aspectos negativos

Fonoaudiologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A Fonoaudiologia estuda a comunicação, a linguagem, a audição e a interação entre as elas, possibilitando o diagnóstico e cura de problemas relativos a fala. Conheça mais sobre esta profissão.

Fonoaudiologia

Habilitação:
Fonoaudiólogo
Duração do Curso:
4 anos
Área
Biológicas
Atributos do Profissional:
Observação e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 2000,00

A Profissão de Fonoaudiólogo

A Fonoaudiologia estuda a comunicação, a linguagem, a audição e a interação entre todos estes aspectos. Cabe ao Fonoaudiólogo diagnosticar e tratar problemas que possam ocorrer na comunicação, tais como surdez, gagueira, dicção incorreta, ou problemas de respiração que atrapalhem a fala. O fonoaudiólogo além de atuar no ataque aos problemas de fala, também atua na prevenção orientando e disseminando boas práticas.

Uma outra atribuição do fonoaudiólogo é a ajuda na reabilitação de pacientes que tenham tido sequelas na voz devido a alguma doença, tal como câncer ou então algum acidente. Além de ajudar, juntamente com os psicólogos a crianças com retardo de fala devido a problemas psicológicos ou traumas.

Comunicação: pré-requisito para uma boa qualidade de vida

Grade Básica do Curso de Fonoaudiologia:

  • Psicologia;
  • Fisiologia do Aparelho Respiratório;
  • Anatomia;
  • Pedagogia;
  • Psicologia Básica;
  • Anatomia;
  • Fundamentos de Biologia;
  • Ciência do Comportamento;
  • Bioquímica;
  • Biofísica Linguística.

Melhores Faculdades

O curso de Fonoaudiologia é oferecido por inúmeras instituições de ensino superior. É importante que o aluno verifique se a faculdade por ele escolhida possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade e o estudante recebe um diploma ao se formar. Existem também, alguns conceitos de classificação do MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que serve para o aluno avaliar a faculdade. As principais instituições de ensino superior que oferecem o curso de Fonoaudiologia com reconhecimento do MEC e melhor CPC são:

  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Sergipe;
  • Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – Alagoas;
  • Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Bahia;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo;
  • Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP) – Paraná;
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP) – São Paulo;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Minas Gerais;
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Bahia;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Pernambuco.

Fonoaudiologia: Aspectos Favoráveis

Uma coisa interessante sobre fonoaudiologia que muita gente não sabe e é uma ótima oportunidade de trabalho para os bons fonoaudiólogos é a indústria de entretenimento. Sempre que um dublador vai ser escolhido para um filme um fonoaudiólogo é consultado, pois para que o resultado da dublagem fique bom, o dublador tem que ter uma voz correspondente ao tipo físico do ator original que vai aparecer nas imagens.

Fonoaudiologia: Aspectos Desfavoráveis

O aspecto desfavorável da fonoaudiologia é que em hospitais, ao contrário das outras especialidades médicas que são necessárias em grande quantidade, as vagas de fonoaudiologia são mais restritas.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Camila Maira

    para fazer fonoaudiologia precisa fazer medicina ?

    • Pamela Ferreira

      Não. Camila a fonoadiologia não é uma especialidade da medicina,como deve estar pensando.É uma profissão da área da saúde como a Nutrição e a Fisioterapia.

    • karen oliveira da silva

      nao precisa so precisa fazer uma faculdade na area de fonoaudiologia na duraçao de 4 anos e meio.

  2. Gabriele

    Oi gostaria de saber se alguém tem ideia de quanto seja a mensalidade desse curso ???

    • Mirian Gomes

      Olá Gabriele!
      A mensalidade do curso de fonoaudiologia pode variar bastante, dependendo da instituição escolhida. Varia de acordo com muitos aspectos, como demanda do mercado, cidade onde está localizada, qualidade das instalações entre outros.

    • Alex Emerich

      Olá Gabriele.
      Estou prestes a iniciar o curso de Fonoaudiologia também.
      Fiz diversas pesquisas referente a Valores e onde estudar, encontrei universidades com o custo bem alto acima de 1000,00 até, mas também encontrei valores acessiveis. Varia Muito do estado onde vive ou onde deseja fazer o Curso.

    • ana

      pago 640,00 no meu curso de fonoaudiologia em são luis

  3. Pedro Addler

    Olá Camila

    Não, você não precisa, embora seja sim relacionada a área de medicina e a área de saúde, o curso de fonoaudiologia é uma carreira independente e tem um curso próprio.

    • cainã

      ola, queria saber quais sao as materias que cai no vestibular?

  4. Bueno

    Olá,tenho 25 anos e recentemente me formei na área de humanas, mas sempre nutri também um desejo pela área biológica! Fiquei indecisa entre nutrição e fonoaudiologia, mas não encontro muitas informações com relação a segunda carreira. Moro no RJ (cidade) e gostaria de saber se existe esse curso nas faculdades públicas, caso não haja, poderia me indicar faculdades particulares que possuam um bom reconhecimento na área? E mais, quais são as especializações do curso?

    Me ajudem, please rs!
    Obrigada!

    • Mirian Gomes

      Olá Bueno!
      Estamos preparando uma sessão especializada sobre as faculdades e universidades brasileiras! Desta forma você pode fazer a pesquisa diretamente por curso e cidade! Assim que ficar pronto, lançaremos uma matéria para que todos possam acompanhar!
      Bjos!

      • Yasmin

        A UFRJ oferece um excelente curso de fonoaudiologia, sei pois faço fono lá. A Universidade Veiga de Almeida (UVA) é uma universidade particular que também oferece um ótimo ensino para o curso de fonoaudiologia…

  5. Bueno

    Ah Pedro, esqueci de perguntar!

    O curso de fonoaudiologia é integral? Pergunto porque tenho a pretensão de fazê-lo trabalhando ao mesmo tempo?
    Outra, como está o mercado para fono, crescente?

    Obrigada novamente, beijos!

    • Mirian Gomes

      Olá Bueno!
      A disponibilidade do horário dos cursos varia muito por instituição. Geralmente o curso de fonoaudiologia é de 8 semestres, no período integral, mas algumas faculdades aumentam para 10 semestres a carga de alguns cursos, para poder disponibilizar no período noturno. É uma informação muito específica mesmo da instituição.

    • karen oliveira da silva

      Na faculdade que eu faço aki em porto velho e noturno.

      • Joabedan da Silva

        Minha esposa está no último ano do curso, no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO). Pelo menos aqui na Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)a carga horária
        é quase desumana: dezenas de disciplinas, algumas semestrais, outras anuais. São quatro anos e meio dos quais o último ano e meio é de pura prática extraclasse, acompanhamento de consultas e terapias, auxílio técnico dos alunos aos professores (assim eles avaliam melhor se os alunos sabem aplicar a teoria à prática. Quanto ao horário diário de estudo… ninguém melhor que nosso menino de seis anos e eu: o curso nos roubou uma mãe, uma mulher e uma dona de casa. Para se formar no tempo previsto e com uma boa média – o currículo conta na hora da contratação – é necessária disponibilidade total!

  6. Bina

    Olá, eu sou apaixonada pela fonoaudiologia mas muita gente tem me desanimado quanto ao mercado, inclusive pessoas formadas na area. Eu não quero mudar minha decisão por esse motivo. Generalizando, o mercado de trabalho está saturado, mas fico preocupada com salario e reconhecimento do profissional no Brasil. será que esta area tende a crescer?

    • Cláudia Mar

      Olá Bina!!! Não fique preocupada com esta questão de estar ou não saturada o mercado da área de Fonoaudiologia. Quem vivencia o trabalho da Fonoaudiologia sabe que, o que importa é a maneira de como vai lidar com a situação, pois a Fonoaudiologia é muito rica em conhecimento, e vai do profissional saber usar sua criatividade e estretégia, pois, aqui fora, no mercado de trabalho, o que vale é quem faz a diferença. Não desanima não. Precisamos, em primeiro lugar saber valorizar o que temos nas mãos, para que lá na frente valorizem o nosso trabalho e a área que escolhemos como profissão. A Fonoaudilogia é maravilhosa!!!

  7. Nathalia

    gostaria de saber, se esse curso de fonoaudiologia exige muito cálculo ?

    • Joabedan da Silva

      Bom, muuuuito cálculo não, mas já no primeiro ano há acústica física. Já dá um pouco de trabalho.

  8. Bueno

    Miriam,

    Novamente muito obrigada pela ajuda!
    Poxa, boas notícias, fico muito feliz!
    Então ficarei a espera da nova sessão sobre faculdades!

    Até breve, beijos!

  9. Carol

    Olá…Depois que terminar o curso de fonoaudiologia é preciso fazer aquela prova que os médicos fazem para reconhecer o diploma ???

    • amanda

      Não. Mas após fazer o curso de especialização para receber o titulo de especialista vc precisa fazer uma prova pelo conselho federal de fonoaudiologia.

    • karen oliveira da silva

      Nao karol nao precisa.

  10. marta

    e em relação ao salario e concursos público, é uma boa area?

  11. Brenda

    Oi gente adorei a reportagem !
    Bom eu sou de Minas e pretendo me especializar na area de Fonoaudiologia, quero tratar de assuntos relacionados a doencas que afetaram a fala e iteracao do ser !
    Minha duvida é, as faculdades principalmente as federais sao concorridas pro lado de fonoaudiologia ?
    Beeijos e obrigada !

  12. Victor Barbosa

    Existe uma área na Fonoaudiologia que não foi especificada na pesquisa que é a área da Motricidade Orofacial que atua junto com dentista com exercicios de desenvolvimento dentário e disfagia neurogenica

  13. Patrícia Silva

    Olá!
    Muito interessante o site de vocês!
    Vinha procurando sites na internet que não falavam diretamente o que eu precisava!Mais encontrei vocês!rsrsrs..
    Estou muito confussa em relação a um curso superior.Tenho 19 anos e faço um cursinho pré vestibular.Tenho um problema de audição,não muito grave mais o qual precisso usar um aparelho de surdez para estudar e fazer outras adividades.Sempre fui muito ligada a areas biológicas e humanas…me identifico muito com fisioterapia, fonoaudiologia e arquitetura(mesmo não sabendo desejar)Gosto de contruir,(em saites de arquitetura e engenharia civil)inventar,decorar,criar…Adoro fisioterapia,lidar com o corpo,movimentos,ajudar…e adoro Fonoaudiologia (talvez pelo fato de usar o aparelho e ja ter freguentado fonoaudiológos ),linguagem ,audição ,estrutura das palavras…
    Bom…axo que ja deu pra vocês perceberem o quanto estou confusa e indecisa!
    Por favor,se puderem me dar uma sugestão ou opinião…ficarei muito feliz!rsrs…
    Obrigada! =)

  14. CamilaM

    Oi,
    Estou atualmente no 3ºano do ensino médio e moro em JP/PB, no passado nunca pensei que seria atingida com a dúvida mortal:’o que serei? no que vou me formar?’.
    Já pensei em fazer tantas coisas que fico muito confusa mas, recentemente conheci uma menina que faz fono e ela simplesmente esta apaixonada! e eu comecei a me facinar tbm. Agradeço a este site, que com estas informaçoes me ajudaram a concretizar minha decisão. E tbm com o teste de personalidade que me fez descobrir que sou do ‘tipo racional’, e que lendo sobre ele me mostrou muitas caracteristicas que esta presente em mim.

    Obg pelas informaçoes,
    parabens pelo site,
    quem nao fez o teste de personalidade faça! ;)
    bjos…

    • Leandro

      Estou para entrar no segundo período de fono e a cada dia me dar uma certeza que vou gostar do que farei, tbm mora em joão pessoa e estuda na UNIPê

      • Sandrely

        Olá‚Leandro.Moro em Santa Rita/PB‚e tenho um enorme desejo de cursar Fono‚só fico um pouco receiosa‚pois queria estudar e trabalhar p manter as mensalidades.É verdade que na Unipê esse curso só tem a tarde?

  15. Amanda

    Olá Pedro Addler;
    Estou com uma grande dúvida!!!
    Gosto de três cursos: Nutrição, Fonoaudiologia e Fisioterapia.
    Gostaria de saber qual é o melhor, em termos de ofertas de trabalho.
    Obrigada!

  16. Pedro Addler

    Olá Bina

    O principal mercado para a carreira de fonoaudiologia continuam sendo os hospitais, em especial, os hospitais do interior do Brasil, Centro-Oeste e Norte que tem muita carência destes profissionais.

    Há também muitos outros mercados interessantes para fonoaudiologia como por exemplo trabalhar com crianças auxiliando no processo de desenvolvimento da fala ou então com idosos ajudando-os a se adaptar a aparelhos auditivos.

  17. Pedro Addler

    Olá Nathalia

    Por se tratar de um curso da área de saúde ( mesma área da medicina ), a Fonoaudiologia é um curso que exige pouquíssima matemática, quanto a isso você pode ficar tranquila !!

  18. DAYANA

    Qual profissão seguir são tantas que até fico agora perdida em meu pensamento sobre que profissão seguir?qual a melhor area entre essas que tento escolher nutrição,biomedicina,quiropraxia,ou fonodiologia qual destas profissões teria o melhor mercado de trabalho e em qual investir
    muito obrigado

  19. Camila

    Oi pessoal eu faço fonoaudiologia na ufrj e olha é um curso dificil, é para quem realmente quer ser fono viuuu!!!! bjoks

    • Erica

      Sou Fonoaudióloga, formada pela Universaidade Estadual de Campinas, e discordo em parte com a Camila. Concordo em dizer que é importante gostar da área para aproveitar bem o curso, porém, pelo menos o curso que fiz, foi muito tranquilo. Os dois primeiros anos eram 100% teóricos, que iam da área de humanas à biológicas. Os dois últimos de fonoaudiologia são cheios de práticas e estágios obrigatórios, que no caso da Unicamp fazem parte da grade curricular e são dentro da instituição (não precisamos procurar fora), apesar de não remuneradas. Atualmente sou concursada e atuo em uma Instituição, mas não é muito simples entrar no mercado de trabalho a depender da área de escolha. Após a graduação em fonoaudiologia é importantissimo que se faça alguma pós para que o conhecimento se aprofunde pois saímos muito generalistas sem conhecimentos aprofundados.

  20. Pedro Addler

    Olá Brenda

    Por causa da estabilidade e status social das carreiras, as carreiras de saúde ( Fonoaudiologia, Medicina, etc… ) são sempre concorridas nas Universidades Federais.

    Não tem jeito, o caminho é mesmo estudar, se você não passar de primeira em Fonoaudiologia não se preocupe viu, dificilmente alguém passa de primeira em uma Federal.

    • Fernanda Melo

      Olá, pessoal!
      Eu estava lendo os recados e dúvidas aqui no site e só escrevi para compartilhar com vcs a alegria de ter passado, esse ano (2011), em Fonoaudiologia na Unifesp. Em relação ao vestibular, eu não achei difícil, não. Passei sem ter estudado em nenhum cursinho pré-vestibular; terminei um curso na USP em 2008 (esse sim foi difícil de passar, porém o mais difícil foi concluir o curso…) e não gostei da área, por isso prestei o vestibular da Unifesp no ano passado pra Fonoaudiologia e amanhã vou fazer minha matrícula.

      Abços a todos.

      • Daniele

        Olá, Fernanda.
        Tenho 28 anos e a minha graduação foi em ciências sociais. Já tentei todos os campos que eu podia: educação formal, informal, terceiro setor e meio sindical, só não tentei o meio acadêmico.
        Ando pensando em tentar fonoaudiologia na UNIFESP. Tenho basicamente duas dúvidas: quanto a minha idade, é tarde para iniciar o curso? e quanto ao curso que é integral há possibilidade de atividades como estagio, monitoria, iniciação científica, etc. para ser recebido alguma remuneração?
        Abraço!

  21. jane

    Gostaria de saber se é preciso fazer mediciana para ser fonaudiologa ? e se tem muito cálculo ?

    • Pedro Addler

      Olá Jane

      Realmente essa é uma dúvida que muitos tem, principalmente porque os profissionais de Fonoaudiologia trabalham lado a lado com os médicos.

      Mas não precisa não, a Medicina e a Fonoaudiologia são carreiras independentes, para fazer Fono você não precisa se formar em Medicina antes não.

      Em relação ao cálculo não tem muito não, até porque se trata de uma carreira de Ciências Biológicas. :D

  22. Pedro Addler

    Olá Patricia Silva

    Realmente a sua ampla gama de interesses deixa você um pouco confusa em relação a escolha de uma profissão :P você gosta de bastante coisas diferentes.

    Isso é bom pra quem quer fazer a área de saúde ( medicina, fonoaudiologia, psicologia, etc… ), área de biológicas é ampla e exige bastante atualização com certeza você vai gostar.

  23. Graziiele

    Oii eu queria muito faze fonoaudiologia mais eu gosto muito de psicologia queria sabe se tem como eu fazer duas faculdades e se tem alguma coisa a vê porque eu quero faze algo relacionado a isso

    • Pedro Addler

      Olá Graziiele

      Realmente sua dúvida é muito comum !! Afinal tanto Psicologia quanto Fonoaudiologia são carreiras que tem um forte contato com o público, no caso, os pacientes.

      Infelizemente é difícil conciliar as carreiras de Psicologia e Fonoaudiologia você vai ter que escolher.

      A dica é a seguinte, se você gostar mais de falar do que ouvir, faça Fonoaudiologia.

      Se gostar mais de ouvir do que falar, faça Psicologia.

      Se ainda assim tiver dúvidas tente o nosso Teste Vocacional e também Teste de Personalidade.

  24. Pedro Addler

    Olá Amanda

    Realmente Nutrição, Fonoaudiologia e Fisioterapia são 3 ótimas carreiras da área de saúde.

    Em relação a comparação da quantidade de oportunidade para elas, acredito que sejam mais ou menos as mesmas já que cada uma cobre uma área de atuação diferente e não há concorrência entre elas.

    As principais fontes de empregos para estas 3 carreiras, no caso, estão nos hospitais.

  25. andreza marino

    ola estou com um problema por que quero começar a estudar no ano que vem mas nao sei o que exatamente, estou em duvida nas ares de: psicologia, nutrição e fonoaudiologia.
    gostaria de saber um pouco mais sobre essas profissao qual tem mais sucesso qual eu daria bem e qual é a mais dificil de estudar??? obrigada.

  26. Deigles Luan

    Opa, eu tbm irei prestar para Fono. E este site me exclareceu bastante…Mas tenho ainda uma duvida, em fonoaudiologia se faz cirurgia?
    Obrigado…abraços.

    • Pedro Addler

      Olá Deigles Luan

      Na verdade o profissional formado em Fonoaudiologia não faz cirurgias não.

      Sua prioridade é a recuperação de problemas relacionados a comunicação humana tais como gagueira, surdez, dicção incorreta ( lingua presa por exemplo ) e também diagnosticar problemas de respiração.

      Além de médicos, os profissionais de Fonoaudiologia também podem atuar como consultores trabalhando com artistas que querem cuidar da voz ou então com políticos que precisam falar muito em discursos.

  27. Giovani

    Olá, passei para o 3° ano do ensino médio, e agora, tenho q me preocupar com a profissaõ q vou seguir, e estou gostando mto dessa área da saúde… Estava pensando em fazer Fisioterapia e Fonoaudiologia…E lendo essa matéria me interessei mais ainda por fonoaudiologia! Gostaria de saber se é dificil quem escolhe sguir essa profissão, se o mercado de trabalho é bom, e se o salário é bom?!!!
    Mto obrigado, Giovani Palma-MG

    • Pedro Addler

      Olá Giovani

      A carreira de Fonoaudiologia é considerada de dificuldade média, mais ou menos a dificuldade padrão dos cursos de Área de Saúde.

      O principal mercado para os profissionais de Fonoaudiologia são empresas e hospitais, há também a opção de você abrir sua clínica e atuar como profissional autônomo.

      Em relação ao salário médio para Fonoaudiologia está em torno de 1900 Reais.

      • SARA VITORIA.....

        oi, estou pensando em fazer fono agora nesse semestre e gostaria de saber se vou ter vantagens por morar em Porto Alegre, e em que posso me especializar? aguardo tua resposta,,,,,,,

  28. Victoria bueno .

    Oi pedro
    tenho 15 anos e me interessei em fazer fonaudiologia, depois que escultei minha irmã comentando pesquisei sobre a fonaudiologia e achei mais interesante ainda , mais queria saber um pouco mais explicado , queria entender melhor porem tenho muitas duvidas em relação ao que serei realmente no futuro .
    bj me responde .

  29. Caíque

    Passei na primeira fase da Federal pra Fonoaudiologia, tou esperando o resultado, e o site esclareceu muito sobre a carreira que devo seguir. =D

  30. Pedro Addler

    Olá Andreza Marino

    Realmente 3 profissões muito importantes da área de Ciências Biológicas, Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia.

    Entre essas 3 é difícil dizer qual delas é mais difícil pois os objetos de estudo são todos diferentes.

    De qualquer modo, faça sua escolha Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia todas são ótimas carreiras, escolha a que você gostar mais e trabalhe duro, o sucesso com certeza virá.

  31. Tatiana

    Olá, gostaria de saber as matérias necessárias para vestibular nesta área de Fonoaudiologia .Me despertou o desejo de estudar essa especialidade , o que é bom que eu faça para complementar a formaçao

    • Pedro Addler

      Olá Tatiana

      Para a segunda fase do vestibular de Fonoaudiologia, de um modo geral você vai encontrar provas abertas de Química e Biologia.

  32. Solange Boscarioli

    ola eu conclui o ensino medio recentemente e pretendo fazer a faculdade de fonoaudiologia gostaria de saber qual éo valor medio da mensalidade e quanto ganha um profissional formado … e em que pode se especializar um fonoaudiologo … obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Solange Boscarioli

      A mensalidade para o curso de Fonoaudiologia está entre 800 e 1200 Reais em uma Universidade Pública e o salário inicial para a carreira está na casa de 1800 Reais.

      Em relação as especializações de Fonoaudiologia as principais são Audiologia e Voz.

      Em Audiologia o profissional de Fonoaudiologia cuida de diagnosticar e cuidar de problemas de audição, já na especialização de voz ele cuida da recuperação de pessoas que perderam a capacidade de falar ou então trabalha aperfeiçoando a entonação e eloquência de profissionais que usam a voz tais como locutores, políticos e cantores.

      Há muitos artistas inclusive que contratam profissionais de Fonoaudiologia justamente para manter sua voz sempre boa e em dia :)

  33. juliana

    estou em duvida entre nutrição,fisioterapia e fonoaudiologia, tenho dificuldades em calculos,matematica,quimica, queria saber qual curso tem menos essas materias,ja que tenho mt dificuldade! estou no 3ºano preciso me decidir!

  34. Daniele Fernandes

    Ola!Vou começar a fazer o curso de fonoaudiologia e algumas pessoas tem me desanimado desmerecendo meu vestibular dizendo que essa area nao e concorrida e que nao e dificil uma vaga para o curso,falando que o salario e ruim e que nao e um curso reconhecido gostaria de saber se e verdade.Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Daniele Fernades

      Para provar pra você que o curso de Fonoaudiologia é importante vou ilustrar com exemplos:

      - Imagine que você perdeu a fala !! Ou que por algum motivo ou doença não consegue mais falar normalmente… o profissional de Fonoaudiologia pode melhorar muito a vida dessa pessoa.

      - Imagine que você perdeu a audição !! Ou então que você está ouvindo pior e que isso está se agravando com o tempo… o profissional de Fonoaudiologia pode melhorar muito a vida dessa pessoa !!

      Tá vendo :o !! A Fonoaudiologia é uma carreira da área de saúde muito importante. Não deixe essas pessoas te desvalorizarem, nunca mais deixe !!

  35. caroline

    olá
    tenho 15 anos e acebei de ingressar na faculdade de fonoaudiologia.Tenho uma irmã que pretende forma-se em medicina, inclusive ela já iniciou o cursinho pré-vestibular, porém a mesma está insegura em relação à complexidade do curso. diante do exposto, de que forma devo tranqüiliza-la?
    obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Caroline

      Realmente, não vou mentir Medicina é um curso bem difícil, Fonoaudiologia, no caso, é considerado um curso de dificuldade Média.

      Para tranquilizar sua irmã basta apresentar os fatos reais mesmo, Medicina é difícil sim, mas basta se dedicar, isso vale tanto para o vestibular quanto para o curso de Medicina em sí.

      Dedicação, persistência, trabalho duro e amor no que você faz, são 4 fatores chave que com certeza levam ao sucesso :)

  36. Breezy

    Oi Pedro!
    Eu ja estou no 3º do ensino médio e descidi que vou fazer fonoaudiologia, mas fico meio em dúvida, pois escuto muito as pessoas falarem que as ofertas de trabalho são poucas. =\ mais gostaria de saber: daqui pra frente o mercado para esta área da saúde não poderá mudar para melhor? me responda por favor. sou de Teresina-PI. Beijo!

  37. Michelle

    Olá!
    Gostaria de saber quanto a estágios em fonoaudiologia.
    São remunerados? Qual a média salarial?
    Muito obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Michelle

      Olha, isso depende viu, a maioria dos estágios é remunerada, mas você pode também encontrar alguns estágios para o curso de Fonoaudiologia que oferecem somente experiência, sem salário.

      Em relação a média salarial para um profissional iniciante de Fonoaudiologia está em torno de 1800 Reais.

  38. vanessa

    oiii estou muito interessada em fazer uma 2° graduação , sou formada em letras será que tem alguma coisa á ver fazer agora fonoaudiologia ?….

    • Pedro Addler

      Olá Vanessa

      Imagine, se você está com vontade de mudar de área de Letras pra Fonoaudiologia vá em frente !! Nunca é tarde para começar novos projetos :D

      O mais importante não é ter “alguma coisa a ver” e sim a sua satisfação pessoal.

  39. Marilia

    Olá!tenho 17 anos e decidi q vou fazer fonoaudiologia ! mas tenho uma duvida:O profissional dessa area pode montar seu proprio consultório?!
    sou de Picos-PI
    bjossss

    • Pedro Addler

      Olá Marilia

      Sim com certeza !! Todos os profissionais de saúde, incluindo o profissional de Fonoaudiologia podem abrir suas próprias clínicas particulares.

      Para isso basta que tenham um diploma reconhecido de Fonoaudiologia e também um registro no CRM ( Conselho Regional de Medicina )

  40. jocimara

    Olá! Adorei todos os comentários sobre a fonoaldiologia.
    Estou muito enteressada em fazer este curso.
    Tenho muitas duvidas, mas com o tempo e com a ajuda da net vou tirando-as aos poucos.
    beijos!

  41. railene

    olá, tbm me interessei em fonoadiologia porém pesquisei e nao possui nenhuma universidade que tem o curso de fonoaudiologia em minha cidade Uberlândia……gostaria de saber se vale apena eu ir outra cidade p/prestar o curso ou seja depois eu irei ter retorno financeiro e satisfatório?!
    * me tirem essa dúvida cruel…..bjos até logo!!!

    • Pedro Addler

      Olá Railene

      Realmente você está certa, em Uberlândia e na famosa região do Triangulo Mineiro realmente não temos o curso de Fonoaudiologia não ( pelo menos até o momento em que foi escrita esta matéria ).

      Em relação a ir para outra cidade estudar Fonoaudiologia, sempre vale a pena sim !! Imagine, a maioria absoluta dos estudantes estuda longe das cidades onde nasceram isso é normal.

      O retorno financeiro e também o retorno de experiência de vida não tem preço !!! :D


  42. Olá, sou acadêmica de fonoaudiologia que for cursar vai sim ficar apaixonado… tem sim muitoooo campo de trabalho a remuneração é boa, mas existe a necessidade de sempre estudar, pois com é area médica, a necessidade de de aperfeiçoar existe, mas existe sim campo de trabalho, para audiologia, voz, motricidade orofacial, saude coletiva enfim muito campo sim basta correr atras s ser sempre o melhor da sua area bjuuu

  43. Juan

    oi. Gostaria de saber qual a ligação entre os cursos de Fonoaudiologia e Nutrição e como podem atuar juntos.

    • Pedro Addler

      Olá Juan

      Embora ambas as carreiras Nutrição e Fonoaudiologia estejam basicamente na mesma categoria: Ciências Biológicas / Ciências da Saúde, elas lidam com questões e aspectos da saúde bem diferentes.

      Enquanto a Fonoaudiologia trata da questão essencial da comunicação humana, a Nutrição se preocupa com a questão dos alimentos e fatores nutricionais.

      Embora possam trabalhar em uma mesma equipe, em geral profissionais de Fonoaudiologia e Nutrição, seguem caminhos diferentes.

  44. Jessica

    Oii eu tva fazendo engenharia ambiental mais nao aguentei os cálculos , estou em duvidas em fisioterapia e fonoaudiologia .. queria fazer fonoaudiologia mais queria saber do mercado de trabalho , mta gente diz q esses cursos nao dao um bom retorno financeiro ..

    • Pedro Addler

      Olá Jéssica

      Não é que os cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia dão um mau retorno financeiro, a questão é que as vezes pode demorar para você conseguir a fama e reconhecimento necessários.

      Se você abrir uma clínica, por exemplo, de Fonoaudiologia ou então Fisioterapia, obviamente vai levar um tempo até os negócios começarem realmente a ir bem, mas não se preocupe isso é normal :)

      Se você persistir e principalmente investir na sua carreira, mais dia ou menos dia, o sucesso vem !!

  45. Solange Boscarioli

    existem órgaos que controlam o exercicio da profissao de fonoaudiologia ? quais ?

    para um fonoaudiologo atuar ele deve cumprir quais exigências ?

    • Pedro Addler

      Olá Solange Boscarioli

      A Fonoaudiologia no Brasil, assim como na maioria dos países do mundo possui seu próprio Código de Ética.

      Este código de ética contém os principais direitos, deveres e responsabilidades dos profissionais de Fonoaudiologia.

      Ele é escrito e revisado periodicamente pelos CRFs ( Conselhos Regionais de Fonoaudiologia ) que por sua vez obedecem ao órgão central, o CFF ( Conselho Federal de Fonoaudiologia ).

      Para poder exercer a profissão de Fonoaudiologia, você tem que se filiar ao CRF da sua região.

  46. Rosana

    Oláaaaa
    Adorei o site e os comentarios!
    Estou com 31 anos, e agora que tive a oportunidade de cursar fonoaudiologia
    Gostaria de saber se é um curso difícil ?
    Beijusss

    • Pedro Addler

      Olá Rosana

      Fonoaudiologia, dentro da área de Ciências Biológicas, é um curso considerado de dificuldade média.

      Você vai sim, encontrar algumas matérias difíceis durante o curso de Fonoaudiologia, mas no geral, é um curso de dificuldade média.

  47. Lizandra

    olá, eu tenho 16 anos de idade e gostaria de saber se formada em fonoaudiologia terei bons lucros futuramente e não correr riscos de não haver espaço no mercado de trabalho
    obg, bjs

    • Pedro Addler

      Olá Lizandra

      Garantir que você não corre nenhum risco de ficar desempregada, isso jamais vou dizer, porque sabemos, o mundo não é assim, riscos estão em todo lugar.

      Essa foi a má notícia :P a boa notícia é que só depende de você.

      Se você fizer o curso de Fisioterapia direitinho, estudar sério, se atualizar, procurar fazer estágios, aí não tem erro, você tem tudo pra ser um sucesso.

  48. Eduarda

    Gostaria de saber se o profissional de fonoaudiologia pode trabalhar com mais de uma especialização?

    • Pedro Addler

      Olá Eduarda

      Sim, pode sim :D !! O profissional de Fonoaudiologia pode trabalhar com quantas especializações ele quiser, basta se interessar pela área e estudar ela.

  49. Gabriella Bomfim

    Oiii decidii fazer fonoaudiologia…queria saber se é muito dificil entrar na USP e UNIFESP nessa area??? Se é facil?? Ou quase iimpossivel como a faculdade de medicina???

    obrigadaaa

    • Pedro Addler

      Olá Gabriella Bomfim

      Imagina !! Não é impossível não :P rsrsrs, Fonoaudiologia não é impossível não e nem mesmo a Medicina, embora eu tenha que admitir que Medicina não é mole não.

      Basta estudar legal que você passa em Fonoaudiologia em qualquer escola até nas Federais.

  50. Camila

    Eu gostaria de saber ,qem ja trabalha na aréa se si sente realizado ?
    e se o mercado de trabalho é amplo pra essa área de Fonoaudiologia ?

    • Pedro Addler

      Olá Camila

      Dizer que quem trabalha na área de Fonoaudiologia se sente realizado é uma pergunta difícil… já que varia de pessoa pra pessoa.

      De qualquer modo, se você gosta de Fonoaudiologia, com certeza você se sentirá realizada, porque quando fazemos o que gostamos, a realização sempre vem :D

  51. nathalia

    gostaria de uma informação
    em uberlandia onde tem faculdade de fonoaudiologia ?

  52. Ellen Veruska

    Qual seria o salario de um fonoaldiologo ?

    • Pedro Addler

      Olá Ellen Veruska

      O salário inicial para quem está começando na área de Fonoaudiologia está em torno de 1800 Reais.

      • Clarice

        Pedro tenho 16 anos, a dês de pequena faço fono. Antigamente eu era mt gaga, MUITO MESMO e tinha vergonha de falar, Já hoje em dia quase ninguém percebe. Superei isso, com ajuda da minha médica. Então com isso tudo, comecei a pensar em fazer fonoaudiologia. Penso, como mim ajudarão, gostaria eu de ajudar a outras pessoas também. E queria saber em quanto tempo uma pessoa se formar nessa areia?

  53. Maria cecilia

    Olá boa tarde!
    Gostaria de saber onde posso encontrar provas específicas da UFRJ de Fonoaudiologia. E que se qualquer instituição superior aplicam sempre as mesmas provas específicas ?
    Gostaria também de saber quais são as universidadese/ou faculdades Publicas no Rio de Janeiro, que oferem o curso de Fonoaudiologia.
    Obrigada, espero resposta.

    • Pedro Addler

      Olá Maria Cecília

      Estas provas da UFRJ infelizmente não temos aqui na Redação do Guia da Carreira, mas te adianto que na maioria dos vestibulares as provas específicas para Fonoaudiologia são Biologia e Química.

      No Rio de Janeiro você vai encontrar Fonoaudiologia nas seguintes Universidades Públicas:

      - UFF ( Universidade Federal Fluminense ): Curso de Fonoaudiologia

      - UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ): Curso de Fonoaudiologia

  54. Camila

    eu gostaria de saber, se você indica alguma faculdade em são paulo para realizar o curso de fonoaudiologia!

    • Pedro Addler

      Olá Camila

      Em São Paulo, levando em conta a cidade de São Paulo e também o interior do estado recomendo estas 3 universidades de Fonoaudiologia pra você:

      - USP ( Universidade de São Paulo ) – Campus Cidade Universitária – São Paulo – Curso de Fonoaudiologia

      - USP ( Universidade de São Paulo ) – Campus Bauru – Curso de Fonoaudiologia

      - UNIFESP ( Universidade Federal de São Paulo ) – Curso de Fonoaudiologia

  55. Andressa

    Pedro, estou terminando o colegial, e ainda não sei o que fazer o ano que vem.
    Quero muito começar a fazer uma faculdade o ano que vem, porém, nem imagino o que fazer.
    Queria muito fazer o que gosto, estar realizada profissionalmente, e ter um bom salario.
    Nunca imaginei estar nessa situação, eu procuro saber mais sobre as areas da saúde, inclusive fonoaudiologia pois, creio eu que seja a area que eu mais goste. Gosto muito de cuidar das pessoas, gosto de conversar com elas, e ajudá-las a resolver seus problemas, poder de alguma forma contribuir com o bem estar e a felicidade das mesmas.

    fiz o teste de inteligencia, o teste vocacional,e o teste de personalidade, o resultado de nenhum foi coerente, ao que sinto, foi mais da parte de exatas, e o que eu nao SUPORTO, é calculos rs
    Você por gentileza poderia me dar algumas dicas?

    muito obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Andressa

      Gostei muito do seu depoimento, deu pra ver que você tem o carater de uma boa pessoa :) esse é realmente um ótimo perfil para as carreiras de Saúde.

      Como você gosta muito de cuidar das pessoas, de ouvir e resolver seus problemas, tenho 4 ótimas sugestões de cursos para você: Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia e também Psicologia.

      E não se preocupe viu, em nenhuma das carreiras que citei acima você vai ter problemas com Cálculos !! rsrs

    • Jane

      Olá andressa, to cursando fonoaudiologia e to amando o curso esta superando minhas espectativas. Gostaria de lhe dá um conselho, pesquise em sites as profissoes que mais tem haver com você e converse com um profissional da aréa, assim é mais fácil escolher a profissao. Abraços!

  56. Layssa

    É vcs poderiam me responder se nesse curso precisa abrir animais ? Foi o que eu fiquei sabendo..
    Bem acabei de passsar no meu 1° vestibular para Fonoaudiologia na UFPB ! \õ/

    • Pedro Addler

      Olá Layssa

      Olha, a questão das famosas Aulas de Anatomia ( de abrir humanos e animais ) no curso de Fonoaudiologia varia, alguns cursos tem e outros não, mas acredito que a maioria tenha…

      Melhor já ir se preparando, mas também não é coisa de outro mundo, pense assim: para se formar uma boa profissional de Fonoaudiologia e ajudar muita gente esse é um mau necessário, só assim você vai aprender.

  57. Gleide

    Eu tenho algumas duvidas em relação a fonoaudiologia. Eu não sou boa em física e matemática e gostaria de saber se precisa se tem muita matemática e fisica no curso.

    • Pedro Addler

      Olá Gleide

      Pode ficar descansada fazer Fonoaudiologia sim viu !! :P A Matemática e a Física neste curso são bem básicas.

      Fonoaudiologia é um curso típico da Área de Saúde, os focos são Química e Biologia.

  58. fabiana

    ola..gostaria muito de fazer fonoaudilogia, mas tenho dificuldade na fala(gagueira),so um pouco.gostaria de saber se isso pode atrapalhar minha carreira profissional..

    • Pedro Addler

      Olá Fabiana

      Seu problema a gagueira, não vai te atrapalhar de modo algum você fazer Fonoaudiologia e por 2 motivos !!

      Primeiro que não tem nada demais.

      Depois porque também se mesmo assim você se sentir incomodada com sua gagueira você sempre pode trata-la, curando ou melhorando muito.

  59. kesia

    ola!!! Pedro, estou cursando o primeiro ano de pedagogia,mas não estou muito contente com o curso porem as noticias na tv etc… vem nos desanimandos. conheci uma moça que faz Fonoaudiologia e começamos a conversar sobre o curso e eu fiquei muito enteressada, cheguei em casa e fui pesquisar,e me enteressei mais ainda.
    sera que seria uma boa coisa mudar de curso?
    quais beneficios me propicia?
    ha quando termina de fazer o curso tem que fazer aquela prova que os medicos fazem para reconhecer o diploma?
    estou com muita duvidas?
    obrigado. ha a utilização de calculos?

    • Pedro Addler

      Olá Kesia

      Sinceramente, não existe vantagem nenhuma em trocar de um curso para o outro, dinheiro, mercado de trabalho, etc… a única coisa pela qual vale a pena trocar de carreira é se você tiver vontade mesmo, se você tiver mudado seus interesses.

      Se você não está mais interessada em Pedagogia, abandone o curso sim, você vai ficar muito frustrada se continuar e será uma má profissional, agora, não tome nenhuma decisão precipitada viu !! Dê mais um tempo e veja se não é só mais uma fase.

      Em relação a Fonoaudiologia vale o mesmo, se você está interessada vale a pena fazer sim !! Agora, pense bem antes de trocar, tenha certeza antes da decisão.

  60. Thaís

    Gostaria de saber se um Fonodiólogo pode se considerar um doutor?

    • Pedro Addler

      Olá Thais

      A questão do Doutor é a seguinte :P de um modo geral, o povo costuma chamar todos os profissionais de saúde de Doutor ( Médicos, Fonoaudiologistas, Ginecologitas, etc… ).

      No entanto, oficialmente só são Doutores mesmo as pessoas que tem o chamado Doutorado.

  61. Jenny

    Recomendo , fonoaudiologia me ajudou muito , minha prima esta fazendo e esta se sentindo realizada .

  62. nininha

    Bom tenho 27 anos sou bem comunicativa falo pelos cotuvelos andei meia confusa referente a cursos começei enfermagem sai porque não me dou bem vendo sangue e nem sofrimentos das pessoas
    e gostei do curso de fonoaudiologia da descrição acha que posso me formar seguir minha carreira e me realizar .
    ou com essa idade atrapalhará enfrentar o mercado de trabalho depois de formada.
    aguardo contato

    • Pedro Addler

      Olá Nininha,

      A sua idade em nada irá te atrapalhar. Se você gosta do que você faz e exerce a sua profissão com amor, certamente terá uma carreira brilhante!

      Boa sorte! :)

  63. Joyce

    Olá, excelente matéria!Apropósito, adoro o site guia da carreira, sempre que tenho dúvidas recorro à vocês!!^^
    Bem,depois de 2 anos na luta por medicina estou entrando em uma fase de extrema confusão rsrs. Já não sei se vale à pena tanto assim continuar com medicina. Atualmente venho me interessando mais por biomedicina que me oferece a parte de pesquisas e muitas outras vantagens, quer dizer, vejo em biomedicina a minha realização profissional.
    Embora eu tenha sim, bastante interesse em medicina, por causa da especialização em psiquiatria e neuro, acho que até a tão sonhada profissão eu serei infeliz, fora o tanto que vou ter que gastar.
    Mas agora pesquisando um pouco mais sobre fonoaudiologia, fiquei em dúvida. Também encontrei uma certa familiaridade com a profissão.Agora não sei como resolver, porque já estou confusa com medicina e biomedicina e minha família começou a dar palpites, me desmerecendo por desistir de medicina( levam em consideração o status e o reconhecimento). Será que devo tentar fonoaudiologia, pesquisar mais um pouco?

  64. Layane

    Olá, estou cursando Fonoaudiologia e tenho interesse de ter a minha própria clínica. Você sabe informar (mais ou menos) quanto custa para abrir uma? Sua ajuda será muito importante. Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Layane!
      É interessante primeiramente identificar todos os equipamentos e recursos necessários para montar sua clínica. Desta forma é possível verificar o investimento de cada item e montar uma projeção de custos para o início da clínica. É interessante verificar também os custos com energia, aluguel, telefone etc!

  65. conceiçao

    Olá,meu nome é conceiaçao estou adorando os depoimentos das pessoas, quanta gente, querendo ser fonoaudiólogo.Nossa parabens!Eu também penso em fazer esse curso;umas das maiores dificuldade é que em minha cidade nao tem o curso ou melhor não tem muita opçao; sou formada em geografia licenciatura plena estou com 30anos as vezes penso será que ainda é tempo para fazer outra facul.por mais que é um curso de apenas 4anos e as dificuldades que agente tem que enfrentar. qual e o trabalho de conclusão do curso.e as aulas de anatomia será que suportarei; não cursei enfermagem justo por medo de não suportar a cuidar de pacientes gravimente feridos tenho pavor de sangue.Qual a sua opinião para que eu ralizo este sonho.Grata ceiçao

  66. pricila

    olá..gostaria de saber onde posso encontrar esse curso aqui em aracju?
    obrigADA

  67. Jeferson

    Boa tarde eu gostaria de saber se tem homens que fazem o curso na area fonoaudiologia porq eu me interrecei mto pela area eu faço LIBRAS, e lido cm mtos surdos.

    • Jane

      Ola jeferson, faço o curso de fono e na minha turma tem poucos homens, tenho certeza se você fizer o curso vai se apaixonar por essa profissão. Pense nisso.

  68. Patrícia

    - Gostaria de saber se a fonoaudiologia está saturada ? se há uma grande procura de profissionais nessa área?

  69. ILMA SANTANA

    Pedro sou de Recife Pe,estou no último ano do curso de fonoaudiologia,amo a profissão e gostei muito das informações que foram disponibilizadas no site,vejo a profissão bem promisora,as portas sendo abertas cada vez mais,estágio remunerado e melhor concientização das pessoas sobre a atuação fonoaudiológica,e pra quem está em dúvida sobre a profissão tenho a dizer que é difícil,necessita de muito estudos,pesquisas e dedicação,porém quando vc vê a reabilitação do paciente,parece milagre mas é fonoaudiologia, é maravilhoso!!

  70. Carla Fachini

    Olá!
    Sou completamente apaixonada por Fonoaudiologia, tenho 18 anos e prestei meu 1º vestibular em uma federal. Prestei vestibular pra FONO na UFSM, infelizmente fiquei de 7ª suplente, e como o curso tem só uma turma, chamaram somente 2 suplentes. Mas Fonoaudiologia é meu sonho, apesar de ouvir pessoas dizer que fono ganha pouco, eu acredito que toda profissão depende apenas do seu empenho, que não planta, não colhe. Fui aprovada nas vagas remanescentes para Pedagogia, pretendo cursar esse ano, até porq imagino q será uma boa experiencia para quem quer ser Fonoaudióloga. Ano passado nao estudei muito, mas consegui ficar em suplencia, desse modo, acredito que esse ano eu irei passar, pois, vou estudar muito, e uma faculdade sempre é boa pra desenvolver-se. Pedro, qual a melhor especialização de FONO pra quem gosta de trabalahr com crianças ? Abraço!

  71. Jaqueline

    Ola tudo bem ?Eu quero muito min profissionalizar na area de fonoudiologia pois acho muito interessante tenho 16 anos no momento mais ja estudo um pouco sobre a fonoudiologia !Moro em Pirassununga e gostaria de saber qual é a cidade mais proxiam de Pirassunuga que tenha essa area !ja pesquisei e não acho !Ah gostaria de saber tambem quanto é a mensalidade!Bjus te mais !Obrigado !

  72. Maria Julia

    oooi..
    estou no segundo colegial, e desde pequena meu sonho é ser fonoaudióloga. achei muito interessante seu site, me esclareceu várias duvidas.
    Bem, tenho uma pergunta… quantas pessoas em média disputam uma vaga para o curso de fonoaudiologia ?

    • Pedro Addler

      Olá Maria Julia,
      É muito bom que você já tenha esta certeza de qual curso irá se graduar. Sobre quantas pessoas em média disputam uma vaga é muito relativo. Você precisa verificar qual Instituição você pretende concorrer a uma vaga, se esta é pública ou particular, se você irá realizar uma prova da Instituição ou se irá usar a nota do Enem para ingresso. Mas não pense na concorrência, o importante é se sentir preparado e ter a certeza que uma vaga será sua! Boa sorte! Abraço! :)

  73. Monique

    Ola, tenho bastante interesse em fazer fonoaudiologia, porém vou iniciar no curso de pedagogia, algumas informações que eu tive que depois de formada no curso de pedagoga posso aproveitar matérias para concluir o curso de fono?isso é verdade?

  74. cynthia candia

    Ola, sou extrangeira ,falo espanhol(ainda meio enrrolada,na fala e escrita do portugues) e gostaria de saver se isso pode ocacionar algum problema no momento de exercer o meu trabalho,apos terminar o curso de fono! Aguardo resposta,
    OBRIGADA!!!

  75. Larissa

    Pessoal gostaria de saber quais são as faculdades particulares de SP-Capital que tenha o curso de Fonoaudiologia.

  76. Rosy

    Olá,quanto que custa para montar uma Clinica de fono? os aparelhos são caros?

    • Pedro Addler

      Oi Rosy, depende muito do local, é bom você procurar alguns fornecedores para ffazer uma pesquisa.

  77. josigleide bomfim

    Boa tarde !!
    Tenho problema de gagueira , e gostaria muito de fazer uma graduação na aréa de Fonoaudiologia porque eu gosto da aréa, pois quero me ajudar e ajudar a outras pessoas.Seria recomenda do pra me, que sou gaga????????

    • Pedro Addler

      Se você realmente gosta da área procure saber mais e boa sorte!

  78. Paula

    Boa noite! gente estou indecisa em relaçao ao curso que quero fazer comecei fisoterapia e não mim indentifiquei ,no momento estou indecisa entre fono ou piscologia gostaria de saber de pessoas que é profisional nessa aréa de fono e de pisicologia que mim falase um pouco. bjoss.

  79. Priscila

    Nossa!
    Amei o site!
    Bem, meu nome é Priscila, e estou no segundo período de fono…estou amando o curso, acho que não saberia ser outra coisa, e olha que eu tentei…rs..Sou técnica em enfermagem, não trabalho mais na área. Antes de conhecer a fonoaudiologia, pensava que minha vida seria ser enfermeira. Porém, consegui uma bolsa do PROUNI para fono, resolvi tentar, não tinha “nada a perdeer”. Hoje estou super, hiper, mega, ultra, master feliz com meu curso e acho que me descobri!

  80. josy Victorya

    tipo estou terminando o Ensino Médio esse ano, e por uma palestra gostei muito da Fonoaudiologia, tenho 16 anos e gostaria que você me explicasse melhor sobre este curso. Tenho muita Curiosidade pois quero me especializar nessa profissão. . .

  81. Taís

    Olá!!! Gostaria de saber sobre estágios na área de fonoaudiologia, a partir de que semestre é possível fazer estagio não obrigatório? Desde o primeiro ano, já é possível procurar vagas de estágio em fonoaudiologia?

  82. Márcia Cristina

    olá Pedro Addler!
    Tenho 28 anos,e pretendo fazer fonoaudiologia.Porém estou com um pouco de duvída,pois a remuneração é pouca pelo o que pesquisei,e também pela a minha idade…e também pretendo qdo terminar a facul de fonoaudiologia ir morar no ceará,daí penso muito se lá o mercado será bom ou não se é um bom curso para prestar concursos,e ai o q vc acha Pedro?

  83. Monica

    Oi!!
    Estou em duvida entre cursar fisioterapia ou fonoaudiologia, gostaria de saber na carreira de fonoaudiologia qual seria a especialização para ajudar bebês que não conseguem amamentar? Amo crianças, e tenho vontade de trabalhar em alguma dessas areas. Se pode dedicar a maior parte do tempo só a especialização escolhida? Obrigada.

  84. Gustavo

    o salario pode variar?

  85. Renan Marquez

    Boa noite pessoal , compensa fazer a facul em casa de Fonoaudiologia ? e é facil achar trabalho nessa area ?

  86. gleice

    olá!tenho 23 anos e ainda não sei o que fazer.Atualmente andei pensando em fazer fonoaudiologia foi um curso q mim chamou bastante atenção.Mais antes de mais nada gostaria de saber quais os materiais para se iniciar o curso,e sem tem custo auto ,do inicio ao fim?

  87. Fabiana

    Boa noite.
    tenho muitas duvidas sobre que carreira seguir estou muito tentada a fazer fonodiologia so gostaria de saber se a renumeracao vale a pena e se o proficional formado e considerado doutor, ja que e uma area da saude.

  88. tania

    Boa noite tarde Pedro,
    vou fazer vestibular nessa area, ja me falaram q aq na Bahia nao é muito facil exercer a profissao?…Pesquisei o salario em base está em 1800 qual a carga horaria? e 4 horas por dia?
    … desde ja agradeço!!!

  89. Amanda

    Gostaria de saber quais são as matérias estudadas na área de FONO?

  90. Angenilson

    ola bom dia, gostaria de agradecer as informações do site, nossa são muito boas.
    Más eu gostaria de saber qual é a faculdade melhor pra fazer o curso de fonoaudiologia em Belem do para? e por que que na Unama não tem anatomia e se é preciso ter na grade curricular do curso e por ultimo quanto é que eu posso ganhar financeiramente no máximo nessa profissão?

  91. Raiane

    Vale a pena pagar uma faculdade com a mensalidade de 870 reais para o curso de fono.?
    eu moro no nordeste em natal rio grande do norte,sera que por aqui a oportunidade de emprego para essa profissao são boas?

  92. mercia paula

    ola, eu curso letras 2°semestre mas sou apaixonada por fono , estou pensando em trocar meu curso, mas meu professor de letras, me aconselhou a tenrinar o curso e depois fazer uma pós em fono, isso é possivel, como funciona? se puder me responder tambem por email agradeço desde ja .

  93. Leandro Torres

    Boa Noite, sou deficiente auditivo uso aparelho auditivo que tanto me ajuda a escutar bem, tenho uma fala normalmente, pois perdi só audição. Pois sou Graduado em Letras-Libras e Gestão de Recursos Humanos e Pós-Graduado em Libras. Tenho muito interesse em fazer outro curso que seja na área da surdez, pois queria fazer Faculdade de fonoaudiologia, não tenho nenhum problema em comunicação. Devido a minha deficiencia, gostaria de saber se poderei Graduar nessa área?

  94. Larissa Ariel

    Olá. Estou na maior duvida entre nutrição e fonoaudiologia. Eu sempre gostei da area de nutrição, mas o que mais me encanta é a area clinica, e também sempre gostei de comunicação, e fonoaudiologia parece ser ma area bem dinamica. Mas qual o mercado de trabalho mais amplo, nutrição ou fonoaudiologia?

  95. cladir lira

    isso é um curso ou precisa faculdade?

  96. Tainá

    Eu to pesquisando sobre o curso de fonoaudiologia e to gostando muito. Queria saber quais sao as faculdades que em o curso no Rio e em Minas.

  97. Aldjane

    Oi, sou tecnica de enfermagem ,mas meu sonho é fazer fonoaudiologia,porém estou distante das faculdades que tem o curso.Pode me surgerir algulma faculdade aqui no nordeste de Fonoaudiologia?Quero muito fazer, posso entrar pela minha nota do enem ou só existe particular?Agradeço!

  98. Mariane Torquato

    Olá,
    Gostaria de saber se o curso de Fonoaudiologia tem grande demanda para Concursos???
    Pois no inicio de carreiro é complicado abrir uma clinica ate ter um NOME…
    obrigada

  99. celia

    gabrielle a volor do curso varia de estado pra estado, custa cerca de 632,61 por mês, esse é o valor que pago pelo meu.

  100. Israel Livi

    Ola,
    queria saber pra mim ter uma base, de quanto mais ou menos é a média por pessoa para entrar na faculdade de fono. Ou quando alguem de vcs fizeram qual foi
    Obrigado!

  101. Carlos Alberto

    Boa noite! Estou prestando vestibular em várias instituições para Fonoaudiologia em São Paulo. Queria saber a opinião do pessoal que está cursando e que já é formado nessa área sobre a seguinte questão: “Qual das duas é melhor para Fonoaudiologia: USP ou Unifesp?”. Quem puder responder, agradeço, será de grande ajuda!

  102. Micaela

    Moro em Recife,e gostaria de saber quando custa o curso de fonoaudiologia,quais são as matérias especificas,e quantas vagas é,por pessoa?

  103. Tamires.

    Olá…
    Eu queria fazer fonoaudiologia e depois fazer música bacharelado em canto. Queria saber tem alguma tipo especialização em fono para canto e também se esses dois cursos tem ligação?

  104. Sueli Callegaris

    Olá, achei bastante interessante as informações passadas, principalmente para quem deseja escolher uma profissão. No meu caso, já foi formada em Fonoaudiologia pela PUCSP desde 1982, entretanto, casei-me e, depois de algum tempo deixei de exercer a profissão. Desejo saber se existe possibilidade de retomar minha carreira e o que devo fazer para isso? Abraço

  105. Sueli Callegaris

    Olá, achei bastante interessante as informações passadas, principalmente para quem deseja escolher uma profissão. No meu caso, já sou formada em Fonoaudiologia pela PUCSP desde 1982, entretanto, casei-me e, depois de algum tempo, deixei de exercê-la. Desejo saber se existe possibilidade de retomar minha carreira e o que devo fazer para isso? Abraço

  106. danielle

    óla vou iniciar fono agora estava em duvida entre fisioterapia e fono mais agora estou decidida a fazer fonoaudiologia mais quero saber fono pode ser considerada um doutora

  107. Jenifer

    Olá..
    bem na verdade estou mto em duvida em qual profissão seguir, comecei a fazer Farmacia Bioquimica e desistir recentemente do curso, pois não gostei não era aquilo q eu esperava!! hj estou em duvida qual carreira seguir ate pq ja desistir de uma e dessa vez tenho q ter mais certeza antes de começar estou em duvida em Engenharia gás e petrolio e fonoaudiologia!! porém não gosto de quimica e fisica e a profissão de engenharia exige, só q tenho medo do mercado de trabalho de fono?? se realmente vale apena arriscar nessa profissão ou me esforça mais e fazer fono?? é uma profissão q adimiro mais estou mto na duvida!!

  108. Suelen barcellos

    Olá passei em fonoaudiologia em uma universidade federal Ufsm,gostaria de algumas dicas sobre a carreia de um estudante de fonoaudiologia,onde posso procurar estágio desde o inicio.
    Att
    Suelen Barcellos.
    25/01/13.

  109. Amanda garcia

    Ola, Moro em manaus, e cursei um periodo de nutrição, mais não me indetifiquei muito,gostaria de fazer outro curso relacionado mais com a area da saúde. Como biomedicina,enfermagem,
    fonoaudiologia.sera qual desses cursos é melhor se empregar na região que eu moro?

  110. Amanda

    Boa noite!!! Estou com uma dúvida cruel hehehe sou técnica em saúde bucal já trabalho na área odontológica alguns anos… Por já ter um certo entendimento seria mais favorável esse curso mais de um tempo pra cá venho lendo estudando bastante sobre fonoaudiologia e me interessei pelo curso pois é um curso que se comparado com odonto tem menos profissionais. mais ai surge a dúvida odontologia tem emprego em qualquer lugar e fono? o mercado é amplo assim e tem uma boa remuneração?

  111. Nanda

    eu tambem tenho maior desejo de fazer faculdade na area de Fonoaudiologia.beijos e que Deus abençoe todos nos que vamos trabalhar nessa area.

  112. Raísa

    Olá!! Acha possível e uma boa escolha se fizer psicologia e fonoaudiologia? Afinal, os cursos possuem algo a ver?

  113. Thiago

    Boa tarde. Estou com muitas duvidas
    Como vi em outras respostas.. o salario medio inicial é 1800..mas isso é pra quem acabou de formar e sem pos graduação? pq é um curso relativamente caro né para um salario baixo né =/
    Em minhas pesquisas vi que o campo de atuação é grande..mas será que ha contratação nessas areas?
    obrigado

  114. Tays Cristina Pinheiro

    Olá, gostaria de saber se o profissinal da area pode fazer mestrado e doutorado? Obrigada!

  115. MICHELE

    OLÁ, SOU ENFERMEIRA E QUERIA SABER SE ELIMINO E MATÉRIAS PARA CURSAR FONOAUDIOLOGIA.

  116. Denise

    Sou estudante de Fonoaudiologia,estou simplesmente maravilhada com o curso,tenho meus anseios em relação ao mercado de trabalho,salários etc..mas acho que esse quadro vem mudando,pois somos muito importante para a via de comunicação humana a voz.Espero me realizar nesse curso tão lindo..bjss

  117. leonardo

    quantos pontos enesesario fazer para pasa no enem em fonaldiologia

  118. Gleyciane

    Boa tarde, gostaria de saber se tem alguma faculdade privada de Fonoaudiologia em Vitória ES. Qual site? Grata.

  119. jose roberto

    gostaria de saber o fonoaudiologo é registrado a sua profissao ao conselho federal de fonoaudiologia ou ao conselho federal de medina?

  120. Neyara

    oii gostaria de saber quais faculdade tem o curso de fonoaudiologia

  121. Camile

    Olá.Estou cursando Nutrição, porem não estou mt satisfeita com o curso, pretendo investir na area de Fono, gostaria de saber se essa area é boa para quem pretende prestar concurso publico, se o mercado para essa area é promissor, em relaçao ao salario é uma boa remuneração, entre o curso de Nutrição e Fono qual devo seguir em relação a esses fatores que citei. Estou com muuuuito medo de mudar meu curso e me areepender depois.Mo em Salvador Ba, e o que ouço falar aqui é que é uma area mt restrita. :/ Me ajudem !

  122. Caroline

    Olá, sou fonoaudióloga e gostaria de saber se vc sabe (ou indicaria outros sites que me ajude) como é a profissão em outros países, especialmente o Canadá ou Austrália, pois tenho grande interesse em mudar de país.

  123. luci Baqueiro

    Procuro profissional fonoaudióloga do trabalho que atenda em Salvador.

    Atenciosamente, Luci

  124. Quero saber da disponibilidade de profissional de fonodiologia, urgente!

    A APAE de Guarujá do Sul SC tem vaga disponível

  125. Taís Souza

    Olá
    Eu queria saber qual o curso que faço para fazer fonoaudiologia?
    Obrigada:)

  126. Jéssica

    Oi! Eu gostaria de saber se alguém tem uma boa faculdade no Paraná pra ser mais especifica em Curita que tenha o curso de fonoaudiologa para me recomendar? Obrigado!

  127. maria luiza ribeiro

    olá
    eu sou formada em história, mas estou super desanimada com a carreira.prestei vestibular para biomedicina mas confesso que fiquei um pouco em dúvida em relação ao mercado d trabalho.dando uma passada aqui neste site fiquei muito interessada em fonoaudiologia por isso peço que me ajude a decidir e tirar minha grande dúvida: será que terei chance no mercado de trabalho uma vez que estarei preste a completar 46 anos. será que ambos os cursos darão chance para mim no mercado de trabalho? me ajude por favor. um abraço.

  128. Vilma Vieira

    Olá ,Bom dia .
    Estou em dúvida sobre fonoaudiologia e biomedicina , gostaria de saber como é o mercado de trabalho de fonoaudiologo é muito concorrido a remuneração é boa??

  129. taise

    olá bom dia estou cursando pedagogia mas comecei a me interessar muito por fonoaudiologia quero terminar primeiro uma para depois fazer a outra de fono …sera que compensa eu terminar pedagogia que tem duração de 3 anos e meio para depois fazer mais 4 de fonoaudiologia? se eu me formar em pedagogia e psicopedagogia e fonoaudiologia terei boas oportunidade e onde eu posso trabalhar depois atuando todas as areas? ^^

  130. André Lui

    Ola Boa noite

    Faço FONOAUDIOLOGIA e sou louco pela área, indicoooo I LOVE YOU FONO

  131. jessica

    tenho uma duvida, no final do curso de Fonoaudiologia é preciso fazer alguma prova pra poder receber o diploma? Ao termino do curso ja estaremos aptos ao trabalho? Obrigada.

  132. Silvana

    Oi!Boa Noite!
    A Faculdade de fonoaudiologia é integral ou meio período?
    são 4 anos de duração?
    É de segunda há sexta-feira?
    moro NA ZONA SUL DE SÃO PAULO
    espero respostas.
    desde já a gradeço.
    abraços

  133. banny

    To meia perdida nessa area mas e uma area sim que eu adoraria trabalhar so gostaria de tirar algumas duvidudas , eu fiz o enem eu gostaria de saber como faço e si entra nessa area com uma nota boa tirada no enem ?!?! :-/

  134. fabio

    olá mei nome é Fabio tenho 18 anos,passei no vestibular pra fono na UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA RJ,qro saber se fono tem calculos e se tiver sao muitos??
    e tbm qro saber qual q é o verdadeiro salario de um fono hoje em dia:??
    e tbm qro saber apartir de qdo começam os estagios…
    aguardo a resposta

  135. Priscila

    Ola, estou cursando Matemática mas não me identifiquei muito, gostaria de algo na área da saúde como fonoaudiologia, será que vou me enquadrar nesse curso??

  136. Priscila

    Pesquisei e fonoaudiologia não é um curso barato e a duração é de 4 anos e meio aqui na minha cidade só tem uma faculdade que tem, mas gostaria de saber se é um curso que traz uma satisfação pessoal, porque a matemática me traz uma frustração mas como tenho bolsa não desisti ainda, sem contar que não tenho condições de pagar uma faculdade cara como a fono.., e agora o que me aconselha fazer continuo com Matemática e me formo daqui uns 3 anos porque não faço todas as cadeiras ou faço um fies e faço fono?? to muito confusa e insatisfeita será que vale a pena se formar em algo que não gosto???

    • Caroline Dantas

      Oi Priscila. Eu sou aluna de fonoaudiologia, e acho que é uma profissão linda. Se vc sente prazer em ajudar ao próximo, com a fonoaudiologia vc vai se satisfazer muito. Porque é muito emocionante vc reabilitar um paciente. Pesquise um pouco mais sobre as profissões e pense bem. As vezes é melhor vc terminar a que está cursando a ir pra outra que não sabe se vai gostar também.
      E até terminar a de matemática vc decide outra area, pois existem pessoas que não sabem realmente o que querem e nunca param em nenhum curso e acabam não se formam em nada… bjos e boa decisão!

  137. Beatriz

    olá, gostaria de saber se pra trabalhar na área publica tem que ter a pós graduação em fono?

  138. tito coelho ferreira

    muito bom esses comentarios,mas gostaria de saber ,quanto a idade tem algum problema.Porque tenho 34anos vou iniciar fono?agora 2014…..

  139. Mayara Praciano

    ola gostaria de saber quanto ganha um fonoaudiólogo no estado do ceara?

  140. Ewerton

    Estou entrando no 1º ano da Fonoaudiologia e creio que quando a gente quer tudo se resolve, estudar é o melhor a fazer e ver o financeiro em relação a receber não incomoda quando a gente ama.

  141. regina pires

    Ola…, tenho 39 anos, uma idade difícil para conseguir trabalho, por eu ser tecnica de enfermagem do trabalho tenho contatos com algumas fonos e me identifiquei com o trabalho delas de avaliação audiometricas, laudar perdas auditivas até mesmo para perícias judicias em casos de processos trabalhistas, mas vendo esses depoimentos pude conhecer mais da profissão,ja me matriculei na FMU, minha preocupação agora é minha idade… eu daqui mais cinco anos com 44 deria chances de arrumar trabalho?? obrigada

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!