Ciências Exatas

Matemática – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A função do Matemático é usar princípios, teoremas e regras matemáticas para resolver problemas de todo tipo. Conheça mais sobre a carreira em matemática.

A Carreira de Matemático

Matemática

Habilitação:
Matemático
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Exatas
Atributos do Profissional:
Raciocínio Lógico e Persistencia
Salário Médio ( Licenciatura ):
R$ 2000,00

A função do Matemático é usar princípios, teoremas e regras matemáticas para resolver problemas. Destes desafios, podemos citar os cálculos em engenharia civil, processamento de dados e algoritmos, engenharia elétrica, química, física, dentre outros. Há matemáticos presentes em praticamente todas as instituições de pesquisa e laboratórios da área de exatas.

Embora muita gente pense justamente o contrário, a Matemática existe para simplificar os problemas. Uma vez que um problema passa a ser representado por um modelo ou equação matemática, toda vez que um problema do mesmo tipo surgir já podemos automaticamente prever a resposta, poupando tempo, esforço e diminuindo os erros.

Curso de Matemática: Licenciatura e Pesquisa

Há dois caminhos básicos para se seguir no curso de matemática: Licenciatura ou Matemática Pura e Aplicada. Nos dois primeiros anos do curso a formação é geral, o aluno estuda os princípios da matemática, tais como cálculo ou equações diferenciais. Para quem escolher Licenciatura, do terceiro ano em diante, serão feitas matérias relacionadas a práticas de ensino e pedagogia. Para quem optar por ser pesquisador seguindo a linha da Matemática Pura e Aplicada, o curso vai prosseguir estudando técnicas matemáticas mais avançadas e complexas e a aplicação destas técnicas e integração a outras ciências.

Matemática: a realidade explicada através dos números
 

Grade Básica do Curso de Matemática:

  • Cálculo;
  • Fundamentos de Matemática;
  • Cálculo Numérico;
  • Cálculo Diferencial;
  • Física Geral;
  • Geometria Analítica;
  • Análise numérica;
  • Equações Diferenciais;
  • Álgebra;
  • Lógica Matemática.

Melhores Faculdades

O curso de Matemática é oferecido por muitas universidades, dentre públicas e privadas. Abaixo você encontra uma lista com algumas dessas instituições que oferecem esse curso e possuem boas notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e nas visitas realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Confira:

  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria – RS;
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Alfenas – MG;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro – RJ;
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre – RS;
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – Rio de Janeiro;
  • Faculdade INEDI (CESUCA) – Cachoeirinha – RS.

Carreira de Matemático: Aspectos Favoráveis

Há excelentes oportunidades de trabalho, com bons salários e vantagens, principalmente para matemáticos com especialização de Mestre e Doutor nas Universidades Públicas e Particulares como professor em cursos tais como engenharia.

Carreira de Matemático: Aspectos Desfavoráveis

O baixo investimento do governo limita as oportunidades de atuação para os matemáticos que optam pela pesquisa.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Hully Chedieck

    Gostei muito do site.é bem dinâmico e objetivo, além disso tem uma linguagem simples que explica extamente aquilo que interessa.
    Matemática é minha vida, e consegui confirmar as minhas teses. Parabéns e obrigada.

    • carina

      oi..matematica tambem é minha vida..é tao dificil encontrar pessoas que gostam de matematica..adorei o site.. Me esclareceu muitas duvidas..

      • Jaque

        adoreiii esse site, bom gente gostaria de saber se matemática para quem não é muito fã, se fazer seria um bicho de sete cabeça? eu não sei o que fazer de faculdade e aqui na minha cidade tem matemática, sera que se eu fazer seria uma boa escola?

      • Annie

        Caraa, também amo matematica, e é esseo curso q eu quero fazer, eu nasc pra isso e não consigo me encaixar tanto em outra profissão *-*
        Ameeei o site, muitoo bom (:
        E como eu costumo pensar: “A matemática governa o mundo”, fico feliz em ser uma princesa nesse reino haha >.<

        • ANA

          PARABÉNS ANNIE PELA ESCOLHA TBM SOU APAIXONADA POR MATEMÁTICA ,E SEMPRE QUIZ FAZER ESSE CURSO MAIS MINHAS CONDIÇÕES FINANCEIRA Ñ DAVA .HOJE EU COM 33 ANOS ESTOU RADIANTE POR TER GANHO UMA BOLSA EM UMA INSTITUIÇÃO PUBLICA E DIA 03 DE JULHO ESTAREI DANDO INICIO A REALIZAÇÃO DO MEU SONHO.SE ESSE É O SEU OBJETIVO VÁ ATRÁS MINHA QUERIDA.

          • cibele

            oi Ana, ainda estou terminando o ensino médio pelo EJA é presencial,gostaria de saber se tenho chances de conseguir fazer matémática ,já que enquanto mais nova não tive a oportunidae ,vc pode me dar umas dicas tenho 26 anos,é um sonho antigo ,mas estou muito animada.

  2. Pedro Addler

    Olá Hully

    Ficamos muito satisfeitos que você tenha gostado do nosso portal :P !!! Esse é o objetivo mesmo, levar a informação de modo simples e direto, em uma linguagem bem jovem.

    Se você quer seguir a carreira de matemática, não perca a chance !! Poucas pessoas tem o talento para esta área, se você tem o talento e gosta de matemática, tem tudo para ser uma excelente profissional.

    • Almir

      Olá Pedro Addler, estou em dúvida entre ser professor universitario de matemática ou engenheiro eletricista, gostaria de saber qual profissão irá me render mais financeiramente, e também no sentido de qual vai demorar mais pra mim chegar a um lugar considerado bom dentro da carreira, qual é a melhor em relação a custo benefício? Muito obrigado.

    • julio jorge tengo

      gosto muito de matematica mais não entendo,qual é o metodo que posso usar

    • Cássia

      Boa Tarde Pedro,
      Primeiramente quero parabenizar seu blog, é simplesmente perfeito, muito bom mesmo.
      sempre gostei de Matemática e desde pequena sempre disse que queria ser professora de Matemática, porém na minha cidade não tem faculdade,o único jeito foi engressar no stou na graduação em Ciencias Contabeis, estou no sexto período e pretendo fazer uma pós graduação em docencia no ensino superior e me especializar também em matematica, porém quero terminar e lecionar, quero saber se só com a graduação em ciencias contabeis eu poderei dar aulas de matematica para o ensino fundamental e medio.
      Abraços Pedro e continue assim tirando nossas dúvidas, bjs e tudo de bom pra vc.

    • bruno rafael

      Olá Pedro, primeiramente quero parabenizar pelo site. Pedro, estou com um dilema e queria sua opinião. É o seguinte: sou licenciado em matemática e já leciono no ensino fundamental II e eja há 6 anos. Dou-me muito bem com os meus alunos e na transmissão do conteúdo, mas não estou satisfeito com as condições de trabalho e muito menos com o meu salário e pensei em duas opções. 1º- Realizar uma graduação em ciências contábeis ou tecnólogo em gestão financeira e tentar mudar de profissão. 2º- Realizar uma pós para tentar lecionar em universidades. O que vc me indicaria?

      Grato.

    • bruno rafael

      Olá Pedro, primeiramente quero parabenizar pelo site. Pedro, estou com um dilema e queria sua opinião. É o seguinte: sou licenciado em matemática e já leciono no ensino fundamental II e eja há 6 anos. Dou-me muito bem com os meus alunos e na transmissão do conteúdo, mas não estou satisfeito com as condições de trabalho e muito menos com o meu salário e pensei em duas opções. 1º- Realizar uma graduação em ciências contábeis ou tecnólogo em gestão financeira e tentar mudar de profissão. 2º- Realizar uma pós para tentar lecionar em universidades. O que vc me indicaria?
      Grato.

    • rafaella

      Oi!!
      adorei o site,matematica é a matéria q mais me define..

  3. Valentina

    Bom saber que muitas pessoas apreciam a matemática. Legal esse site reservar um tópico relacionado a esta área das ciências exatas. Tem muito talento por aí desperdiçado por falta de credibilidade e acesso aos estudos. Gostei demais desse site !!

  4. ana lucia

    olá tenho uma pergunta pra fazer.Quantas chances eu tenho pra ganhar uma bolsa do PROUNI em matemática, tendo estudado em escolas publicas sem professores capacitados ?

    • ANA

      Oi Ana vc tem todas a chance do mundo basta acreditar em vc. tbm estudei em escola publica terminei o ensino médio em 2004 sem estrutura nenhuma para fazer um curso superior.então resolvi estudar em casa porque não podia pagar o pré vestibular .Todo ano faço Enem para poder concorrer ao Prouni e sisu e esse ano consegui ser contemplada no curso de licenciatura em matemática que amo através do sisu .Hoje existe muito sites de estudo e os livros do ensino médio tem tudo que precisamos para saimos na frente seja objetiva que vc vai conseguir assim como eu consegui.
      Boa sorte.

    • Lais F.

      Oi Ana, você tem todas a chances, basta acreditar que é capaz!

      Eu fui aluna de escola pública, consegui passar em uma universidade estadual (Unesp) e hoje estou no último ano da faculdade de licenciatura em matemática.

  5. tati

    olá, gosto de matemática e pretendo entrar na faculdade, mas gostaria de saber se devía mesmo, pois não sou tão boa em matemática, mais ou menos, o que vcs acham ??!!!! Aguardo resposta, obrigada, o site é realmente muito bom…

    • Rodrigo Antonio.

      Olá Tati.Eu estava passando por este site e lí seu comentário.Eu acho que você deve seguir em frente,buscar seu sonho,dar o máximo de sí porque independente do resultado você saberá que tentou e deu o melhor de sí.

    • Fábio

      Oi Tati,tudo na vida é possível desde de que vc se esforce,sou aluno de matemática e curso o terceiro período,posso te dizer uma coisa é surreal,vá em frente sem titubia,vc conseque.

      • rosiel

        Em relação a salario de um matemático,o que vc pode mi dizer

        obrigado.

    • felipe

      oi

      importante notar que a matemática que se aprende no ensino fundamental é bem diferente da matemática que voce vai aprender no ensino superior … Os paradigmas mudam … a forma de se estudar e aprender tambem.

      uma dica: se voce é boa com conta (e só isso)… sugiro engenharias … o curso de matemática é bem teórica … mais voltado para provas matemáticas

  6. thatiane

    boa noite, queria seguir carreira na medicina na área de neurocirurgia, mas tenho a preocupação de não conseguir passar no vestibular e ficar a toa, ja que gosto de matemática pensei em fazer matemática se não conseguir passar, será que vou perder meu tempo se fizer isto ? e que caminho irei pecorrer para a neurocirurgia ? obrigada…

  7. Este site é demais pois nos ajuda a ter uma facilidade para escolher o trabalho que queremos atuar. Estou pensando seriamente em seguir a área da matemática.

  8. Pedro Addler

    Olá Ana Lúcia

    Estudar sem professores capacidatados é sempre complicado, quanto menos recursos você tem mais precisa se esforçar.

    As chances que você vai ter no PROUNI dependem da nota do ENEM, se você estudar bem para o ENEM vai tirar uma boa nota e com certeza ganhar uma bolsa para estudar matemática.

  9. Pedro Addler

    Olá Tati

    Se você não é boa de matemática e não talento na área não recomendo fazer não o curso de matemática.

    É um curso que vai exigir bastante e você tem que ter sim o talento para conseguir completar.

  10. Pedro Addler

    Olá Thatiane

    Se o seu objetivo final é fazer Neurocirurgia recomendo que trabalhe nesse sentido mesmo, não vai valer a pena graduar em matemática.

    Para poder chegar a Neurocirurgia você vai ter que percorrer o seguinte caminho:

    -> Medicina -> Neurologia -> Neurocirurgia

  11. Israel

    Olá Pedro, eu tenho tanto talento quanto gosto pela matemática, porém a análise demonstrada no site de que o campo é escasso para o bacharelado me desistimula. As minhas habilidades poderiam ser voltadas para outros ramos, como computação ou economia, ainda que talvez não com a mesma satisfação, principalmente porque almejo uma profissão que possa me colocar em uma posição ecônomica minimamente confortável.

    Minha pergunta é: Eu deveria buscar outra área de atuação ou o mercado nacional tem espaço para um bacharel qualificado?

    • Mario Julio Jr

      Se gosta de Matemática, não há motivo pra não fazer uma graduação. Realmente o mercado do Bacharel em Matemática é escasso, mas você pode fazer um mestrado, dar aula em faculdade e buscar pesquisa dentro da Universidade que você lecionará, grandes Universidades sempre investem em pesquisa. Mas recomendo fortemente, faça um curso de linguas e vá fazer especialização lá fora, além da experiência de conhecer outros lugares, seu curriculo ficará bem apresentavel e quem sabe você não se acha por lá e acaba ficando.
      Boa sorte.

  12. Joao Amorim

    Olá Pedro,
    Estou cursando Matemática em uma prestigiosa universidade do Rio de Janeiro, a UERJ, mas conversando com alguns amigos já formados na área e em outras também do segmento de licenciatura em matemática eles relataram a insatisfação com os baixos salários, o que teria me desmotivado um pouco também. Isto claro, não é motivo para a desistência do curso, mas uma pergunta fica: na graduação fazer o que gosta e na pós fazer o que dá dinheiro seria o caminho ?
    por exemplo penso no mestrado em engenharia de produção. será essa uma boa estratégia ?

  13. tais

    adorei esse site.eu amooooooo matematica,quero ingressar na área mas nao sei se eu quero ser professora.eu queria saber quais as outras profissões que existem na matemática além de professor…….parabéns pelo site…….

  14. Pedro Addler

    Olá Israel

    Se você tem o raro talento para a matemática não jogue fora !!! o mercado de trabalho e o país precisam de você.

    Tenho uma ótima dica para você que busca valorização e reconhecimento: estude para ser professor de matemática de nível superior ( dar aula nas Universidades ).

    Um professor universitário de matemática bem qualificado ( mestrado e doutorado ) ganha mais que a maioria dos economistas e profissionais da área de TI.

  15. Pedro Addler

    Olá João Amorim

    Fica a mesma dica que dei para o Israel, estude e se qualifique para ser professor de matemática de nível superior, você vai encontrar todo o desafio e dinheiro que você procura.

  16. Rômulo Vieira

    Sou otimo em matemática sempre gostei, minha preocupação e com o salário, eu quero fazer uma coisa que gosto e também me dê retorno financeiro.
    Obrigado desde já.

  17. Mayara Bruna

    Eu quero fazer faculdade de matemática e essa leitura me ajudou muito nesse sentido. Me auxiliou também em uma pesquisa da escola.
    Gostei muito!

  18. Ricardo

    Oi Pedro!

    Com relação a carreira de professor de matemática de nível superior. Qual é o caminho e o tempo que leva? Tens idéia da média salarial? Abriram hoje as inscrições do vestibular 2011 e ainda estou me decidindo.
    Obrigado!

  19. joás da silva oliveira

    Olá, tudo bem gostaria de explanar os meus agradecimentos da,pelo guia de carreira depois de vários testes finalmente descobri a area que eu me encaixo bem(Area de exatas),muito obrigado também pelas descrições de cada carreira :)

  20. Bruno

    Olá chefes e editores desse site …
    É por meio deste que parabenizo todos voces !
    Pois nada melhor do que expor as profissoes, ainda mais nessa fase da vida, que muito precisarei de links informativos de profissoes, para que eu não erre na escolha! Muito obrigado mesmo…
    Voces foram demais com essa ideia ! E pra ajudar , eu AMO MATEMÁTICA ! KKKKKKKKKKKK’

  21. Marina

    Olá Pedro!
    Eu estou fazendo arquitetura, mais estou infeliz com o curso. Sempre gostei de matemática, não só de aprender como de ensinar (dou aulas particulares). Sempre foi a minha melhor matéria e estou na reta final de concluir o método kumon de matemática (nao sei se vc conhece). Gostar eu gosto, e ter talento, acho que tenho! Mas estou insegura em largar tudo, o que me desanima é o marcado para o profissional matemático. Eu queria saber mais sobre o que faz o matemático que não é só professor, que trabalha em empresas de engenharia, como foi citado no texto acima. Obrigada.

    • Cícero

      Você lembra nos jogos de futebol da globo que eles mostram a situação dos times e diz quem tem chances de ser campeão de vice etc… +- isso e depois dizem segundo o matemático oswald de souza poisé esse cara é o bacharel em matemática o pesquisador existe tbm varios outros tipo de trabalhos pro bacharel

      Na época das eleições, quem tem chances de se eleger as pesquisas de ibope, margem de erro, a maioria dos matemáticos das emisoras de tv rádio e jornais trabalham em cima de estatisticas, porcentagem, e por aiu vai mais tem outro tipos de campos de atuação sim

  22. Pedro Addler

    Olá Tais

    Essa foi mesmo uma boa pergunta !! A maioria das pessoas pensa que os profissionais de matemática só podem trabalhar dando aulas, mas na verdade estão enganados: a matemática é uma carreira mais ampla que as pessoas imaginam :P !!!

    Você também pode seguir carreira de matemática nas seguintes áreas:

    - Trabalhos de Engenharia: Muitas empresas de engenharia complexa ( aeroespacial, construção, etc… ) contratam profissionais de matemática para auxiliar seus engenheiros.

    - Trabalhos Científicos: Laboratórios e empresas de alta tecnologia também precisam sempre do trabalho de profissionais de matemática para criar modelos matemáticos para experiências científicas. Profissionais de Física são grandes parceiros dos de matemática dentros dos laboratórios.

    - Computação: Empresas de computação avançada também sempre precisam do conhecimento dos matemáticos para ajudar a traduzir modelos matemáticos para as linguagens de computador. Só assim podem ser criados softwares avançados tais como programas para modelagem 3D.

  23. ROBERTO CAE

    Pedro, tenho 34 anos e estou querendo cursar matemática porque o curso é de manhã e posso trabalhar a tarde, você sabe se posso me especializar em alguma área de engenharia, o mercado de trabalho absorve profissionais com minha idade e você acha que consigo estágio com quanto tempo de curso, obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Roberto Cae

      Sim com certeza, Matemática e Engenharia são áreas irmãs e sempre andam juntas, uma complementando a outra.

      Se formando em matemática uma boa opção é você se especializar em Engenharia Estrutural se tornando Engenheiro Calculista.

      O Engenheiro Calculista auxilia outros engenheiros específicos tais como Engenheiros Civis a realizar tarefas matemáticas complexas e cálculos de todo tipo.

      • Raí

        Oi atualmente eu estou no 1° primeiro semestre de matemática( Licenciatura) e queria saber se terminando o curso eu poderia me especializar e ser engenheiro civil, isso é possível ou é só fantasia da minha pequena cabeça?

  24. Pedro Addler

    Olá Ricardo

    Realmente, ser professor de matemática de nível superior ( dar aula em universidades de matemática, engenharia ou ciência da computação por exemplo ) não é uma boa carreira não, é uma carreira excelente !!

    Apesar de ser um caminho longo e complexo, o salário médio de um professor de matemática universitário bem graduado nunca é menos que 5000 Reais mensais.

    Para se chegar nesse nível como professor de matemática, você vai levar aproximadamente entre 6 a 8 anos de estudo.

  25. Pedro Addler

    Olá Marina

    Que legal hein !! Pelo que lí no seu depoimento você tem um talento raro para matemática sinta-se orgulhosa disso !! :D

    Em relação ao trabalho do profissional de matemática nas empresas ela trabalha lado a lado com engenheiros resolvendo cálculos estruturais complexos.

    O profissional de matemática também pode trabalhar em laboratórios de todo tipo de tecnologia transcrevendo experiências para modelos matemáticos e lógicos.

  26. DAVID

    eu não vivo sem ela Matemática é uma linda mulher na minha vida

  27. Natália Alves

    Olá Pedro!

    O que acontece! EStou pensando em cursar faculdade de matematica. Pois sempre tirei boas notas no ensino médio, sempre aprendi rápido.Porém o grau de estudo de uma universidade é muito mais complexa. Tenho medo de começar e não conseguir me desenvolver, mesmo gostando.

    • Pedro Addler

      Olá Natália Alves

      Gostar com certeza é o primeiro passo ( e um dos passos mais importantes ) para se poder ter sucesso, seja na área de Matemática ou em qualquer área.

      Realmente não vou mentir a Matemática da faculdade nem se compara a Matemática do colegial vai muito mais longe até as fronteiras do conhecimento mesmo.

      Mas você vai gostar !! É sempre interessante ir fundo nos assuntos que gostamos, no seu caso a Matemática.

      • jeymenson

        oi tudo bem? meu nome é jeymenson, até um certo tempo não sabia direito o que fazer da minha vida, sempre gostei de matemática e fiquei feliz em saber que tenho vocação pra isso, mas eu gostaria de uma profissão que me desse um bom retorno financeiro seria essa a profissão certa?

  28. wesley

    o aluno que deseja entra no curso de matematica ele, tem que ter uma boa formaçao no ensino medio. porque eu nao tenho mas sou autodidata e aprendo tudo muito rápido.
    no começo do curso se inicia o aprendizado em matemática, com base no que sabemos sobre matemática do ensino medio, como equaçao do 1º grau, e inequações tudo do ensino médio.

  29. Jéssica

    Olá , eu vi que o matemática tbm pode trabalhar em outras areas , sem ser professor e achei legal.Eu fiz Kumom um tempo, ñ cheguei a terminar e depois disso fiquei mto boa em matemática, mais ñ sei se vou me dar bem no curso.
    Eu estou perdiga em escolher um profissão eu fiz Biomedicina e ñ gostei e parei.
    Acho que sou melhor em exatas

  30. Daniel

    Olá Pedro,
    na época de escola sempre tive muita facilidade em matemática, mas no ens. médio digamos que praticamente não tive aulas de matemática. Por isso gostaria de saber se no inicio do curso eles fazem revisões, ou já começam em um nível avançado??

    • Pedro Addler

      Olá Daniel

      Excelente pergunta hã !!! Realmente no início do curso de Matemática há sim uma boa revisão, mas não se iluda, meio que já começam do nível intermediário pra frente, o basicão, basicão mesmo da Matemática não será revisado.

      Essa questão da Matemática básica, aconselho a você ir estudando por fora, quando der :)

  31. Hully Chedieck

    Passei em matemática numa federal aqui do do meu estado. Farei bacharelado e quero saber quais possíveis caminhos posso seguir com essa formação.

    • Pedro Addler

      Olá Hully Chedieck

      Em um país em desenvolvimento e com muito o que aprender como o Brasil, o principal mercado para os profissionais de Matemática é a sala de Aula, seja no Ensino Fundamental, Médio ou então Matemática Avançada de Nível Universitário.

      Você também pode trabalhar como pesquisador científico em empresas de Tecnologia, pode trabalhar em bancos, Instituições Financeiras e também em empresas de Consultoria Especializada.

  32. anne

    boa noite,adoro o site !queria saber como posso ser phd em matemática e como sera o caminho a percorrer ? bj obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Anne

      A denominação PhD em Matemática vem do Inglês ( Phiolosophical Doctor ) e equivale justamente ao que no Brasil chamamos de Doutorado em Matemática.

      Para poder chegar ao nível de PhD ou Doutorado em Matemática você deve seguir os seguintes passos:

      -> Graduação em Matemática -> Mestrado em Matemática -> Doutorado em Matemática

  33. Oldair Papi

    eu gosto muito de matemática, e gostei muito das opiniões acimaa, vcs estão de parabéns!!

  34. gilson

    Olá Pedro tudo bem ? Aqui tudo paz.
    Então,tenho 40 anos de idade, sou formado em fisioterapia a 5 anos, e atuo porém, sem sucesso, principalmente o financeiro.Há 1 ano moro na cidade de Porto Seguro – BA, na qual está muito difícil para exercer a minha profissão e como minha esposa é pedagoga bem atuante e tem mais tempo na cidade, conversando com ela decidi cursar matematica aqui na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. As minhas dúvidas são:

    1)desde o 2º grau que não vejo matemática;
    2)tenho 40 anos de idade;
    3)nessa faculdade de matemática que citei, são 3 anos.

    O que você me aconselha?

    Desde já muito obrigado.

    Gilson.

    • Pedro Addler

      Olá Gilson

      Indo direto ao assunto, em relação a Pergunta 1, não se preocupe, talento não se perde, não se vende e não se muda, se você tem o talento para Matemática dentro de você, pode fazer 50 anos que você não vê Matemática que em pouquíssimo tempo você vai se lembrar.

      Em relação a pergunta 2, idade também não é fundamental, o importante é seu espírito, sua saúde e sua disposição em começar novos projetos, no caso, estudar Matemática.

      Sua atitude é muito nobre e você não vai se arrepender, nunca é tarde, vá em frente !! :D

      • Paula Medina

        Esse site é muito útil e me identifiquei muito com ele, porque tenho 37 anos e vou começar a cursar Engenharia Civil. Obrigada pelo incentivo!

        • ANA

          É VERDADE PAULA ESSE SITE LEVANTA MESMO NOSSA AUTO ESTIMA EU TENHO 33 E DIA03 DE JULHO COMEÇO MEU CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA TBM ESTAVA MIM SENTINDO INCOMODADA POR JÁ TER PASSADO DOS 30 MAIS COMO PEDRO MESMO DISSE SOMOS CAPAZES SIM .A IDADE NÃO IMPORTA O QUE VALE AGORA É NOSSA FORÇA DE VONTADE QUE É MUITO GRANDE.TEMOS MESMO QUE SEGUIR RM FRENTE O IMPORTANTE É ESTAMOS FELIZ E FAZENDO ALGO QUE GOSTAMOS.

  35. LADY KENNIA

    olá. acabei de passar no vestibular de Matemática da UEMA – universidade estadual do maranhão, para o curso de matemática, 19ª colocação. quero me profissionalizar e trabalhar nas melhores escolas. gostei muito deste site.

  36. LADY KENNIA

    Pedro, do que preciso para dar aula de Matemática no Ensino Superior ?

    • Pedro Addler

      Olá Lady Kennia

      Taí uma boa pergunta, para poder dar aulas de Matemática no Ensino Superior em uma faculdade de Ciências Exatas e até mesmo Engenharia só a graduação em Matemática realmente não basta.

      Você também tem que ter uma pós Graduação em Matemática para poder estar apta para um cargo desta importância.

      Recomendo que após terminar a Graduação em Matemática que você faça um Mestrado.

      • ANA

        PEDRO AINDA NÃO SEI DIFERENCIAR MESTRADO E PRÓS -GRADUAÇÃO VC PODE EXPLICAR MELHOR POR FAVOR MANDA A RESPOSTA PARA MEU E-MAIL.

  37. K.A

    Eu estou afim de cursar engenharia Civil , mais sou péssimo em matemática (tipo não péssimo , mais lento ) e seria uma boa eu cursar matemática primeiro . E depois engenharia ?

    • Pedro Addler

      Olá K.A.

      Que nome misterioso :P mas sério, seu conceito sobre o curso de Matemática está errado, para você poder fazer faculdade de Matemática tem que ser justamente o oposto, você tem que ser é boa de cálculos e não ruim.

      No curso de Matemática você vai fundo nas Teorias, é preciso uma boa dose de talento para entender tudo, você vai aos limites do raciocínio lógico.

      Recomendo que você parta direto para a Engenharia Civil.

  38. Karla

    Fiz 5 periodos de matemática numa universidade publica e depois de me dá mal nas disciplinas de calculo,acabei desistindo e mudei para Letras.Só que sinto falta do curso e quero voltar.Vale a pena?Amo matemática,mas não entendo por que não consigui passar nas provas.Voce acha que eu devo tentar de novo?Gostar muito é o suficiente?Quais são as dicas para ter bom desempenho no curso de matemática ?

    • Pedro Addler

      Olá Karla

      Mas que caso curioso hã !! Você foi praticamente de um inverso ao outro de Matemática a Letras :P

      De qualquer modo, pelo que pude ver o que você gosta mesmo é da Matemática tanto é que quer voltar.

      Minha dica é a seguinte: falta muito para terminar o curso de Letras ?? Se você estiver só começando vale a pena largar sim e voltar pra Matemática, agora, se você já estiver avançada em Letras, quase terminando, vale e pena terminar primeiro, porque aí você vai ter 2 diplomas.

      A questão de ser bom ou boa em Matemática não tem segredo, Matemática é como um esporte quanto mais você praticar melhor fica.

      Faça muitos exercícios e leia muito, esse é o grande segredo para se tornar um grande profissional de Matemática.

  39. ZAZA

    OI adorei os comentários,mais continuo co minhas dúvidas.Adoro matemática, tenho facilidades com cálculos e estou pensando em fazer o curso a distância, indo somente 1 vez por semana no polo.
    Será que conseguirei acompanhar?

    • Pedro Addler

      Olá Zazá

      Comparando o curso a Distância com um curso tradicional de Matemática, cada um tem suas vantagens e desvantagens.

      - Curso de Matemática Presencial: Tem a vantagem do acompanhamento de perto dos professores, da aula presencial em sí que te obriga a prestar atenção e também do ritmo de estudos mais organizado e disciplinado.

      No entanto, o curso de Matemática presencial também tem a desvantagem de você precisar se deslocar até ele e também os horários rígidos que muitas vezes te impedem de trabalhar por exemplo.

      - Curso de Matemática a Distância ( EAD ): Tem a vantagem de você poder fazer seus horários e estudar mais ou então menos de acordo com a necessidade, além da grande vantagem de você não precisar se locomover diariamente até a faculdade.

      A desvantagem do curso EAD de Matemática é a de que como o curso é muito flexível a tendência é dos alunos relaxarem e não estudarem tanto. Você tem que ter muito mais disciplina para criar e cumprir seus horários em um curso de Matemática a distância.

  40. Anne Karolinne

    Olá Pedro
    não sei que curso irei fazer, mas tenho facilidade com matemática e tenho afinidade mais penso em arquitetura.Qual seria a melhor decisão?

    • Pedro Addler

      Olá Anne Karolinne

      Se você gosta de Matemática e gosta também de Arquitetura então faça a união dos dois !!! :P

      Matemática + Arquitetura = Engenharia Civil.

      Faça Engenharia Civil.

  41. vinicius

    Olá Pedro Addler estou com uma grande duvida , estou no segundo ano do ensino médio e atualmente estou fasendo um cursinho de matemática no kumon , percebo que meu desempenho na matéria melhorou muito e meu raciocinio também , por isso estou pensando em faser a faculdade de matemática porém estudo ingles a anos e amo esta materia , ja pensei em faser letras mais onde fica a matematica??? . o que devo faser matemático ou letras ?.Qual area vai me dar mais oportunidade de crescimento profissional ??

    • Pedro Addler

      Olá Vinicius

      Realmente você deve estar enfrentando um dilema difícil entre seu antigo interesse Letras e seu novo interesse Matemática.

      Minha dica é a seguinte: já que você está fazendo o curso do Kumon e progredindo bastante na Matemática, deixe para decidir depois que você terminar esse curso.

      Se você notar que progrediu bem em Matemática e que está gostando mesmo do assunto, faça Matemática, agora se você perceber que foi só um interesse momentâneo, aí volte e faça o curso de Letras.

  42. Anna Flávia

    OI, tenho duvidas no que fazer sempre adorei matemática, mas n tenho certeza se quero fazer isso, antes queria fazer direito mas n estou tao certa disso o que voce acha que eu devo escolher ?? as vezes acho que so queria fazer direito por causa do meu pai, voce acha que devo tentar a matemática ?? ou continuo com a idéia de fazer direito…

    Esse site é muito bom, ele me ajudou a escolher o que eu quero fazer e que profissão quero realizar, vocês estão de parabéns agora so falta escolher se é isso mesmo que eu quero, tomara que eu me decida logo kkkkkk

    beijinhos

  43. Jorge Ribeiro

    Olá pedro , eu acho que matematica e dificil ate para quem gosta , eu faço pelo cederj , as provas alem de ser dificil, eles querem que cheguem a um resultado final do jeito deles ou seja na prova de calculos tem que seguir a formula que eles pedem ,mesmo a questao estando certa , gosto de matematica , alguma coisa puxa a outra como funçao polimonial , mas estou desanimado com as notas, as provas exigem pouco tempo , mas na lorgica tem que ter tempo para raciocinar.

    Os fiscais pedem as provas , e agente ainda falta muita questões para resolver , um curso bastante demorado, estou com a idade avançada , mas domino muita coisa , queria uma opiniao : numa universidade particular como é um curso de matemática ? será que e bem mais rápido ? pois numa universidade publica eles dificultam o maximo , se errar um sinal , são quese meio ponto que perde numa questao valendo 2 , aguardo uma resposta, por favor, matemática numa universidade publica, nada haver quem tirava nota boa num ensino fundamental

    • Pedro Addler

      Olá Jorge Ribeiro

      Realmente, você disse tudo, Matemática realmente figura entre os cursos mais difíceis que existem, mesmo pra quem tem talento !!

      Nas universidades particulares, acontece o seguinte, como tem a questão das mensalidades e tudo mais, a direção e os professores estão sempre “quebrando o galho” dos alunos.

      Claro, essa não é uma regra geral, mas acontece na maioria das universidades particulares que tem cursos tais como Matemática ( que são difíceis ).

      No entanto, essa quebrada de galho, não é boa não, como você ganha pontos extras sem esforço, você acaba relaxando e aprendendo menos, esse é o motivo das empresas preferirem profissionais formados em Matemática nas Federais.

      A dica pra você é a seguinte: Mesmo o curso de Matemática nas universidades públicas sendo difícil, persista !! Com o tempo você vai melhorando cada vez mais seus conhecimentos em Matemática e no final vai até tirar de letra :)

  44. Thiago

    Olá Pedro,gosto muito de matemática,para mim é uma das melhores coisas de se estudar.Só que não tive a oportunidade de cursar matemática como primeira graduação,e estou cursando contabilidade,sei que isso não impede que eu estude matemática nas horas vagas,mais penso em seguir carreira na matemática quando terminar meu curso de ciências contábeis quero fazer o mestrado em matemática,você acha que vou ter dificuldades já que não vou ser graduado em matemática ? mas se necessário pagarei algumas cadeiras do bacharelado em matemática para igualar meu nível,mais o principal eu tenho vontade de vencer desafios matemáticos,você acha que faço certo em querer fazer logo o mestrado ? e que não quero perder 4 anos se graduando novamente.

    • Pedro Addler

      Olá Thiago

      Sim, não vou mentir, por você ter cursado Ciências Contábeis ao invés de Matemática mesmo, você vai passar por algumas dificuldades extras no seu Mestrado ou Especialização.

      No entanto, como você parece ter um talento natural para Matemática, seu talento compensará os desafios.

  45. Sâmara

    Adorei o site e enfim consegui tirar minhas dívidas.
    Eu adoro tudo q envolva matemática…
    Muito obrigada.

  46. Dani

    gostei muito do site.Agora sei bem o que devo fazer: Matemática !

  47. Thalita S.

    Ola Pedro, depois de ler essa matéria tirei minhas duvidas e agora tenho certeza de que matematica é a unica profissão que não vou seguir kkkkkkkk.

    Estou em duvida pq esse ano quero começar a farzer curso técnico de farmacia, e mais pra frente fazer faculdade de beomedicina, vc achar qe essas duas profissoes tem alguma coisa a ver ? ah elas não tem muita matematica não né ? quero trabalhar na aréa de pesquisa .

    Muito bom o site, tiro minhas duvidas sempre aqui. PARABÉNS!

    • Pedro Addler

      Olá Thalita

      Pois é !! :P O Guia da Carreira é um espaço democrático, as pessoas tem direito a gosta ou não das carreiras, pelo visto você não é uma grande fã de Matemática. rsrs

      No que diz respeito ao curso Técnico de Farmácia e o de Biomedicina eles tem sim uma boa ligação pois ambos são baseado em Biologia e Química.

      E como eu sempre digo por aqui, faça sim um curso técnico !! O curso técnico é a melhor maneira de entrar no mercado de trabalho, fazendo ele você pode já ir trabalhando enquanto faz uma faculdade mais avançada.

  48. Daniel

    Eu amo Matemática, mas não levo muito jeito pra coisa…

  49. Daniel

    O curso de Matemática da UFPR é bom? Professores, cobrança, esse tipo de coisa. E qual universidade tem o melhor curso de Matemática?

    • Pedro Addler

      Olá Daniel

      Atualmente a UFPR e por sinal todas as grandes universidades do Sul do Brasil estão tendo ótimos cursos de Matemática.

      Mas agora, se você quiser os melhores eles são os seguintes:

      • UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul ): Curso de Matemática

      • UFSC ( Universidade Federal de Santa Catarina ): Curso de Matemática

  50. Pedro

    Olá , muito bom o seu site. Então eu gosto muito de matemática , porém não sei que faculdade fazer eu me acho bom em calculos que envolve dinheiro , porcentagem calculos rápidos tenho facil aprendizagem em formulas e estou bem indeciso tenho 17 anos e vou completar 18 e gostaria de fazer um faculdade ou queria um curso técino onde você acha q eu me sairia bem ?
    eu gostaria muito de trabalhar com partes financeiras mais estou bem indeciso que dica você me daria ?

    • Pedro Addler

      Olá Pedro

      Levando em conta o seu perfil, que gosta de Matemática, tem facilidade com cálculos, facilidade com fórmulas e gosta da questão do mercado financeiro, tenho sim uma indicação de um curso ideal para você: Economia.

      O curso de Economia combina todos os elementos que você mais gosta e também é um grande desafio.

  51. DKRock

    Fazer matemática antes de arquitetura é uma boa alternativa?

    • Pedro Addler

      Olá DKRock

      Não, sinceramente acho que não, não vale a pena se dedicar metade a cada carreira, no seu caso, Matemática e Arquitetura.

      Melhor escolher uma carreira só e se dedicar fundo a ela.

  52. Paula

    muito boa noite Pedro? então fiz o teste e deu entre varias opção matematica, digo varias pois caiu até agronomia rsrs, mas quero fazer ciencias contabil, pois li 30 vezes a grade de aulas digamos de 10 coisas que cai, eu me dou bem em 9, pois justamente a matemática me assusta um pouco, por favor me de uma orientação, sou logica, e um tanto seria, pois estas qualidades se encaixam. bjos me ajude por favor.

    • Pedro Addler

      Olá Paula

      Realmente, a Matemática é como a música ou o desenho, não são todos que tem o talento necessário para poder entende-la direito.

      Você parece estar sim interessada em Matemática, já que quer fazer Ciências Contábeis, mas ela parece te meter um pouco de medo.

      No curso de Ciências Contábeis, no entanto, a Matemática é básica e você dará conta sim, afinal como você mesma disse, você é lógica e séria.

  53. Raphael Reis

    Boa tarde, po eu to com uma grande duvida, pois eu faço faculdade de matemática e não sei se e isso que eu quero para minha vida. Pois eu me extresso na faculdade com os professores e etc. pelo jeito em que eles dão aula e etc.

  54. Lucas A.

    Estou encerrando o último ano do ensino médio, tenho 6 medalhas em Olimpiadas de Matemática e tenho muito interesse na área, com preferencia para educação. Porém também penso em cursar Desenho Industrial, por também adorar criar, inovar, desenhar, aplicar conhecimentos de forma teórica, pesquisar, renderizar, comparar e informar, preferencialmente para gerar soluções a problemas sociais e ambientais. Ao fazer testes que auxiliam à escolha de uma carreira, sempre parece empatar estas duas profissões. Qual outro jeito de descobrir qual profissão realmente devo seguir?

  55. vini

    olá, seu site é muito bom parabéns , quero cursar matemática mais estou com dúvidas em relação a universidade.vale a pena fazer 1 ou até 2 anos de cursinho para passar em universidade pública até mesmo na usp(meu sonho), ou uma faculdade particular é a mesma coisa .bom muitos dizem que matemática embora seja um curso difícil é um curso comum e barato e é besteira fazer em universidade pública . é verdade???.
    outra coisa..,no bacharelado em matemática só aprende a matemática ? não se aprende a lecionar???. é verdade que se os formandos de universidades públicas são olhados com melhores olhos no mercado de trabalho???. desculpa se perguntei demais . tchau obrigado.

  56. Lais Carvalho

    OLá Pedro..
    To cursando Licenciatura em Matemática…
    gosto muito da DISCIPLINA….
    mas tenho algumas dúvidas..
    To no 1° semetre e o pessoal do 2º ficam potando pilha em mim….
    Modesta parte tem talento pra coisa..
    MAs essa dúvida ta me matando,pois fico pensando se é isso mesmo que eu quero..
    gostaria de saber se além de exercer a função de professor a Licenciatura em matemática abre portas pra outra coisa e se não ser muito,gostaria que você citasse alguns exemplos…
    PARABÉNS PELO SEU SITE…
    REALMENTE É MUITO BOM.

    • Pedro Addler

      Olá Laís,

      Primeiramente, obrigado pelos elogios ao site! Fico satisfeito que você esteja gostando do conteúdo! :D
      Quanto a sua dúvida, muitas pessoas ficam pensando se escolheram o curso certo mesmo. Isso é mais normal do que você pode imaginar!
      Se você sabe que tem talento pra Matemática, significa que está no caminho certo!
      Um conselho que eu posso te dar é sugerir que você procure alguém que já tenha se formado em Matemática. Conversar com quem já trabalha nesse ramo pode ser muito esclarecedor.
      Normalmente quem segue o caminho da licenciatura pensa em dar aulas, mas essa é uma carreira que pode te trazer muitos outros caminhos. Você pode fazer uma pós-graduação e trabalhar com pesquisas dentro de uma universidade.
      E siga sempre o que o seu coração mandar, não ouça pessoas que tentam te colocar pra baixo.

      Boa sorte na sua carreira!
      Estou torcendo por você ;)

  57. Laís

    Olá eu passei para matemática a distância pela UNIRIO, mas to com medo, sempre gostei de matemática no colégio e sempre foi a diciplina em que tirava minhas melhores notas, mas dizem que é totalmente diferente.
    E na verdade, eu quero fazer arquitetura, será que fazer matemática (ou pelo menos começar )vai me ajudar em arquitetura ?

    • Pedro Addler

      Olá Lais!!
      Com certeza o curso superior é bem diferente do que aprendemos no colegial. Tirar boas notas em matemática e ter facilidade na mesma demonstra afinidade na área de exatas. É interessante que converse com um profissional na área de matemática ou mesmo com alunos do curso para ter certeza se é o que deseja fazer! Se realmente deseja fazer Arquitetura então não há dúvidas! Acho interessante iniciar o curso de matemática que já passou para ajudar a tirar a dúvida se é o que realmente deseja! Desta forma estará segura para tomar a decisão! Boa sorte na escolha e bons estudos!!

      • Cristiana

        Olá,Pedro!!!
        Adoro contabilidade e por não ter na minha cidade comecei o curso de matemática porque eu sempre gostei de cálculos e ia bem em provas,mas no decorrer do semestre senti dificuldades,achei um pouco cansativo.Não sei se por estar por um longo período sem estudar ou se por que não tenho o perfil adequado.Estou me preparando para voltar à faculdade e não consigo e decidir por qual o curso escolher.
        Fiz aconselhamento profissional e meu perfil aponta para à área das humanas destacando principalmente área de saúde comunitária como fisioterapia, psicologia,psicopedagogia e também para treinamento de pessoal e docência.Eu tinha como segunda opção Direito pelo fato de que gosto de estar por dentro das leis,direitos,deveres e garantir o direito de justiça das pessoas,mas não tenho muita paciência para ler muito.Após tantos estudos das carreiras e o resultado do meu aconselhamento fiquei mais em dúvida ainda.Parece que quanto mais eu pesquiso e mais o tempo passa menos certeza do que quero eu tenho,me sinto sem muita determinação.Sou comunicativa, sociável,argumentativa e prestativa.Me dê sua opinião de como fazer para decidir com menos angustia.

      • Toi shi

        olá pedro,
        gosto muito de matemática
        sinceramente acho a matéria fantástica
        mas não sei se conseguiria concluir o curso
        pois gosto mais
        do que levo jeito
        pra mim seria um desafio enorme
        estou tentando entrar pelo sisu
        para uma federal
        o que vc me diz??
        tento mesmo com a insegurança
        se vou conseguir??

  58. Carla

    Adoro matemática na escola eu me dava super bem, passei no vestibular para matemática e agora será que vou me dar bem novamente? Quais as vantagens eu tenho? Compensa fazer este curso tem saída para o mercado de trabalho?

    • Pedro Addler

      Olá Carla,

      Se você gosta de Matemática, certamente se dará bem na graduação.
      A graduação em Matemática te oferece muitas oportunidades no mercado de trabalho, desde trabalhar como professora, como pesquisadora ou em muitas empresas dos mais variados tipos de produtos.
      Procure conversar com profissionais da área para esclarecer as suas dúvidas principais.

      Espero ter ajudado :)

  59. Heleney

    Olá amigos do site, sou graduado em normal superior e em matematica e tabem tenho especializaçao em ensino de matematica. Dei aulas de matematica por 5 anos no ensino basico´de 2008 para cá estou trabalhando nos correios. Quero voltara dar a aulas, o problema e o salário,quero seguir carreira no ensino superior, mas o correio não libera para fazer mestrado, como o salrio compença não me sinto seguro para deixar um trabalho que mantem minhas contas, que concelho vs me dariam, eu ainda sou jovem tenho 25 anos. O meu grande sonho é ser professor do ensino superior, conheço todas as disciplinas da graduação em matematica, mas para isso preciso do mestrado, sei que o mestrado me abre muitas portam isso me prermitiria dar aulas não so de matemátia, mas também em outros cursoa de graduação. O que devo fazer?

  60. Wanderson

    Olá Pedro
    Gostaria de que me ajudasse
    Tenho 20 anos ,e estudei pouco durante o ensino fundamental e comecei a estudar um pouco mais sério no 2º ano do colegial.Pois acabará de de repetir novamente.O 2º(ensino médio)e 4º(ensino fundamental).
    Pois fazia muita bagunça na sala de aula e nunca estudava .Muito menos tinha lido algum livro por completo.
    Após a segunda repetência passei a dedica mais na escola afinal já tinha 18 anos e não tinha terminado o colegial.
    Mas em fim conclui o ensino médio e entrei num cursinho.Me preparei durante cinco meses e consegui passar no vestibular da UFU para cursar matemática.
    Eu adoro matemática tenho raciocínio lógico e direto para interpretar cálculos ,no entanto tenho certa dificuldade em calcular probabilidade e álgebra.
    Gostaria de saber se eu dedicar e perseverar conseguirei bons resultados, pois irei estudar em horário integral.

    Desde já agradeço sua atenção

    • Pedro Addler

      Olá Wanderson! Parabéns pela conquista! A UFU é uma ótima universidade. Sim, você deve prosseguir nos estudos. Todo curso tem uma matéria que é mais díficil ou que o aluno não consegue obter resultado máximo, porém tendo força de vontade, tudo se torna mais fácil. Boa sorte! Abraço!

  61. Carolina

    Olá Pedro!
    Gosto muito de Matemática me identifico muito com a matéria na escola, já que ainda estou concluindo o 3º ano, apesar de eu me interessar muito por cálculo, fiz o teste vocacional e o resultado: Biológiocas. Ai fiquei em dúvida, gostaria de saber na área de Matemática sem ser o cargo de professor. Qual área poderia seguir que seja valorizada e bem reconpensada? Ou outra sugestão tabém na área de Biológicas, se puder me ajudar eu agradeceria.
    Desde ja agradeço.

  62. Renato

    um ótimo resumo sobre esta área q é uma área muito boa a se seguir por quem gosta……. eu particularmente sempre gostei de matemática mas naum sabia ao certo o q seguir … esse sit me ajudou muito …. tbm me esclareceu q correrei riscos embora o governo naum invista tanto assim nesta área !! Mas “vencer na vida no mundão é pra quem tem coragem” … ObrigadO

  63. gabriel

    eu tenho muito talento em matematica.È uma boa ideia eu fazer matematica e economia ou matematica e trabalhar em centros de pesquisas cientificas?

  64. Gabriel

    parabens pelo seu site nota 10!!!!
    Eu amo muito a matematica, sei um pouco de calculo avançado ,e queria saber se faço matematica e economia, porque gosto tbm de matematica ou matematica e atuar em centros de pesquisas cientificas pq gosto tbm de pesquisas.

  65. Marcus

    Sou Formado em Administração de Empresas, mas meu desejo e dar aula de matemática financeira a nível universitário. Gostaria muito de saber, qual a instituição que ministra o curso necessário para que eu possa ter esta formação. Obrigado

  66. anderson bandeira

    legal com essa pesquisa pude entender melhor a minha futura carreira, valeu, Deus Abençõe!!!!!!!

  67. joão vitor

    Olá gosto muito de matamática, mais estou em duvida no que vou ser no futuro por que eu não quero me especializa nesta área.Eu queria mesmo era em engenharia civil é uma boa área?

  68. Thaynara

    Oigostei bastante pois já tinha uma idéia do q queria fazer e fiquei ccontente com o resultado q deu q era justamente oq quero fazer!!

  69. Daniel

    É possível fazer o seguinte:

    > Graduar-se bacharel em Matemática
    > Trabalhar em empresas como matemático
    > Graduar-se em Filosofia
    > Combinar o conhecimento das duas graduações e se especializar em Filosofia

    Será possível?

    • Pedro Addler

      Olá Daniel!
      É sempre possível sim!
      O desafio inicial é sempre a inserção no mercado de trabalho, mas é sempre possível abrir seu próprio empreendimento para garantir a estabildiade financeira!

    • Celso

      Primeira vez que vejo alguém que tem vontade de fazer matemática e filosofia como eu >_<

  70. Patric Machado

    Olá Pedro,
    primeiramente gostaria de parabenizar pelo site (classificaria como de “utilidade pública”, rsrs). E tambem gostaria de uma orientação, atualmente estou no 5° semestre de Eng Eletrica e surgiu a possibilidade de cursar “Licenciatura” em Matematica, você recomenda?
    Atenciosamente,
    Patric Machado

  71. geisson

    Tenho apenas 11 anos e já estou no 8°ano do ensino fundamental penso muito no meu futuro e o que farei daqui alguns anos quando for fazer o vestibular e estou muito indesiso. Pedro me ajude.

    • Pedro Addler

      Olá Geisson!
      É interessante pensar no futuro! Mas um passo de cada vez! Não é preciso desesperar, você ainda tem pelo menos 3 anos para amadurecer as idéias sobre os cursos! É interessante que este período também é ligado com o amadurecimento pessoal, o que é muito importante na escolha do curso! Se já tiver alguma idéia no que seguir, vale a pena conversar com pessoas relacionadas a áreas (estudantes/profissionais). A busca de informação é sempre a melhor opção!

  72. Rayssa Perseveranza

    Faço Matemática e digo é uma boa escolha.

  73. Ed Carlos

    Olá Pedro
    Antes de tudo , dar os parabéns pelo site que esta muito bom, quero fazer faculdade de matemática a distância mais fiquei com uma duvida, o curso e autorizado pelo MEC não reconhecido, isso pode atrapalhar quando eu for concorrer a alguma vaga para dar aula?
    Obrigado desde já pela colaboração isso está pesando na minha decisão.

    Ed Carlos, Boituva SP

    • Pedro Addler

      Olá Carlos!
      Excelente pergunta! Realmente é um risco iniciar cursos não reconhecidos pelo Ministério da Educação, pois se o mesmo não for reconhecido até sua formatura, o seu diploma não terá validade, o que com certeza irá atrapalhar muito na inserção no mercado de trabalho, tanto no setor público, quanto no privado! Mas cursos novos geralmente não possuem reconhecimento, vale a pena verificar a qualidade da instituição de ensino, como estão os demais cursos para fazer esta aposta!

  74. gabi_

    Olá, em que áreas posso atuar se concluir um curso de bacharelado em Matemática e Computação científica (UFSC)? Como devo me preparar no colegial para entrar num curso na área de exatas sem dificuldades? Tenho bastante afinidade com cálculos, e sou uma boa autodidata, ahh e no meu colegial no IF eu só tenho aulas de matemática por 5 semestres (2,5 anos), isso pode me prejudicar sabendo que vou me formar apenas 1,5 ano depois?

  75. Hellen

    Muito bom o site!Parabéns!
    E MATEMÁTICA É MINHA VIDA,NÃO VIVO SEM E ANO QUE VEM SEREI APROVADA,NA MATÉRIA QUE MAIS AMO!!!

  76. Renê Stéfano

    Pretendo seguir uma carreira que me proporcione futuramente uma vida folgada e prazerosa e que eu não passe por falta de dinheiro ou deixe de fazer as coisas que eu gosto por falta dele. Mas todas as pessoas que já me conheceram e me viram em apresentações de trabalhos e feiras culturais dizem que meu potencial e para ser professor. agora eu não sei mais o que eu devo escolher.
    em minha escola teve uma feira cultural em 2010 e eu participei. As pessoas que vieram de outras escolas para visitar a feira se sentiram bem informadas quando ouviram minha apresentação e todos que me ouviram me perguntarão qual a carreira que futuramente eu queria me formar. respondi que ainda estava com duvidas, mas eles disseram que era professor. Na minha classe meus colegas dizem que eu sou “Nerd”, mas eu não me considero inteligente, mas sim dedicado. Outros dizem que eu tenho que ser professor de matemática ou ciências devido saber muito a respeito de ambas as disciplinas. e ainda tem algumas pessoas que dizem que eu tenho que ser professor devido minha facilidade em comunicar-me e transmitir com facilidade minhas ideias. Agora Pedro peço sua ajuda para me informar se eu sigo a Licenciatura ou uma carreira que me de uma boa condição financeira.
    Abraços!!!
    Aguardarei a resposta!
    Renê Stéfano Correia de Almeida Barbacena.

  77. mailson

    O site é excelente, porém ainda não me decide sobre qual carreira optar.

  78. adolfo

    Quero ser um bom matematico no futuro
    gosto muito dessa disciplina
    quando estou triste me consolo com matematica

  79. Jaine

    Olá, primeiramente quero agradecer vcs pelo maravilhoso site ! Tenho 15 anos, e estou muito confusa sobre o que quero ser.. Até hoje ja pensei em atuar duas coisas… Astronomia e Engenharia Eletrica.. porem não sei se é isso que eu gosto.. Gosto muito de matematica, e queria atuar em profissões que tivessem uma boa remuneração.. Que profissões envolvam a matematica, e que possuem uma boa remuneração? , engenharia.. ela envolve bastante matematica ? Obrigadaa =)

  80. Eliane Sofia

    Olá Pedro,

    Sou formada em administração de empresas e gostaria muito de dar aulas de matemática para ensino fundamental, a princípio. Nunca fui professora, a não ser em casa auxiliando meus filhos. Gostaria de saber se apenas com a administração já posso dar aulas e se não, qual o caminho a seguir.
    Obrigada

  81. mariana

    eu sou uma criança.

  82. Rodrigo

    olá, esse site está de parabens.Eu queria entrar para um cuso de de física bacharelado em uma dessas universiadades USP , UNICAMP OU UFRGS mas moro muito longe dessas universidades e pelo jeito que estou vendo no momento não vai dar para eu me deslocar para umas dessas universidades estão vou entrar pro curso de bacharelado em matematica aqui perto da minha cidade e depois de formado concerteza vou pra usp cursar física vou terminar o baharelado em matematica com 22 anos será que estou perdendo tempo?

  83. João Carlos

    olá eu gosto muito de matemática me amarro muito,queria cursar matemática porem já tenho esperiência em sala de aula por já cursar o normal médio curso profissionalizante na área de professor, mas estou em dúvidas se curso ou não, por não ter domínio sobre ela. Minha pergunta é será que eu consigo me adaptar durante o curso?

  84. Luiz Gustavo

    Olá Pedro, sou de Belo Horizonte, e estou adorando o site. Tenho enormes chances de fazer matemática Na UFOP através do SISU, e uma bolsa integral na PUC, porém trabalho em um Cartório de serviço Notárial aqui em BH(como Técnico em informática).
    Estou preoculpado porque meus pais não podem me ajudar, e caso eu curse Matemática o unico turmo é vespertino, gostaria de saber quando posso estagiar em matemática? E se é possivel obter pelomenos uma remuneração de 400 reais? Muito Obrigado!!!

  85. Pollyanna

    Bem eu amo a matemática, além de me dar bem na provas escolares acho que seria uma carreira interessante para mim!

  86. Rafaela

    Olá Pedro!

    O meu sonho é ser professora de Matemática; só não sei de que anos (provavelmente do secundário).

    E eu queria saber o que fazer para chegar a professora.

  87. Francislaine

    Olá gostaria de saber se existe faculdade de matemática(pode ate ser de ensino á distancia na região de Tupã SP) e gostaria de saber tbem se estando cursando o 2° ano de matemática eu ja posso começar a dar aulas?

  88. lorenna

    Ola to com uma duvida tremenda,passei na primeira chamada pra matematica(linceciatura) na ufmt,so q na segunda chamada fui chamada pra geografia(bacharel) e agora nao sei o fazer!
    Gosto de matematica,sabe era uma materia q aprendia facil,mas na faculdade nao e tudo flores,e bem mas dificil, entao to uma duvida cruel, fora q no curso de matematica e integral e nao vai da pra trabalhar e o de geografia nao. o q faço

  89. Bianca

    Queria saber se eu fizer a faculdade de matematica(licenciatura)posso trabalhar na parte financeira mesmo sem fazer mestrado ou doutorado?

  90. Ricardo Magalhães

    Olá,desde criança sonhava em ser matemático edevido a facilidade que tinha em aprender. Comecei a graduação em 1999, mas por motivo de constantes greves e religião, abandonei o curso em 2002 e fui fazer teologia em outro estado. Na época em que abandonei já estava me preparando para ingressar no mestrado. Hoje tenho 30 anos e quero recuperar o tempo perdido. Não queria voltar a graduação, por isso vou tentar direto um mestrado. Mas a questão é que os grandes sacadas dos matemáticos geralmente ocorreram entre os 26 anos. Vc acha que esta tarde para seguir a carreira de matemático?
    Desde já agradeço.

  91. Geraldo

    Boa noite Pedro,parabéns pelo site.Meu filho escolheu prestar vestibular para Matemática Aplicada e gostaria de saber quais as melhores faculdades no Estado de São Paulo. Grato

  92. Fábio Gonçalves

    Olá, boa tarde! Sou formado em matemática e quero fazer uma pós-graduação. Gostaria de saber em qual área poderia fazer( matemática, engenharia, mecânica,..)e onde poderia cursar.

    Obrigado!

  93. Thais Goulart

    Olá… Tenho uma enorme dúvida!
    Estou fazendo Licenciatura em Matemática (3° período), mas surgiu uma oportunidade de estagiar na area financeira, com gráficos, eu posso fazer esse estágio mesmo fazendo licenciatura?

  94. Louise

    Olá.
    Para dar aula numa faculdade federal pode ser com um mestrado?
    Ou o doutorado é obrigatório?

    • Pedro Addler

      Olá Louise,
      Para dar aula em uma faculdade/unviversidade federal, eventualmente você pode ter somente o mestrado ou até só a graduação. Pois abrem-se vagas para Doutorado, se não tiver condidatos, libera-se para mestrado e se por acaso também não tenham candidatos para mestrado, abrem-se vagas para graduados. Espero ter respondido sua dúvida. Abraço! :)

      • Louise

        Obrigada! Me informei na faculdade e é isso mesmo!Bem produtivo seu site.

      • Carmélia

        olá, Pedro, sou surda,eu amo muito matemática, qual universidade do Nordeste tem o melhor curso de matemática a EAD? Obrigado!

  95. Dinho

    ola gosto muito de matemática sou graduado trabalho numa impresa privada ha 16 anos na area de mecanica e manuntenção,e estou ingressando no educaçao no perodo noturno escola publica quero dedicar na area da educaçao sem mudar a minha condiçao financeira .minha pergunta é. oque devo fazer? que pos sera ideal para minha formação.abç

  96. claudia

    olá
    curso bacharelado de ciencias contabeis 5ºsemestre e gostaria de transferir o curso para matematica ,será que posso fazer isso?

  97. Beatriz Brandão

    Oi Pedro boa noite estou em duvida quero fazer matematic por que pra mim seria um desafio nunca gostei porem agora depois de tantos anos uero fazer matematica minha duvida e se quando começar o curso eles vão recordar algumas coisas basicas pois estou um pouco esquecida e não quero passar vergonha Obrigada Beatriz

  98. Andre Roppa

    Olá,
    Adoro matemática e física, porem tenho um pouco de dificuldade, mas há como eu passarpara alguma faculdade envolvendo essas materias e ser bem sucedido?

  99. nadjane

    boa noite,tenho 31 anos,estou em um curso tec em enfermagem e ganhei uma bousa do prouni em matemática licenciatura, gosto muito de matemática mas gosto de cuidar das pessoas, e agora não sei o que fazer, sera que tem como unir os dois cursos?
    desde já obrigada!

  100. Silmara

    Olá, achei o site muito interessante, desde já, parabéns. Bom, tenho 16 anos e no momento estou cursando o 3° ano do ensino médio, e, entre todas as outras áreas, me identifico com exatas, até porque, é um ramo pelo qual sou realmente fascinada. Estou pretendendo prestar vestibular para matemática ( quanto licenciatura ), e por isso, ultimamente venho buscando novos conhecimentos sobre esta área. Creio que, este site “desvendou” todas as minhas dúvidas, portanto, obrigada.
    Excelente artigo!

  101. Marcos

    Alguns professores me disceram, que o salário inicial de um bacharel em matemática é de R$5.000,00. Eu queria saber se é verdade?
    Tenho habilidade em matemática principalmente na algébra. Qual tipo de especialização eu posso fazer? Eu sendo bacharel, poderei ensinar em universidade?

  102. Isabela Crema

    Ola Pedro, tenho 23 anos e estou com uma grande duvida para minha formaçao.
    Tenho interesse na área de Matematica e na área de Pedagogia, minha intensao é de ter as duas formaçoes, porém não sei qual começo primeiro, se Matemática, por ter que usar bastante o raciocinio, ou Pedagogia por gostar muito de trabalhar com criança. Qual a sua dica?! =D

  103. Carine

    Olá, gostei muito do portal, mas tenho uma dúvida: Fazendo Matemática (Licenciatura) posso eliminar matéria em Engenharia Civil? Desde já obrigada.

    • Mario Julio Jr

      Carine, você pode eliminar Cálculo I e II, pelo menos fiz 2 anos de Matemática, gosto muito, mas estou decepcionado com o rumo que a educação está tomando, e a desvalorização do professor completou meu desgosto. Mudei pra Engenharia Civil, e pelo menos com as disciplinas que eu havia cursado, eliminei essas duas. Mas depende de faculdade para faculdade.

  104. Luan bleno

    Gostei muito desse site agora só me deu mais confiança do que quero e estou certo que vou gostar muito..
    Valeu pessoal vou guardar essas informações e sempre lembrando
    matemática hoje
    matemática amanhã
    matemática pra sempre

  105. rejane

    ola
    eu adoro- matemática e sou super boa- em matemática e-u gostaria que você me ajudasse a escolher uma profissão envolvendo matemática, eu gosto de resolver cálculos matemáticos, gosto de lógico e lógica, só não sei explicar para as outras pessoas, essa é a parte ruim pq eu sei só que o meu conhecimento só serve para mim mesma, me ajuda por favor eu estou no 2º ano científico no próximo ano vou fazer vestibular se DEUS quiser me ajuda a escolher.

  106. eliana

    ola, eu sou apaixonada por matemática, meu sonho é seguir na carreira de matemático. m,ais eu não sou muito boa em matemática. sera que essa carreira é pra mim?????

  107. dio

    Olá Pedro Addler,parabéns pelo site, muito bom.vou começar o 6º semestre de farmácia ainda no 5º percebi que não era a minha quando comecei a ver as discilinas de formação específica, mas terminei o semestre. Quando estava no 1º semestre pensei em sair. Tinha uma matéria de cálculo aplicado e percebi que o que eu gostava mesmo era de exatas, principalmente matemática, se já gostava passei a gostar ainda mais, estudava esta matéria muito mais q qualquer outra e ficava vidrado nas aulas, motivado a aprender mais e ainda ajudava meus colegas q não tinham afinidade com a matemática por isso me vi gostando de ensinar, então pensei em sair, pensei em licenciatura matemática com enfoque em informática, mas prestei vestibular para sistemas de informação, passei, mas não saí por ouvir a opnião alheia de que farmácia era um curso com mais opções de emprego, melhor salário e que sist. de inf. tinha muita concorrência com os tecnicos, os auto-didatas. Na ocasião não prestei vestibular para matematica, pois iria ser professor e professor no Brasil não tem o devido e merecido valor além de passar por muitos “perrengues” na sala de aula. Hoje, não me sinto realizado no curso que estou fazendo, nem nunca, nestes 5 semestres me senti realizado e certo de que era a carreira que queria seguir. Penso frequentemente em sair do curso e como outra opção tenho matemática, tento achar outras que se relacionem com matemática, penso e ciêcia da computação, mas acho que matemática me permitiria inclusive seguir para computação e tenho gosto pela carreira acadêmica. Mas fico pensando, no tempo que gastei,se a idade(20 p/ 21 anos) não é uma fator pra se pensar, se posso terminar meu curso primeiro e depois fazer matemática, mas aí penso se as responsabilidades inerentes à profissão de farmacêutico irão me possibilitar estudar e ter uma boa formação em matemática e também se devo continuar o curso se não estou tendo o gosto por estudar as disciplinas de formação específica, que inclusive deveria ter a esta “altura do campeonato”, pelo menos por alguma discilina. Desculpa o tamanho do comentário,estou sem saber o que devo fazer e sem coragem tb.

  108. João Silvester

    eu gosto de matematica, mas sempe me interessei por engenharia civil, só que pra ser um bom engenheiro é preciso ser bom em física, mas por alguns motivos escolares eu não sou bom em física, peço a ajuda de voces em relação a isso
    Obrigado

  109. Beatriz

    Olá, gostaria de saber se fazendo primariamente a faculdade de matemática, após a formação, poderia então deixar de fazer algumas matérias(ex: álgebra, cálculo..) em engenharia, por já ter cursadona faculdade de matemática?
    Muito Obrigada, Beatriz..

  110. Grasiela M

    Ola Pedro,
    Muito bom seu blog…tenho 34 anos e moro na Inglaterra, estou estudando gestao de empresas com enfase em contabilidade, aki tem sempre esses cursos mistos. Mas nao estou gostando dessa tal de gestao nao, muito complexo etc. Estou tentando transferir pra Matematica e contabilidade, mas tb tenha a opcao matematica e economia, matematica e estatistica. Oq vc me aconselha, gosto de matematica, nunca tive dificuldades, penso no mercado de trabalho pq quero voltar pro BR e ajudar meu pais a se desenvolver…P.S. estudei 3 anos de direito no Brasil e tenho tecnico em contabilidade….obrigada desde ja…

    • Pedro Addler

      Ola Grasiela, muito obrigado! Aproveite seu tecnico e transfira o curso para matematica e contabilidade, assim nao tera grandes dificuldades em conclui-lo.

      • Grasiela M

        A minha duvida e entre matematica e contabilidade ou matematica e economia… e se ta tendo espaco mercado brasileiro …abacao…e obrigada pela resposta acima…

  111. Érika

    Olá Pedro!!!
    Bom… minha história é a seguinte:Terminei o ensino médio e comecei a fazer o curso de Matemática em uma universidade federal. De fato a matemática acadêmica é muito distinta da matemática apresentada nas escolas, e tive muitas dificuldades. Sempre apresentei boas notas na escola, mas depois de 5 anos de faculdade tenho dúvidas em relação ao meu talento para a disciplina, tive dificuldades. Vou finalizar a licenciatura em matemática, mas não suportarei enfrentar o bacharelado e depois o mestrado, já estou bem cansada. Estou fazendo pesquisas para ingressar na engenharia, e a engenharia de materiais me agradou muito. Apesar de física ser um obstáculo. Enfim gostaria de algum conselho, engenharia de materias é um boa opção??? vc sugeri alguma outro curso??.Parabéns pelo site e aguardo resposta.

  112. Elisangela

    Boa tarde! eu fiz graduação em pedagogia, mas queria fazer em matematica mas não deu, se eu fizer uma pós em matematica e fisica vai ser bom para minha carreira de prfessora. Muito obrigado!

  113. Guilherme LHP

    Boa tarde… Estou ainda meio confuso em relação a profissão que vou optar.
    Será q você poderia me dizer um pouco sobre o bacharelado, e também quais a melhores faculdades públicas e privadas para tal?

  114. Danilo

    Olaaaa tudo beiiimmmm?

    Estou cursando matemá tica na Unesp aqui da cidade, to no primeiro ano e praticamente ja repeti porque nao estudei.

    Entao, eu quero saber qual area de mestre e doctor da mais grana?

    Mas tenho muita vontade de morar fora do pais, mais especifico quero morar na França ou Ingland e quero muito saber que area seguir que me possibilite essa condiçao. Ou se ainda outro curso me possibilita isso mais facilmente? Em temps de crise é obvio que eu nao quero ir pra fora mas penso daqui 10anos

  115. Gisele

    Olá pessoal, gosto de matemática, mas tenho muita vontade de fazer quando sair na minha regiao engenharia mecanica,mecatronica fisíca (licenciatura ou uma engenharia) ou eng. de energia,é muito importante pra mim, vou fazer vestibular em breve, gostaria de saber se a licenciatura em matemática, que é o curso q vou me inscrever, pode eliminae matérias nos cursos que citei? Espero respostas.

  116. Matheus

    Bom dia Pedro, em primeira mão gostaria de agradecer a Deus e depois a você pela grande iniciativa de ajudar o próximo pois aqui sanei grande parte de minhas duvidas, e agora farei uma pergunta final pra ter sua opinião a respeito.
    Hoje tenho 33 anos e não tive uma boa base escolar, atualmente me inscrevi para fazer o curso de licenciatura de matematica EAD para começar agora no segundo semestre, porém com a greve das federais, ainda não se fez. Minha duvida é a seguinte:
    1º – Pela idade estou no caminho certo, pois não posso perder mais tempo, será que a escolha desde curso me trará resultados, pois o curso é de licenciatura e pelo que parece a unica opção é lecionar ensino fundamental e médio.
    2º – Será que conseguirei fazer, pois não tenho uma base boa de estudo e já me formei a alguns anos?
    3º – O que você me sugere a respeito

    Aguardo sua resposta, pois é grande a incerteza do sucesso, mesmo sabendo que a formula para tal façanha é a dedicação e esforço

  117. MARCOS

    OI, POR QUE O MATEMÁTICO É TÃO SEM PRIORIDADE TEM VONTADE DE SER UM BOM PROFESSIONAL MAIS NA MINHA CIDADE JÁ ESTOU NO 6 SEMESTRE NÃO ENCONTRO LUGAR PARA DA AULA, MAIS O MEU IRMÃO ESTA 1 PRIMEIRO SEMESTRE DE ENG CIVIL E JÁ ESTA SENDO ESTAGIÁRIOS POR QUE. DEVIA MUDAR DE CURSO. PRECISO TRALHAR NA MINHA ÁREA.

  118. Robert

    E como posso saber se tenho esse tal talento para a matemática? Eu passei no vestibular de uma federal para matemática, mas acertei em humanas o dobro do que acertei em exatas. Eu amo matemática, já tenho uma base em cálculo (integrais, derivadas…), calculo vetorial e diferencial. Mas não sei se tenho esse tal talento.

  119. Elisangela....

    oiee…Muitooo bom, interessante e inteligente este site…. Gostei muitoooo…. ME AJUDOU A ABRIR MINHA MENTE E ESCLARECER ALGUMAS DUVIDAS, A ORGANIZAR MINHA VISAO PARA O MEU FUTURO PROFISSIONAL…. PARABÉNS E SUCESSO A TODOS….. ACREDITOO QUE COMERCIO NO EXTERIOR E O QUE DEVO INVESTIR PARA MELHORAR MEU FUTURO PROFISSIONAL E CRESCER COMO PESSOA TBM… BJOOSSSS

  120. Márcia alves da rocha

    sou péssima em matemática me ajudem por favor.

    • naomi

      se você levar as contas, os problemas da matemática como coisas do dia a dia você pode entender melhor. comigo funciona assim.

  121. Jose souricles

    Sempre gostei de matemática…Através de muitas visitas nesse blog,to me convencendo em seguir a carreira !!!

  122. Cíntia

    Gosto muito de matemática apesar de no tempo de escola ter um desenvolvimento razoável nesta disciplina.Por gostar dessa área de exatas e querer um curso que ma desse condições de atuar profissionalmente de forma mais prática do que teórica pensei em fazer engenharia civil e queria saber qual curso é mais difícil :engenharia ou matemática.Se eu optar por cursar engenharia será vantagem eu me graduar em mátemaica antes?

    Obrigada

  123. cintia

    Gosto muito da área de exatas, por isso, quero cursar Engenharia Civil ou Matemática, queria saber qual é o grau de dificuldade de ambas em qual área a matemática é mais difícil.Se eu optar por Engenharia Civil seria aconselhável eu cursar matemática antes pois apesar de gostar muito não sou tão boa em matemática.

    Desde de já obrigada!!!

  124. Elvis

    Olá!!! estou cursando o 1* semestre de matemática,e quero saber se trabalhar e estudar,prejudica no desempenho do curso?

  125. samara

    oi,gosto muito de matematica,ainda tenho algumas duvidas pois eu iria fazer ciencias contabeis, pois trabalho em um escritorio. Mas pensei em matematica ou fisica que gosto e sempre fui muito bem nessas materias. Mas o meu grande sonho é Astronomia, sempre gostei do céu e o interesse pelo desconhecido, planetas etc..
    Mas a Astronomia é um pouco meio dificil para mim, que para se tornar astronomo tem que fazer faculdade de matematica ou fisica primeiro, porque aqui no Rio Grande do Sul só tem mestrado e doutorado na UFGRS,sera que estou sonhando demais, o que eu faço realmente??

  126. vitoria jade

    arquetetura e minha vida tenho apenas 14 anos mas sou desidida gosto de matematica cauculos e comigo mesmo

  127. anna lúcya

    “EU AMO MATEMATICA MAS AINDA NÃO SEI O Q SEGUIR!”

  128. Paulo Henrique Goulart

    Olá,

    Sou graduado em Administração, entretanto, quero me tornar professor de matemática, assim, para dar aula em escola pública tenho que fazer uma nova gradução ou um especialização?

  129. rondy

    boa noite! quero ter licenciatura em matematica, e quero dar aula de fisica tmbm como posso integrar a matematica á fisica existe pos graduacao em fisica mestrado doutorado, me ajude!

  130. Amanda

    oii,adorei o site ,gostaria que vc me desce sua opinião pois estou muito confusa.OLHA SEMPRE ADOREI MATEMÁTICA,porém fui mãe muito cedo e fiz supletivo tanto do ensino fundamental quanto do médio ,durante esse periodo sempre fui ótima em matemática porém quando fui fazer um cursinho pré vestibular fiquei completamente perdida parecia que nuca tinha estudado matemática pois tudo que vi era muito superficial,cheguei a realizar o vestibular para a ufjf e não passei justamente por zerar matemática,depois o professor falou que eu poderia tentar pois a matemática da universidade é totalmente diferente da escola e portanto eu poderia aprender sim,mas estou com muito medo e por outro lado não me vejo fazendo outro curso ,peço que me ajude e que se puder me indique algum outro curso em que eu possa me realizar que seja compativél com a matemática e que eu possa der conta desde já agradeço obrigada …bjs!!

  131. kassiana

    Gostei muito deste site, pois o mesmo tem uma linguagem bem clara.Gostaria que vocês tirassem
    minha dúvida referente ao curso me indentifico bastante com o mesmo e estou prestes a fazer o vestibular o que vcs me aconselham desde ja agradeço a resposta.

  132. Carla

    Boa Tarde.
    Queria que você me esclarece uma duvida,quem é formado em administração pode dar aula de matemática?

  133. Katia

    Olá pedro, tudo bem?

    Sou formada em Administração de Empresas, trabalho em um banco, fiz um ano de especialização em Administração de negócios, porém cancelei o curso, pois tenho dificuldade em desenvolver textos, mas tenho muita facilidade em cálculos, no ensino fundamental e médio sempre fui muito bem em matemática. Qual curso vc me sugeria, e qual área do banco seria melhor para mim. Trabalho em agência como caixa e gostaria de trabalhar em departamento. Me ajude por favor!!!

  134. Katia

    Ah, sou graduada em Administração de Empresas, mas prefiro áreas que envolva cálculos (matemática). Abç.

  135. Cris

    Olá, Pedro!
    Gosto muito de Matemática, mas não sei se teria habilidade suficiente para fazer um curso superior. O que vc chama de “ter talento”? Onde posso fazer testes ou conseguir informações para saber se tenho talento para uma faculdade de Matemática?
    Obrigada.

  136. diana

    Pedro Addler mim ajude, gostaria de cursa a faculdade de matematica mais estou com medo de nao conseguir aprender tudo . mim da um conselho

  137. Lucas Cassiano

    Sou formado em matemática (licenciatura) há 5 anos, mas desde então deixei de estudar, estou trabalhando numa área diferente que me deu um bom salário em relação ao que ganhava na época de estudante. Hoje não é tão bom assim!
    O que me desmotivou na época foram as dificuldades financeiras, as dificuldades típicas do curso de matemática e a falta de perspectiva quando não enxergava um futuro promissor, pois não pensava em mestrado na graduação. Achava que não tinha capacidade.
    Hoje vejo que se alguém pode, eu também posso, por que não? Mas me sinto acovardado em ousar, pois me acho muito atrasado, com 31 anos e há 5 sem estudar. Mas vivo no dilema de muitas saudades, o que você me aconselha amigo? Obrigado!

    • Lucas Cassiano

      Ratificando que hoje estou só com graduação. Não tenho nenhuma especialização e estou há 5 anos sem estudar matemática!

    • Renan

      Amigo, sou bacharelado e mestrado em Matemática. Ainda não iniciei meu doutorado se é que ainda vou fazer, pois ando desestimulado com a maneira com que o governo trata os professores das universidades federais.
      Mas uma coisa lhe digo: nunca desista dos seus sonhos. Se você quer realmente uma pós-graduação em Matemática ou área afim, vá em frente e não desista por já ter uma certa idade. A vida é para viver! Só se arrepende quem não viveu intensamente a vida!
      Abraços e fique com Deus.

  138. JULIANO

    eu vou fazer licenciatura em matemática e quero saber se eu posso fazer uma pós em engenharia econômica?

  139. JULIANO

    …claro depois de ter terminado a licencitura.
    obg.

  140. Rafael Ferreira

    Gostaria de saber como eu poderia unir informatica, matematica e poder dar aula das duas areas em cursos tecnicos, ensinos fundamental 2 e metido e tbm em faculdade, hoje ja atuo lecionando em cursos tecnicos mas gostaria de uma dica em qual curso entro, licenciatura em matematica, gestão de ti, administração

  141. Flávia

    Alguem sabe em qual faculdade eu posso fazer uma pós-graduação em Licenciatura em Matematica para eu poder dar aula em escola para ensino fundamental. Obrigada

  142. Juliano

    eu vou fazer licenciatura em matemática, mas pretendo trabalhar em banco futuramente.
    quero saber se um licenciado em matemática pode fazer o curso de pós em engenharia econômica?

  143. Julio César

    Estou pensando em fazer Matemática, aqui onde eu moro tem o curso EAD, seria uma boa?

  144. gustavo

    tenho vontade de seguir esta cerreira,mas depois que olhei este sit,tenho certeza que vou segui.

  145. vanessa

    ola eu sou louca por matematica e quero muito ser professora eu estou na oitava e nao vou perder um ano de aula e alias nao esta muito longe um abraço

  146. leonardo luan

    eu adoro matematica eu estou no 8 ano ou 7 serie agora em 2013 e as minhas profissões serão a base de matemática prof de matematica e engenheiro civil e é muito dificil achar alguem da minha idade que goste de matemática eu amooo

  147. naomi

    quanto tempo duraria para uma pessoa ser doutora matemática?

  148. Eduardo Barbosa da Silva

    ESTOU SENDO CLASSIFICADO PARA FACULDADE DE MATEMÁTICA, GOSTO MUITO DE EXATAS , PRINCIPALMENTE FÍSICA, ESPERO QUE ME DE BEM MATEMÁTICA , MUITO BOM ESSE PORTAL ESPERO MUITO SUCESSO, PARA MIM E A VCS!!!

  149. Grazy

    Olá ,
    Vou começar a fazer Licenciatura em Matemática e gostaria de saber a a partir de qual semestre posso começar a estagiar e além de estagiar dando aula qual seria outros estágios ?

  150. Rosângela Pizzolati

    Olá, adorei os comentários.
    Eu sempre gostei de matemática e quase fiz graduação na área. Lembro que na época do vestibular fiquei entre matemática e uma outra paixão, a Publicidade. Acabei fazendo a segunda opção. Hoje atuo na área, mas acho muito fechada. Principalmente quando se pensa em crescer profissionalmente.

    De uns tempos para cá andei pensando em retomar aquela minha antiga ideia de fazer matemática. O curso é só de 3 anos, mas o que me preocupa é a minha faixa etária com relação ao mercado de trabalho. Tenho 34 anos, sei que ainda sou jovem, mas será que o mercado ainda me aceita?

    Gostaria de um dia dar aula de matemática.
    Tenho medo de investir em um curso e no final ficar com o diploma na gaveta.

  151. julio

    Gostaria de saber qual é o melhor caminho fazer matematica ou pos em engenharia de software ?

  152. Valéria

    Vou começar o 1º semestre de pedagogia. Mas pretendo futuramente fazer licenciatura em matemática.Não sei muito bem como funciona: Pós graduação,Bacharelado,Mestrado,licenciatura. Terminei o Ensino Médio a 15 anos, mas lecionar sempre foi um sonho. Preciso de uma orientação. Obrigada.

  153. Eribelton LIma

    Gostaria de saber eu me formei em B. em Contabilidade e gostaria de fazer uma graduação de matemática. Eu posso ou tenho que fazer o curso superior normal aproveitando as matérias. Pois quero dar aula na area de matemática.

  154. Gustavo

    Bom dia,fiz vestibular na Federal de minha cidade para Matemática e computação cientifica-Bacharel não tenho interesse em atuar como professor.Desde novo sempre tive interesse no mercado de ações e negócios e sempre tive aptidão para a matemática financeira,mas sofria com geometria e outras partes.Fico na dúvida de agarrar o curso ou tentar uma ADM,Economia ou Engenharia de produção,tendo em vista que gostaria de trabalhar na gestão de um grande banco ou empresa,agradeço a ajuda..

  155. darllio

    a matematica é uma diciplina meia dificil
    mais tem que aprender

  156. LUANA MALHEIROS

    Olá,Pedro! Td bem?
    Sempre gostei da temida matemática, porém nunca tive vontade de ser professora. Apesar de eu saber que essa área não está somente ligada à educação, optei pelo curso de Ciências Contábeis. Falta apenas uma semana para o início das aulas, e ainda assim, me sinto completamente insegura. Nesses últimos dias, entrei no site da faculdade para verificar as disciplinas de ambos os cursos, o que deixou-me ainda mais indecisa. O que eu faço?

  157. Paulo

    Olá Pedro tenho muita vontade de cursar Matematica. Gosto do curso, embora meu objetivo profissional seja a area Financeira. Todos que conversam comigo dizem que o ideal é curas Economia ou administração. Mas sinceramente queria fazer matematica. Minha duvida é: Posso fazer matematica e trabalhar nessa area? ou essa area financeira não contrata quem é formado em Licenciatura/bacharelado em Matematica? tem algum curso de Pós, Mestrado nessa area?

    abraços

  158. Aparecida

    Bom dia,Pedro!Parabéns por este site MARAVILHOSO.
    Pedro, preciso muito de sua ajuda é o seguinte: Tenho 47 anos, sou pedagoga e tenho pós em Ensino Religioso,trabalho atualmente em uma escola estadual como professora em ER. e trabalhei vários anos em escritório de Contabilidade e tbém trabalhei como ATB Assistente financeira em escolas, agora “encasquetei” em fazer licenciatura em Matemática, mas confesso que tenho medo, pois terei que fazer o curso a distância, sempre fui muito dedicada e responsável, porém nunca fui EXCELENTE em matemática, tenho medo de ao me formar ser uma má profissional, pois nossos alunos (principalmente de escolas públicas) estão necessitando muito de educadores que realmente dominem o conteúdo da disciplina que lecionam. Daí meu medo, amo ser professora mas não quero adentrar em uma sala de aula sem realmente saber e dominar muito bem a disciplina que lecionarei. Será que faço ou não esta 2ª licenciatura?
    Desde já antecipo agradecimentos.

  159. Pedro Júnior

    Olá, Bem é um seguinte, eu passei numa universidade Federal para Matemática só que gostaria de cursar Ciências contábeis numa universidade particular. Minha minha pergunta é as seguinte : Digamos que eu pretenda cursar primeiro período de Matemática, depois trancar pra fazer contábeis, eu poderei dar baixa em algumas matérias? Quais ? isso valerá a pena? Desde ja agradeço !

  160. Aparecida

    Bom dia!Parabéns por este site MARAVILHOSO.
    Pedro, preciso muito de sua ajuda é o seguinte: Tenho 47 anos, sou pedagoga e tenho pós em Ensino Religioso,trabalho atualmente em uma escola estadual como professora em ER. e trabalhei vários anos em escritório de Contabilidade e tbém trabalhei como ATB Assistente financeira em escolas, agora “encasquetei” em fazer licenciatura em Matemática, mas confesso que tenho medo, pois terei que fazer o curso a distância, sempre fui muito dedicada e responsável, porém nunca fui EXCELENTE em matemática, tenho medo de ao me formar ser uma má profissional, pois nossos alunos (principalmente de escolas públicas) estão necessitando muito de educadores que realmente dominem o conteúdo da disciplina que lecionam. Daí meu medo, amo ser professora mas não quero adentrar em uma sala de aula sem realmente saber e dominar muito bem a disciplina que lecionarei. Será que faço ou não esta 2ª licenciatura?
    Desde já antecipo agradecimentos.

  161. welida tamires alves da silva

    adorei…matemática é tudo pra mim… sou mas um fã da área… infelizmente não são muitos que gostam.

  162. LUIZ GOMES

    Olá
    Minha dúvida é a seguinte: eu tenho muita facilidade com a matemática, desde pequeno nunca tive dificuldade nessa área. Mas quando eu realizo os testes sempre cai para mim a Engenharia Civil. Só que eu tenho muito medo, pois ñ sei se eu me sairei bem nesse ramo!!!
    Grato, Luiz

  163. Cleide

    Olá sou estudante de pedagogia e tenho uma duvida, qual o melhor curso pedagogia ou licenciatura em matemática? Penso em fazer matemática e trancar pedagogia,oque vocês me dizem?

  164. vinicius

    olá, eu queria saber se eu fizer matemática licenciatura, pra quais cursos eu posso puxar na pós graduação, mestrado e doutorado.

    se não for incomodo responder no email.

    obrigado.

  165. Jovino Gonçalves da Silva Filho

    Boa noite Pedro,tenho 42 anos terminei o ensino mèdio em 1990 sempre fui bem nas matérias de axatas no ensino fundamental e médio mais alguns professores dessa época falavam que eu era um aluno auditivo,isto é,mesmo conversando lá atraz nas últimas cadeiras conseguia absorver bem as matérias principalmente as de humanas,nesse ano de 2013 eu passei em dois cursos a de licenciatura em matemática noturno no IFES(instituto federal de Espirito Santo)e também tecnologia da manutenção mecãnica na UFES(universidade federal do Espirito santo)hoje eu tenho o curso de técnico em manutenção mecânica concluido no CEFETES hoje o atual IFES.
    Estou na dúvida qual curso iniciar matemática para mim seria um desafio porém adoro desafios e por outro lado a tecnologia em mecânica tenho que decidir logo porque na minha idade não posso ter desfruto de errar tenho que acertar para poder aproveitar todo pouco tempo que me resta aguardo resposta suas,abraços.

  166. Mércia

    Olá… eu gosto bastante da matemática, fiz o vestibular pra Bacharelado em Matemática e passei graças a DEUS, mas tô certo receio, pois penso que não vou mim dá bem nessa carreira, penso em passar pra engenharia , mas será que eu vou aguentar?! Valerá a pena mim dedicar ao máximo a esse curso?
    Obrigado

  167. FERNANDA

    Olá, passei na UFF para matemática mas minha primeira opção é engenharia civil. Será que se eu cursar matemática posso no meio do curso trocar para engenharia? Obrigada

  168. biah

    Oi Fiz gestão financeira posso fazer pós em matematica? vou poder dar aula?

  169. Carmen Lucia

    Sou bacharel em Ciências Contábeis e gostaria de saber se há possibilidade de fazer alguma complementação para eu poder lecionar matemática que seja reconhecida pelo MEC

  170. José E.

    A GRANDE VERDADE, É QUE A MATEMÁTICA ESTAR PRESENTE EM TUDO.
    PENSA SÓ! AO ADICIONAR O AÇUCA NO CAFÉ, TEMOS UMA QUANTIDADE CERTA E PRA ISSO MEDIR É A SOLUÇÃO, TAI USEI A MATEMÁTICA… KKKKK

  171. Claudio

    Prezados,

    Minha situação é parecida com a do amigo acima. Estou neste momento com 38 anos e sempre atuei na área contábil, sobretudo na parte de departamento de pessoal, sendo assim, meu conhecimento matemático é mais limitado. Entretando, gostaria muito de me graduar, mas, será que o fato de não ter uma base recente me prejudicará muito?
    Para ser mais claro: ao entrar na universidade e fazer uma graduação em matemática eu tenho que estar “afiado” na matemática do ensino médio, ou no curso superior começa tudo do “zero”.

    Agreço MUITO (de verdade) se puderem me responder.

  172. Érica

    Oi,estou a muito tempo longe das salas de aula, mas gostaria de fazer a minha primeira graduação em matematica, só que me sinto desatualizada e tenho medo de não conseguir acompanhar as matérias. O que você me aconselha?

  173. marco antonio gavlinski

    muito bom esse site, gostaria de receber o curriculo de licenciatura em fisica. m obrigado

  174. Arthur

    Olá Pessoal,

    Tenho 28 anos, cursei 1 ano e meio de engenharia elétrica, porém tiver que trancar a faculdade pois a empresa que trabalhava cortou a bolsa dos funcionrios. Tenho que confessar que estava desanimado com o curso, pois peguei uma DP no 1º ano de Cáculo Numérico 1, sendo que levei ferro mesmo na matéria que detalhava “INTEGRAL”, não entrou na minha mente mesmo.
    Gosto muito de Matemáti”ca, mas tenho receio que enfrentar uma “INTEGRAL” novamente, ou algo que tenha o mesmo grau de dificuldade, ou até pior, ou seja, não sei o que vou encontrar pela frente.
    Gostaria de uma dica, levando em consideração que gosto de matemática, tenho boa vontade para estudos, mas será que vou dar conta?
    Abraço a todos!

    • juci

      Arthur,

      Se gosta de Matemática, não tem porque ter medo, a questão é se dedicar tirando dúvidas e pesquisando bastante, pode ter certeza que todos que estudam vão ter dificuldades, mas isso não pode se tornar um obstáculo e sim um estimulo de desafio para que vc se supere cada vez mais, boa sorte!

  175. Josiane

    Olá, eu gosto muito de matemática, amo de paixão.Comecei a fazer o curso em 2010 e em 2011 tranquei a faculdade. Tive uma grande decepção com sala de aula odeio dar aula, muita bagunça.Gostaria que me ajudasse não sei qual curso fazer, gostaria que fosse algo relacionado com a matemática, pensei em fazer engenharia civil mas to com medo de não ter matemática. será que pode me ajudar?
    Desde já, obrigada.

  176. Maria Silva

    Quero ser professora de matemática pelo EAD. No momento não tenho condições de pagar e nem de sair de minha cidade para estudar fora. Tem algum curso que posso fazer à distância e gratuito sem ter que sair da minha cidade?
    Obrigada!

  177. maria ursulina bispo

    adoro matemática mas gostaria de exercitar com atividades que faz com que eu possa entender e resolver as situações com rapidez. Onde posso encontrar cursos que possa me ajudar?

  178. Fernanda Neves

    Oi,

    Queria alguém,de preferência com experiência,para me dar um conselho.Já fiz o Enem(2012) e não consegui passar para o que eu queria,Medicina,e agora não sei mais o que fazer.Sem animo para nada,só consigo me lembrar do professor de matemática do 3 ano,fiquei em recuperação final nessa matéria. O meu professor,de matemática, do cursinho é magnífico,antes de conhecer ele pensei que fosse uma mula em matemática,mas na verdade só tenho preguiça. Gasto,apenas, 0,000001 para estudar matemática. Não tenho mais nada para fazer e no momento não quero mais medicina.Sempre achei magnífico as pessoas que sabem matemática,tenho uma tara por elas,robôs,nanotecnologia,em geral. E aí tento??

  179. glaubert

    BOM DIA PEDRO ATE QUE E VERDADE TURDO QUE A GENTE SE APRENDE E NA ESCOLA

  180. manfrine

    foi muito bom caiu um monte de profissões que eu gosto e é muito bom eu recomendo para outras pessoas

  181. Cesar

    Boa noite, Mirian!
    Eu estou pesquisando há algum tempo já na internet sobre as oportunidades na área de Bacharelado em Matemática. Mais especificamente na área de Consultoria, vou explicar pra senhora o porquê. Eu estou fazendo Engenharia da Computação na Poli, estou no segundo ano, eu sei que é um curso excelente,tem grandes oportunidades, mas o problema é que eu não gosto nem um pouco da área técnica, nem do meu curso e nem das outras Engenharias. E eu quero muito fazer o curso de Bacharelado em Matemática no IME mesmo, por que meu interesse de trabalho é na área acadêmica e em consultoria. A minha maior dúvida é se o mercado é aberto para matemáticos trabalharem na área de consultoria, e também se a área acadêmica está aquecida e eu conseguiria trabalho sem dificuldade tanto em faculdades particulares quanto em públicas.
    Obrigado pela atenção, e desculpa pela quantidade de dúvidas. =)

  182. abreu armando abrarman

    como dizia o matemático HERMANN HANKEL, Na maior parte das ciências uma geração põe abaixo o que outra construiu, e o que uma estabeleceu a outra desfaz. Somente na Matemática é que cada geração constrói um novo andar sobre a antiga estrutura. Eu amo Matemática.

  183. Pietro

    Olá Pedro. Sempre gostei muito de matemática e sempre fui o melhor na matéria por todos os anos que passei até o 3º Ano. Agora com 17 pra 18 penso em fazer faculdade de matemática, mas tenho medo quanto a questão financeira, uma vez que todos saibamos que os professores do Brasil não são devidamente remunerados. A questão é que eu não sou apenas bom em matemática, eu me dou bem com qualquer matéria, estudo no maior colegio da minha cidade e sempre fico em 1º ou 2º nos simulados do 3º Ano. Tenho receio de fazer matemática e acabar ganhando 2 mil reais por mês tendo desperdiçado minha inteligencia, que é suficiente para que eu passe em cursos como medicina, engenharia civil, etc. Sei que tenho capacidade para passar no que eu quiser(Sim prepotencia é um grande defeito meu), porém amo matematica. Queria que voce me dissesse qual o máximo que voce ja viu um matematico chegar, no quesito salário/situação financeira.
    Obrigado.

  184. Hebert

    bom dia conclui o curso tecnologico de gestão financeira e gostaria de saber o que é preciso para eu poder dar aula de matemática?

  185. katiusca

    Estou cursando matemática, se posso dar aulas antes de terminar o curso e se é fácil conseguir se colocar no mercado de trabalho

  186. Mariana

    Gostei muito, já sei oque fazer….pedagogia, depois matemática. Professora de matemática. Gosto muito de cálculos

  187. Roberta Assis

    Preciso da sua ajuda!
    Sou técnica química, tenho 26 anos, e quero muito fazer matemática. Tenho um filho de 2 anos e espero outro. To pensando em largar o emprego em uma empresa boa como técnica para cursar minha facul e ter tempo para os filhos, mas todos criticam a atitude de sacrificar tanto o meu salário (que é bom)para fazer matemática. Todos querem que eu faça Engenharia. Moro ao lado do IFRJ, que tem o curso de matemática, sempre quis fazer e só falta coragem de mudar de área, pois ja tenho uma certa experiência em química. Na verdade não quero ficar em indústria, e quero fazer o que amo e sou boa, mas o problema é o retorno financeiro, enfim, será que vale a pena largar o trabalho e ficar 4 anos na facul de matemática!? Será que terei retorno financeiro depois desses anos!? Amo matemática, mas será que serei dando aula!? São perguntas que martelam o tempo todo na minha cabeça. O que fazer!?

    • marcos aurelio gomes da silva

      adler eu queria saber se um licenciado em quimica pode dar aulas de matematica

    • juci

      Roberta,
      Isso tudo vai depender dos seus objetivos de vida, vc tem que pensar lá na frente, o que vc vai querer, ser feliz no que faz? ou ficar frustrada por não ter tentado? Afinal não precisa largar sua área atual, pois nunca é tarde pra aprender coisas novas, espero que tenha ajudado, boa sorte!

    • paula

      Gente eu tenho 34 anos e sempre quis fazer matemática.Mais por falta de grana tive que adiar meu sonho,mais Deus é maravilhoso e ano passado consegui uma vaga numa instituição federal e mesmo com um pouco de dificuldade para assimilar o conteúdo eu estou aqui firme e forte.Também passei numa seleção para fazer o curso de técnica em química que é outra área que gosto .Mais a matemática para mim vem em 1° lugar,é uma área que exige muito esforço mais com perseverança eu vou até o fim .Portanto independente de idade se vc gosta de desafios a matemática é sua área certa .Boa sorte a tdos

  188. joel

    ola gostaria de saber se posso fazer mestrado em matematica tenho formação em adm de empresas e pos graduação na mesma area , tambem fiz matematica atraves do processo r2 , da pra fazer mestrado em matematica??/

  189. David

    gostaria de saber se uma faculdade que dar aula exclusivamente na area de graduação administração pode ministrar aulas de pos graduação em matematica?

  190. fernando

    Estou em duvida entre matemática e ciência da computação, na verdade só tenho a ciência da computação como opção por conter matemática em sua grade curricular.O problema é que sou um pouco tímido e acho que isso me atrapalharia pelo fato da escolha pela matemática requerer o lecionamento, mas será que isso me atrapalharia mesmo?

  191. Graziely

    Com o Superior em Matemática, além de dar aulas em matemática para o ensino fundamental e médio, quais outras matérias poderia lecionar(no ensino fundamental ou médio)?

  192. Victor Hugo

    Olá,vou começa a cursar licenciatura em matemática a distância na UNOPAR, e posso conseguir também uma vaga na UFPA em engenharia elétrica. É possível fazer simultaneamente os cursos ? Aguardo respostas…

    • Krlos josé

      Sim. Victor Hugo. É possível atuar nas duas áreas, no entanto você deverá adotar uma rotina diária para não deixar que as atividades se acumulem!

  193. Tatiane Fernandes

    Olá, desde a época de escola meu sonho sempre foi cursar matemática, mas as condições não me permitiram, acabei cursando informática um tempo depois e não acabei, agora me decido…ao mesmo tempo do técnico em informática que estou fazendo vou cursar matemática, a distância, sei que tudo vai depender muito do meu esforço, mas quero muito realizar esse sonho e e sei que vou conseguir. Parabéns pelos seus conselhos e por encorajar pessoas que desperdiçam seu talento por medos. Algumas pessoas já me disseram que será praticamente impossível, mas eu acredito no que quero e sei que chegarei lá.

  194. Marcia

    Ola Pedro! Aqui vai a minha pergunta. Qual a melhor especializacao Para quem fez matematica?

  195. Marcia

    Obrigada pelo site muito bom amei…

  196. Danielle

    Estou começando a cursar Matematica Licenciatura e gostaria de saber quando posso começar a dar aulas e qual a media de salario?

  197. marcelo alves araújo

    Olá. Tenho 29 anos e nunca gostei de matemática. Sempre fiquei de recuperação nela nos ensinos fundamental e médio. Há 08 anos terminei o ensino médio á custa de um supletivo que durou poucos meses. A única coisa de Matemática que eu sei é somar. Mas hoje eu vejo que a matemática é muito importante para a vida da gente por estar tão presente nos concursos e vestibulares da vida. Só agora que eu percebo a importância da matemática e quero aprendê-la. Quero aprender toda a matematica dos ensinos fundamental e médio. Desejo muuuito isso. E aqui na minha cidade tem licenciatura em matemática em faculdade particular que não é muito cara e não é muito difícil entrar no cursao. A minha pergunta é: Se eu fizer licenciatura em matemática, eu aprenderei todo o conteúdo de matemática dos ensinos fundamental médio???A pergunta não é sobre descobrir o que gosto nem minhas vocações. A pergunta é sobre a possibilidade deu satisafazer esse meu desejo por matemática. Muito obrigado pela resposta.

  198. anaelson

    olá tenho uma pergunta pra fazer…matematica e muito bom mais eu sei mais ou menos, o que vcs acham ??!!!! realmente muito bom… matematica te dia que eu teio votade de puka augo mais é teresate??? eu amo matematica
    ciência eu gosto tabem

  199. jesianne

    ola ! quero fazer matematica (licenciatura) mas sempre fui muito ruim ,só que gosto de desafios queria aprender tambem ,será que isto basta ? ou terei muitas dificuldades por nao ser bom? estou com duvidas.

  200. Angela Mendes

    ola Pedro,preciso de uma ajuda sua,nao sou boa em matemática mais quero fazer matemática e depois engeharia civil.isso e uma boa ideia ou vc acha melhor u dsistir

  201. Krlos josé

    Olá, sou professor de matemática e gosto bastante de atuar nessa área de conhecimento. Um ponto negativo são os salários. Imagine que enquanto um mestre em matemática ganha em torno de 6 mil reais, um técnico judiciário ganha o mesmo valor tendo apenas o ensino médio!

  202. Eriton

    Meu dilema sempre foi matemática.Não priorizo o financeiro ,mas,Pretendo ser professor e tentar ajudar as pessoas em seguir uma nova história.Venho de escola pública,tenho 34 anos,e a pergunta é:terei alguma dificuldade na área?


  203. Boa noite, Pedro!
    Parabéns pelo site.
    Sou graduada em matemática e pedagogia, mas estou cansada de trabalhar na área de educação. Quero mudar, mas quero continuar trabalhando com a matemática. Gostaria de saber que caminho devo seguir, que pós posso fazer e aproveitar as minhas graduações?

  204. Alexandro

    Gostei muito da matéria, estou pensando em fazer o curso de Matemática, algumas possoas falam q é muito complicado, que poucas pessoas conseguem se formar, etc… Vale a pena fazer a distancia?

  205. JOAQUIM

    oi, bom a minha pergunta é a seguinte gostaria de fazer engenharia de computaçao e fisica pois sao duas coisas que mais adoro mas um meu amigo me disse pra fazer matematica primeiro e depois fazer os outros dois por favor ajudem-me que faço

  206. noossa amei :)

    :)

  207. CESAR S.M.

    Boa noite Pedro, tenho uma duvida estudei no cieja em seguida eliminação de matéria me formando no ensino médio gostaria de fazer matemática, mas não sou bom, tenho alguma chance ou vou ter muitas dificuldades

  208. edjalma

    oi por favor me tire uma duvida , tenho 45 anos estou pensando fazer engenharia civil, vou mim formar com 50 anos em media , sera que o mercado vai ta fechado pra mim!! ou seria melhor fazer um direito ou um curso tecnico

  209. Hamilton Rodrigues

    olá pessoal estou com 54 anos e em julho vou passar para os 55 anos e neste ano resolvi. Vou fazer o curso de matemática é dificel sim é, mas não impossível, bola pra frente pois 2+2 sempre será 4 e não 5 como a musica do rei Roberto Carlos

  210. Paulo Cesar

    Olá, Pedro, bom dia. Resumindo, 49 anos de idade, resolvido financeiramente, sou eng. mecanico pela UFMG, sempre estudei em otimas escolas, e sempre gostei de matematica, tive otimas notas em todos os calculos. Cansado da vida de empresas por 25 anos, e das viagens, decidi me aposentar dessa vida, e dar aulas é algo que gosto e que me passa pela cabeça, em que pese o baixo salario da categoria. Será que eu teria de passar por um curso completo de licenciatura ? Não teria licenciatura mais curta p/ engenheiros tendo em vista minha idade ? Agradeço se puder me orientar. Abraços

  211. Paulo Cesar

    Bom dia, parabens pelo portal, de muita utilidade, mas meu post sumiu!!!!

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!