bacharel em geografia

Geografia

Geógrafo é o profissional que estuda, descreve e identifica a forma com que se dá a ocupação do meio ambiente pelo homem. Conheça mais sobre a carreira em geografia.

A Profissão de Geógrafo

Geografia

Habilitação:
Geógrafo
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Observação, Interpretação e Memória
Salário Médio:
R$ 2000,00

Geografia é a ciência especializada no estudo do espaço, no caso, não o espaço físico ou cartesiano, mas sim o espaço produzido através da influência humana no planeta, é o estudo das relações do homem com o meio em que vive. Neste sentido o Geógrafo é o profissional que estuda, descreve e identifica a forma com que se dá a ocupação do meio ambiente pelo homem, levando sempre em conta aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.

O Geógrafo deve possuir como características profissionais uma boa memória, capacidade de análise e sensibilidade. Estes atributos são necessários para interpretar os aspectos econômicos, físicos, humanos e sociais, buscando entender as relações entre eles, auxiliando assim a compreensão da realidade.

Profissionais formados pelo curso de Geografia estão aptos a desempenhar diversas atividades, tais como: lecionar geografia no ensino fundamental e médio; atuar em pesquisas acadêmicas e de campo; exercer atividades de mapeamento de localidades e sensoriamento remoto; desenvolver estratégias logísticas; entre tantas outras. É um mercado bastante amplo, que oferece diversas oportunidades ao egresso.

Geografia: o estudo das relações entre os homens e entre os homens e o mundo.

Grade Básica do Curso de Geografia

  • Antropologia Cultural;
  • Geografia do Brasil;
  • Biogeografia;
  • Mineralogia;
  • Cartografia;
  • Geologia;
  • Botânica;
  • História Econômica Geral;
  • Etnologia;
  • Sociologia;

Melhores Faculdades de Geografia

Abaixo estão listadas algumas das faculdades que apresentam os melhores desempenhos nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e melhores notas nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), confira:

  • Universidade Federal de Sergipe (UFS) – São Cristóvão – SE;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Natal – RN;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – São Paulo – SP;
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Ponta Grossa – PR;
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba – PR;
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – São Paulo – SP;
  • Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Santa Cruz do Sul – RS;
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS) – Belo Horizonte – MG;
  • Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) – Santa Maria – RS;
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – Rio de Janeiro – RJ.

Curso de Geografia: Aspectos Favoráveis

Não faltam vagas para professores de geografia nas redes públicas e privadas de ensino do Brasil, atualmente estes profissionais estão em falta.

Curso de Geografia: Aspectos Desfavoráveis

Infelizmente falta estímulo, investimento e oportunidades para o Bacharel em Geografia que queira trabalhar em pesquisa.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Marcos Geógrafo (recém-formado)

    O curso de Geografia (Licenciatura) é uma ótima opção para quem qer entrar no mercado de trabalho. Sou recém-formado em Geografia e vou por o meu currículum nas escolas particulares e estaduais. A partir de amanhâ vou deixar o meu currículum Vitae e vou esperar me chamarem para ser empregado. Boa sorte! para mim e para quem se forma neste belo curso.

    • MARCILIO LIMA

      para quem tem bacharelado em geografia a cetesb ta com concurso aberto em todo estado de sao paulo. salario inicial de 4.157 conto….um otimo salario hem??? e para professor tambem tem muita vaga..GEOGRAFIA É OTIMO

    • Rafael B. Oliveira

      Show de bola cara, quero fazer esse curso mas além de dar aulas tem outra especialização em Geografiaw

      abraço!

    • ricardo

      Olá pode me ajudar em uma dúvida,estou querendo fazer geografia e me se especializar como geógrafo ou cartografo:
      1 – Como está o mercado de trabalho?
      2 – e necessario que eu tenha licenciatura em geografia?

    • luciano R

      ola caro MARCOS? tbm faço GEOGRAFIA 1 SEMESTRE,estou gostando mto, agora no 2 semestre sta começando a entrar em aulas e materias interessantes… sempre gostei desta materia, foi oq me levou a optar por ela, espero q obtenha sucesso na tua vida e tudo de bom!!!… abraços
      LUCIANO R SANTOS LI/ GEOGRAFIA.

    • Donizete.

      Boa tarde a todos!
      Gostei muito, desses diálogos, e gostaria de perguntar a vocês, sou novo no curso de geografia LICENCIATURA pela Universidade Unb, fiquei fascinado pela disciplina de geologia, gostaria de saber se posso fazer alguma especialização em geologia? Aguardo respostas. Abraços a todos os amigos.

  2. Pedro Addler

    Olá Marcos

    Parabéns pela sua graduação em Geografia !!

    Pelo que ví no seu depoimento você gosta muito da área de Geografia, isso é um excelente, a primeira coisa para atingir o sucesso profissional é se gostar do que faz.

  3. Helton

    Estou no 1° semestre de geografia, ainda estou conhecendo o curso, mas pelo que ja li as opçoes para quem se forma nessa area é apenas ser professor, não existem outros opçoes no mercado de trabalho atual?

    • Victor Ramos

      Eu faço bacharel em Geografia, posso trabalhar em empresas e órgãos públicos, como, por exemplo, IBAMA, PETROBRAS, Prefeituras, …

    • celso

      claro que sim existem muitas outras áreas.

  4. Talita Julie

    Bom…sou estudante do ensino médio e pretendo fazer o curso superior de Geografia,simplesmente porque amo essa área,a compreensão do espaço e da influência humana no mesmo…Pretendo me dedicar o máximo e atingir meu objetivo maior que é me especializar nesta área indo mais álem com um doutorado,vou lutar com muito intusiasmo para conseguir,pois acredito que,quando sonhamos alto e determinamos tal coisa em nossa vida,coseguimos com sucesso o que almejamos!
    Boa sorte Marcos!!!

  5. Guilherme cardoso

    Pedro Addler
    bom na verdade eu gosto muito de geografia, estou no segundo periodo, mas ultimamente tenho desanimado em relaçao ao mercado de trabalho de geografia isso esta me deixando muito frustrado e inseguro em continuar o curso (bacharel)
    penso em mudar mais sinceramente fico encomodado em ter q sair de um curso q eu gosto muito pelo fato do mercado de trabalho…
    bom como vc é psicologo o q acha dessa situaçao ?
    abraço

    • Angélica

      Olá Guilherme, não se sinta desanimado, porque estou no 5º semestre de geografia e já consegui aulas em escola particular e no estado a partir do 3º semestre, hoje tenho uma carga de 25 aulas só na parte da manhã porque quero assim, pois se quiser aumentar não falta oportunidade.

  6. Flávio

    Geografia é e sempre foi a matéria que mais gostei e tive facilidade. Nunca precisei estudar e sempre fui bem, alem disso, todo ano quando recebo meu novos livros, o unico que eu tenho prazer em folear é o de geografia… Mas enfim, o que eu amo mesmo em geografia é geopolitica como PIB, expectativa de vida, economia… E não que eu não goste, mas não sou muito chegado nessa parte de clima, vegetação… Enfim, mesmo não sendo chegado nessa parte, o curso serviria para mim ?

    • anderson

      Na graduação vc entenderá melhor os conceitos de pib, econmomia, densidade demográficase etc,mas em algumas universidades a grade do curso terá materias sobre clima, relevo, vegetação,solos …que serão muito importantes para o entendimento da Geografia em seu contexto geral, pq tudo na Geografia está interligado.
      Se vc optar pela Licenciatura verá um pouco menos da parte da Geografia Física…falousss

  7. Pedro Addler

    Olá Helton

    Realmente, o principal mercado para Geografia é a carreira de professor de Geografia, mas você tem sim algumas outras opções:

    Você pode trabalhar com Geoprocessamento ( carreira que une conhecimentos de Geografia com sistemas de informática ), pode trabalhar como pesquisador juntamente com profissionais de Sociologia ou então como pesquisador em institutos de pesquisa e estatística.

  8. Pedro Addler

    Olá Guilherme Cardoso

    Posso te dizer uma coisa com toda certeza, se você sair do curso de geografia vai se arrepender pelo resto da vida !!

    Mesmo com as pessoas tentando te desanimar em relação ao mercado de trabalho pra geografia não desista, há poucos professores formados em Geografia no mercado, se você se formar, pode confiar, não vão faltar vagas pra você não !

  9. Pedro Addler

    Olá Flávio

    Com certeza !! Pelo seu depoimento, você tem um ótimo perfil para fazer o curso de Geografia.

    No entanto, já que você se interessa tanto pela parte econômica da Geografia, tenho uma sugestão para você: pesquise sobre o curso de economia !! Pode ser que você goste mais de economia do que de Geografia.

    • tiago

      olar pedro estou no 4 periodo de geografia e um curso maravilhoso onde vc pode se encontra ,mais embora venho encontrando siuação muito frustante,pois não e pela área do mercado ,mas pelo os que as pessoas falam,pois se vc chegar em um local e dizer que faz geigrafia !vão dizer que fez so para passar no vestibular , mais ñ é,pois em londres onde tenho uma um grande amiga ela me disse que essa área e tão requisaitada que ninguem fica parado,em hawward nos estados unidos tem curso e doutores pra aperfecoar mais na área de Geografia.bem porque eu to falando isso, e por que vc como psicologo vc pode me da um luz pra entender a cabeça dessa pessoas que pensam que curso bom e aquele que da dinhero,mas não é!como vc repondeu o comentariotemos que fzer o que gosta.att:thiago nasciemto,graduado em infermagem pelo UFC:universidade federal do Ceará
      do ceará,mais to cursando geografia mais faço porque amo tenho paixão alucinada por geografia.

    • Euripedes Fullin Barco

      Sou professor de Geografia, Geografo (Pela Universidade Federal de Uberlândia) e Especialista em Gestão ambiental(pela Faculdade católica de Uberlândia) e vou dizer, vagas pra professor tem muito, o que falta e ser pratico na ora de ser professor ou ser o Professor-geografo- pensador, é uma forma de encarar nossa profissão de outra forma.
      O bacharelado é uma área pra longo prazo que você somente vai descobrir depois que dizer o que me atrai em geografia ai sim você consegue organizar uma forma de fazer o Bacharelado valer a pena. O que ta rolando muito e a consultoria, principalmente em cidades menores onde as grande megacorporação não chegam. Estudar geografia é uma viagem maravilhosa, mas fazer geografia é uma experiencia unica.

  10. Tatiane

    oi!! achei esse site e adorei!
    eu passei na ufs para o curso de geografia, e estava com dúvidas sobre emprego na área…
    vou começar o curso agora em outubro, estava pensando em desistir,mesmo gostando de geografia.Ia tentar admnistração! pode me dizer entre geografia e administração o que lhe acha mais viável pra mim??
    sei que o que valhe é o que eu quero, mas ainda tenho duvidas….Obs: sempre gostei de geografia, e adorei seus comentarios mesmo! me deu mais confiança !! obrigada!

  11. Ayrton

    ola…sou formado em Geografia…posso dizer que essa área possui um aspecto interdisciplinar…pois vc pode abordar varios assuntos…desde aspectos fisicos(clima, vegetação, solos, etc), como também aspectos humanos( economia, urbanização, meio ambiente)…uma coisa interessante é que esse profissional tem um vasto conhecimento…e alem de dar aulas, pode trabalhar em consultoria ambientais, geoprocessamento, ate mesmo trabalhar em projetos de educação ambiental…por isso recomendo a todos interessados que nao desistam pois é uma formação gratificante e acima de tudo nunca parem de estudar, pois a geografia vive em constante mudanças…toda a sorte para todos os apreciadores da Geografia…um puta abraço…Att: Ayrton

  12. alex

    olá queria saber a remuneração média para um profissional de geografia com licenciatura no DF.

  13. Jamerson

    penso estou em dúvidas entre geografia ou economia me dou bem principalmente em geopolitica mas ñ sei o que fazer me ajuda ai .!!

    • Mirian Gomes

      Olá Jamerson!
      Já efetuou os teste vocacionais para tentar decidir mehor entre geografia e economia? Uma dica legal é conversar com quem faz a faculdade, e quem já formou nesta área. É bom para não ter surpresas na faculdade, e nem na vida profissional posterior! Segue o link do teste vocacional: Teste Vocacional

      • Sahra Duarte

        Olá Mirian! Estou em dúvida se decido entre geografia e biologia, que são as duas paixões da minha vida?! Parece ser duas áres bem diferentes, mas eu as consigo ver caminhando juntas. A geografia trata do espaço onde vive o homem, a biologia trata do bem estar do homem.
        Vejo elas como a mão direita que precisa da esquerda.
        Cheiro

        • Junior

          -Estou me formando em geografia(licenciatura).Existe coisas em comum entre geografia e biologia,por exemplo os biomas.A diferença é que a biologia os estudam de forma mais aprofundada e a geografia foca na sua interação com outros aspectos do espaço geografico.

  14. gosto muito de economia e de geografia, eu prefiro economia, mas não me dou muito bem com matemática o que eu posso fazer?

  15. Thais Passos

    Olá,
    penso em fazer geografia principalmente com pela reação homem-natureza. Minha dúvida é com relação ao mercado de trabalho!
    Não gosto muito da idéia de dar aula.Queria um emprego na área de pesquisas,mais voltadas para meio ambiente.
    Será que fazer geografia e um pós de eng. ambiental,resolve? :/
    AJUDEM!

  16. Gabrielle

    Posso fazer Geografia e uma pós em Economia e trabalhar na área econômica ? Obrigada ! Adorei o site !

  17. patricia

    tenho 29 anos e gostaria de fazer faculdade de geografia gostaria de saber se na minha idade é dificil conseguir uma vaga de professora, já que existe um certo preconceito com relação a idade.

  18. Renan Alfenas

    Adoro geopolítica, ciencias humanas e história.Devo optar por geografia.Queria saber a opinião de vcs se msmo fazendo um curso em universidades boas como UFRJ, UERJ,é dificil de achar emprego como bacharel?

  19. Pedro Addler

    Olá Tatiane

    Que bom que você gostou !!! :P
    Nossa equipe fica sempre muito feliz de ajudar as pessoas a tomar boas decisões e ter as suas dúvidas exclarecidas.
    Boa sorte na sua faculdade de Geografia na UFS !!

  20. Rafael Nolasco

    oi..olá !
    Boa noite ! Acho interessante esse curso de Geografa também, acho q seria até melhor q História em termos de mercado de trabalho.

    Agradeço pelos conselhos de você(Pedro Adler) que me deu mais motivação e ótimas informações, sendo um grande guia ! Desejo Sucesso para sua carreira ! Tiau !

  21. Priscila R.

    Olá, gostei muito da materia. Infelizmente, a Geografia não é tão valorizada como deveria. Irei fazer vestibular esse ano, mas estou em duvida, mas minha escolha será ela mesmo.

    :)

  22. Pedro Addler

    Olá Alex

    O salário de um profissional de Geografia no Distrito Federal segue a média nacional, com um rendimento inicial na casa de 1500 Reais.

  23. Pedro Addler

    Olá Thais Passos

    Pelo visto você tem uma forte relação com a natureza e gosta muito da questão ambiental.

    É uma boa idéia sim !! Você pode fazer o curso de Geografia e posteriormente alguma especialização ligada ao meio ambiente, vai ser um grande diferencial no seu currículo.

  24. Melissa

    Olá sou estudante aqui no Df,estou muito interesanda em me forma no curso de geografia. Queria saber como está o mercado de trabalho para o Bacharelado e o salaraio inicial do profissional ?

  25. Pedro Addler

    Olá Gabrielle

    Pode ser até que alguma faculdade que ofereça o curso de geografia ofereça também uma especialização posterior na área econômica, mas não é garantido.

    Se você quer trabalhar na área econômica é melhor fazer a graduação em economia diretamente mesmo.

  26. Pedro Addler

    Olá Patrícia

    Eu sempre digo e gosto muito de repetir: a idade que temos é a idade da nossa cabeça e do nosso espírito, se você gosta de aprender e tem uma visão esperançosa e positiva do mundo então não é velha, você é jovem !!!

    Se você tem uma cabeça boa a idade cronológica não conta em nada, você nunca é velha demais para fazer nada ( levando em conta os limites físicos do corpo, claro ).

    Nada te impede de fazer o curso de Geografia, basta você querer !!

  27. Pedro Addler

    Olá Renan Alfenas

    Na verdade o que acontece é o contrário, formado em Geografia em uma excelente escola tal como a UFRJ ou então a UERJ você tem emprego garantido.

    Hoje em dia há boas vagas para professores de Geografia principalmente para dar aulas no Ensino Médio e cursinhos preparatórios para o vestibular.

    • Lucas

      Caro Pedro Addler

      Gostaria de saber, se o curso de geografia envolve muita matemática avançada como derivadas e integrais, no decorrer do curso?

  28. aline

    Olá.Bom passei em turismo,mas pretendo fazer vestibular para geografia.Quero fazer bacharelado mais estou com muitas dúvidas com a relação a licenciatura.Quem faz licenciatura em Geografia apenas pode dar aulas ? Se eu fazer bacharelado vou encontrar muitas dificuldades no mercado de trabalho ? Fazendo licenciatura posso fazer bacharelado depois,pois quero trabalhar na area de pesquisa não gosto da ideia de ter que dar aula . Enfim duvidas e mais duvidas… Meu Deus =O

    • Pedro Addler

      Olá Aline

      A principal diferença entre os cursos de Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Geografia é mesmo o foco, depois de formada em qualquer um dos dois você pode tanto dar aulas quanto fazer outras atividades.

      De um modo geral você não precisa fazer os 2 cursos, somente escolher 1 deles, como você não gosta da carreira de professor, recomendo que faça o bacharelado mesmo.

  29. Paulo Gustavo

    Olá pessoal, olá Pedro Addler

    a minha pergunta é o seguinte…

    Gosto muito de Geografia, vou iniciar na faculdade no inicio de 2011.

    O curso de Geografia abre portas para as áreas de turismo e eco turismo?

    grande abraço pessoal

    • Pedro Addler

      Olá Paulo Gustavo

      Embora as duas áreas Geografia e Turismo tenham alguns pontos em comum, uma não faz ponte com a outra não.

      Geografia estuda sim turismo, mas a nível de atividade econômica e humana, mas fazendo Geografia você não vai poder trabalhar profissionalmente na área de turismo.

  30. Pedro Addler

    Olá Melissa

    Atualmente o mercado mais favorável para Geografia são as salas de aula, principalmente do Ensino Médio e cursinhos preparatórios para o vestibular.

    Em relação ao salário inicial para a carreira de Geografia está em torno de 1600 Reais.

  31. Ruy

    gostaria de saber se cursando licenciatura em geografia posso depois fazer um bacharelado e se posso fazer pos em geologia?

    de ja agradeço…

    • Pedro Addler

      Olá Ruy

      Sim, com certeza, você pode sim fazer um bacharelado em Geografia e depois fazer uma especialização em Geologia, as duas áreas são bem relacionadas.

      • Nayara Diniz

        Passei para geografia, sempre gostei, mas minha paixão é geologia.. Agora estou mais aliviada em saber que vou poder aproveitar o curso para me especializar na área que realmente quero. :)

  32. Vinicius

    Olá estou terminando o Ensino Médio e pretendo cursa a graduação de geografia (bacharel) e gostaria de saber se na área de concursos a um campo maior para o geógrafo com um bom salário?

    • Pedro Addler

      Olá Vinicius

      Com certeza !! Um profissional de Geografia concursado para dar aulas ou então trabalhar em um instituto de pesquisa oficial tem um ótimo salário, mas tudo tem 2 lados…

      Por outro lado passar em um concurso público para profissionais de Geografia é bem difícil, no entanto não desista !! Com certeza estudando e tentando algumas vezes você conseguirá.

  33. Anderson Gomes

    Olá Pedro Addler!!!

    Cara, eu sempre amei Geografia !!! Desde meus 6 anos de idade adorava olhar mapas, viajar, conhecer novos lugares e saber informções sobre as cidades onde eu ia. Em 2008 passei no vestibular da UFBA para Geografia, cursei um semestre mas estava enfrentando dificuldades devido morar em Camaçari e ter que estudar em Salvador. Estava cansativo e na época eu trabalhava numa fábrica de automóveis, ia para a faculdade cansado e comecei a me perguntar se valia a pena aquele esforço. Até que no mesmo ano passei para Ciências Contábeis na UNEB e fica aqui na minha cidade, então larguei Geografia (minha paixão) e migrei para a Contabilidade. Atualmente estou no 6° semestre, faltam 3 para eu me formar, mas cada vez mais percebo que minha área é a geografia, porém estou trabalhando na área contábil e é bem menos cansativo que a indústria onde trabalhava antes. Só que me passa pela cabeça largar tudo e voltar para Geo, quero ver se consigo concluir Contabilidade e retornar para Geografia, ou então caso eu seja aprovado em um bom cocnruso público, largo contábeis e recomeço Geo. Em fevereiro de 2011 vou fazer o concurso para assistente administrativo da Universidade Federal de Alagoas, caso eu passe e seja chamado, vou embora da Bahia e vou tentar Geografia por lá.

    Por favor me ajude, me dê uma dica, tô muito confuso!!!! Quem mais quiser opinar, sinta-se à vontade! Desde já agradeço!

    • Pedro Addler

      Olá Anderson Gomes

      Realmente, são muitas variáveis e muitas opções, de qualquer modo tenho certeza que a profissão ideal para você é mesmo Geografia.

      Na minha opinião o melhor plano pra você é o seguinte e depende se você vai conseguir a vaga de assistente administrativo da Universidade Federal de Alagoas:

      - Se Conseguir: Aí realmente vale a pena tentar passar de novo ou então retomar o curso de Geografia.

      - Se não Conseguir: Neste caso vale mais a pena terminar primeiro Ciências Contábeis que você já está acabando e só depois fazer Geografia.

    • helano

      olá anderson na cidade do saber em camaçari funciona o curso de licenciatura em Geografia pela UNEB universidade do estado da Bahia Aqui em camaçari é uma boa pra voçeem breve abrirá vestibular

  34. erica

    olá, estou em duvida,moro na região sul fluminense do rio de janeiro por aqui fecharam todos os cursos de geografia so tem um curso em uma universidade me desculpe a ignorancia mas me disseram que o curso vai acabar e quem fizer historia pode fazer um curso de extensao e dar aula de geografia e historia. Mas eu queria mesmo é geografia posso fazer geografia que sempre vai haver essa profissão?

    • Pedro Addler

      Olá Erica

      Imagina !! Sempre vai haver a carreira de Geografia e a profissão de Geógrafo(a).

      História e Geografia embora tenham muitos aspectos comuns e se cruzem algumas vezes não são não a mesma coisa.

  35. Jorge Ernesto

    Olá a todos, estou com o mesmo problema da colega Patrícia,vou começar geografia em 2011 com trintão nas costas, mas só agora tive oportunidade de estudar o que quero e tenho desejo ardente em dar aula. Espero sorte e benção de Deus. Abraço e sorte a todos vocês, pois estudando e estimulando o estudo transformaremos este país maravilhoso e corrupto em maravilhoso e decente

    • Janice R. Ferreira

      Oi Jorge,
      Espero que você tenha lido a mensagem que enviei já algum tempo para o Profissão Geógrafo. Tem até a resposta do Adler abaixo. Queerido amigo, se seu sonho é a gostosa Geografia faça, com muito amor e carinho, espero que seu curso seja cheio, recheado de aulas em campo como foi o meu, tipo Pantanal,litoral, chapadas 1000, cidades históricas e suas minas, cerrado,caatinga, sertão do nordeste, 1001 área deste brasil e se der de quebra países vizinhos que a geografia pode te mostrar, como foi o meu curso graças aos maravilhosos professores que tive a honra de ter.
      Idade querido? isso não é nada, comecei meu curso de Geografia com 50 anos estou com 61 andando à pé ou à cavalo pelos morros do meu município e outros lugares trabalhando, cadastrando, fotografando,acompanhando cercamento de nascentes visitando-as para ver como está a vegetação do seu entorno etc. Hoje estou no 2º ano de Gestão Ambiental e já tenho pós em Ciências do Ambiente. Você é um bebê vá em frente. Com carinho,
      Janice.

      • fabiano

        querida,li com muita atenção seu depoimento,achei lindo e cheio de energia,parabéns pela força e coragem. Desejo tudo de bom para você ,que Deus te ilumine sempre e te de essa garra que é um verdadeiro exemplo.Abraços amiga…

      • Flavio

        Janice, lindas palavras, parabéns pela sua trajetória. Estou pesquisando a respeito da profissão e pretendo

      • Maria Regina

        Janice querida

        Comecei o curso de geografia agora aos 58 anos.
        Quando terminar, gostaria de conseguir dar aulas, para complementar o que já ganho.
        Não sei se conseguirei, já que pessoas aqui na casa dos trinta se acham velhas, imagina eu!
        O que importa é que estou muito feliz de estar estudando,e não pretendo parar.

  36. Giovanna Aquino

    Olá a todos, pretendo cursar geografia no método EAD pela Unitau (Universidade de Taubaté), pois onde moro não tem este curso de forma presencial e o lugar mais perto que encontrei ele foi neste pólo. Alguém que tem conhecimento de causa ou ja fez EAD, poderia me dar uma opinião sobre a qualidade e o reconhecimento do curso geografia EAD no mercado de trabalho.

    • Pedro Addler

      Ola Giovanna

      Não vou mentir, o reconhecimento de cursos de Geografia do tipo EAD não é o mesmo dos presenciais, os presenciais com um diploma formal em Geografia tem muito mais valor no mercado.

  37. Luisa Dingate

    gostaria de receber no meu email temas de geografia de fim de curso para minha licenciatura ou mesmo trabalho

  38. rafael

    Oi gostaria de saber, se tem muita diferença entre a licenciatura em geografia e o bacharelado em geografia e se eu escolher licenciatura eu só vou poder ser professor?

    • Pedro Addler

      Olá Rafael

      Essa é realmente uma dúvida muito comum a principal diferença entre os cursos de Geografia bacharelado e o curso de Geografia licenciatura são algumas poucas matérias que são diferentes entre um e outro.

      Licenciatura em Geografia, no caso, mais focado em didátida ( estudar para dar aulas ) e bacharelado em Geografia menos focado.

      No entanto, fazendo bacharelado você pode dar aulas sim, mas se prepare, quem faz licenciatura em Geografia tem vantagens em caso de competição para dar aulas.

  39. Henrique

    Sou técnico em meio ambiente, e estou na dúvida de uma graduação, na minha cidade BH existe uma facu que tem o curso geografia e meio ambiente, estou na dúvida entre geografia e engenharia ambiental.
    O mercado para geografo é bom na área ambiental?
    A engenharia é bem mais puxado, Fisica quimica calculo.
    Não me identifico muito com exatas, mas o mercado parece ser melhor, será que tem espaço no mercado ambiental para o geografo?

    • Pedro Addler

      Olá Henrique

      Realmente você está certo, se na profissão tem o prefixo Engenharia pode ter certeza é uma faculdade bem difícil :P pelo menos pra a maioria dos mortais…

      Em relação ao mercado de meio-ambiente as empresas preferem profissionais mais relacionados ( Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental ) mais a Geografia tem sim o seu espaço.

      O profissional de Geografia pode atuar com profissionais da área ambiental em sí elaborando planos de contenção de impacto ambiental, usando os conhecimentos de geografia para produzir mapas a partir de imagens de satélite e também identificando fenômenos ambientais.

      • Paulo

        Sr. Pedro Addler, queria que me auxiliasse demais em busca de conceitos e direções para a profissão de geografia. Gostaria que vossa senhoria me mandasse um email pois assim explicarei algumas nuances do meu caso específico.
        Chau.

    • Rone

      Henrique eu estou iniciando o primeiro mês no curso Técnico em Meio Ambiente, que dura cerca de um ano e um mês na escola que irei cursar. Passei na federal no curso de filosofia, mas odeio essa área que não me faz entender nada. Como posso transferir para outro curso na área de humanas eu pensei em cursar geografia, pois me parece ter haver também com meio-ambiente. Eu adoraria fazer Gestão Ambiental tecnológico, mas terei que esperar outro Enem para o ano que vem, e não posso perder muito tempo. Fiz a burrice de trocar a opção do pró-uni de Gestão Ambiental por Engenharia Ambiental, porém não fui pré-selecionado nesta opção, e engenharia cai muitos cálculos. Estou com muitas dúvidas em relação ao curso de geografia. Será que vale a pena estudar quatro anos essa área de humanas para nós que gostamos do Desenvolvimento Sustentável?

  40. Janice R. Ferreira

    Olá geógrafos…
    Fiz geografia,o curso dos meus sonhos.Aconselho aos jovens que se esforcem nesta área pois há muito o que se fazer. No meu município eu trabalho com as nascentes “e seus sofrimentos” Vivo pelo mato a fora cadastrando-as,fotografando-as e anotando a situação em que se encontram, em geral em estado de calamidade pública graças ao homem. Meu município tem muitas nascentes eu já tenho cadastradas mais ou menos umas 320. Em muitas tenho que ir a cavalo devido a altura em que se encontram. É maravilhoso realizar estas atividades de geografia. Por outro lado trabalho como perita ambiental e em alguns projetos foi muito bom poder ter feito este curso apenas sinto por não ser bacharel apenas licenciada, mas é muito bom tudo o que faço…
    Mas tenho uma dúvida, meu curso foi de 04 anos cursei conteúdos do bacharelado, depois este curso, com outras turmas passou para 03 anos, posso dizer que sou geógrafa?

    • Pedro Addler

      Olá Janice Ferreira

      Com certeza, você é sim uma Geógrafa e das boas !!

      Muito obrigado pela sua contribuição com a nossa comunidade de Geografia aqui no Guia da Carreira.

      Fico sempre muito feliz em ver profissionais que estão satisfeitos com a sua profissão :D

  41. Márcio

    Eu me formei em Geografia à pouco e garanto que é uma das Ciências que oferece várias possibilidades de trabalho. Atualmente sou professor concursado de Geografia do estado do Rio de janeiro e não tenho do que me queixar. Este ano pretendo fazer uma pós-graduação em planejamento urbano e educação ambiental. O bom é que para quem é mesmo interessado nessa disciplina ela te possibilita um leque de escolhas transversais em outras áreas que te facilita mais compreensão como Economia, Biologia, Química, Física e etc… . Não que vocês tenham que ser, necessáriamente, feras nessas matérias, mas o estudo geográfico para garantir que você tenha melhor compreensão sobre os fenômenos tanto antrópicos quanto naturais no espaço, faz com que você desperte o interesse para melhorar o seu desempenho naquela disciplina. Boa sorte para todos e saudações geográficas.

    • daiana

      Márcio eu irei fazer faculdade de geografia na UERJ, porém estou com muitos receios: vc se arrenpende de ter escolhido essa profissão ? Qual é a quantidade de concursos públicos para professores que tem nessa aréa é muito ou pouco? Por favor me dê algumas dicas !!
      Bjs

  42. Silvia

    Olá,gostaria de saber se eu me formar em geografia licenciatura, qual pós graduação posso fazer depois?
    Pesquisei e não encontrei muitas opções.

    • Pedro Addler

      Olá Silvia

      Tem várias especializações que você pode seguir depois de formada na carreira de Geografia, entre elas: Geoprocessamento, Geopolíca, Ensino em Escolas, Cartografia, etc…

      Todas especializações de Geografia muito interessantes por sinal :) !!

  43. Silvia

    Olá! Gostaria de fazer duas perguntas:
    1- Quanto ganha em média um professor de Geografia ?
    2- Me formando em geografia licenciatura, qual pós graduação posso fazer depois que fique mais próximo de Geografia ?

    • Pedro Addler

      Olá Silvia

      O salário de um professor de Geografia do Ensino Médio está na casa dos 1000-1200 Reais, no caso, levando em conta a Rede Pública ( na rede particular os salários estão na casa de 1300-1500 Reais ).

      Para um professor de Geografia Universitário ( dá aulas em faculdades ) o salário gira em torno de 5000 Reais, no entanto, no caso do Professor Universitário a formação é mais complexa, além do curso de Geografia ele deve ter também pós-graduação e ou Mestrado em Geografia.

  44. Héllyka

    Olá
    Sempre amei geografia, e gostaria de trabalhar nessa área, mas não como professora e sim na área de pesquisas como por exemplo no IBGE. Será que essas ciência me possibilita isso?

    • Pedro Addler

      Olá Héllyka

      Sim com certeza !! Você com os conhecimentos do curso de Geografia poderá com certeza trabalhar no IBGE e em diversos órgãos do governo, é só ficar de olho nos concursos :)

      Com os conhecimentos de Geografia, você pode também trabalhar com previsão meteorológica e até mesmo com a produção de mapas de todo tipo ( Cartografia ).

  45. Alinne

    Olá! fui aprovada no vestibular para o curso de licenciatura em geografia mas ainda estou com duvidas, pois gosto muito de geografia mas nao queria me limitar apenas as salas de aula, gostaria de poder ter outro tipo de especialização. Em que posso me especializar e qual especialização seria mais favoravel para o mercado de trabalho??? se puderem me tirar essas duvidas ficarei muito grata!

  46. alexandre

    To iniciando neste ano o curso de geografia, gostaria de saber quando eu me formar eu posso trabalhar só dando aulas ou tem outros lugares que posso trabalhar…

  47. danilo rio grande-rs

    ola estou prestes a iniciar curso de geografia no caso licenciatura.. mercado de trabalho esse é meu medo como o de muitos nao gosto muito da ideia de ser professor.. e aí qual ramo a seguir ..na licenciatura existe uma pos que nao seja no ramo de dar aulas obrigado

  48. Josinaldo Cavalcante

    Olá Geógrafos do Brasil. Comecei a trabalhar muito cedo e assim não tive como terminar o ensino médio na fase adolescente/jovem. Aos 31 anos voltei a estudar, aos 35 concluir o médio e aos 37 passei no vestibular da UPE p/ o curso de licenciatura em geografia, onda estou cursando o 5º período e hoje aos 39 anos, passei no vestibular 2011 p/ geografia bacharelado pela UFPE. Afirmo c/ toda certeza que não existe um curso mais interessante que o de geografia, sempre falo que entre mim e a geografia há um caso de amo. Gosto demais das disciplinas de geomorfologia(área na qual estou fazendo a minha monografia), geologia, climatologia e biogeografia. Nunca é tarde quando estudamos o que gostamos e o que amamos e eu gosto tanto de ensinar quanto de pesquisar. Parabens Pedro Addler pelos comentários. Muito bom. Se gostam de geofrafia façam o curso que vcs não vão se arrepender. Valeu.

  49. Daniel Ferreira

    Sempre me dei bem com Geografia, porém sempre pensando em dinheiro quebrei a cara fazendo Aministração e depois Publicidade de Propaganda! Ambas não terminadas. Eu adoro pesquisar, ensinar e “botar a mão na massa” enfim, pretendo fazer geografia começar a dar aulas pra começar, se se der talvez eu faça Turismo mais tarde. Gostaria de uma opinião! Quero dar aulas por um tempo, e depois seguir a área turistica.

    • Pedro Addler

      Olá Daniel Ferreira

      Que bom que você gosta de Botar a mão na massa !! :P é muito importante para o Brasil contar com profissionais dinâmicos como você, principalmente na área de Geografia.

      Realmente, se você quer dar aulas por um tempo, Geografia é uma ótima opção, além de ser um curso muito interessante também há muitas vagas, principalmente no Ensino Médio.

  50. Denize

    Olá!Gostaria de fazer o curso de licenciatura em geografia não tenho experiência na área e só tenho oportunidade de fazer EAD. Será que conseguirei vaga no mercado de trabalho na área de professora com um curso a distância?

    • Pedro Addler

      Olá Denize

      Não vou mentir, os cursos presenciais de Geografia, de um modo geral, são melhor valorizados que os cursos EAD, mas isso a medida que os cursos EAD vão evoluindo, isso tende a mudar.

      No entanto, se você fizer um bom curso EAD, reconhecido pelo MEC ( isso é essencial hein !! ), tem todas as condições necessárias para passar em um Concurso Público e dar aulas de Geografia sim :D !!

  51. Guilherme

    oi, é verdade que hoje esta em falta professores de geografia ? quanto ganha um professor de geografia de escola pública ?

    • Pedro Addler

      Olá Guilherme

      Sim, é verdade !! Estão faltando professores de todo tipo no Ensino Médio Brasileiro, inclusive de Geografia.

      Em relação ao salário médio de um professor de Geografia desta classe ele varia bastante, em estados mais pobres ele é baixo, no Sudeste, em geral é maior.

      Como uma média Nacional, posso afirmar que o salário médio de um professor de Geografia de formação básica é de 1200 Reais.

      Com formação superior, Mestrado, Doutorado, etc… dando aulas em Universidades, o salário pode chegar na casa dos 4000 Reais mensais.

      • taynara

        Ola, gostaria de saber.. qual curso e melhor fazer primeiro Licenciatura em geografia ou bacharelado? qual vc acha MELHOR? OBRIGADA

  52. Pabline

    Olá!
    Realmente muito animador os comentários.
    Bom…tenho 21 anos e atualmente curso o 4° periodo licenciatura em quimica no ifg(intituto federal de goias)porém, tenho muita dificuldade e nao gosto do curso em si…acho um tedioo! O meu sonho na verdade era cursar publicidade e propaganda na ufg, ja tentei 3 vezes e nao congui passar!Com tudo isso acarbei perdendo um ano na faculdade de quimica, ou seja, deveria estar no 6° periodo. A questao é q estou em duvida sobre oq fazer, nao se continuo ou se presto vestibular novamente ou se tento transferir, na verdade… ja pensei em todas as possibilidades e em todos os cursos possiveis e geografia é um deles pq simplismente é uma materia maravilhosa e a unica q sinto prazer em estudar! Entao gostaria de saber se existe a possibilidade de eu consegui tranferir de lic. em quimica para lic. em geografia e tb a sua opiniao sobre a minha situaçao q é angustiante. Não sei mais o que fazer!

    • Pedro Addler

      Olá Pabline

      Com certeza, é possível fazer esta transferência sim entre o Bacharelado em Química e o Bacharelado em Geografia, basta procurar a secretaria da Universidade e manifestar seu interesse.

      Pode ser que você tenha que enfrentar uma certa fila de espera mas uma hora chega a sua vez.

      Agora, em relação a sua situação, acho que você deve mudar de curso sim para Geografia, você não está nada satisfeita com Química, isso não faz bem pra você.

  53. Luis

    Sou Analista de Sistemas, gosto de lecionar, mas o MEC ainda resiste a contratação, pretendo fazer outra graduação,mas pra lecionar, estou estudando a possibilidade de cursar geografia, será que vai combinar?

    • Pedro Addler

      Olá Luis

      Realmente com o curso de Sistemas de Informação, o mercado para lecionar na rede Pública fica bem restrito, pelo visto você vai precisar de outro diploma mesmo.

      Se você gosta de dar aulas, Geografia é realmente uma ótima carreira, pois Geografia é uma matéria ampla que combina vários conteúdos diferentes, formando uma visão ampla do mundo.

      • Luis

        Pedro meu amigo, muito obrigado pela resposta, vc me animou ainda mais.
        Um forte abraço.

  54. Pâmela Andrade

    Olá.Terminei o ensino médio e estou com duvida em qual area atuar em geografia ou historia.Se eu me formar em historia licenciatura,posso dar aula só de historia ou socoilogia ou outras?E se me formar em Geografia licenciatura posso dar aula só de geografia ou filosofia,algumas de historia?Moro no Espirito Santo em São Gabriel da Palha,o mercado de trabalho tem mais oportunidades e mais vagas em qual dessas duas areas?Por favor me ajudem…Beijos ..Obrigadaaa

    • Pedro Addler

      Olá Pâmela Andrade

      As regras dependem do mercado que você quer atuar, na rede Pública de Ensino é como você disse, quem tem diploma de Geografia dá aulas de Geografia, quem tem diploma de História, dá aulas de História e assim por diante.

      Agora na Rede Particular, a história é diferente, você pode negociar com seus patrões e se tiver competência suficiente pode dar aula do que quiser.

  55. Henrique

    Boa Noite !!!
    Estou concluindo o 3º do ensino médio esse ano.E pretendo ano que vem fazer uma licenciatura em Geografia. Mas porem tenho medo de duas coisas: 1º Não conseguir emprego no final do curso e 2º ser mal remunerado. Será que há muitas vagas para professores de Geografia ???

    • Pedro Addler

      Olá Henrique

      Em relação a um bom emprego após o final do curso de Geografia, quanto a isso pode ficar tranquilo, 10 em cada 10 especialistas concordam: atualmente estamos com falta de professores de Geografia, principalmente no Ensino Médio.

      O salário médio para um professor de Geografia, levando em conta Ensino Médio e também Cursinhos particulares esta na casa dos 1500 Reais.

  56. Marcel

    Pedro Addler,tenho 18 anos e amo geografia,na minha cidade tem licenciatura em geografia noturno e bacharelado em geografia durante o dia, eu queria fazer bacharelado mas como trabalho vou ter que fazer licenciatura.Eu não tenho vontade de ser professor, sera que vou poder trabalhar em outra área quando me formar?

    • Pedro Addler

      Olá Marcel

      Sim claro, mesmo você tendo um diploma de Geografia de Licenciatura, voltado para aulas, você vai poder sim trabalhar em outras áreas, pois os cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado são bem parecidos.

      Praticamente são o mesmo curso.

  57. Carol

    Olá, sou caloura, ainda vou começar a faculdade de Geografia. Passei para UERJ (licenciatura)e tenho uma dpuvida cruel, pois já estou pensando o que fazer após me formar… O setor da educação me atrai, mas desejo somente em dar aula no ensino superior, contudo… Andei fazer uma pesquisa e a área de clima me chama muita atenção…
    Eu poderia, nesse caso, fazer uma pós em Meterologia?

    Desde já agradeço. =D

    • Pedro Addler

      Olá Carol

      Sim, com certeza, a Meteorologia é uma área bem interessante de especialização da Geografia inclusive, pois não há muitos profissionais e a tendência é a de que o Brasil amplie e muito a sua rede de monitoramento do tempo.

      Caso você queira dar aulas no Ensino Superior ( Universidades ) na área de Geografia, neste caso, você tem que fazer uma especialização do tipo Mestrado.

  58. Guilherme Oliveira

    Olá pesssoal, estou no cursinho e estou em dúvida quanto a Geografia ou Educação Física.
    Tenho o receio financeiro na Educação Física, porêm creio que seria mais feliz fazendo Educação Física, amo esportes, a saúde a vida ao ar livre. Mas, a Geografia o retorno financeiro é melhor e há um vasto mercado de trabalho à ser explorado, gosto de ler e de viajar bastante por isso pensei nela. Me ajudem nessa escolha, muito obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Guilherme Oliveira

      Uma escolha difícil… parece que você gosta realmente das 2 áreas Geografia e Educação Física, embora elas sejam bem diferentes.

      Geografia, envolve leitura e realmente como você disse tem um mercado muito mais amplo, principalmente se você optar por ser professor.

      Já a Educação Física proporciona uma boa qualidade de vida, saúde e muito trabalho ao ar livre o que também é interessante.

      No seu caso, de uma dúvida tão difícil o remédio é o seguinte: informação.

      Enquanto o vestibular não chega, não fique pensando em escolher entre Geografia e Educação Física, procure se informar cada vez mais sobre estas carreiras.

      Com mais informação, com certeza, quando chegar a hora certa você vai estar preparado.

  59. Pedro Filho

    Faço geografia (Licenciatura) na federal do meu estado, é uma ciência muito interessante, futurista, já que hoje não se vive mais sem os conceitos de responsabilidade social e ambiental, intrisecicamente ligadas as geografia, espero ter êxito no meu curso.

  60. Andressa

    Boa noite.

    Meu nome é Andressa, queria muito cursar geologia, no entanto aqui em SP, somente no interior tem curso de Geologia, se eu cursar geografia, posso me especializar em Geologia depois? Se possivel fazer a Pos-Graduação em Geologia quanto tempo terei que estudar?
    Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Andressa

      Sim, com certeza, Geografia é mesmo um curso bem amplo, você pode se especializar desde Geopolítica até Geologia, são várias especializações do tipo “Geo” possíveis :P

      Em relação a duração da especialização, fazendo o curso de Geografia, em geral, você vai levar mais 2 anos pra se especializar em Geologia.

  61. Fernando

    Estou no 3º ano do E.M. e gosto muito de geografia, mas não quero ser professor. Que profissões posso seguir? Tem muito espaço no mercado de trabalho para essas profissões?

    • Pedro Addler

      Olá Fernando

      Realmente, embora Geografia seja um curso amplo com um conteúdo bem universal, o maior mercado ainda é o de professores.

      No entanto, há sim várias outros caminhos profissionais que você pode seguir dentro da Geografia.

      Você pode por exemplo, trabalhar com Ecoturismo, Geoprocessamento ( estatísticas Geográficas) e até mesmo Cartografia ( desenvolvimento de mapas ).

      Geografia é um curso muito bom para quem tem interesses variados e uma visão ampla do mundo.

  62. Sandro Prado

    Olá.
    Meu nome é Sandro, sou bombeiro profissional civil. Gosto de geografia, sempre me interessei sobre as abordagens que envolve a geografia.

    Tenho grande facilidade de me expressar e passar o que penso, ensinar. Por isso gostaria de cursar Geografia, me formar e me tornar professor. Mas tem o aspecto salarial, pois hoje, ganho bem, mas não há satisfação profissional.

    É impossivel fugir desta pergunta, dado o fato de eu ter 35, casado e pai de 2 filhas: quanto pode chegar os rendimentos de um professor de Geografia? Quero aproveitar para elogiar este espaço (o unico que encontrei com grande conteudo sobre o assunto), e desde já agradecer pela atenção e orientação que espero receber.

    • Pedro Addler

      Olá Sandro Prado

      Gostei !! Gostei da sua atitude, a vida é isso mesmo, na sua idade com certeza você já entendeu, viver é ter satizfação, viver é ser feliz, se você vai ser sentir realizado sendo professor de Geografia é isso que você deve ser !! :)

      Relativo a salários, um professor de Geografia do Ensino Fundamental ganha em torno de 950 Reais, um professor de Geografia do Ensino Médio ganha em torno de 1500 Reais.

      Quero aproveitar também para agradecer o elogio, que bom que você gostou do nosso site, ficamos muito contentes com sua opinião.

      E continue nos visitando, pois o nosso conteúdo não para de crescer, vamos fazer ainda muitas matérias sobre Geografia.

  63. Jessica

    Olá, tô pensando em fazer o curso de geografia,mas fico desistimulada qnd ouço que só tem ‘vagas’ para ser professor;gosto mt de politica será que tem alguma outra carreira que possa seguir que interligue esta duas aréas ? e tbm o salário aqui para Rj ? Obg !

    • Pedro Addler

      Olá Jessica

      Sim, existem algumas outras carreiras que você pode se especializar fazendo Geografia.

      Geopolítica, Geoprocessamento e até mesmo a velha e boa Cartografia produzindo todo tipo de mapa ( mapa de cidades, mapa de terrenos, etc… ).

      Em relação a salário está em torno de 1500 Reais, levando em conta, no caso, todos os tipos de profissionais de Geografia, incluindo os professores.

  64. Raquel

    Olá!Ainda estou cursando o 3 ano do ensino médio, mas já tenho que decidir o q quero fazer da minha vida.
    Eu gosto muito de geografia ! Minhas notas sempre foram as melhores nessa matéria e eu acho muito interessante a interligação entre os países, assuntos como Capitalismo e a relação do homem com a natureza.
    Mas estou em dúvida entre Geografia e Geologia, até pq o ramo do Petróleo está crescendo cada vez mais.. Apesar de ter preferência pessoal por geografia, tenho que refletir bastante sobre a questão financeira, que favorece mais a área de Geologia. Dúvida cruel… Alguém que tenha feito, pode me dar uma luz ?

    • Pedro Addler

      Olá Raquel

      Olha, você está quase caindo em uma armadilha… a armadilha do dinheiro !!

      Acredite em mim, não vale a pena trocar o que você realmente gosta por um pouco a mais de dinheiro, afinal como diz a velha frase “Dinheiro não traz felicidade”, agora satisfação pessoal, isso trás sim !! :D

      Se você gosta de Geografia e gosta dos assuntos de Geografia, é ela que você tem que escolher.

      • Jackson Amaral Costa.

        Oi pedro me chamo Jackson e agradeço muito por compartilhar de meus pensamentos pois deve-se fazer o curso não pensando na remuneração aquisitiva, mas tendo como intuito uma realização Pessoal. Jackson segundo período de Geográfia na Universidade Estadual do Maranhão.

  65. Leonardo

    Pedro,

    Boa Tarde!

    Atualmente sou Analista de Suporte na área de TI, só que recebi a noticia hoje que passei na UNILA(Universidade Federal Latino Americana) para cursar Geografia, porém estou em dúvida quanto ao mercado de trabalho como é, salario inicial de um geógrafo e de um professor ensino médio, faculdade?
    Gosto de Geografia, Obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Leonardo

      O salário médio de um profissional que trabalha com Geografia, seja dando aulas ou então outro ramo está na faixa de 1.500 Reais.

      Agora, um professor que dá aula em uma faculdade de Geografia, esse tem um salário na casa de 5.000 Reais, no entanto, para dar aulas em uma faculdade você tem que ter no mínimo Mestrado.

  66. Rodrigo

    Olá Pedro.
    Quando você diz que a renda média do professor de geografia é inicialmente 1.300 reais/1500 , você se refere a que jornada de trabalho? por hora aula ou por período?por exemplo, se eu me formar e dar aulas em 2 ou 3 períodos por exemplo, o salário sobe junto?
    Sou de curitiba, sabe como é o mercado para ca?
    estou em dúvida entre ecônomia e geografia, obrigado, espero a resposta.

    • Pedro Addler

      Olá! me refiro ao salário mensal da carga horaria exercida durante todo o mês.
      Veja nossos artigos sobre as profissões que esta em dúvidas para saber qual escolher!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

      • Debby

        oi Pedro Adler gostaria de saber se tenho chance pro bacharelado sem ter nem um título, só com a graduação, e pra licenciatura também? visto que hj muitos tem título?

  67. Igor Becker

    Se eu me formar em geografia e quem sabe fazer pós, mestrado.. se eu quiser falar sobre clima na universidade, que eu terei que fazer ? Geografia?

  68. Verona

    Posso depois que terminar meu curso de geografia licenciatura em bacharel? Como faço? Especialização ou Ingressando em um curso de bacharel para cursar as matérias que faltam? Onde posso fazer? Moro em Macaé. Obrigada!

  69. Emerson Federa

    Olá eu tenho 39 anos e estou entrando na ufcg para fazer o curso de geografia mesmo sabendo que o campo aqui na Paraíba é mais amplo para professor mesmo assim eu farei pois amo a geografia e ela é muito ampla lidando com o meio ambiente, política, clima e aspectos físicos das regiões acredito que na vida a realização vale mais do que o dinheiro ou o sucesso pois sei que serei um sucesso no que vou fazer porque amo muito tudo isso.

  70. Edilamar C. Mota

    Estou cursando o curso de bacharel de geografia a distancia pela UFMG.Gostaria de saber se eu passar para licenciatura em geografia(Objetivo) tem como eu ser dispensada de algumas materias se eu mesmo transfir para outra faculdade?.Estou cursando o 4 periodo.Alguem poderia me responder?

    • Antônio Carlos

      Acho que se fosse ao contrário poderia, pois o curso presencial,pode depois retirar matéria no ead, mas quem vem do ead não pode tirar no presencial.

  71. Carlos Alberto

    tenho 37 anos e aos 30 só tinha a 3ª serie primaria,voltei a estudar e hoje com 37 anos estou matriculado no curso de Geografia da FEUC no RJ , posso não ser o melhor aluno mais com certeza sou o mais dedicado.É um curso maravilhoso e que abre seus conhecimentos em um leque muito grande de conteúdo.Pode ser um Elevador social para quem não é provido de muitos recursos financeiros como eu. e o mercado de trabalho também é muito aquecido para um professor de Geografia no estado do Rio de Janeiro…

  72. Lara Airosa

    Olá a todos,
    Sou Portuguesa, licenciada em Geografia, professora à 10 anos, mas a situação aqui em Portugal está má.
    Será que posso dar aulas aí no Brasil?
    Agradecia que me informassem..
    Obrigada a todos!

  73. samuel rhoney de sousa

    queria saber se eu graduar me geografia posso me
    pós-graduar em história para dar aula de história?agradeço a compreensão!!!

  74. Heyder Luiz

    Gostaria de saber como tá o mercado de trabalho para bacharel em Geografia no exterior. Obrigado!

  75. Marcus

    Oi, gostaria de saber se um curso a distancia em geografia me permitiria realizar um curso de pós ( lacto e estricto senso) presencial.

    abrs.
    Marcus

  76. tabata

    olá to com algumas duvidas sobre Geografia…qero saber sobre o curso;;sobre as aulas..sobre o campo de trabalho..alguem pode me dar algumas informaçoes sobre o curso pfv……

  77. Escobar

    Olá! Inicialmente prestei dois vestibulares: um pra geografia e o outro pra geologia, pois tinha duvidas a carreira que seguir. Passei nas duas, entretanto, tive que optar por uma, na época entrei no Exercito e o curso de geologia era diurno, então optei pela geografia (licenciatura) pq era noturno e daria pra trabalhar e estudar. O que posso dizer “hoje” é que fiz a melhor escolha, e claro que preciso especificar isso somente no meu caso. A geologia é especifica e especialista em relação ao estudo da terra e a geografia é mais analítica, entender o sistemático é fascinante. Atualmente sou licenciado e finalizando o bacharelado, trabalho com Geoprocessamento, e posso dizer que esse ramo é um caminho para os geógrafos que não querem dá aula, pois é no uso dessa tecnologia que os geógrafos vêem o seu trabalho de fato, e atualmente não falta emprego para os profissionais da geografia que optarem por esse ramo. Obs: Faça realmente aquilo que gosta, pois a cada raiar do sol, a cada primeira piscada do seu olhar do dia, sempre virá um sorriso de felicidade quando se sabe que vai cumprir o dia fazendo aquilo que gosta.

    Geógrafo Flávio Escobar.

  78. Diogo

    Olá boa noite!
    estou pesquisando sobre quais aréas de pesquisa uma pessoa graduada em Geografia pode fazer?
    Na Universidade que pretendo fazer tem mestrado em Ciências do Ambiente.
    Posso fazer esse?
    abraço pra todos otima noite!!

  79. Felipe Jacob

    Olá.
    Vou prestar vestibular para Geografia na Unesp.
    Pretendo seguir o bacharelado, pois não me vejo lecionando de forma alguma. Gostaria de saber se, bacharel em Geografia, posso conseguir emprego facilmente, e em que área especificamente.
    Valeu!

  80. Alex

    Não façam geografia não pois não tem emprego voces vão passar fome

  81. Rafael Augusto

    Olá sou apaixonado por geografia, quero muito fazer o curso de bacharelado, mas estou com medo de ter so a opção de dar aulas, não quero ser professor, mas parece que quem cursa geografia so tem esta opção, e outra coisa que me desanima muito é o fato de não ser muito valorizado, e parece que o salario não é bom, quero muito ser geógrafo mais quero ser valorizado e não quero ser professor, obrigado. Gostaria de saber se o salario é bom, e se há uma boa área no mercado de trabalho pra quem cursa geografia. (sem ser professor)

  82. Bruna

    Olá, sempre tive facilidade com a Geografia o que me me proporcionou amar essa área. Quero fazer graduação em licenciatura e depois pós, mestrado, doutorado. Com estudo mais avançado, consigo trabalhar em orgãos, como IBGE, ou prefeituras ?

  83. Brendo

    olá…eu gostaria de cursar geografia, para em seguida fazer mestrado e doutorado e ser professor universitário da área de geografia…nesse caso, é melhor eu cursar o bacharelado ou a licenciatura?pretendo ser apenas docente universitário, e sei que nas opções é possível, mas queria saber qual a melhor para esse tipo de carreira…obrigado!

  84. Luisilda

    oi, sou bacharel em Engenharia Ambiental e quero fazer agora o curso de geografia, axo k é uma boa opçao pk tdo k tem a ver com meio ambiente mexe comigo e geografia é isso (relaçao do homem com o meio ambiente).

  85. monika

    olá.. sempre gostei muito de geografia, porem nunca tive chance de estudar, no meu tempo d eestudante as coisas eram muito complicadas e caras, so agora resolvi fazer uma faculdade á distanocia, me matriculei em ciencias biologicas mas queria tanto fazer geografia, exite campo pra mim,?ja tenho 46 anos e acho que nao terei muita chance, qual sua opiniao? um abraço grande.

  86. Levi

    Olá Pedro, sou formado em Administração e atualmente trabalho na área. Tenho um sonho desde criança de fazer Geografia, mais devido as necessidades tive que cursar administração. Devido as faculdades públicas, tais como UERJ e UFRJ terem os cursos de geografia em turnos que contemplam manhã e tarde fica inviável prestar vestibular para estas instituições devido ao meu trabalho. Atualmente a Universidade Estácio de Sá, Castelo Branco, Gama Filho e Simonsen possuem este curso somente no turno da noite, gostaria de saber quais dentre estas universidades particulares é a melhor para este curso.

    Obrigado

  87. ivanildo

    Posso depois que terminar meu curso de geografia licenciatura em bacharel? Como faço? Especialização ou Ingressando em um curso de bacharel para cursar as matérias que faltam? Onde posso fazer? Moro em Macaé. Obrigada!

  88. Rafael

    Muito bom teu site!

  89. Iracildo Filho

    Olá, Boa Noite, Estou cursando o 2ºSemestre de Geografia-Licenciatura pela UNIFAP, estou muito feliz com o curso e as oportunidades neste estado. Desejo sucesso a todos que escolheram a Geografia.
    Macapá-AP

  90. camila lima

    Acabei de passar no vestibular pra Geografia (bacharelado), eu poderei dar aulas?

    • re

      tambem tenho essa duvida. se não posso o que devo fazer para poder?

  91. WELLINGTON SOUZA

    Sou Licenciado em Geografia e efetivo da rede estadual de ensino do Estado da Bahia. Entendo que Geografia é uma disciplina muito importante para quem quer entender o mundo, as influências positivas e negativas da ação do homem no planeta, a economia global e brasileira, globalização, IDH, problemas sociais que acometem o planeta, etc. Falta a valorização financeira do Geógrafo, do professor, pois a importância da Geografia tornou-se e torna-se cada vez mais relevante para a preservação de toda espécie de vida da terra.

    Abraço a todos.

    Wellington Souza
    Conde-BA

  92. Natan

    Olá,gostaria de uma informação,eu passei no vestibular do CEDERJ para geografia e queria saber como é o ensino a distancia? o presencial seria melhor,estou muito na dúvida.

  93. RAQUEL

    Oi tudo bem tenho 45 anos estou no 4 semestre de geografia algumas pessoas me acham velha para o mercado de trabalho pensei até em desistir mas tenho o sonho de ser professora de geografia seja sincero é tarde para mim conseguir emprego beijos agradeço antecipadamente.

  94. Levi

    Olá,

    Gostaria de iniciar o curso de Geografia este semestre e entre as universidades particulares do Rio de Janeiro qual possui o curso melhor qualificado para a Licenciatura em Geografia?
    Obrigado

  95. Eliete Lopes de Souza Casprov

    Olá, sou professora concursada da rede pública do Paraná e já tenho vinte anos de sala de aula. Amo a Geografia! Foi a Ciência que mais me identifiquei, pois abre um leque muito grande para questionamentos que vão muito além de trabalhar com fatos prontos. O estudo da Geografia em seus diferentes aspectos revelam horizontes que antes não se conseguiam alcançar. A Geografia é Viva e Dinâmica!!!

    Um grande abraço!

    Eliete.

  96. Euriko

    Boas a todos,
    Pois, eu tirei a licenciatura em Geografia e mestrado em ciências da educação. e em Portugal os licenciados em Humanidades ou ciências da Terra, como é o caso da Geografia, são vistos como inúteis, como pessoas que só dão despesa ao país. Aproveitei a boa impressão dos brasileiros pelo curso que o curso é muito bom e bonito, começamos a ver o Mundo com olhos que nunca pensamos ver, pena em Portugal tudo que não seja engenharias ser uma bosta.

    • JOrge Augusto faria

      Olá qual faculdade vc cursou lá em POrtugal ?

  97. Erica Paixão

    Olá!!!
    Gostaria de saber qual é a melhor opção Se é o Bacharel em geografia ou a licenciatura. Estou numa dúvida cruel!!! Me respondam por favor!

  98. Alan

    Eu to fazendo Geografia Bacharelado posso fazer pos-hraduação em geologia ou geofisica ?

  99. José Rodrigues da Silva

    Caríssimos colegas, jovens que ingressam nas diferentes profissões que envolvem conhecimentos geográficos. Infelizmente, não são os pais que nos orientam ou demonstrem conhecer os rumos para cada profissão. A vida,os cursos e os colegas nos encaminham para os entendimentos sobre elas. Uma das alternativas é ingressar nos concursos públicos e buscar vagas de trabalhos nas áreas das Secretarias de Planejamentos Estaduais e Municipais; nos Departamentos de Trâsitos, etc.

  100. jackson

    ola vou iniciar o curso bacharelado em geografia sou muito otimista vejo um leque de oportunidades surgindo no brasil parra essa area ano a geografia sempre me dei bem com ela acho que posso surpreender muitas pessoas que pensam que so existe mercado de trabalho para professor. agradeco atodos obrigado.

  101. Erisvaldo Mauricio

    Fui aprovado no curso de Geografia e gostaria de saber Pedro Addler se o mercado de trabalho é extenso e quais rumos devo tomar no mercado, quais os concursos que devo fazer… Me ajude psicologo por favor.

  102. helena pizoni

    Olá pedro! eu gosto muito de geografia e história, já fiz pedagogia e pós em psicopedagogia, e agora estou em dúvida se faço geografia ou história, quero fazer para dar aula mesmo, que é oque eu realmente almejo, oque vc acha???

  103. Glauciene

    Boa tarde!
    Então!
    Amoooo geografia! Estou fazendo pré-vestibular e tenho muta vontade de fazer o curso. Mas tenho certo receio, amo a parte de Ambiental, então por enquanto estou tentando Engenharia Ambiental. O problema é que tenho medo de depois me arrepender de estar cursando nesse curso. Minha família não aprova que eu faça geografia, ai é mais difícil ainda pq eu não tenho apoio! :(
    Acho que esse ano vou tentar o curso, a dúvida é se eu devo! Mesmo sabendo que amo!
    Infelizmente vivemos em um país capitalista!
    O q vc acha?
    bjosss

  104. Lucas Virginio Calvacanti

    Bom,gosto muito de Geografia,principalmente assuntos relacionados á:população,IDH,Expectativa de vida,entre outros,pretendo fazer Bacharel nessa Àrea.

  105. Gabriel

    Unesp é uma referência pra geologia? O salário de m geólogo está em 10, 15 mil reais ? Agradeço se responderem!!!

  106. Elinete

    olá Pedro posso dizer que a escolha certa entre serviço social bacharelado e geografia licenciatura, escolhi serviço social já estou cursando o primeiro semestre EAD, a relação era sobre o mercado de trabalho atualmente qual seria a melhor escolha..

  107. André Teixeira

    óla estou em dúvida entre geografia e agronomia
    não sei qual area escolher.Eu gosto de agronomia porém eu amo muito geografia.

  108. ellen

    Estou no 5 semestre de pedagogia e gosto muito do curso que escolhi, mas tenho minhas duvidas quanto ao mercado de trabalho já que existe muita gente fazendo o mesmo curso a distancia e em todo lugar tem,penso em complementar com algum outro curso na área a educação que estejam precisando, alguma sugestão ?

  109. A.

    Oi. Sou apenas uma jovem de 16 anos, que mais 1 ano, concluirá o ensino médio, e estou em mente fazer faculdade de geografia, eu gosto muito, é uma matéria que me envolve, me desperta, é simplesmente encantadora, tenho facilidades com geografias e quando entra na questão de geopolítica é tão fascinante !! No entanto … ando um pouco confusa, irei concluir o ensino médio e quero fazer uma faculdade, só que devido ao mercado de trabalho, fiquei bastante indecisa e gostaria sinceramente ouvir a opinião de quem já passou por isso.

  110. André

    óla estou com uma grande dúvida
    quanto ganhar um professor de geografia
    na rede do ensinio medio
    obrigo!

    • Paulo

      você por exemplo teria que pagar para entrar em sala de aula e aprender a escrever.

  111. janaina

    Sou formada em Serviço Social, só que moro em um municipio de interior, onde o mercado de trabalho na área é muito complicado, principalmente por causa da politica e das peixadas, e não pretendo mudar de municipio pois sou casada e tenho residencia fixa no municipio. Estou pensando em me dedicar a um novo curso, em uma nova profissão, nisto eu pensei em cursar Geografia. O que vcs acham, Compensa?

  112. JOrge Augusto faria

    Olá todos !
    Eu me formei em Tecnologia em gestão ambiental e agora pretendo fazer geografia (licenciatura) gosto muito desta áreas.Estou também estou no quarto de inglês e termino espanhol no fim do ano que vem.Gostaria de saber se alguém sabe de algum curso internacional na área de meio ambiente .Grato

  113. André

    ola meu nome é André quero saber se posso cursa geografia licenciatura e depois me espesializar em geologia!
    obrigado!

  114. Shirlene Cavalcanti

    Onde posso atuar sem ser professora, formada em Geografia Licenciatura ?

  115. Samya

    Olá, tenho 17 anos, passei no curso de geografia pela UFPI e estou muito animada com o curso, minhas aulas estão próximas, mas eu ainda tenho o pensamento de não saber ao certo o curso que pretendo seguir.. Mas vejo que vou me da bem e gostar do curso! Pretendo fazer futuramente o curso de direito! Só tenho um pouco de medo em relação ao mercado de trabalho do curso de Licenciatura em geografia, mas isso não está me fazendo desistir! É sempre muito estranho, quando falo o curso que vou seguir muitos acham que fiz só pra passar, mas não vejo o professor como a profissão que “constrói” todas as outras e mais importante é um curso que realmente gosto e dou valor! Então desejo boa sorte a todos que vão seguir esse lindo curso, e vamos ver no que vai da, minhas aulas estão próximas, espero que toda essa minha empolgação dê certo! Beijos

  116. Claudia Leal

    Olá, encontrei esse site e achei muito interessante as duvidas e depoimentos dos colegas e futuros colegas de profissão. Eu entrei no curso de Geografia, digamos q por falta de opção, na verdade eu gostaria de fazer publicidade, então comecei a estudar p prestar vestibular pra geografia e na medida q estudava fui me apaixonando e hoje eu sou APAIXONADA por geografia, todos q me conhecem sabe do nosso “caso ” e hoje o meu objetivo é só crescer dentro da geografia, no inicio da graduação eu gostava mais da geografia humana, mas hoje sou totalmente geografia física, respiro geomorfologia, então por meu curso ser licenciatura, eu sinto essa falta de fazer bacharel, mas eu não tenho conseguido encontrar respostas para a minha DUVIDA, o que é preciso para que eu faça bacharel? preciso mesmo fazer os quatro anos?

  117. Emerlinda

    Ola! Eu sou emerlinda. Estou a fazer último ano no médio tenho 18 anos. Quando eu entrei no médio mi substimei na área de comunicação social. Mais agora estou pra terminar o médio vi que gosto mais de geografia e quero seguir este curso na área de biografia. Não sei mais o que fazer porque estou muito confusa no que realmente eu quero por favor mi explique mais um pouco nesta área de geografia. Será que está área eh muito boa?

  118. Demba sano

    Boa neite gente , esse e o meu ultimo ano no ensino superior e quero fazer um curso ligado ao geografia, mas nao sei ainda em que area da geografia . E quero uma ajuda de aqui a 6anos qual vai ser a area q pode ter mais vagas no mercado.

  119. josiane

    Olá Pedro!! Sou formada em geografia, posso fazer graduação em ciências ambiental?
    Boa noite.

  120. Denise

    Tenho 33 anos e depois de muito trabalhar, decidir investir em uma profissão, me decidi por Geografia por ser uma areá que me interesso, tenho um pouco de medo do mercado de trabalho pela minha idade já que sairei da facu já com quase 40 anos e ficar dificil, mas estou ansiosa, sinto que tudo vai dar certo. Semana passada me inscrevi no Enem acho até bem dificil eu passar devido aos longos anos que estou fora da escola, mas …tentamos,agora gostaria de saber como faço depois que terminar a faculdade para me empregar, saio com um curriculum na mão vou nas escolas em agencias de emprego, internet …to perdida

  121. Yuri Lima

    Passei na UNESP de Rio claro, mas acabei desistindo vou fazer numa particular mesmo que é numa cidade vizinha. Mas a minha dúvida mesmo é quanto o salário se eu trabalhar pelo menos umas 40hrs semanais consigo uma boa remuneração?

  122. Cristian Maximiano

    Olá para todos…gostaria de informar que o município do Rio de Janeiro está pagando aos professores salário inicial de 3.500,00 mais benefícios que somam 4.000,00. A questão de que professor “ganha pouco” varia muito de cidade para cidade, logo, não se pode desanimar com a justificativa de que se ganha pouco. Várias profissões tem o inicio de carreira ganhando muito pouco. A média salarial de fisioterapeutas, biólogos, nutricionistas e outros é baixa também. Administração por exemplo, é um curso em que dificilmente você ocupa um cargo de administrador logo de cara, geralmente o pessoal é contratado como assistente administrativo e etc… Na dúvida, pesquisem os jornais de concursos, que vocês conhecerão salário e carga horária de profissionais… Não se iludam com a tríade Engenharia, Medicina e Direito..há diversas outras carreiras interessantes….e geografia é uma delas.
    Abraços,
    Cristian
    Assistente Social

  123. andre guilherme

    estou cursando o curso de engenharia de produçao.e estou desanimado com esse curso.
    vou faser vestibular para geografia estou muito entereçado.
    na grade do curso de geografia tem calculo e matematica?
    faço licenciatura ou bacharel?qual ha melhor area?

  124. Danilo cardoso

    estou no segundo ano do ensino medio e ja tou decidido que vou estudar Licenciatura em Geografia.

  125. Debby

    oi, gostraia de saber se tenho chance de passar num concurso pra bacharelado de geografia sem tem nem um titulo, apenas a graduação?

  126. Daniel Brandão

    estou no terceiro periodo de gegrafia licenciatura e parece que foi ontem que resolvi fazer a faculdade, já estou dando aula para ensino fundamental, pois como trabalho como vendedor no periodo da manha só dou aula no periodo noturno, pois se chegar a sair do emprego quem tem curso de geografia desimpregado não fica.

  127. Pedro Guedes

    Boa tarde.
    Sou formado em Geografia (Licenciatura/Bacharelado) e me especializei em Engenharia Ambiental. Esta minha especialização foi realmente por necessidades profissionais, uma vez que, ainda nos tempos atuais, o Geógrafo é visto pelo grande mercado de trabalho como apenas um profissional capacitado para lecionar em escolas de ensino fundamental e médio ou, se quiser fugir deste estigma que faça mestrado e doutorado e vá dar aulas em faculdades. Nota-se que todas essas opções sempre se desvinculam do mercado de trabalho “normal” dos demais profissionais formados. É verdade, somos vistos como meros reprodutores de conhecimento, pelo menos para uma grande maioria de empregadores. Engenheiros Ambientais, Civis, Agronomos, Urbanistas e Geólogos ocupam áreas que, notadamente são de atuação do Geógrafo. Uma vez perdi uma oportunidade profissional para realizar um levantamento de classificação de relevo de uma propriedade particular para um Geólogo. Ora, para que serviram então mais de 200 horas de disciplinas de geomorfologia então, sendo que no curso de Geologia eles tem apenas 1 disciplina de Geomorfologia. Mas a luta é diária e constante. Depende mais do proceder nosso particular do que de uma ação coordenada e direta dos Departamentos de Geografia das Universidades que deveriam se voltar mais para o mundo do lado de fora das faculdades. Falo o que penso baseado num fato bem simplório de que passei a minha graduação toda sem ao menos realizar uma ida ao laboratório de geografia física. Só fui aprender a utilizar certos instrumentos no meu curso de pós-graduação em Engenharia Ambiental. Como fazer frente ao mercado de trabalho com esta deficiência e tantas outras que devem existir nos diversos cursos de Geografia espalhados pelo Brasil.

  128. André Queiroz

    Sempre amei Geografia, mas segui a carreira da Publicidade, me formei e após 04 anos estou tendo dificuldades em conseguir um bom emprego nessa área, tenho 23 anos já não posso perder muito tempo! Queria muito estudar Geografia mas tenho receio, a faculdades particular é bom? Será que conseguirei emprego sendo estudante de uma particular, e não publica? aqui no RJ a UERJ e UFRJ são referencias nesse curso! tenho medo de entrar em uma particular e ficar rejeitado

  129. Abimael Lucas

    Passei agora para o curso de Geografia Bacharelado na Estadual do Ceará. Estou muito feliz pela conquista, é a área que admiro mais, o que ainda tenho receio é sobre as oportunidades de emprego. Devo continuar assim ?

  130. Ícaro Coutinho

    Prezado Pedro Addler , bom dia

    Preciso de uma informação muito importante para decidir que rumo tomar.

    Sou Geógrafo Bacharel com especialização em Gestão Ambiental e Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, e gostaria de saber se posso prestar prova de concurso para Engenheiro Ambiental MPU ,já que possuo cadastro CREA. Já prestei concurso da Petrobras e podia fazer para engenheiro contanto que tivesse especialização na área ambiental. Como posso conseguir essa informação ?

    Atenciosamente

    Ícaro Coutinho

  131. Benvinda P Suhet dos Santos

    Sou graduada em geografia( licenciatura-8 períodos)e gostaria de me tornar Geógrafa. Gostaria de saber o que tenho de fazer para ser Geógrafa?
    Por favor, preciso de resposta.
    Obrigada.
    Benvinda.

    • Flávio

      Juridicamente você precisa fazer o bacharelado e aí obter registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ao qual é o orgão fiscalizador da profissão de Geógrafo. Outra forma de obter registro como geógrafo perante ao crea é concluir o mestrado e Doutorado em Geografia e aí poderá pleitear legalmente a profissão.

  132. katia

    bom dia fiz graduação em gestao ambiental e estou fazendo pós graduação em geografia e meio ambiente eu posso dar aula?

  133. adolfo luiz de frança

    Boa tarde companheiros-as.Fico feliz em saber que tém muitas pessoas interessadas nesta área.Pois eu me formei neste curso,porém não leciono por já ser funcionário de uma estatal, e aposentado em atividade.sucesso pra todos.

  134. MARIANA

    Sempre amei Geografia,no entanto comecei a trabalhar na de contabilidade e fui pegando gosto pela coisa,mas sinceramente quando vc realmente gosta de alguma coisa vc não tem dúvida e fica desanimada,conversei com a diretora do colégio do meu filho ela disse que professor de geografia é igual achar agulha no palheiro,acho que quero isso para mim não quero ganhar muito quero ser feliz na minha profissão.
    Mariana.

  135. Cassia Silva

    Olá, me formo este ano em Geografia, fiz EAD devido minhas condições, já sou formada Adm de Empresas e Pós Graduada Gestão Empresarial, gostaria de lecionar para faculdades ( Tem várias em minha região), devo fazer a princípio uma pós na área ou direto um mestrado? Estou tendo dificuldades em informações sobre mestrado.

  136. Elaine

    Olá pessoal,
    Adorei ler os comentários acima, acabei de me formar em geografia/licenciatura, e realmente a interdisciplinaridade da geografia fascina, eu não poderia ter escolhido outro curso, estou um pouco desestimulada com relação a conseguir emprego, porque na cidade que moro não consegui ainda dar aulas, apesar de durante a graduação ter realizado várias projetos como PIBID por exemplo,a demanda de professores com pós graduação ou mestrado é bem grande, por gentileza, podem me informar quais cidades tem todas essas vagas sobrando, porque definitivamente eu quero exercer minha profissão.

  137. junio

    Boa tarde eu to no 2º semestre de geografia eu posso pega uma sala de aula pela prefeitura so funcionário publico e queria pegar uma sala de aula será que posso.

    • Paulo

      Infelizmente, enquanto você não aprender a pelo menos escrever de forma correta, sua presença em uma sala de aula, só vai trazer desgraça para os alunos.

  138. Larissa Carlsson

    Na escola sempre fui excelente aluna em geografia, tirava notas acima de 8,0, adorava folhear e ler os livros de geografia, alias nas horas vagas ficava lendo o livro o tempo todo.
    Será que essa carreira daria certo para mim?

  139. vera lucia

    Boa Noite! comecei nesse segundo semestre de 2013 o curso de Geografia,estou empolgada, e quero me dedicar ao máximo,quero buscar conhecimentos, estou super empolgada.

  140. Juliana

    Olá gente,boa tarde! estou terminando o ensino médio esse ano e moro numa cidade do interior. Aqui só tem pedagogia e geografia. Entre esses dois cursos eu prefiro geografia,mas a questão é que eu não quero ser professora!Como eu faço? Não quero ir embora pra fazer oura faculdade..

  141. marcilene

    gostaria de saber quais são as opcões de graduação,para quem fez (licenciatura em geografia.abraços

  142. Tatiane Rafaele

    Olá, estou muito interessada em fazer o curso de geografia,pois me identifico muito. Tenho o curso técnico em meio ambiente,gostaria de saber se isso agrega no curso.E na minha cidade e região não tem o curso então pretendo fazer a distância(licenciatura)é aconselhaveu?

  143. Maysa

    Pelas informações colocadas aqui neste site em relação a profissão de Geografia achei mínimas e escassas, talvez seja pela falta de informação. A Geografia é muito mais do que as informações prestadas no inicio. Espero que melhore, pois vi de outros cursos e achei bastante informações.

  144. Maria Eduarda

    gente e dificil geografia? meche muito com a matemática? pra ser professora de geografia eu faço só geografia, ou tenho que fazer pedagogia também?

    • p.oliveira

      Olá, todos os cursos tem um pouco de matematica. Na geografia tem matematica/estatistica nos primeiros períodos, mas é super tranquilo. Já para ser professora nessa área é preciso fazer um curso de licenciatura em geografia, não é necessário fazer pedagogia para isso.

  145. vera lucia almeida

    Boa noite
    me graduei numa faculdade de filosofia ciências e letras, lecionei um tempo com história e geografia isso em 85, só q a minha lincença do mec veio como estudos sociais e filosofia, hoje gostaria de fazer mestrado em geografia, o que devo fazer, pois estou muito desatualizada.
    Obrigada

  146. Amanda Silva

    Olá Boa Tarde Pedro.

    Estou atualmente estudando Engenharia Civil, mas não estou muito motivada com o curso. Uma das disciplinas que tem chamado muito a minha atenção é Geologia e Topografia.
    Apareceu recentemente a oportunidade de poder começar o curso de Geografia, sendo assim gostaria de saber se ao terminar o curso poderia me especializar em geologia.
    Um grande abraço.
    Amanda.

  147. Matheus

    Qual é o nome do ramo da Geografia que estuda os países: sua cultura, divisões, barreiras, economia e outros ?

  148. Ana Paula Morais da Costa

    Olá, sou graduada em Gestão ambiental, estou no terceiro semestre de Geografia e gostaria de saber qual pós seria viável que eu faça para trabalhar na área da educação????

  149. Lucimara

    Bom quero saber das pessoas que estão cursando ou ja concluiram a faculdade de geografia se ao decorrer do curso é estudado matemática complicada, porque gosto de geografia, mas não suportaria muita matemática, se for apenas o básico não me importo, entretando se for aquelas contas dificeis, enormes e complicadas… ai desanima

    • p.oliveira

      Olá, hoje em dia, eu acho que não tem nenhum curso que não tenha nem um pouquinho de matematica, rsrs.. a matematica está em todos os lugares!! No curso de geografia, nos primeiros períodos tem matematica/estatística, mas pode ficar tranquila que não é bicho de sete cabeças,é bem tranquilo.

  150. Igor

    Posso me formar em geografia bacharelado e depois fazer a licenciatura ?

  151. Paulo

    Antes da preocupação com salários, vocês deveriam aprender a pelo menos escrever de forma correta.

    É um absurdo ter um docente que escreve : ” aconselhaveu, intusiasmo, encomodado e outras barbaridades.

    Estão despreparados para aprender e mesmo assim daqui a pouco vão estar em sala de aula ensinando de maneira sofrível.

  152. Rodrigo

    Posso fazer a licenciatura e o bacharelado ao mesmo tempo?

  153. Rodrigo

    Com a graduação de Geografia posso fazer qualquer concurso publico que exija o nível superior?

  154. Gysely

    Eu estou cursando o III Periodo de Licenciatura em Geografia e no momento passei para o curso de Bacharel em Contabeis ai vem a mera duvida mudar ou nao sendo que me identifico com as duas areas ! enfim como faço para mudar meu curso de Licenciatura e quero mudar para Bacharel porem as universidades estaduais do piaui nao fornece a opçao de bacharel como faço entao ??? tem alguma outra faculdade que posso fazer essa mudança caso eu seja licenciada em geografia ?

  155. GYSELY REZENDE

    Bom estou cursando o III bloco de Licenciatura em Geografia porem que na universidade estadual do piauí não tem a opção de trocar de licenciatura para bacharel em Geografia … caso eu me forme em Licenciatura de geografia posso mudar para bacharel em alguma faculdade do Brasil ? se sim quais ?

  156. Ana

    Vou fazer bacharel em geografia,e gostaria d saber se essa area tem a ver com tecnico de meio ambiente e gestao ambiental .

  157. jullio

    Oi, gosto muito de geografia e estou no terceiro colegial, quero fazer um curso superior e nem formar porém não gostaria de ser professor; por favor me ajudem quero saber o que posso fazer quando terminar o curso ????? ME AJUDEM, gostaria de trabalhar com logística!

  158. Diana Mendonça

    olá, adorei esse site, gosto muito de geografia, ja é a segunda vez q passo no vestibular para geografia, a primeira vez não cursei, mas agora pretendo seguir adiante, começo meu curso agora em março, queria saber quanto esta o salario de um professor aki na minha cidade, caxias-maranhão? pois aki professor de geografia não é muito valorizado na minha opinião…vou fazer o curso em universidad publica pela uema..

  159. Paulo Rogério Figueiredo

    Por favor, alguém poderia me informar se existe um limite de idade para se iniciar a lecionar, amo geografia e comecei ontem meu curso na faculdade, tenho 46 anos, só agora tive a oportunidade de poder me dedicar e quero muito lecionar.

  160. Valmir Santiago

    Bom dia , estou começando licenciatura em geografia a distancia pela UNIMES VIRTUAL, pois sou tecnico ambiental e acho que este curso tem tudo haver .

  161. Fernanda Claudia Costa

    quero muito fazer o curso de geografia, mas algo que me entristecesse muito é que, como não quero fazer licenciatura no Brasil não a investimento pra quem quer trabalhar em geopolítica, geoeconomia, geografia humana. é isso que quero me especializar, mas isso é tão desvalorizado aqui.

  162. leandro

    Quais as matérias no curso de geografia que tem calculos ? Essas matérias são ao longo do curso?,não sou bom com exatas, mesmo assim posso fazer o curso ?

  163. diego sleutjes

    boa tarde…gostaria de saber quanto tempo que leva mais ou menos uma especialização,pretendo fazer geoprocessamento,….fico agardando..:)

  164. Renan Florindo

    Estou inscrito no vestibular da UDESC Gegografia Bacharelado, e gostaria de saber se há opções de trabalhar fora do país, e se o diploma é reconhecido, vocês sabem?

  165. walber

    ola boa noite pretendo estudar ano que vem geografia e queria saber se tem polo aqui em ipatinga com mensalidade barata e faculdade boa

  166. p.oliveira

    Olá, começei a fazer geografia esse ano, pois é uma área que me identifico muito. Porém tenho uma dúvida, quem faz licenciatura em geografia pode lecionar geografia e história tbem, ou é preciso fazer um curso de extenção antes? já ouvi muitos comentarios sobre isso, mas não sei ao certo. Bjã1

  167. Fábio

    Olha, sinceramente, não li todos os comentários, mas até onde acompanhei as perguntas e respostas, o Addler só está preocupado em sugerir para o formando ou pré-formando em Geografia o cargo de professor. Não é uma ou duas vezes em que ele menciona o salário de um professor. Enfim, seja franco com os demais: o curso de bacharelado em Geografia oferece _REALMENTE_ alguma oportunidade de trabalho FORA das salas de aula ou estes outros empregos ficam restritos aos que estão cursando Geologia, Engenharia Ambiental, Agronomia e Metereologia?

    Obrigado.

  168. Gabriel roquette sardinha pessoa

    Gosto de geografia.

  169. felix aniceto

    Oii pa todos sou estudante da universidade eduardo modlane em moçambique, frequentado o curso d licenciatura em geografia, sou estudante do 1ano, gostaria de saber qual E a melhor especialização do curso…na minha faculdade temos como especialização entre:
    -População e ambiente
    -Planeamento e desevolvimento urbano
    -E GIS ou SIG

  170. ivan soda

    quero ser prof d geografia.agora qais os procedmentos para o tal?

  171. jordilei araujo

    sou professor de geografia (licenciatura), quero fazer bacharelado. tem o referido curso a distancia?

  172. pedro

    eu gostaria de saber qual e o salario medio pra uma pessoa que faz geoprocessamento

  173. Gustavo Rocha

    Estou em duvida em que curso fazer, Geografia ou Geologia..
    Gosto muito de viajar conhecer lugares novos, esta em contato com a natureza e em temas ligados ao meio ambiente…
    Por favor me ajude!!!

  174. jakeline

    ola queria muito fazer geografia mais estou em duvida , sera que vai compensar ?

  175. Letícia Fernandes

    Bom Dia!
    Estou começando agora o Curso de Geografia! estava dando uma olhadinha aqui no site e vir que é bastante interessante, ainda tenho muitas duvidas em relação ao mesmo… espero poder contar com vocês sempre que eu precisar tirar duvidas! só de ler o conceito de Geografia já me interessei bastante! Obrigada!

  176. Raimundo Barbosa

    Bom,sou estudante do ensino medio e quero entra na faculdade de geografia. Mas a minha duvida e se e uma boa opçao entra pelo o FIES

  177. Silvia

    Estou cursando licenciatura em geografia, gostaria de saber quando posso começar a dar aulas?

  178. pedro

    alguem sabe qual área da geografia é mais bem paga?
    e gostaria de saber tambem quais sao as áreas além da licenciatura.

  179. Roberta

    Oi!, bom passei em geografia para licenciatura , estou muito empolgada , mas gostaria de saber se me formando em geografia poderia atuar na área de um bacharel em geografia .

  180. Carina Felitti

    Boa noite,
    Sou Formada em pedagogia e inscrita na FUVEST para entrar em Geografia, mas gostaria de saber se poderei dar aulas de História também ao me formar em Geografia.
    Obrigada,
    Carina.

  181. Ivanir Pereira Barreto

    Tenho 38 anos e acabei de começar o curso de licenciatura em geografia queria saber se quando me formar vou ter dificuldades em encontrar oportunidades na área por ccausa da minha idade?

  182. victor

    Faço Licenciatura em Geografia. Após o término, posso fazer uma contemplação para Bacharelado ou uma Pós, para ganho de TÍTULO ? A idéia e trabalhar com topografia e licenciamento ambiental.

  183. Arlem de Freitas Esteves

    Olá, eu sempre me dei muito bem com geografia, e também gosto muito. Gostaria de saber vale a pena ao 41 anos de idade iniciar uma carreira nova nesta área , já que não gosto do que estou fazendo no momento. Um grande abraço e gostei muito do site. Obrigado!

  184. Cleiriane falcão de freitas

    Gostaria de saber se cursando geografia eu so posso trabalhar como professora

  185. Nome

    Olá, Pedro Addler.
    Pretendo cursar geografia, no entanto tenho uma dúvida: o licenciado em geografia pode se especializar em geologia, geoprocessamento, geopolítica… Ou somente o bacharel?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!