começar meus estudos ano que vem…
    e me especializar em neurologia…

  98. Pedro Addler

    Olá Daiane

    Pelo que pude ver no seu depoimento você tem talendo sim pra Fisioterapia.

    Você parece ser uma pessoa que se preocupa com os outros e tem a alma de um profissional de saúde.

    Mas para você ter certeza mesmo se quer fazer fisoterapia, tenho algumas perguntas para você:
    1-) Você se considera uma pessoa paciente ??
    2-) Você se considera uma pessoa persistente ?

    Se a resposta para as duas perguntas foi sim, pode fazer fisioterapia sem medo !! Caso contrário, procure ler um pouco mais sobre a carreira de fisioterapia antes de se decidir.

  99. Pedro Addler

    Olá Paula

    Imagina !!! O importante é sua competência e a sua disposição de trabalhar e estudar, se você tiver essa disposição pode fazer fisioterapia sem medo.

    Conheço histórias de profissionais que se formam aos 50 anos de idade e começam a carreira numa boa. Nunca é tarde para perseguir nossos sonhos.

  100. Pedro Addler

    Olá Elaine Araujo

    É difícil comparar diretamente os mercados de farmácia e fisioterapia porque são bem diferentes, mas vou fazer uma comparação indireta:
    - Farmácia: O mercado mais favorável para farmácia é o do comércio, onde há mais empregos, no entanto os maiores salários estão na pesquisa, onde há menos oportunidades.
    - Fisioterapia: O mercado mais favorável são os hospitais e clínicas públicos e particulares. Os maiores salários estão nas clínicas particulares especializadas, no entanto, elas exigem uma formação mais avançada em fisioterapia ( especializações, etc… )

  101. Pedro Addler

    Olá Daniela

    Um curso completo de fisioterapia (bacharelado) está na faixa de R$900 a R$1500 Reais em uma universidade particular. Obviamente que tais valores recebem ajustes todos os anos, podendo variar de forma significativa.

    Farei uma pesquisa sobre os cursos técnicos de fisioterapia oficiais, para confirmar a legalidade dos mesmos e os custos relacionados.

  102. Pedro Addler

    Olá Karine

    Realmente seus interesses são bem variados :P
    ( Fisioterapia, Direito e Economia )

    Como você não deu muitas dicas no seu depoimento, recomendo que você faça o nosso teste de personalidade e também o teste vocacional para confirmar os seus talentos.

  103. Willyams

    estudo fisioterapia, mas quando terminar gostaria de fazer uma outra graduação na área biológicas. então, qual curso combina mais com fisioterapia? :s

  104. Taís

    faço fisioterapia, e estou com uma dúvida. Qual o curso da área da saude que mais se relaciona com a fisioterapia? ;s

  105. Sarah

    qual o curso da área da saúde que mais combina com a fisioterapia?

  106. Andressa

    qual o curso da area da saude que mais combina com a fisioterapia?

  107. Ana

    oi, não faço a minima ideia de qual faculdade seguir, já fiz vários testes vocacionais e a maioria resultou em ciências biológicas,simpatizei com fisioterapia,mas tem um problema “anatomia”,a teoria sem problemas, mas já me falaram a respeito da pratica e é horrível ter que pegar em um cadáver!rsrsrsr
    tenho medo de começar e depois acabar desistindo,
    por favor me ajuda Pedro!

    • Pedro Addler

      olá Ana! Você encontrará dificuldades em toda carreira que escolher para seguir! mas são apenas detalhes. A Anatomia é uma disciplina obrigatória e a aulas práticas são ministradas com seriedade e com equipamentos.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  108. Daiane

    oi…gostei muito do site me esclareceu muitas dúvidas me interessei muito pelos cursos de nutrição e fisioterapia.
    Gostaria de saber se no decorrer do curso de fisioterapia utiliza-se muita matemática, cálculos etc…
    Aguardo a resposta

  109. Angela

    quero fazer fisioterapia, so que estou muito em duvidas, pq fiz o teste e das profissoes que apareceram fisioterapia nao estava no meio dlas…. me ajuuudem

  110. Andreza

    Gostaria de cursar medicina e me especializar em dermatologia, mas como não está dando pensei em cursar fisioterapia. Andei pesquisando e vi algo sobre sobre fisioterapia dermato-funcional… O que vem a ser? Qual seria a área de atuação? Depois de cursar fisioterapia seria preciso se especializar em que?

  111. Jose Wilque

    Nossa primeiramente adorei o site e fiquei facinado
    Por essa aria da fisioterapia so o fato de ajudar as pessoas se recuperar é legal
    Agora tenho certrsa q é isso q eu quero em !!!!!

    • iris

      também vou fazer fisioterapia
      acho muito interessante.

  112. Jose Wilque

    e tem que se especializar em que para faser fisioterepia???????

  113. Matheus

    Tenho muita vontade de fazer Fisioterapia, até porque eu danço há 5 anos e tenho DRT de dançarino acho que tem a ver as coisas! Só que com toda essa reclamação do salário e carga horária me desanimou muito, afinal Fisioterapia estuda demais. O que vc acha?

  114. Nayra

    Gostaria q vcs me ajudassem a tirar uma duvida q esta martelando minha cabeca. Tenho 18 anos e a 3 anos eu pesquiso sobre fisioterapia e me apaixono cada vez mais pela profissao porem tenho o medo de comecar o curso pq tem quimica e eu sou horrivelmente pessima em quimica mas por outro lado eu sou otima em biologia sobre tudo anatomia e fisiologia humana.amo tanto fisioterapia q ate curso de massoterapia eu to fazendo por ter muito a ver com fisioterapia.este ano eu passei p terapia ocupacional e nao fui mais devido a minha grande dificuldade em quimica to ate pensando em trocar fisioterapia por terapia ocupacional pois dizem que com relacao a quim e menos complicado mais nao sei se vale a pena pq apesar de ser um curso otimo e ter a ver com fisioterapia nao e o q eu quero. Por favor me ajudem como eu disse eu sou otima em biologia eu sei q o curso tem mais biol q quim vcs acham q eu poderia me da bem no curso apesar de possuir grandes dificuldades em quimica? com relacao ao mercado de trabalho nao me preocupo muito pq nao e ruim como muitos pensam. Aguardo anciosa pela resposta obrigada pelo espaco…..bjos

  115. Camilla

    Adorei as informações contidas no site…estou ainda em duvida em qual curso fisioterapia ou odontologia continuo pesquisando sobre odontologia e estou gostando mais ainda não sei se quero seguir essa carreira.Queria uma resposta de vcs.BJS

  116. Sergiorx

    Boa noite sou formado tec. de radiologia e acabei de me formar,com o tempo aprendi mto anatomia e posicionamento,se a minha ares tem haver com fisioterapia…e gostaria de saber se o curso de graduação de fisiotrapia me ajudara em enfase no tratamento com os outros pacientes alem da minha area tecnica e se posso dar aulas com a graduação adoro ensinar…

  117. valdenice

    qual a carga horária de um fisioterapeuta,de um enfermeiro e de um nutricionista.

  118. Marilia

    Olá, meu nome é Marilia tenho 25 anos,sou bacharel em administração de empresas formada em 2010, estou muito confusa em qual área seguir, gosto muito de marketing,tenho muita vontade de aprender corte e costura de ter meu proprio atelier e queria muito trabalhar na área da saúde como fisioterapeuta, mas eu tenho um problema grande, eu não posso ver sangue, e na área da saúde eu acho dificil, fugir do sangue kkkkk me ajude, pois eu não tenho idéia do que fazer. Obrigada

  119. Irene

    O meu próximo objetivo… Com certeza..!!!!!!! Bjo

  120. Carlos Yago

    Estou cursando o 2º periodo de Fisioterapia, cada dia mais me apaixono pela carreira. Pra quem quer saber o curso é um pouco pesado como qualquer curso de saúde. Tem exatas sim, mas é muito pouco (Biofísica, Bioestatística), Química (Bioquímica Geral)tem muita Biologia (Biologia Celular e Genética, Parasitologia Geral, Microbiologia, Histologia, Imunologia, Patologia Geral, Embriologia…). E MUIIIIIITA Anatomia, Neuro Anatomia e Esplancnologia, as vezes parece que voçe está em um curso de Medicina.

  121. mariane késsia

    sempre tive o sonho de ser fisioterapeuta,além do mais gosto muito de ajudar as pessoas,principalmente em situações em que elas já não se veem mais como antes,ou seja se acham extremamente incapazes de realizar qualquer tipo de movimento e atividades.Gosto de interagir com as pessoas,seja dialogando,tocando e sempre citar que nada é impossivel quando se quer!!!

  122. guydson

    eu passei pra engenharia ambiental na ufcg e não me identifiquei com o curso(nunca fui bom em exatas). comecei o curso por pressão familiar e quero trancá-lo pra fazer saúde… oq vc acha do curso de fisioterapia? a área está muito saturada? abraçao.

  123. chaiane

    passei no vestibular para fisio mais nao sei se e isso mesmo que eu quero fazer tenho muita duvida eu quero uma areaque eu posso ajuda pessoas mais tenho medo de depois de termina a faculdade nao conseguir um emprego

  124. giovanne

    era a profissão que eu queria foi feita para mim

  125. Alice

    Boa tarde, vou fazer o vestibular de fisioterapeuta na FAREC , eu já estou com meu emprego garantido?

  126. renan

    existe uma cadeira obrigatória de hidroterapia para o aluno???eu gostaria de fazer fisioterapia,mas eu detesto piscinas e queria saber se essa parte é realmente obrigatoria nas faculdades…

  127. Carol

    Ola! Primeiramente, eu espero mesmo que vocêspossam esclarecer algumas duvidas em relação ao curso de fisioterapia. Nunca pensei que seguiria uma carreira na área da saúde por desde pesquena ter um certo receio com injeção, fazer exames de sangue.. porém, tenho um espírito de querer ajudar os outros sem contar que sou muito persistente e é diante disso que me interesso por fisioterapia. Seria um enorme prazer para mim poder cuidar e proporcionar uma melhor condiçao de vida para pessoas debilitadas.. acho uma profissao linda! Enfim, sera que por eu nao saber lidar muito com sangue e injeçoes devo seguir outra carreira profissoonal?

  128. Layssa Bruna

    Quero cursar fisioterapia mas a mensalidade aqui em Brasília é ALTÍSSIMA, mas mesmo assim vou cursar. Queria saber pelo menos em média quanto eu gastaria por semestre em matérias para uso no curso. Obrigada desde já.

  129. Camila

    Eu pretento cursa Fisioterapia , mais tenho minhas duvidas de Psicologia tbm , então mim ajudem a escolhar um dos dois !
    :|

  130. Jéssica

    Olá! Sempre me identifiquei muito com a área da Saude, me sentirei satisfeita e realizada em trabalhar nessa aréa. Porém meu medo é não me tornar uma boa profissional, pois onde estudei minha base nas matérias escolares não foram nada boas, fiz cursos pré-vestibular, e vi que não tenho quase base nenhuma se comparando há quem estudou em bons colégios. Me dediquei aos Estudos,mas não foi o suficiente. Vejo isso pela provas que já fiz. Gostaria muito de sua ajuda Pedro Adeller. Isso irá me atrapalhar muito no Curso de Fisioterapia?
    Desde já Agradeço! Um Abraço.

  131. Fernanda Lima

    Ando Pesquisando Sobre o Curso de Fisioterapia , Tem Muito a Ver Comigo ! O Curso Exige Matemática ?

  132. Amanda Carolina

    Olá,tenho 17 anos..
    Pesquisei muito sobre essa área e acabei gostando,passei no vestibular e já começo ano que vem a faculdade de fisioterapia, estou muito feliz! Com 21 anos já serei uma pessoa formada,não vejo a hora estou muito anciosa,que venha dia 28 de janeiro, uma nova etapa da minha vida!

  133. ana leticia

    acho essa profissao muito interessante..por que eu procuro me formar em profissoes com o objetivo de ajudar as pessoas

  134. Caio de Castro

    Eu tenho uma dúvida: para tratar de pessoas portadoras da Fibromialgia (dor crônica) o curso mais apropriado seria Fisioterapia ou Psicologia, para alguém que não tem condiçoes de se formar em reumatologia?
    Ambos os cursos citados são de grande interesse meu.
    Grato

  135. helo

    PESSOAL ME AJUDEM! ESTOU EM DUVIDA ENTRE CURSAR BIOMEDICINA E FISIOTERAPIA, QUAL DA MAIS OPORTUNIDADES DE EMPREGOS DE ABRIR UMA CLINICA?

  136. Cezar

    Oi, tenho uma dúvida:
    Eu consigo trabalho na área de fisioterapia depois dos 50 anos de idade?

    Obrigado

  137. Gaby

    Oi Pedro,bom eu tenho 15 anos,sei que muitos dizem que sou muito nova para já me preocupar com a minha profissão,mais não creio que seja verdade pois,quando entrar em uma faculdade quero ter certeza de que estou cursando a certa,então…sempre gostei de ajudar as pessoas,faço isso de coração,adoro crianças,então queria me formar em algo voltado a elas,eu me simpatizo muito com a fisioterapia,e penso em fazer sim e me especializar em fisioterapia pediátrica,meu sonho é ter meu próprio consultório e trabalhar como voluntária em instituições como a AACD,sempre fui boa aluna,sempre que me envolvo com determinada coisa me esforço bastante,mais encontro um problema nisso eu moro em Casa Branca interior de SP,Pedro vc poderia me dizer qual a faculdade federal de fisioterapia mais perto daqui?Vc acha que eu deveria seguir essa carreira msm?Desde já meu muito obgda

  138. presley

    Bom dia Pedro Adller
    Fisioterapia tem especialização para dor crônica ou tratar pacientes com fibromialgia?
    Grato

  139. Maria Tedoro

    Sou fisioterapeuta de formação. Não atuei na área, pois tinha outra atividade profissional, mas a minha realização está na pratica da fisioterapia e agora estou disposta a abandonar minha carreira administrativa para fazer o que realmente gosto.
    Muito bacana esse guia.
    Valeu obrigada

  140. Ellen Macedo

    Boa tarde pedro!

    Eu estava muito certa em fazer psicologia, até investigar mais sobre o curso de fisioterapia e me encantar com a profissão. Quero muito trabalhar com pessoas, ajudar a quem precisar, No entanto, eu não sei como está o mercado de trabalho aqui onde moro (Recife-pe)você poderia me passar essa informação?

    Um abraço

  141. Elaine Cristina

    eu tambem estava na duvida entre farmacia e fisioterapia pois para mim o mercado de trabalho de fisioterapia era muito dificil trabalho na area de laboratorio de analise clinica me encantava muito ver os farmaceuticos atuanda na area mais quando vie profissionais em fissioterapia meu coracao bateu mais forte me encantei mais ainda e isso que quero ser uma fissioterapeuta dependendo do qunto vou ganhar

  142. roberta de souza miranda

    Quero fazer fisioterapia ai meu pai falou que o certo seria eu fazer um curso tecnico para depois uma faculdade seria uma atidude certa?

  143. carol

    Ola meu sonho sempre foi fazer faculdade veterinária, mais ainda não é possível pra mim por motivos financeiros, to muito em duvida em que fazer, pensei em fisioterapia, mais quero uma profissão que de dinheiro, e pelo que vi a fisioterapia não tem um salario muito bom, o que eu faço sendo que meu único interesse ate hoje era fazer veterinaria?

  144. daianny

    Oi!gostei muito desta pagina pois fiquei mais interresada em fazer mesmo a faculdade de fisioterapeuta

  145. Vanessa

    É a profissão que quero pra minha vida,não me importo pelo dinheiro,vou fazer pq gosto mesmo,agora é preciso ser concursado? É melhor não ée?

  146. mylla cristie

    Olá acho que cursa fisioterapia e muito interresante, mas tenho medo de ser muito dificil. esse ano vou tentar fazer o meu melhor…
    Gostaria de saber oque poderia fazer para conseguir entra na facu de fisioterapia ..

  147. Luana

    Olá Pedro,
    eu estou pretendendo ser fisioterapeuta, mas gostaria de saber : Se tenho que fazer algum técnico ? E qual seria ?
    Obrigado ! =)

  148. Mara Pereira

    adorei o site as informações tem muito conteúdo.
    Tenho mesmo certeza que vou fazer fisioterapia, vai ser um sonho realizado.

  149. Renata Meneses

    Me desanimei com coisas que lir sobre fisioterapia, mas um bom profissional tem que gostar do que faz, assim ele vai longe não importa a area! Vou ser uma futuura doutora satisfeita e realizada na profissão se Deus quiser! Deixo nas mãos Dele :)

  150. Josiane Cristine

    Oi,gostei muito desse site, me identifiquei muito, tenho 15 anos e já sonho em ser uma Grande Fisioterapeuta… Só em imaginar na felicidade de ver as pessoas sorrirem de novo, se sentirem realizadas já é algo que impulsiona a seguir essa carreira. Que Deus abençoe a todos que querem seguir essa carreira, Sabedoria e Capacidade a todos :*

  151. leila

    ….a fisioterapia é pra mim i é purque é mermu…amei o site nao restou duvidas….

  152. Suemara Thayná

    Estou cursando o segundo ano do ensino médio queria saber por onde começar a cursar a minha carreira de fisioterapia?

  153. Jilmara Costa

    Olá…tudo bem? Gostaria de tira uma duvida… no curso de fisioterapia o aluno participa de necropsia? Ou a aula de anatomia é em laboratório??

  154. Camila

    Olá
    Quero fazer fisioterapia, mas quero focar mais pro lado da estética… gostaria de saber como faço ?

  155. Alane Silva

    Admiro muito o curo de Fisioterapia…Tinha um problema de coluna e ja fiz muita fisio, e isso me ajudou bastante. Desejo futuramente se Deus quiser fazer este curso, pois como ja fui uma paciente, vi como é importante,como me ajudou. Acho muito interressante essa profissão, pois além de lidar com pessoas ajuam a se reeabilitarem…

  156. madalena correia

    Desejo que me tire uma duvida, podesse realizar uma drenagem linfática em um paciente, somente nos MMI onde é seu problema de acumulo de liquido.Agradeço desde já, parabéns em sua vida profissional.

  157. Camila Lima

    Curso Fisioterapia, muitos acham um curso fácil mais posso dizer que há muitas dificuldades!
    É uma área apaixonante, e creio que é uma das mais lindas profissões que o ser humano possa ter, todos dizem que são os fisioterapeutas os profissionais mais felizes, e creio que sim!
    Eu estou amando, e quem pretende fazer eu super aconselho! Beijos.

  158. gislaine

    oii, gostaria de seguir essa carreira. gostaria de saber se tem matematica não gosto muito quero uma profisão que não tenha matematica pq odeio.. srsrsrs

  159. amanda

    Amo muito interessante a aria de fisioterapia mas ainda não sei sii é essa profisão que quero exigir!

  160. lene

    Se vc ama realmente a fisioterapia faça,mais se vc esta pensando no lado financeiro desista pois e uma profissao para quem ama realmente o que vai fazer.

  161. Regina Torquato

    Muito bom essas informações, agora sim sei que é fisioterapia msmo que eu quero pra mim. Obrigada, vou cursar e ser boa nessa profissão que escolhi.. :)

  162. Fredson Fonseca

    Olá! Já fiz Fisioterapia ate o 4° período. Parei por questão financeira. Amo o curso de coração. Indico pra qlq um. Não se preocupe com o retorno, pois se vc for um bom profissional nada lhe impede de ter um salario promissor. Ainda pretendo volta pra Fisioterapia, me forma e ser um grande profissional na área de respiratória. Boa Sorte ai pra quem ainda ta indeciso.

  163. Rhayna

    Bom, gostaria de saber se tem alguém curso relacionado a fisioterapia que eu possa fazer antes da faculdade de fisioterapia ?? Pois no momento não tenho como pagar, então quero fazer um . antes para ganhar dinheiro e fazer a a faculdade de fisioterapia.

  164. Rhayna

    Fazer um curso *

  165. ADRIANA

    Tenho 35 anos, estou iniciando o curso de Fisioterapia;porém estou com receio se vou ter oportunidades de emprego depois de formada devido a minha idade… Mas irei me dedicar ao máximo!!!

  166. Luan

    Quanto eu vou ganha, nessa profissão o salario é bom?

  167. mara

    qro fazer fisioterapia pediatrica ,des de criança adimiro esse trabalho quando vejo crianças que prescisam de um cuidado especial eu fico tao emocionada ,poxa nao tenho duvida de que é isso que eu qro,nao tenho condiçoes de pagar uma facudade particular mas eu creio em deus q um dia vou realizar meu sonho e pra isso vou lutar muito bjos

  168. Paty

    A fisioterapia é uma área maravilhosa estou terminando o meu primeiro semestre e estou amando apesar de que as matérias especificas do curso vai ser a partir do terceiro semestre… a questão de salário varia muito de profissional e a duração do curso é de 4 a 5 anos dependendo da instituição… indico o curso, pq amo muito a fisio…:)

  169. Raí

    olá pedro Addler, eu amo este site, você está de parabéns, estou passando pelo Prouni pro curso de fisioterapia e gostaria de saber se o salário desse profissional, é tão ruim quanto dizem, porque tenho medo de fazer o curso e não conseguir emprego e coisas do tipo, se alguém além do pedro, puder comentar aqui me ajudando eu agradeço muito e mais uma vez parabéns pelo site.

  170. Amanda Gomes

    Vou fazer fisioterapia na faculdade, e acho que tem tudo haver comigo :D

  171. mariana

    OI TUDO BEM?
    Quero cursar fisioterapia mas tenho agonia só de ver alguem com braço, perna quebrados, mas quero muito ser fisioterapeuta, será que tenho que fazer algum tratamento piscológico, para perder esse medo? Por favor me ajuda. Desde ja agradeço.

  172. Andreia

    Oii. Tenho Certeza Qui Quero ser fisioterapeuta. esse ano irei Tentar o Enem pra fisioterapia’ Deus Ajude que eu passe!

  173. rozana

    nao façam fisioterapia é maior furada
    pra fazer fisioterapia é melhor ser um mecanico de automoveis

  174. Fernanda

    Bom comecei agora o curso de fisioterapia ate agora ja estou amando o curso acho que era essa profissão que eu realmente quero pra mim..

  175. Daguia

    oi estou no 3 ano,queri saber mais sobre essa aréa da fisioterapia,pois é uma aréa bem interesante.

  176. Aline do Carmo

    Olá Bom dia! desde os meus 16 anos eu gostava de fazer massagens, eu pensava que tinha faculdade de Massoterapia, foi quando eu fiquei sabendo que não tinha esse curso mas na matéria de Fisioterapia, ainda estou um pouco com dúvida se é realmente Fisioterapia que eu quero mas gostei muito de ler esses textos. Um abraço.

  177. Diego

    Estou no 1° semestre de Fisioterapia.
    Antes eu queria fazer Administração.
    Mas eu gosto mais de fisio.

    Quem escolher a profissão tem que amar realmente porque você não irá pegar nenhum tipo de estágio ou emprego durante a faculdade.

    O único emprego que têm um pouco haver é de massagem, mas alguém com um simples curso de massoterapia provavelmente pegaria sua vaga.

    Estou gostando bastante do curso, mas ainda não sei se futuramente não vou trocar por algo haver com computação que tem muito emprego.

  178. Fernanda Luiza

    Sou esteticista e quero fazer o curso de fisioterapia só q estou muito indecisa . Mas estou gostando muito das coisas q estou lendo sobre fisioterapia . Ano q vem começo estudar , e tudo vai da certo com fé em Deus . BEIJSS

  179. Ana

    Galera estou no segundo semestre de fisioterapia, e estou amando o curso, pra começar voce tem que amar o que faz e amar estudar por que o curso é muito dificil, nao é para qualquer um, mas se vc sonha com essa profissao não desisti !

  180. Ionara Coelho

    Acho a fisioterapia interessante mais ainda tenho duvidas se esta é a carreira que quero para mim. Parabéns por informarmos sobre a profissão.

  181. Daiane Leal

    Ola
    quero começar fazer minha faculdade de fisioterapia o ano quem vem em nome de Jesus,bom gostei muito do curso de pode a ajuntar as pessoas, não pelo salario acho quem temos q fazer aquilos que nos faz bem alem tudo e que nos deixa feliz .muito legal curso.meu pai não acha um curso bom mais e o que eu quero pra minha vida pode ser alguém que possa ajudar as pessoas que tenho certeza que são especial .não quero ser só um simples fisioterapeuta mais sim um bom profissional .

  182. Letícia Castro

    Ai gente!
    Estou mt em duvida… estou a 3 meses de acabar o ensino médio e não sei se faço Biomedicina, Fisioterapia ou Fonoaudiologia… Qual tem mais area de atuação? SOCOOORROOO! rs

  183. juliana

    ola obrigada por me ajudar a mi decidir sobre a minha profissão se eu tinha alguma duvida não tenho mas . eu vou sim me formar em fisioterapia com fé em deus eu vou conseguir .

  184. maria silvia landim

    Olá.Gostaria de saber qual curso é mais fácil,mais dinâmico e menos repetitivo,ou seja,que não tem uma rotina excessiva e entediante:farmacia,fisioterapia ou nutrição?Gosto de química,mas não me lembro de o que é uma ligação covalente,e outras coisas básicas,só me lembro dos nomes,mas não do conceito e não tive química orgânica na escola.Tem como rever e até mesmo aprender no caso da química orgânica por livros e internet sem ter que fazer cursinho?Já passei no vestibular da Unip,mas não tenho base.Isso seria prejudicial no curso de farmácia?

  185. Jênifer Silva

    Olá. Estou no 3 ano do ensino médio estava indecisa em que me cursa,tava entre Educaçao fisica e Fisioterapia. Mais agora decide que vou fazer fisioterapia,axei muito interesante em poder ajudar outras pessoa. E me aprofundei nas materias que vou estudar.. Obrigado pelas dicas

  186. jossandra

    Bom dia,
    Estou um ano fazendo Fisioterapia, sempre foi meu sonho fazer esse curso, mas hoje estou bem duvidosa com relação a salário e oportunidade no mercado. Isso porque meus pais, amigos, e conhecidos sempre foram contra eu fazer fisioterapia, mas fiz o que estava no meu coração. Só que no decorrer do curso estou agora com esse pensamento, apesar de amar essa profissão. Estou em duvida, o que hoje é mais vantagem em termos de saúde e retorno fnanceiro ? Estou pensando em Odontologia, que também me atrai. Podem me dar uma dica sobre isso ? No aguardo Obrigada

  187. Neide

    Ola quero muito fazer fisioterapia, mas tenho duvidas em qual faculdade devo fazer, nao sei qual sera a mais reconhecida.
    moro no jabaquara em são paulo.

  188. walmira

    olá, tenho 53 anos ja sou graduada em adm.empresas, mas no ano que vem vou prestar vestibular para Fisioterapia, tenho vontade de ajudar as pessoas e me realizar também, será que é muito tarde ? uma pessoa formada aos 58 anos ? sei que terei dificuldade mas não quero ganhar milhoes, apenas meu sustento e poder ajudar, pretendo também ser voluntária.
    O que acham ?

  189. Marcelo

    Boa noite Pedro Addler!
    Tenho 42 anos e pretendo entrar na faculdade de fisioterapia, será que está um pouco tarde para eu começar nessa área, pois gosto muito e queria me realizar profissionalmente e ajudar as pessoas que precisam de ajuda. E outra dúvida em relação ao curso é a oportunidade de trabalho nessa área será que terei oportunidade?
    Um abraço

    • Namie

      Marcelo nunca é tarde para realizar algum sonho,mesmo vc estando com 42 anos um pouco mais velho,mas isso não quer dizer que vc não deve seu sonho,vc deve seguir sim,vai ter um pouco de preconceito em relação a sua idade,vai,mas isso não quer dizer que vc não deve realizar seu senho,ignore os comentários em relação a sua idade e lute por seu objetivo e realize-o!A vida foi feita para vencer os obstáculos!!!

  190. Milla

    A intenção de ajuda é ótimo, mas pena que não é tão rico, quanto imaginava, sou estudante de fisioterapia do 4º semestre, e existe um leque de possibilidades, como, atuar junto ao direto, em causas trabalhísticas na área, ou junto a publicidade e administração em congressos e outros…

  191. marly

    Tenho 37 anos e gostaria de cursar uma faculdade de fisioterapia, mas tenho muito receio, pois desde que tive meu filho parei de trabalhar e estudar, acabei virando dona de casa e não me arrependo disso, pois pude proporcionar ao meu filho hoje com 13 anos uma boa base familiar, só que sinto necessidade de fazer algo por mim.
    Mas fico insegura por vários motivos, primeiro pela idade, segundo que fiz o ensino médio por meio de supletivio, e o ensino não era dos melhores isso faz com que eu fique muito insegura na hora de prestar o vestibular já que tenho dificuldades em matemática.
    Gostaria de saber quais são as matérias cobrada no vestibular para fisioterapia??

  192. Lary

    Tenho 17 anos, e ja escolhi minha profissão, vou fazer fisioterapia, inclusive ja passei no vestibular. Depois de muita pesquisa que decidi seguir nessa area, mesmo com algumas pessoas julgando tals, mas é o que eu quero, so em pensar em ajudar quem precisa assim como eu precisei um dia é sensacional,agora ta nas mãos de Deus, começo a facul ano que vem, to anciosa =)

    • Namie

      Olá Lary tudo bem?como vc já fez o vestibular de fisioterapia,gostaria da saber se no vestibular desta áreas cai todas as matérias do ensino médio,ou são só algumas?Desculpe por te perguntar,mas como vc diz que fez o vestibular para fisioterapia,eu queria perguntar para alguém que realmente fez!bjss

  193. Ruthysalles

    estou em duvida se faço biologia ou fisioterapia. biologia gostei e fisioterapia pq é um sonho. existe fisioterapeuta para animais?

  194. ana elen barbosa

    tudo que o guia de carreiras publicou sobre fisioterapia me ajudou a entender mais essa area. e muito bonito o trbalho dos fisioterapeutas.

  195. Namie

    Olá tudo bem?eu adorei o site de vcs eu achei bastante informativo continuem assim viu?
    Bom eu já fiz vários testes de profissões e a mais que combinou comigo foi fisioterapia,e eu já tenho uma noção como é esta profissão,e gostei bastante do ambiente de trabalho.Mas como dizem não tem muitas oportunidades de emprego,eu gostaria de saber se tem mais oportunidades de emprego na fisioterapia no estado do Paraná?Tanto em cidade pequena como grande?

  196. vitor

    A única coisa que eu não gostei é por causa do salário que é muito pouco e a gente se acaba tanto para dá a pessoa sua vida de antes daquele acidente e nós só ganhamos R$1703,00 eu estou querendo fazer de pediatria mais so que eu tenho só 13 anos e estou fazendo a 7ªsérie e eu gosto muito de criança e de animais mais so que eu só quero fazer de pediatra por que eu tenho mais contato com mais pessoas bjs

  197. silvia martins

    gostei muito do assunto sobre fisioterapia,também quero fazer agora em 2014,acho uma profissão fascinante vc pode levar esperança e acalmar o desespero de um paciente ja fiz técnica em nutrição mas agora quero ser uma fisioterapeuta bem sucedida e dedicada estou com um pouco de medo mas isso a gente vence dia a dia…boa sorte pra tds que querem fazer também,um abraço

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!