aspectos negativos

Letras – Profissão, Carreira e Informações Gerais

No curso de Letras o profissional estuda e pesquisa a língua portuguesa, literatura relativa e também uma ou mais línguas estrangeiras, tais como Inglês, Alemão, Francês e suas literaturas.

Letras

Habilitação:
Bacharel em Letras
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Sensibilidade e Observação
Salário Médio:
R$ 1500,00

A Carreira em Letras

No curso de Letras o profissional estuda e pesquisa a língua portuguesa, a literatura, Brasileira e Portuguesa, e também outras línguas estrangeiras, tais como Inglês, Alemão, Francês e suas literaturas. Uma vez formado, o Bacharel em Letras estará apto a dar aula em módulos escolares básicos e também no Ensino Médio.

Na carreira de Letras há algumas especializações e rumos que o profissional pode tomar: além da Licenciatura onde ele dará aulas de língua portuguesa ou literatura, ele também poderá lecionar Aulas de Língua e Literatura Estrangeira, se especializar e trabalhar como Tradutor ou então se especializar para trabalhar como Professor em Cursinhos pré-vestibular.

Letras: sem ciência não podemos sobreviver, mas sem arte, literatura e beleza não podemos viver.

Grade Básica do Curso de Letras:

  • Cultura Brasileira;
  • Técnicas de Redação;
  • Gramática;
  • Literatura Brasileira e Portuguesa;
  • Literatura Estrangeira ou Mundial;
  • Língua Estrangeira;
  • Língua Portuguesa;
  • Literatura Grega e Clássica;
  • Teoria Universal da Literatura;
  • Linguística.

Melhores Faculdades

São inúmeras as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Letras. Porém, é importante que o aluno verifique se a faculdade por ele escolhida possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. As principais universidades que oferecem o curso de Letras, com reconhecimento do MEC, e bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Minas Gerais;
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Ceará;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo;
  • Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Minas Gerais;
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Rio de Janeiro;
  • Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) – São Paulo;
  • Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) – São Paulo;
  • Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo.

Aspectos Favoráveis da Carreira em Letras:

Há oportunidades para professores de língua portuguesa em praticamente todo o Brasil, em especial há boas oportunidades de trabalho para professores de Literatura Geral e Literatura Brasileira em cursinhos pré-vestibular.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira em Letras:

Em algumas regiões do Brasil os salários para professores, não só de língua portuguesa, mas professores em geral, são baixos o que pode desestimular os profissionais.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. dandan

    “eStrangeiro” não é com “X”. Creio que deve ter ocorrido um erro de digitação.

    • Fábio

      Estrangeiro é com s. No entanto a palavra extrato compõem se no uso do x. E apenas uma questão do hábito de leitura.

  2. Pedro Addler

    Olá Dandan

    É mesmo !! Esse erro de digitação passou despercebido pela nossa equipe de redação, agora já está corrigido.

    Obrigado por contribuir com a nossa comunidade !! Fique a vontade para contribuir, comentar e criticar sempre que você quiser.

    • Joseane Cavalcanti

      Olá Pedro!
      Eu gostaria de ter feito um comentário no artigo sobre o curso de Direito, mas já estava lotado.
      Eu sou formada em Letras e estou terminando a pós-graduação em Língua Portuguesa com área de pesquisa em Geolinguística. Antes de terminar o ensino médio, pensava em fazer direito, mas devido às condições lá em casa não pude ir para Recife e tentar lá. Então fiz Letras que tb gosto. Mas veja… estou insatisfeita… termino a pós agora em abril e depois? vou fazer o que não gosto? to meio perdida… preciso de um emprego estável… Penso em começar a estudar pra um concurso na área de direito e depois fazer o vestibular novamente. Será que não vou estar velha pra ser promotora depois? eu tenho 22 anos agora…
      agradeço…
      bjs.

      • Pedro Addler

        Olá Joseane Cavalcanti

        Imagina !! Se você estiver velha com 22 anos, eu então sou um verdadeiro homem múmia do alto dos meus 27 rsrs

        Só não entendi muito bem uma coisa, você ao mesmo tempo que diz que também gosta da área de Letras diz que está insatisfeita…

        Isso deve ser porque você está na área errada, ou então porque realmente quer fazer Direito e isso está perturbando sua cabeça.

        Em relação a começar uma nova carreira a essa altura só te faço uma pergunta: Porque não ??

        Vamos lá !! Nunca é tarde para começar um novo projeto, se você pensa em largar a área de Letras e começar Direito nada te impede, aliás vai ser até bom, pois muita coisa que você aprendeu em Letras vai ser aproveitada em Direito.

      • mizael

        Meu amor quando eu tinha 27 me achava velho pra fazer outra graduação. Sou formado em letras UFU-mg e hoje com 32 me acho jovem demais pra fazer o que quero na vida. Tô começando minha vida agora e vc com 22: pode ter certeza: vc é muuuito jovem ainda … uma adolescente.

      • Maria Freire

        Olá, Joseane!

        Olha, eu com 22 anos também me achava velhinha viu, rsrsr? Hoje tenho 44 anos. Me formei em Pedagogia na PUCCAMP no Brasil. E cheguei a este comentário, pq estou a pesquisar faculdade de Lestras. Estou a pensar em estudar Lestras para enriquecer meu curriculo. Hj vivo em Portugal e desejo fazer o curso ka em Lisboa. Quero dizer que vc tem toda uma vida pela frente e o mundo aos seus pés para estudar e tornar se uma profissional brilhante Tanto em Letras como no Direito! A luz esta dentro de Ti. Ela vai brilhar pq vc esta a lutar para se destacar na multidão. Eu aos 44 anos quero voltar a estudar. Portanto, siga e coloque amor nesta tua formação de Letras que vc ja conquistou e dpois lute para estrar na faculdade de Direito. Vais conseguir e será muito competente! Lembre – se faça com muita dedicação e amor , que iras colher os bons frutos. Boa sorte, e desejo que no fim desta caminhada vc seja presenteada com muito sucesso e sabedoria!!!

    • Leandro Amorim

      Boa tarde Sr. Pedro Addler.

      Curso direito e gostaria de saber se o curso de Letras Português (licenciatura) poderia me ajudar a quem sabe buscar meu sonho de ser aprovado em concurso de magistratura?

      Algumas pessoas que cursam Letras disseram que não seria de muito valia, devido o curso de Letras ter pouca gramática.

      Desde já agradeço.

      • Beatriz

        Olá Leandro,

        sou aluna do 4º ano de Letras na USP e posso te afirmar que não estudamos gramática nesse curso, ao contrário, estudamos Linguística, uma disciplina que é o avesso da gramática normativa uma vez que tem como objeto de estudo “a Língua como ela é”, ou seja, a língua usada, falada, escrita e produzida por falantes nativos em situações reais.
        Em suma, para quem busca estudar as regras gramaticais com a finalidade de prestar concursos etc., estudar letras seria uma escolha inadequada. Sugiro que vc mesmo compre e estude uma gramática como a do Celso Luft, por exemplo.
        Boa sorte!

    • maria

      As pessoas costumam escrever das duas formas e é aceitável, só que na língua padrão do português do Brasil é com S, “estrangeiro”, em espanhol é com X.

    • Fábio Teixeira

      Gostaria de externar minha opinião no que diz respeito a grafia da palavra ESTRANGEIRO. Verifico que um usuário de nome Dandan perguntou a você Pedro se estrangeiro é com x e vc confirmou que sim. Por se tratar de um site que versa sobre questões da língua portuguesa e gramática, creio que devam se informar melhor, pois estrangeiro não é com x, nunca foi e vocês erraram duas vezes em dizer que a grafia correta é com x. Por favor, meus caros! Mais atenção com os detalhes e escrita dos vocábulos.

  3. Flávia

    fiz o teste vocacional mas mesmo assim estou confusa,o q faço? so posso ter agum problema é serio,a única certeza q tenho é qdoro ler,gosto de escrever, gosto de letras, odeio matemática rsrs,e so quero fazer algo q eu eu goste realmente,por favor me ajude. Mas ao memso tempo minhã mãe diz q tenho o poder de deixar as pessoas bem,quando estão tristes e com problemas,eu sempre busco ajudar.

    • Miriam

      Oi Flávia!
      Então.. acho que você se parece comigo! Também adoro letras, ler, escrever. E por isso resolvi fazer o curso de letras. E adoro!
      E também quanto a esta habilidade em ajudar as pessoas. Muitos têm receio de seguir Letras por causa do baixo salário dos professores. Mas acho que quem gosta de lidar com pessoas, gosta de ensinar aos outros, não pode se intimidar nem se acomodar. Até mesmo porquê, pode-se ter outras profissões além de dar aulas, e então aumentar sua renda. Tudo é possível! E em sala de aula, com jovens, podemos ajudar a muitos com nossa experiência além dos conhecimentos acadêmicos. Pelo menos é isso que eu quero pra mim! Quero trabalhar com letras em editoras e também dar aulas. Acho que o dom de ensinar é algo divino. E não é todo mundo que tem esse dom verdadeiramente.
      Espero que encontre sua opção do coração! Boa sorte!

      • Daniela

        Oi Mirim!!
        Também faço letras, mas já estou na área da educação há um tempão por conta da pedagogia.
        Tenho como objetivo com o curso de letras trabalhar em editora por amar escrever e ler, faço poemas desde adolescente e nunca é tarde para descobrir o rumo a ser seguido. Atualmente, leciono para jovens e estou amando,embora haja, muitos desafios no ato de ensiná los pelo simples fato de eles não aceitarem aprender, mas com jeitinho vou conseguindo conquista los.

        • Aline Kimberly

          Olá Daniela e o pessoal que esta comentando, quero fazer um curso superior. Mas estou em duvida em escolher entre letras e história, gosto dos dois mais os dois tenho duvidas, em historia tenho medo de ter pouca procura para dar aulas e em portugues tenho medo de me enrolar com as linguagens verbais mais seria bom porque tem mais procura e gosto de ler tenho medo de me perder no curso então você e que ja esta no curso acho que pode me ajudar o que fazer ?? tem alguma dica. Obrigado

      • Ualison Oliveira Sena

        Amo Letras e acredito que quando fazemos o que queremos e gostamos tudo fica mais prazeroso na vida.

    • Rodrigo Valeriano

      Em primeiro lugar não basta ver as profissões indicadas no teste, é preciso ler o que aparece escrito acima, experimente o teste de aptidão e o teste de personalidade, também pode ajudar muito.

  4. Mônica

    Faço Letras -Língua Inglesa e quero me especializar em tradução… Tinha que mostrar ai, os beneficios dessa área de Letras também!

    • fabiana

      oi moni, eu faço curso de ingles, e prestei vestibuar pra Letras, passei na 1º fase e creio em Deus que passarei na 2º fase. mas só tem uma coisa me preocupando, é que tenho medo de entrar na faculdade e não saber falar corretamente o ingles. claro que confio em meu taco, mas mesmo assim tenho medo, estou estudando muito. moni o que faço? e muito difil? a facul de Letras?

      • Mônica

        Oi fabiana tudo bem?!
        Bom, eu nao acho dificil nao.. rsrsr tem bastante coisa na lingua inglesa entao se vc tem um conhecimento satisfatorio do ingles nao vai ser dificil nao, e tem muuuuuuita coisa pra ler entao se vc gosta de ler ta ótimo tbm… é só se dedicar! ^^ em que instituição vc pretende estudar letras?

        • Thaynara

          Ola Monica, eu li a mensagem da Fabiana, e tenho o mesmo problema que ela, tenho medo de nao conseguir falar fluentemente em Ingles, eu passei no vestibular em Letras, mas nao estou gostando da ideia, sem contar que o salario é baixo. Alem de professor eu posso trabalhar em outra area aproveitando essa Faculdade de letras? Ou letras é só pra lecionar? Sera que pode me ajudar?

  5. Gustavo

    Olá!

    É verdade que os surdos não podem dar aulas de Letras? Eu sou surdo e muito capaz em línguas estrangeiras — espanhol, francês, inglês e italiano. Não sou bom e outras áreas de Ciências Humanas e ou de outras áreas.

    • Neila

      Olá Gustavo,
      Quero lhe responder sua dúvida.

      Sou estudante de Letras e atualmente tenho aula de LIBRAS na universidade, que já passou a ser obrigatório no currículo dos cursos de LETRAS no Brasil. Meu professor é ouvinte, mas tem uma vasta formação em LIBRAS. E lhe digo mais! Essa área precisa de vocês porque não temos professores(em nível nacional) qualificados para tomar conta da área de LIBRAS nas universidades. E também lhe digo que temos extensão em LIBRAS nas universidades, muita gente querendo aprender LIBRAS por aí. Você pode escolher ser professor ou pesquisador, ou intérprete, tradutor.. a área é vasta. Se informe direitinho, se dedique à leitura e tudo vai se encaminhar, boa sorte! ps: adoraria falar LIBRAS como vocÊs. Abraços. Qqr coisa email me.

    • Laís

      Olá Gustavo..
      Comecei a fazer o curso de Letras somente para dar aula para surdos..se não fosse a minha paixão por libras, acho que não estaria no curso de Letras…Mas, enfim, vc pode sim dar aulas, aliás, o fato de vc ser surdo, é um componente a mais para trabalhar com surdos..
      eu particularmente, amo ter aula em que o professor é surdo, eu me interesso mais pela aula..
      Desejo boa sorte na sua carreira profissional, e mãos a obra, pois segundo o que vc descreveu, tens um currículo muito bom, e isso vai te abrir grandes portas..

      • jose

        eu queria saber se e legal a carreira de letras ???

  6. THAMYRIS

    Bom..
    eu acho que voces poderiam colocar mais coisas sobre essa profissão, pois vai beneficiar bastante quem pesquisa as profissões relacionadas a letras.
    Eu preciso muito disso. Desde já agradeço
    pela informação

    VLW

  7. Djalma

    Ola,
    Tenho dúvidas à respeito do curso de letras…eu posso escolher apenas em estudar línguas e literaturas estrangeiras ? Ou tenho que também estudar língua e literatura portuguesa… Irei explicar o motivo da minha pergunta.. Por que eu não me interesso sobre língua e literatura portuguesa, meu interesse mesmo é apenas em linguas e literaturas estrangeiras…por exemplo eu posso escolher estudar língua e literatura inglesa e espanhola?

  8. Pedro Addler

    Olá Gustavo

    Primeiramente quero te parabenizar !! Poucas pessoas que eu conheço tem a sua capacidade com letras e linguas estrangeiras. Parabéns !!

    Te confesso que não conheço essa lei/proibição, mas acredito que não seja proibido não aos surdos dar aulas de Letras.

    Possívelmente essa regra deve variar de acordo com a política de cada instituição de ensino.

    • gislaine

      ola eu sou estudante de pedagogia e hoje a professora falou na sala de aula que não tem problema pessoa com deficiência fazer letras está escrito na declaração de salamanta um grande abraço gi

  9. LINDA

    oii..eu gosto de letras.eu sou estranjeira morando no brasil,eu falo espanhol mas me desanima que o salario dos professores e pouco..sera que vale a pena estudar letras?

    • Mirian Gomes

      Olá Linda!
      Seja bem vinda! O salário varia muito de acordo com a área de atuação que escolher, além da cidade, ou local de trabalho. Existem vários cargos aos professores, o que também diferencia muito seu salário. Porém, no geral, existe uma queixa pelos salários não tão interessantes a classe dos mestres. Mas obviamente, é sempre possível ser um diferencial na área, podendo abrir sua própria escola, gerenciando cursos, entre outros. O seu retorno salarial será proporcional a sua capacidade de seguir seu sonho, e batalhar por resultados. Tenho certeza que se escolher o curso de letras, e for esta a sua profissão de sonho, terá um incentivo a mais para buscar seu lugar ao sol.

  10. neusa

    gostaria de saber se seguir a carreira de letras poderia me ajudar a escrever livros.
    meu único interesse em fazer letras seria por isso, adoro escrever, principalmente contar histórias fictícias mais destinadas ao público jovem.
    e também não gosto muito dos livros brasileiros.
    prefiro histórias mais irreais, onde o romantismo possa predominar.

  11. Tatiane

    olá!
    Tenho duvidas se realmente posso cursar letras, adoro a lingua portuguesa e ler, mas não sei se vou ser boa lecionadora tenho medo de não saber passar bem as informações. essa duvida pode passar conforme eu for fazendo o curso e tendo mais conhecimto sobre o curso de letras ?

  12. kristhina

    amei tudo isso!
    estão de parabéns… fiz o teste vocacional e me ajudou a confirmar um desejo meu.
    é a profissão de ser professora!

  13. Pedro Addler

    Olá Djalma

    No curso de letras você vai estudar várias literaturas diferentes, principalmente Brasileira, Portuguesa e Inglesa Clássica.

    Não é possível escolher quais você vai estudar durante o curso de letras ( a grade é fixa ) mas depois de terminar o curso de letras, você pode fazer uma especialização e estudar somente os conteúdos que você gostar mais.

  14. Pedro Addler

    Olá Neusa

    Na verdade, o curso de letras não vai ajudar você a escrever melhor e nem vai te ensinar a escrever livros, o talento para ser escritor é natural e nasce com a gente.

    O curso de letras vai ajudar sim você a escrever mais corretamente e ensinar muita coisa boa sobre literatura que você vai poder aproveitar depois nos seus livros.

    Por isso, recomendo que você faça o curso de letras sim, até porque você pode ir trabalhando em paralelo como professora de Português ou Literatura enquanto escreve seus livros.

  15. Pedro Addler

    Olá Tatiane

    Na verdade essa sua insegurança em relação a dar aulas não vai passar no decorrer do seu curso de letras, vai passar a medida em que você se conhecer melhor e ganhar mais autoconfiança.

    Em geral esse processo é natural e vem com a idade, mas procure acelerar o processo, procure conhecer a sí mesma cada vez mais. Se você for muito tímida, procure a ajuda de um psicólogo, sempre vale a pena !!

    • Luiz Henrique Generoso

      Boa noite Pedro
      Gostaria de tirar uma grande duvida tenho uma graduação na área de Gestão de Recursos Humanos, e falta 2 semestre para concluir administração.
      Estarei trancando administração, pois gostaria de esta ministrando aula, participei do Projeto Escola da Família por case 2 anos e percebi a importância de ensinar, contribuir com a comunidade e a educação do Brasil, uma duvida pensei em realizar para complementar (Pedagogia ou Letras a distancia) qual das opções me orienta a realizar que me contribuiria a lecionar.
      Eu para mim iniciar qual os processo que necessito fazer?
      Me orientarão a ir na Diretoria da escola de ensino da cidade de Bauru- SP e fazer uma pré inscrição para vaga remanescente que poderá ocorrer após o carnaval.
      Qual seria o processo para inscrição para as vagas remanescente ou como falava professores substitutos.

  16. Lais Pedroza

    ola,
    gostaria que me tirassem essa duvida: se sou formado em letras, licenciatura plena em portugues, qual o caminha pra a especializaçao numa lingua estrangeira?…tenho que fazer outro vestibular?
    abraço

  17. flavio

    Olá , se puder poderiam colocar mais algumas coisas sobre letras .obrigado

  18. Ana

    Olá, gostaria de saber a média do salário de um tradutor ou intérprete. Obrigada !!

  19. M. Belikova

    Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Gostaria de saber se a formação em letras me torna apta para o trabalho com edição? como é o mercado para essa área? Grata!

  20. Nikolas

    Olá, estou no 3º ano do ensino médio e não tenho idéia do que fazer… eu tenho interesse em livros, literatura(um pouco menos) e português, onde tenho uma suposta facilidade, ao contrário das exatas, que sempre é uma vergonha… eu gostaria de saber se há mais áreas além de Letras que sejam envolvidos interesses similares aos ditos por mim… pois eu não pretenderia ser professor apenas… se eu optar por Letras, quais são minhas opções?

  21. Marina

    Eu gostei muito dessa reportagem !! Eu gostaria de saber quanto ganha um professor formado em Letras. obrigado.

  22. mateus

    olá,eu sou o mateus e tenho vontade de fazer o curso de letras, gostei muito da opiniões aqui dadas, mas acho que deveria ter mais informações deste curso.

  23. Gabriel santos

    Oi achei maravilhoso esse site só que deveria conter mais informações referente ao curso. Pois gosto muito de letras mas estou com muitas duvidas mesmo, referente a qual curso prestar .

  24. Pedro

    A UFG , é boa pra lecionar letras ??

  25. edilane

    gosto de português,mas a matématica me atrai muito e sou péssima em português o q devo fazer estou um pouco confusa. será que devo fazer letras ? você pode me ajudar ??

  26. flavio

    Quando se faz faculdade de letras para um outro idioma , pode ser professor de português e o idioma escolhido ?
    obrigado

  27. zelma

    estou em dúvidas entre letras e psicologia?O que eu faço?Qual campo de trabalho é melhor?

  28. Roberto

    Olá Neusa, além do que o Pedro disse, é importante acrescentar que o curso de letras vai sensibiliza-la a reconhecer a “boa” e “má” literatura. Escrever é acima de tudo “técnica” e isso o curso de letras vai te ensinar.

    Em “teoria da literatura”, além de passar pelos clássicos gregos, você vai reconhecer os diferentes tipos literatura e aprender a avaliar cada um.

    Um curso realmente mágico para quem adora livros (arte, cultura geral, política, educação, etc, etc, etc…). Faço-o que, acima de tudo, você terá um diploma de nível superior e uma profissão SEM CRISE NO MERCADO, e quanto ao salário, depende de invertir na carreira (lato sensu, mestrado, doutorado, vivência no exterior) como em qualquer outra profissão. Um grande abraço.

  29. Pedro Addler

    Olá Lais Pedroza

    Você pode tentar fazer uma pós graduação em alguma língua estrangeira ou então um curso da lingua em sí ( curso de Inglês, por exemplo ).

    O diploma do curso de idiomas, vai complementar seu diploma da faculdade de Letras e abrir muitas novas oportunidades.

  30. Pedro Addler

    Olá Ana

    Um profissional formado em Letras que faz a especialização para trabalhar como tradutor ou intérprete varia de acordo com a profissão.

    O intérprete de Inglês, que é uma língua mais simples ganha em média R$ 1900,00 para outras línguas mais difíceis e incomuns o salário tende a ser maior.

  31. Pedro Addler

    Olá M. Belikova

    Sim, o trabalho com letras torna você totalmente apta a trabalhar com edição, no entanto, se o seu objetivo final é trabalhar com redação recomendo que procure ler também sobre o curso de jornalismo.

  32. Pedro Addler

    Olá Nikolas

    Embora lecionar ( dar aulas ) seja o principal caminho para os profissionais de letras você também pode trabalhar em redações ao lado dos jornalistas e como tradutor ( neste caso você vai ter que se especializar na língua que vai traduzir ).

  33. flavio

    A faculdade de letras é difícil ou fácil ?

  34. Pedro Addler

    Olá Marina

    Um professor formado com bacharelado em Letras ganha em média 1500 Reais ( contando escolas particulares e públicas ).

  35. flavio

    Oi , eu achava que letras era uma carreira que não era muito boa , mas agora eu vejo que tem muitas coisas legais . E vejo que quero ajudar as pessoas com Português e outras línguas também . Obrigado

  36. Pedro Addler

    Olá Edilane

    O fato de você gostar de matemática, não impede em nada que você faça Letras, simplesmente indica que você tem um raciocínio lógico bem desenvolvido, o que claro é muito bem vindo também na carreira de Letras.

    Se você gosta de Português e gramática pode fazer letras sem medo !! :)

  37. Pedro Addler

    Olá Flávio

    Você fazendo o curso de Letras com ênfase em algum outro idioma, Inglês por exemplo, você poderá tranquilamente dar aulas de Português e também do idioma estrangeiro escolhido.

    A graduação em Letras permite sim que se dê aulas de outros idiomas, sem ser o Português, basta se especializar.

  38. Pedro Addler

    Olá Zelma

    Realmente não gosto de comparar campos de trabalho pois cada profissão tem as suas peculiaridades e características próprias.

    Em relação a Letras e Psicologia por exemplo, embora sejam carreiras que em alguns pontos se cruzam, a área de atuação é bem diferente:

    - Letras: Carreira da área de humanas, relacionada ao conhecimento gramático e literário.

    - Psicologia: Carreira da área de biológicas ligada a saúde e desenvolvimento pessoal.

  39. Gleiciane

    Olá ! estou cursando letras e quero dar aula de língua portuguesa em universidade,como devo fazer,em que devo me especializar, qual o salário em media do docente em curso superior, se eu tiver um curso de inglês por fora irá contar muito no meu currículo e esse mercado é muito concorrido ou tem bastante espaço.

    obrigado aguardo a resposta

    • Pedro Addler

      Olá Gleiciane

      Boa pergunta !! Realmente para dar aulas em uma faculdade você vai precisar um pouco mais que o curso de Letras, você vai precisar também de um Mestrado na área.

      Esse Mestrado em geral você pode fazer na sua própria faculdade de Letras depois que você acabar ela, basta se informar :D

  40. Giovanna

    Olá, eu tenho facilidade com português, línguas em geral, história, e tenho um vício em ler e escrever. Já cogitei seguir a carreira de Letras e falei com recém formados mas nenhum deles conseguiu me convencer a fazer Letras. A minha dúvida é a seguinte: Apesar de ser uma profissão que, atualmente carece de profissionais, eu serei bem remunerada como professora?

    • Pedro Addler

      Olá Giovanna

      Em primeiro lugar, não se preocupe com a remuneração, preocupe-se em primeiro lugar com a satisfação de trabalhar com o que você gosta, você gosta de ler e escrever, nasceu para fazer Letras.

      Agora, em relação a remuneração ( porque dinheiro afinal de contas também é importante ) a remuneração é bom sim, principalmente em escolas particulares e cursinho Pré-vestibular, profissionais de Letras nesses casos podem atuar tanto como professores de Português quanto de Literatura.

  41. Lasse

    ser escritora? procedo qual curso?

    • Pedro Addler

      Olá Lasse

      Em primeiro lugar gostei da pergunta !! Direta e incisiva como uma boa escritora.

      Para ser uma boa escritora você precisa em primeiro lugar de talento, sensibilidade e principalmente muito suor, mas também uma boa graduação como Letras vai ajudar muito.

      Em relação ao curso de Letras, recomendo sim que você faça, mas não se iluda você não vai “aprender a ser uma escritora” porque isso é impossível.

      No curso de Letras você vai sim aprender muitas técnicas e principalmente aprender muito sobre os mestres da Literatura mundial esse vai ser o grande diferencial.

      • Daniela

        Estou cursando letras com ênfase em lingua portuguesa, quero muito trabalhar em editora como revisora de textos ou afins, mas não tenho a lingua inglesa no curso de letras, vai me atrapalhar para trabalhar em uma editora?

        Obrigada

  42. Vânia Pereira

    Adorei o site. Sugiro que comentem quais as especializações afins para graduados em Letras com língua e literatura portuguesa. Psicopedagogia, assistencia social, gestão em RH são boas opções?

    • Pedro Addler

      Olá Vania

      Com certeza !! Psicopedagogia, assistencia social, gestão em RH são sim excelentes especializações da carreira de Letras.

      Em especial, Gestão em RH ( também conhecida como Gestão de Pessoas ) esta é uma área que vai crescer muito dentro das especializações de Letras, as empresas estão valorizando cada vez mais o talento individual.

  43. Uallace

    Estou interessado em fazer o curso de letras, mas tenho uma dúvida. Li em outro site que fazendo o curso de letras/inglês ou seja qual for o idioma, o curso não me dará base para dar aula no idioma escolhido, tendo assim que fazer um curso de línguas para só assim poder ministrar aulas no devido idioma. Procede essa informação?

    • Pedro Addler

      Olá Uallace

      Isso vai depender do Edital para contratação de cada escola, esse fator é definido pela Direção das escolas no caso.

      Mas não é estritamente necessário ter uma especialização mais avançada em Letras para dar aulas de Idiomas não.

      Só tendo o curso básico de Letras já é possível dar aulas em muitas escolas, principalmente do Ensino Fundamental ( crianças ).

  44. José Ignacio

    Olá!Irei cursar Letras com modalidade em literatura, e gostaria de saber quais matérias irei estudar no decorrer do curso.
    Obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá José Ignácio

      Durante o seu curso de Letra, com ênfase em Literatura, você vai estudar basicamente 3 coisas:
      - Gramática da língua Portuguesa, estudada a fundo
      - Cultura e um pouco de História relativa aos períodos históricos das Eras Literárias
      - Todas as Eras ou Fases Literárias desde antes da Idade Média até os dias de hoje ( Romantismo, Parnasianismo, Modernismo, Realismo, etc… ).

  45. Lucio Santos

    Quero seguir a area de escritos evangelico.Qual faculdade de letras seria bom para mim?

    • Pedro Addler

      Olá Lucio Santos

      Sim, com certeza !! Se você gosta da área de Escritos Evangélicos e Literatura Evangélica, você pode fazer o curso de Letras e depois um Mestrado nesta área.

  46. Larissa

    Tenho 14 anos, e desde já sonho em estudar letras. Adoro ler, escrever, ensinar. Enfim, acho que essa será a profissão que mais me completará no futuro.

  47. Nathy

    Sempre tive facilidade em criar e escrever,adoro ler,estudar literatura, letras é um grande prazer para mim,tenho 16 anos, ano que vem eu me formo no colegial,e tenho consciência que já esta mais que na hora de eu me preocupar com a minha carreira,

    Pude notar que nos aspectos favoráveis,cita oportunidades como professor de letras e sei que não tenho vocação para ser professora sem querer desmerecer o trabalho dos nossos queridos professores essa não é a profissão que eu quero para o meu futuro, que outras áreas eu poderia seguir?

    Outra coisa que eu gostaria de saber, é se ainda tem nas universidades bacharel em letras, ou é apenas licenciatura para o formando seguir a carreira de professor(a)?

    Outra coisa que me deixa em duvida é que sempre fui apaixonada por animais e já pensei muito em seguir a carreira da medicina veterinária , apesar de ter o dom de escrever,outra coisa que eu sonho muito em seguir é a carreira de atriz faço teatro aqui no meu estado desde os 12 e gosto muito disso, acho que uma vida será pouco para eu fazer tudo que gosto, mas desejo muita sorte a todos,estou insegura sobre a profissão a seguir,

    Mais uma vez obrigada pela atenção.

    - Nathy

    • Pedro Addler

      Olá Nathy

      Não podemos negar que dar aulas para Crianças ( Ensino Fundamental ), Jovens ( Ensino Médio ) e Adultos ( Faculdade ) é o grande filão do mercado de Letras mas há sim, alguns mercados alternativos para o bacharel em Letras.

      Você pode também atuar como profissional de Letras no mercado editorial, revisando Livros e Revistas.

      Pode ensinar nossa querida Língua Portuguesa para Estrangeiros que querem vir ao Brasil ou já moram aqui.

      Ou então pode trabalhar como Interprete convertendo documentos e até mesmo conversações de outras línguas para o Português ( ou vice-versa ).

  48. josé ignacio

    Olá!Me chamo José e irei fazer minha Faculdade de Letras com modalidade em Literatura,começarei agora dia 07 de fevereiro,mas tenho uma dúvida.Irei estudar que matérias?E se vou fazer com habilitação em Literatura,irei estudar Língua inglesa e Língua espanhola?Como funciona as avaliações da Faculdade?E na Faculdade de Letras são pedidas muitas monografias?E os seminários?
    Muito obrigado pela atenção

  49. Amanda

    Olá! Eu gostei muito do artigo, bastante informativo.
    Eu tenho algumas dúvidas com relação ao curso Letras Português-Inglês, para o qual fui aprovada recentemente: A faculdade aonde passei apenas oferece a modalidade bacharelado, que, em teoria, não permite ao profissional lecionar. Mas nesse artigo eu li o contrário, que mesmo o bacharelado te permite dar aulas… Essa informação procede mesmo? Ou é necessário fazer algum tipo de especialização para dar aula? Se sim, qual? Seria um tipo de pós graduação?
    Outra duvida é a respeito do campo de trabalho do bacharel em letras português-inglês. Existem muitas oportunidades no ramo de tradução? Eu me interesso muito por essas outras areas e não sei se teria o talento para ser professora, mas gostaria de saber a respeito de ambas já que o mercado de trabalho anda complicado. Quais são os caminhos que esse profissional pode escolher ao se graduar em letras ?
    Desde já muito grata e qualquer esclarecimento adicional sobre essa carreira seria muito bem-vindo! ^^
    Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Amanda

      Sim, a informação procede, para dar aulas no Ensino Médio e Fundamental o requisito é ter o diploma de Letras, seja em qual modalidade for.

      Agora para dar aulas em Faculdades aí sim o processo é mais complexo, você também tem que ter um Mestrado ou Doutorado.

      Em relação ao mercado de tradução, você pode atuar transcrevendo textos do Português para o Inglês para editoras ( e vice-versa ) e também como Interprete de Estrangeiros por aqui ou de Brasileiros no Exterior.

      No caso do profissional de Letras que trabalha como intérprete, no entanto, fique esperta, a velocidade de raciocínio na tradução é fundamental.

  50. salomao praia

    Ola, estou no primeiro periodo de Letras lingua e literatura portuguesa, mas ja tenho curso de espanhol, sendo que nao e licenciatura plena. Minha duvida e a seguinte, eu posso lecionar aulas de espanhol na escola tambem.

    • Pedro Addler

      Olá Salomão Praia

      Realmente para ter certeza absoluta que você vai poder dar aula nas escolas, você tem que fazer Letras com Ênfase em Espanhol.

      De qualquer modo, se o seu diploma em Espanhol for reconhecido acredito que com seu curso de Letras com ênfase em Literatura você possa sim dar aulas de Espanhol.

  51. francione

    eu quero ser professora de Letras, de lingua portuguesa,mas eu queria saber quanto tempo leva pra me se formar?!!!

    • Pedro Addler

      Olá Francione

      Para se formar no curso de Letras e poder dar aulas no Ensino Fundamental e Ensino Médio você leva 4 anos ( tempo de duração do curso de Letras ).

      Para poder dar aulas em faculdades ( Ensino Superior ), no entanto, você tem que fazer também uma especialização ou Mestrado, o que dá mais 2 anos.

  52. Beatriz

    Olá, tudo bem?
    Eu vou prestar vestibular esse ano de 2011 e tenho certeza de que quero Letras! Mas tenho algumas dúvidas em relação a salario, do reconhecimento demorado, gostaria muito de ser professora ou atuar na area de tradução e se for possivel os dois rs então estou buscando mais informações sobre essas areas, para poder obter mais conhecimento, qualquer informação será de muito valor.
    Obrigada.

  53. Jociele

    Eu vou fazer letras, mas na minha faculdade existe somente licenciatura.Eu poderia, mesmo assim, ser tradutora; editora ou revisar de textos?

    • Pedro Addler

      Olá Jociele

      Sim, com certeza, você tendo o curso de Letras e o conhecimento específico na linguagem que você quer ser tradutora, você pode trabalhar traduzindo numa boa, mesmo seu curso de Letras sendo Licenciatura.

  54. Uallace

    E para dar aulas no Ensino Médio e em cursos pré-vestibulares, ou até mesmo em escolas de idiomas, quais seriam as opções do curso de Letras ?

    • Pedro Addler

      Olá Uallace

      Para poder dar aulas de Português, Literatura ou então Idiomas em Escolas de Idiomas, cursinhos e no Ensino Médio, o curso de Letras simples ou padrão já é o suficiente.

      No entanto, fique esperto !! Para os melhores cursinhos, principalmente os das grandes redes, fazer uma especialização em Letras também pode fazer toda a diferença na hora da contratação.

  55. Monalisa

    Olá… Sou estudante do 5° semestre de Letras e adoro o curso. Também sou adepta de ler/escrever e adoro Filosofia, gostaria de saber se há algum curso de Pós ou Extensão que una essa duas áreas. Pensei em cursar Filosofia após concluir Letras e fazer uma Pós em Literatura, mas o tempo e o dinheiro andam curtos e não sei o que fazer… Alguém pode me dar uma luz? rsrs… Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Monalisa

      Já sei uma formação ideal para sugerir para você, você após se formar em Letras pode prosseguir para uma pós em Literatura.

      Eu pessoalmente, como escritor ( amador :P ) adoro literatura, tenho certeza que você vai se sentir muito realizada fazendo Literatura e Letras.

      Em relação ao dinheiro, tente passar em uma Federal, tanto a graduação quanto a pós-graduação são gratuitas em uma Federal.

  56. Lêda Guimarães

    Adoro Letras penso principalmente em cursar Português e Inglês, pois não tenho por preferência em trabalhar como professora, quero mesmo saber outras profissões?, com mestrado ou doutorado aumenta o salário em outras profissões sem ser de professor ?

    • Pedro Addler

      Olá Leda Guimarães

      Tendo o diploma de Letras, realmente o maior mercado é para professores principalmente nas cadeiras de Português, Literatura e Línguas.

      No entanto, quando você terminar o curso de Letras, existem outras opções sim !! Você pode por exemplo trabalhar com Tradução, revisão de livros ou então como Intérprete.

      Com Mestrado ou Doutorado, o salário de Letras aumenta sim, com certeza !! E aumentam também as chances de emprego, as empresas sempre preferem as pessoas mais bem formadas.

  57. Juju

    Olá pessoal,
    Parabéns pela matéria, muito útil e interessante. Estudei Letras e sou professora e gostaria de compatilhar minha experiência, já que tantas pessoas têm tantas dúvidas… É um curos para que gosta de ler e escrever muito e vai trabalhar, basicamente, com comunicação (falada ou escrita). Se sua faculdade de Letras for boa, o principal é poder aprender um Português de qualidade, que está fazendo falta hj no mercado de trabalho. Um Português correto passa na frente de muuita gente! Quem quer dar aulas de inglês, tem sempre que se especializar depois, com um bom curso de idiomas, e ter certificados internacionais (como os de Cambridge) dá muita credibilidade. Em relação ao salário, um professor de letras dinânimo e que sabe o que faz e o faz com excelência pode ganhar muito. Aqui em Campinas, por exemplo, um bom colégio particular pode chegar a pagar 40,00 a hora aula, ou seja, preenchendo todas as manhãs e trabalhando um pouco à tarde, consegue-se ganhar acima de 5.000 Reais. Porém, ter que ser muuuito bom pra ser valorizado assim. Alguns cursinhos de elite em SP chegam a pagar 100,00 a hora aula + benefícios e às vezes pedágio e gasolina. O segredo na carreira de letras é estudar muito, fazer sempre cursos de atualização, gostar e ser bom no que faz! Vale muito a pena, mas é uma profissão que demanda bastante trabalho em casa e muito amor ao lidar com os alunos! Espero que muitos se motivem e sigam em frente!
    bjos
    Juju

    • Filipe

      Olá, Juju.
      Muito obrigado pelo encorajamento dado aos profissionais de Letras. Fiquei menos desmotivado aos saber que um bom professor pode ganhar bem.

      Mas, como é o começo da carreira, é ruim demais? Ou dá para suportar o baixo salário em contraposição com todo o esforço e espêndio da faculdade?

      Outra coisa, é possível trabalhar como professor em escolas particulares e também tradução só com o diploma de Letras e experiências no exterior (intercâmbio)?

    • Alex

      Boa tarde, Juju!! Adorei o seu depoimento em relação ao curso de letras.
      Começarei a faculdade de letras, licenciatura em língua portuguesa e língua inglesa. Já tenho profissão, sou militar, quero fazer a faculdade pra tirar um extra mesmo e pq adoro gramática, será que tem como tirar uma graninha trabalhando no mercado editorial, e como é o curso de inglês na facul, vale informar que sou leigo na referida língua, mas começarei um cursinho, ainda este ano, para não chegar boiando…
      Desde já agradeço…Mto obrigado!!!

  58. Iago Pereira

    Olá!
    Eu sempre quis fazer o curso letras desde pequeno,tenho 16 anos e já sei falar inglês muito bem.Só que eu acho que tenho um probleminha para seguir minha carreira como professor,por que num momento de rebeldia eu resolvi usar piercings tenho um piercing no lábio, outro no nariz e um alagardor não muito grande na orelha,possa ser que depois quando ingressar na univesidade de letras eu com certeza vou deixar de usar isso,e também o furo dos piercings não é muito grande é bem pequeno quando eu o retiro.
    Enfim a pergunta que eu peço que vocês me ajudem é se os piercings,aliais os furos dos piercings podem prejudicar minha carreira.

    • Camila

      Bem… tive uma professora, que aliás era uma das melhores do curso, que usava piercins e tinha tatuagens. Talvez algumas instituições mais tradicionais de letras impliquem com isso, mas eu acho que não será problema em todos os lugares. Esse preconceito já está acabando.

    • Pedro Addler

      Olá Iago Pereira

      Infelizmente, piercings e tatuagens não são muito bem vistos não entre os professores da faculdade de Letras e em geral de todas as faculdades, o que sinceramente acho que é um preconceito…

      O que você pode fazer nesse caso é o seguinte, enquanto você estiver na faculdade ou então futuramente trabalhando como profissional de Letras, tire e guarde os piercings e também use roupas que cubram as tatuagens.

      Quando você não estiver trabalhando aí sim, dá pra voltar tudo ao normal.

      Mas realmente como disse nossa amiga Camila acima, graças a Deus esse preconceito está acabando :D

  59. mayre

    olá!
    Tenho uma dúvida,se fazer letras vc tem de escolher um outra língua moderna?e quando é licenciatura em inglês,estuda sobre a origem inglesa?
    quero pretar letras mas na universidade que quero tem licenciatura em português e licenciatura em inglês,como eu faço?

    • Pedro Addler

      Olá Mayre

      Infelizmente as 2 ênfases você não vai poder fazer não, vai ter que escolher Letras com ênfase em Português ou então Letras com ênfase em Inglês.

      Em algumas faculdades o curso de Letras é unificado mas em outras dá pra escolher.

      Quando o curso de Letras tem ênfase em Inglês, no caso, além do Idioma Inglês você também estuda Literatura Inglesa ( basicamente Americana e da Inglaterra, principalmente Inglaterra ).

  60. Sandra

    Por gentileza,
    sei de muitos direcionamentos profissionais na área de Letras, mas gostaria de saber se há algum voltado para a área de pesquisa, ou qualquer outra coisa ao qual eu pudesse trabalhar em casa, pois moro fora do Brasil e onde moro português não tem força. Muito obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Sandra

      Sim existem algumas boas opções para o profissional de Letras trabalhar em casa.

      Você pode trabalhar como Escritora por exemplo, produzindo obras de Ficção, Auto-Ajuda e até mesmo Materiais Escolares ou Treinamento para empresas.

      Você pode também trabalhar em casa como Tradutora pegando trabalhos por fora para fazer :)

  61. Raquel

    Bom, adoro ler, gosto muito de gramática e língua portuguesa sempre foi a minha matéria preferida, porém fico insegura em relação aos salários de Letras, pois todas as pessoas que converso me recomendam cursos com os campos de trabalho mais renumerados.Moro no Distrito federal e gostaria de saber quanto em média é o salário de um professor(a) concursado.

    • Pedro Addler

      Olá Raquel

      Realmente os salários para os professores no Brasil ainda não refletem o valor que estes profissionais tem :( mas isso está mudando !! O MEC pretente subir bastante o salário dos professores, professores de Letras inclusive, agora que o Brasil está melhorando :D !!

      Letras é um curso muito importante, juntamente com a Matemática formam a base do aprendizado de uma criança.

      No entanto, como ainda estamos no presente e não no futuro :P se você quiser um salário melhor na carreira de Letras, procure o Ensino Superior ( dar aulas em faculdades ).

      No entanto, para poder dar aula de Letras ( Literatura, Idiomas, etc… ) em uma faculdade, você no caso tem que ter um curso de Mestrado, no mínimo.

  62. daiane

    fiz o ensino médio e agora estou cursando letras. Eu poderia dar aulas para o primário enquanto faço o curso? Mesmo que fosse monitora ou algo assim?

    • Pedro Addler

      Olá Daiane

      No caso, você oficialmente, antes de terminar o curso de Letras ainda não é considerada uma professora, mas trabalhar e estagiar você pode sim com certeza !!

      Até é bom, pra você poder ir pegando a prática de dar Aulas de Letras, em algumas faculdades, inclusive, o estágio é obrigatório.

  63. luciana

    Eu tenho muita vontade de aprender mais, e Letras me deixa com água na boca, acho tudo muito interessante e fico muito animada. Mas, não quero de jeito nenhum ser professora, não que seja uma profissão ruim, acho bastante digna e respeitosa, mas, não tenho muito jeito para ensinar. Será que tenho que deixar letras de lado se não quiser ser professora?
    Abraços.

    • Pedro Addler

      Olá Luciana

      Imagine !! Pelo contrário, embora eu tenha que admitir que o caminho do Professor seja o principal dentro da área de Letras, há sim muitos outros caminhos que você pode seguir.

      Há por exemplo o caminho editorial, onde você trabalha com Letras escrevendo ou corrigindo livros e também o caminho dos Idiomas onde você pode trabalhar como tradutora ou intérprete.

      Ser professora de Letras é só mais uma opção você pode fazer o que quiser :)

  64. Joelson

    Bom sou aluno do curso de letras 2º semestre,eu tenho varias duvidas sobre em irei fazer após a graduação,penso em fazer tradução,mas ainda não sei,por favor peço-lhe que me oriente.

    • Pedro Addler

      Olá Joelson

      Realmente a área de Interpretação e Tradução é uma excelente área dentro da carreira de Letras, no entanto, se prepare desde já !!! É uma área muito exigente.

      Para você ser contratado como profissional de Intrepretação ou Tradução o empregador ou empresa tem que ter muita confiança em você, por este motivo só o diploma de letras não basta não…

      Procure na sua Universidade alguma especialização de Letras na área de Línguas e também procure fazer um curso de Línguas paralelo para obter uma maior qualidade e fluência.

  65. Camila

    Olá,
    passei no vestibular, e começarei essa semana o curso de letras português/literaturas na UFRJ. Sendo que só irei optar por licenciatura ou bacharelado no 3º semestre. Tinha a intenção de cursar bacharelado para trabalhar em editoras ou revistas, no entanto, me disseram que o mercado para isso é muito escasso. E eu fiquei com um pouco de medo. Como é o mercado para o bacharel em letras?

    • Pedro Addler

      Olá Camila

      Na realidade não é que o mercado editorial seja escasso até há uma boa oferta de vagas, a questão é que dentro do contexto de Letras, o mercado para professores é muito maior, o que faz com que os outros mercados para o profissional de Letras pareçam minúsculos.

      Mas não desanime, não reme com a maré, siga o que você realmente quer seguir dentro da área de Letras, só assim você vai poder se sentir realizada.

      • Filipe

        Me desculpem por me intrometer na conversa desse jeito, mas não pude resistir.

        Aproveitando o “gancho” to tema, gostaria de saber como anda o mercado (a demanda) para os profissionais de Tradução e Intérprete.
        E se você puder dizer também, qual é a média do salário desse ramo?
        Eu precisaria ter quais qualificações para ser um bom tradutor e intérprete?

        Muito obrigado pela atenção. Achei muuuuiito dez esse site! Vi que você, Pedro Addler, é uma pessoa muito atenciosa. O mundo precisa de pessoas como você. Valeu mesmo.

        • Pedro Addler

          Olá Felipe! Não sei ao certo o salário de um Interprete, mas o mercado está aquecido e necessitado por profissionais.

          Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

        • Pedro Addler

          Olá Felipe! Não sei ao certo o salário de um Interprete, mas o mercado está aquecido e necessitado por profissionais.

          Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

      • Alex

        Boa noite, Pedro Addler!! Muito bom o site hein, esse sim tira as dúvidas. Começarei a faculdade de letras, licenciatura em língua portuguesa e língua inglesa. Já tenho profissão, sou militar, quero fazer a faculdade pq adoro gramática e pra tirar um extra, será que tem como tirar uma graninha trabalhando no mercado editorial, e como é o curso de inglês na facul, vale informar que sou leigo na referida língua, mas começarei um cursinho, ainda este ano, para não chegar boiando…
        Desde já agradeço…Mto obrigado!!!

  66. Beatriz Cristine Gomes

    Olá,sou BEATRIZ.Curso letras,português e literatura,porém gostaria de me formar e me especializar na Língua Inglesa.Ouvi comentários de que para se fazer letras (português e inglês),seria necessário ter conhecimento da língua inglesa.Como não tenho curso de inglês,mas pretendo iniciar,tive medo de fazer letras com inglês.Seria possível eu terminar a faculdade,fazendo um curso de inglês durante o período da mesma, e depois,continuar letras com inglês?Ou seria necessário uma pós graduação em Língua Inglesa?
    Desde já grata!

    • Pedro Addler

      Olá Beatriz Cristine

      Realmente a área de Interpretação e Tradução dentro de Letras é bem exigente e somente com o curso tradicional de Letras você não vai muito longe.

      Recomendo que você faça sim, um curso de Idiomas, no caso Inglês, paralelo a faculdade, só assim você vai pegar intimidade e fluência no Idioma.

      Não espere a faculdade de Letras acabar para começar seu curso de Idiomas, o quanto antes você começar vai ser melhor pra você :D

  67. Lara

    Óla, gostaria de saber quais são as outras profissões que se pode exercer em letras, sem ser professor(a). Obrigada .

    • Iago Pereira

      Bom!
      Muita gente hoje em dia acha que por fazer o curso de letras é necessário se torna um professor e trabalhar com licenciatura

      mas estão enganadas por que o profissional em letras por trabalhar como tradutor, ou até mesmo um redator de jornalismo dependendo de sua formação

      espero ter ajudado!

  68. Gisele

    oi gostaria de saber o que é preciso cursar para dar aulas de espanhol, eu já sou graduada em pedagogia e não sei qual deve ser meu próximo passo.
    Se puderem me ajudar eu agradeço!

    • Pedro Addler

      Olá Gisele

      Como você já tem o diploma de Pedagogia, o próximo passo para você ser professora de Espanhol é fazer um bom curso de Espanhol você mesma primeiro.

      Após terminar este curso procure se informar sobre Diplomas de Proficiência em Línguas ( algúem na escola de idiomas deve saber ) no caso estes são diplomas que comprovam que você conhece bem a língua, no caso Espanhol.

      Com um diploma de Pedagogia ou Letras e também com o Diploma de Proficiência em Espanhol aí é só procurar um emprego e ser contratada !!

  69. Roberta

    Olá, vou iniciar a faculdade de Letras no próximo semestre, mas estou na dúvida se faço português e literatura ou inglês. Gostaria de saber se é necessário ter um conhecimento específico da língua inglesa, pois a noção que eu tenho é basica, nunca fiz cursinho.
    Grata!

    • Isabela

      Oi Roberta! Tudo bem?? Ao escolher Letras Português/ Inglês, automaticamente você estará escolhendo literatura, pois o curso abrange a Literatura Brasileira e a Estrangeira (ou seja: a Lit. Inglesa e a Americana.) Eu acho muito legal, pois Literatura tem um pouco de História também, pois vc precisa estudar o contexto histórico para relacionar às ideias dos autores da época. AMEI ESTUDAR SHAKESPEARE!!!

  70. GABRIELA

    Ola boa tarde ! Gostaria de saber se eu começar a cursar letras no primeiro período já posso trabalhar na área como professora ??? Escuto algumas pessoas falarem que pode mas não tenho alguém que ainda possa me esclarecer isso .OBRIGADA ATE MAIS !

    • Elô

      Oi Gabriela. Pelo que eu saiba não. A não ser que seja um estágio remunerado, mas geralmente a oferta é para alunos que já estejam no quinto ou sexto período de Letras e assim mesmo em instituições privadas. Para atuar como professora, vc precisa ser formada na área. Sorte!

  71. GABRIELA

    frisando A PERGUNTA …Já ouvi muito as pessoas falarem que pode atuar como professora e ser remunerado por isso em escolas publicas cursando o primeiro período de letras .Verdade ou mito isso ?

  72. LAURA

    Muito obrigada pelo texto, isso me ajudou muito ^^ mas, tenho uma dúvida. Eu só posso escolher uma língua estrangeira, exemplo: Português e Alemão? Ou posso escolher mais?

  73. Kelly

    Olá!Irei prestar vestibular para Letras esse ano.Sempre gostei de ler,escrever… português sempre foi minha matéria favorita.Mas estou com medo de uma coisa:do Inglês!
    Nunca fiz curso de Inglês.Sei um pouco da gramática,o básico.Será que vou passar muita dificuldade na faculdade?

    • Elô

      Oi Kelly. Vc pretende cursar português e inglês?Bem,se essa é a resposta, vc deve investir num cursinho de inglês urgente!porque a faculdade não irá suprir toda a sua necessidade no quesito “oralidade”. Agora se é só para prestar o vestibular,melhor optar pelo espanhol, pois a compreensão textual é mais fácil.Sorte!

  74. fabiana santos

    Estou fazendo um trabalho de pesquisa,cujo tema é por que os graduados do curso de letras terminam a graduação sem saber o idioma?.Quem puder pode deixar um comentário. Obrigado ai vai meu email.

    • Isabela

      Oi Fabiana! Tudo bem?? A esta altura você já deve ter feito o tal trabalho, hehe! Ainda assim, vou dar a minha opinião: têm pessoas que não sabem falar uma língua estrangeira muito bem e acham que o curso de Letras é um “cursinho de línguas”, ou seja, eles acham que vão sair do curso falando a língua. Acontece que é ao contrário disso! No curso de Letras o acadêmico deve ter um nível bom de conhecimento da língua estrangeira, pois no curso ele irá aprofundar os conhecimentos da tal língua ao ler livros ou redigir textos. O interessante, é que os professores procuram ensinar a gramática da língua estrangeira para o formando dar aulas futuramente.

  75. Elô

    Boa tarde!Já sou graduada em Letras com habilitação num língua estrageira e já leciono. Amo a minha profissão! e pretendo cursar um mestrado também na área de Letras, porém gostaria de saber como anda o mercado na área de Literaturas em Línguas Estrangeiras e em Literaturas Comparadas e se poderiam me dar dicas de carreiras em mestrado que estão em alta na oferta de trabalho,pensei fazer algo ligado a língua portuguesa (mas me disseram que já está saturado esse setor),além disso não há muita oferta na área de Docência Superior (fiz especialização na área de Docência Superior em língua espanhola e me arrependi muito) por isso não quero cometer o mesmo erro no mestrado, pois pretendo investir num curso que me dê um melhor retorno financeiro além da realização profissional. Se puderem me ajudar,agradeço desde já!

  76. Lorena

    Olá, quem é formado em Letras pode lecionar para uma turma de 5 série?

    • Isabela

      Oi Lorena, tudo bem??
      Sim, você pode dar aula da Quinta Série ao Ensino Médio.

    • Wagner

      Claro amiga,
      na verdade, o Letrado é habilitado para as séries iniciais do Ciclo II e o Ensino Médio.
      Abraços.

  77. claudineide

    Sou formada em Letras e gostaria de fazer uma especialização, mas não tenho ideia de qual é direcionada para o curso já realizado ou se posso fazer outra fora da minha área.
    adorei este espaço poisa ajuda pessoas que como eu estão meio perdida.
    abraços

  78. Mariane

    olá, me identifiquei muito com este site. muito mesmo.Eu estou precisando de uma ajuda muito importante. Me identifico muito com Letras, sempre gostei de ler e escrever.Porém atualmente me veio grande duvida em cursar Direito. Gosto muito da area,mas tenho medo de não dar certo devido a aconcorrencia e exigencias gerais,apesar de ser uma carreira mais satisfatoria do que Letras em relação a questão financeira. O que eu faço? Abraços!

  79. Beatriz

    Olá, sou estudante de Letras e gostaria muito de trabalhar no futuro na área de redação jornalística. O que eu posso fazer para conseguir, a partir do meu curso de Letras, me encaminhar para essa profissão? Preciso fazer algum curso de especialização?

  80. Roberta Aldeia

    Ola,
    Tenho uma dúvida, eu falo inglês muito bem, pois terminei o curso e continuo estudando, e falo español fluentemente pois morei 7 anos na España.
    Estou de volta ao Brasil, dou aulas dos dois idiomas em uma escola de idiomas, mas quero fazer letras, pois me apaixonei pela profissão de professora.
    Se eu fizer letras com especialização em francês, que eu gostaria de aprender, eu posso fazer concurso público para lecionar qualquer dos tres idiomas, ou ficarei restrita ao idioma que eu escolher para me especializar?
    Agradeço quem possa responder.

  81. Suzane lacerda

    Boa Tarde!
    Eu sempre gostei de ler e escrever,então,meu sonho é fazer jornalismo,porém,deu vontade de fazer Letras/espanhol só que não quero dar aula,e sim trabalhar em revistas e editoras,eu gostaria de saber,se no caso eu for fazer Letras,após terminar a graduação de letras posso fazer a pós-graduação em jornalismo? será que vou poder trabalhar em revistas como redatora ou editora?
    Obrigada

  82. Andreza de Souza Santos

    Olá,estou cursando inglês em uma escola de idiomas,por enquanto ainda estou no nível básico.Gostaria de saber se mesmo assim eu já posso começar o curso superior para me tornar tradutora e intérprete ou eu preciso estar no nível avançado de inglês.

  83. Erlange Silva

    Olá,Pedro!Eu adorei todas as informações contidas nesse site.Parabéns!Gostaria também de um conselho seu.Estou em dúvida entre a faculdade de Letras e Pedagogia,qual delas você aconcelharia e qual das ambas oferece mais oportunidades de trabalho?Um abraço.

  84. marilene

    tenho 41 anos,concluir o nivel médio aos 19 anos de idade e só agora resolvi fazer um curso superior,sempre gostei de matemática será que estou um pouco madura para fazer este curso?

    • TAMIRES

      para aprender não tem idade vc ainda esta nova siga em frente

  85. Claudionor Filho

    Pedro sou estudante do EM e sempre tive a certeza que iria fazer direito, contudo matriculei-me em um cursinho e conheci uma professora que me fez me apaixonar pelas letras e me fez pensar em seguir carreira em letras. Estou em um dilema mortal; minha mãe quer que eu seja advogado e eu não tenho certeza se quero ser, as letras estão me atraindo cada dia mais. Gostaria de sua opinião como profissional na área, devo ou não devo cursar letras? assim indo pro direito

  86. marcos ferreira de lima

    Estarei iniciando o curso de letras-Português/Inglês no 1°sem./2013 e gostei muito dos comentários deste site, parabéns a todos pelos comentários, esclareceu muito as minhas dúvidas.Um abraço a todos.

  87. marcos ferreira de lima

    Aproveitando a oportunidade queria dizer a todos que passei pelo curso de Ed.Física Bacharelado como bolsista integral,mas, não gostei,quando comecei a ter aulas de linguística nas disciplinas de Ed.Física me identifiquei muito com o curso de Letras.Gosto muito de ler,escrever e redação.Ao comentar isso com a professora de linguística do meu curso ela me disse que eu estava na área errada.Hoje abri mão da minha bolsa de estudos para estudar letras em outra instituição de ensino superior.Deixo aqui um bom conselho a todos que estão em dúvida na área que estudar,identifique-se com o curso que escolher para que depois não passem anos estudando frustados.Um abraço.

  88. marcos ferreira de lima

    Desculpem pelo erro do artigo anterior.A palavra escrita errada foi frustados e o correto é frustrados.

  89. Miriam

    ola…
    estou prestes a fazer vestibular e ainda nao me decidi entre letras ou pedagogia…
    alguem pode me ajudar?

  90. Osvaldo Viana Junior

    Gostaria de saber,vou iniciar o curso de letras ingês numa universidade estadual e minha vontade é seguir o ramo de tradução ou interpetação,da pra começar neste curso e chegar até estes ramos,ou eu precisaria de quais outras coisas pra me especializar nestá area de tradução interpretação?

  91. Osvaldo Viana Junior

    oláa,gostaria de saber também,se por conta de nao ter uma boa caligrafia eu nao poderia fazer o curso de letras?se isso prejudica muito?.

  92. Osvaldo Junior

    Gosto muito de inglês,e vou iniciar letras numa universidade estadual,gostaria de saber,se depois de terminar a licenciatura teria como especializar-me no idioma e o que deveria fazer?gostaria de saber também,se por nao ter uma boa caligrafia teria problemas em fazer o curso?

  93. Michele

    Olá, queria saber se é necessário um conhecimento prévio da segunda língua que for escolher na faculdade de letras

  94. Andrey

    0lá, eu gostaria de fazer a faculdade de letras, mas não quero trabalhar na área do ensino, quero ser tradutor e morar no exterior, e dái sim quem saber trabalhar na área do ensino, tem algum jeito de eu fazer isso? Obrigado….

  95. rosemara oliveira pinheiro

    Ola ! Estou muito feliz por ter encontrado vocês, pois,tenho 38 anos e depois de tanto quebrar a cabeça por aí , descobri após 18 anos de conclusão do magistério que, o meu maior prazer é ensinar. Minha maior paixão sempre foi a língua portuguesa e o inglês. E minha pergunta é: Comecei curso de inglês neste mês e darei início em 2013, ao curso de graduação em Letras/inglês. Estou realmente indo na direção certa? Pois também tenho desejo de ser tradutora/intérprete da língua inglesa, se Deus assim quiser e for da vontade DEle. Gostei muito dessa oportunidade. Forte abraço à todos.

  96. elisangela cavalcante

    Olá,sou formada em letras,porém não leciono,ou seja,não tive experiências nessa área.Hoje percebo que seria mais feliz fazendo outra coisa.Daí olhando,pesquisando,tive interesse em cursar serviço social.gostaria de que me desse uma luz,pois penso o quanto será penoso em voltar a estaca zero,estou com 30 anos e muito me preocupa meu futuro profissional.me ajudem!obrigado!

  97. Vilmar Nascimento

    Tenho 65 anos de idade, tenho que fazer uma graduação é o meu sonho, escolhi letras será que está em tempo..me orienta por favor.

    obrigado …

    Vilmar

    moro no rio de janeiro.

    • Gregory

      Olá Vilmar! Nunca é tarde para realizarmos um sonho. Siga em frente! Boa sorte!

  98. Graça Rios

    Ola,sou formada em Letras Português e me identifiquei bastante, pois sempre gostei de ler e escrever. Só que não atuo na área e gostaria muito de trabalhar em jornais, revistas, editoras, emissoras de televisão como revisora, ou áreas afins. Passei em um concurso para revisor de textos, mas como foi para quadro de reservas estão dificultando as convocações. Gostaria de colocar meu curriculum em várias empresas e poderia focar essa especialidade, até porque não gosto de ensinar. Gostei da indicação em Gestão de Pessoas, talvez tem a ver comigo, ou trabalhar na comunicação de uma empresa através de textos. Ficarei grata pela orientação.

  99. elcione

    oi, gostaria de cursar letras mais tenho 33 anos acho que quando terminar o curso já estou muito velha, para atualizar na área

  100. Manu

    olá, eu tenho 14 anos, amo ler, escrever, especialmente poesia. querocursar letras, acho muito interessante a lingua francesa e a alema, porem nao tenho um grande conhecimento sobre tais, gostaria de saber se preciso dominar um idioma para cursar a faculdade ou se lá mesmo eu aprendo. Grata desde já.

  101. Edlaine

    Olá, tenho 24 anos e pretendo começar a cursar letras mesmo achando que é um pouco tarde. Gostaria de cursar letras português e alemão mas na região onde eu moro só encontro letras português e inglês ou espanhol. O que eu devo fazer depois que terminar letras português e inglês para poder me especializar em alemão também? Já estou fazendo curso de alemão.
    Desde já muito obrigada!

  102. Rose

    Bom dia!
    Meu filho fez o enem ,o curso que saiu pra ele foi letras grega.Qual a função que ele irá exercer?

  103. Carina

    Olá, faço publicidae e propaganda e pretendo fazer letras, porque quero ser roteirista e dramaturga, aperfeiçoar mais o meu idioma,quero saber se existe oportunidade no exterior para esse profissional?

  104. Cláudia Zullino

    Eu gostaria de saber qual o e-mail de Mirim Mota, sou formada desde 1993 e nunca lecionei, mas tenho uma paixão pela língua portuguesa…queria saber se tem como eu retomar isso, me ajudem!

  105. Laís

    Olá, estou no segundo semestre de Licenciatura em Letras. Sempre quis fazer jornalismo, no entanto, algumas coisas me impediram. Gostaria de saber se posso me especializar em alguma área relacionada ao jornalismo. Obrigada

  106. Joel Oliveira

    Sou formado em letras – licenciatura, e trabalho como assistente editorial em uma editora. Pretendo fazer lato sensu em Língua portuguesa e literatura, mas por enquanto não quero dar aulas. O fato de eu desejar fazer esse lato sensu e querer continuar no ramo que já estou pode ser um prejudicial?

    Obrigado.

  107. Ana Helena

    Olá, tenho 25 anos e sou estudante de direito e estou perto de terminar o curso, mas desde o início estou insatisfeita com a área. Gostaria de ter uma profissão que eu amasse, contudo não tenho certeza de qual seria. No momento estou fazendo intercâmbio na Espanha e ando me encantando cada vez mais com literatura (principalmente clássicos). Sempre amei ler, mas só no momento me passou pela cabeça em seguir alguma profissão relacionada a essa paixão, foi então que pensei em letras. Minha dúvida é: como eu não tenho a menor intenção de me tornar professora, seria um erro cursar letras? Poderia seguir carreira de editora ou crítica literária? Já pensei em largar o direito por Gastronomia, Relações internacionais, arquitetura, moda.. enfim, uma lista imensa de profissões. Espero que você me ajude a finalmente achar o meu caminho.

  108. Flaviana

    Primeiramente gostaria de falar um pouco sobre o que gosto.Sou apaixonada por escrever,ler e um dia pretendo escrever um livro,porém sou boa oradora e argumentadora.Sempre pensei seguir a profissão de advogada e quero muito ainda,mas o curso de Letras sempre foi minha segunda opção por identificação.Prestei o vestibular e passei na UFRJ para Letras:Literaturas da Língua Portuguesa.Após terminar o curso pretendo ingressar na faculdade de Direito isso será bom?E outra dúvida é obrigatório o estudo de uma língua estrangeira?Pois não gosto da ideia…

  109. Mirrana

    Olá! Vou começar a cursar letras – língua e literatura francesa. Gostaria de saber se é necessário eu ter curso de francês ou se na faculdade eles ensinaram o idioma. Outra pergunta: os seminários preciram ser feito em oralidadr francês? E o mercado de trabalho e remuneração são bons e acessíveis?

  110. Cassio

    Ola Eu Moro em Nova Yorque ha dez anos e quero fazer o curso de letras ha distancia para Portugues/Ingles, porem apenas a Univesidade Catolica de Brasilia oferece Licenciatura em Portugues. Minha pergunta e se eu me formar com licenciatura em Letras portugues como faria para dar aulas de Ingles

  111. Silvia Adriany Almeida Barreto

    Olá! Irei começar o curso de letras com habilitação em língua inglesa(UFPA).Mas gosto, mesmo, de língua portuguesa.Gostaria de saber se ao término do curso poderei me especializar em língua portuguesa. Dede já agradeço!

  112. Aline

    Bom Dia!!!!!
    Sou formada em Letras-Inglês Licenciatura Plena, estou com dificuldades em escolher minha Pós,não sei em quais áreas poderia entrar.
    Obrigada

  113. Amanda

    Ola bom dia! Gostaria muito que você respondesse o meu comentário, porque realmente preciso de ajuda e de uma opinião externa, então eu passei no vestibular de psicologia que é um curso que eu gosto, mas no prouni eu consegui uma bolsa de Letras/Inglês integral so que é a distância, confesso que a minha paixão pelo idioma inglês é maior e eu fiquei muito feliz quando soube que fui selecionada, mas fiquei receiosa por ser à distância, por fim eu me matriculei tambem em um curso de inglês para aperfeçoar os meus conhecimentos na língua, o que você entende por ensino à distância? Acha que eu devo prosseguir com o curso de Letras ou fico com Pscicologia mesmo tendo que bancar? Desde ja agradeço!

  114. Thaynara

    Ola Pedro Addler, tenho medo de nao conseguir falar fluentemente em Ingles, eu passei no vestibular em Letras, mas nao estou gostando da ideia, sem contar que o salario é baixo. Alem de professor eu posso trabalhar em outra area aproveitando essa Faculdade de letras? Ou letras é só pra lecionar? Sera que pode me ajudar?

    • Júlio César Viana Pereira

      Vou fazer uma faculdade de letras, para ter graduação, hoje trabalho como intérprete o que é muito mais rentável do que lecionar. Você pode terminar a faculdade e ser tradutora ou interprete o mercado é enorme.

  115. Dayse

    Olá! Tenho 23 anos e sou formada em Administração. Porém, nos últimos anos percebi que escolhi a profissão errada. No momento faço curso de inglês e estou percebendo que a área de Letras seria bem interessante para mim, pois tenho pesquisado bastante sobre a profissão. Só não gostaria de dar aulas. Neste caso, a faculdade de Letras seria uma boa escolha para mim?

  116. Wagner

    Olá pessoal,
    Eu sou formado em Licenciatura Plena em Letras: Inglês, Português e Respectivas Literaturas. No entanto, esyou muito feliz com o meu curso e também sou efetivo em dois cargos públicos. Na verdade, nada melhor que ter duas carreiras definidas não é mesmo?
    Graças a Deus foidifícil, mas venci.
    Abraços e viva o curso de Letras!!!.
    SP.

  117. Aparecida Porto

    venho através deste email pedir uma informação!meu diploma da faculdade não tem licenciatura plena só vem com licenciatura.mesmo assim posso atuar na aréa? estou me formando em pedagogia e gostaria muito de saber se o meu diploma é valido ou vou ter que guardar na gaveta.Obrigada aguardo resposta

  118. Tatiana

    Olá, curso pedagogia, estou no ultimo semestre e quero continuar estudando, tenho vontade de cursar letras, mas minha duvida é se para cursar letras é necessário ter um conhecimento prévio em inglês. Alguém pode me ajudar??

    • TAMIRES

      Oi TATI estou cursando letras,e para falar a verdade sou pÈssima em inglês mas mesmo assim sigo em frente,sempre é bom aprender se vc quer continuar estudando enfrente obstáculos porque o mundo esta te esperando

  119. cleonice

    ola! eu stou pensando em estudar letras, gostaria de saber se esse curso sendo feito a distançia tem a mesma qualidade que feito a presencial? e se a distançia o aluno aprende bem? obrigada!

  120. Júlio César Viana Pereira

    Tenho 43 anos e estou me preparando pra fazer uma faculdade de letras, residi no exterior por muitos anos e a mentalidade lá fora a respeito de idade é muito diferente da mentalidade da maioria dos brasileiros, quando vejo uma jovem de 22 anos achar que está velha para concluir uma faculdade, fico pensando o que será desta jovem quando atingir a minha idade, provavelmente não terá mais ânimo pra viver, fico muito triste com isso. Sou intérprete, e incentivo a todos a fazer um curso de letras, se é que você realmente gosta de idiomas, essa é a minha paixão, e nunca vou desistir dos meus sonhos, mesmo tendo 43 anos. rsrsrsrsr abç !!!

  121. fatima

    Boa tarde.Desde 1994,quando terminei o ensino médio(antigo formação geral) não estudo.Gostaria de saber se estou apta para frequentar licenciatura em letras em cursos semi presencial?peço que envie resposta por email.Obrigada

  122. Letícia

    Tenho Pedagogia e Pós lato-sensu em Língua Portuguesa, ainda não fiz, porém, tenho a pretensão de ingressar no curso de Letras. Quando vi o salário médio de uma das mais importantes profissões que conheço, fiquei decepcionada..ganho mais que isso limpando bumbum de bebê em uma creche, sem desmerecer o trabalho, mas é um absurdo…gostaria de ter a oportunidade de trabalhar com o que me dediquei estudando e ganhar melhor também…apenas um desabafo, mas gostaria de verdade de uma oportunidade…

  123. Leticia

    Olá! Eu estou pensando em me graduar em Letras, mas eu tenho uma dúvida. É possível me graduar como Bacharel em Português e alguma outra língua sem ter conhecimento prévio dessa língua ou eu tenho que ser fluente na língua que eu escolher!?

  124. TAMIRES

    Estou cursando LETRAS e adoro essa matéria e para todos que estão em dúvidas siga em frente,vocÊs não se arrependerão

  125. vanio

    boa noite !
    sou formado em letras , gostaria de saber quel mestrado mais indicado pra eu engressar?….. ah! já estou na área se eduação

  126. Anny

    Boa tarde!
    Eu adoro escrever, sou ótima em interpretação e amo ler, sempre leio muito. Tenho interesse em fazer Letras, mas não gostaria de ser professora. Quais são as carreiras alternativas e como é o mercado de trabalho nessa área, inclusive o salário? É muito difícil conseguir emprego se optar por não ser professora? Obrigada.

  127. Verilene

    Olá! para mim está sendo um prazer poder cursar letras é uma área bastante interessante a qual eu me identifico muito,gosto muito de lêr,escever amo gramática,literatura,em fim.Espero me sair bem e exercer com eficiência e eficácia o meu trabalho, agradeço constantemente ao meu Deus por ter me concedido a essa oportunidade de hoje eu realizar um dos meu sonhos que é de em frente com toda coragem e determinação em busca de realizar-me com sucesso,agradeço multissimo a UEMA Universidade Estadual do Maranhão por ter realizado o vestibular e a minha prima Sara pelo força.
    meus agradecimentos a todos que de modo geral exponho me a agradecer.Agora é só alegria e mãos á obra!

  128. jessica alencar

    Olá estou procurando uma pessoa habilitada a corrigir 50 poesias. Os interessados por favor entrar em contato no e-mail jessicapaulaalencar@hotmail.com
    preço a combinar

  129. fernanda

    Boa tarde, no curso de letras é possível atuar somente como professor? Aguardo retorno.

  130. Jose

    Oi, sou estudante de Geografia, mas gostaria de se envolver na área de linguística. Será que uma pós graduação neste campo me permitiria atuar na área?

  131. jose francisco

    Olá, acabei de passar para o curso de letras-frances na UFAC, e tenho algumas duvidas sobre essa area.

    Eu formado em Frances, poderei da aulas em outras disciplinas?

    No Brasil a trabalho para esse profissional?

    tire minhas duvidas por favor!!!

  132. Sandra Salless

    Amei o site, sou assessora parlamentar acredito o curso d letras ira me ajudar a me cominicar ainda melhor com as pessoas? Pois sou cominicativa mais gostaria de me expressar melhor e escrever corretamente o curso de letras vai me ajudar?
    Outra coisa to pensando em fazer na puc so q pelo q eu li a duraçao dos cursos sao d 4anos e na puc é 3anos. Pq? sairei formada c/ o curso d duraçao menor?

  133. Sandra Salless

    Gostaria de ter resposta no meu e-mail da minha pergunta. Desde já agradeço!

  134. Rafael

    Percebo que tem faltado esclarecimento quanto ao mercado de letras e suas possíveis raízes. Letras não se resume e aulas e tradução.
    O campo das letras é expansivo e vai muito além do magistério e do habitual método de ensinar.

    Os letrados podem ser grandes jornalistas, editores, sociólogos. Há muito o que estudar ainda sobre a área dessa disciplina.

  135. Fabi

    Olá! Sempre gostei de portugues e estou no 3º ano do Medio. Mas ainda nao escolhi minha profissao realmente. Queria tirar algumas dúvidas:
    Se caso fizesse Letras/Literatura, como faria para me tornar professora apenas do 9º ano a médio e também para Faculdades? Teria que ter mestrado, bachalerado e tudo mais?
    Quais sao as melhores universidades para Letras?
    E… Tenho um pouco de dificuldade em escrever dissertaçao. As vezes eu nao me entendo porque escrevo muitas histórias narrativas ou no estilo teatral(roteiro) Mas quando é para ser impessoal, meio que travo. Isso me traria problemas na faculdade de Letras/Literatura? Claro que tenho me esforçado a melhorar nisso, mas se caso nao conseguir 100 por cento, me traria problemas?
    Obrigada desde já aguardo resposta =)

  136. Ana

    Olá,gostaria de saber se, uma pessoa graduada e Letras quais as ramificações se pode fazer em EDUCAÇÃO ESPECIAL, como: mestrado e doutorado. E sim, qual é aproximadamente o salário?

  137. Luisa

    Olá,
    eu tenho uma grande dúvida entre cursar jornalismo ou letras. Eu amo escrever,ler,interagir com pessoas…E agora? Obrigada!

  138. Waldo

    Olá pessoal!
    Tenho 32 anos e pretendo iniciar licenciatura em letras, só gostaria saber se nao está um pouco tarde. Gosto muito de ler, falo espanhol e estou fazeno um curso de ingles.
    Obrigado!

  139. elbert mourao

    sou graduado em letras/portugues, mas. fiz uma pos para o ensino da lngua inglesa, eu posso dar aula de íngles.

  140. Rayane

    Oi. Estou pensando em estudar Letras assim como todos. Só que todos os comentários que li – não foram todos -, as pessoas só se interessaram em ser professores(as). Eu gostaria de ser escritora, escrever todos os gêneros que eu puder, e não ser professora. Fazendo Letras eu posso ser escritora também, não é?

  141. TAMIRES MARQUES

    ESTOU CURSANDO LETRAS MAS PRA FALAR A VERDADE NÃO ESTOU MUITO INTERESSADA EM DAR AULAS OQUE POSSO FAZER ALÉM DISSO PEÇO AJUDA

  142. Anderson

    Boa tarde! estou cursando letras licenciatura plena, tenho interesse em segui na area de tradutor e/ou jornalista, gostaria de saber se ha algum curso de especializacao em jornalismo, ou se deve fazer a faculdade de jornalismo pra seguir nessa carreira.

  143. Merijane Silva

    Olá! sou graduada em Letras, mais meu sonho era fazer Assistência Social, já dei aulas durante dois anos mais percebi que não me identifico muito com a área, gostaria de saber se posso fazer minha pós em Serviço Social???

  144. jamile bianca

    olá…faço letras/literatura e fiquei sabendo que para fazer um mestrado preciso ter habilitação em alguma lingua estrangeira, acho que até o inglês é o mais pedido, existem universidades federais que só aceitam inglês e alemão etc…e não o espanhol.
    A minha dúvida é a seguinte preciso ter essa habilitação em lingua estrangeira ou ter um curso que me dê a chance de me sair bem na prova do mestrado? se puder me ajudar ficarei grata…

  145. Mariela Soria

    Hola, me encanto leer sus artículos.
    Bueno tengo una duda, yo estudio letras español/literatura en la UFSM ead, soy uruguaya y vivo aquí a 19 años. Me gustaría saber que pos-graduación puedo hacer después de terminado el curso, ya que no sé si debe tener que ver directamente con el curso.
    Desde ya gracias.

  146. vanessa

    olá pretendo fazer o cuso de letras/espanhol e gostaria de saber se é necessário fazer algum curso de espanhol para complementar ou se fazendo só a faculdade já está bom? eu adoro espanhol

  147. Érica Daiane

    Oi, Quero cursar Letras, mas na Faculdade onde eu irei estudar, apenas Língua Portuguesa/Espanhol; Mas quero me especializar também em outras Línguas, como Inglês, Italiano e Francês, tem a possibilidade ?

  148. Paula Renata

    Olá, estou no 3º ano do ensino médio, eu aaaamo inglês mas n gosto tanto de português, eu gostaria de fazer tradução e interpretação. Devo cursar Letras?

  149. Laisa sousa

    Gostei muito e mim ajudou bastante, fiquei feliz com meu resultado

  150. Denize

    ola pedro
    meu nome e Denize
    faço 24 mes que vem; vivo em uma duvida cruel, nao faço a menor ideia que carreira seguir, o teste de personalidade me ajudou muito, minha personalidade e de artesão, as carreiras mostradas no teste de 4 tenho interesse;o teste vocacional tbm. mais ainda tenho muitas duvidas voce tem alguma dica para me ajudar???
    desde ja obrigada.

  151. PATRÍCIA

    gostei do site de vocês

  152. PATRÍCIA

    olá gostei muito do site de vocês obrigada por me ajudarem.

  153. keytlin

    Ola, eu fui fazer minha inscrição no sisu, e que queria fazer letras, mas que pelo que eu vi eu só vou poder lecionar no ensino fundamental e médio.Se eu faço um curso de letras não vou poder dar aula em faculdades, msm que faça pós-graduação, licenciatura, etc? E na lista de cursos do sisu apareciam varias opções para o curso de letras, tipo português e suas literaturas, português, português e espanhol, letras, etc…Qual a diferencia? Seria muito útil se respondessem, obrigada.

  154. Tah

    Oi… Eu gosto bastante de português mas nao tiro notas maravilhosas na escola tenho medo de passar no vestibular e naum conseguir concluir o curso . O que vc acha devo fazer o curso ou nao?

  155. Lais Ribeiro

    olá Pedro
    me chamo Laís
    tenho 18 anos e estou em dúvida sobre o curso superior que devo fazer.Sempre me dei muito bem com português na escola,porém minha dúvida é:letras ou pedagogia?
    Foi ai que decidi pesquisar e encontrei esse site.Na verdade gostaria de saber se caso eu faça o curso de letras,eu poderia dar aula de uma língua estrangeira(espanhol) mais tarde? Porque os salários dos professores não estão tão favoráveis ultimamente;e minha preocupação é no que trabalhar depois de formada.

  156. Eduarda Serpa Pereira

    Olá, tenho algumas dúvidas sobre o curso de Letras, e gostaria que, se possível, alguém as esclarecesse. Bom, desde nova, dizem-me que escrevo muito bem, e que, com alguma dedicação, posso vir à me tornar escritora. Pois bem, ignorava os comentários, até neste ano, me identificar, escrevendo uma história. Além de gostar de escrever, ter admiração pelas palavras e expressões da língua portuguesa, eu gosto muito de ler e faço curso de inglês, e, modéstia à parte, sou muito boa nesta língua, e já tenho um devido reconhecimento nesta área e já leciono há certos meses, para alguns poucos alunos, iniciantes, em torno de 8 à 12 anos. Pretendo fazer licenciatura em inglês, mas minhas dúvidas quanto ao curso de Letras são: Posso cursar licenciatura para português e inglês conjuntamente? Quero ter como hobby a escrita, e publicar um livro, o que não me permite excluir o português da minha faculdade. No curso de Letras, é obrigatório estudar a literatura da minha respectiva língua escolhida? Se eu fizer licenciatura, estarei apta para escrever um livro, por exemplo, e ainda assim trabalhar como tradutora em inglês? Obrigada, aguardo ansiosamente por respostas. Ainda tenho um ano para pensar em faculdade, mas gostaria de uma ajuda, pois são tantas opções que me atraem nessa área! Gostaria de alguma forma, sustentar o meu gosto por ler e escrever, licenciar inglês e ainda trabalhar como tradutora. É possível exercer tudo isso, com um curso de Letras em licenciatura?

  157. Roselena

    Gostaria de receber em meu email o endereço eletronico da consultora de carreira Míriam Mota. Obrigada.

  158. Deuzeni

    Olá!
    Gostaria que alguém me ajudasse sou graduada em letras e quero fazer especialização em letras espanhol e pretendo ser tradutora e interprete, porém não estou conseguindo encontrar uma instituição que ofereça essa especialização. Tive que sair na minha cidade na região norte pra sudeste pra ficar mais fácil, mas até agora não obtive exito ainda. Estou morando em Sorocaba/SP. Por favor me ajudem!

  159. Fernanda

    Olá!! eu sempre gostei muito de escrever e ler por isso pretendo seguir essa carreira e como sempre gostei de inglês vou escolher essa língua, gostaria de saber se seria ideal eu fazer um curso de Inglês antes para preparar melhor.
    Obrigada

  160. claudia

    Pedro Addler,o curso de letras estuda sempre dois idiomas?ex:portugues/ingles,portugues/espanhos,etc.
    E eu pretendo em especial dar aulas,para isso e preciso licenciatura?
    Mas se surgir outras oportunidades como editar para um jornal nao descartaria.A licenciatura me permitiria?Me desculpa a falta de acento,meu teclado esta ruim,bjs!

  161. Gregory

    Olá! Eu fazia Letras mas deixei o curso para seguir Produção Editorial. Gosto da faculdade, mas têm muitas matérias que me desanimam e sinto falta de estudar literatura e teoria literária. Deixei o curso de Letras ainda no 3º período e já estou no 6º em Produção Editorial. Tenho, também, outras mudanças de curso no histórico, enfim, estou confuso, pensando em voltar para a graduação em Letras (após me formar em Produção Editorial) ou fazer uma pós em Letras. Ajudem-me, qual o caminho mais sensato? Já trabalho em editora. É válido eu terminar Produção Editorial, só para ter um diploma? Tenho 27 anos e sou do Rio de Janeiro. Obrigado!

    • maria

      Olá, eu como aluna de letras me permito te dar um conselho, termina seu curso de Produção Editorial primeiro,pois te falta menos períodos por concluir e você está até trabalhando na área, logo você retoma o curso de Letras. Para mim,acho que Letras complementaria muito bem teu curso de Produção Editorial(não conheço), pois Letras te dá um conhecimento base para qualquer outro curso. Você já dedicou bastante tempo para cada um, em vez de tirar/restar soma. Boa decisão para Você !

      • Gregory

        Obrigado, Maria! É verdade, vale mais a pena terminar Produção Editorial primeiro.
        Mas quanto à formação em Letras, seria melhor eu terminar a faculdade ou fazer uma pós, que seria mais específico ao meu campo de estudo (Literatura e Teoria Literária)? Não sei se eu vou conseguir ver aquele tantão de coisas em Língua Portuguesa e Linguística, que eram coisas que não me animavam muito.

  162. maisa

    Quero fazer Lincenciatura em Letras com Ingles,porém não sou 100% no portuguues como aluna do curso médio, más sempre procurei escrever correto e nõ tenho problemas em fazer consulata ao velho dicionario possempre procure fazer a escrta certa. O fato de nao ser 100% interfere, ou que irei necessitar para a minha formaçao profissional aprenderei no curso de lincencatura.

  163. Mônica

    Nossa, primeiro você deve ter certeza né. Já viu estrangeiro com X?

  164. Dalila

    Olá!
    Eu estudo Letras, estou no 2° semestre, mas me bateu uma insegurança em relação ao curso. Me ocorreu a ideia de fazer Hotelaria, por ser mais valorizado. Gosto de Letras, mas estou com medo das matérias se complicarem mais e mais, pois não gosto muito de ler e isso deve ser um problema. Se eu concluir a formação em Letras posso trabalhar onde? Não quero ser professora de forma alguma.

  165. Larissa

    Oi, tenho um questão, será que podem me ajudar? Faço Letras e estou no 4º período,gosto muito das matérias de educação mas quando chegam as da grade de letras não me saio bem, tenho muitas dificuldades principalmente em Português, já pensei em fazer um cursinho pra melhorar porem no momento não tenho condições, então pensei em trocar de curso e seria Pedagogia minha opção. -o que faço? já pedi opinião a alguns colegas,eles me disseram que não vale por que Pedagogia paga pouco e outros dizem ainda que seria bom pois, da uma boa base para concursos…já estou fazendo vestibular pra aproveitar e não sei qual caminho devo tomar…se puderem me ajudar!?
    Desde já agradeço!

  166. Jorge

    Olá Pedro, tudo bem ?

    Estou me graduando no curso de Letras com Inglês numa universidade pública aqui na Bahia e confesso que estou amando o conteúdo do curso. Perdí muito tempo na minha vida por idencisão. Ingressei na universidade esse ano de 2013 com 52 anos de idade, e sou franco a lhe dizer que vale a pena entrar para o mundo das letras. Pretendo ser um competente professor de língua inglesa. Sei que é preciso muito esforço e sacrifícios, pois tenho que conciliar trabalho, faculdade e família, pois não é fácil, mas para alcançarmos nossos objetivos é preciso determinação e isso eu tenho procurado ter sempre comigo.
    Abraços

    • Marcella Carvalho

      Que linda a sua história Jorge! Você realmente é um exemplo.
      Você estuda UFBA?
      Abraço!

  167. Vinicius

    Olá, tenho 17 anos, e estaria interessado em fazer Letras (Inglês) Mas ainda não tenho certeza se quero, Eu gosto muito de computador, e tmb amo Inglês e já fiz varias testes de vocação mas não consigo me decidir alguem me ajuda ? Vou prestar vestibular no final do ano! D:

  168. Sabrine Schneider

    Olá, através desse site, tirei algumas duvidas a respeito de muitas coisas, porém estou ainda um pouco perdida. Fiz o teste e deu coisas completamente diferente do que quero, do que gosto. Gostaria de saber se isso interfere em uma curso completamente diferente a vários testes vocacionais que fiz.
    Desde já agradeço.

  169. eluara

    Olá, gostaria de saber se a graduação em letras a distância é bom?

  170. inácio paes

    olá, pessoal, teno 19 anos e estou precisando de ajuda urgente, o enem está chegando e eu estou em dúvida em que carreira seguir. Pois bem, fiz os meu dois primeiros vestibulares sendo que na UFS tentei para ciências biólogicas e fiquei excedente os dois anos.Já pelo prouni fiz direito e também fique excedente os dois anos, sei que ainda não passei porque estou em dúvida na profissão.
    Na verdade direito é um sinho que tenho desde criança, e de acordo com as minhas atitudes e minha forma de viver as pessoas que covive comigo desde amigos até os familiares eles me incentiva a fazer direito, porque segundo eles eu tenho um grade perfil nessa área, contudo tem um grande problema: eu não gosto de estudar história e não sei como estudar.
    Diante disso eu rodo ,rodo mas a biologia não sai da minha mente, até porque sempre fui um bom aluno nessa matéria desde criança, mas as pessoas dizem que eu não tenho nada a ver com biologo, e isso mim deixou com a cabeça confusa!!!!!
    nos dois anos de vestibilar nas lista de excedentes ficava mais proximo em entrar na universidade em direito do que em biologia.
    E AGORA O QUE FAÇO???????
    O ENEM ESTÁ CHEGANDO E AINDA NÃO DECIDIR. TENHO MEDO DE FAZER ESCOLHAS ERRRADAS!!!!!!!!!
    SERÁ QUE TEM ALGÉM PARA MIM AJUDAR??????

    • Maria Freire

      Olá, Inácio!

      Qdo prestei vestibular a primeira vez aos 23 anos, eu queria Direito. Prestei primeira opção Direito, segunda opção Biologia. Consegui Biologia. E apesar da dúvida qto a este curso. Fiz um ano e tranquei o curso. Segundo vestibular: 24 anos. Direito e Pedagogia. Passei em Pedagogia. Bem … por causa da idade, achei melhor cursar Pedagogia, já que a falta de preparação dificultava passar no Direito. Por ser bastante concorrido. Na altura fiquei a saber que a esposa do Itamar Franco era Pedagoga. Por ela ser esposa de alguém importante, e com formação em Pedagogia, vi que era um curso “chic” e importante, ia me tornar uma professora, isso serviu de base para eu decidir.Ah! Fiz tbem teste vocacional. Dava sempre area de educação, Direito, áreas que lidavam com pessoas, etc. Enfim: Fiz Pedagogia, curso de radialista e locução de rádio,instrumentação cirugica, Orientação Educação de Adultos, Life Coaching e estou a tirar formação em Inglês neste momento. Moral da história, Inácio: Na dúvida, reflita, interiorize as opinioes, busque ler tudo a respeito da formação e atuação em Biologia, bem como do Direito. Fale com profissionais que ja atuam nestas areas e vc tera base para decidir por si proprio o curso que deve seguir. Olhe para si mesmo e tente conseguir perceber em qual destes profissionais vc quer realmente se tornar. Biólogo ou Advogado?? E terás a resposta! Eu segui por linhas tortas por falta de conhecimento e pouca maturidade, etc. Entretanto … acabei por descobrir que me tornei em uma pessoa muito mais especial do que se talvez tivesse seguido apenas um objetivo. Mas tudo tem um preço. Eu cresci com esta caminhada torta. Acrescentou imensos conhecimentos e experiências incríveis! Pense … reflita e terás a resposta! Boa sorte! E serás feliz tanto como Biologo como Advogado. Isto é apenas um Título. O verdadeiro profissional esta dentro de vc! Sabendo reconhecê-lo, encontrarás a resposta!!

    • Marcella Carvalho

      Oi Inácio!
      Consegui compreender seu ponto de vista.
      Acho que você deveria colocar na balança o que mais te agrada, você disse que seu sonho desde criança é cursar direito, entretanto você precisa estudar história mas não gosta e não sabe como, você já tentou? Há outros empecilhos além disso? Você precisa refletir. Outro fator, você gosta de biologia, mas muitos disse que não tem nada a ver com você, acho que deveria ouvir mais o seu próprio coração, você se dá bem nessa matéria? consegue entender tudo? Se vê trabalhando nessa área, como professor ou pesquisador? É precisa ponderar todos esses fatores para que a escolha seja feita.
      É difícil escolher, mas não é impossível. Lembre-se, nada é perfeito, e está aí em suas declarações a prova disso, pois você quer cursar direito mas tem problema com a História, também gosta de Biologia, mas certas pessoas dizem que nada tem a ver com você. Siga seu coração! História não é tão difícil assim, você apenas precisa refletir sobre a ordem dos fatos. Você consegue! Com a Biologia a mesma coisa, se você gosta, ninguém tem o direito de se meter no gosto que é SEU.
      Meu caso é semelhante, mas ele se relaciona ao vestibular, pois quero uma universidade pública e precisa estudar a bendita área de exatas, do qual não tenho muita afinidade, mas preciso enfrentar.
      Espero ter ajudado, ou que você já tenha feito uma boa escolha.

      PAZ

  171. maria nubia

    meu nome e nubia tenho 28 anos tenho certeza que quero fazer o curso de letras ate mesmo antes de comecar o ensino medio ja pensava na possibilidade,mas, infelizmente conclui muito tarde agora penso em fazer um curso tecnico primeiro para depois fazer letras entao que curso relacionado a essa area devo fazer? Obrigada

  172. jackeline duarte Bustamante

    Bom dia!Faço faculdade de letras e gostaria de saber como a arte poderia me ajudar na formulação de um artigo acadêmico nesse sentido.

  173. Icaro

    Colega estou com uma duvida sou licenciado em letras espanhol e a cidade onde resido abriu concurso para professor de português, como não ha vagas para espanhol fiquei sem saber se posso ou não concorrer.

  174. Kesia gomes

    Olá!o que vc teria a dizer sobre faculdade a distância?
    Gostaria muito de fazer letras, mas não tenho tempo de frequentar as aulas presenciais, e há alguma diferença significativa na boa formação do aluno se tratando de instituições públicas ou privadas??
    me indicaria alguma faculdade de boa qualidade particular no Rio de janeiro! desde já muito grata!

  175. Paloma

    Quero ser professora de espanho tenho que cursar letras ou pedagogia, oque tenho q fazer, e por onde começo ? To no ultimo ano do ensino medio.

  176. Mayrink

    olá quero começar o curso de letras este ano que vem agora, mais to com muito, muito, medo pois eu gosto de português e inglês mais não sou muito boa pois meu ensino foi muito fraco estudei na roça terei muita dificuldade durante o curso? to quase desistindo de estudar e não fazer nada,obrigado!!

    • Renata Oliveira

      Olá, tudo bem?

      Não se preocupe em relação ao seu nível de conhecimento na língua, tenho uma amiga que fez letras – Alemão na UFPR sem saber falar nada do idioma e hoje ela é professora.
      Hoje com a facilidade da internet é possível aprender ou aprimorar um idioma. Não fique preocupada.
      Sou aluna do curso de Gestão da Informação da UFPR e também adoro o curso de letras, ano que vem pretendo iniciar minha graduação em letras.

  177. kethleen

    To pensando em fazer letras, mas tenho medo! Gosto do português, gosto de ler e de escrever, gosto muito do inglês também, fiz 18 anos, e não quero mais perder tempo, quero estudar! Só tenho dúvida se é isso mesmo que eu quero fazer.

  178. Luiz Henrique Generoso

    Boa noite
    Gostaria de tirar uma grande duvida tenho uma graduação na área de Gestão de Recursos Humanos, e falta 2 semestre para concluir administração.
    Estarei trancando administração, pois gostaria de esta ministrando aula, participei do Projeto Escola da Família por case 2 anos e percebi a importância de ensinar, contribuir com a comunidade e a educação do Brasil, uma duvida pensei em realizar para complementar (Pedagogia ou Letras a distancia) qual das opções me orienta a realizar que me contribuiria a lecionar.
    Eu para mim iniciar qual os processo que necessito fazer?
    Me orientarão a ir na Diretoria da escola de ensino da cidade de Bauru- SP e fazer uma pré inscrição para vaga remanescente que poderá ocorrer após o carnaval.
    Qual seria o processo para inscrição para as vagas remanescente ou como falava professores substitutos.

  179. Maria

    Ola gostaria de saber,se o estagio é obrigatorio?Tenho que lecionar durante o estagio?Pois a minha intencao ,nao é ser professora e sim tradutora.agradeco desde de já.

  180. Marcella Carvalho

    Olá!!! Tenho uma dúvida… gostaria muito que você respondesse meu comentário.
    Ou quem souber, me ajude rs.
    Eu quero cursar Letras na Unifesp, pois lá tenho a possibilidade de me formar com licenciatura e bacharelado, entretanto penso em me especializar na área de tradução e intérprete, mas também quero dar aulas e poder trabalhar com revisão de textos e tudo mais, então há possibilidade de eu exercer este ofício (intéprete e tradução) mesmo que meu curso não esteja voltado à área?
    Muito obrigado!

  181. ieda dos santos ramos freitas

    FIZ MAGISTERIO NIVEL MEDIO E ESTOU COMEÇANDO A FACULDADE LETRAS POSSO ENSINAR ENQUANTO TERMINO A FACULDADE?

  182. vanessa

    Boa noite, Pedro!!!
    Sou formada em Letras, ja lecionei por 2 anos e não gostei muito. me ajudaaaaaaaaaaaa!!!quero fazer uma pós, mas desde que não seja na area da educção. qual por exemplo?

  183. scheila

    Gosto muito de ler, e movida por este amor comecei a me interessar por literatura. Consegui bolsa pelo prouni em licenciatura Português/Inglês; ainda não comecei o curso, que terá inicio no 2° semestre deste ano, a minha maior preocupação é o inglês, uma vez que nunca tive interesse em aprender, depois que fiz a inscrição para concorrer a bolsa comecei a estudar, assistir filmes e usar o google tradutor. Eu preciso dominar o inglês? se eu iniciar a faculdade sabendo o básico do básico eu não passarei vergonha?

  184. miriam

    Ola!!! jovens tenho 46 anos sou graduada em serviço social e atualmente estou no ultimo semestre do curso de letras, gostaria de deixar uma dica para os que estão ingressando na mundo acadêmico e para os que querem entrar. Nunca desistam de seus objetivos não importa quantos anos vc tenha e as dificuldades que poderão enfrentar, sigam em frente não desistam nunca, para os que não podem fazer o curso que sonham e por algum motivo tem que optar por outra área, se entreguem de coração para poderem se relacionar bem com o curso para não se arrependerem e não perderem o seu tempo.

  185. Karen

    Bom dia, meu nome e Karen e tenho 31 anos e ainda estou confusa em que carreira seguir, tenho Adm em Rh, mas tenho algumas dps´para fazer e agora estou fazendo um curso de assistente admninistrativo…porém vivo me perguntando o que estou fazendo nesse curso, odeio matemática…enfim gosto muito de lidar com pessoas, ajudar-las me faz sentir muito bem, quero trabalhar com adolescentes sabe, deixa los consciente de algumas coisas para que no final não fiquem assim, sem saber para aonde ir…qual carreira seguir…ai estava vendo o curso de Letras com licenciatura em Espanhol, pois sou chilena e acho interessante, não gosto de escrever errado e gostaria de fazer palestras, conversar com eles…Enfim ajuda los, mas não sei que curso fazer…esse será que seria o correto?

  186. Lilian Cruz

    Olá Pedro Addler, é o seguinte, sempre tive o desejo de fazer vestibular na intensão de passar para cursar um dos dois cursos que me chamaram uma atenção especial, em primeiro desejo seria o curso de Direito e o segundo seria o curso de Letras língua Portuguesa, passei pra Letras e o que me fez cursar foi a necessidade de saber se o curso iria me satisfazer, só fazem duas semanas que estou nesse curso mas a minha vontade de fazer Direito não passa, pois já tenho alguns anos que estudo pra concursos e neles sempre tem algum assuntos de Direito e o meu interesse aumenta , percebi que não me vejo dando aulas, ensinando, mas as pessoas acham ser muito cedo pra se ter certeza de que não dará certo. Entrei mesmo no curso pra fugir da rotina de casae porque minha nota no enem favoreceu, sou casada, tenho 24 anos e filho,e pra fazer alguma coisa, mas também pensei que iria me identificar com o curso , só que não me sinto situada no curso, completamente fora do que eu quero pra mim… Me dê sua opinião .

  187. Lindene

    Se for para trabalhar por amor, vão em frente na escolha por LETRAS; Ah, se for para ampliar conhecimento, a escolha também é indicada. Mas, se por acaso achar que satisfação e amor profissional têm que andarem juntos, é melhor escolher outra profissão.
    Sou formada em Letras pela UFC (habilitação em Português e Literatura) e com especialização em uma faculdade particular de renome. Vejo-me como uma profissional qualificada e preparada. Ainda, assim, o que tenho de meus dias é excesso de trabalho na escola e em casa.
    Pois para ter uma vida mais confortável, faz-se necessário trabalhar em uma, duas ou até mais escolas, ou seja, ter bastante horas/aulas/mês; sem esquecer os finais de semanas inteiros debruçada sobre uma mesa elaborando e corrigindo provas, trabalhos, entre outros.
    Deparei-me com esse site, em mais um desses finais de semana exaustivos, na tentativa de encontrar outro caminho a seguir, já que me encontro acima dos 35 anos e pensar em outra graduação a essa altura é inviável.
    Especializar-me mais – mestrado – seria uma alternativa, porém muitos professores esbarram-se na escolha entre estudar e manter-se e essa é exatamente a situação a qual me encontro.

    Enfim, quem ainda optar por licenciatura no nosso pais, boa sorte.

  188. bRUNO

    Olá. Gostaria de saber se para fazer Letras com Língua Estrangeira, preciso saber o idioma profundamente ou o básico? Por favor, espero resposta

  189. Lais bispo

    olá, curso letras português e espanhol e estou no primeiro período, mas tenho um pouco d duvidas se é realmente isso que eu quero. amo ler escrever, produção de textos é minha maior paixão,pois quando escrevo tenho a sensação de liberdade meu mundo se transforma, contudo me interesso muito por causas sociais e tal, amo opinar e tentar resolver as coisas, e buscar uma justiça para o Brasil é outra meta minha, daí minha paixão por direito, tenho a oportunidade de cursa-lo, mas definitivamente a duvida me consome. se possível de opiniões de pessoas com uma certa experiencia, pois ainda não me decidir.

  190. Karine Andrade

    Olá, sou Karine e tenho 18 anos e estou vivendo um dilema rs Estou fazendo cursinho,já estava decidida que queria fazer Terapia Ocupacional, mas andei pensando sobre Letras e pensando sobre a arte de poder ensinar as pessoas, desde pequena sempre gostei muito de ensinar, mas quando contei a mudança para minha mãe ela disse que sou louca rs Falou das dificuldades que um professor enfrenta numa sala de aula e eu bem sei porque conheço o ambiente escolar. Portanto agora não sei o que faço, quanto mais perto chega o dia das provas fico mais tensa. Letras é um bom caminho?

  191. wellington carvalho

    Ola!!! Estou muito em duvida se faço letras ou historia. Fiz vestib. Pra letras mas nao abriu turma, e pra história sim. Gostaria de uma opinião, se espero ate o prox. Semestre ou faco historia. Lembrando q história seria minha segunda opicao, mas tenho medo de me arrepender! Abços

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!