Ciências Biológicas

Geologia

O Geólogo estuda a terra e as suas mudanças através das eras. Para isso ele investiga mares, continentes e todo tipo de topografia. Conheça mais sobre a carreira em Geologia.

Geologia

Habilitação:
Geólogo
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Ciências Exatas
Atributos do Profissional:
Meticulosidade e Observação
Salário Médio:
R$ 2216,00

A profissão do Geólogo

O principal objetivo de estudo da Geologia é a Terra e todas as transformações e evoluções pelas quais ela passou ao longo dos tempos.

Para entender melhor a evolução da Terra, o Geólogo estuda os oceanos, os continentes, os relevos, a ação da natureza, das plantas, dos animais e principalmente as interações que acontecem entre todos eles.

O profissional de Geologia é o responsável pelo levantamento de todo tipo de dado topográfico e trabalha juntamente com profissionais de Engenharia auxiliando na elaboração de projetos para grandes obras tais como represas, túneis, hidrelétricas, estradas e aterros sanitários.

Como especialista em terrenos e rochas, o geólogo pode trabalhar lado a lado com profissionais de Engenharia de Minas estudando territórios e localizando jazidas de metais, petróleo, gás e até mesmo água subterrânea.

Além de obter dados técnicos para engenharia, o profissional de Geologia, como pesquisador, também investiga a ação das forças naturais sobre o planeta estudando todos os seus efeitos, tais como: erosão, glaciação e desertificação.

O Curso de Geologia

O curso de Geologia é um bom exemplo de integração de teoria e prática.

No início do curso de geologia o foco vai ser a formação básica do geólogo com fortes conteúdos de matemática, biologia, química e física. Nos anos finais o estudante passará também a fazer muitas aulas práticas e muitos laboratórios.

Além de matérias de conteúdo universal, no decorrer do curso de geologia o aluno também será introduzido em conteúdos específicos tais como petrografia (análise de rochas), análise de terrenos e até mesmo paleontologia (estudo de fósseis de animais e plantas, extintos ou não).

Em algumas universidades, principalmente nas Universidades Federais, é obrigatório que o aluno produza um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Geologia: Estudando a Terra, suas origens e sua evolução

Grade básica do Curso de Geologia

  • Cálculo Básico;
  • Química;
  • Biologia;
  • Física;
  • Mineralogia;
  • Topografia;
  • Desenho Técnico;
  • Estatística;
  • Paleontologia;
  • Geomorfologia.

Melhores Faculdades

O curso de Geologia é ofertado por inúmeras instituições de ensino do país. Porém, é importante que o aluno verifique se a faculdade possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso terá validade. As principais universidades que oferecem o curso de Geologia com reconhecimento do MEC são:

  • Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – Mato Grosso;
  • Universidade de Brasília (UNB) – Distrito Federal;
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Sergipe;
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Amazonas;
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Minas Gerais;
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – São Paulo;
  • Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo;
  • Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) – Minas Gerais.

A Geologia e a Teoria de Gaia

Gaia: A Terra Viva, em uma Representação Artística

A Teoria de Gaia ou Hipótese de Gaia foi formulada pelo cientista Britânico James E. Lovelock no ano de 1979 do século passado.

Lovelock, baseado em teorias fundamentais da Geologia, da Biologia, da Química e também de observações da natureza chegou a uma conclusão interessante: a Terra está viva!!

Embora pareça algo mirabolante ou então místico, essa teoria tem um forte embasamento científico e de geologia.

O conceito de Mãe Natureza já é conhecido e amplamente difundido em várias culturas, desde os Índios nativos do Oeste Americano até tribos ancestrais do centro da África, mas Lovelock foi além!

Ele propôs que o nosso planeta, nós, os animais, as plantas e todos os elementos químicos e de geologia fazemos parte de um mesmo organismo gigantesco chamado Gaia, segundo sua teoria, todas as formas de vida da terra constituem um único ser vivo.

Em outras palavras, a Terra é um planeta vivo e manifesta a sua vida através da união de todos os seres vivos que estão dentro dela, todos fazem parte de Gaia e todos contribuem para o equilíbrio da teia da vida.

Ele baseou sua teoria nas seguintes evidências:

  • É comprovado que na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (Lei de Lavousier ). Quando um animal, um ser humano, uma planta ou um ser vivo qualquer morre, todos os seus átomos e moléculas voltam para a natureza e são usados na construção de novos seres vivos, logo todas as formas de vida estão de um certo modo interligadas.
  • Os organismos através de sua interação com a natureza, não só influenciam o espaço físico, como também o químico. As árvores, por exemplo, alteram a química da atmosfera transformando CO2 em oxigênio, os animais por sua vez respiram o oxigênio e formam novamente CO2 em um ciclo químico perfeitamente renovável.
  • Se retirarmos um animal, planta ou forma de vida da terra e o jogarmos em um outro planeta qualquer do universo conhecido ele morrerá, em outras palavras, a vida depende da Terra.
  • A terra tem mecanismos de auto-regulação que mantém as suas condições estáveis: correntes marítimas, correntes de vento, atividades vulcânicas. Esses mecanismos do ponto de vista da geologia, biologia e química funcionam de forma perfeita e equilibram as formas de vida com as formas não-vivas.

Embora a maioria dos cientistas e especialistas em geologia considere errada a Teoria de Gaia, ela tem um forte apoio de alguns grupos e alguns fatos tais como o aquecimento global tem aumentado a sua credibilidade.

O caso do aquecimento global é interessante: quanto mais o homem destrói o meio-ambiente, alterando Gaia, mais Gaia torna o ambiente desfavorável ao próprio homem, esse fato pode levar em um caso extremo na extinção da humanidade.

Esse fato pode ser visto como o caso de uma doença, onde o corpo é Gaia e a humanidade é a doença: se a doença faz mal ao organismo, o corpo vai fazer de tudo para expulsá-la.

Ainda não existem fatos concretos que comprovem e nem fatos concretos que desmintam a Teoria de Gaia, por isso, por enquanto ela é apenas uma teoria.

Especializações da Carreira de Geologia

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da Geologia:

  • Engenharia Geológica: Especialização que une Engenharia e Geologia, o especialista em Engenharia Geológica atua fazendo levantamentos técnicos para a construção de represas, túneis, minas e grandes obras em geral.
  • Geologia Ambiental: Especialização onde o profissional de geologia atua planejando a ocupação da natureza, avaliando danos geológicos de projetos industriais ao meio ambiente e também examinando e ajudando na recuperação de solos poluídos ou contaminados.
  • Geofísica: Especialização mais teórica da Geologia, o profissional que segue por esse caminho atua como cientista estudando os fenômenos geológicos, elétricos, térmicos e magnéticos que atuam em nosso planeta.
  • Geologia Petrolífera: Carreira onde o geógrafo atua explorando o solo e os mares em busca de poços de petróleo e reservas de gás natural.
  • Hidrogeologia: Carreira similar a Geologia Petrolífera, só que nesta especialização o geólogo se especializa na busca de reservas subterrâneas de água doce.
  • Geologia da Mineração: Especialização onde o profissional de geologia atua estudando os terrenos em busca de minérios e também estudando as minas para determinar a quantidade de minérios que existem nas mesmas.
  • Geologia Forense: Um campo novo da geologia que está sendo aberto. Nesta nova especialização o geólogo trabalha fazendo perícias técnicas e auxiliando a polícia e o ministério público na resolução de crimes.

Carreira de Geologia: Aspectos Favoráveis

Há excelentes oportunidades para profissionais de Geologia graças a descoberta dos gigantescos poços de Petróleo do Pré-Sal Brasileiro.

Outra área bastante favorável é a de mineração, Geologia da Mineração, as empresas estão buscando uma exploração cada vez mais moderna e sustentável o que exige um forte trabalho de profissionais de geologia e gestão ambiental.

Carreira de Geologia: Aspectos Desfavoráveis

No trabalho de campo muitas vezes o profissional de geologia pode ser exposto a condições insalubres tais como ambientes barulhentos ou então locais com risco de desabamento.

É importante lembrar, no entanto, que embora perigosas essas atividades tem um risco controlado, essa garantia é dada pelos equipamentos de segurança e pelo planejamento.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Alcilene

    É um grande incentivo, uma ajuda para quem não sabe ainda qual carreira seguir.
    Muito legal!

  2. Rafael

    olá.
    muito bom, uma ajuda pra quem não sabe oque fazer(ex:eu), mas me indentifiquei muito com geologia !!
    queria saber se tem faculdade de geologia particular, pois só encontrei em federais.
    grande abraço.

    • Nell

      Só há uma faculdade particular com o Curso de Geologia no País: a UNISINOS, no Rio Grande do Sul. E é um curso considerado caro, no mesmo patamar dos cursos de engenharia por causa dos laboratórios específicos e sofisticados e das numerosas viagens de campo.

      • Rafael

        Nell, obrigado pela informação. Sim, é muito caro. Irei tentar Federais mesmo…
        Tenho muitas dúvidas em relação ao curso de geologia, pois queria saber informações mais detalhadas…
        Abraço

        • Ranielle Oliveira

          Ola, em Paracatu-MG tem o curso de Geologia particular na FINOM.
          Estou com muita duvida entre Geologia e Engenharia Ambiental.

    • Paulo César

      Existe o curso de Geologia no ES em Vila Velha, UVV, mensalidade de 897,00, duraçao de 4,5 anos. abre turma em 01/12, vle a pena.

    • Cassia Fonseca

      Oii…
      existem cursos particulares sim, um exemplo, que é o curso particular que eu conheço é a unisinos no RS.

      • Bruno Rocha

        existem 3 universidades (que eu conheço) particulares hoje no Brasil! a Uni-BH, a Unimontes (santos) e a Unisinos (RS)

    • Lays

      Olá, eu também procurei muito por faculdades particulares, e só encontrei em SP ou em Cabo Frio(as mais próximas). Mas optei por fazer pública mesmo.

      Espero ter ajudado.

    • guilherme vieira torres

      Olá colega!
      Até onde sei , a única faculdade particular de Geologia do Brasil está localizada no RS na grande Porto Alegre,mais especificamente em Canoas.
      Espero ter ajudado.
      abraços!

      • fernanda

        não é em canoas é em são Leopoldo a UNISINOS, eu inclusive faço geologia na UNISINOS.

    • luis flavio

      tem sim rafael, em belo horizonte, na uni-bh

  3. Stherfany

    Gostei das explicações sobre a profissão de geologia; Ajuda muito quem ainda não sabe qual carreira seguir. Valeu!

  4. Paulo Afonso

    Muito bom mesmo esse site! Tenho grande afinidade com geologia!

  5. Jônatas

    Muito boa a matéria de vocês, mas tenho uma pergunta, quais são as faculdades brasileiras que podem me oferecem o curso de Geologia ? Quais são as disciplinas que caem na segunda fase ?
    Desde já agradeço !

    • Nell

      Que eu me lembre:
      UFPR, UFPE, USP, UNICAMP, UERJ, UFRRJ, UNESP, UFC, UFPA, UFBA, UFRGS, UNISINOS (particular), UNB, UFOP, UFMG, UFMT. Deve haver mais, mas não lembro. Espero que tenha ajudado.

  6. Pedro Addler

    Olá Rafael

    Realmente, a geologia é uma área bem interessante !! Mas existem sim, existem boas universidade de Geologia particulares.

  7. Érica Elem

    Estou terminando o ensino fundamental e me preparando para o concurso de uma escola técnica.Achei o texto otimo, aconselho a quem pretende fazer o curso de Geologia ou conhecer mais detalhadamente a entrar tambem no site do Ministério de Minas e Energia, seria mais um reforço.

  8. anderson

    ola ! gostaria de saber quais sao as faculdades particulares !
    estou muito empolgado com a ideia de fazer o curso !
    obrigado .

  9. Danilo Persi

    Oie gostei da materia, seria interessante colocar geofísica, é uma carreira promissora, mas deixa muitas duvidas quando o curso, na universidade federal da Bahia, dizem que a turma entra com 30 e forma 5,há quem diga ser um dos cursos mais dificies de cursar, juntamente com medicina e engenharia eletrica.

  10. Beth

    Oi,
    Poderia me explicar se é melhor fazer geologia e depois uma especialização em arqueologia ou posso começar direto na arqueologia? Qual delas me oferece uma melhor oportunidade?

    • Nell

      Beth,
      A Arqueologia está muito mais relacionada à História do que à Geologia. A Geologia e a Paleontologia estudam os registros biológicos anteriores ao Homem e suas relações com a idade da Terra. A Arqueologia estuda os registros humanos desde a pré-história. Geralmente as universidades que não têm um curso de Arqueologia têm a pós-graduação dentro do departamento de História.

  11. Marianna Araújo

    Olá!
    Materia escelente, e bem esclarecedora!
    Quero me tornar uma geologa, sim, e especiliazar em Geologia da mineração.
    Meu pai e Geologo, fomado na Ufop e trabalha atualmene na VALE.
    Existe curso de geologia particular?
    Me foi cogitada a ideiaa de que em Rio claro – SP, tinha esse curso particular, mas nao encontrei!
    Existee em algum lugar do Brasil geologia particular?
    E quais as materias de maior peso no vestibular.
    Grataa.
    Espero retorno desta!

    • Jandir Batista

      Marianna, sou estudante de geologia, em Dom Eliseu-PA tem o curso de geologia e particular. e voce disse que seu pai e geologo, gostaria muito de entrar en contato com ele, para alinharmos algumas ideas. ficaria grato,
      Sds.

    • Letícia

      Olá Marianna! Em Rio Claro, existe o curso de Geologia sim, mas não é particular. O curso é no campus da UNESP.

  12. Marcos Vinicius

    Olá. Me identifiquei bastante com a Geologia, porem aqui na Bahia a unica universidade que tem Geologia é a UFBa, a qual optei para prestar vestibular. Gostaria de algumas sugestoes de faculdades que tem este curso. Obrigado

  13. Pedro Addler

    Olá Jônatas

    Você vai encontrar o curso de Geologia nas seguintes Universidades Federais:

    - Universidade Federal do Mato Grosso ( UFMT ): Curso de Geologia
    - Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG ): Curso de Geologia
    - Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE ): Curso de Geologia
    - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( UFRRJ ): Curso de Geologia

    • werlley

      curso de geologia aqui em BOA VISTA RORAIMA

  14. Gabrieli

    Matéria muito boa, o que precisava saber sobre a profissão de Geologia eu consegui entender, muito obrigado !!

  15. Pedro Addler

    Olá Danilo Persi

    Com certeza, é uma excelente sugestão acrescentar também a Geofísica em nosso Guia das Profissões !!

  16. Moraes

    Olá Pedro Addler, você poderia me responder se o curso de geologia é muito focado em matemática ? Pois tem bastante matérias de exatas!
    Obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Moraes

      A matemática do curso de Geologia é essencial e você também vai encontrar alguns conteúdos de física, principalmente a área relacionada a Física Clássica.

      Mas o foco, foco mesmo do curso de Geologia não é somente matemática não, quanto a isso pode ficar tranquilo :D

      A dificuldade varia muito da instituição de ensino, é comum nas universidades federais terem o ciclo básico comum (física, cálculo, geometria). Desta forma o aluno enfrentará o mesmo nível de dificuldade que um aluno de enegenharia. Há tambem outras universidades que possuem professores específicos da área de geologia para lecionarem tais matérias, desta forma o nível de dificuldade varia muito.

      • aly mote

        pedro ja vi que emtendes muito sobre a materia,eu não sou do brasil + sim de moçanbique,gostaria de saber qual é a giologia mais nice,giologia petrolifica,minerica,etc…

  17. Pedro Addler

    Olá Beth

    Se o seu objetivo final é fazer mesmo Arqueologia recomendo que você começe direto por ela ao invés de fazer Geologia.

    Agora, se o seu objetivo for ter uma formação mais ampla com mais oportunidades de trabalho é melhor fazer Geologia e depois se especializar em Arqueologia.

  18. Pedro Addler

    Olá Marianna Araújo

    Existem sim !! Há muitos cursos de Geologia particulares no Brasil, o problema é que aqui no Guia da Carreira não trabalhamos com eles :P nós só pesquisamos sobre as universidades federais de Geologia mesmo, vou ficar te devendo.

  19. Pedro Addler

    Olá Marcos Vinicius

    Infelizmente na Bahia você só vai encontrar o curso de Geologia na UFBA mesmo mas você pode tentar os estados vizinhos !! Por que não ?

    Você vai encontrar o curso de Geologia nas seguintes universidades públicas Nordestinas:

    - UFC ( Universidade Federal do Ceará ): Curso de Geologia
    - UFPE ( Universidade Federal de Pernambuco ): Curso de Geologia
    - UFRN ( Universidade Federal do Rio Grande do Norte ): Curso de Geologia

  20. Guilherme Barreto Felix

    Os geólogos, em sua maioria, estão relacionados a que tipo de inteligência? Obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Guilherme Barreto

      Realmente uma boa pergunta !! Acredito que os profissionais de Geologia estejam fortemente relacionados a Inteligência Espacial ( relacionada a Observação ) e também ao tipo de Inteligência Lógica ( relacionada a meticulosidade, em outras palavras, atenção aos detalhes ).

  21. paulo afonso

    voce pode me falar quais dessas areas da geologia que estão em alta no Brasil , ou seja que necessitem de profissionais.

    • Pedro Addler

      Olá Paulo Afonso

      Os setores que mais estão contratando profissionais de Geologia atualmente são justamente os principais ou tradicionais que são Mineração e também Exploração de Petróleo.

      Mas uma área que vem surgindo com tudo também é a Geologia Ambiental, uma carreira bem interessante que ajuda em projetos de grande impacto tais como usinas e represas.

      A recuperação de áreas poluídas e planejamento de Aterros Sanitários também podem oferecer boas oportunidades para profissionais de Geologia. Os aterros sanitários estão ficando cada vez mais sofisticados.

      • willyan silva

        tudo bom Pedro Addlier, eu queria saber e are da geofísica e uma are boa para atuar hj?

  22. Nell

    Porque tanta gente pergunta se tem o curso de geologia particular? Os cursos das Universidades públicas são muito bons, e os laboratórios são subsidiados pela iniciativa privada, que tem interesse em pesquisas na área (Petrobrás, Vale, etc). E não tão difícil assim de entrar, a concorrência não é alta. Difícil é sair formado, tem que se dedicar muito… :D

    • Pedro Addler

      Olá Nell

      Realmente disse tudo :P Algumas pessoas inclusive dizem: o vestibular é a prova mais fácil que você faz na faculdade.

      Realmente com o curso de geologia não é diferente exige muita dedicação.

      Notei que você coloborou com a comunidade respondendo pras pessoas, muito obrigado :D e fique a vontade para colaborar com perguntas de geologia ou qualquer assunto do Guia da Carreira que você quiser.

      • Nell

        Foi um prazer. Eu me formo esse ano e sou apaixonada pela Geologia. Demorei a descobrí-la (também sou matemática e fui bancária por cinco anos) antes de começar a faculdade. Espero que tenha ajudado.

  23. marcelo pereto prates

    ola sou aluno do tercero ano do ensino médio da cidade de pato branco parana e escolhi para mim o curso de geologia forense e gostaria de saber mais sobre o curso e quais universidades ou faculdades dispoe deste curso.
    desde já agradesso a ajuda!

  24. Ana

    Não há tantos cursos particulares de Geologia pelo país não, na verdade só há um, na Unisinos. Acho que confundiram curso técnico de geologia com o bacharelado, porque não há outras faculdades particulares que ofereçam o curso, além da Unisinos. Segue a lista das universidades com o curso:
    Sudeste:
    UFRJ, UFRRJ, UERJ, UFMG, UFOP (engenharia geológica), UNICAMP, UNESP, USP, UFES

    Sul:
    UFSC, UFPR, UFRGS, Unisinos -> única particular, UFPEL (engenharia geológica), Unipampa

    Centro-Oeste:
    UnB, UFMT

    Nordeste:
    UFBA, UFBA – Barreiras, UFRN, UFC, UFPE, UFS

    Norte:
    UFAM, UFRR, UFPA, UFPA – Marabá

    • Pedro Addler

      Olá Ana

      Que fantástico :D :D !! Foi a melhor contribuição até agora com a comunidade de pessoas interessadas na carreira de Geologia.

      Gostei muito da sua incisão e organização, fornecendo todos os cursos de Geologia do Brasil, a comunidade do Guia da Carreira como um todo agradece !!

      • Thuane Muzzi

        O curso geologia tem como foco o mercado de trabalho voltado para mineração, já que estamos inseridos num polo minerário, com demandas crescentes de profissionais especializados e capacitados. O geólogo é uma das profissões mais bem pagas e requeridas na atualidade, por sua habilidade em trabalhar com mineração, óleo e gás, meio ambiente e identificação de áreas de risco.
        * tem faculdade particular de Geólogia na UNI-BH, com duração: 10 semestres, modalidade: Bacharelado, Investimentoinvestimento
        Geologia -
        Período letivo: 2014/1Mensalidade: R$ 1.107,60 Valores referentes ao 1º Período. (todos os turnos), grade Modular, para todos os campi.

  25. Ericsson

    Geologia envolve muito as exatas. As matérias básicas do curso são física, química e matemática. É necessário também o aluno saber uma língua estrangeira. O geólogo precisa ter habilidades para pesquisar os diversos fenômenos que ocorrem no planeta e espírito aventureiro para participar de viagens nacionais e internacionais e eventualmente ir para a natureza. A única universidade privada do Brasil que tem geologia é a UNISINOS porque este é o segundo curso mais caro do brasil e não tem um bom custo benefício pras instituições. O salário inicial, em 2010, está em torno de R$2200, cremos que o auge da profissão se dará lá por 2015 e o salário de um geólogo experiente chega aos R$15000. Espero ter ajudado.
    “O sorriso que tenho nos lábios é um sorriso geológico, o sorriso de quem sabe, olha, vê e compreende” Monteiro Lobato

  26. Diego Araujo

    Passei no vestibular pra geologia,to muito feliz,a geologia é uma area bem diferente ainda pouco conhecida, mas estou muito animado para que começe logo o meu curso!!!!!!!!!!!!

  27. rodrigo

    pretendo cursar geologia ou engenharia ambiental, queria saber quais as principais diferenças entre os cursos

    • Pedro Addler

      Olá Rodrigo

      Realmente uma pergunta inteligente, afinal tanto a Geologia quanto a Engenharia Ambiental tratam da questão ambiental.

      No entanto o foco das 2 ciências é bem diferente, diria inclusive que é completamente diferente :P

      Enquanto a Geologia se aproxima mais da Física e Geografia, a Engenharia Ambiental se aproxima da Engenharia e da Biologia.

      Por exemplo, enquanto na Geologia se estuda Continentes, Rochas e Fenômenos Naturais, na Engenharia Ambiental se estuda aspectos do Solo, Água, Ar e Vegetação.

  28. Camila Melo

    Olá Pedro Addler,
    gostaria de saber, quais as matérias que caem mais nos vestibulares (2a fase) do curso de Geologia.
    Vou acabar o 3o colegial este ano, e já me decidi. Vou fazer Geologia !! :)

    Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Camila Melo

      Para a segunda fase do vestibular para Geologia eventualmente caem conteúdos de Matemática, Química e Física.

      Em algumas faculdades que tem o curso de Geologia também podem aparecer Física e Geografia, mas garantido mesmo é que você faça provas abertas de Química e Biologia.

  29. Ali

    Olá! Estou cursando geografia licenciatura 1° ano pretendo também fazer bacharelado.Após formada gostaria de fazer especializações na área de geologia,pois gosto muito da geografia física, e é com o que eu pretendo trabalhar .Fazendo isto tenho chances no mercado de trabalho na área de geologia ,já que irei bater de frente com profissionais formados em geologia e engenharia ambiental?
    Obs: irei tentar vestibular para geologia,mas aqui no meu estado PR só tem na UFPR e a concorrência é grande,por isso estou na geografia já que a UFPR é muito dificil de passar e também pelo curso ser integral.
    Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Ali

      Com certeza, tendo o diploma de Geografia e fazendo a especialização em Geologia você vai se elevar a um patamar que dá pra competir sim tranquilamente com os profissionais formados em Geologia.

      Agora com os profissionais de Engenharia Ambiental já não pra competir não, a área é diferente da área de Geologia e Geografia.

      • Victor

        Pedro, sua resposta não é precisa. A maioria das empresas aceita unicamente o profissional formado em Geologia. Muitas não aceitam nem os oceanógrafos (que teem uma formação muito mais próxima). Os geólogos em geral não aceitam bem profissionais apenas com a pós graduação na área. Uma vez que esse curso é extremamente complexo e demanda muito do aspirante.

      • Davi

        Infelizmente eu discordo Pedro. Uma especialização não vai fazer um Geógrafo, virar Geólogo, que o que as empresas contratam. E esse é um erro comum de muitos estudantes de Geografia! Apesar do nome parecido, as áresa são completamente diferentes. Sou estudante de Eng. Geológica na UFOP, e acredito que meu curso seja mais parecido e interligado com a Eng de Minas ou Civil, do que com a própria Geografia. E é bom lembrar, que a Geografia depende de estudos geológicos para seu conhecimento, e não o contrário. Não descrimino o curso de Geografia, pelo contrário, mas tem muito Geógrafo no Brasil, que faz uma Geomorfologia e se acha Geólogo. Espero ter ajudado

  30. M. Canal

    Sempre fui louco por matematica, mais no meio do meu segundo ano começei a me interessar muito por geografia e a parte de ecossitemas da biologia… juntei tudo, e saí na Geologia ^.^, hoje estou no terceiro ano do segundo médio, e nesse mesmo período ano que vem, pretendo estar na UFES cursando geologia

    SÓ PARA REGISTRO: Foi inaugurado o curso de Geologia na UVV ( Universidade de Vila Velha – ES )

    • Pedro Addler

      Olá M. Canal

      Obrigado pela informação !! Não sabia que UVV tinha aberto o curso de Geologia :D

      Boa sorte no seu curso de Geologia na UFES e que a sua carreira seja cheia de sucesso e realização !!

    • paulo cesar

      na boa nao vale a pena fazer ufes no seu e meu caso pq vc terá q ir para alegre, e la nao tem Vale nem Samarco, portantanto poderá perder estagios otimos, farei na uvv em 2012 se abrir turma né pq por incrivel q pareça o o povo nao enxerga a real oportunidade de bom emprego e fica fazendo currso “surrado” no ES, Direito, Farmácia, ate Medicina, Pense na hipotese de fazer na , os prof sao da ufes pq a uvv ppaga melhor e a metade dos prof da ufes de geol ja estao na uvv abs boa sorte.

  31. Lais

    Então, eu gostaria de saber se é necessário um curso tecnico antes da faculdade de geologia ou a faculdade em si já é o suficiente para o aprendizado, ou seja, da pra entrar na faculdade so com a base do ensino medio ?

    • Pedro Addler

      Olá Lais

      O conhecimento apresentado no Ensino Médio Brasileiro é mais que suficiente para você entrar em uma boa Faculdade de Geologia.

      O curso Técnico em Geologia no caso, não é complemento da faculdade ele a substitui, substitui até o Ensino Médio em sí inclusive, em outras palavras ou você faz faculdade ou curso técnico.

  32. Luziane A Soares

    O meu sonho é ser geologa, pelo simples fato de ter nascido no interior da cidade de Itabira Mg,em Boa Vista onde tem belas montanhas rochosas, e cachoeiras veslumbrantes.

  33. José Felipe Moreira Felgueiras

    Fala galera,

    otimo site, encontrei quase tudo que procurava. Vivo um certo dilema (bom ate certo ponto). Tenho 25 anos, td bem nao sou velho mas tb nao sou novinho, sou formado em Ciencias Contabeis, atualmente sou funcionario publico ganho mto bem, mas nao penso em trabalhar com contabilidade o resto da minha vida nao tenho vocação, entende? Quero mto fazer uma faculdade de geologia (q mudança ein), mas nao posso largar meu emprego agora ate pq ele vai bancar minha mudanca de vida (Amen), tendo em vista q so existem aqui no RJ cursos em faculdades publica gostaria de saber como sao os horarios da faculdade de geologia, pois dizem que na publica vc tem que ter horario integral (100%) disponivel pra fazer o curso de geologia, pois um dia vc pode ter aula de manha no outro de tarde e noutro o dia todo, isso de certa forma inviabilizaria eu fazer o curso. Penso futuramente prestar concurso de geologia pra Petrobras tb, o geólogo tb trabalha em plataforma de petróleo? E como é o esquema nesse tipo de trabalho ouvi dizer que trabaçha-se 15 por 30, ou seja, 15 dias corridos na plataforma e ganha-se 30 dias de folga, procede essa informação? Se não, como funciona o trabalho do profissional de Geologia na Petrobrás ?
    Pesquisei mto e é isso que quero de minha vida, mas preciso mto mas mto, da ajuda dos profissionais da area pra tomar essa decisao radical.
    Se vcs acham complicado fazer o curso com o trabalho em paralelo, que outros cursos derrepente vcs me indicariam, dentre essas opções, ou outras opções tb:
    - Engenheiro de Meio Ambiente Júnior
    - Engenheiro de Petróleo Júnior

    PS.: Pois sao cargos da petrobras.

    Ah so mais uma perguntinha, como é a concorrencia tanto pro vestibular qto pro concurso nessas areas? Mtas pessoas fazem geologia, e prestam concurso?

    Desculpe me alongar demais, mas sao mtas duvidas.

    Desde ja mto obrigado !!!

    • Pedro Addler

      Olá José Felipe

      Entendo seu dilema e realmente ele é bem sério :( continuar fazendo o que não gosta ou mudar de vida ?? Embora pareça radical sempre recomendo que se mude de vida !!

      Se o seu objetivo é fazer Geologia, é Geologia que você deve fazer.

      Como você mesmo disse, o curso de Geologia na região da cidade do Rio de Janeiro só existe em Universidades Públicas ( UFRJ, UERJ e UFRRJ ) então não tem jeito, o negócio é estudar sério e passar.

      Relativo aos concursos de Geologia da Petrobrás, por se tratar de uma ótima empresa e ao mesmo tempo de um emprego público ( muito estável ) a concorrência é forte. Mas vale muito a pena !!

      O emprego de profissional de Geologia dentro da Petrobrás, realmente é um ótimo emprego, cheio de desafios pois procurar Petróleo não é uma tarefa simples. No entanto, detalhes precisos do dia a dia, eu não tenho não.

      • Victor

        José Felipe. Muito bom você se interessar pela Geologia. Mas olha, realmente os cursos são plenamente integrais, à exceção da UFRuralRJ que está com serios problemas economicos e diminuiu as horas do curso, ou seja…. bom melhor não comentar.

        Na Uerj algumas aulas podem ir até proximo das 21h com o dia de aulas começando as 9… ou seja: trabalho árduo. nA Ufrj não há aulas a noite por questões de segurança (inexistente no campus da Ilha do Fundão).

        Em relaça o à Petrobras: na geologia, principalmente na área de Petróleo, esse lance de estabilidade é certo em qualquer empresa. Não ha profissionais no mercado e, principlamente, não há bons profissionais, então as empresas fazem de tudo pra manter o geologo com elas. A maioria das empresas aumentou tanto o salario que hoje, o salario da petrobras é baixo e, ao contrario do que esta escrito nesta materia, o salario inicial do geólogo hoje em dia nao sai por menos de 5 mil reais. Inclusive o que mais acontece na petrorbas atualmente é evasao desse profissional, principalemnte dos mais antigos, que estão indo para novas como OGX.

        Quanto a trabalhar embarcado: psicologicamente é muito estafante. Mas o salario compensa hehe. Na petrobras o esquema eh 14/21, trabalha 14 e folga 21. Geólogo trabalha sim embarcado.

        Voce parece mais querer trbalhar embarcado, entao soluçao para vc: engenharia do petroleo, pq tem faculdades que oferecem o curso a noite. MAs a qualidade do curso é muito questionavel. Para entrar na petrobras vc concorre com as outras engenharias, geologia e o curso de formação, realizado na bahia, dura um ano e é super dificil, e, se vc é reprovado em alguma materia o resultado é: demissao por justa causa, sem conversa.

        Bom espero ter esclarecido! BOa sorte!!!

    • Ronaldo

      Olá, gostaria de dividir alguma coisa que sei o Geólogo na Petrobrás (Conheço duas pessoas que trabalham lá, uma a mais de 30 anos e outra à 4 anos). Primeiramente você deve saber que o ingresso se faz por meio de um concurso público (o concurso de Geólogo deve abrir um por ano até pelo menos 2016, pois os Geólogos lá já estão velhos e querendo se aposentar, assim estão treinando novos geólogos para suprir essa falta.). O salário inicial é de 8,5 salários mínimos. Quanto as horas de trabalho na Petrobrás, você pode tanto trabalhar do jeito que você falou (trabalhar vários dias seguidos e descansar tb vários dias seguidos), mas isso é uma escolha, você pode trabalhar normal 8 horas diárias por dia ou se quiser mais (quanto mais horas extras, mais dias de férias você pode tirar ta ligado?). Quanto ao local de trabalho, você pode tanto trabalhar em escritório, quanto trabalhar na plataforma (que é quando você fica vários dias lá, porém recebendo mais). O salário na Petrobrás realmente é baixo, porém ela proporciona a você vários benefícios como depois de alguns anos de trabalho a oportunidade de fazer um mestrado (recebendo o salário normal pela Petrobrás, desde que você assine um contrato prometendo a trabalhar para ela por um período determinado, pelo menos dois anos geralmente). Além disso você deve ficar esperto quanto às outras empresas petrolíferas, pois aquelas estrangeiras contratadas pela Petrobrás, geralmente dispensam seus trabalhadores lá por volta dos 50 anos. O salário por lá é alto, porém se você não fez um bom “pé de meia” você pode ter várias dores de cabeça.

  34. Ingrid Geraldino

    Olá. Este ano me formo no ensino médio, mas ainda não me decidi completamente sobre o faculdade que pretendo cursar, eu quero ser arqueóloga mas não tem esse curso onde pretendo morar, que é Rio de Janeiro ou Curitiba, então estava pensando em fazer história ou geologia, minha preferência era geologia, pois meu padrasto trabalha na Petrobrás o que facilita o meu ingresso na mesma, então gostaria de saber se é possível se especializar em arqueologia tendo cursado geologia e qual é o curso menos concorrido na UFRJ, UFRRJ, UERJ e UFPR, geologia ou história?

    • Pedro Addler

      Olá Ingrid Geraldino

      Em relação a especialização do curso de Geologia em Arqueologia, vou ser sincero, depende muito da faculdade, pode ser que tenha e pode ser que não, de qualquer modo não é muito comum.

      A especialização em Arqueologia é mais coisa do curso de História.

      Em relação ao curso menos concorrido no Rio de Janeiro e no Paraná ( UFRJ, UFRRJ, UERJ e UFPR ), até o momento em que foi escrita essa matéria História estava com uma nota de corte menor que Geologia. Portanto História está menos concorrido, nessas faculdades.

  35. Agnes Lopes

    Eu ja estava decidida de ir para area de geologia desde os 6 anos de idade. Sempre me interessei muito por vulcoes, entao desde de o ano passado comecei a pesquisar mais sobre o curso, e esse foi um dos melhoras que encontrei. Agora estou no ensino medio 3, e estou com medo do vestibular. E com medo de geologia ser pura matemática, nao me dou muito bem com essa materia. VOCE acha qu para cursar geologia tem qe ter um “Dom” para exatas? Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Agnes Lopes

      Definitivamente Geologia não demanda dom pra Exatas não :P tá até parecendo que você está falando de uma Engenharia !!

      Geologia é um curso onde aparece sim bastante exatas, mas é um conteúdo mais fundamental, necessário para que se entendam os fenômenos Geológicos e nada mais, nada muito avançado.

  36. moisés

    existe também o curso de Geologia na UFS – Universidade Federal de Sergipe.

  37. dayane

    olha pra mim foi uma ótima explicação sobre o assunto de Geologia, não pretendo fazer essa faculdade aqui no Brasil, mas no meio do próximo ano quero ir pra argentina mas fazer o mesmo.

  38. natalia

    oii
    gosteii muito, é uma otima opção !!
    quero seguir essa carreira mais naum aqui no brasil ….
    bom muito obrigada isso me ajudou bastante
    agora sei o que eu vou fazer … Geologia !!

  39. jonas

    salário medio 2 mil reais? só pode ser brincadeira.
    salario medio de geologo gira em torno de 6 mil reais. com salario inicial medio de 3,5 mil. e muito facil encontrar geologos que ganham 8 10 15 mil por mes na area de mineração. agora o trabalho e pauleira. So quem tem vocacao mesmo para viver se arriscando dia apos dia. Geologo normalmente não fica em escritório. os que ganham bem, alem de estudar mt, suam a camisa. Sobe morro, quebra pedra, toma muito sol,vive na estrada .Se quer ganhar bem sem lidar com essa vida louca, va fazer engenharia.

  40. maria elena

    ola !
    pretendo cursar geologia ano que vem… queria saber qual é a matéria de fisica e quimica que estudam . se é tudo que ensinam no segundo grau…
    ah, por favor, a diferença entre geologia e engenharia de minas ?
    obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Maria Elena

      As matérias de Física estudadas nos cursos de Engenharia de Minas e também Geologia são bem diferentes da Física do Ensino Médio.

      São diferentes porque são mais avançadas, isso no entanto, não quer dizer que são mais difíceis, algumas são e outras não.

      A diferença entre os cursos de Geologia e Engenharia de Minas é a seguinte:

      Geologia: A Geologia, da área de Ciências Exatas é uma carreira que estuda o solo, suas propriedades e sua formação, um geólogo é basicamente um pesquisador.

      Engenharia de Minas: A Engenharia de Minas, da área de Engenharia, é uma carreira que busca explorar os recursos minerais da Terra, ajudando a projetar e manter Minas. Um Engenheiro de Minas é basicamente um construtor.

  41. Waldmir Vieira

    Olá Pedro, parabéns pelo post, me animou bastante quanto a minha decisão , pois me mostrou que tenho as aptidões e interesses necessários .^^
    Há pouco me convenci de que a Geologia é meu caminho, mas ainda temo o vestibular , tenho dificuldade na organização dos estudos e gostaria de saber o que focar para não perder tempo.
    Gostaria de saber também quais faculdades de Geologia que aceitam como teste o ENEM para este curso , se há alguma.
    Se alguém puder me indicar também material de estudo, me informar sobre a concorrência de certas faculdades e custo de vida das cidades das mesmas , ficaria lisonjeado rsrsrs

    Peço perdão pelo longo pedido e agradeço previamente o que puderem fazer por mim.

    • Pedro Addler

      Olá Waldmir

      Não esquente, é assim mesmo :P não sei se você já fez algum vestibular antes, mas para os novatos realmente parece uma grande missão organizar os estudos, mas acredite: não é !!

      A primeira e mais importante coisa você já fez, que é escolher uma carreira no seu caso: Geologia.

      As matérias que mais vão pesar na carreira e no vestibular de Geologia são Química e Física, portanto, se concentre nelas.

      Para organizar seus estudos recomendo também que você entre para algum cursinho, isso vai dar mais ritmo, mas não se esqueça também de estudar em casa um pouco.

      A nível de materiais de estudo, aguarde, em breve vamos lançar as Apostilas do Guia da Carreira, elas vão ter o conteúdo completo das matérias para estudar para o vestibular.

  42. suzana

    olá!
    quero mto cursar geologia, ms ja tenho 30 anos e acho q ate terminar o curso estarei “velha” para mtas empresas. pois estarei com 35 anos !! devo desistir de cursar geologia ??

    • Pedro Addler

      Olá Suzana

      Embora para novas contratações ainda exista sim o preconceito contra idade, não acredito que vale a pena você desistir de Geologia só por causa dele.

      Se você for competente, batalhadora e tiver um bom currículo, se formando em um bom curso de Geologia, não há nenhum motivo para você não se contratada, não importa sua idade :)

  43. Natalia L.

    Oi,estou no 2º ano do E.M e sempre me interessei muito por Geologia, muuuuuito :) ,mas só que eu tenho um pouco de dificuldade com exatas(sempre fui melhor com ciências humanas) e o que eu não quero fazer é começar uma faculdade para depois a largar.Será que essa “dificuldade” vai inviabilizar totalmente o meu ingresso?

    • Pedro Addler

      Olá Natália L.

      Sim, o curso de Geologia, principalmente no seu começo conta sim com alguma Matemática e também Química e a inclinação para exatas continua até o final do curso.

      Há também alguns conteúdos de Ciências Biológicas, no entanto, nenhum conteúdo significativo de Ciências Humanas. Se o seu ponto forte são as Ciências Humanas, é bom saber.

      Se você deve fazer ou não Geologia, vai depender do quanto você gosta da área, ou melhor, da resposta dessa pergunta: você está disposta a superar sua dificuldade com exatas ?

      Se você estiver, pode fazer Geologia numa boa, agora se você achar que o desafio é muito grande, melhor procurar uma carreira na área de Ciências Humanas mesmo.

  44. Juliana Menezes

    Eu gostaria de saber quais são as melhores faculdades de geologia do Brasil?

    • Pedro Addler

      Olá Juliana Menezes

      Atualmente as duas melhores universidades que oferecem o curso de Geologia são as seguintes:

      • UNB ( Universidade de Brasília ): Curso de Geologia

      • UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul ): Curso de Geologia

  45. Graziea Serpa

    Ola
    Tenho 24 anos estou me preparando para tentar cursar geologia ano que vem, será que estarei muito velha quando terminar o curso? Tenho receio do mercado de trabalho nao aceitar um geologo que se forma com 30 anos.

    • Pedro Addler

      Olá Graziea

      Imagina !! O mais importante para o mercado de Geologia não é a sua idade e sim a sua capacitação, formação e perfil.

      Claro, há um preconceito inicial com a idade, não vou mentir, mas ele pode facilmente ser vencido se você se mostrar uma profissional de valor.

      Se fazer Geologia é o seu sonho, então siga seu objetivo !!

  46. elizeu

    sempre me interessei por geologia, tenho varias curiosidade,so tenho um pouco de dificuldade de aprender matemática sera possível eu ser um profissional um dia por gentileza alguem me responde muito obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Elizeu

      Ter uma certa dificuldade em Matemática é normal, pouca gente tem talento natural para Matemática, isso não vai impedir que você aprenda.

      Se você tem interesse em Geologia, vale a pena fazer o curso sim, basta caprichar no estudo das matérias de Cálculo.

      • Erika Hellen C.

        Pedro, estou com muitas dúvidas sobre o que fazer, me interessei sobre Geologia, moro no Rio de Janeiro, e gostaria de fazer uma faculdade particular, Aqui no Rio Há faculdades particulares de geologia ?! e quanto ta por volta a mensalidade ?

  47. Marcilio

    Eu estudo Geologia na UFPA e afirmo pra vocês que ainda estão em cima do muro que é um ótimo curso e com ótimas oportunidades de empregos para os que “conseguem” se formar.

    O curso é muito puxado, no meu caso, o curso funciona em tempo integral (manhã e tarde), e nós temos que viajar muito, devido os trabalhos de campo obrigatórios.

    Além disso, como os Geólogos no Brasil ainda são poucos não fica tão difícil conseguir fazer um mestrado após a graduação.

    • Filipe Costantino

      Marcilio, isso não é uma resposta, e sim uma pergunta:
      Quanto às aulas de campo, como funcionam? O aluno tem que pagar do seu próprio bolso? É muito caro? Ou a universidade banca tudo?

      Desde já agradeço a atenção.

  48. Pedro O.

    Olá,
    Geologia é um área que me atrai muito por ser bastante “aventureira” e por estudar a terra. Tenho um primo que é geólogo e ele viaja pelo mundo todo e inclusive morou na França, além do mais, deve ganhar muito dinheiro. Foi ele que me apresentou esta área.
    Espero que eu consiga ter o sucesso que ele tem.

  49. Sebastiao Alexandre

    Realmente ser geólogo é fantástico, apesar dos riscos é uma profissão muito bonita.

    por isso Geologia é a minha paixão

  50. Vinicius

    Olá, a alguns anos atraz o curso de Geologia da UFOP era considerado um dos melhores do pais, queria mais informações de como é hoje e se ela ainda é uma boa universidade.
    Claro que por ser federal com toda certeza deve ser incrível estudar lá, mas no ultimo ano que tentei algumas faculs e percebi que a concorrência vaga de lá é o dobro da registrada na USP.
    Também queria mais detalhes se existe diferenças do curso da UFOP (Engenharia Geologica – não é pós, é bacharelado) com o do restante do pais (Geologia).
    Obrigado :)

  51. Bruna

    Olá,
    Tenho 28 anos e trabalho em uma empresa de exploração. Gostaria de crescer dentro da empresa e com esse curso, seria perfeito. Porem aqui no Rio só tem horário integral e eu não posso sair da empresa só para fazer a faculdade de geologia. Será que se eu fizesse gestão ambiental, teria a mesma facilidade no mercado de trabalho?

  52. Gisleen

    Bom dia,

    Gostaria de saber se a onde acha pedras de Breu, existe outros minérios?

  53. Ana Luisa P.

    Olá, adorei as informações sobre o curso, já estou no final do 3° ano e estava morrendo de medo de não encontrar uma profissão condizente com minhas expectativas. Morro de medo de virar um “robozinho” e trabalhar dentro de um escritório fechado 8 horas por dia, só pra receber uns trocados. Essa profissão parece perfeita! Contato com a natureza, ao ar livre, viajens, sem rotina, um bom salário,e bom mercado (apesar de ter de pegar no pesado.. mas quem disse q a vida é mole né?) não sei como não pensei nisso antes, já que desde pequena sempre gostei de colecionar pedrinhas e cristais (minha rua é de terra e antigamente sempre jogavam uma camada de cascalho pra cobrir os buracos, o cascalho vinha cheio de “tesouros” saíamos eu meu pai e minha mae pra encontrar cristais no meio das pedras).

    Só estou com medo do vestibular já que esse curso só é oferecido em duas universidades aqui em Minas a UFMG e a UFOP, pesquisei e no vestibular do ano passado a média era cerca de 18 candidatos/vaga (concorridinho né?) as provas da 2° etapa são de matematica, fisica, quimica, português e literatura alem de no 1° ano as matérias foco do curso serem estas 3 primeiras, o dilema é: não tenho nenhum talento para exatas alguem aí que já tenha ingressado em uma universidade com este curso poderia me esclarecer se é possivel me dar bem mesmo com essas dificuldades?
    obs: Na UFOP o curso é até chamado de Engenharia Geológica.

  54. Isabela

    Boa tarde, a matéria é bastante esclarecedora, mas gostaria de saber se você tem alguma informação sobre se existem ofertas de empregos no exterior ou se o mercado é limitado ao Brasil.
    Obrigada

  55. Eduardo

    Olá, gostaria de saber qual é a melhor faculdade federal brasileira de geologia?

  56. Leticia

    ola..gostaria de saber como funciona a ajuda que o governo dá pára os alunos sem condições de se manterem em universidades federais,pois pretendo fazer geologia mas percebi que é um cursinho que exige além de muita dedicação o tempo integral do aluno.

    obrigada

  57. Gabriel Lança

    Tenho dificuldade em Física e Química.Será que consigo fazer o curso?

  58. bal

    ola gostaria de saber se é possivel estudar de dia e trabalhar a noite?as aulas de campo sao viagens longas?ou quase sempre na mesma cidade?moro erm sao paulo capital

  59. tatiele dias

    nossa, gostei muito, esse é um insentivo muito bom para quem ainda nao sabe que carreira sequir!!!!!!!!!!me interessei mais agora!!!!

  60. anonimo

    nao gostei dessa porcaria,eu queria saber mais ,entendeu

  61. Patricia Lima

    Ola, excelente matéria! Gostaria de saber se existe pós graduação em Geologia, particular ou federal mas, que não seja stricto sensu. Caso alguém possa me informar.
    Grata!

  62. luana

    Ola eu estou no 3 ano do E.M. Faço cursinho, prentendo cursar geologia na UFPA. É o meu sonho S2 . Porem não possuo muitas aptidões com cálculos matemáticos e físicos. Apenas gosto de química…Por isso as vezes penso em desistir, pois não quero ser uma má profissional… O que vocês acha? Eu prossigo ou mudo de área? Me ajudem dando alguns conselhos!

  63. fernanda

    gostei muito do curso, quero saber quanto sai a mensalidade de um curso de geologia particular?
    vou tentar o vestibular para a faculdade federal também. obrigado pela matéria.

  64. erica helena

    muito legal

  65. Matheus

    Ola, gosto muito da area de biologicas, mas sou muito bom em exatas, estou num dilema entre fazer um curso na area biologica ou fazer um curso na area de exatas, provavelmente uma engenharia, minha duvida se deve ao fato de que mesmo gostando de biologicas sera que compensa ignorar minha aptidao em exatas para seguir em outra carreira?

  66. Bianca

    Olá sou estudante de técnico em Agrimensura estou no 2 ano, me interesei por Geologia, gostaria de saber se a area que estudo, ajuda um pouco na carreira de geologia, e o que ambas tem ou não em comum. A geologia é uma area boa para min seguir com relação ao que estudo atualmente?

  67. Maristela Almada

    Olá, por favor, tambem estou com um dilema preciso de uma direção!! tenho 18 anos, fiz o ENEM e tive uma boa nota, provavelmente farei o curso de geologia na UFRRJ no ano que vem. O problema é que eu quero muito trabalhar, e estou me informando sobre vários concursos públicos. A questão é: O que eu faço??? Faço um cursinho ( bem caro que meus pais irão pagar, logo não posso decepcionar) e , caso seja aprovada, me arrisco em uma jornada dupla de trabalho e faculdade, desisto dessa ideia de trabalho ou do curso de geologia? Será que a carga horária do curso permitiria essa conciliação? Um emprego público dá faciliaddes para que o servidor tenha tempo de estudar? Vale a pena abondonar a faculdade e apenas trabalhar, mesmo com um ótimo salário?? Por favor, me aconselhem Desde já agradeço.

  68. Júlia

    Olá. Prestei vestibular para geologia na UNISINOS, no Rio Grande do Sul, porque já ouvi falar muito bem do mesmo na própria universidade, mesmo que seja particular. Acredito que a vocação é algo necessário para atuação nesta área, pois exige muito fisicamente e mentalmente dos graduados. Já ouvi falar também que as aulas não são monótonas, os professores são muito compreensivos e dedicados aos alunos, inspirando confiança a todos que se interessam realmente..

    Gostaria de saber como anda o mercado de trabalho no RS para geólogos formados, se realmente a possibilidade de crescer profissionalmente depende da saída daqui, do sul.
    E se existe possibilidades de estágio, durante o curso, pois nunca ouvi falar muito..

    Desde já, obrigada. :D

  69. matheus appa broze

    putis nao tem geologia sem ser em federal? tem em outra facudade no parana sem ser em curitiba

  70. Vitor

    Tenho 16 anos, estou me preparando bastante para o vestibular que vou enfrentar no próximo ano.
    Me interessei por diversas profissões como algumas Engenharias e também gostei de Geologia. Gostaria de saber em quais áreas, além de petrolífera e mineração, um geólogo pode atuar e receber um salário bacana?

  71. Rodrigo

    Pessoal abriu aqui em Minas Gerais o curso particular de GEOLOGIA. Pra quem tiver interesse vou deixar o site da faculdade, só entrar em contato. Eu já fiz a minha inscrição.rsrs http://www.finom.edu.br

  72. Jessica

    Olá, as viagens durante o curso de Geologia em universidades públicas são pagas pela universidade ou pelo próprio estudante?

  73. Carina

    Olá,estou cursando o último ano do Ensino Médio em uma Escola Pública de Formação de Professores.Porém, este ano percebi que gosto mesmo é de geologia, não sou muito boa em exatas , mas ADORO estudar… Gostaria de saber se tem como fazer geologia e trabalhar, e em que período começam os estágios nessa área? Desde já agradeço…

  74. Thiago

    Olá tenho muito interesse em geologia, entretanto tenho formação em turismo e não vejo possibilidade de fazer outra graduação neste momento. Penso em fazer especialização em geologia e depois mestrado na mesma área. Por não ser geólogo, é possível encontrar colocação no mercado de trabalho?

  75. Rodrigo

    Eu estou em dúvida entre os cursos de Engenharia Civil e Geologia, porém percebo que estou me identificando mais com o curso de Geologia, pois é uma área ampla e que eu também gostei, por estar voltada a estudar o espaço onde vivemos, que a cada dia vem sofrendo grandes transformações.

  76. Chico Avelino

    Muito legal mesmo. Esse site é demais. Se eu soubesse teria procurado-no antes de escolher meu curso pois ele esclarece tudo sobre cada um. Mas graças a Deus que eu passei em Geologia. As imformações aqui postadas me deram a certeza de que fiz uma ótima escolha. Valeu!

  77. Vitor

    O curso de Geologia da UNESP é bom? Em quais regiões estão as vagas para os Geólogos?

  78. Alison Cavalcanti

    Oi eu vou cursar o 3 ano este ano e estou um pouco indeciso,bom eu fis o teste vocacional do guia e deu um pouco longe do que eu espera então eu pencei direito no que gosto e eu me vejo trabalhando com a terra em si gosto de entender muito de geografia mas sou pessimo em matematica não tão pessimo mas n sou muito bom e quando se fala em fisica e quimica eu to num nivel medio. o que eu tenho certeza é que gosto de calculo quando envolve algo com meu interesse e eu gosto muito de entender a forma da terra e assisto muito reportagens que falam sobre a geologia,fauna,e flora e como ha um ciclo onde tudo esta ligado realmente eu gosto muito só n sou tão bom em exatas.Gostaria de saber se com esse perfil eu seria um bom geólogo?

  79. Luís Felipe

    Um estagiário em Geologia ganha quanto?é realmente verdade que o graduado em Geologia pode começar ganhando bem?vi em alguns sites que o curso de Geologia é o 8 mais bem pago,e no outro era o 11 mas ambos estavam na faixa dos 5000-6000 reais (para um graduado),e as oportunidades são boas já tendo um empreo fixo?
    e uma ultima Pergunta o curso da UFPE é bom?

    Muito obrigado,e essa vai para a direção,administrador e a todos desse site dou um MUITO BOM para eles pois estão de Parabéns site Perfeito.Muito obrigado de novo.

  80. Thainá Ramussi

    Olá!
    Estou no terceiro ano do ensino médio e; lendo alguns artigos sobre geologia me interessei pelo curso. Gostaria de saber qual a média de pontos que eu precisaria fazer no ENEM para passar e se alguma matéria tem peso dois ou três.
    aaaah… em alguma faculdade aqui do RJ.
    Obrigada desde já ;)

  81. Karine Leôncio

    Vou fazer Biologia. Mas adoro essa área. Acho interessante, principalmente a área de Geologia Petrolífera. O retorno financeiro deve ser muito grande. Quem quer fazer, se dará bem.

  82. Aline Costa

    Bom eu sempre quis ser arqueologa, mas onde eu moro não existe esse curso! então pensei em geologia ou história, áreas mais aproximadas da arqueologia, o problema é q simplismente não sei oq faço, pois não quero trabalhar na area de arqueologia aq no Brasil e sim no exterior como no Egito! q curso devo fzr história ou geologia? semdo q não quero ser professora!

  83. Ian

    eu tô no 3º ano e tenho bastante dúvida sobre o que seguir .. acho bastante interessante geologia e geografia e eu tenho facilidade em humanas e me enrolo bastante com matemática, daí fica mais fácil seguir geografia mas eu não quero ser professor (no máximo de faculdade) e é praticamente a profissão que existe no Brasil ligada à essa área no Brasil . Conselhos ??

  84. Suely

    Sou formada em geografia e gostaria de saber se ao fazer vestibular para geologia, pode ter aproveitamento de matéria!

  85. Gabriel

    Eu quero me formar em geologia, poderia me dizer oq eu posso fazer para eu ter um bom futuro nessa carreira! Um exemplo, alguns lugares aonde eu possa trabalhar!!!

  86. luma

    gostaria de saber se o curso de geologia na UniPampa, embora seja novo, é bom. obrigada

  87. Lucas Batista

    Pedro Addler,
    Gosto muito de Geografia e curto química, porém não sou muito chegado à matemática e física, o curso de Geologia é recomendado pra mim?

  88. José

    O curso de geologia da ufrr tem uma boa qualidade?

  89. Julia

    Olá Pedro, eu quero fazer Engenharia Ambiental e logo após Geologia você acha que seria bom fazer duas faculdades ? E você sabe me dizer se na UFSC tem uma boa formação nessas faculdades ? E falar outros idiomas como Inglês, Francês e Alemão ajuda na hora de arrumar emprego e o salário tambem aumenta ? E teria mais facilidade de arrumar emprego sendo Engenheira Ambiental e Geóloga ? Obrigada desde já.

  90. Henrique S

    Estou pensando seriamente em fazer Geologia.
    Só que esse não é um curso popular, por isso tem pouca informação sobre ele e eu estou com muitas dúvidas.
    No Rio de Janeiro qual das Universidades Públicas é a melhor opção?
    É muito concorrido?
    É baseado em exatas ou ciências?
    O curso é de horário integral?
    Qual é a melhor opção de especialização depois de formado?
    E é um curso muito difícil?

  91. Daniel

    Olá, tenho 26 anos e sou formado em TI, gostaria muito de fazer uma pós no funcefet – RJ na area de geologia do petróleo. Atualmente trabalho em uma equipe de TI voltada pro suporte de aplicações de E&P, acham que com esta pós eu poderia vir a conseguir desempenhar melhor minha função ou até mesmo exercer um cargo diferenciado como consultor de O&G?

  92. Arianny

    Ola! Adoro Geologia e estou indecisa sobre fazer geologia ou engenharia de minas pois as duas me atrae muito. Mas gostaria de saber se é necessario ser muito bom nas exatas (principalmente matematica) pra cursar uma das duas faculdades?? E se é uma utopia pra quem nao é bom em matematica fazer engenharia de minas??

  93. Julia

    Queria saber se fazer Engenharia Ambiental e logo após Geologia seria bom ou desnecessario, qual é a sua opinião ?
    Obrigada.

  94. Ronaldo

    Olá, gostaria de saber se um bacharel formado em geologia e se especializar em geofísica ele pode ser chamado do que? Geólogo ou geofísico?

  95. roberta

    Luziane a Soares.
    Ninguem te ensinou que no Brasil nao existe montanhas.?
    Fala sério nao saber disso..mas que otimo que seu sonhos seja ser geologa, espero que vc seja otima em exatas, pq em conhecimentos gerais e em geografia vc nao é NAO, nem em sonho, ainda mais depois de ter falado que sua cidade ‘era cheia de montanhas rochosas belas’..
    Aiai cada coisa

  96. Rubianne

    Estudo Geologia na UFPE e é um curso ótimo..
    Puxado mais vale a pena o esforço e a dedicação..

    • Glória

      O curso na ufpe é integral é? obrigada desde já :)

  97. Giovanna

    Boa noite, pelo o que li aqui percebo que tanto quanto engenharia ambiental a geologia estuda bastante física , química, matemática… estava querendo fugir um pouco disso , mais meio ambiente me interessa muito. Portanto sempre me deparo com essa duvida, em questão de salaria qual ganha melhor? ou da no mesmo, ? vale a pena eu fazer qual dos cursos? e em quais faculdades eu acharia esse curso fora a ufrj?
    Obrigado pela atenção !

  98. Julia

    Vale a pena fazer Engenharia Ambiental e logo após Geologia ? Qual das duas tem mais vantagens ou é a melhor?

  99. Rayane

    Gostaria de saber o salário de um Geólogo por fases da carreira.
    Agradeço desde já!

  100. carla souto

    Estou me formando em escola técnica onde faço mineração e como gostei muito do curso pretendo seguir a área de geologia pois tenho facilidades nas matérias que envolve o curso; Bom então, queria saber até quanto a geologia se expandi fora do país, para que eu tenha que dominar outra língua?

    • Pedro Addler

      Olá Carla,
      Hoje em qualquer profissão o domínio de outro idioma torna-se um quesito classificatório na hora de um emprego. A parte de Geologia não difere da maioria, pois atualmente, grandes empresas de outros países tem se instalado no Brasil, logo ao desejar uma vaga nesta empresa, você deverá saber manter uma comunicação com seu patrão que pode ser estrangeiro. Esta é um hipótese, mas não deixa de ser uma realidade. Para garantir e não deixar de perder oportunidades, aconse-lho a fazer um curso de outro idioma, de preferência o Inglês. Boa sorte! Abraço! :)

  101. Betinho Cruz

    Olá caro amigo. Eu estou cursando Geologia na UFS e queria saber onde e/ou como é aplicada a Topografia na Geologia e qual a sua importância. E ainda queria saber onde posso arrumar algum lugar que me ajude a entender os cálculos absurdos que já estou pegando nesse primeiro período, pois eu sempre estudei em escola pública e na minha escola eu não aprendi nada disso. Dá pra reparar que na minha turma só está entendendo quem é de outro estado ou vem de colégios particulares. O resto só lembra um pouquinho ou está boiando totalmente. Se puder me ajude por favor. Vlw.

    • Pedro Addler

      Olá Betinho,
      Vou definir Topografia para você, acho que irá ajudar.
      A Topografia é a ciência que estuda a representação detalhada de um trecho limitado da superfície da terra, sem levar em consideração a curvatura resultante de sua esfericidade.
      Assim sendo, podemos sempre representar em um plano horizontal a imagem do terreno em estudo, com sua forma, limites, dimensões, relevo, bem como todas as particularidades de importância, tanto naturais como artificiais. Estas particularidades, podem ser: rios, lagos, cercas, vegetações, estradas, pontes, canais, construções isoladas, etc., e serão mais ou menos detalhadas conforme a finalidade do trabalho. A Topografia, que é baseada na geometria e na trigonometria, tem por objetivo o estudo e representação da forma e dimensões da terra.
      Sobre os cálculos, aconselho a pedir ajuda aos colegas que possuem conhecimento, fazer grupo de estudos, pesquisar em livros nas bibliotecas ou mesmo pedir ao professor que forneça laboratórios para retirar dúvidas. Esta seria a forma mais prática para tentar solucionar este problemas.
      Boa sorte! Abraço! :)

      • Betinho Cruz

        Muito obrigado, Pedro. Sua resposta foi muito boa. Ajudou sim. Vou tentar fazer o que você me aconselhou. Valeu!

  102. Rafaella

    Então eu estou pensando em fazer Geologia, já que me interesso bastante pela área(pelos estudos da terra). Estou cursando o 1º ano do Ensino Médio, e gostaria de saber, se há alguma escola técnica, para tal. Na verdade eu sei que não há, para Geologia em si, mais queria algo que se assemelhe, algo no meio. Entende? Enfim, se puderem me ajudar, me respondendo… Eu agradeceria.

  103. Rafaella

    Olá, estou cursando o 1º ano do Ensino Médio, e gostaria de me profissionalizar, em geologia, com uma base técnica. Gostaria de saber se há, algum tipo de curso técnico, junto com o E.M. no Rio de Janeiro, no assunto. Eu já fiz alguma pesquisas em relação, e pelo que me parece, não. Mais acho que algo que se “de, ou se assemelhe” à geologia, já seria extremamente útil. Enfim, obrigado. (Ps: eu já fiz, anteriormente a mesma pergunta, porém n não obtive resposta).

  104. Beatriz

    Olá,
    Gostaria de saber quais são as melhores universidades para estudar geologia, atualmente.

  105. Willeres

    Valeu galera estas informações foram muito uteis e eu k estava em duvida entre Geológia e Minas agora sim tenho a certeza do que quero e vou fazer Geológia Brigadão valeu..

  106. Beatriz

    Oi,
    eu gostaria de saber se a USP é um bom lugar para estudar geologia, e algumas indicações de universidades possivelmente melhores que a USP para estudar geologia.Obrigada.

  107. Fernando

    Bom dia, tenho uma senhora dúvida, tenho 37 anos e só agora tenho a oportunidade de me graduar, me interessei por geologia e biologia, mas tenho que levar em consideração as minhas chances no mercado e na renda, pois tenho 03 filhos e não posso viver sonhos egoistas nesta altura da vida, se alguem com mais experiencia puder me dar uma luz… desde já agradeço.

  108. Jhonatan

    seguinte, desde os meus 13 anos fui fascinado em geografia, até que atraves de uma pesquisa me encontrei com a geologia, hj tenho 16 estou terminando o 3° ano, e assim fiquei sabendo que não há faculdades particulares com o curso e sim publicas e federais e como nos todos sabemos não é qualquer um que entra em publica.. com isso começei a desanimar, estava pretendendo fazer um cursinho pré-vestibular..o que você acha?

  109. wesley

    Caro amigo, gostaria de saber mais a respeito da matéria sobre desenho técnico, tenho 24 anos pretendo fazer geologia, porém quando li a respeito de desenho me deu um baita de um gelo pois sou péssimo nisso rs

    desde já valeu pela atenção!

    Abs.

  110. Patrícia Cristina

    Olá, ultimamente tenho utilizado bastante o site de vocês, onde posso encontrar muitas informações referente aos cursos dos quais tenho maior interesse. Estou em um dilema, pois no primeiro momento tinha interesse em fazer geografia, porém ao pesquisar mais a fundo reparei que o mercado de trabalho pra bacharel em geografia aqui no Brasil não está muito bom. Depois me interessei bastante em bacharelado em gestão ambiental. Mas até então só encontrei cursos técnicos e pós-graduação em gestão ambiental. Gostaria que vocês me dessem uma luz, se vale a pena o técnico, ou não …
    E outra coisa, aqui em Curitiba que eu saiba só a UFPR oferece o curso de geologia, o curso é integral, o que me preocupa seria algum tempo para fazer estágio, pois não venho de nenhuma família rica que me banque, por isso precisarei trabalhar durante o curso. Será que é possível fazer algum estágio ao mesmo tempo que o curso?

    Muito obrigada desde já, e aguardo resposta.

  111. Ewerton Matos

    Geologia não existe em Universidades Privadas!

  112. Kall Melo

    Olá pedro. Li todos os comentários me ajudaram a esclarecer algumas dúvidas, porém outras ainda permaneceram. Gosto de três áreas bastante diferentes.Geologia, Direito e Geografia.Tento o vestibular esse ano e estou bastante em dúvida. Minhas habilidades estão relacionadas geralmente as ciências humanas. Porém, Geologia também me interessa muito. Mas envolve exatas,e eu não tenho tanta habilidade com cálculo..Isso se torna bem dificultoso se eu escolher Geologia, já que na prova do vestibular irá me exigir bem mais habilidades com exatas. O que fazer então? Em algum período do curso se cobra algo relacionado as humanas? Desde já obrigada… Abraços.

  113. Pedro Moreira.

    Eu gosto muito do curso de geologia. há 2 anos eu to pensando nele, só que eu não gosto das matérias básicas de química e física, apenas matemática eu gosto. será que eu posso me dar bem nesse curso ??
    Esperando a resposta..
    grato desde já!

  114. Beatriz

    Olá, eu gostaria de saber qual é a especialização mais valorizada hoje em dia. Obrigada.

  115. ma

    olá..
    estou no 3 ano do ensino medio,e o curso de geologia me chamou a atenção.. só fiquei em duvida pois não gosto muito de matematica..vou usa-la muito ou é mais nivel basico? Obrigada

  116. JOICE

    Ola,
    Sou apaixonada por Geologia, so que tenho um problema, sou Comissária de bordo e trampo pela manhã, tarde, noite e madruda e as faculdades que achei o periodo é integral.Descobrir recentemente que Unisinos oferece o curso então pedir transferencia para Porto Alegre, mas o custo é alto.
    Sou de Salvador e moro atualmente em SP e me mudar novamente ta me pirando rsrs mas vai valer a pena.
    Sabem me dizer se existe alguma faculdade pública que não seja integral?

    desde de ja agradeço.

  117. Macilio

    olá? bem eu gostaria de saber se para eu cursar geologia, primeiro tenho que fazer geografia e me especializar em geologia? ou ja posso fazer o curso de geologia direto? é que eu andei lendo algumas coisa e vi isso que primeiro tem que ter geografia para depois se especializar em geologia… Isso confere?

  118. Thiaaago

    Olá pedro.
    Estou cursando o 1° ano do e m e tenho duas duvidas.
    Quais os riscos da profissão de geólogo e se o curso da unicamp pode ser comparado com o da USP

  119. Ângela

    Gostaria de saber se Geologia é na area de ciências exatas ou Biológias,pq aqui esta dizendo que é exatas,mas qndo vou na area de exatas não aparece lá…Obrigada!

  120. Giovana

    Olá, gostaria de saber quais são as melhores Universidades para se cursar Geologia. Decidi há dois anos fazer Geologia e este ano presto vestibular, mas estou no dilema de em qual Universidade estudar. Já li algo dizendo que a melhor do Brasil é a UnB e que a UFBA, UFPA E Ufop também são muito boas, porém moro em São Paulo e seria melhor pra mim a USP ou a Unicamp.Dentre as duas últimas, qual é a melhor?

    • Matheus

      USP. O curso de Geologia da Unicamp, apesar de bom, é relativamente novo…

  121. Elaine

    Oii..Estou no 2º ano do ensino medio e penso em fazer geologia mas tenho ainda algumas dúvidas.A carreira de geologo apresenta muitos riscos e necessita de muito esforço?Queria saber também se há alguma faculdade de geologia que aceite como teste o ENEM para este curso.E quais faculdades do Paraná que apresentam o curso de geologia.Vou ficar muito agradecida se alguem puder me responder.

  122. Mayara Souza

    Boom ano que esse ano termino os estudos, em 2013 quero fazer a faculdade, mais nao tenho noçao de onde fazer? e como fazer? Só sei que quero estudar em alguma universidade de minas..

    poderia me ajudar ?

  123. Tânia Almeida

    Pedro

    Quanto a remuneração? É baixa?

  124. daisa

    estou pretendendo fazer geologia e quero me especializar na área do petróleo , quero saber qual é o salário?

  125. Rogério Tadeu

    me ajudou muito valeu

  126. ana

    Não tenho a menor ideia do que eu vou fazer da minha vida.
    Por enquanto eu só tô dando uma pesquisada.
    Será que geologia ambiental é muito difícil?
    Eu quero uma profisão fá cil e que renda muito dinheiro.

  127. Melina

    Olá! Tenho um único receio com relação ao curso de Geologia…Você acha que daqui há 5…6 anos.. a geologia vai estar a todo gás como está hj? Obrigada!

    • Pedro

      Melina, as previsõe para o mercado são muito boas em todas as áreas da geologia.A mineração está aquecida com os récordes de preços das commodities e com novas descobertas de grandes jazidas.Na parte de geoengenharia não é diferente,o PAC tem gerado muitos empregos e o recem criação CENTRO DE MONITORAMENTO E ALERTA DE DESASTRES NATURAIS prevé expanção nessa área.O petróleo tem o dado mais imprecionate na minha opinião,nos dados da Sociedade Brasileira de Geologia, só para cobrir a área do Pré-Sal seria necessário contratar pelo menos 10 mil geólogos nos próximos cinco ano.Sendo apenas 13 mil geólogos na ativa no Brasil,e não axiste previsão de expansão desse número.Dizer com certeza se vai estar bom o mercado ninguem pode dizer, mas também não se pode dizer o mesmo de nenhuma profissão.Todos os geologos que eu conheço são apaixonados pela profissão, como estudate de geologia digo que realmente é apaixonate.Porem é necessário ter o dom.O geólogo faz coisas que outros profissionais não fariam, como ficar em lugares isolados e longe de casa por algum tempo.o curso e bem cansativo não somente pelas matérias básicas que são dificeis como os calculos e físicas, mas também pela matérias expecificas que exigem várias saidas de campo durante o curso inteiro.

  128. ana paula

    Ola!por favor eu gostaria de saber aonde eu encontro curso de geologia aqui no rio de janeiro pois estou muito interessada se poder me ajudar! Obrigado.

  129. kinka

    um amigo meu achou uma pedra oval branca como se fosse um ovo de galinha pessando aproximadamente 220g ja fomos em especialistas da regiao para saber que pedra e essa mais eles nao conseguiram saber. uns ate palpitaran que podia ser um meteoro e outros falan que so pode ser descoberta com analises. algum especialista desse site poderia mim dar uma ajuda de que pedra pode ser esta?

  130. André

    Olá, estou em dúvida entre fazer Geologia ou Engenharia do Petróleo, pois pretendo trabalhar com petróleo futuramente, gostaria de saber o que vcs acham sobre os dois cursos, contando com mercado de trabalho, oportunidades, salários, etc…
    Tenho 17 anos e vou prestar vestibular esse ano, por enquanto está decidido Geologia, pois não é restrito somente ao petróleo, como na engenharia, e após pesquisar muito vi que a Geologia tem um mercado muito bom e está aquecido, além de eu achar muito interessante o trabalho de campo e as “aventuras” kkk :)

    • Pedro Addler

      Olá André! As duas opções de curso são muito boas, mas o direcionamento é diferente. Procure realizar um teste vocacional, temos um em nosso site, isso pode te ajudar. Como parece, você despertou maior interesse para Geologia, então converse com amigos, procure alguém da área e veja quais os direcionamentos, o mercado. Geralmente, as engenharias tem grande força no mercado de trabalho, porém não é garantia de emprego. A escolha do curso e o sucesso dele, depende de você, da sua dedicação e apitidão. Boa sorte na escolha. Abraço!

  131. Letícia

    olá! Ainda estou no Ensino médio mas estou pra terminar este ano, e gostaria de saber se á alguma faculdade gratuita de geologia aqui no estado do Rio Grande Do Sul e quais são elas?
    Desde já agradeço!

  132. Antônio Carlos

    Eu gostaria de saber se eu que estou formando em geografia se fazer um mestrado ou doutorado em Geologia, posso atuar como geólogo, porque me disseram que não era permitido, e serviria somente para a acadêmia, só que agora eu fiquei sabendo que o governo modificou isso e que poderia sim atuar em empresas públicas e privadas como geólogo, eu gostaria de saber se isso é verdade?

  133. Yghor Gloscof

    Olá, tenho 14 anos de idade e estou muito indeciso em qual área cursar, me identifico com geologia mas não gosto muito de matemática. Devo ou não cursar geologia ?

  134. Nathy

    Olá gostaria de saber se é mto dificil para um geologo encontrar um emprego fixo na grande São Paulo que naum fike viajando para outras cidades e estados.

  135. Vinicius França

    Gosto muito da área de geologia,mas aqui onde moro só tenho a opção de fazer a graduação na ufba!
    onde posso encontrar um curso na modalidade técnico de geologia aqui em salvador!
    Desde já Agradeço!

  136. Vinicius França

    Gosto muito da área de geologia,só qu aqui em salvador só encontro graduação na ufba
    onde posso encontrar um curso na modalidade técnico de geologia aqui em salvador!
    Desde já Agradeço!

  137. Vinicius França

    Onde encontro curso técnico de geologia em salvador Bahia?
    Desde já agradeço!

  138. Vinicius França

    Qual a diferença do curso de mineração pro curso de geologia?

  139. Diogo Roscha

    gosto, adoro Geografia e me interesso em Geologia também. acho que s duas estão ligadas. quero as duas. adoro tudo isso. adoro a natureza.

  140. Suzana

    Oi, gostaria de saber qual curso é mais promissor, pois estou em dúvida nesses dois: Engenharia ambiental ou geologia =]

  141. aly mote

    eu sou um novato + nunca é de + aprender,eu nu meu planiamento estudantil queria faser engenharia civil + fui apreciando outras engenharia e achei muito emteresante a giologia e minas,gostaria de saber um pouco mais sobre o asunto. GRATO PELO ATENÇÃO.

  142. Talita Oliveira

    Olá, sou de Brasília!! Curso o segundo ano do ensino médio em um colégio militar e todos os meus professores, principalmente de exatas, falaram-me que tenho muita vocação para fazer Geologia e passaria tranquilamente na UNB. Só que tenho medo do mercado de trabalho por aqui não ser muito bom e meus pais também não me incentivam muito nesse curso. Queria saber se um Geólogo é tão bem contado como um Engenheiro de Minas ou se esse último pode fazer o trabalho de um geólogo. Por favor, me ajude!! Será que dá pra ganhar bem? Grata.

  143. laudiane

    Olá , gostaria de saber se eu fizer Geologia posso fazer pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. E Geologia é uma engenharia?

  144. Vanessa Rodrigues

    Olá! Então, Engenharia Geológica no post foi dita como especialização, bem como Geologia Petrolífera(a que desejo fazer). Mas, na UFOP por exemplo, Engenharia Geológica é o curso em si. Qual a diferença desta para Geologia? E, se cursada, impedirá na especialização em Petróleo? Desde já, obrigada(!) :)

  145. Edson Júnior

    A matéria aqui relatada é muito boa me esclareceu muita coisoloa,por aqui percebi q era isso q eu sempre quis fazer,mas ainda não tinha percebido.O mais interessante,é que eu vou poder fazer tres coisas que eu gosto muito,a parte de arqueologia,paleontologia e geofísica.Continue assim pessoal q voces irão tirar as dúvidas de muitas pessoas.valew.

  146. Suca

    UFSC(Universidade Federal de Santa Catarina) em Florianópolis oferece um ótimo curso de Geologia. Fora que a cidade é uma maravilha pra se viver.

  147. Luciano

    Gostaia de que me ajudasse . Pois nao gosto de falar em público, e também nao gosto muito de matemática. Até a parte de matemática financeira ainda vai, mas quando entra em cálculos já começo a nao gostar. Pensei em Contabeis ou Administração . Mas nao sei o que fazer

  148. Lana Sousa.

    Olá ! ( ADOREI O CONTEÚDO POSTADO POR VOCÊS SOBRE GEOLOGIA )
    Sou de goiânia e irei prestar meu vestibular na UFMG.Mais ent, no decorrer do curso de Geologia, estuda-se Fontes de Energias Renováveis ?
    Desde ja Agradeço.

  149. kdu

    To muito triste, ate ontem a noite eu nao sabia que faculdade fazer, porem comecei a ler sobre Geologia e fiquei muito interessado, porem nao ha nenhuma faculdade privada em Sao Paulo onde moro. Porem, como uma epifania me veio que devo fazer essa faculdade. Qual primeira passo que devo tomar para poder fazer essa facul..??

  150. Luis felip

    olá,o mercado atual para geologia está muito bom com profissionais ganhando bem inicialmente e em todas as fases da carreira,mas gostaria de saber como vai ser o mercado para daqui a 6,10,15,20 anos,ou seja qual será o futuro do mercado da geologia,será que vai saturar ou não tem problemas para os que vão entrar?

  151. loyana

    eu ja havia ouvido falar dessa materia, mais nunca me interecei muito!!!
    mais com todas essas explicações, fiquei mais indecisa sobre o que vou fazer, porque geologia me parece uma otima carreira para seguir!!!
    essa é mais uma das profissões que acho que vou botar na minha “lista” para me formar!!!

  152. Pedro Castro

    E ai cara tudo bem?Me interessei pela Geologia desde do ano passado, quando eu estava no 2º ano do ensino médio, e desde então tive procurando pelos sites da UFRJ, Rural do Rio e da UERJ as respectivas notas de corte, e por incrível que pareça achei de todas, menos da Rual.Você tem como pesquisar para mim ou se souber me falar sobre isto, porfavor,seja mais breve, pois quero muito saber.Brigado!

  153. Catarina Mondlane

    Achei que é um curso bom, divertido, interessante e comprecivel, vou obtar por ele, depois da esplicacao aprendir um pouco da quilo que e a geologia.

  154. Beatriz

    Ola tbm gosto muito de geologia ….. e agora estou estudando técnico em mineração mas pretendo fazer geologia ..

  155. nara patricia

    Eu quero me graduar em Geologia,mas preciso saber quais são as melhores universidades??
    desde já muito obrigado!!!!!

  156. Carlos Falcão

    meu cunhado é formado em engenharia agronoma e o mesmo quer fazer o curso de geologia, em quantos anos ele pode se formar?

  157. Jéssica Ferreira

    Olá…..gostaria de saber como anda o mercado de trabalho para mulheres na geologia? A diferença salarial entre homens e mulheres é grande?..Qual a média salarial para geólogos fluentes em inglês? …..Aguardo respostas (please) ..

  158. nathália

    é mito interessante… eu só tenho 13 anos e sou fanática por geologia…isso é um grande incentivo pq naum é fácil ser geólogo naum… vcs estão de parabéns…

  159. Larissa

    Na UNI-BH também tem Geologia

  160. Graziela

    Oi, passei este semestre na Unifesp para cursar bacharel em ciencias do mar, mas sou louca por geologia. Gostaria de saber se apos o terminio do curso posso fazer alguma especialização na area de geologia

  161. Emilio

    Boa tarde a todos, eu tou a fazer Engenharia de Minas e nos temos falados sobre Geologia e achei a Geologia muito interassante, mas eu gostaria de me aperfeissoar mas.

  162. Lorena Carvalho

    Olá! Após ler esta matéria fiquei mais animada para fazer o curso de Geologia, foi difícil chegar a essa decisão,pois já concluo esse ano o ensino médio e já estava pra pirar pois ainda não tinha decidido, sentia um pouco pressionada pois várias pessoas me perguntavam o que gostaria de cursar, e a resposta sempre era: – Ainda não sei!! ;/
    Irei me dedicar ao máximo esse ano para passar na UFBA-Barreiras. O problema maior é não ter tanta habilidade com exatas, logo, não sendo impossível eu me dar bem nessas disciplinas. Ter esforço de vontade é o primeiro passo para alcançar os objetivos. Abraços.

  163. Sandra

    Olá Pedro,passei para biotecnologia na UFRJ e para para geologia na rural,mas estou com uma grande dúvida em qual me matricular,pois andei pesquisando,e parece que geologia não seria o mais indicado na rural! Podeia me ajudar?

  164. tiago portela do nascimento

    Ola,estou aqui hoje por que esse ano começo a fazer o curso de geologia. E pretendo me especializar em engenharia geologica . gosto muito dessa area não posso ver uma paisagem ou um enorme monte que da uma louca vontade de explorar aquele lugar. pra mim será uma grande honrra fazer parte deste grupo de profissionais tão bem qualificados hoje… muito obrigado me ajudem com materia do primeiro periodo. desde já agradeço pela grande ajuda muito obrigado…

  165. Jonathan

    Nossa, Artigo é ótimo, e os comentários são maravilhosos. Tirei quase todas as minhas dúvidas lendo os comentários, no entanto ainda restaram algumas…

    Eu moro no RJ e estou no 2° ano do ensino médio, pretendo cursar Geologia pela UFRJ. Gostaria muito de saber qual a base matemática e Química que eu preciso levar do ensino médio (aquela que eu não devo esquecer>mesmo<); e se você souber,qual a melhor faculdade UFRJ ou UERJ para esse curso, e também se o FIES ajuda nessa formação? Obrigado!

  166. Karla

    Olá , gostaria de saber quanto eu receberia se eu fosse dar aula na faculdade sobre geofisica …
    Obrigada

  167. isabela

    olá,eu gostaria de saber qual o melhor curso:biologia,geologia ou engenharia!

  168. Daniela

    Para fazer geologia tem que ter bom quilíbrio?

    Eu gosto, e tenho muita vontade de faze-lo mas não sei se mesmo não tendo muito equilibrio seria possivel…

  169. Domingos thaimo

    Sou dono de istalacoes escolar em Mocambique na prov de Manica cidade de Chimoio pretendo abrir um istituto medio de geologia e minas, portanto solicito a esta istituicai um corriculo do curso medio de geologia e minas . atecipo agradecimento

  170. Sabrina

    Qual é o salário médio de um técnico em Geologia?

  171. Luane Barbosa

    Gostei muito, queria saber se no nordeste existe um mercado de trabalho considerável para quem pretende fazer o curso.

  172. jeferson

    ola, eu estou me formando em geo bacharel, gostaria de saber em que área da geo eu poderia me especializar para aproveitar melhor o mercado de trabalho futuro do meu estado?!
    encontraram uma grande faixa de petróleo no mo litoral do Amapá e os especialista que estão analisando estudos na área já estão chamando de futuro eldorado do ouro negro.. e vai ocorrer um leilão agora em maio para a concessão das empresas que exploraram essa área…e a expectativa de geração de 50 mil empregos direto…..

  173. Amanda

    Faço Agronomia, mas estou no pior momento da minha vida … Sinto que estou no curso errado e quero mudar para geologia. Gostei das dicas do site. Gostaria de saber sobre a parte de geologia Ambiental, em quais áreas o profissional atua?
    Abraços pessoal.

  174. mariana antonio antonio

    xto no 1ano do medio mais gostaria de saber que eu no 2ano vo dar geologia.e uma boa cadeira eu to a gosta muito….

  175. Michelle

    UFRJ, UFRRJ ou UERJ, qual destas oferece o melhor curso de Geologia?

  176. marilia

    Adorei muito as dicas!
    Ja me decidi e vou fazer geologia na UFPA sou de belém
    Obrigado!

  177. Alayana Almeida

    Olá! Estou no terceiro ano,vestibular esta chegando,no primeiro ano meu amor por geologia despertou. Mas agora depois de ler varias materias,meu maior receio e saber se conseguirei estagio aqui na minha cidade Manaus-AM. Gostaria de saber qual seu conhecimento em relação ao mercado de trabalho aqui na região,já li varios artigos mais nada falando daqui,estou muito confusa e a ponto de trocar de curso por tal motivo.Já pensei em fazer Enem para outra cidade onde sei que o mercado é mais abrangente,como UFPA-PA,mas a ideia não foi bem aceita pela minha familia.Agradecedo desde já,pois a resposta dessa pergunta ira acalmar uma vestibulando em apuros. Muito obrigada!

  178. Lucas

    Olá estou muito afim em fazer geologia pois adoro ter contato com a natureza e venho pesquisando o curso ,mas o problema é que eu vi uma das principais matérias também é matemática e eu não gosto muito dela seria um grande problema pra mim mas então é verdade que a matemática é muito usado no mesmo nível de engenharia ?

  179. marielle

    quantas horas um geologo trabalha por dia

  180. denise

    Eu fiz vestibular pra Geologia e passei, as aulas começam em agosto.
    Mas tem algo q esta me deixando com duvidas : se eu fizer esse curso vou ter que trabalhar ajudando a destruir o meio ambiente? pq a mineraçao, por exemplo destroe tudo :(

    eu tenho opçao de trabalhar de alguma forma que nao prejudique a natureza ou até ajude na preservaçao?

  181. Joseph

    Alguém sabe onde tem pós graduação em geologia pode ser federal e/ou particular?

  182. suzane

    gente amei esse site muito bom….vcs me ajudaram bastante,tava em duvida do q ia fazer.Agora sim eu sei….vou fazer geologia. OBRIGADO! :-*

  183. Vivi

    Amigos,
    eu sou formada em licenciatura em química estou tentando um reposicionamento na carreira. Daí quero fazer uma especialização na área de geologia, para que eu possa tentar atuar na área de petróleo. Alguém tem alguma dica de local para pós?Mestrado?Curso à distância?Eu estou perdida, a única coisa que sei é que a carreira promissora é a da geologia. obrigada. Vivi

  184. Natalie

    Olá, gostaria de saber se mesmo eu tendo grandes dificuldades em exatas, posso encarar a geologia?

  185. Iago Rebouças

    Eu queria saber como é durante a graduação de Geologia, a questão da carga horária diária na UFC.
    Se alguem poder tirar essa minha dúvida ficaria grato!

  186. Sabrina

    Gostaria de saber sobre o mercado de trabalho,se é muito difícil conseguir um emprego?
    Faço curso Técnico de enfermagem, e tenho duvidas em qual faculdade no futuro seguir…
    É se não tiver muito facilidade com exatas é uma boa mesmo assim a Geologia?

  187. Mikaelle

    Olá, alguém sabe me dizer entre UFRJ e UERJ qual das duas é a melhor com relação ao curso de Geologia?

  188. Jennifer Kelly

    Ja me decidi e vou fazer engenharia geologica,não tenho nenhum talento para exatas alguem
    aí que já tenha ingressado em uma universidade com
    este curso poderia me esclarecer se é possivel me dar
    bem mesmo com essas dificuldades

  189. gabriela

    gostaria de me especializar na areA DE PALEONTOLOGIA EXISTE

  190. antunes de miroto daniel

    ola malta, eu sou estudante do curso de geologia aplicada na uem mocambique, este é um curso muito bom e com um mercado promissor mas assim como outros de ciencias exatas este tambem é muito puxado e exige uma aplicabilidade e extrema curiosidade pelos fenomenos estranhos da terra. Mas vale a pena porque sendo geologo conheces melhor o mundo em optica da natureza.

  191. David

    Wau gostei muito das dicas ,estava pensando em faser agronomia ou geologia e mineraxao,mas dpois d tanta pesquisa sobre os curxos ,este d geologya foi ki mais me motivou ,e sem penxar apartir d agora ja sei o que vou faser quando terminar o ensino secundario geral ,provavel que entre mexmu nexte curxo proximu ano.

    • Luciana Lau

      Minha nossa… você é brasileiro??? Que dialeto é esse que você esta usando, pois o desconheço, me desculpe, mas realmente o desconheço.

  192. Allef andrei

    E ai tudo bem?
    tenho uma dúvida. o que seria geologia em tempo integral? Seria dizer que tem aula o dia todo?
    de 07:00 da manhã até as 18:00 da noite?

  193. adriano costa

    Olá bom dia!
    Exiate especialização para quem está ou vai começar engenharia ambiental e, quer se especializar em um dos ramos da geolgia???
    obrigado.

  194. willyan silva

    olá Pedro Addler, em 2015 em eu pretendo entra no curso de geologia a que em pernambuco, eu queria que você midissece quais materias no vestibular agente tem que focar mais para entrar nesse curso de geologia e esse esse curso e muito concorrido, nas universidades. agradeço muito se vc me respoder isso vlw.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!