curso de gestão ambiental

Gestão Ambiental

A gestão ambiental estuda o meio ambiente, as diferentes formas de vida e também a interação do ser humano com a natureza. Conheça mais sobre a gestão ambiental.

Gestão Ambiental

Habilitação:
Gestor Ambiental
Duração do Curso:
4 anos
Area:
Humanas
Atributos do Profissional:
Organização e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 2239,00

A Carreira em Gestão Ambiental

O Gestor Ambiental (profissional de Gestão Ambiental) é um profissional que cuida da natureza, estudando as formas de vida (animal e vegetal) e a interação do ser humano com estas formas naturais.

Os recursos naturais da terra são finitos, se forem simplesmente explorados de modo indiscriminado pensando nos lucros, em poucos anos se esgotarão e trarão muito prejuízo.

O profissional de gestão ambiental administra e procura desenvolver sempre a melhor forma possível de explorar os recursos naturais, sejam eles renováveis como plantações ou então não renováveis como minérios.

O principal objetivo da gestão ambiental é garantir o desenvolvimento econômico humano, mas sem destruir os recursos naturais.

Nos casos em que o impacto é inevitável, como na mineração, por exemplo, (o ambiente é modificado de forma definitiva) a gestão ambiental atua minimizando ou então consertando o estrago ambiental, recuperando as áreas naturais degradadas.

Seja analisando a poluição, seja coordenando a exploração sustentável dos recursos naturais, seja criando planos para recuperar áreas devastadas pelo homem ou então atuando em projetos de reflorestamento, o profissional de gestão ambiental está sempre buscando o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a exploração econômica saudável.

O Curso de Gestão Ambiental

A base do curso de Gestão Ambiental, assim como acontece com o curso de Engenharia Ambiental são as ciências biológicas. Mas ao contrário do que acontece na Engenharia Ambiental, que acaba envolvendo aspectos de ciências exatas tais como projeto de estruturas e desenho técnico, na Gestão Ambiental o foco não vai fugir muito da área de ciências biológicas.

Química, Física, Biologia e Geologia serão a base do curso. Além da base de Ciências Biológicas, durante o curso de gestão ambiental o aluno também vai estudar conteúdos básicos de economia, ciências sociais, ciências humanas e legislação, tudo obviamente aplicado ao contexto do meio-ambiente.

Gestão Ambiental: Contribuindo para o uso conciente dos recursos do planeta

Grade Básica do Curso de Gestão Ambiental

  • Biologia
  • Geologia
  • Química
  • Estudo do Solo
  • Monitoramento Ambiental
  • Hidráulica
  • Análise de Impacto Ambiental
  • Economia Básica
  • Legislação Ambiental
  • Aulas Práticas de Campo

Melhores Faculdades

As melhores faculdades que oferecem o curso e possuem altos índices nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e boas notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) são:

  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa – MG;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Fortaleza – CE;
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) – Campo Mourão – PR;
  • Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) – Canoas – RS;
  • Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO) – Macaé;
  • Faculdade de Tecnologia Senai Blumenau (CET BLUMENAU) – Blumenau – SC.

A Gestão Ambiental e o Pró-Alcool

Usina de Produção de Álcool Combustível ( modelo Brasileiro )

O Proálcool ou Programa Nacional do Álcool foi um programa do Governo Brasileiro iniciado nos anos 70 com o objetivo de desenvolver um novo combustível para diminuir a dependência do Petróleo do Brasil.

O programa começou a ser estudado no início da década e foi iniciado oficialmente em 1975 devido às sucessivas crises do Petróleo que estavam acontecendo na época.

Durante essas crises, o preço subia e era grande a falta de combustível no mercado. Na época a Petrobrás ainda não tinha uma grande produção de petróleo e também não havia sido descoberto o Pré-Sal Brasileiro, que é recente, o Brasil dependia muito dos outros países para conseguir petróleo.

Para poder diminuir a dependência do Petróleo, o Proálcool atuou em duas frentes: no desenvolvimento de uma nova tecnologia de motor, movida a álcool e também no desenvolvimento de usinas de produção de combustível.

Após muitos estudos e do teste de diversos tipos de matérias primas (milho, mandioca, cana, etc…) os especialistas em gestão ambiental e energia do governo chegaram à conclusão de que o melhor álcool para o Brasil seria o álcool produzido a partir da cana-de-açúcar.

Esse álcool (que vem da cana) é vantajoso em relação aos outros tipos de álcool combustível, pois a cana é um vegetal altamente produtivo e também devido ao fato das novas usinas de álcool serem implantadas a partir da adaptação das usinas de açúcar que já existiam no Brasil. Em alguns países onde a cana-de-açúcar não nasce (muito frios) o álcool mais usado é produzido a partir do milho.

Urbano Ernesto Stumpf, Inventor do Motor a Álcool Brasileiro

O motor a álcool, outra parte do projeto, foi inventado e fabricado no ano de 1973 pelo Engenheiro Brasileiro Urbano Ernesto Stumpf. Em 1975, todas as grandes fábricas de carros do Brasil da época, Volksvagen, Fiat, Ford e Chevrolet, por exemplo, já haviam adaptado o projeto original de Ernesto e os carros a álcool estavam prontos para invadir as ruas.

Em 1986, considerado o ano do auge do Proálcool, os especialistas em gestão ambiental e engenharia afirmam que mais de 90% dos carros fabricados no Brasil foram fabricados com motor a álcool.

A partir da década de 90, no entanto, como o motor a álcool não conseguiu acompanhar a evolução tecnológica do motor a gasolina (os motores a álcool primitivos não funcionavam bem no frio, por exemplo) e também devido ao preço do petróleo ter ficado estável, o governo resolveu abandonar o Proálcool.

Após ficar quase 10 anos esquecido, o álcool combustível Brasileiro, voltou com tudo em 2000 com a nova geração de carros a álcool, os carros Flex Fuel. O motor Flex Fuel inventado na Califórnia, no início da década de 90 e trazido para o Brasil nos anos 2000, deu um novo impulso ao álcool, fazendo com que novos carros a álcool mais modernos passassem a ser fabricados e vendidos em nosso país.

Como funcionam tanto com álcool quanto com gasolina, os motores flex conseguem agradar tanto especialistas de gestão ambiental quanto os consumidores, já que eles são econômicos (o álcool é um combustível barato) e também poluem menos.

Evolução dos Carros a Álcool

Evolução dos Carros a Álcool com o passar do tempo

Especializações da Carreira de Gestão Ambiental

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar ainda pelas seguintes especializações dentro da Gestão Ambiental:

  • Consultoria Ambiental: Nesta especialização o profissional de gestão ambiental atua em empresas e no governo preparando projetos de preservação e exploração sustentável do meio-ambiente.
  • Certificação Ambiental: Especialização em que o gestor ambiental estuda as normas internacionais de qualidade em gestão ambiental e atua ajudando as empresas a tirarem certificados de Responsabilidade Ambiental (certificados ISO e similares).
  • Planejamento Ambiental: O gestor ambiental especializado em planejamento estuda e produz relatórios de impacto ambiental, ajudando as empresas a implantar projetos sustentáveis de exploração da natureza.
  • Recuperação Ambiental: O profissional de gestão ambiental especializado em recuperação, atua planejando e executando projetos de recuperação de áreas naturais que já foram destruídas.

Carreira de Gestão Ambiental: Aspectos Favoráveis

A consciência ambiental está em alta: governo, empresas e até consumidores, todos estão exigindo mais responsabilidade ambiental e estão valorizando os produtos ecológicos.

Com o crescimento econômico do Brasil, cada vez mais projetos de agricultura, mineração e exploração sustentável de florestas (seja para madeira ou então eucaliptos para produzir papel) vem sendo implantados, o que vem exigindo muita mão de obra especializada em gestão ambiental.

O campo de trabalho para gestão ambiental é bem amplo e variado, o gestor ambiental pode trabalhar com diversos tipos diferentes de projetos ambientais: redução de lixo, melhor aproveitamento de matérias primas, controle da poluição do ar, reaproveitamento industrial da água, etc.

Carreira de Gestão Ambiental: Aspectos Desfavoráveis

Entre os aspectos desfavoráveis da gestão ambiental temos a grande concorrência pelas melhores vagas de trabalho e também o ambiente de trabalho: muitas vezes o gestor ambiental é enviado para áreas remotas ou então poluídas para trabalhar.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. mayara

    oie… qual a diferença do engenheiro ambiental e o profissional de gestão ambiental ??
    vo me forma agora no tecnico em meio ambiente e naum sei qual fazer ?

    • Leonardo Brandi

      que situação?

    • Fabiana

      Qual a diferença entre o trabalho de um gestor ambiental e o de um engenheiro ambiental?
      Mayara
      Ambas são profissões novas e voltadas para a área de meio ambiente. Existem muitas outras, como a de Ciências Ambientais, que são muito parecidas entre si. No Anuário 2007 de Qualificação Social e Profissional, consta que do total de 33.006 cursos de educação profissional existentes no País em 1999, 118 direcionavam-se ao meio ambiente. Chama-nos a atenção a falta de especificidade das profissões dessa área, que são genericamente rotuladas.
      Infelizmente, as funções específicas a serem desempenhadas pelo cientista, gestor, analista, técnico, tecnólogo e engenheiro ambiental são tratadas de forma imprecisa, o que gera equívocos na comunidade acadêmica, responsável pela oferta de processos formativos. Em virtude disso, tem ocorrido uma certa confusão na determinação das grades e dos perfis profissionais dos cursos de formação ambiental oferecidos, atualmente, pelas universidades. Os papéis a serem desempenhados no tecido social pelos profissionais do campo ambiental (o cientista, o gestor — que também é o analista lotado na gestão pública dos órgãos do SISNAMA —, o técnico, o tecnólogo e o engenheiro ambiental) têm suas especificidades, mas são organicamente articulados entre si. Cada um tem seu nicho profissional delimitado, com macrofunções exclusivas a desempenhar, embora as fronteiras profissionais sejam fluidas, porosas e razoavelmente indistintas (e não poderia ser diferente).
      Na prática, um engenheiro ambiental trabalha mais com soluções de engenharia na busca da resolução de problemas ambientais, enquanto o gestor atua no gerenciamento dessas soluções, que são impostas pelo desenvolvimento econômico.

  2. Aline

    Teria esse curso de gestão ambiental aqui na cidade de Palhoça (floripa-sc) ?
    Gostaria de fazer curso técnico, quanto que está o preço mais ou menos ?

    • lukas dias

      olha ai existe sim o curso. e ele é na faixa de r$ 500 a R$ 1000 e por isso que em minha cidade (aparecida – sp) surgiu um curso numa escola tecnica dai saiu tudo de graça,so a taza que ñ (taxa de R$ 35,00). Mas espero que vc consiga é muito legal eu gostei muito.espero q seja feliz. abç

    • Priscila

      Tem em floripa no Cesumar… http://www.ead.cesumar.br

  3. Mayumi

    ooi, na verdade eu queria saber a diferença entre a gestão ambiental e a engenharia ambiental..e eu estou pensando em fazer um curso tecnico de meio ambiente..ajuuda alguma coisa em qqler desses cursos?

  4. Pedro Addler

    Olá Mayara

    Esta é uma dúvida muito comum mesmo, acontece tanto com os alunos que querem fazer engenharia ambiental quanto com os alunos que querem fazer gestão ambiental.

    Embora os profissionais de engenharia e gestão ambiental em geral trabalhem juntos, existem sim diferenças:

    - Gestão Ambiental: O foco do curso de gestão ambiental está na gestão de projetos ambientais, gestão de pessoas e também em atividades práticas relacionadas a química e biologia.

    - Engenharia Ambiental: O foco do curso de engenharia ambiental está na engenharia, cálculo e desenho técnico.

    • renan

      gestao ambiental esta pertence ao conselho de quimica
      é possivel um gestor assinar por uma farmacia?

      • Renata Teixeira

        Boa tarde pessoal,
        Eu faço o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental e equivale como uma faculdade e é reconhecida pelo Mec, e no caso poderei assinar como um Engenheiro sim depende do projeto a ser feito.

  5. Pedro Addler

    Olá Aline

    Existe sim, existem 4 faculdades particulares de gestão ambiental na região metropolitana de Florianópolis.

    Em relação ao valor das mensalidades, ele varia entre R$ 400 e R$ 1000 Reais.

    • Felipe Avelar

      Boa tarde Pedro Addler

      Seria q vc poderia me informar quais são essas 4 faculdades de floripa onde tem curso de gestão ambiental

      obrigado

      • Priscila

        conheço pelo cesumar por 255,06 a mensalidade

    • ana claudia

      Olá ,Pedro,boa tarde!eu fiz vestibular para gestão ambiental na Estacio de Sá, e passei, mais estou na duvida, se o mercado de trabalho aqui em Salvador -Bahia, é promissor,ou se vou ter dificuldades para atuar na área.Desde já ,agradeço,Ana Claudia.

  6. Joscinei

    Boa tarde Sr. Pedro
    Se vocêfosse escolher hoje entre estes dois cursos qual seria? Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental.
    Moro em Cacoal/RO aqui tem estes dois cursos sendo que o Gestão Ambiental é mais barato e é realizado em 3 anos “aprovado pelo MEC” ja o engenharia Ambiental é mais caro e é em 5 anos.
    O gestão Ambiental pode assinar por alguma coisa ou só o engenheiro?

    • Ricardo Assumpção

      O gestor ambiental pode ter diferentes registros, dependendo das competências técnicas do curso, sendo assim, ele poderá assinar muitos documentos e projetos. Ex. de registros: Conselho Regional de Química; Conselho Regional de Administração e Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia.

    • Jadelson Pereira

      Prezado o profissional de gestão ambiental pode até elaborar e implantar projetos e programas ambientais o grande problema de abraçar esta carreira nova no Brasil é que a profissão e as atribuições do profissional de gestão ambiental são bem próximas as do Engenheiro Ambiental.Como grande parte dos projetos e programas e ambientais solicitados por orgãos federais,estaduais ou municipais exigem a ART -Anotação de Responsabilidade Técnica documento este que só expedido através dos conselhos profissionais entre eles o CREA o gestor corre o risco de encontrar dificuldades para trabalhar na área de projetos ou consultoria, porque resumindo a profissão ainda não tem regulamentação no pais, existe apenas uma tramitação na câmara dos deputados para regularizar a profissão.Para saber mais acesse o site http://www.anagea.org.br

      Jadelson Pereira
      Téc.de Segurança do Trabalho
      Acadêmico de Engenharia
      Teresina – PI
      jadelsontst@bol.com.br

      • Renata Teixeira

        Caro amigo, se o curso é superior e reconhecido pelo Mec, como pode isso?

        • Andréa

          Para um curso ser reconhecido pelo MEC ele não precisa ter vínculo nenhum com os orgãos competentes de conselhos regionais, a verdade é que vc se forma e depois tem que correr atrás mendingando seu registro profissional, sou formada a 2 anos pela USF (tecnologia em Gestão Ambiental) não trabalho na área pois não temos o registro do CREA, eles não reconhecem o curso porque a carga horária não é suficiente, e o curso não é voltado para a área sanitária, o reconhecimento do curso só se deu 5 anos depois de sua criação, muitas turmas já estavam formadas, porem a universidade não tem a responsabilidade se os conselhos vão reconhecer ou não elas só fazem a adaptação depois, porém como nosso curso é reconhecido pelo CRQ (química), então eles deixaram do jeito que tá, ou vc faz o tecnologo e tira o CRQ, ou faz a engenharia e tira o CREA.

      • Amanda Souza

        Oi, Jandelson vc como formado em tecnólogo em segurança do trabalho, talvez possa me ajudar. Estou me formando em segurança, e estou pensando em fazer uma pós em gestão ambiental, na sua opinião essa área terei retorno e oportunidade?

  7. scharles mores

    ola tudo bem. sou aluno da universidade do norte do parana (unopar) e gostaria de fazer minhas pós no curso de direito ambiental, após terminar o curso de gestão ambiental mas estou com um pouco de duvidas em relaçao ao campo de trabalho depois de formado.. Gostaria que vces esclarecesse isso para mim.

    muito obrigado

  8. bianca

    gostaria d saber a grande diferença entre: um engenheiro ambiental,um profissional de gestão ambiental e um tecnico em meio ambiente….
    por favor ajudaa..

  9. Géssica

    Bom Dia!
    Gostaria de saber se tem o curso de gestão ambiental em Vitória-ES ?
    E qual o valor ?
    Obrigada!!!

    • Adenilson

      Boa tarde Géssica!!
      Existe o curso em várias faculdades de Vitória, ex: Estácio, Multivix e Unopar. Eu concluir na Estácio, o curso é ótimo exigindo muito do aluno.

  10. Heyd

    olá. tenho muito interesse pelas áreas relacionadas a meio ambiente, tipo gestão ambiental. mas tenho medo de entrar em uma dessas porque so realmente muito ruim em química…devo me preocupar com isso ?

  11. Diogo

    Olá gostaria de saber quais são as melhores universidades para se fazer gestão ambiental ! no estado de São Paulo !
    Obrigado !!

  12. Pedro Addler

    Olá Joscinei

    Essa é uma pergunta difícil, pois eu gosto tanto da área de atuação da Engenharia Ambiental quanto da Gestão ambiental.

    Como você pode ver na faculdade que você visitou, o curso de Engenharia Ambiental é mais longo e mais difícil, Gestão Ambiental é mais prático e simples.

    Se o seu objetivo é entrar logo no mercado de trabalho, recomendo que faça mesmo o curso de gestão ambiental, afinal é um ótimo curso e sendo aprovado pelo MEC não tem erro.

    Agora, em relação para assinar projetos, realmente você precisar ser um engenheiro ambiental.

    • Rone

      Senhor Pedro. Saiba que vocês têm uma grande responsabilidade social de interagir pela internet com os internautas que acessam esse site para tirar dúvidas sobre a carreira e os estudos profissionais deles. Eu sei que não deveria, mas eu projeto todas as minhas escolhas profissionais baseado-me pelo Guia da Carreira. Todas as minhas escolhas profissionais na universidade e no meu futuro são inicialmente pesquisadas e analisadas aqui no site. Portanto, mesmo sabendo que o ideal é seguir as nossas vocações, eu sinto como se houvesse um pai que me instrui sobre o meu futuro e sobre as minhas escolhas todas as vezes que consulto essa página.

  13. leewin

    bom dia sr.pedro
    eu estoucom uma duvida entre fazer ou não o curso de gestão ambiental.
    pois eu adoro a natureza, mas fico pensando, Será o mercado de trabalho é rápido?
    e media salarial para o DF,MG ou GO ? poderia responder por favor ?

    obrigado!!!

  14. Néthelie

    Oi , tenho 15 anos e gosto muito da area do meio ambiente,animais,empreendedorismo e tal.Mas não tenho certeza do qe faço.Gostaria de uma profissão qe envolvesse esses 3 conjuntos. Você teria alguma ideia de alguma profissão baseada nisso ? Pode ser individualmente. Qual você me indicaria ? gestão ambiental é indicada ?

  15. vando aloisio

    ola sou formado em técnico em gestão ambiental em Rio claro,como inicio a procura para poder atuar na area, gosto muito desta area ambiental
    existe algum setor no pais mais propicio a este trabalho ??

  16. Raphael

    Gostaria de saber se o biólogo pode trabalhar com gestão ambiental ( consultoria ou acessoria ) ou teria que fazer uma pós na área?

  17. Pedro Addler

    Olá Scharles More

    Não sei se você vai poder fazer esta especialização em Direito Ambiental com o seu curso de gestão ambiental, pois embora tenha esse nome ela é uma especialização do curso de Direito.

    Em relação ao campo de trabalho do profissional de direito ambiental ele em geral trabalha em escritórios resolvendo aspectos legais ( leis ) relacionados aos projetos de exploração ambiental.

    O profissional de direito ambiental é um grande conhecedor das leis ambientais e pode trabalhar em empresas ou então como autônomo montando o próprio escritório.

  18. Pedro Addler

    Olá Bianca

    Essa foi uma boa pergunta, esses 3 profissionais realmente tem atribuições muito próximas:

    - Engenheiro Ambiental: Responsável pelo planejamento e desenho dos projetos de exploração ambiental industrial. Trabalha com cálculo, desenho e engenharia.

    - Gestor Ambiental: O profissional de gestão ambiental é responsável pela execução dos projetos planejados pelo Engenheiro Ambiental.

    - Técnico em Meio Ambiente: Realiza trabalhos complementares para ajudar no trabalho do Engenheiro Ambiental e também do Gestor Ambiental.

    • Wellington

      Pedro, você falou da diferença entre Engenheiro Ambiental, Gestão Ambiental e tecnico de Meio Ambiente, a pergunta é: tenho um curso Superior na aréa de Turismo e Hotelaria, Gostaria muito em fazer uma pós-graduação em Gestão Ambiental é a mesma coisa que vc explicou sobre Gestão Ambiental?

      Outra informação o que você acha mais aconselhável, uma Especialização em Gestão Ambiental ou um Curso Técnico em Meio Ambiente ?

      Obrigado fico aguardando.

  19. Pedro Addler

    Olá Géssica

    Você vai encontrar o curso de Gestão Ambiental em Vitória na UFES ( Universidade Federal do Espírito Santo ) e também no IFES ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo ).

    • Sérgio Naves

      - Olá Pedro Addler !!!
      Pedro ! Eu queria saber se têm Gestão Ambiental aqui em Goiás e seu valor pago ?

      • Pedro Addler

        Olá Sérgio Naves

        Sim, em Goiás temos o curso de Gestão Ambiental sim !! Ele está presente em 2 instituições públicas:

        - IFG ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano ): Curso de Gestão Ambiental

        - UFG ( Universidade Federal de Goiás ): Curso de Gestão Ambiental

  20. Pedro Addler

    Olá Heyd

    Realmente as áreas relativas ao meio ambiente ( gestão ambiental, engenharia ambiental… ) todas envolvem química, química e biologia.

    Se você não é boa de química mas gosta da matéria, tudo bem, faça Gestão Ambiental, agora se além de ser ruim você ainda não gosta de química, nesse caso é melhor desistir.

  21. Pedro Addler

    Olá Diogo

    Atualmente os melhores cursos de Gestão Ambiental do estado de São Paulo são os seguintes:

    - USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental.

    - UFSCAR ( Universidade Federal de São Carlos ): Curso de Gestão Ambiental

  22. Ana Lúcia

    Olá.. eu gostaria de saber onde encontro um curso de gestão ambiental mais proximo da cidade de Bataguassu – MS reconhecido pelo mec.. tanto particular como federal, estadual.. beijos obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Ana Lúcia

      A faculdade pública de Gestão Ambiental mais próxima da sua cidade é a da UFGD ( Universidade Federal da Grande Dourados ).

      Fica na cidade de Dourados-MS, o nome do curso é Gestão Ambiental mesmo.

  23. Pedro Addler

    Olá Leewin

    O mercado para gestão ambiental está bem favorável no Brasil sim, aliás não só no Brasil como no mundo.

    Empresas, governos e pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o meio-ambiente e a pressão é grande pela sustentabilidade.

    A média salarial para gestão ambiental no Brasil como um todo para um profissional iniciante formado está em torno de 2000 Reais.

    • daiane

      Que absurdo, tanto tempo de dedicação e de estudo pra ganhar 2,000. e quem nao tem estudo e trabalha de gari ou sei la na contrução ganha quase isso opu mais.

      • Cris

        não pense assim Daiane,nem tudo que parece é, um gari pode ganhar sim,ms não se prolonga e pode ser substituído sempre ,um profissional formado pode iniciar nesse valor ,ms ele faz seu crescimento e pode trabalhar até com a maior idade sem problemas! abraços

  24. Pedro Addler

    Olá Néthelie

    Gostei do seu perfil !! Parece ser uma pessoa bem dinâmica. Levando em conta seus interesses principais: Empreendedorismo, animais e meio ambiente, além de Gestão Ambiental você também pode experimentar fazer Agronomia.

    Você parece ter um bom perfil para administrar fazendas.

  25. Luciana

    Fico em dúvida em qual instituição cursar. Quais são as mais indicadas para o curso de gestão ambiental ?

    • Pedro Addler

      Olá Luciana

      Como você não citou sua região no seu depoimento, seperei 3 ótimas instituições que tem o curso de Gestão Ambiental em diferente regiões do Brasil:

      - USP ( Universidade de São Paulo ) – Região Sudeste: Curso de Gestão Ambiental

      - UNB ( Universidade de Brasília ) – Região Centro-Oeste: Curso de Gestão Ambiental

      - UFPR ( Universidade Federal do Paraná ) – Região Sul: Curso de Gestão Ambiental

  26. bruno

    estou cursando o 3 periodo de geografia na favale uemg,tenho muita vontade em partir para esta área de gestão ambiental, tenho muito que aprender ainda espero contar com dicas e opiniões certas sobre essa area me preocupa muito com o amanha do nosso planeta espero propor sugestoes para ajuda-lo amanha .abraços a todos que cooperam com o meio-ambiente.

  27. melo

    Quero fazer Gestão ambiental mais não sei ainda em qual faculdade.Tem alguma especifica ?

  28. jade

    eu gostaria de saber se esse curso poderia me ajudar e de qual maneira na faculdade de medicina e como posso conciliar gestão ambiental e medicina para que eles se somem. muito obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Jade

      Infelizmente conciliar, conciliar mesmo Gestão Ambiental com Medicina não é possível não, embora ambas sejam da área de Ciências Biológicas elas são completamente diferentes.

      O que você pode fazer é tirar 2 diplomas mesmo: diploma de Medicina e também diploma de Gestão Ambiental.

  29. rubens

    Estou me sentindo excluído. Nao acho referência sobre o curso de “Gestao da Qualidade”,o qual ja faço a dois anos e só resta um semestre para terminar. Gostaria de uma opiniao sua sobre tal carreira, o prazer é meu………obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Rubens

      Imagine não se sinta excluido !! Você não achou referência aqui no Guia da Carreira sobre Gestão da Qualidade porque ainda não fizemos uma matéria sobre ela, mas está na nossa lista ( uma lista bem longa de cursos faltando por sinal :P )

      Mas realmente, qualidade em processos e gestão é fundamental na Economia Moderna, sem eles não é possível superar a concorrência.

      Em breve você verá uma matéria completa sobre Gestão da Qualidade aqui no Guia.

      • patricia

        Ola pessoal!

        sou recém formada e Gestão Ambiental e to a procura de emprego na area alguém pode mim ajudar??

  30. Rodrigo

    Olá, gostaria de saber após terminar Gestão Ambiental na USP, em quantos anos eu consigo me forma como Engenheiro Ambiental?

    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Rodrigo

      Realmente, a resposta dessa pergunta não é exata pois em cada faculdade os cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental são administrados de um jeito.

      Acredito que tendo o diploma completo de Gestão Ambiental, descontando as matérias que você já vai ter feito, você se forme em Engenharia Ambiental com +3 anos.

      • Thaís

        OLa Pedro eu faço gestão ambiental gostaria de saber se é possivel fazer uma troca de curso para engenharia ambiental ??
        sou de RS faço no IFSUL

        • Thaís

          gostaria de saber tambem se a vagas de empregos aqui no sul ?
          RS-Pelotas

  31. Carolina Polo

    Vou prestar vestibular p/ Gestão Ambiental e tem 2 faculdades em São Paulo que gostaria de saber se o Sr. conhece e se é boa. FMU e Faculdade de Tecnologia Fundetec. Ou alguém que está lendo conhece através de amigos… Por favor me ajudem.
    Elas são + proximas de casa.
    obrigada.

  32. francis Martini

    Olá, estou concluindo meu curso de direito e quero trabalhar com gestão ambiental, entretanto gostaria de saber se obteria maiores oportunidades de emprego se me especializa-se em gestão ambiental,ou fizesse o curso tecnológico, ou ainda engenharia ambiental.

    • Pedro Addler

      Olá Francis Martini

      Lendo seu depoimento, como você quer trabalhar com a área de Gestão Ambiental vejo 2 soluções pra você:

      - Você pode se aprofundar ainda mais na sua carreira de Direito se especializando em Direito Ambiental.

      - Você pode agora que vai ter o diploma de direito iniciar uma nova carreira começando um curso de Gestão Ambiental.

      Qual caminho você deve seguir depende da sua vontade, depende da sua vontade de continuar no Direito ou não.

  33. priscila

    olá Pedro!!!
    fiz um ano de enfermagem, mas gosto mesmo da area de meio ambiente,por isto queria mudar de curso, mas ja estou com 26 anos, gostaria de fazer o curso de gestão ambiental , pois é mais rapido, vc saberia me dizer a faixa de salario desta area de gestão ambiental ??obrigada…..

    • Pedro Addler

      Olá Priscila

      A faixa salarial inicial ( quando você inicia a carreira ) de Gestão Ambiental está na casa dos 2200 Reais.

  34. fernanda

    eu gostaria de saber como ta o mercado de trabalho para tecnico em gestão ambiental no estado de sc e se é uma carreira promissora….

    • Pedro Addler

      Olá Fernanda

      Santa Catarina tem um bom potencial para profissionais de Gestão Ambiental na área de preservação Ambiental, trabalhando e gerenciando parques Estaduais, Federais e Unidades de Conservação em geral.

      Temos em Santa Catarina atualmente 4 Parques Federais e 12 Parques Estaduais, sem contar empresas e prefeituras, realmente um bom mercado para profissionais de Gestão Ambiental.

  35. keise

    os cursos técnicos de gestão ambiental estão sendo concluídos em 2 anos por que ? qual a diferença dessa curso superior com o técnico?

    • Pedro Addler

      Olá Keise

      Essa é realmente uma dúvida bem comum, a principal diferença entre os cursos de Bacharelado em Gestão Ambiental e Técnico em Gestão Ambiental é a complexidade, o curso de Bacharelado é muito mais complexo e muito mais completo.

      No entanto, por ser mais difícil, mais completo e levar mais tempo para ser completado o curso de Bacharelado em Gestão Ambiental é muito mais valorizado, oferecendo oportunidades de emprego muito melhores.

      • Patricia Silva

        Olá Pedro,

        O curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental e Bacharelado em Gestão Ambiental são exatamente iguais ou um tem maior valor que o outro?

  36. Ingrid anjos

    Oiie eu tenho 16 anos to fazendo o 3 ano do ensino medio eu posso faze algum curso relacionado a gestão ambiental ?

    • Pedro Addler

      Olá Ingrid Anjos

      Infelizmente não, para poder fazer o curso de Gestão Ambiental ou relacionado você tem que terminar primeiro o Ensino Médio.

    • lukas dias

      olá ingrid,
      na ,minha cidade tem que estar no 2 ano do ensino medio para vc fazer (moro em aparecida-sp)
      e eu estou no 2 ano do E.M e consegui fazer e tenho 16 anos e nunca repeti e a base do curso é de 1 ano e meio. e o valor é de R$ 500 a R$ 1000.
      e eu faço de graça ,pois aki é assim.
      bjs..espero q ajude…abç

      • Thiago Viana

        Lukas Dias, o Pedro está se referindo a “GESTÃO AMBIENTAL”, você deve estar se referindo a “TEC. EM MEIO AMBIENTE”. São profissionais diferentes. Gestão Ambiental, só é possivel cursar com o Ens. Médio completo, pois, é um curso superior.

  37. Cris

    Oi ! Moro em São Paulo, gostaria de saber se gestão ambiental uma boa area para cidade grande, ja ouvi dizer que é mais interior, uma área que me interessa muito. Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Cris

      Realmente você está certa, a maioria das faculadades de Gestão Ambiental está no Interior, mas se você mora em São Paulo, capital, agora na USP Leste temos o curso de Gestão Ambiental.

      A USP Leste, fica na Zona Leste, na Av. Arlindo Béttio, número 1000, o curso de gestão ambiental fica neste campus.

  38. Lucas Cândido

    Olá, minha namorada faz este curso de gestão ambiental aqui em BH, está no 3° Periodo e está adorando o curso, mas agora eça esbarrou em um problema, não conseguimos encontrar vagas de estagio para a area, nem mesmo emprego. Vocês tem dicas de onde encontrar estagios em MG nesta área ?

    • Pedro Addler

      Olá Lucas Cândido

      Apesar de ser Mineiro :P dicas especificamente de locais em Minas precisando de profissionais de Gestão Ambienta não tenho não, mas há boas ofertas sim de vagas só que fora de Belo Horizonte.

      Um bom lugar para procurar por vagas em Gestão Ambiental é em regiões mais agrícolas tais como o Sul de Minas ou então interior de São Paulo que também está aqui perto da gente.

  39. JOAQUIM JOSE CARDOSO

    ola nesa semestre me formo em tecnologo sucroalcooleira, na sequencia quero me especialisar em gestão ambiental, além de dar aula em que campo mais posso atuar,GRATO.

    • Pedro Addler

      Olá Joaquim José

      Como especialista técnico em tecnologia sucroalcooleira além de aulas você pode também atuar na área de Gestão Ambiental para Usinas de Alcool Combustível e também Biocombustíveis em geral.

  40. Paula Alves

    Olá Pedro Addler
    Gostaria de saber qual seria a melhor universidade de gestão ambiental para mim fazer; moro em Lagoa Vermelha RS e qual seria os valores das mensalidades?
    Obrigadoo pela atenção

    • Pedro Addler

      Olá Paula Alves

      Como você mora no Sul, na cidade de Lagoa vermelha, vou te indicar os 3 melhores cursos de Gestão Ambiental aí da sua região:

      - UFPel ( Universidade Federal de Pelotas ): Curso de Gestão Ambiental

      - UNIPampa ( Universidade Federal do Pampa ): Curso de Gestão Ambiental

      - FURG ( Universidade Federal do Rio Grande ): Curso de Gestão Ambiental

  41. Renata Miranda

    Olá Pedro!!!
    Estou cursando o quarto semestre do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental em uma universidade federal, no RS.(UFPEL)
    Minha pergunta é sobre a média salarial de um Tecnólogo em Gestão Ambiental.
    Fiquei preocupada pois vi em um site de assuntos ligados à Gestão Ambiental que a média salarial seria em torno de R$ 800,00 (muitíssimo baixo). No entanto, aqui no “Guia da Carreira” o valor é outro (bem melhor por sinal).
    Terias como me dizer qual é a média salarial deste profissional na região sul do país?
    Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Renata Miranda

      Primeiramente parabéns por passar na UFPel, o curso de Gestão Ambiental é bem concorrido :D

      Em relação ao salário para Gestão Ambiental e para todas as profissões é assim mesmo, ele varia bastante, pois não existe um piso salarial.

      O salário também varia de acordo com sua formação se é bacharel ou tecnólogo por exemplo.

      Em nossa pesquisa sobre o salário médio de Gestão Ambiental levamos em conta todos os tipos de profissional desde o iniciante até os mais veteranos, nosso valor médio para o salário em Gestão Ambiental ficou na casa dos 2000 Reais.

  42. vitor

    Boa tarde.
    Acabei de ingressar no curso de gestão ambiental, e ainda não consegui informações sobre a classe profissional da qual faremos parte.Sou da segunda turma da universidade e nem os professores souberam responder. Faremos parte do CREA?Abraço

    • Pedro Addler

      Olá Vitor

      Quase acertou !!! Na verdade a carreira de Gestão Ambiental não está afiliada a nenhuma instituição da classe do CREA, quem está afiliada é a Engenharia Ambiental, por ser uma Engenharia, ela está afiliado ao CONFEA ( Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia ).

      A carreira de Gestão Ambiental é independente de sindicatos ou conselhos reguladores. É uma carreira ampla e livre :D

  43. wallison

    gestão ambiental tem um amplo mercado de trabalho? se optar por essa carreira tenho chance de me dar bem?

  44. Diogo

    moro em Taubaté-sp aqui em taubaté ou regiões próxima á chance de emprego, em gestão ambiental?

    • Pedro Addler

      Olá Diogo

      Com certeza !! A região de Taubaté e o Interior Paulista como um todo é uma região bem Industrial.

      Há muitas empresas querendo tirar o certificado ISO 14.001, o Certificado de Qualidade Ambiental, por isso elas estão precisando muito de profissionais de Gestão Ambiental.

      As plantações de Eucalipto para a produção de papel e Materiais Escolares também é muito próspera na região, essa indústria também gera muitos empregos para profissionais de Gestão Ambiental.

  45. Felipe Avelar

    Boa Tarde Pedro Addler

    Gostaria de saber quais são as faculdade de Floripa onde existe o curso de gestão ambiental ?

    obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Felipe Avelar

      Você vai achar o curso de Gestão Ambiental em Florianópolis na seguinte Universidade:

      - UFSC ( Universidade Federal de Santa Catarina ): Curso de Gestão Ambiental

      É um excelente curso de Gestão Ambiental inclusive, um dos melhores do Brasil :D

      • Beatrice

        Olá, eu sou de Floripa e eu gostaria de saber aonde tem o curso de Gestão Ambiental aqui.. eu sei que a UFSC não oferece, tem apenas engenharia ambiental e sanitaria.

  46. Paula Alves

    Olá Pedro Addler!
    Sou Técnica de Segurança do Trabalho e gostaria de saber se Gestão Ambiental acrescentaria na minha carreira profissional?
    Obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Paula

      É a velha questão né, novas experiências, profissionais e pessoais são sempre bem vindas na nossa vida :)

      Fazendo o curso de Gestão Ambiental você vai abrir novas oportunidades profissionais que atualmente você não tem como técnica em Segurança do Trabalho.

      • renato

        esta é minha dúvida também…acrescenta ou não…sei que engenhariia ambiental por exemplo acrescenta pra um técnico mas quanto a getao ainda tenho dúvidas

  47. rose silva

    ola, meu nome é rose, começo no curso de técnico em meio ambiente esse mes e gostaria de saber em q area posso atuar e quais as vantagens desse curso ?
    me diz tbem qual a diferença entre o tecnico em meio ambiente e gestão ambiental…
    agradeço e aguardo esclarecimentos.

    • Pedro Addler

      Olá Rose Silva

      Essa realmente é uma boa pergunta a diferença entre Gestão Ambiental e Técnico do Meio Ambiente é que Gestão Ambiental é um curso um pouco mais completo e também mais difícil.

      De qualquer modo, muitas vezes eles trabalham juntos.

      Como técnica ambiental você pode trabalhar em projetos Ambientais de todo tipo, desde recuperação de áreas destruídas até planejamento de Impacto Ambiental para empresas.

      No entanto, como técnica de Meio Ambiente, você não vai poder assinar projetos, somente profissionais de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental podem assinar e se responsabilizar pelos projetos, em geral, eles serão seus chefes.

  48. Jéssica

    Pedro Addler,

    Eu adorei essa profissão! Na verdade quero muito me envolver com algo relacionado com a natureza ! A principio eu queria Engenharia Ambiental, porém envolve muito calculo… e digamos que não sou muita boa nisso…
    Mas Gestão Ambiental é perfeito!!

    O problema é que o ano que vem eu TENHO que entrar em alguma faculdade ! E tenho duas cidades diferentes para escolher:
    São Paulo ou Alfenas MG!! Você sabe me dizer qual tem a faculdade melhor, e que eu consiga um bom emprego?

    Obrigada desde já!

    • Pedro Addler

      Olá Jéssica

      Que legal hein !! :D Gostei !! eu também compartilho com você esse amor pela natureza, e por sinal, também não sou bom com cálculos :P

      Em relação ao curso de Gestão Ambiental, atualmente o melhor que temos no Brasil é o curso de Gestão Ambiental da USP de Piracicaba, supera o de Alfenas.

      • Jéssica

        Pedro A.

        É… realmante gosto muito de natureza! Ah, Piracicaba seria muito longe para mim…
        Não conseguiria fazer faculdade lá =/ Sabe… eu já procurei na internet e não achei…
        Você sabe de alguma faculdade que tenha Gestão Ambiental em Alfenas MG ou alguma cidade perto? Por favor me ajuda?!

        Obrigada desde já!

        • Pedro Addler

          Olá Jéssica J.

          Infelizmente em Alfenas, Alfenas mesmo não temos o curso de Gestão Ambiental não :(

          O curso de Gestão Ambiental mais perto que conheço, fica na cidade de Barbacena:

          - IFSUDESTE ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais ): Curso de Gestão Ambiental

          Apesar de ser pouco conhecido e também de ser novo, pode confiar, porque o IFSUDESTE é Federal :)

  49. Lucas Moraes

    oi. não sou muito bom em biologia. tenho chances em Gestão Ambiental ? e quais as melhores faculdades aqui no RJ ?

    • Pedro Addler

      Olá Lucas Moraes

      Vou ser sincero, se você for só ruim em Biologia tudo bem, dá pra fazer Gestão Ambiental e aprender Biologia durante o curso, agora se você não gostar mesmo, mude de área, sem chance de fazer o curso.

      Em relação a cursos de Gestão Ambiental no Rio de Janeiro, os principais são os seguintes:

      - UFRRJ ( Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ): Curso de Gestão Ambiental

      - CEFET-RJ ( Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ): Curso de Gestão Ambiental

      - IFRJ ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro ): Curso de Gestão Ambiental

      • Milene

        Ola!Acabei de me forma,aqui no RJ,em uma faculdade privada no curso de Gestão Ambiental mas por aqui só esta dando oportunidade de emprego para quem tem experiencia na área e eu infelizmente não tive oportunidade nem de fazer estagio.Sera que você pode me ajudar indicando cursos complementares para que eu posso aquirir experiencia.Obrigada

  50. Reinaldo

    Olá Pedro!!Uma Faculdade está oferecendo um curso de Pós Graduação em Legislação Ambiental, gostaria de saber o que faz este profissional e qual o campo de trabalho e onde atua este profissional. Na sua opinião é mais conceituado o curso em Engenharia Ambiental ou Legislação Ambiental, pois sou formado em Gestão Ambiental.
    Obrigado pela atenção.

    • Pedro Addler

      Olá Reinando

      Legislação Ambiental é uma boa hein !!

      Legislação Ambiental é uma especialização da Gestão Ambiental onde o profissional atua dando suporte legal para os projetos de exploração ambiental.

      Legal, no caso, relativo a Leis ( Direito ).

      O profissional de Legislação Ambiental, como conhecedor de todas as Leis Ambientais ajuda as empresas a produzir projetos que respeitem estas Leis.

  51. JOAQUIM JOSE

    olá pedro, esse semestre me formo em tecnologo sucroalcooleiro, fazer pos em gestão ambiental é uma boa ou produção industrial é melhor? independente do que quero faser da vida ou não!!!

    • Pedro Addler

      Olá Joaquim José

      Já que você está tirando o diploma de Técnico Sucroalcooleiro ( técnico na área de cana, açucar e alcool ), o diploma de Gestão Ambiental é aquele que vem para complementar melhor a sua formação.

      Com o seu conhecimento técnico na área de Cana de Açúcar, mais o conhecimento ambiental geral, proporcionado pelo curso de Gestão Ambiental você vai se tornar um profissional disputado no mercado Sucroalcooleiro.

  52. Selma Ap. de Almeida Alves

    Me formei recentemente no curso de gestão ambiental, e estou fazendo pós-graduação de auditoria e pericia ambiental, não estou trabalhando ainda moro numa cidade pequena onde não há emprego nesta área,gostei muito do curso amo a natureza e desejo trabalhar zelando por ela,vou aguardar concurso no meu estado, Rondonia.

    • Bruno

      Selma, você faz sua pós à distância?

  53. Jéssica

    Mais uma pergunta!
    Já vi em varias universidades, e está escrito “Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental” e não somente “Gestão Ambiental” !
    Qual a diferença? POr ser curso “superior” eu como novata não posso faze-lo?

    • Pedro Addler

      Olá Jéssica

      Imagine !! Você esta apta e pode fazer o curso que quiser, mesmo sendo “novata” como você mesma disse :P

      O nome Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, é apenas um nome, uma denominação que a Universidade deu, não quer dizer que seja um curso diferente.

      No fundo, é Gestão Ambiental mesmo, só que um foco tecnológico ou técnico.

  54. Miguel

    É isso o que eu quero cursar , pena que aqui no Maranhão , não tenha uma Faculdade sequer com o curso de Gestão Ambiental !
    Curso mt bom xD

  55. Matheus

    Olá!

    Gosto muito da área de Ciências Biológicas. Queria saber se a graduação em Ciências Biológicas é a mesma que em Biologia. Se não, qual a diferença?

    Tenho mais interesse por trabalhar em pesquisas de campo, gosto mais de estudar plantas que animais. Mais quando é pra estudar um bioma no geral eu também gosto.

    Fico meio receoso de fazer Biologia, embora eu goste muito, pois tenho bastante facilidade em Matemática. Já fui medalhista em Olimpíadas de Matemática. Também tenho bastante facilidade pra escrever.

    Se desse pra pegar todas essas informações e me dar uma lista de sugestão de cursos, especializações. Tenho preferência por Biologia, mas se der pra utilizar um pouco desses outros atributos melhor ainda.

    Desde já, agradeço.
    Estão de parabéns pelo site. Já estão acompanhando-o a muito tempo.

    • Pedro Addler

      Olá Matheus

      Em primeiro lugar, obrigado pelos elogios, ficamos felizes de saber que você está gostando do site :D

      Em relação a Ciências Biológicas e Biologia essa é mesmo uma dúvida comum. Os 2 cursos na verdade são o mesmo, o que muda é o nome.

      Ciências Biológicas em muitas Universidades é o nome que dão para o Curso de Biologia.

      No entanto, Ciências Biológicas também pode significar a área de Ciências Biológicas, esse no caso, é um sentido mais amplo e engloba vários cursos como o próprio curso de Biologia, Medicina e Gestão Ambiental.

  56. Maurício

    Tenho 15 anos e estou me interessando pelo curso de Gestão Ambiental. Gostaria de saber se Fortaleza é um local para este curso ? E o que fazer depois de formado? Obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Maurício

      Sim !! Temos o curso de Gestão Ambiental em Fortaleza sim, ele fica na seguinte Universidade:

      - IFCE ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará ): Curso de Gestão Ambiental

      • Maurício

        Obrigado, Pedro. O IFCE mais perto de minha casa é o de Maracanaú, sabe me informar se neste tem o curso Técnico de Gestão Ambiental ?!

        • Pedro Addler

          Olá Maurício

          O IFCE que tem o curso de Gestão Ambiental que te falei é o de Fortaleza, ele fica na Avenida 13 de Maio, número 2081, no bairro Benfica.

          Entre os vários campus do IFCE que eu tenho certeza que tem o curso de gestão ambiental é esse ( o de Fortaleza ), em Maracanaú eles queriam instalar o curso, mas confesso que não sei se já está tudo pronto.

          Você pode ir lá confirmar, bom que se tiver o curso de gestão ambiental por lá, você já informa a nossa comunidade. :)

    • Letícia

      Mauricio tbm quero essa mesma resposta. parece que aqui em fortaleza é um poouco fraco . Vc sabe onde tem esse curso aqui em fortaleza ?

  57. Rodrigo

    Primeiramente, parabéns pelo site. Realmente as informações contidas aqui estão me ajudando muito.
    Minha duvida é o seguinte, eu moro em Salvador/Ba, me interesso muito pela área de gestão ambiental, sou formado em Tec. Ambiental pelo SENAI, e andei procurando sobre faculdades para fazer a graduação na área de Gestão Ambiental, mas o que eu encontro é cursos tecnologicos nessas área que duram em média 2 anos. Queria saber se é a mesma coisa de uma graduação comum, tendo em vista que a graduação levaria de 4 a 5 anos para me forma.
    Vlw

    • Pedro Addler

      Olá Rodrigo

      Você está certo, o curso de gestão ambiental que dura 2 anos não é a mesma coisa do curso de gestão ambiental que dura mais, no caso 4 anos.

      O curso de 2 anos provavelmente é o curso Técnico ou Tecnológico de Gestão Ambiental que promove uma formação mais rápida porém mais simples.

      • Rodrigo

        Vlw, mas voce saberia dizer onde encontro uma graduação em Gestão Ambiental aqui em Salvador, ou regiões proximas? Procurei, mas não obtive exito nas minhas buscas.

        • Pedro Addler

          Olá Rodrigo

          Infelizmente suas buscas estão certas :P realmente não temos uma graduação em Gestão Ambiental em Salvador e nem mesmo na Bahia, 100% dos cursos são técnicos.

          Na região Nordeste você vai encontrar a graduação em Gestão Ambiental nas seguintes Universidades:

          - IFPE ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco ): Curso de Gestão Ambiental

          - IFAL ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas ): Curso de Gestão Ambiental

          - UERN ( Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ): Curso de Gestão Ambiental

      • Rozimá Tenorio de Araujo

        Pedro você está enganado, o curso de gestão ambiental dura 2 anos tecnólogo dura 2,6 meses e 4 anos você precisa saber o curso de bacharelado em gestão ambiental. Engenharia ambiental são 5 anos.
        Quanto o salario não existe um definido, pois a profissão não é reconhecida pelos governos, nas 3 esferas, Federal, Estaduais e Municipais. Vi uma relação salarial no MMA Ministério do Meio ambiente e na ANA Agencia Nacional das Aguas salários entorno de R$ 4.500,00 a 6.700,00
        com classificação níveis I, II, III.

        Rozimá Araújo Gestor Ambiental

        • Quenes

          Obrigado,Rozemá! Tirou um peso das minhas costas,já estava com dores musculares.Estou cursando Tecnólogo em Gestão Ambiental,amo esse curso de paixão pela natureza e amo também saber meu valor como futuro profissional.

        • Quenes

          Só posso iniciar engenharia após concluir meu curso de gestão ambiental?

  58. thaise

    Sou formada em administração e quero fazer gestão ambiental. Será que vai valorizar meu currículo com esses dois cursos superiores??

    • Pedro Addler

      Olá Thaise

      Com certeza !! Com uma formação completa assim, Gestão Ambiental e também Administração de Empresas seu currículo e sua carreira vão se valorizar muito !!

      Com este nível de formação você se qualifica para perseguir cargos de gerência na área de gestão ambiental.

  59. Rodrigo

    Ola Pedro, me tira mais uma duvida…
    Pesquisei um pouco, e vi que cursos do Graduação Tecnologicas são considerados como cursos de nivel superior, então se eu fizer um curso de graduação tecnologica em gestão ambiental isso me permite fazer uma pós-graduação numa área como por exemplo: eng. florestal, ciências biológicas ou algo nesse sentido?

    • Pedro Addler

      Olá Rodrigo

      Sim exatamente !! :D há uma certa diferença entre os Cursos Técnicos e os Tecnológicos, os Tecnológicos de Gestão Ambiental são um pouco mais complexos que os técnicos e portanto considerados sim de nível superior.

      Por isso, vale o que você falou, fazendo um curso de classe Tecnológica em Gestão Ambiental você pode fazer uma especialização sim.

  60. thaise

    Outra dúvida que tenho é se quem faz gestão ambiental tem possibidade de trabalhar em laboratório??

    Muito obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Thaise

      Sim com certeza, o profissional de Gestão Ambiental, dependendo da empresa e do ramo em que atua faz sim bastante trabalhos laboratoriais.

      No ramo de controle de poluição, por exemplo, o profissional de Gestão Ambiental tem que fazer várias análises de amostras.

  61. jaqueline

    oi moiro em são paulo pois vou fazer o curso de gestão ambiental, vou fazer tecnológico mas se eu fazer uma pós na mesma área vai ter uma melhora por que só vou fazer de 2 anos e quais são o curso da pós de gestão obriga..

  62. Anderson

    Estou me formando para ser Tecnólogo em Gestão Ambiental. Vi uma de suas respostas quanto à conselho de classe, onde você diz que o profissional de gestão ambiental é livre de conselho de classe. Ok, então isso quer dizer que não assinamos diretamente nenhuma projeto, somos apenas executores dos projetos. E mais, na grade de estudos eu estudo sobre CAR, eu posso fazer CAR “Cadastro Ambiental Rural” e se sim ai eu terei que assinar, e como ficaria o meu Carimbo

    Anderson
    Gestor Ambiental

    São algumas dúvidas sobre a profissão que escolhi, e que infelizmente aqui na minha região Mato Gross a maioria dos profissionais formados tem que fazer algum outro curso, pois não tem vagas no mercado local, pois não ha ofertas.

    • Jonas Campos Correa de Melo

      Assim projetos sim o conselho nosso para a área ambiental e o conselho regional de química caso não saibam que manda no meio ambiente é o conselho de química pois tudo que envolve como água ar é química tanto que o engenheiro ambiental só pode assinar projetos em estações de tratamentos e postos de gasolinas caso tenha o registro no crq só o crea n basta.

    • Valter Ribeiro

      Olá Anderson

      Respondendo sua pergunta sobre o CAR.
      Você somente poderá fazer (leia-se preencher/cadastrar) o CAR caso o interessado seja classificado como Agricultor Familiar.
      Não sendo assim classificado, cabe a um profissional com habilitação técnica em botânica, topografia e georreferenciamento (agrônomo ou engenheiro florestal, e técnicos e tecnólogos destas duas áreas).

      Att.
      Valter

  63. Cássia

    Eu vou fazer Gestão Ambiental no CEFET RIO, sabe dizer se a facu é boa? essa area eu tenho chances de trabalhar no ramo de petroleo e gas?
    att
    Cássia

  64. beatriz

    tem faculdade de Gestao ambiental em campinas sp ?

    • lukas dias

      sim,motiva – se e corra atraz pois facul. de gestao é xique eu to fazendo curso tecnico mais tarde facul.
      quero firma em biologo..

  65. Douglas Luiz

    Ola..

    Gostaria de saber quais projetos que tem Gestão Ambiental pode assinar.

  66. jose raimundo

    achei os comentarios acima,muito ridiculos faço gestao ambiental e estou indo pelo caminho certo pena q as grandes empresas de hoje nao valorisam as pessoas inteligentes,so contratam por padrinagem e so querem o basico do funcionario espero um dia ver empresas contratando por conhecimentos reais e valorizando os inteligentes.

  67. jose raimundo

    pedro adler vc nem sabe oq esta falando as suas respostas sao terivelmentes burras o gestor ambiental e um curço novo no pais e no mundo como pode vc dizer q certos curços d certas faculdades sao bons ou ruins como vc disse do d santa catarina;eu acho q vc deveria procurar saber do termo gestao ambiental em enfase mundial e verificar q varios dos grandes biologos e pesquisadores mundiais sao gestores ambientais amigo.

  68. Andressa Erpen

    olá.
    por favor, não sei se você conseguirá responder minha pergunta, mas enfim vamos lá! Por um acaso teria o Bacharelado em Gestão Ambiental nessas localidades, lembrando que busco universidades Federais:

    Belém (PA), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES)

    aguardo… Agradecida.

  69. jessica silva raposo

    quero saber se posso fazer o curso bacharel em gestão ambiental e depois fazer mais dois anos para receber o diploma de engenharia ambiental. e quero saber quais faculdade particulares de brasilia tem o curso de gestão ambiental o bacharel.e os precos.

  70. Joyce

    Olá, Pedro !
    Sou a Joyce e tenho 15 anos, pretendo cursar na área de gestão ambiental, mais confesso que estou meio mal informada do que faço.
    Acho que o correto é fazer um curso técnico, qual é o recomendado ?
    Técnico em meio ambiente ?
    Qual é o melhor lugar para se fazer ?

  71. Rafael Ribeiro

    Eu quria saber eté em quantas empresas um gestor ambiental porde trabalhar, tendo Bacharel no curso de gestão ambiental?

  72. Osvair luiz

    Ola pedro.
    tenho umas duvida,sou tecnologo em gestao ambiental posso ter crea,e posso assinar por alguns projetos,quais.
    desde ja fico muito agradeçido..
    Osvair luiz..

  73. Claudia Cruz

    Achei as informações muito esclarecedoras, obrigada!
    Estudei Psicologia e após alguns anos estou pensando em mudar/acrescentar uma profissão.
    Moro na Capital-sp, aqui tem ótimos cursos na área de Gestão Ambiental(faculdades públicas e privadas), inclusive cursos técnicos do senac.
    Eu sei que a Psicologia me ajudará nos cargos de gestão, mas para iniciar na área, seria suficiente fazer o curso técnico do senac ou melhor seria cursar logo a faculdade de gestão ambiental? Me preocupo com a idade, sabe?
    Como é a área aqui na capital? Sei que existem muitos polos industriais como guarulhos e abc, mas na capital existe chance?

  74. beatriz

    qual a universidade aqui em cps sp que tem gestao ambiental ?

  75. renan viana

    eu pretendo fazer gestao ambiental primeiro pra saber se e isso que eu quero e depois vo fazer enghenharia ambiental mas eu nao so bom em matematica entao vo fazer aula de refoço quando tiver fazendo gestao ambiental, acha que dessa maneira pode ser bom pra mim pra quando eu tiver fazendo engenharia ambiental vo estar mais preparado ah tenho 18 anos tudo isso da 7 anos

  76. camila

    Olá.
    Me formo em gestão ambiental em junho de 2013, o mercado de está bem amplo, porem na minha cidade q é São Luis de Montes Belos-GO não está favoravel. Tenho coragem e vontade de trabalhar na area em qualquer lugar do Brasil.Como fico sabendo à distÂncia dessas ofertas de emprego?
    tenha um bom bia

  77. geiciane

    qual a mensalidade do curso?

  78. Marina

    Achei tudo aqui muito interessante e explicativo , tenho 19 anos e estou muito interessada em fazer Gestão ambiental , além de me interessar sempre quis assim um curso que eu pudesse ajudar na natureza , só tó com receio de fazer e não conseguir trabalho nesse ramo !’ Gostaria de saber as chances de trabalho nessa areá !’

  79. Elza

    olá, sou formada em geografia bacharelado e licenciatura, estou pensando em fazer um especialização em MBA em Gestão Ambiental, com essa especialização, eu posso atuar em empresas mesmo não tendo o curso técnico em Gestão Ambiental?

  80. Rodrigo

    Sou Licenciado em Ciências Biológicas, o que seria melhor para abrir mais portas no mercado de trabalho, fazer uma especialização em meio ambiente ou outra graduação em gestão ambiental?

  81. Rodrigo

    Olá Pedro parabéns pelo site. Tenho uma graduação em Ciências Biológicas (licenciatura plena) para ter melhores oportunidades no mercado o que seria melhor fazer, outra graduação em gestão ambiental ou uma especialização na área?´Obrigado!

  82. jonathan

    tenho muito interesse nessa area,mas qual é mais efetiva no combate ao desmatamento?e em qual eu posso progredir mais?

  83. jonathancampos

    tenho sonhos de viver para ver equilibrios entre sociedade e ambiente.o que me colocaria em mais contato com a natureza?

  84. Helayne Christina

    Bom dia! Sou Técnica de segurança do Trabalho com ênfase em Meio ambiente e apaixonada pela minha profissão e também pelo assunto Meio Ambiente. Pensei em fazer Engenharia ambiental mas devido o custo mais elevado e o tempo de formação também, tendo visto que já não sou tão nova assim estou com 33 anos; estou pensando em fazer Gestão Ambiental. Gostaria da sua opinião. Posso conciliar Segurança do Trabalho com Gestão ambiental? Ou seria como se eu tivesse 2 técnicos? O salário é viável? A área de atuação? Ou melhor seria fazer um esforço financeiro e físico e cursa Engenharia Ambiental.

    • Rone

      Engenharia Ambiental requer conhecimento em exatas, como cálculo 1, por exemplo, bem puxado como todas as engenharias. Como técnica em segurança no trabalho você não teria possibilidade de se especializar, a não ser caso fosse tecnóloga em segurança no trabalho, assim poderia fazer uma pós-graduação em meio-ambiente. Mas, se o seu objetivo é aprimorar seus conhecimentos e uni-los ao seu diploma técnico da sua área de trabalho, faça Gestão Ambiental, é mais rápido e cai bem para quem trabalha com segurança no trabalho. O salário não aumenta, mas as oportunidades aparecem.

  85. Daniel Goulart

    Prezado Pedro, boa tarde!

    Eu e meu irmão temos um empresa de comércio de sucata ferrosa e não-ferrosa(cobre, alumínio, etc). Temos uma ideia de no futuro ampliar a empresa para gestão de resíduos industriais. Faço Adm na UFV e estou puxando algumas matérias do curso de Tecnólogo em Gestão, tipo Legislação Ambiental, Licenciamento Ambiental, Gerenciamento de Resíduos sólidos, Gestão Ambiental e Elaboração de Desenvolvimento de Projetos Ambientais. No meu caso teria outras disciplinas importantes para o meu negócio no curso de Tecnólogo?? Quanto ao meu irmão ele é formado em Comex e agora está em dúvida se faz o técnico em Gestão Ambiental, ou o Tecnólogo, ou uma pós em Gestão Ambiental ou ainda Engenharia Ambiental. Qual o mais adequado para o perfil profissional e acadêmico dele?? Adianto os agradecimentos pela disponibilidade.

    Att.

  86. Flavio

    Ola Pedro bom dia , estou com uma duvida . Eu como tecnologo em gestao ambiental , formado em um a faculdade particular , poderia me especializar em engenharia ambiental em uma faculdade publica , podendo assim ter Crea e assinar como engenheiro ambiental ? Ou tambem como Eng de Seg do Trabalho ? Pois me pareçe que soh posso me especializar , mas nao como Eng , e sim como especialista , e nao tendo crea , mas sim algun outro como Latu Senso , isso procede mesmo ? Por favor me envie a resposta diretamente em meu email : flavynho psy@hotmail.com . Grato !

  87. Eliana

    Olá, gostaria de saber se o tecnologo em gestao ambiental pode ser responsavel tecnico de uma desinsetizadora (dedetizadora)?

  88. Bruno Bermond

    Pedro Addler.
    Vou iniciar o curso de Gestao Ambiental no inicio desse ano, eu vi a grade curricular do curso e gostei muito porem as perguntas sao as seguintes:
    1-Quais os tipos de cursos para pos graduacao depois de formado?
    2-Como e a aceitacao de um gestor ambiental no estado de MT?
    3-O salario inicial citado por vc nos outros comentarios variam de estado para estado? Qual seria a media salarial de MT?

    • Rone

      Pode pos-graduar em qualquer área, assim como qualquer curso de formação em licenciatura ou bacharelado. Tecnologo em Gestão Ambiental não tem reconhecimento no mercado de trabalho, principalmente pelos órgãos públicos municipais ou federais, salvo algumas prefeituras ou setores estaduais. porém, como todos os cursos tecnólogos, é reconhecido pelo MEC e com o diploma você pode realizar concursos que não exigem nível superior em área específica.

  89. Tiane

    Ola,
    Procurei a grade curricular do curso Gestão Ambiental e não achei tens como me encaminhar

  90. Carol

    Olá, moro em São Paulo-capital e queria saber quais são as melhores faculdades particulares na aréa de gestão ambiental e engenharia ambiental

  91. Fabio

    Olá, Pedro. Você poderia informar, nas escolas particulares da cidade de São Paulo, qual a melhor (ou melhores) que posso fazer esse curso de gestão ambiental?

    Obrigado!

  92. Lara Oliveira

    Gostaria de saber quais faculdades de Minas Gerais tem o curso, tanto federal como particular.

  93. Luciene Lopes dos Santos

    Olá Pedro Adller!
    Gostaria de saber a diferença entre Gestor ambiental que conclui a graduação em 4 anos e o tecnólogo que a conclui em dois anos? A diferença de hierarquia entre ambas? A qualidade do profissional é a mesma em relação ao conhecimento? O salário é o mesmo? Eu estou cursando tecnólogo em Gestão Ambiental duração de dois anos e logo após pretendo iniciar um curso técnico em química, o que vc acha vale a pena, poderia me dar sua opinião? Aguardo ansiosa pela resposta.
    Um abraço!
    Luciene

  94. Benedito Junior

    faço o curso superior tecnologico em gestao ambienta,qual a diferença entre gestao ambiental, engenharia ambiental ,superior tecnologico ambiental,e assinar progeto,media salarial,qual atuaçao de trabalho, qual a ierarquia de cada um.

  95. correia da silva

    eu sou angolano, formado em filosofia, e trabalho pelo meio ambiente a 13 anos gostaria de fafazer um curso de gestao ambiental.

  96. Eriki Marquezinni

    Bom Dia, estou prestes a iniciar minha carreira na área ambiental e com isto me encontro em uma dúvida imensa : Não sei se começo a faculdade de Gestão Superior Tecnologica em meio Ambiente ” Gestão Ambiental ” ou se inicio em um Curso Tecnico de Ambiente , qual eu deveria começar primeiro ? Pois não sei se devo começar por partes exemplo : Curso Tecnico , Gestão Ambiental , algumas pós relacionada …. Poderia me ajudar ? Desde já grato !

    • Rone

      Se você está precisando ingressar no mercado de trabalho, e havendo oportunidade em sua região para essa profissão, o ideal seria o curso tecnológico, que tem duração de quase três anos, além da pós-graduação. Entretanto, caso deseje conhecer primeiramente essa área, afim de saber “em que solo está pisando”, pode iniciar um curso técnico em meio-ambiente que lhe dará uma visão técnica de como funciona o trabalho, envolvendo manejamento ambiental, recuperação de áreas degradadas e legislação ambiental, procure a grade curricular na internet.

  97. Rafael

    olá , acabei de sair do ensino medio vou fazer vestibular da qui uns dias sempre falei que queria fazer biologia , mas tomei interesse em gestão ambiental mas me desanimaram falaram para mim que eu nao vou conseguir um estagio queria dicas agradeço desde já

  98. Rafael

    ola acabei de sair do ensino medio me interessei por gestão ambiental mas me desanimaram falando q eu nao vou conseguir um estegio e tal queria algumas dicas abç

  99. suzilene

    Oi sr. Pedro QUERIA SABER SE O CURSO DE GESTAO AMBIENTAL TAMBEM ESTUDA,PESQUISA,E CUIDA TANTO DA NATUREZA QUANTO DE ANIMAIS?E TAMBEM QUERIA SABER SE O CURSO ESTA BEM NO MERCADO DE TRABALHO,POIS TENHO DUVIDAS.EU QUERO FAZER PORQUE GOSTO DE NATUREZA,MAS AO MESMO TEMPO ME PERGUNTO SE VALE A PENA?

  100. Flavia

    Estou em dúvida Quero fazer algo que seja ligado a biologia e meio ambiente, pensei em Engenharia Ambiental,mas tem muito cálculo e não sou muio boa apesar de me esforçar.Quero saber se eu fazer uma faculdade de Gestão Ambiental de 2 anos eu consigo emprego ou tenho que fazer uma de 4 anos? E a onde eu poderia trabalhar ?Obrigada

  101. MARIWALDO

    Boa noite Pedro Adler,

    Faço Gestão Ambiental no Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, gostaria de saber o seguinte:
    1 – Qual a após graduação que ele me dar direito;
    2 – Sou Técnico em Segurança do Trabalho e atua na área, se posso fazer a minha pós em Engenharia do Trabalho;
    3 – Caso não possafazer em Engº do Trab. Em que área posso.

    Grato e parabéns!! Pelo o site.

  102. angelica

    ola boa tarde!
    estou estudando gestao ambiental na UNOPAR-MT e trabalho no ramo de projetos pra custeio,pronaf bom queria saber se eu como futura gestora ambiental posso ta trabalhando”fazendo o CADASTRO AMBIENTAL RURAL”eu mesma possa ta assinando quando formada ou naun
    muito obrigada
    aguardando resposta!

  103. Thais

    Boa noite!!
    Estou em duvida, entre Gestao ambiental e desenho industrial, sao profissões bem diferentes e gosto das 2. a minha duvida é a seguinte: em qual destas areas, vou ter mais retorno financeiro e bastante oportunidades de trabalho. E o gestor ambiental trabalho muito na area externa, tipo campo e etc…??

  104. Fabiana

    Sou fisioterapeuta e não quero mais atuar na minha profissão daí resolvi fazer a partir desse semestre engenharia ambiental e gestão ambiental. vc acha que consigo conciliar os dois cursos?

  105. daniel ferreira

    Olá pessoal

    Meu nome é Daniel, sou formado em tecnologia em gestão ambiental pelo Senac. Apesar de ter gostado em 80% do curso, quando me formei tive até hoje algumas surpresas, a primeira que tentei o registro no Crea – SP e foi negado, por motivo de carga horária, o que me foi explicado. Portanto busco agora o registro no Crq SP. Outra surpresa é que a profissão não existe nas empresas, ou você é técnico ambiental, ou engenheiro ambiental, ficamos num vácuo de ocupação. Para finalizar nem todos os cursos podemos concorrer, mas para concorrer ao cargo de analista ambiental do Ibama qualquer nível superior pode….

    Obrigado.

  106. lorrane

    quanto e u salario..?

  107. jamerson silva

    oi estou querendo fazer o curso superior de tecnologia de gestao ambiental moro em maceio al mais estou em duvida de mercado de trabalho nessa area gosto muito da area ambiental a unica faculdade particular que tem e a unopar e nao sei se e boa me ajude obrigado gostei muito do site o curso tem duraçao 2anos e meio

  108. Maicon Cardozo Leal

    Olá.
    É um grande prazer ajuda-los.
    Bem eu sou formado no curso técnico em meio ambiente.
    Trabalho numa empresa que tem em torno de 2500 funcionários, ela e certificada pela ISO 14001, minha função dentro da empresa e trabalhar no gerenciamento de resíduos encaminhando para lugares adequados exe. Solido contaminado aterros industriais / recicláveis vendido, em tordo de 20 toneladas mês /Agua contaminada para empresas de filtragem 12 mil litros mês, e assim por diante , tem que destinar corretamente cada resíduo independente de seu valor , a prioridade e preservar a natureza, eu fiscalizo também empresas terceirizadas e prestadores de serviço para verificar se eles estão dando o destino certo para cada tipo de resíduos.
    E também monitoro a certificação da empresa e documentos, uma vez certificada, ela pode perder sua certificação caso o sistema de gestão ambiental falhar.
    Pode comprometer até o funcionamento da empresa.
    Os salários variam entre 1500 a 3000 reais.
    E para finalizar , eu também tenho que sempre estar atualizando as novas normas de Órgãos ambientais como FATMA e IBAMA, pois as leis ambientais sempre sofrem mudanças.
    –Tem profissão parecidas com as funções de um técnico ambiental, como Técnico agrícola, Técnico químico, biólogo, técnico florestal.
    –Um técnico ambiental pode atuar em varias áreas como consultor , gerenciamento de resíduos , sistema de gestão ambiental, tratamento de efluentes, auxiliar empresas de certificação, projetos de recuperação de áreas degradadas etc.
    Espero ter ajudado, qualquer duvida podem me mandar mais perguntas, pode me adicionar no face book Maicon Cardozo leal.
    maiconleal@ibest.com.br
    UM abraço ate mais.

  109. Maicon Cardozo Leal

    Uma das áreas de meio ambiente que mais esta pegando no momento é sobre gerenciamento de resíduos, licenciamento ambiental e isso 14001.
    Quem for iniciar nesta área é interessante dominar bem esses assuntos.

  110. marilda

    vou ser gestora ambiental.será que poderei trabalhar nas escolas com educação ambiental?

  111. Aline Lopes

    Olá! Sou acadêmica do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental pelo IFPI, e só posso dizer à vocês que pretendem ingressar nessa aréa uma coisa: Vale a pena, curso é excelente. Mas primeiramente voçês precisam gostar das aréas afins como biologia, geografia, dentre outras!!!Boas sorte a vcs!!!

  112. Marcos Antonio Camelo

    Boa tarde Pedro.
    Eu sou estudante de Gestão Ambiental,
    e meu professor informou em sala de aula que eu posso ter registro profissional em três conselho, no CREA, conselho regional de administração e conselho regional de química, gostaria de saber quais laudos e arts eu vou poder assinar após concluir o curso.

  113. Beatriz

    Oi, estou cursando Gestão Ambiental e gostaria de saber se para trabalhar em uma empresa como gestora ambiental eu preciso fazer uma pós graduação?obrigado ….Ah, goste imuito das suas respostas, me ajudara muito…

  114. Anita

    Eu to na dúvida em relação a gestão ambiental ou geologia.. o que vc acha melhor? Com o mercado de trabalho mais vantajoso e etc..

  115. Gean

    ola Pedro Addler..uma duvida fasso gestao ambiental e termino esse ano eu estava querendo fazer uma facul de engenharia ambiental 5 anos mais como eu termino essa neste ano eu posso fazer Curso de Pós-Graduação ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL..qual seria melhor eu fazer essa pós ou ir direto para engenharia ambiental..Meu objetivo e tem um escritorio e montar projetos???

  116. adailson

    estor com duvida gestao ambiental e tecnico de segurança qual seria melhor para a área de trabalho

  117. elias lima

    eu terminei gestão ambiental e agora quero fazer tcnico agricola,mais tenho duvidas….

  118. leandra

    gostaria de fazer gestao ambiental ,so que aonde eu moro so tem faculdade a distancia,unopar ,alguem pode me falar sobre essa faculdade ,e o vcs acham sobre estudar a distancia.

    • Bruno

      Olá. Dizem que estudar a distancia é melhor do que presencial, pois vc tem que aprender sozinha de qualquer jeito. A minha esposa faz este curs tbm pela UNOPAR aki em Ariquemes – RO. Ela falou que o curso é bom, e que esta gostando. Eu acho que muda de pessoa para pessoa conforme for a sua disponibilidade de aprendizado!

  119. Elis

    Olá, quero cursar Gestão Ambiental mas estou com dificuldade de achar o bacharelado no Rio de janeiro…Gostaria da indicação de um curso. Obrigada

  120. Thiago Silva

    oi, sou formado em gestão ambiental e gostaria de saber se, eu me especializar em segurança do trabalho seria uma boa para o mercado de trabalho?

  121. JANA

    Olá pessoal, sou formada em Gestão Ambiental! Adorei ter feito esse curso.

  122. Jéssica Souza

    Pedro Addler, adoro as matérias que você posta pra gente ! Sou do Estado do RJ. Me formei em Gestão Ambiental, e, eu gosto de química, eu poderia cursar alguma pós que envolva química ? Qual? Relacionada ao meio ambiente, é claro ! :) Desde já, obrigada pela atenção !

  123. Bruno

    Olá, tenho uma dúvida!
    Minha esposa faz o curso TÉCNICO EM GESTÃO AMBIENTAL, pela faculdade UNOPAR, eles alegam que o curso é de nível superior. Como podemos ter certeza realmente disso??? Ela se forma no fim deste ano, ela será realmente uma gestora ambiental??? Obrigado pela atenção!

  124. Paty

    Ola…Gostaria de saber que tipo de projetos um Tecnologo em Gestão Ambiental pode assinar com o CREA-PR???

  125. lucimar souza

    ola estou no segundo ano de tecnilogia em gestão ambiental,eu estou gostando muito do curso,queria sabe quais concurso que poderiamos concorrer, enclusive o cargo de analista ambiental do ibama qual o nivel superior.e o que um analista ambiental do ibama faz obg

  126. Pedro

    Olá Pedro,

    Pretendo fazer o curso de Técnologo em Gestão Ambiental (à Distância). Tenho 34 anos e gostaria de saber se o mercado , considerando minhas especificações, é propício. Poderia ainda me indicar uma faculdade referencia nessa disciplina e que possua a modalidade EAD?

    Grato
    Pedro

  127. Alessandro

    Sou biólogo, sou especializado em Microbiologia Ambiental. Estou interessado em me especializar também em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental. Gosto de assuntos relacionados ao meio ambiente, oceanos. Estas três áreas podem ser complementares e enriquecer meu currículo?

  128. Alessandro

    Retificação!

    Sou biólogo, sou especializado em Microbiologia Ambiental. Estou interessado em me especializar também em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental. Gosto de assuntos relacionados ao meio ambiente e oceanos, o que me interessou futuramente fazer mestrado em oceanografia poderia. Estas três áreas podem ser complementares e enriquecer meu currículo?

  129. Aristeu

    Pedro Addler, sou formado em Tecnologia em Processamento de Dados e estou pensando em mudar de área pois adoro os assuntos ligados ao meio ambiente. Então gostaria de uma opinião se é melhor Fazer uma pós-graduação em Gestão ambiental ou fazer um outro curso de Tecnólogo em Gestão ambiental. Oque acha?

    Obrigado,
    Aristeu

  130. Cesar Augusto

    Ola boa tarde

    Sou graduado em engenharia civil, estou cursando uma especialização (latu senso) em engenharia ambiental e estou adorando, será que quando concluir poderei assinar projetos ambientais
    Abços e parabéns

  131. raiane alves viana

    Oi estou com duvida
    s se eu faco o curso de tecnico em seguranca do trabalho.vc pod me informar se esse curso e muito
    procurado no mercado do trabalho

  132. silvio

    Boa tarde, gostaria de saber qual a diferença entre o curso de gestão ambiental, e tecnólogo em gestão ambiental, na prática profissional, muda alguma coisa?

  133. silvio

    Boa tarde, tenho um amigo que é geólogo, e outro amigo que é agrônomo, os dois em questão trabalham na mesma área, laudo de impacto ambiental, estou cursando biologia, e acredito que também acabarei por trabalhar nesta área, então pergunto, não daria no mesmo eu fazer ao invés de biologia cursar gestão ambiental o tecnólogo ambiental?

  134. Joaquim

    Ola, sou tecnologo sucroalcooleiro, estou terminando o curso (pos, direito e gestão ambiental), porém pergunto, posso faser laudo ambiental, auditoria ambiental, atestados e outros? Obs. na minha graduação eu posso segundo a lei trabalhar nestas funções e outra.
    Abraço

  135. nadia

    olá… quem faz superior tecnologia em gestão ambiental pode também fazer especialização ? tecnólogo rambém pode fazer especialização?

  136. Daniele

    Olá Pedro!
    Em primeiro lugar quero lhe parabenizar pelas suas respostas li todas, e gostaria de tirar a minha dúvida, Moro em Maceio/Al, andei procurando uma faculdade que me proporcionasse o curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, já que vc falou que é muito mais valorizado, por favor pode me indicar alguma?

  137. euler

    Olá.
    Tenho uma duvida, quero Cursar Gestão Ambiental pela UNISUL-Virtual, (3 anos), o Tecnólogo em Gestão Ambiental é considerado curso SUPERIOR, depois de formado, poderei realizar concursos como qualquer outra pessoa que tenha o n´vel superior.

  138. Daniele

    Olá,
    Qual a diferença entre os cursos bacharelado e tecnológico?

  139. taciana falcao

    sou pós graduanda em gestão ambiental gostaria de mater contatos com pessosa da are´ e até mesmo ver a pocibilidade de um emprego na minha chapada diamantina onde moro . um ambiente perfeito pra ser preservado…

  140. fabiano

    Meu curso de gestão ambiental é aprovado pelo mec, estou me formando logo e preciso saber se posso fazer o crea pois tem pessoas falando que o gestor ambiental não tem direito ao crea,por não atingirem as horas aulas suficientes….

  141. Giseli

    Resido em Blumenau e gostaria de saber qual Universidade mais próxima que oferece o curso de Gestão Ambiental. Obrigada!

  142. Joaquim

    olá , se sou formado em auditoria ambiental, na falta de emprego eu posso trabalhar como gestor ambienta?

  143. Katiele

    Ola, Moro em Brasília, estou pensando muito em fazer Gestão Ambiental, porém só tem curso tecnologico … é estou em duvida no mercado de trabalho , será que seria uma boa área a seguir aqui em Brasília ?

    • Dailan

      olha, assim como voce tambem moro em Brasilia e gosto muito dessa area,mas estou indeciso se irei conseguir emprego.

  144. iasmim

    ola
    estou cursando tecnólogo em gestão ambiental e gostaria de saber quais pós-graduação o gestor ambiental pode fazer.

  145. fabiana

    ola,gostaria de fazer gestao ambiental.. apos formado nessa area quanto e o salario do proficional nessa area aqui em florianopolis sc??

  146. Geovana

    OlÁ …GOSTARIA MUITO DE SABER SOBRE O REGISTRO DE GESTOR AMBIENTAL , TERMINEI E GOSTARIA MUITO DE SABER COMO , ONDE PROCURAR , ESTOU EM GOIÂNIA ,GRANDE ABRAÇO

    • Jonas Campos Correa de Melo

      registro do gestor no conselho de química para a área ambiental se qser trabalhar na área administrativa econômica va para o conselho de administração.

  147. Geovana

    Existem poucas vagas em concursos públicos aqui no estado de GO, outro problemas que os tecnólogos em gestão ambiental tem enfrentado.

  148. Geovana

    Quanto seria o salário de um tecnólogo em gestão ambiental pra Goiás,

  149. REGINA

    NOSSA ESSE PEDRO É UM FOFO DE DEIXAR TDS INFORMADOS OBGADO,SO GOSTARIA DE SABER SE TECNICO E GESTAO AMBIENTAL TEM MUITA DIFERENÇA DE SALARIO HOJE E É MAIS FACIL ARRUMAR QUAL EMPREGO MTO OBRIGADO

  150. Ariane

    Olá Pedro! Estou iniciando o curso de Gestão Ambiental na Unisul à distância, pois tenho filho pequeno e por isso optei à distancia, vou me formar qdo completar 34 anos. Será que a idade influencia? Em relação ao salário e por morar em Florianopolis quais são as áreas que posso atuar? O que achas?? Viva a natureza! Obrigada!

  151. walter

    Faço gestal ambiental tecnologo, se fizer uma especializaçao ficarei bacharel ou não tem como ficar bacharel?

  152. Grazielle

    Oi Pedro. Sou formada em Eng Ambiental,e estou na dúvida se opto por uma pós de Direito ou Gestão Ambiental. Pois me relaciono bem com os dois. Gostaria de saber onde o campo está mais viável. Não sei se é a palavra correta a ser usada(viável).Obrigada

  153. Jeane Gomes Nascimento

    Prezados Boa tarde!!
    Exerço a função de Gestora Ambiental à 04 anos, e agora a empresa esta me cobrando a ART- Autorização de Registro Técnico, o que devo fazer? existe alguma complementação desse curso ou uma pós-graduação que possa fazer para obter este documento? E que Documentos um Gestor tem direito a assinar (LAIA,Projetos de educação, PGRS, etc…)
    Aguardo Retorno se puder me ajudar.
    Agrata.

    • Paulo Gomes

      Olá,

      Sou graduado em Gestão Ambiental, como não possuímos conselho de classe específica e muito menos regulamentação da profissão, uma das maneiras é a Universidade em que formou solicitar parecer de um conselho para definir as atribuições de acordo com sua grade. No meu caso, em Cuiabá-MT, temos processo aprovado pelo Conselho Federal de Química, o qual definiu diversas atribuições.

  154. Paulo Gomes

    Olá Pedro.

    Sou graduado em Gestão Ambiental e atualmente Mestrando em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Gostaria que comentasse as perspectivas do mercado de trabalho para um Gestor com Mestrado/Doutorado (o qual irei fazer também após terminar o Mestrado). Outra pergunta é: Posso solicitar a inclusão de uma atribuição nas já existentes tendo em vista disciplina que não cursei na graduação, como a de Análise de Água (laboratório)???? Aguardo resposta.

  155. Daniel Campos

    Se eu fizer graduação em Gestão Ambiental posso fazer uma Pós Graduação em Segurança do Trabalho?

  156. Daisy

    Onde eu encontro o curso de gestão ambiental em SC…mas que não seja a distância? Quero muito poder cursar gestão ambiental!!!
    Obrigada

  157. jane

    Olá,gostaria de saber qual a melhor pós graduação,para um tecnóloga em gestão ambiental,ou especialização,pois sou tecnologia em gestão ambiental,e gestora em segurança trabalho,aguardo sua resposta.abraços Jane.

  158. vitor

    ola, terminei meu curso de gestão em dezembro de 2012 porem não consegui emprego na área ainda, pois não tenho nenhuma experiência na área além do estagio que fiz, como e em que setor é mais fácil eu arrumar um emprego?

  159. João

    Bem,
    Saudações

    E quanto a seguinte situação
    O cargo de Técnico em Segurança do Trabalho é exigido pelo Ministério do Trabalho obrigando as empresas a contratá-lo, já o Técnico em Meio Ambiente não é obrigatório pelo MT
    Acontecee então o seguinte, os Técnicos em SEgurança estão fazendo o serviço que compete ao Técnico em Meio Ambiente, sendo que são áreas completamente diferentes.
    Não considero isso justo aos profissionias em meio ambiente
    Alguem sabe me informar como esta esta situação?

    grato

  160. Heloisa

    Olá,
    Eu sou muito confusa quando o assunto é que profissão seguir. No 30 ano fiz para engenharia ambiental, mas esqueci de pagar o enem. Passei para particulares mas preferi me dar outra chance e tentar uma federal. Hoje estou no cursinho e estava determinada a cursar direito (mudança nada sutil), até que fiquei sabendo sobre esse curso de gestão ambiental. Você acha que devo continuar com direito e depois fazer uma pós em gestão ambiental ou voltar à engenharia ambientalou até florestal? depois me especializando em gestao? Gostaria que você indicasse o que tem um futuro mais promissor. O enem chega daqui a pouco e eu ainda com esta duvida!
    Obrigada

  161. Márcio

    Bem estou cursando técnico em segurança do trabalho minha dúvida é: Seria uma boa eu fazer gestão ambiental quando terminar o curso?

  162. Larissa

    Olá Boa Noite! Comecei uma graduação em Gestão Ambiental mas eu faço semi-presencial o que você acha? E já estou pensando na pós, mas eu queria saber se existe alguma pós relacionada a segurança do trabalho ou alguma especialização e qual o nome que se é dado pra essa área SGT pra mim poder já da uma olhada para pós e se é valido eu me formar assim se não qual é a opção que eu tenho pra pós para meio ambiente. E lembrando que está muito esclarecedor esse site adorei

    • Maicon Cenci

      Olha as pós que aconselho a fazer São:
      - Educação Ambiental.
      - Auditoria
      - Perícia Ambientais
      - Licenciamentos Ambientais
      - Saneamentos

  163. VANESSA

    Olá!! estou pensando em fazer o curso tecnico em gestão ambiental e em seguida engenharia ambiental. será que o tempo do curso fica reduzido? pois em dois anos já posso trabalhar na área como técnica.

  164. Luisa

    Olá Pedro, gostaria de saber a diferença entre o curso de Ciencias Ambientais e a Gestão Ambiental e qual voce indicaria!

  165. Wendell

    Olá
    Gostaria de saber onde cursar, visto que sou de SP – Capital e a unica que tem aqui é a USP. Gostaria de saber se tem mais faculdades publicas ou particulares que tenham este curso (seja tecnologo ou bacharelado).
    Obg.

  166. gabriele correa

    Oi, estou fazendo engenharia ambiental, após ter meu diploma quero fazer o concurso na Petrobras, mas gostaria de saber se só com essa especialidade consigo um cargo bom.

  167. Frann

    Na gestão ambiental o que é necessario para as empresas continuarem no mercado ?

  168. Míria Edicássia

    olá, tenho curso superior de tecnologa em gestão ambiental. Posso me inscrever em concurso para cargo de gestor ambiental, mesmo tendo o curso tecnologo??? obrigada

  169. Irapuan Reis Junior

    Bom dia gostaria de saber o seguinte. Sou tecnólogo Ambiental e gostaria de fazer gestão (bacharelado 04anos existe esta faculdade?) pois no Rio de Janeiro não encontrei. fiquei sabendo que a faculdade SENAI SP têm este curso.
    Você pode me informar se e verdade caso saiba.
    posso fazer on line abatendo as matérias do tecnólogo .
    grato
    Irapuan

  170. Bruno

    Boa tarde…..gostaria de saber a diferença entre o curso de tecnologia em gestão ambiental ( tecnologo) que dura 2 anos e aqui em sp capital é o único tipo qui eu encontrei e esse bacharelado em gestão ambiental de 4 anos qui eu não achei em nenhuma faculdade aqui em sp… Grato

  171. Marta

    Sou graduada em química ambiental, posso atuar na área de gestão ambiental?

  172. Sulamita de Cássia dos Santos Silva

    Estou fazendo o curso Técnico em Meio Ambiente e passei para faculdade de Gestão Ambiental, ainda não se em termo de conhecimento e oportunidade vai me acrescentar grande oportunidade, gostaria de sua opnião, além disto, gostaria de saber onde posso encontrar mais oportunidade de estágio na cidade do Rio de Janeiro. Grata.

  173. nicolau ferraz

    OLÁ lukas dias A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DA NOSSA CIDADE DE APARECIDA RESOLVEU ACABAR COM O CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL ELA COLOCARÁ OUTROS CURSOS NO LUGAR DESTE POIS ALEGA QUE O MSM ESTÁ COM POUCA PROCURA,SE ALGUÉM SOUBER COMO A GENTE PODE REVERTER ESSE AUTORITARISMO A CIDADE E OS ESTUDANTES AGRADECEM.

  174. sunara

    Boa noite…
    gostaria de saber, se alguém que se formar em Gestão Ambiental pode se especializar em Engenharia em Segurança do Trabalho ?

    • Jonas Campos Correa de Melo

      não só engenheiros como ambiental florestal industrial agrônomos e por ai vai ou seja só se for engenheiro nem os arquitetos podem devido a terem saido do crea.

  175. Moninha

    Bom dia! Tenho graduação em Ciências Biológicas e Pós graduação em Gestão Ambiental. Trabalho em prefeitura, setor de projetos e gostaria de saber a qual Conselho Regional tenho que fazer o registro, uma vez que pretendo trabalhar com consultorias e necessariamente terei que assinar os projetos desenvolvidos. Obrigada.

  176. delzio almeida

    E A UNICESUAMR EM MARINGÁ TEM O CURSO SUPERIOR DE TECNÓLOGO DE GESTÃO AMBIENTAL , POR PREÇO ACESSÍVEL E AULAS 1 VEZ POR SEMANA A DISTANCIA EM SEU COMPUTADOR EM SUA CASA.
    AGORA O (A) ALUNO(A) TEM QUE SER DISCIPLINADO(A), FAZENDO TODOS OS TRABALHOS , E ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES DE AUTO ESTUDO PROPOSTAS NOS LIVROS DA CESUMAR.
    MUITO BOM .
    O CONTEÚDO PEDAGÓGICO É FANTÁSTICO…ASSUNTOS DA ATUALIDADE E TECNOLOGIAS INOVADORAS SÃO PROPOSTA AOS ALUNOS.
    RECOMENDO A TODOS.
    SE MATRICULAREM INFORMEM QUE FUI EU DELZIO ALMEIDA QUEM OS INDICOU, POIS ASSIM POSSO REDUZIR O VALOR DE MINHAS MENSALIDADES, COM DESCONTOS DE 10% PARA CADA INDICAÇÃO.
    OBRIGADO.
    DELZIO ALMEIDA
    FISCAL CONCURSADO EFETIVO DO MEIO AMBIENTE II
    DA PREFEITURA DE CONTAGEM MG

  177. jefson

    olá, primeiro parabéns pelo site, estou com uma dúvida cruel, tenho 35 anos de idade casado e dois filhos, não tenho nenhuma formação acadêmica,atuo no ramo de representação comercial no segmento de produtos ópticos, mas sempre gostei da área ambiental, nessa altura da vida me vejo com um desejo e uma necessidade de ter uma formação profissional(quem não estudou vira vendedor), mas me pego pensando, será que não estou velho para começar numa profissão que não conheço a fundo? passar pelo curso de gestão ambiental que no meu estado goiás, tem na faculdade senac com duração de 2 anos e meio, portanto terminaria com 37 pra 38 anos,sem bagagem anterior,sem saber a fundo a média salarial,há áreas de atuação no estado de goiás ou região centro oeste,enfim, acho que você pela sua experiência,entendeu minhas dúvidas, espero que possa saná-las.Desde já meus sinceros agradecimentos.Gostaria de ser avisado via e-mail.Grato.

  178. Luis Faustino Xavier

    ola boa tarde acabei de me formar como gestor ambiental, mas o mercado de trabalho ta exigindo forção e meio ambiente e segurança do trabalho será que fazer uma pós graduação e segurança do trabalho dará condições para atuar na área de segurança também

  179. Suame

    Bom dia sou formada em Ciencias Naturais- Biologia e especialização em Gestão Hídrica e ambiental com enfase em meio ambiente. Estou qurendo montar uma consultoria em meio ambiente, eu posso assinar prad, rca etc? Qual é o conselho onde posso me registrar já que quero exercer profissão na área de meio ambiente?

  180. Nilton Brito

    Bom Dia!!!
    Gostei do artigo, só não localizei a data da postagem.

    tudo de Bom.

  181. Tamiris

    Boa tarde! Pretendo cursa tecnólogo em gestão ambiental aqui em Salvador e gostaria de algumas informações sobre o curso. É uma boa área em relação a trabalho aqui na cidade (salvador)? Depois de concluir qual pós-graduação posso fazer p complementar meu currículo? :)

  182. Harley

    Trabalho em uma empresa estatal de tratamento de água e esgoto como auxiliar de laboratótio e queria saber se com o curso Superior Tecnologico de Gestão ambiental poderia atuar como técnico em meio ambiente.

  183. Jéssica Gabriela

    Olá – URGENTE
    Gostaria muito que me fornecesse algumas informações e também que me orientasse dizendo se vale a pena ou não fazer o que pretendo.
    Bom, estou concluindo o ensino médio e a unica certeza que tenho é que desejo trabalhar na área ambiental. A curto prazo que fazer o curso de gestão ambiental por ser mais curto e poder entrar no mercado mais rapido, podendo assim ter experiências na area. Enquanto trabalho como gestora ambiental gostaria de cursar direito e por fim fazer mestrado e doutorado em Direito ambiental. O que você acha? Fazendo isso me formo em gestão com 20 anos de idade… e em direito com aproximadamente 25…
    Gostaria que me dissesse também se a Universidade Federal de Viçosa, campus Florestal, é uma boa para gestão ambiental, pois em Minas Gerais – sou da região metropolitana de BH – não há graduação bacharelado em gestão ambiental, apenas tecnológico e só tem em uma Federal no estado também, sendo portanto minha “unica” opção, pois não quero cursar particular…
    Qual a media salarial para um tecnólogo em Gestão ambiental?
    Como anda o mercado para os tecnólogos em gestão ambiental?
    E principalmente, você acha que vale a pena seguir os planos que eu disse acima?

    Obs.: Engenharia para mim nem é opção pois não aturo exatas.

    • IVAN ANTONIO DA SILVA

      Entendo que atualmente não basta apenas fazer ENGENHARIA ou só graduação em qualquer área,a pós graduação te especializa, e vai sim, abrir mais campo de trabalho, porém; com mais concorrências, Então procure fazer a coisa certa.

      Exemplo:você titula em Tecnólogo em Gestão Ambiental, o CREA inclui seu título com Tecnólogo em Saneamento Ambiental, amarra o cidadão na modalidade CIVIL, e suas atribuições ficam limitadas as do ENGENHEIROS,como fica as atribuições , existe tantas convergências, parece que temos que esperar uma resolução, decreto, leis, pra sabermos exato o que fazer,cada dia somos surpreendidos com obstáculos, agora enquanto os CONSELHOS, sejam; federais ou regionais,considerar que existem só ENGENHEIROS que precisam ou trabalham neste pais, os TÉCNICOS, TECNÓLOGOS, GESTORES,etc, serão sempre ignorados.Não se deve comparar profissionais competentes, apenas por anos de estudos, pois se eliminar algumas disciplinas que só enchem linguiças da grade de engenharia, o bacharelado ou seja ENGENHARIA, se conclui em 3 anos igualando aos demais cursos.Sem contar que muitos cursos de PÓS-GRADUAÇÃO, não tem chancela (registro), no CREA.Passamos todo tempo investindo pra muito pouco. FELIZ OS ARQUITETOS COM SEU CAU(CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO, seu exclusivo conselho, PARABÉNS PELA CONQUISTA A TODOS PROFISSIONAIS DA ARQUITETURA.

  184. Leandro Bondar

    Pedro Addler,
    Sou formado em comunicação com 10 anos de experiência profissional. Por gostar da área ambiental fiz uma pós em Meio Ambiente e Sociedade, obtive um em emprego na área e estou bem satisfeito. Seria interessante eu complementar meu currículo com um curso superior rápido de dois anos, como o de Tecnologia em Gestão Ambiental, mesmo já possuindo uma Pós? Obrigado!

  185. Lillian

    Boa tarde

    Trabalho em uma concessionária de automóveis como gestora ambiental. Sou formada em nutrição (nunca exerci), tecnólogo e processos gerenciais, pós graduada em gestão da qualidade e pós graduada em gestão ambiental. para que eu possa assinar como responsável técnico ambiental, o que é preciso? Será necessário ainda fazer um curso de Técnico ambiental?

    • Maicon Cenci

      Se você possuir registro no CREA eles definirão as suas atribuições referente ao que você pode assinar. o Curso de Tecnologo em Gestão Ambiental possui 3 conselhos de classes CRA – Conselho Regional de Administração, CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, e CRQ – Conselho Regional de Química, no meu ponto de vista entres os três conselhos o mais importante ainda é o CREA.

    • Maico Cardoz Leal

      Bom dia Lillian.
      Geralmente sua pós graduação ja vale para assinar como responsável tecnico.
      Eu conheço pessoas formadas em faculdades qualquer e pós graduados em engenharia de segurança do trabalho, e assinãm como engenheiros do trabalho.
      Mas verifique seu registro no CREA da sua cidade para conseguir sua carteirinha, algus lugares do Brasil exigem o registro no conselho regional ou estadual de quimica.
      Verifique em sua cidade qual é cabível.
      Boa Sórte.

  186. Bárbara Gonçalves da Silva

    Por favor, alguém pode me responder com que idade se faz gestão?

    • Maico Cardoz Leal

      Bom dia Bárbara.
      Você pode estudar gestão ambiental ou técnico ambiental apartir que terminou o ensino médio.
      Tem cursos que se voçê tiver estudando o ultimo ano do ensino médo ja pode começar a estudadar. Mas não é toda instituição que oferece esta questão.
      Boa sórte.

  187. Josemar de Lima

    Estou me formando em Gestão Ambiental, existe a possibilidade de eu fazer mais alguns anos e me formar em Engenharia Ambiental? Existe lguma faculdade que aceita?

  188. Stefanny

    Eu odeio matemática ‘ aliais sou péssima sera que vai Me atrapalhar em fazer o curso de tecnico de meio ambiente?

  189. Gessica Nunes

    Sou formada em gestão Ambiental posso fazer minha pos graduação em qual area do meio ambiente?

  190. Hugo jose

    Quais as atribuições do gestor ambiental no campo da Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional?

  191. Evandro

    Ola meu nome e Evandro e sou formado em bacharel em administração de empresas. Resolvi fazer uma pos no ramo de meio ambiente. Na realidade eu tentei fazer gestão ambiental, mas não deu certo no momento, por questões financeiras, por outro lado consegui iniciar uma pos a distancia em educação ambiental.minha duvida e que eu como administrador,vou ter chance de carreira na área de educador ambiental,sendo que eu me formei em administração de empresas, estu fazendo certo? Por favor me dêem respostas obrigado.

  192. Maicon Cardozo Leal

    Olá pessoal.
    Sou técnico ambiental formado, trabalhei na área durante 2 anos.
    Passei por muitas dúvidas e perguntas sobre esta área, ela é sim muito polemica para quem quer estudar ou já estuda. Muitos se perguntam… será que vale a pena? será que é uma área interessante?
    Bem levei 7 anos para entrar no mercado, e de mais ou menos 300 alunos formados eu fui um dos únicos 8 que conseguiram entrar na área. Outros estão trabalhando de frentistas padeiros ou migrarão para outra área.
    Eu participo de blogs da área ambiental no Brasil inteiro, e muitos vem se queixando que se formarão e não conseguem entrar no mercado.
    Bem pessoal quando começamos a vida profissional é como abrir uma empresa, para abri-la temos que fazer pesquisa de mercado, verificar perspectiva de lucros, ver se vale a pena. Verificar concorrência, se há mercado e espaço para ela.
    E vou abri-la porque gosto ou porque dará lucro? Você abriria um negócio que gosta e te dará pouco lucro? Ou abriria um negócio que não gosta e te dará muito lucro? Se for os dois melhor ainda.
    Eu optaria pelo lucro.
    Tem pessoas que eu conheço que gostam de motos e querem abrir uma oficina porque gostam, até aí tudo bem. Mas será que na minha cidade de 60000 habitantes, vale apena? Quantas oficinas tem? Quantas motos tem rodando? Se tiver uma ou duas oficinas tudo bem, mas se tiver umas dez?
    Pessoal o que quero dizer é: pesquisem sempre a sua região, se vale apena investir ou oque investir.
    Por favor façam estas pergunta antes de começarem a estudar e investir seu tempo e dinheiro em alguma área. Vou citar perguntas da área ambiental.
    • Quantas empresas da sua região ou cidade tem a ISO. 14001?
    • Quantas empresas trabalham com gestão ambiental implantado na empresa?
    • Qual é a concorrência do mercado?
    • Quantos que você conhece que são formados e trabalham na área? ou não trabalham por não possuir mercado de trabalho?
    • Você tem pretensão de abandonar sua cidade natal e família para migrar para outro estado ou cidade?
    • Qual a média salarial para esta área em sua cidade?

    O técnico e analista ambiental muitas vezes tem que competir mercado com seguranças do trabalho que fazem os dois papéis em uma empresa.
    Então pesquisem muito e não se foquem em apenas uma área pesquisem outra como projetos, segurança do trabalho, técnico em edificações em fim… não quero ver vocês investindo tempo e dinheiro em suas vidas e depois terem que trabalhar em qualquer coisa por não conseguirem entrar no mercado profissional.

    Se alguém tiver dúvidas a respeito da vida profissional de um técnico ambiental podem me passar E-mail maiconleal@ibest.com.br
    Abraços.

  193. Betina

    Olá,

    Sou Engenheira Florestal e estou cursando pós em gestão ambiental e sustentabilidade.
    Gostaria de saber se após o curso poderei assinar como Engenheira Ambiental?
    Obrigada,

    • Valter Ribeiro

      Olá Betina

      Respondendo sua pergunta:
      Não, o engenheiro florestal pós graduado em gestão ambiental não pode assinar como engenheiro ambiental.
      Sua pós graduação em gestão lhe será útil na área de gerenciamento e não técnica.
      Falo com propriedade pois sou graduado em engenharia florestal e engenharia ambiental.

      Até mais,
      Valter

  194. Catharine Argemiro

    Olá. Estou fazendo Graduação em Gestão Ambiental (tecnólogo) e minha dúvida é: quais Pós-Graduações posso fazer? Pois fiquei sabendo que posso fazer pós em Biologia, entretanto Marinha.

  195. Valter Ribeiro

    Caros leitores

    Uma sugestão que dou a todos os interessados em fazer esse curso, principalmente com as atribuições técnicas que ele posso nos dar, é ir até a unidade do CREA mais próxima (de qualquer Estado) e fazer um consulta sobre o curso/escola. É grátis e é feito na hora. Assim você fica sabendo se ele está cadastrado no CREA e quais as suas atribuições.

    Valter

  196. fabiano

    Olá … estou a proucura de fazer o curso técnico em gestão ambiental aqui em fortaleza …encontrei em maracanau … mais tbem encontrei a faculdades fateci e fgf oferecendo o curso tecnológico em gestão ambiental con duração de 2 anos. Qual é o melhor para iniciar …

  197. fabiano

    Por gentileza preciso saber com uma certa urgência o que seria melhor iniciar o curso técnico em meio ambiente ou o tecnólogo em gestão ambiental ? Aguardo resposta …

  198. deh

    Ola :) Eu moro em Osasco e só encontrei o curso de tecnólogo em Gestão Ambiental (duração de 2 anos).
    Queria saber qual dos dois é mais indicado para quem não é boa em exatas curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental ou Bacharelado em Gestão Ambiental ,outra duvida , será que existe o curso de bacharel por aqui?

    Obrigada desde já! Ahh adoro este site ;)

  199. Laryssa

    bom estou endecisa de qual curso faço , mais gostei muito de gestao ambiental , mais queria saber se e bom de emprego aqui em Brasilia-df se eu vou poder ganhar uma quantia boa !

  200. Shirley

    Bom dia, sou técnica de segurança do trabalho e estou querendo fazer um curso superior, mas não sei qual curso fazer. Gostaria de uma opinião.

  201. morgana barbosa

    Se eu cursar gestao ambiental posso fazer pos graduação em engenharia de seg no trabalho e seria reconhecio pelo CREA

  202. ELISANGELA

    meu pai tem uma empresa de limpeza de caixa d agua e reservatórios e também uma detetizadora, ele paga para uma química autorizar arpara o trabalho dele, gostaria de saber se o gestor ambiental pode fazer essa autorização?

  203. Pingback: Programa Gestao Commercial Gratis I Stockholm | Actual Percentil

  204. andre

    amigo faco gestao ambiental na ucdb e gostaria saber se posso fazer concurso da petrobras pra tecnico ambiental junior?

  205. Jeferson Silva

    Rj: Descobri que sou da Área Ambiental, estou indeciso entre Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente. Tentei pelo sisu, pronatec, prouni e não consegui. Recentemente fiz 3 cursos a distância como Educação Ambiental(MMA – ADOREI), Estilo de Vida Sustentável(MMA – ADOREI) e algumas horas atras terminei de fazer a Política Nacional de Recursos Hídricos(ANA – INTERESSANTE).

    No mês que vem farei um curso de biocosntrução, teto verde e Permacultura pelo Sustentate. Essa 3 cursos aprendi na teoria no curso de Estilo de Vida Sustentável e irei fazer na prática.

    ISSO ME DIZ O QUE EU QUERO FAZER??

    Ajuda eu ai rsrs.

  206. Gabrielly

    oi, sou tecnica de segurança do trabalho e atualmente faço o curso superior de gestao ambiental. Eu posso fazer uma especializaçao em engenharia do trabalho?

  207. Rodrigo Sacramento

    o gestor ambiental pode fazer pós graduação em segurança do trabalho?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!