dez profissões estressantes

Conheça as 10 Profissões mais Estressantes no Mundo

Você conhece as profissões mais estressantes do mundo? Conheça as dez profissões que são consideradas mais estressantes por uma pesquisa feita pelo instituto SWNS.

profissao-estressante

Sabemos que a vida profissional pode ser muito estressante, mas muitas vezes não são as profissões que são estressantes e sim os profissionais que estão sendo explorados ou sobrecarregados.

Trabalhar pode trazer muito prazer, ainda mais se o profissional trabalhar com aquilo que tem paixão de fazer. Mesmo assim a carreira pode se tornar estressante devido a rotina corrida e alguns problemas que venha a ter no dia a dia.

Todos os tipos de profissões podem ser estressantes, principalmente se o profissional não soube escolher a área certa para trabalhar. Para isso a equipe do Guia da Carreira elaborou um teste vocacional para ajudar as pessoas a decidirem que carreira seguir.

A pedido de uma empresa irlandesa o Instituto SWNS  realizou uma pesquisa com aproximadamente 3000 pessoas, e constataram que as 10 profissões mais estressantes no mundo são:

1 – Profissional de TI

A área de Tecnologia da Informação é uma das áreas que tem mais crescido nos últimos tempos, por ser ainda uma nova carreira, ainda faltam profissionais para preencher as vagas. Os que já trabalham nesta área sofrem muito com estresse, pois nem sempre as máquinas funcionam da forma que deveriam, e por se tratar de algo diferente, a busca pela solução pode demorar mais do que o esperado. Então problemas nessa área são comuns, e muitas vezes os profissionais precisam fazer o papel de três ou quatro para suprir a falta de profissionais de TI.

2 – Médico

Por ser um carreira que lida com a vida, gera no profissional um estresse maior. Tratar as pessoas, buscar pelo tratamento adequado para cada um ou descobrir o que está causando alguma dor em um paciente, são funções de grande responsabilidade. A necessidade em solicitar esse profissional a qualquer horário é grande, por isso a rotina fica quebrada e as vezes é preciso virar noites em claro para solucionar casos. Ser médico tem suas gratificações, porém é uma profissão estressante.

3 – Engenheiro

A área de engenharia é ampla, porém todas as funções são de grande responsabilidade o que gera um estresse maior. Na engenharia civil, por exemplo, o profissional tem que estar disposição a qualquer imprevisto que possa ocorrer em uma obra que está em andamento, por isso não existe muita rotina para este tipo de carreira.

4 – Operador de Telemarketing

Profissão difícil e muito estressante. Os profissionais devem lidar com pessoas e por muitas vezes acabam ligando em horas inoportunas ou passam horas recebendo só reclamações. É necessário um bom psicológico para enfrentar esta carreira.

5 – Professor

Lidar com o ensino das pessoas é uma tarefa complicada, requer paciência pois cada aluno tem o seu tempo para apreender, alguns aprendem com facilida e outros tem mais dificuldades. Por ser uma rotina desgastante e por muitas vezes de jornadas longas é uma carreira estressante. A preparação de aula, correção de provas e tarefas traz uma rotina difícil para esses profissionais, principalmente no final do ano letivo.

6 – Gerente Financeiro

Como esta carreira lida direto com o financeiro, uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa, certamente é um trabalho estressante, pois realizar o balanço, fechamento,  relatórios  e organizar todo o financeiro é por muitas vezes um trabalho complicado.

7 – Coordenador de Recursos Humanos

Lidar com o ser humano, realmente é uma tarefa difícil, pois há divergências entre as opiniões de cada um. O coordenador de RH possui a responsabilidade de demitir e contratar funcionários, independente do relcionamento que tem com eles. Por isso coordenar um RH dentro de uma empresa é uma tarefa complicada e estressante.

8 – Gerente de Operações

Assim como os operários de uma fábrica o trabalho de gerente de operações é ainda mais estressante, pois a responsabilidade é maior. Este profissional que vai verificar qualquer erro que tenha na linha de produção, além de outras funções de responsabilidade.

preocupacao

9 – Operário

Trabalhar em qualquer tipo de fábrica é estressante. Os profissionais dessa área são obrigados a trabalharem por muitas horas, as vezes sem folga, para terem condições de fabricar a demanda que é pedida.

10 – Líder Religioso

Por se tratar de uma pessoa importante, independente da religião, os líderes religiosos também tem uma papel importante na sociedade. Além de terem que atender a muitos fiés, dar conselhos, em muitos lugares influenciam em algumas ideias diante do governo. Por não terem uma rotina certa, isto gera um certo estresse para o líder.

Analisando esta pesquisa dá para perceber que as carreiras que lidam com pessoas são as mais cotadas a gerarem estresse nos profissionais.

E você concorda com a pesquisa? Acredita que existem carreiras mais estressantes? Dê a sua opinião.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. carmelita dal posso

    Sou cozinheira, e apesar de não ser reconhecida como profissão é muito, muito mesmo estressante.

    • MARCO DE OLIVEIRA RODRIGUES

      Isso por que a senhora esqueceu dos Policiais ou não sabe o que passam, ou ainda a senhora classifica a profissão de policial como “hors concours”! Grato pela atenção!

  2. gi

    outra área bastante estressante é a advocacia!

  3. Conceição

    Acho que você esqueceu de uma profissão extemamente estressante, a de Advogado.

    • Digo

      cara a profissão de advogado pode ser estressante, mais nem de longe e a mais delas , existem profissão que são estressante existe mais também existem aquelas que mesmo nos seus estudos durante a formação durante o período das universidades você já vem de uma estres , a que mais estressa da aquelas que estão ali e a areá de T.I sem sombras de duvidas .

  4. Divaldo Henrique

    Quem colocou esta lista aí, acho que nunca ouviu falar na Profissão de Despachante Aduaneiro.
    Ficaria acima de qualquer uma aí citada.

  5. neto

    Acho que essas profissões são estressantes, mas com certeza os policiais do brasil tem uma profissão mais estressante, pois no trabalho policial além de reguarda a vida do cidadão também tem que cuidar de sua própria vida, e sem contar que as responsabilidades de empresas privadas (luz, água, saneamento básico) e até mesmo órgãos públicos que não são feitos de maneira adequada acaba fazendo com que a população se revolte fazendo manifestações,aí quem é que tem que resolver o problema? – os policiais. sendo que muitas vezes o próprio militar é a favor das manifestações. Isso é estressante, não ???

  6. Tássia Silva

    uma profissão muito estressante e todos esqueceram, pensem um pouco como fazem pra chegar no trabalho de vcs, pensem!
    O MOTORISTA DE ÔNIBUS, que lidar com todo tipo de gente, e nao tem respeito nenhum no dia-dia.

  7. Luciano

    Antigamente a lista dos 3 primeiros era Motorista de Ônibus, Professor e Bancário nesta ordem as que mais causavam a síndrome de Bournout, na sua lista nem constam motorista de ônibus nem os bancários…

  8. Emerson

    ajudante de cozinha é a mais estressante anbiente quente correria bronca a cada 5 minutos esforço fisico o tempo todo horario integral e sem remuneração e baixo salario.

  9. Profissional de TI

    Deveria ser proibido um pai colocar um filho em uma profissão de TI. Deveria ser crime hediondo caso alguém fizesse essa área em uma universidade. Médico ainda tem a vantagem de ganhar bem, o que, consequentemente, torna o estresse mais ameno.

  10. Pingback: 6 maneiras de melhorar a relação entre trabalho e qualidade de vida - Rodrigo Pace

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!