Ciências Humanas

Publicidade e Propaganda – O que é Publicidade e Propaganda?

Publicidade é uma atividade profissional diretamente relacionada a criatividade e a difusão de novas ideias e produtos. Saiba tudo sobre publicidade e propaganda com o Guia da Carreira.

Publicidade e Propaganda

Habilitação:
Publicitário
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Criatividade e Sensibilidade
Salário Médio:
R$ 2852,00

A carreira de Publicidade e Propaganda é diretamente relacionada a criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, ideias e negócios. Os Publicitários (profissionais de publicidade) tem como principal função atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitárias ou campanhas publicitárias.

Como peças publicitárias ou campanhas publicitárias, pode-se entender como todo o plano e esforço de divulgação de uma marca ou produto, passando por diversos níveis, desde o nível psicológico até o nível direto em relação ao público.

De um modo geral, fazem parte da campanha publicitária de um produto: determinação de um público alvo para a publicidade do produto; elaboração de uma personalidade ou identidade para o produto baseado em seu público alvo; definição de um nome para o produto (quanto este não existir) e design de uma logomarca (identidade visual) para o mesmo; produção de peças ativas de publicidade tais como: outdoors, jingles (músicas publicitárias), flyers (panfletos), propagandas de TV e Rádio, propagandas em Revistas e Jornais, banners e etc..

Curso

Publicidade e Propaganda é um curso onde prática e teoria estão juntas durante toda a grade. Desde o primeiro ano o aluno se depara com disciplinas de: computação gráfica, redação, fotografia e diagramação. Embora o principal foco do curso seja lapidar e treinar o lado criativo do aluno, matérias mais técnicas como administração e economia também fazem parte da grade para uma formação mais completa e abrangente.

Publicidade e Propaganda

Grade do curso

As matérias mais comuns ministradas nos curso de Publicidade e Propaganda são:

  • Filosofia;
  • Língua Portuguesa;
  • Comunicação e Expressão;
  • Novas Mídias;
  • Marketing;
  • Empreendedorismo;
  • Antropologia;
  • Produção Gráfica.

Melhores Faculdades

Algumas das instituições de ensino que oferecem esse curso e apresentam ótimos índices junto ao Ministério da Educação (MEC) são:

  • Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) – Santa Maria – RS;
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – São Paulo – SP;
  • FAE Centro Universitário (FAE) – Curitiba – PR;
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) – São Paulo – SP;
  • Instituto INFNET Rio de Janeiro (INFNET) – Rio de Janeiro – RJ;
  • Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza – CE;
  • Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – São Borja – RS.

A profissão

Apesar de ser considerada uma profissão moderna, há fortes indícios de que a publicidade existe desde a antiguidade clássica, como em placas encontradas na Babilônia (Império ancestral do Oriente Médio, localizado aproximadamente onde atualmente é o Iraque) que continham inscrições informando a população sobre ofertas de alimentos, ofertas de joias e venda de gado.

Consideradas uma das principais variáveis que movimentam a economia mundial, seja através da divulgação de novos produtos ou seja através da divulgação de novas ideias, a publicidade é uma das maiores indústrias do mundo, tanto em volume financeiro, quanto em volume de produção de conteúdo.

O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda, pode desenvolver atividades nas áreas de:

Pesquisa de Mercado

Atua fazendo o elo de ligação entre as agências de publicidade e os clientes. Cabe a este profissional levantar junto aos clientes as principais necessidades, requisitos e expectativas e repassá-los do melhor modo possível para dentro do contexto da agência, planejando toda a base da campanha publicitária.

Criação Publicitária

O profissional de criação, a partir das necessidades do cliente, é o responsável por toda a criação das campanhas publicitárias. Negocia junto as mídias a compra de espaço e modos de divulgação.

Publicidade de Mídia

Este profissional de publicidade é o responsável por pesquisar e escolher as melhores opções de mídia para a divulgação dos produtos. Especialistas nas diversas mídias e nos públicos das mesmas.

Produção Publicitária

Responsável por coordenar e dirigir a produção das peças de publicidade (jingles, propagandas, arte, folders, etc.).

Gerência Publicitária

Atua coordenando a ação dos demais, sendo o responsável por manter a unidade e também o foco das campanhas.

Mercado de Trabalho

Atualmente a criação publicitária em si é a área com os melhores salários e também a mais concorrida. Além da criação direta de campanhas de publicidade, o publicitário pode atuar também na produção de estratégias, na pesquisa e acompanhamento do mercado consumidor e também na pesquisa das tendências futuras (quais produtos ou serviços os consumidores vão querer nos próximos meses ou anos).

Em especial nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções (que acontecem várias vezes, todos os anos) e também na assessoria de imprensa de empresas. O mercado de publicidade online também oferece um excelente campo para atuação.

O salário de publicitário pode variar de acordo com o nível de ensino e experiência do profissional. Hoje o salário médio de quem cursa a faculdade de Publicidade e Propaganda é de R$ 2.582,00.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. patricia

    Oi, gostaria de saber se da pra fazer o curso de publicidade e propaganda on line? Por favor me respondam. E se por acaso der, me expliquem como e tudo sobre o curso. Obrigada.

    • patriciany

      Sabe gente tenho muita vontade de cursar uma faculdade de administração. mais a minha falta de paciência com numeros não me deixa seguir em frente.. só me resta agora me redescobrir e tentar uma carreira diferente quem sabe jornalismo talvez…

      • Pedro Addler

        Patriciany, publicidade e propaganda pode ser uma boa saída para você! Neste curso não há quase nada com números.

        • william fernando da silva

          Fala Pedrão. intão kara eu tenho muita vontade em fazer agronomia mas odeio as diciplinas de física e biologia, e o curso de publicidade e propaganda é um dos curso que mais disperta curiosidade o meu forte e imagens. estou confuso se faço publicidade ou agronomia. porque na agricultura eu ja tenho experiência estou desdo dos 8anos de idade na agricultura.

        • Giovanne Marques

          Pedro estou em duvida. Publicidade é realmente uma ótima opção?

        • Adrielli

          O curso de publicidade e propaganda não meche muito com numeros? mas eu li nessa pesquisa em um artigo onde fala que materias tecnicas de administraçao e economia tambem fazem parte do curso.

  2. Pedro Addler

    Oi Patricia

    Existem sim, cursos a distância de publicidade e propaganda, mas como o Guia da Carreira é um portal livre, nosso regulamento não permite que falemos o nome ou façamos propaganda de faculdades específicas.

    No entanto, se você tiver condições, eu recomendo que você faça uma faculdade de publicidade e proganda mesmo.

    Há coisas que o ambiente online não vai poder te propiciar: contato direto com os professores, contato com os colegas de curso, disciplina e método de estudo, experiência no ambiente acadêmico, etc… a experiência de fazer uma faculdade em sí é muito construtiva para uma pessoa.

    • Bru Maia

      Olá Pedro , vou fazer vestibular esse ano e estou na dúvida em arquitetura e publicidade. Sou bem criativa, gosto de andar sempre antenada, porém tenho dificuldade em materias exatas que me faz refletir melhor sobre a escolha de arquitetura, já em publicidade, muitos falam sobre o retorno financeiro que nao é legal. O que devo fazer? kk

      • Paula Matias

        Também tenho esse mesmo dilema. Desde pequena eu dizia que queria ser arquiteta, mas agora que estou preste a fazer o meu terceiro ENEM, percebo que não é bem isso. To muito confusa, principalmente porque moro no RN e aqui não vejo a publicidade tão valorizada. Mas tentarei passar nessa aréa e eu penso que tudo dependerá do meu esforço e dedicação. Amo a arquitetura, mas a matemática me odeia kk.

  3. Ellen

    Oi,uma colega já me disse que esse mercado de publicidade está saturado, e uma outra pessoa me disse que esse é “fechado”, dificil para entrar, tem que ter um “padrinho” ! isso é verdade ? tenho muito interesse em atuar nessa área, mas depois do que ouvi estou pensando em mudar. obrigada !

  4. Pedro Addler

    Olá Ellen

    É verdade sim, o mercado de publicidade está cheio mesmo.

    Mas essa história de padrinho, não precisa acreditar nisso não. Se você for uma boa profissional, se você for criativa, as agências vão brigar para poder ter você com elas.

    Não importa o mercado, seja publicidade ou seja qual for, sempre há espaço para bons profissionais. Não desista do seu sonho !!

  5. Marcela Alves

    Quero muito saber,apartir de que periodo posso procurar estagio ? e se é valido sair do meu trabalho ( que não é na area de publicidade ) p/ fazer estágio ? se é o modo mais “facil” de conseguir entrar nesse mundo ? desde já obrigada !!

  6. Pedro Addler

    Olá Marcela

    A partir do terceiro ano você já vai ter conhecimento suficiente para fazer um bom estágio na área de publicidade.

    Realmente, começar a trabalhar em empresas é a melhor maneira de entrar no mundo da sua profissão, no caso seu caso publicidade.

    Vá em frente e boa sorte !!

  7. Lika

    Eu gostaria de saber se para ser publicitário é absolutamente necessário o diploma de nível superior. Agradeço desde já.

  8. Pedro Addler

    Oi Lika

    Para poder exercer a profissão de publicitário, precisar de diploma não precisa, você pode muito bem conseguir o emprego em uma Agência apenas com conhecimento prático.

    Mas não é muito comum, na faculdade se aprende muita coisa interessante e relevânte para a profissão de publicitário, as Agências de Publicidade sempre preferem contratar pessoas com diploma.

  9. Janaína

    Olá !!
    Eu gostaria de saber se publicidade me dará um bom suporte na área de jornalismo. Com a não exigência do diploma,decidi não perder tempo com o curso !
    Amo inventar frases,textos curtos q dizem muito com poucas palavras! “Inventar no geral” Adoro provocar a emoção das pessoas !
    Por isso me enquadrei em publicidade. Mas acho q meu verdadeiro sonho mesmo é o jornalismo. De um modo geral acho q qualquer área em comunicação se entrelaça,havendo assim chances para um publicitário em jornalismo.
    Estou certa ?

  10. Barbie

    Ei, eu queria muito saber mais sobre esta área. Ouvi dizer que é muito difícil entrar no mercado e ser reconhecida. É preferível mudar para a cidade grande para ganhar muito dinheiro? Porque é lá que tudo gira em torno! Como que funciona, se é difícil, se a pessoa tem que ser muito criativa e mente aberta? Quais as faculdades mais favoráveis, e cursos melhores? Com quem me comunicar? Por onde começar?

    Beijos! :*

  11. Pedro Addler

    Olá Janaína

    Você é criativa mesmo !! Esse seu plano foi muito bom :P

    Tipo, pode ser que funcione e tal, realmente jornalistas não precisam de diploma em geral, mas para se trabalhar nas funções principais dos jornalistas tais como redação de jornal e tele-jornal, você vai precisar sim.

    Essa é uma dúvida cruel mesmo, entre jornalismo ou publicidade, já que ambas satizfazem ao perfil criativo.

    Nossa dica é a seguinte: se a sua criatividade for mais escrita ( gostar mais de escrever que desenhar ) faça jornalismo, se a sua criatividade for para o desenho e arte, faça publicidade.

    Valew !!

  12. Pedro Addler

    Olá Barbie

    Realmente há uma grande concentração do mercado de publicidade nas grandes cidades, principalmente em grandes agências.

    Em relação ao perfil pessoal, além de criativo é interessante também para o profissional de publicidade ter uma grande sensibilidade, essa característica é util tanto para entender bem o que o cliente deseja ( muitas vezes ele não sabe explicar ) como também para poder prever o que o mercado quer ver.

    Para você começar a trilhar um caminho de sucesso em publicidade e propaganda a dica a é simples: quando você estiver na faculdade, na primeira oportunidade que tiver, já começe a fazer um estágio, essa é sem dúvida a melhor maneira de aprender e entrar no mundo da publicidade.

  13. Magliele

    Olá..
    comecei a faculdade de fisioterapia, mas tenho até amanha para decidir se quero continuar ou não neste curso.. estou bem confusa, pois todos acham que eu devo fazer publicidade e propaganda, porque sou muito criativa e sei fazer várias coisas no potoshop e corel.. e também não estou perfeitamente realizada na fisio. Gosto de publicidade, mas estou com medo de largar a fisio e me arrepender!.. gostaria de uma sugestão.. e gostaria também de saber qual é em média o salario de um publicitário?
    abraços
    Obrigada.

  14. Sol

    olá!!
    eu tenho interesse pela área de publicidade, gosto de inventar coisas, que fiquem esteticamente bonitas e causem impacto nas pessoas. Gosto de usar da criatividade, gosto de escrever e tal, mas tenho muito receio pelo mercado de trabalho de publicidade ser em grandes cidades como São Paulo por exemplo. Uma pessoa que mora em Brasília precisaria se mudar para obter um emprego ou melhores oportunidades de crescimento na área, de se destacar?

  15. luis otavio cruzir

    olá, o interior de sã o paulo tem suporte pra se exerce o cargo de publicidade e obter sucesso profissional ?
    desde já agradeço !!

  16. gaby

    sou muito criativa e gostaria de saber se vale a pena investir neste curso

    • Giovanna

      vale a pena sim , se e isso que você realmente que tente e faça por merecer . Para conseguir passa com dignidade com notas ótimas , pois não adiantar você fazer uma coisa por fazer , acima de tudo você tem que gosta do que você está fazendo .Boa Noite . Espero que tenha ajudado.

  17. ALex

    me interesso bastante pelo curso de publicidade.. mas na minha cidade não tem, meu recurso será me deslocar pra capital do meu estado que é Goiânia-Go, mas não de imediato visto que um deslocamento e tanto pra uma cidade que naum conheço bem e não tenho conhecidos por lá..em fim! gosto muito da area de criação principalmente na area digital ( imagen videos e etc.. ) o que eu poderia fazer pra já estar me famirializando com o o curso de publicidade e consequentemente desde já com a profissão; isso a nível de cursos.
    obrigado

  18. Pedro Addler

    Olá Magliele

    Se você gosta da área de publicidade e propaganda, gosta de mexer com arte gráfica e é criativa com certeza vale a pena investir neste curso !!

    Mesmo que você já tenha começado outro curso, vale a pena mudar, não há nada pior do que fazer uma atividade profissional que você não goste.

    Em relação ao salário médio do publicitário está em torno de 2800 reais.

  19. Pedro Addler

    Olá Sol

    Infelizmente essa é a realidade, para poder ter mais sucesso na carreira de publicidade e propaganda você vai precisar ir para um grande centro como São Paulo sim, é o mesmo caso que ocorre nas carreiras de modelo, cantor, músico, ator, etc…

  20. Pedro Addler

    Olá Luis Otávio

    Oportunidades para publicidade no interior paulista, no caso existem sim, mas o mercado é pequeno. Vale a mesma dica que demos para a Sol: o melhor a ser feito é migrar para um grande centro.

  21. Luciano Batysta

    Gostei do curso de Publicidade.
    Gostaria de saber quais universidades oferecem bolsas para os cursos ?

  22. Gabriel

    *Olá, assim em alguma area de publicidade e propaganda…O salário pode chegar a +/- uns 5 mil??
    *Quais areas pagam melhor ???

  23. Ju

    Olá me formei em publicidade e tb ja fiz cursos em fotografia. Não trabalho na area e gostaria de fazer pós mas p trabalhar com produção, q pós seria bom p eu iniciar nessa area ?

  24. Aline

    Olá.
    Eu terminei o ensino medio em 2008 e pretendo dar continuidade nos estudos em 2010. Enfim gostaria de saber qual a melhor faculdade e se o nome conta muito no mercado de trabalho ?!
    Bjos e Valew…

  25. Gustavo

    Olá Pedro, estou terminado o terceiro ano do ensino médio e quero seguir a carreira de publicidade e propaganda de início em Campinas, mas a pessoas que falam que não é de muita valia o curso e acabo ficando confuso, porem amo de paixão criar ( propaganda, escrever roteiros e inovar ), será que com garra eu posso subir na publicidade ?

  26. mariana silva

    Gostaria de baber quanto custa em media uma faculdade de publicidade e propaganda

  27. Luiz Gustavo

    Olá, estou concluindo um curso tecnologico de Webdesign e já fiz um vestibular para cursar Design Gráfico, pois gosto de criação. Mas pensei bem e quero fazer Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Será que devo trocar de curso antes de inciá-lo. Gostaria de uma sugestão. Pois a minha idéia e no futuro ter uma agência de Comunicação, onde o cliente possa construir sua identidade visual (grafica e o site) e suas propagandas. Devo fazer o Design Grafico mesmo ou cursar Publicidade e Propaganda e me especializar realizando curso na área gráfica e de internet? Me dê uma luz!

  28. Pedro Addler

    Olá Luciano

    Em relação as bolsas de publicidade e propaganda, varia bastante, cada faculdade tem uma política própria. Nossa dica para você é procurar pelas instituições federais, apesar do vestibular concorrido, o curso é gratuito.

  29. Pedro Addler

    Olá Gabriel

    Se você for talentoso e trabalhar em uma grande agência, ultrapassa facilmente esse patamar salarial de 5000 reais. Em relação as áreas que tem os melhores salários dentro da publicidade e propaganda são as áreas de criação publicitária e criação de estratégias de marketing.

  30. Pedro Addler

    Olá Luiz Gustavo

    Já que você já concluiu o curso técnico de Webdesign, se você quer abrir uma Agência de Comunicação, nossa dica é você fazer o curso de publicidade e propaganda mesmo.
    Nele você vai aprender estratégias de marketing, como intepretar as tendências do mercado, etc… Esse conhecimento de publicidade e propaganda vai complementar bem o conhecimento técnico de webdesign que você já tem.

  31. Pedro Addler

    Olá Aline

    Aqui no portal do Guia da Carreira devido a nossa política de imparcialidade, não costumamos falar de nome das melhores faculdades, etc…
    Se você estiver procurando por um bom curso de publicidade e propaganda busque pelas universidades federais.
    Em relação ao nome da faculdade que você vai cursar, vale a velha e boa dica: quem faz sua fama é você mesma !! O nome pode até ajudar no começo, mas o sucesso só vai vir mesmo se você estudar sério, batalhar e trabalhar duro.

  32. Luiz Gustavo

    Entendi, pensei extamanete nisso. Mas consigo relacionar esse curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda com a área gráfica também? Existem disciplinas para isso? Assim poderei juntar tudo em uma coisa só! Tanto a parte de web, como a grafica na propaganda!

  33. Magliele

    Olá!
    Obrigada por ter repondido!
    Troquei de curso, começo PP no ano que vem em março já! Estou muito feliz! Acho que fiz o certo e me sinto aliviada! hehehe

  34. kildare lima

    bem eu gostaria de saber porque a profissão de publicitário ainda nao sindicalizada.. como o jornalismo ? não tem piso salario, nao tem direitos mem deveres… ?????????? ja sou formado em publicidade e propaganda, e não vejo menhum movimento sobre isso, e me sinto meio q largado.. sem direção..

  35. JAQUELINE

    Oie, gostaria de saber quanto que ganha um publicitário e se é dificil arrumar emprego nessa área e os campos em que pode atuar.

    Grata

  36. Fernanda Gonçalves

    Olá, eu tenho 15 anos, estou no 2° ano e acho que já está na hora de decidir o que vou fazer. Eu adoro fotografia, rádio e propaganda, mas minha vontade mesmo é fazer jornalismo, só que tenho medo de não conseguir emprego, então estou pensando em publicidade e propaganda, acho q vai ser mais fácil pra trabalhar, porque moro em uma cidade pequena.
    Eu queria por favor que você me ajudasse nessa dúvida. Desde já, obrigada.

  37. mariana

    esse texto é ótimo eu tenho 13 anos e quero cursar publicidade e seguir carreira e eu sempre procurei informações sobre a profissão mais nunca li um texto tão bom quanto este o escritor recebe os meus parabens !!!!

  38. Pedro Addler

    Olá Ju

    A área de produção da publicidade e propaganda é bem interessante mesmo !!
    Para poder entrar neste mercado, faça uma pós em Criação Publicitária ou então em Produção Publicitária, somando com a sua formação extra-curricular em fotografia, essa pós vai ser um grande diferencial na sua carreira de publicidade.

  39. Pedro Addler

    Oi Mariana

    Ficamos felizes que você tenha gostado :P !! Nosso objetivo escrevendo sobre a publicidade e propaganda ou sobre qualquer outro curso é esse mesmo, passar a informação de modo simples e direto.
    Continue lendo e comentando o nosso site !! Obrigado !!

  40. G.Dias

    Bomm… eu sempre tive muita vontade de fazer publicidade e propaganda, mas um amigo meu acabou me desanimando. Dizendo que era uma area com um campo muito pequeno pra trabalho, tal.Acabei fazendo vestibular pra Fonoaudiologia. Mas do nada me veio essa vontade de tentar publicidade e propaganda, pq é uma area na qual me identifico bastante, midia, eventos, enfim. Tenho quase certeza que encontraria minha felicidade nessa area, maaas a duvida permanece e me faz querer tá sempre repensando. Eu moro no interior da Bahia, feira de santana, cidade do comercio, tenho muita vontade de ir embora pra salvador que por sinal dizeem que la tem uma area melhor. Iai, o que faço?
    Aaah! Salario de publicitario é sempre muito baixo?
    Obrigada!

  41. Pedro Addler

    Olá Mariana Silva

    O custo do curso de publicidade e propaganda varia bastante de faculdade para faculdade, fizemos uma pesquisa de preço, a mensalidade varia entre o mínimo de R$ 600,00 e o máximo de R$ 1100,00

  42. Lud

    Ola
    eu moro no interior … será que para encarar o mercado de publicidade em um cidade pequena daria certo ?????

  43. Butterfly

    Oie,
    Pra eu trabalhar na edição de uma revista de moda ou tendendcias, escrevendo materias o que eu preciso fazer? Publicidade ou jornalismo?

  44. Flávio

    Nossa ! Não sei o quero fazer tenho mtas dúvidas
    e gosto e me identifico por mtas profissões e todas elas em areas diferentes.
    Realmete tenho mtas dúvidas uma hora quero fazer isso outra hora quero fazer aquilo, e tbm a falta de $ atrapalha um pouco.
    Me ajudem a decidir.

  45. Pedro Addler

    Olá Kildare

    Realmente, a classe dos profissionais de publicidade e propaganda não é tão unida quanto outras tais como medicina e jornalismo.

    Jornalismo inclusive tem uma curiosidade: também não era uma classe unida, essa união se deu por conta da ditadura, que perseguiu muito os jornalistas, quando a ditadura acabou a classe estava muito mais unida e profissional.

    Com o passar do tempo e evolução da publicidade e propaganda no Brasil, a tendência é a classe se unir mais.

  46. Pedro Addler

    Olá Jaqueline

    O salário médio de um publicitário de agência, está na faixa de 2800 reais.

    Em relação as áreas que você poderá atuar dentro da publicidade e propaganda temos: Pesquisa de Mercado, Criação Publicitária, Publicidade de Mídia e Produção Publicitária.

  47. Pedro Addler

    Olá G. Dias

    Olha, se você tem vontade de fazer publicidade e propaganda, faça viu !! Fazer um curso que você não gosta e depois trabalhar com o que você não gosta é muito frustrante.

    Em relação ao mercado de publicidade e propaganda de Salvador você está certa, publicidade é uma carreira que prospera melhor nas grandes cidades.

  48. Jhonni

    Estou em duvida em fazer publicidade ou marketing. Queria saber a diferença dos dois cursos e a faixa salarial deles.

  49. eli

    Olha, sou de Guarulhos sp, já sou formada em Educação Artistica,me formei em 2008, dou aula como eventual, essa área no qual me formei não é tão boa assim, pelas dificuldades de conseguir algo e com um baixo sálario, por isso tenho que trabalhar em dois lugarem um em padaria e a noite dando aulas, minha duvida surgiu de repente, quero dar uma continuidade na área de artes com publicidade e propaganda já que eu realmente gosto de artes, mas estou aflita, com medo de não dar certo novamente, será que é fácil conseguir um estagio logo com boa remuneração, será que tem em sp cursos mais em conta “barato”,sei que é bastante concorrido rsrsrs mas o que não é hoje em dia não é mesmo ? Me mande um e-mail e da uma olhadinha no meu blog, os meu portfólios, e vê o qua acha.Preciso de dicas impórtamtissimas pois não quero me arrepender de fazer algo que seja dificil engajar na área, Ah será que consigo algum desconto em alguma universidade de publicidade e propaganda já que sor formada ?
    obrigada fico no aguardo…

  50. Gillyane

    Oi, gostaria de saber, em quais profissões “populares” o publicitário pode atuar . Fico grata desde já . obrigada .

  51. Jhonni

    Queria saber, qual a diferença entre o curso superior tecnológico de marketing(2 anos) para o superior de marketing (4 anos) ?

  52. Flávia

    Oiii..
    Ano quem vem começo meu curso, Publicidade e Propaganda. Estou muito animada !! Queria saber como está o mercado em Belo Horizonte? posso estar investindo em publicidade, em eventos, é uma boa? pensei nisso pois BH tem mtos eventos. Amo o que vou fazer só essas dúvidas mesmo.
    Obrigada

  53. Charles dos Santos

    Olá, acabei de me matricular em Publicidade e Propaganda, me apaixonei por esta profissão quando o Washington Oliveto foi sequestrado e todos os jornais só falavam dele, vi muitas entrevista dele e pensei “Meu Deus que profissão louca, é isto que eu quero” mas infelizmente só consegui muitos anos depóis. Quero trabalhar com produção mas vejo poucas coisas sobre este seguimento, poderia me falar um pouco mais sobre produção publicitaria?
    Agradecido.

  54. karolina

    Me tira uma dúvida, me interesso pela a área de publicidade e propaganda, mais não me considero muito criativa, isso é algum grande problema? gostaria de saber se ao entrar na faculdade posso aperfeiçoar minha criatividade. Obrigada!

  55. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    Se você gosta de fotografia, marketing, etc… publicidade e propaganda é o melhor caminho pra você mesmo, já que é um curso que envolve criatividade.

    Agora em relação a ficar na sua cidade, melhor mudar de ídéia, os melhores empregos para publicidade e propaganda estão nas grandes cidades.

  56. Roberta

    Bom gostaria de saber o seguinte… estou em duvida em que curso seguir…estou entre Publicidade e Propaganda ou Relação Publicas pois não sou mto criativa.

  57. vanessa

    olá.. vou começar a fazer publicidade e propaganda, estava muito em dúvida entre jornalismo e publicidade.. acabei ficando com publicidade.. e gostaria de saber se esses dois cursos andam juntos ou não tem nada haver.. pq eu tava pensando em fazer publicidade e depois me especializar em jornalismo
    ou não tem nada haver????
    me ajudeeee

  58. Thais

    Olá… eu estou com muitas duvidas para fazer o curso de publicidade e propaganda, eu gosto de fotografia, e muiitoo, mas não tenho certeza se é isso mesmo que eu quero. Será que voce pode me dar uma ideia ?

    Obrigado !

  59. Monica

    Oi,
    eu gostaria de saber quais são as melhores faculdades para esse curso e quais os locais que a Publicidade é mais valorizada.

  60. Bruna

    Olá
    eu estou cursando o terceiro semestre de publicidade e propaganda, sempre gostei muito da area de comunicação mais caí meio de para quedas nesse curso, mais estou adorando só que ainda me restão dúvidas sobre o mercado de trabalho que na região aonde moro parece- me escasso. fale- me sobre as possibilidades de trabalho que não sejão apenas numa agência ?
    Plis!

  61. Hilton Sobral

    Olá
    Eu tenho muita vontade de cursar uma outra graduação ou pós-graduação na área de publicidade e propaganda. Eu sou apaixonado por criação, adoro inovar, mas ainda não tive oportunidade de mostrar minhas artes.Ainda não trabalho na área.Gostaria de saber um faculdade ou universidade que ofereça o curso com qualidade e como faço para me cadastrar em vagas da áreas?…Atualmente faço faculdade de administração, estou no último ano.

  62. Pedro Addler

    Oi Lud

    Não, essa não é uma boa idéia, nas pequenas e médias cidades o mercado para publicidade e propaganda é bem restrito.

    Se você quer trabalhar profissionalmente e evoluir na carreira de publicidade procure mesmo uma grande cidade.

  63. Pedro Addler

    Olá Butterfly

    Essa é uma boa pergunta !! Para você escrever na revista ( se você quiser fazer as matérias mesmo ) tem que fazer jornalismo.

    A publicidade entra mesmo é nas propagandas da revista, no espaço entre as matérias.

  64. Ismael

    Olá , gostaria de saber o seguinte, na verdade oque tenho grande habilidade é com edição de video e audio. Sei manuzear com grande facilidade programas profissionais como, After Effects etc….
    Gostaria de saber se essa Área de edição está incluso na Publicidade e Propaganda, se não em qual área ??
    Obrigado

  65. Pedro Addler

    Olá Flávio

    Se você está em dúvidas entre fazer publicidade e propaganda ou então outras carreiras, tenho duas boas dicas para você, aqui no nosso portal do Guia da Carreira temos dois bons testes que você pode fazer: nosso Teste Vocacional e também nosso Teste de Personalidade.

    Você pode encontrar ambos no final da coluna direita desta página ( lá em cima ).

  66. Bruna

    Olá! .. acabei de terminar o Ensino médio no fim do ano de 2009. e vou fazer um curso técnico de publicidade e propaganda, e meu grande problema é a questão de ser necessário o uso da criatividade. Gostaria de saber se ao decorrer do curso, eu consiga adquirir a criatividade, ou seja, se há algum preparátório, um “treinamento”, eu me identifico muito, e moro em São Paulo. Gostaria de saber também, se RÁDIO TV, e PUBLICIDADE, tem alguma coisa em comum? estou em dúvida nessas duas profissões. Obrigada!

  67. Pedro Addler

    Olá Jhonni

    Essa é uma confusão comum mesmo que as pessoas fazem. Na verdade Marketing não se trata de um curso ou de uma profissão, mas sim de uma atividade.

    Publicidade e propaganda é a profissão, marketing ( entre outras coisas ) é o que eles fazem.

    Se em algum lugar você encontrar um “Curso de Marketing”, o correto é dizer curso de Publicidade e Propaganda ( o conceito do nome do curso está errado ).

    Em relação ao salário inicial de um publicitário, levando em conta uma agência de publicidade de tamanho médio está em torno de 2800,00 reais.

  68. Leandro

    Bom dia!!!

    Em primeiro lugar quero agradecer pelo serviço prestado neste site, no qual esclareceu minhas dúvidas sobre o curso. Pois este ano começo o curso meu curso de publicidade e propaganda. Mas gostaria de saber qual é a carga horária de trabalho no geral?

    Desde já muito obrigado.

  69. Pedro Addler

    Oi Eli

    Dei uma olhada no seu blog, o “Arte para uma Vida Inteira” e achei seus trabalhos bem criativos, você se daria bem sim com publicidade e propaganda.

    Em relação ao fato de você ganhar um desconto na faculdade de publicidade e propaganda, você não vai conseguir não, o que pode acontecer é você poder pular algumas partes do curso já que estudou as mesmas coisas antes, pulando essas partes você acaba dimininuindo o tempo de curso e pagando menos mensalidades.

  70. Pedro Addler

    Ola Gillyane

    Entre as principais atividades que você pode ter como profissional de publicidade e propaganda, você pode fazer: Criação publicitária, Publicidade de Mídia, pode támbem trabalhar na Produção ou então sendo gerente.

  71. Vagner

    Olá, me chamo Vagner, já que para conseguir entrar no mercado de Publicidade e propaganda é essencial estar morando em um grande centro tenho duvidas sobre a dificuldade de encontrar repúblicas e se os apartamentos são muito caros, pois o custo de vida é maior. Quais são as dicas para alguém que pretende mudar de cidade ?

  72. Thais

    Olá, gostaria de saber mais sobre os concursos públicos que rolam nessa área de Publicidade e Propaganda. É com freqüência que rolam os concursos ? Há muita concorrência ?
    Gostaria de saber qual a principal diferença entre Comunicação Social e Publicidade.

  73. Ana Gabriela

    Tipo amo muito essa área de publicidade e propaganda esse ano vou tentar no vestibular e gostaria de saber como está o mercado dessa área no ES?? vale a pena depois de formada ir pro RJ ou SP?

  74. Pedro Addler

    Olá Charles

    Se você está procurando uma profissão “muito louca” trabalhando como Produtor em Publicidade e Propaganda com certeza você vai encontrar !!

    O produtor na área de publicidade e propaganda, é como se fosse um líder, uma pessoa que faz as coisas acontecerem.

    É o produtor que torna possível que as idéias dos criadores sejam postas em prática.

    O produtor é responsável por escolher modelos, construir ou alugar cenários, alugar carros, transportar as pessoas, telefonar para os atores, falar com os clientes, resumindo, o produtor coordena todo o processo de Publicidade e Propaganda.

  75. Pedro Addler

    Olá Karolina

    Na psicologia moderna ( sou psicologo ), sabemos que todo e qualquer talento pode ser desenvolvido, desde que você tenha muita vontade e trabalhe duro.

    Em outras palavras, se você já tiver um pouco de criativadade, se você trabalhar em cima dela, pode transforma-la em uma grande criatividade !!

    Agora, também não vá confundir, não é o curso de publicidade e propaganda que vai ensinar você a ser criativa, é você mesma que tem que correr atrás. Se você acha que consegue, só depende de você, mãos a obra !!

  76. Pedro Addler

    Olá Roberta

    Se você não se considera muito criativa, melhor fazer Relações Públicas mesmo, a publicidade e propaganda é o território das pessoas criativas.

    Se você não for criativa não vai conseguir se destacar.

  77. Pedro Addler

    Olá Vanessa

    Não tem nada a ver mesmo não. As funções dos profissionais de publicidade e propaganda e jornalismo são bem diferentes.

    Enquanto a função do publicitário é divulgar produtos e serviços, a função do jornalista é divulgar a informação.

    Ambos trabalham com divulgação mas de uma ótica diferente.

    Em se tratando de uma revista por exemplo, profissionais de publicidade e propaganda produzem os anúncios, os jornalistas produzem as matérias da revista.

  78. cristiane

    olá Pedro meu nome é cristiane e gostaria de saber se para trabalhar fazendo catálogos publicitarios de moda eu tenho que fazer publicidade,ou então sendo uma boa fotografa resolve???obrigada valeu!!!

  79. Anna Thaís

    Olá Pedro,

    Gostaria de saber, se para entrar na faculdade de publicidade e propaganda é preciso alguns pré-requisitos? Tipo corel, flash, etc..

  80. Levy

    Oi eu faço o terceiro ano do ensino médio e vou fazer vestibular esse ano e queria saber se existem diferenças extremas entre publicidade e marketing e se os cursos trata quse que da mesma coisa. É pq eu queru fazer publicidade e propaganda e já tenhu no meu curriculo um estagio em uma empresa na parte de marketing e queria saber se essa experiencia conta muito se eu cursar publicidade!!!!!!

  81. Paulo Henrique

    Meu nome é Paulo Henrique, estou a um pé da faculdade de publicidade e propaganda, eu sempre gostei de criar desenhar e principalmente edições em video, só que eu estou com muito medo da profissão, na minha casa todo mundo ta contra, pq queriam os cursos de sempre, medicina, engenharia, direito essas coisas, então eu acabo ficando com o pé atrás, eu ja abandonei um curso de administração com dois anos, passei em direito e não fui fazer matricula, meu medo é ir e depois me ferrar, me da um conselho e um grau de ânimo pra aumentar minha coragem valew abraços

  82. Gustavo

    Olá Pedro.

    O meu maior sonho e ser um apresentador de rádio e televisão. Se eu fizer publicidade e propaganda eu consigo realizar essa grande sonho?

  83. Diego

    Olá trabalho numa empresa Multinacional no ramo de Bebidas, Cursando Publicidade mesmo a minha empresa sendo muito forte no ramo da publicidade e propaganda, sera que terei oportunidades ou somente em agência ?? Pretendo continuar trabalhando na companhia…

  84. Magno

    Olá…vou começar o curso técnico.Técnico em publicidade.Mas não sei como é visto, a relação do ensino superior, para o técnico.Há algum tipo de pré-conceito quanto a técnico ou faculdade no mercado? A àrea de atuação é a mesma?
    Na instituição que vou fazer o curso me informaram que sim, mas resta dúvidas ainda. Optei por fazer o curso técnico, pois vai sair mais em conta financeiramente,e como nunca trabalhei na àrea, apesar que, me indentifico muito com a função, tenho certo receio de começar um curso superior, e não gostar. Mas penso sim, em fazer o curso superior de publicidade, mas depois que tiver uma noção sobre a profissão.
    Obrigado!

  85. Giuliane

    Estou querendo fazer publicidade e propaganda gostaria de saber se a facul uninove é legal neste curso? não quero ter que mudar o curso anos depois. obrigada.

  86. Lu

    Oii.
    Já fiz um curso de fotografia, area que gosto bastante e agora vou começar a faculdade de publicidade e propaganda, queria juntar tudo e trabalhar com moda, talvez produção de moda, propaganda de moda… Existe essa possibilidade fazendo publicidade ?

  87. Pedro Addler

    Olá Thais

    Gostar de fotografia indica que você tem uma boa veia artística e que também você deve ser uma pessoa criativa, requisitos essenciais para quem quer fazer o curso de publicidade e propaganda.

    Mas só ser criativa não basta, você vai precisar também de muito jogo de cintura e de dedicação, se você tem esses atributos também, pode fazer o curso de publicidade e propaganda sem medo.

  88. Pedro Addler

    Olá Monica

    Atualmente o principal mercado para a publicidade e propaganda no Brasil são as grandes cidades.

    O mercado está concentrado nos grandes centros, porque tanto as maiores empresas, quanto as maiores agências de publicidades estão por lá.

  89. Pedro Addler

    Olá Bruna

    Como você bem sabe, o principal mercado para publicidade e propaganda é o das agências mas há sim outros ramos profissionais interessantes que você pode seguir:

    - Divulgação de Eventos: Neste ramo de atividade você trabalha cuidando da imagem e marca de artistas, trabalha divulgando shows, eventos e criando uma identidade visual para o artista.

    - Publicidade Web: A publicidade e propaganda voltada para o público web é parecida com a publicidade tradicional, a principal diferença é que ao contrário da publicidade tradicional que vai até as pessoas ( publicidade passiva ) na publicidade Web as pessoas procuram pessoalmente o que querem, indo ao Google fazer uma pesquisa por exemplo. Cabe a você fazer a publicidade mais criativa possível para chamar atenção.

  90. Pedro Addler

    Olá Hilton

    Que bom que você está encontrando a sua vocação Hilton, tem gente que passa a vida toda e não consegue achar…

    Não sei qual é a sua região, então vou recomendar algumas faculdades de publicidade e propaganda de nível nacional: USP, Unicamp, UFMG, UFRJ tem excelentes cursos de graduação.

  91. Pedro Addler

    Olá Ismael

    Pelo que posso ver no seu depoimento, com certeza você é uma pessoa de perfil criativo, está mais do que certo de procurar o mercado de publicidade e propaganda.

    Essa parte de edição está inserida dentro da publicidade e propaganda no contexto da Criação Publicitária que é onde as campanhas de marketing são pensadas e criadas.

    Você pode usar sua criatividade para produzir as peças publicitárias em sí ( banners, desenhos, animações, etc… ) ou então só para cria-las.

  92. Karyna Medeiros

    Olá =)
    Eu entrei na faculdade certa para fazer Publicidade e propaganda, mas por não ser muito criativa optei por Relações Públicas. Mas sinto que estou errada, pois Amo publicidade, e adoro fotografia, criar desenhos no photoshop, e tudo mais !!
    Preciso muito de ajuda.
    Beijos

  93. Pedro Addler

    Olá Leandro

    A carga de trabalho para publicidade e propaganda é bem forte, dependendo do cargo que você ocupar, vai ter que fazer muitas horas extras.

    É uma carreira que envolve também muita responsabilidade e negociação, já que o cliente tem que ficar satisfeito.

    Publicidade e propaganda é uma carreira que exige dedicação, esteja preparado !!

  94. Pedro Addler

    Olá Bruna

    Na verdade não se pode adquirir criatividade, é um talento nato, assim como o talento para ser músico por exemplo. A criatividade pode sim aumentar se você treina-la, mas você tem que ter um mínimo, senão não vai adiantar.

    Se você não se considerar criativa, recomendo que não faça o curso de publicidade e propaganda não.

    Os cursos técnicos de Radio e TV e Publicidade tem sim alguns pontos em comum, mas tem umas diferenças também:

    A publicidade e propaganda para o rádio e TV é mais ágil, o tempo é mais imporante ( comerciais de radio e TV tem um tempo fixo, em geral curto !! ), exige mais edição e as produções em geral saem mais caras ( especialmente TV ).

  95. Letícia

    Boa tarde!

    Aqui na minha cidade, só tem uma faculdade que possui o curso de Publicidade, uma particular! Mas nem sempre fecha as turmas ..
    eu queria mesmo uma Federal, pois em um curriculo isso conta muito, pelo menos eu penso assim!
    Mas eu ainda tenho duvidas sobre esse curso, não sei se ele terá retorno financeiro, como é o mercado de trabalho ! Queria que você me desse umas dicas, opinião .. qualquer coisa que possa me ajudar. Obrigada!

    ps: em uma de suas respostas, você indicou a USP, UFMG, UFRJ e a Unicamp! oq acha da Ufes?

  96. Pedro Addler

    Olá Vagner

    Mudar de cidade é uma experiência controversa… tem gente que gosta, tem gente que não gosta. Eu pessoalmente acho uma experiência muito boa.

    Hoje em dia temos a grande vantagem de não precisar perder mais o contato com nossos amigos e conhecidos, temos internet, celular, etc… mas é sempre legal manter a mente aberta para conhecer novas pessoas.

    Em relação a publicidade e propaganda, você vai precisar se mudar mesmo, no começo vai parecer dificil e você vai se sentir “um estranho no ninho” mas com o tempo você se adapta. Vai ser um grande desafio, mas vale a pena.

  97. Pedro Addler

    Olá Cristiane

    Você está certa !! Existem muitos caminhos diferentes para você atingir um mesmo objetivo. Se você quer fazer catálogos publicitarios de moda não precisa ter o curso de publicidade e propaganda mesmo não ( se você achar legal e quiser fazer pode fazer também viu !! :P )

    Você pode optar por fazer um curso livre de fotografia, se você fizer um bom trabalho, com certeza pode ganhar esta vaga.

  98. Pedro Addler

    Olá Anna Thais

    Não é preciso não. O conhecimento desses programas é específico para quem quer trabalhar com criação publicitária e trabalho de arte visual.

    Se é este ramo da publicidade e propaganda que você gosta e você quer aprender a usar eles melhor, recomendo que faça algum curso livre sobre estes programas ( curso de Corel, curso de Flash, etc… ).

  99. Pedro Addler

    Olá Levy

    Essa é uma confusão comum mesmo que as pessoas fazem. Na verdade Marketing não é um curso, mas sim uma atividade.

    Publicidade e propaganda é a carreira, marketing ( entre outras coisas ) é o que eles fazem.

    Em relação a já ter alguma experiência profissional, com certeza é muito positivo !! Esse estágio que você já fez vai te ajudar a arranjar muitos outros estágios e com certeza vai contribuir para você conseguir um bom emprego.

  100. Pedro Addler

    Olá Gustavo

    É um sonho bem grandioso, mas não é impossível não viu !!

    O melhor caminho para você buscar esse sonho no caso não é através da publicidade e propaganda, você deve fazer o curso de jornalismo.

    Você pode começar trabalhando na redação, depois como reporter e depois de ganhar confiança, pode assumir um cargo de apresentação. Sim, é dificil, mas começe já !! Nenhum sonho é impossível para quem tem vontade.

  101. Pedro Addler

    Olá Paulo Henrique

    Em primeiro lugar, você já é bem corajoso, o fato de você ter largado uma faculdade que você não gosta já demonstra a sua fibra e vontade de mudar.

    Ninguém é obrigado a viver de um jeito que não quer, isso só faz as pessoas infelizes, abandone sim tudo o que te faz mau.

    Se o seu sonho é fazer o curso de publicidade e propaganda, é ele que você tem que fazer, se a sua família não concordar paciência, um dia eles vão ter que aceitar a sua decisão, pode confiar, no final tudo vai dar certo.

  102. Pedro Addler

    Olá Diego

    Seu raciocínio está certo, se a sua empresa é grande, com certeza ela deve terceirizar toda a atividade de publicidade e propaganda com uma agência especializada.

    Se você quer mudar de ramo e passar a atuar com publicidade o melhor que você faz é mudar de emprego também, ir trabalhar em uma agência.

    Sim eu sei, é uma escolha difícil, mas se você gosta do ramo de publicidade e propaganda, vale a pena !!

  103. Pedro Addler

    Olá Magno

    Existe sim um preconceito, mas também temos que lembrar que o curso de bacharelado ( faculdade ) e o curso técnico de publicidade e propaganda são bem diferentes.

    No curso técnico você vai aprender uma profissão, vai adquirir os pré-requisitos para entrar no mercado de trabalho, na faculdade, além do conhecimento prático você também vai estudar muita teoria, vai se aprofundar no assunto.

    Comparada ao curso técnico, a faculdade é muito mais difícil e mais profunda também, por isso é mais valorizada.

  104. Pedro Addler

    Olá Giuliane

    Não temos informações sobre os cursos de publicidade e propaganda das universidades particulares, somente das públicas e federais, vou ficar te devendo esta resposta.

    O Guia da Carreira é focado somente nas Federais.

  105. Pedro Addler

    Oi Lu

    O mundo da moda é um mundo meio fechado e difícil de entrar, mas você está no caminho certo.

    O curso de fotografia que você já fez e a faculdade de publicidade e propaganda que você pretende fazer vão dar a você uma excelente formação para quem quer trabalhar com moda !!

  106. Pedro Addler

    Olá Karyna

    Se o seu objetivo era fazer o curso de publicidade e propaganda e você acabou entrando em outro curso por algum motivo, deve trocar sim.

    Nós devemos fazer o que gostamos, é o melhor jeito de nos sentirmos realizados e de ter uma vida boa e proveitosa.

    Se você gosta de publicidade e propaganda e sente que está errada, troque sim de curso, tem tudo para dar certo.

  107. Pedro Addler

    Olá Letícia

    Na UFES não temos o curso de publicidade e propaganda propriamente dito, a publicidade está inserida dentro do curso de Comunicação Social que também engloba alguns conteúdos de jornalismo.

    Se você também gosta da área de jornalismo, pode fazer sem medo, o curso é muito bom, mas se quer fazer um curso de publicidade e propaganda específico, melhor procurar outra faculdade.

  108. Paulo

    Boa tarde Pedro Addler, Fiz um semestre em Publicidade e Propaganda tranquei,agora estou interessado em fazer Audiovisual curso de graduação tecnológico superior 2 anos, seria um bom caminho? depois poderia terminar publicidade, qual seria sua opinão?

    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Paulo! São duas carreiras promissoras, porque não fazer as duas!
      Veja sua vocação e siga em frente!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  109. Derick

    Fiz um teste vocacional e deu publicidade e propaganda, mas meu sonho sempre foi fazer educação física. Mesmo assim, estou pensando em fazer publicidade, mas sou tímido, introvertido. Que conselho você pode me dar ? Obrigado.

  110. Stephani

    Olá,estou muito na dúvida qual profissão seguir. Gostaria de saber se mesmo não sendo criativa eu conseguiria me adaptar a carreira de publicitário. Me encantei pela profissão e só nesse quesito tenho receio. Obrigada

  111. larissa Cantanti

    ola
    eu sou muito criativa, adoro frases e tenho grande facilidade para criar frases slogan texto chamativos, quando saio na rua aonde eu vou eu aforo ver as propagandas ate mesmo na tv tudo me chama atenção em questão de propaganda . Estou certa que eu quero isso pra mim , mais eu tenho medo de entra nessa carreira e nao der certo nao ter espaço pra mim (não estou duvidando da minha capacidade)e sim de ter muito plublicitario bom. Eu adoro adoro publicidade mais apostaria em outra aria da comunicação.

  112. Daniel Rosa

    Me escrevi no curso de Comunicação Social e Marketing mas acabou que foi cancelado pela faculdade por não ter formado turmas mas ai a faculdade surgeriu que fizesse uma transferencia externa para Publicidade Propaganga, quero saber qual a diferença entre os dois ? qual seria mas interessante ?

  113. Stephanie

    Olá, eu sempre fui criativa, amo escrever e adoro inventar coisas. Meu sonho sempre foi o jornalismo mas agora eu venho lendo sobre a publicidade e também é uma área que me interesou muito e me deixou confusa sobre minha escolha profissional. Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens das duas profissões e também, se eu fizer faculdade de jornalismo e um curso técnico de publicidade e propaganda, o diploma do curso vai servir para mim trabalhar nessa área ou as empresas exigem o ensino superior?? Obrigada.

  114. Micheli

    Ola! Tenho 32 anos e vou começar o curso de graduação em comunicação social publicidade e propaganda.Gostaria de saber a tua opinião, em relação a idade que vou concluir o curso 37.
    Sera que terei problemas em conseguir espaço?

  115. sullivan augusto ribeiro

    meu nome é Sullivan estou no quarto semestre do curso de publicidade e propaganda, antes de iniciar esse curso, pensei em fazer radialismo e tv mas desisti e optei pelo jornalismo, no segundo semestre de jornalismo eu desisti, pois não me indentifiquei com a área, então mudei para a propaganda.
    O mercado publicitário é bem amplo, mas tenho uma certa preocupação em não ser reconhecido por isso, não ser bem remunerado e não agregar valores para sociedade, quais dicas você me daria para mudar essa minha concepção, tendo em vista que é um segmento já saturado e devido as exigências dos anunciates sobre as agências que precisaram mudar se torna full- service, ou seja, quais valores os publicitarios agregam para a sociedade e qual a média salarial do profissonal de cada departamento de uma agência.

  116. Anderson de souza pires

    Gostaria de saber se tem cursos preparatórios ou algo do tipo, sem ser a faculdade de publicidade e propaganda, e que nao seja um curso de custo muito alto, pois procuro algo que caiba no bolso antes de encarar a facul, poderia citar alguns na região de são paulo??

  117. Daniel Drumond

    Qual é a sua experiência como publicitário? Fora das agências, há mercado de trabalho? Como atuar como autônomo na profissão? Sabe se há um mercado forte em Belo Horizonte?

  118. Thais

    Estou cursando técnico em Publicidade e Propagando, mas estou tendo dificuldades na parte de edição de imagem, criação etc.
    Pois não tenho nenhum conhecimento como por ex. Photoshop e outros (edição de imagem)…. Teria algum curso para me indicar???

  119. Monique

    Olá, boa noite.

    Escrevo pois faço faculdade de Design gráfico e formo ano que vem (Dezembro de 2013); depois tenho planos de fazer Publicidade e propaganda (Janeiro de 2014) mas, mesmo agora estou insegura quanto o fato de não ser uma excelente desenhista e, embora saiba que Design não resume – se em ilustração, preocupo – me com isso. Pretendo seguir em Edição mas…
    Também gostaria de saber alguns cursos que indicarias fazer nessa area e como anda o mercado de trabalho no Nordeste(Natal – RN).
    Obrigada desde já,
    Att

  120. Otavio Rossatto

    queria saber se a faculdade feita influencia muito na hora da decisão de contratar , pois moro no Paraná e só tem uma faculdade aqui e nao posso ir para outra cidade pela falta de dinhero

  121. Eduarda Johnston

    Gente, alguem pode me dizer qual e o salario inicial?? Obg

    • Pedro Addler

      Eduarda, depende muito, mas geralmente os profissionais começam com estágios durante a graduação.

  122. Thomaz

    Olá, obrigado pelo post está muito bem explicado li tudo e achei muito interessante quero seguir essa área, sempre que tiver novidades posta, vou adorar saber mais informações… Obrigado…

    • Pedro Addler

      Obrigado Thomaz, fique ligado nas novidades!

  123. Thiago

    Sou graduado em Administração, mas descobri que gosto mesmo são as areas de marketing ou publicidade. Por não possuir o conhecimento técnico, não consigo me inserir nessas areas. Minha dúvida é se eu faço uma pós graduação ou uma graduação em Marketing ou Publicidade. O q me sugere?

    Obrigado!

    • Pedro Addler

      Oi Thiago, acho que no seu caso uma pós graduação em Marketing pode ajudar muito. Você se tornará um profissional completo!

  124. Tami

    Eu amo mexer com computação grafica e sou super criativa, mas estou com medo de fazer Publicidade e Propaganda porque tdos os meus amigos dizem que precisa saber desenhar .. é verdade?, para fazer Publicidade e Propaganda tem que saber desenhar? EU SOU A PIOR PESSOA PARA DESENHAR, so sei desenhar palitinhos kk ! então devo desistir e tentar outra area? me responde por favor, essa duvida me consome rs

    • Pedro Addler

      Tami, existem algumas disciplinas que envolvem desenho sim, mas você não vai precisar ser uma especialista. É apenas para auxiliar a desenvolver a sua criatividade e não vai te impedir de seguir carreira.

  125. Ron

    Eis minha dúvida, aliás um dilema.

    Hoje estou com 37 anos caminhando para 38 e estou na dúvida se inicio ou não o curso de publicidade e propaganda.

    Sou formado pela Escola Técnica de Comunicação – ETEC e atuei durante vários anos como publicitário, aliás para ser mais exato, atuei como profissional de marketing político. Nesta exato momento de minha vida tenho atividades profissionais totalmente diferente daquelas do passado mas admito que sinto muita falta da publicidade.

    Será que nesta idade valerá a pena iniciar o curso? Não digo a nivel educacional, pois sei que estudar é ótimo a qualquer tempo mas refiro-me às vantagens financeiras. Será que haverá um mercado para mim quando me formar aos 43 anos?

    Aguardo ansioso pela ajuda.

    • Pedro Addler

      Ron, como diria Fernando Pessoa “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”! Não importa sua idade, tenho certeza que você vai curtir o curso e aprender muito! O bom da área de publicidade é que o mercado é muito amplo e cria oportunidades para pessoas de todas as idades.

  126. Mya

    Como se tornar um bom publicitario?

    • Pedro Addler

      Mya, essa pergunta é bem difícil! Mas acho que você deve estudar muito, ler bons livros de outros publicitários, exercitar sua criatividade e seguir seu coração!

      • mya

        obrigado! quais as melhores faculdades as federais ou as públicas?

        • Pedro Addler

          Oi Mya, existem boas universidades tanto federais como públicas. Uma boa forma de avaliar é procurar saber as últimas notas das universidades. Boa sorte!

  127. Ewerson Moraes

    Sou péssimo em matemática,gostei do curso
    mais queria saber se é difícil ou simples
    a matemática nesse curso???Me explique o melhor que puder…Obrigado.

    • Pedro Addler

      Oi Ewerson, o curso de publicidade é mais voltado para matérias com muita leitura, interpretação, gráficos e criatividade. Quase nada de matemática!

  128. Luana Sobral

    Você aconselharia uma pessoa tímida(muito) a fazer propaganda e publicidade?

    • Pedro Addler

      Oi Luana, acho que você pode trabalhar com publicidade sem problemas. A sua timidez só não pode atrapalhar sua criatividade! A maioria dos bons publicitários não aparecem em público, ficam apenas na área de criação das agências.

  129. Hélio Júnior

    Bom Dia,
    Eu quero muito ingressar na carreira de publicidade, pois que amo propagandas, e gostaria de atuar nessa área, eu me identifico na criação de novas ideias, e coisas novas, então, eu axo que eu irei gostar dessa área.Eu quero ser um publicitário bem sucedido, ganhando um bom salário, e estar profissionalmente satisfeito.Você indicaria essa carreira para mim?!…por mais que eu goste de tudo isso, eu me sinto um pouco inseguro, com medo de depois de formado, não conseguir atuar na área como era esperado.Me dê umas dicas do que fazer por favor!

    • Pedro Addler

      Hélio, pelo pouco que você escreveu já percebi que você tem paixão pela propaganda! Se você é criativo e tem vontade, vá em frente! Se estiver com muitas dúvidas, tente fazer nosso teste vocacional para te ajudar!

  130. Bruno Gomes.

    Olá Pedro, gostaria de saber se Belo Horizonte, se encaixa na lista dos grandes centros? E se farei um bom bom negocio, exercendo essa profissão em BH?

    • Pedro Addler

      Olá Bruno! Belo Horizonte é um grande centro sim e com ótimas oportunidades de trabalho. É a capital com o menor indice de desemprego do país.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  131. Natalia Sales

    Olá Pedro. Sou de Belo Horizonte, MG.
    Queria parabenizar pelo texto altamente claro e compreensível, gostei muito e me influenciou mais ainda na vontade de seguir essa profissão. Porém, tenho medo da alta competitividade e com isso não conseguir me ingressar ou me dar bem na publicidade. Há alguma área de especialização mais vantajosa financeiramente?

    • Pedro Addler

      Oi Natalia, hoje em dia a área de marketing digital está crescendo muito, precisando de cada vez mais profissionais! boa sorte!

  132. Caio Fernandes

    Pedro, sou um estudante do ensino médio e tenho 2 dúvidas. Primeiro eu queria saber: pelo fato de eu gostar de criar, participar e buscar interagir com as pessoas, me faz ter o “perfil” de um publicitário? E a segunda é: assim que eu me formar, é melhor começar a trabalhar ou “engatar” a pós-graduação?

    • Pedro Addler

      Olá Caio! Para ser Publicitário você precisa deixar sua criatividade fluir! O quanto antes você entrar no mercado de trabalho é melhor! Após a conquista do emprego você pode se especializar! ;)

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  133. pedro barreto

    oi, eu sou do rio de janeiro e gostaria de saber as melhores faculdades (públicas ou particulares, tanto faz) no curso de publicidade e propaganda. existe um ranking oficial do rio de janeiro?

  134. Ismael

    Oi, pretendo cursar Publicidade e Propaganda, mas com objetivos voltados totalmente para “fotografia”, estarei certo em cursa P.P. com tal objetivo ?

  135. Danilo

    Gostaria de saber se o curso de publicidade tem alguma relação com marketing , ainda estou em duvida em fazer ou publicidade e propaganda ou marketing e vendas.

    Obrigado ;)

  136. Jessica

    oi ,
    meu nome é Jessica e queria fazer uma pergunta
    o meu sonho é fazer faculdade de publicidade e
    propaganda , mas o problema é que eu não sou muito na matéria de Português, isso pode afetar alguma coisa ??
    Deste já obrigado

  137. Taina

    Ola minha duvida é a seguinte, para entrar nessa area de publicidade é realmente necessario saber desenhar? Quero saber se tem algumas exeções,para ter sucesso nessa carreira é muito importante ter talento para desenhar? Ou se ha varios outros pontos importantes pode me informar quais sao?

  138. Carol

    Olá! Termino o ensino médio neste ano e tenho dúvidas na escolha do meu curso. Tenho interesse na área de publicidade e propaganda mas não sei se em meu Estado este curso é valorizado. Tem como me informar como está o mercado de trabalho desta área no Mato Grosso do Sul? obrigada ;)

  139. Alexandre

    Olá, gostaria de saber se para fazer publicidade preciso ter um conhecimento prévio, ou seja, saber mexer nos programas de computação,ou isso é ensinado na faculdade? Desde já agradeço.

  140. Bruna

    Eu nao preciso de nenhuma matematica por exemplo para o curso de Publicidade da ESPM no rio de janeiro? Nem em financas e estatistica?
    Obrigada

  141. renan g

    Estou no 1°ano do curso de direito,mas vou mudar para publicidade e propaganda ano que vem. P&P é bem mais interessante do que Direito. E é algo que eu quero seguir.

  142. Nathália Vilela

    olá Pedro.
    Primeiramente gostaria de dizer que o site esta muito bem elaborado e muito bem informado e esta me ajudando bastante, mas estou em duvida entre publicidade e propaganda e Hotelaria, sabe eu estou terminando o terceiro e não sou fã de números, acho propaganda legal , e hotelaria mais ainda, mas gostaria de saber se pra fazer propaganda e preciso ter muita , muita criatividade, ou se você pode entrar na faculdade e aprender a ter toda essa criatividade que um publicitário pode ter? e hotelaria, tem muita matemática? desde já agradeço!

  143. Azevedo

    Boa tarde .

    gostaria de saber se eu me graduar em comunicação social com habilitação em publicidade , que são 4 anos na faculdade que pretendo fazer, no sul de minas, se posso atuar tanto na área agropecuária na qual sou formado à 10 anos (exp. tanto na agricultura quanto zootecnia) e se tem araea para atuar nas : (multinacionas etc..)será que a área agrícola vai futuramente investir neste tipo de profissional ? e em outras áreas também , para não ficar somente engessado em uma. Gosto muito de organizar eventos, decoração , propagandas , estratégias , divulgação etc..

    Atenciosamente,

    Hugo J. Azevedo
    Tec.Agr. Emater-MG

  144. CS

    Olá. Qual seria a profissão mais indicada para alguém que é da personalidade artesã (com dificuldade de organização, ambiente de trabalho dinâmico)muito calma, que gosta da parte de criação, porém, se interessa por gastronomia também? Estou em dúvida entre artes visuais (quais as possíveis áreas na qual posso atuar se eu cursar isso?), nutrição, e publicidade… qual a mais indicada para meu perfil?

  145. Rafaela

    Ola me chamo Rafaela e gostaria de saber um seguinte.. sou louca por essa profissão de publicidade, sei falar 2 idiomas que são os mais importantes inglês e espanhol gostaria de saber se é muito difícil ingressar no mercado de publicidade e se tem alguma diferença entre branco,negro,mulato e etc..
    obrigado, aguardo resposta

  146. Rávila

    Qual uma curiosidade da publicidade

  147. jessica

    boa noite eu nao tenho curso de publicidade e eu gostaria de saber mesmo nao tendo o curso eu posso trabalha ou enviar curruculum porque eu to lendo e pesquisando o que é publicidade entao tendo uma boa imaginaçao e trabalhando e aprendendo nao fica mais facil se pude me responde eu fico grata vou ficar esperando

  148. Tainá

    Olá! gostaria de cursar PP, MAS eu não sou tão ligada a programas de computador, para grandes criações. Na faculdade eles ensinam ou é bom fazer um curso para isso antes?
    É díficil entrar numa Federal?

    Thank’s :D

  149. daniel

    ola!! eu gosto muito de criar desenhos, mas estou com duvidas.Será que eu tenho chances de evoluir na parte de criação de desenhos já que é o que gosto…

  150. Juliana

    Olá, Boa tarde! Queria saber se em Publicidade e Propaganda também ‘usam’ fotografia? pois eu adoro! e seria uma profissão perfeita juntar tudo o que gosto. obrigada!

  151. Cauã

    Eu sempre fui um pouco criativo, sempre amei coisas relacionadas a arte. Não sei desenhar, nem mexer com computação gráfica, entretanto, não sei avaliar o meu grau de criatividade ‘-’. eu adoro vida corrida e loucuras no trabalho, sempre sonhei com um trabalho instigante, que eu fique correndo o dia todo em busca de solução, grandes centros e tal. moro na baixada fluminense mais posso ir pro centro do Rio numa boa, vc acha que eu tenho capacidade pra fazer Publicidade e Propaganda, que seria um curso legal pra mim?

  152. Tamires Alves

    Eu estou pensando em fazer publicidade , mas estou com muita duvida e queria saber se esse ramo é muito concorrido ?

  153. Danielle

    Sempre tive fixação na profissão de publicitária, mas fui muito vetada em minha vida hj tenho 32 anos e dois filhos estou no 3ºperíodo de Direito , e não tenho experiência profissional em nada, gosto do meu curso , mas tenho medo do mercado de trabalho .
    Qual é sua opinião? Ah fiz o teste vocacional e deu publicidade e não Direito! ???

  154. Gustavo Brito

    Olá pedro!
    estou cursando o 4º período de administração numa das melhores faculdades de recife. Porém não estou gostando do curso, apenas estou gostando da cadeira de marketing. O que eu queria mesmo era publicidade, porque sou criativo,e gosto ficar vendo comerciais e ficar tentando melhora-los, acho que me daria bem nessa área. Minha dúvida é se abandono administração, pois todos falam para eu não largar, porque ja estou na metade do curso e poderia fazer uma pós em marketing e depois fazer publicidade, todos dizem que serei um profissional mais completo e com mais chances no mercado se fizesse isso. Mas ao mesmo tempo queria fazer algo que gostasse, e essa dúvida fica na minha cabeça. Qual a sua opinião?
    Obrigado!

  155. Henrique

    Olá,acho a área de publicidade muito interessante e admiro muito a profissão,com certeza é uma área que gostaria de ingressar,mas tenho muitas duvidas referente ao meu perfil,se ele se enquadra nesta profissão,ja estou com 20 anos e não decidi nenhuma carreira para seguir ja estou preocupado,gostaria de saber se a mercado de trabalho no RS,se há oportunidades no meu estado e se eu cursar um técnico em publicidade terei chançe de ingressar nesta área ou este curso nao ajuda muito?Obrigado

  156. Nyew

    Olá.

    Tenho uma dúvida:
    Tenho 23 anos e já tenho uma profissão: Tecnólogo em RH. Também já trabalho nesta função há 4 anos. Tendo isso em mente, posso concluir que já sou um profissional da área com a vida “ganha”, massss…

    definitivamente não é o que gosto! Sim, já gostei, mas hoje vejo que não é pra mim.

    Sempre gostei da áres de Propaganda & Publicidade e, após fazer o teste vocacional, esta área apareceu como uma das opções. Depois do resultado uma gigantesca vontade de mudar de profissão tomou conta de mim.

    Agora vem a dúvida: com a minha idade já ‘avançada’ e com uma profissão já conquistada seria uma boa/má ideia tentar me deslocar do RH ra a área de P&P?

    Acredito ter a criatividade que a profissão necessita, tenho também um certo perfeccionismo (acho que é necessário, né?) e, principalmente, sempre gostei de criar: eram desde frases e mais frases, brincadeiras/jogos/passatempos até logos e ambigramas. ^^

    Obrigado!

  157. Beatriz Prado de Freitas

    Olá!
    Vou começar a faculade o ano que vem… Quero MUITO trabalhar com eventos ligado a moda… Sera que publicidade é o curso que devo fazer?

    Atenciosamente,
    Beatriz Freitas.

  158. gabriel santos

    Então sou muito tímido gosto muito de desenhar, quero fazer, será que me enquadro? Ou então ja pensei muito em jornalismo uma área que eu escreva mais! posso atuar com desenhos em jornalismo ou fico na publicidade mesmo?

  159. Gustavo Moraes

    Olá, muito bom o blog ta esclarecendo bem as duvidas da galera. Então minha duvida é tipo eu sempre quis fazer publicidade e propaganda mas com um foco mas para produção de eventos,promoter de baladas e eventos em geral, pensei em fazer o curso de superior tecnólogo em eventos mais eu queria mesmo um bacharelado Pensei em fazer os dois mas me disseram que publicidade já abrange isso então oque você me sugere tem alguma especialização para eu fazer e seguir nessa área que eu gosto em PP ? é qual seria o salario inicial nessa área ? é publicidade tem haver comigo meus amigos dizem que sim pois sou bem simpático e comunicativo e adoro um agito.

  160. Viviane

    Olá, gostaria de saber como está o mercado de trabalho atualmente e se vale a pena mesmo cursar uma faculdade de publicidade? e quanto ao salário.

  161. Victor Santana

    Olá Pedro!
    Adorei as informações desse site, me tirou algumas dúvidas. Porém tenho mais uma dúvida a respeito do mercado de trabalho em Pernambuco para o curso de Publicidade e Propaganda.Eu sempre gostei de apresentar trabalhos na escola, apesar de ser tímido, sou bem criativo, sempre acabo sendo o líder em trabalhos, uma vez já criei um logotipo de um nome de laboratório em um trabalho e ficou muito bom, penso em um dia montar minha própria empresa e já tenho ideia para isso, mas também adoro cinema e clipes musicais e sempre quis ser diretor, porém o mercado de trabalho aqui é muito restrito e poucas faculdades oferecem o curso de Cinema. Fazia o curso de Letras – Bacharelado na UFPE, porque achava que iria gostar, por ser da área de humanas e porque adoro redação e literatura, mas não me identifiquei com o perfil profissional e não suportava as disciplinas, por isso desisti depois do primeiro período. Agora pretendo recomeçar de novo, fazendo uma faculdade particular e gostaria de fazer o curso de Publicidade e Propaganda, porque acho que me encaixo no perfil, mas queria saber se posso relacionar o curso com cinema, ou se fazendo esse curso também posso trabalhar com cinema,já que gosto muito e se é difícil o mercado de trabalho aqui no meu estado, sou de Recife.

  162. Fernanda

    Olá, eu gostaria de saber se só existe a faculdade, ou se tem algum curso para publicidade?
    Pois gostaria de fazer o curso antes, para ter a certeza de que é isso que eu gosto.

  163. Karoline

    Gostaria de saber enquanto estiver cursando a faculdade, quais são os cursos a mais que posso fazer pra conseguir estágios e empregos mais fáceis?

  164. Júlia

    olá, eu tenho apenas 14 anos ainda mas já penso no meu futuro. Eu gostaria muito de fazer um curso de publicidade e propaganda, apesar de não ser muuitoo criativa pra desenhos (sou mais criativa com palavras), voce acha que se eu trabalhar esse lado menos favorável eu consiga ser uma boa publicitária??

    agradeço desde já!! Muito Obrigada!!

  165. Ana Júlia

    oi, eu tenho 14 anos ainda mas já penso no meu futuro. Eu queria muito fazer um curso de Publicidade e Propaganda. Apesar de eu não ser muuuitoo criativa com desenhos (sou mais cristiva com palavras) vcs acham que se eu trabalhar essa parte menos favorável minha eu consiga ser uma boa profissional???

    bom, agradeço desde já! valew, bjuu!

    • João Lucas Santiago

      Oi Ana Julia tenho 14 anos e meu sonho é o mesmo que o seu te desejo sorte… Quem sabe nós não seremos colegas de trabalho no futuro.

  166. jack

    ola me ajude estou em duvida em qual faculdade exercer entre turismo e publicidade.
    pois sei que o mercado para turismo não é tão amplo
    e para publicidade o mercado é bom?

  167. Viviane

    Boa Tarde…
    Quero muito iniciar na faculdade no primeiro semestre de 2013, porém estou totalmente indecisa na escolha do curso:
    Eu dei uma olhada na grade curricular e cheguei a fazer testes vocacionais e geralmente um dos cursos apontados seria publicidade e propaganda, eu gostaria de saber se com essa faculdade eu consigo crescer na empresa que eu trabalho no momento ou somente em Agências de Publicidade?
    Outra pergunta é como está no momento o campo de trabalho?
    Fico no aguardo… Obrigada!

  168. Letícia

    Olá, sou estudante de Letras, mas terminando o curso pretendo cursar publicidade. Sempre me encantei por algumas propagandas na televisão, da maneira que os publicitários envolvem o consumidor, persuadindo-o a adquirir tal produto, ou até mesmo, como por exemplo as propagandas da Pernambucana do Dia das Mães que de tão bem elaboradas nos faz querer ser mães pela sensação de felicidade que o vídeo passa. O estudante de Publicidade precisa ter algum talento com desenho? pois sou péssima nisso. Gosto muito de foto, tanto que meu TCC é na área da Semiótica, mas tenho medo de tentar o curso e não ter talento o suficiente, ou nato, para ser uma profissional competente.

  169. Carlos

    Olá Pedro! Bom,tenho 23 anos e sou apaixonado por Publicidade e Propaganda,porém aqui na minha cidade onde moro,só vejo pessoas falando mau da profissão. Que não é um curso valorizado,que vou me forma e guarda o diploma na gaveta e isso me deixa muito mau sabe? Já entrei na depressão por conta disso. É vergonhoso dizer isso,mais é pura verdade. Não vejo fazendo outra coisa! Eu amo escreve,planejar,criar,fotografar e tenho muito o dom de persuasão. Tenho vários defeitos,porém o pior é: SOU MEGA TÍMIDO. Não me peça para fazer apresentação na frente de muita gente,pq não rola. Fiz 2 anos de administração para vê se poderia esquecer Publicidade e tomar paixão por uma nova carreira. Mais não vingou! Sabe quando estamos em um curso e ficamos sufocado,pq ali não é o teu lugar? Pois é! Me senti desse jeito e resolvi parar de uma vez. Fiquei 2012 todo sem fazer faculdade por conta desse problema. Me ajude por favor,me indique alguma coisa,dicas por favor! Obrigado desde já! :D

  170. Roselaine

    Olá, eu gostaria de fazer designer gráfico, mas na minha localidade não tem, então por enquanto não posso fazer. Por isso estou procurando uma outra faculdade pra fazer agora (que tenha a ver ou possa me ajudar como designer futuramente) pra depois fazer a que eu quero. Publicidade e propagando poderia ser uma boa pra mim ou existem outras?

  171. genilson

    Cara estou tentando mudar de uma faculdade de marketing para publicidade porque descobri que quero mesmo é publicidade e propaganda.

  172. Aline Barrozo Batalha

    Olá. Tenho 24 anos graduada em administração e faço MBA em Marketing, PP. Nunca atuei na área, hoje sou bancária. Tenho um blog, sou criativa, amo escrever e criar. Já fiz um comercial, escrevi uma peça e amo tirar fotos. Termino o MBA no fim do ano que vem. Tenho chances no mercado mesmo sem experiencia apenas mostrando meus trabalhos, posts no blog? Obrigada

  173. vanessa

    patricia,pesquisei muito sobre esse assunto e nenhum texto me esclareceu tantas duvidas quanto o seu .
    muito bem escrito e claro .

  174. silvana

    olá, queria saber qual o melhor e o que ganha mais Publicidade de Mídia ou criação publicitaria, e quanto custa a faculdade?

  175. Felipe

    cara, muito bom esse site gostei mesmo, ajuda você a entender melhor oque seria cada “sonho” de carreira

  176. Thiago

    Bom dia!

    Gostaria de saber sobre o curso de Técnico em Publicidade, seria uma boa para inicio de carreira??

    valeuu!!

  177. carla

    Olá!!Boa tarde!!Fazer publicidade é um sonho de adolescencia,portanto tinha outra profissão que também gostaria de cursar da qual pertence a um sonho de infância,sou graduada e especilaizada em Odontologia e hoje pretendo fazer Publicidade para executar minha criatividade,ja que cursos relacionados á saúde acaba nos posicionando para outras vertentes de raciocínio,quero saber onde fica as melhores oportunidades de trabalho e ainda gostaria de entender o porque da discrepãncia de sálarios no mercado tendo em vista ter o mesmo curso de Publicidade já que as remuneraçoes vcariam de r$2000 a r$30000 segundo pesquisei na internet.Obrigada!

  178. Jéssica

    Oi, estou prestes a fazer o vestibular para cursar publicidade. Amo muito esta profissao, adoro fazer as coisas acontecerem.. fazer a parte teorica num simples papel e depois ve-lo pronto do jeito que imaginei é muito gratificante. Nunca tive duvidas sobre o curso. Desde os meus 12 anos faço cursos relacionados a Publicidade, com 16 ja era bilingui. Fiz cursos de informatica, web, photoshop… porem nao sei desenhar e nao sei se minha criatividade sera o suficiente, nao sei como aperfeiçoar esta criatividade, nao sei se estou no caminho certo,gostaria de uma sujestao. You help me?Please?!! thanks! :)

  179. Josias

    Ola estou querendo fazer curso de publicidade e propaganda,então quero saber se depois que me formar nessa areá ,posso fazer um concurso público e se seria bom negocio para um publicitário?

  180. Ester

    eu gostaria de fazer publicidade mas na faculdade federal so tem comunicação social. Qual a principal diferença entre Publicidade e Comunicação Social?

  181. Karla Alessandra

    Oi, moro no interior e faço faculdade na PUC de Guaíra e quero transferir p/ Curitiba, pois queria saber se da p/ trabalhar numa cidade grande sendo que eu moro numa cidade pequena…. obg bjs desde ja agradeço

  182. Igor Castro

    Olá, passei no vestibular para o Curso de Publicidade e Propaganda aqui em Roraima pela Estacio e em uma pesquisa que fiz descobri que ela não esta nem colocada no ranking das melhores faculdades do Brasil gostaria de saber se vale a pena investir e qual o seu ponto de vista quanto ao peso disso no mercado atual.

    não podendo esquecer de agradecer pela pagina e por ter nos edificado com seus sábios comentários.

  183. deca

    olá! estava lendo aqui sobre publicidade e propaganda e achei muito legal o curso e todos esses comentarios, bom, nn sei se sigo nessa profissão pois eu amo fotografar(principalmente coisas diferentes como: cascas de árvores ,cacos de telha, sei coisas diferente); mas eu nunca fiz curso de fotografia devo fazer um primeiro?, não sei fazer edição de fotos e também não sei desenhar, sou muito falante e gosto muito de conversar me comunicar, não sei se devo fazer publicidade, se eu fizer devo me especializar em qual área da publicidade e propaganda? por favor me responda….grata.

  184. Tatielle Franco

    Oi, tenho 17 anos já concluir o ensino medio , e não tenho ainda certeza de que faculdade fazer:(, não gosto de nada que envolva cálculos ,contas , nada relacionado com química física ou matemática , sou fraca nessas matérias , ai estou pensando em escolher a publicidade pra construir uma carreira , mais tenho a segunda opção a fisioterapia … Sou de Salvador , eu não como tá a área publicitaria Baiana , por fim tou muito confusa

  185. Clara

    Olá Pedro, Gostaria de saber se na área de Produção Publicitária ou Criação Publicitária, se tem haver com jornalismo? Acho muito legal essa área.Obrigada…

  186. Wesley Silva

    Ola!!
    Queria saber qual é a melhor faculdade para cursar a publicidade??
    Depois de completar meu estudo, posso sair para trabalhar em outro pais, ou tenho que fazer o curso para fora??

  187. Nayara

    Oquê achas da cidade de Florianópolis,tem um mercado bom para os Publicitários atuar?
    Um campo aberto ?

  188. May

    Uma pessoa que fizer publicidade e depois jornalismo e dedicar o maximo tem chance de chegar trabalhar na televisao ?
    Onde é melhor Sao Paulo ou BH ?

  189. Daniel

    Ola Pedro gostaria de saber sua opinião sobre os cursos de publicidade e propaganda que tem duração de dois anos (tecnólogo),se é uma boa opção ou será melhor fazer o curso tradicional.

  190. federico erlij

    bom dia . eu estou no 2°ano do ensino medio , e gostaria de dicas para poder prestar uma boa faculdade de publicidade e propaganda , ,poderia me dar dicas

  191. Lucas

    Olá, eu gostaria de saber quais as melhores faculdades e nível nacional tanto particular quanto publica nos cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda.
    Grato

  192. Natália

    Olá!!
    Estou cursando o primeiro ano de PP e to gostando bastante do curso! Mas o que eu mais temo é essa questão da criatividade que eu sinto que me falta um pouco… Então eu queria tirar a dúvida se para ser publicitário só a criatividade importa ou se existem outros requisitos e outros setores para trabalhar que não tenha como objeto principal a criação!?
    Obrigada!

  193. tvda

    Olá! Gostaria de saber se quem quer trabalhar na área de shows, acompanhar por exemplo um artista, trabalhar pra ele, faz parte de alguma linha da publicidade!

  194. Flávia

    Oii.. eu sou estudante de farmácia e não me enquadro mais nesta area.. hoje eu percebo que foi uma burrada ter entrado neste curso, mas enfim todo aprendizado é bem vindo!
    tranquei a faculdade faltando 02 anos e quero muito entrar em publicidade e propaganda, o que o mercado exige além da faculdade? Quais cursos?

  195. Douglas Oliveira

    Faço sistemas de informação 1°periodo… só que não estou me dando bem com matemática e programação! Gostaria de saber se na Publicidade e propaganda eu conseguiria atuar no ramo de informática !

  196. Dion

    Gostaria de saber mais sobre a Publicidade Coperativa

  197. THAIS

    OLA TD BEM, FIZ UM CURSO DE COMUNICAÇAO VISUAL E DESIGNER MULTIMIDIA, GOSTEI MUITO DA AREA E OS MEUS PROFESSORES DISSERAM QUE EU PODIA SEGUIR A CARREIRA , MAS TENHO MUITO MEDO DE NAO CONSEGUIR ARRUMAR SERVIÇO NA AREA POIS DIZEM QUE E MUITO CONCORRIDO TENHOI MEDO DE ESTUDAR DURANTE ANOS E NAO TER O RECONHECIMENTO TANTO PROFISSIONAL COMO FINANCEIRO?

  198. jamille kelly

    estou em duvida entre jornalismo e publicidade ? me ajudem ! queria uma profissão que me fizesse feliz , bem remunerada !

  199. mary

    Me indentifico muto com a área de jornalismo.Adoro escrever textos e poesias.Tenho facilidade em falar em público e questionar os fatos. Tenho muitoa duvida em relação em qual cidade seria melhor para estudar e esxercer minha profissão.Alguma sujestão?…obrigada!

  200. mary

    Amei esse site…parabéns! dicas muito interessantes.Me ajudou muito…Super feliz! :-D

  201. Nuby

    Adorei esse guia,muito legal,e é uma forma pratica de pessoas como eu tirar as duvidas sobre as possiveis profissões que podemos ter.

  202. Mikaella

    Olá Pedro, meus parabéns pelo contéudo do seu site e suas dicas diretas e clara. Estou com 19 anos e desde e trabalho desde dos 16 anos, para ter o meu proprio dinheiro e ser um pouco que independente rs e nunca fui uma boa aula nas matérias, por falta de atencao e ate mesmo dedicacao. Hoje em dia vejo a falta que me faz nào ter feito o ensino médio direito! e agora estou “desperada” para escolher um curso que eu gosto e fale, é isso mesmo e mergulhar de cabeca e estudar como nunca estudei. Sempre tive o sonho de fazer moda e trabalhar nesse meio, de producao, fotografia.. sempre tive uma boa visão de fotografia e sou uma pessoa criativa, e meus amigos me dizem o mesmo e ve como uma pessoa criativa e ligada no mundo de tendencias. E até entao eu iria cursar moda, mas por ter que mudar para sào paulo e pagar a faculdade, isso nao seria possivel.. entao pensei em fazer um tecnico em producao de moda em sao paulo, mas nao abriu turmas, comecei a pensar em outra coisa, com muita dificuldade mas consegui me abrir para outras coisas, mais perto do meu alcance e pensei em nutricao, pois gosto muito mexer com alimentos, fazer, saber sobre eles, os beneficios e afins, mas o medo bate por causa das matérias de quimica, na qual nunca tive sucesso nenhum rs (talvez pela falta de interesse na escola), e agora lendo sobre pp vejo que me encaixo também nesse perfil. Mas de todos amigos que conheco que fazem esse curso, nao tem muito sucesso, e muita dificuldade para trabalhos e continuar com essa carreira. Enfim, desabafei, espero uma dica sua sobre a minha situacao. Obrigada

  203. gleice

    gostaria de saber se o curso de publicidade e propaganda estuda muito números tipo(matemática)

  204. helrison

    oi, gosto muito de publicidade, estava em duvida entre publicidade e direito! mais tenho medo de fazer publicidade, pois dizem que é muito concorrido, é verdade? qual e mais concorrido???

  205. Najara

    Olá, estou concluindo o ensino médio, e vou fazer PP por que quero trabalhar com esses negócios de shows que adoro! ate porque não tenho em mente outra carreira a seguir se não essa, mas estou com medo de começar e não gosta . Mas estou super empolgada e acho que vai dar certo.
    Adorei o site me ajudou muito, Parabéns !

  206. israeldantas

    quantos anos dura a faculdade de publicidade e propaganda ?

  207. Daniele Miguel A.

    Olá Pedro,tudo bem? eu sou muito fã de Publicidade e Propaganda,vou começar a estudar,mas ainda tenho muitas duvidas no que desrespeito a minha area de especialização,tipo,criação publicitárias e produção publicitárias tem bem a minha cara,eu só posso escolher uma especialização? ou se eu for uma boa publicitária posso atuar em todas essas especialização? e tenho que escolher uma dessas especializaçao que você falou a cima pra só então finalizar meu curso de P.P.? Desde já agradeço,grande beijo!

  208. Lucas Henrique Pires

    Ola, bom eu ainda estou no ensino médio e gostaria de saber mais sobre publicidade e propaganda. A verdade é que até um tempo atras estava com duvidas do que fazer. Sou do tipo que sonha acordado, gosto muito de ver animê não só por assistir atoa mas sim por suas historias que são de fato interessantes, e por assistir e prestar a atenção nas historias que vejo sou facilmente contagiado e acabo criando uma historia em minha mente, só que quando eu vo tentar digitaliza-la eu não consigo passar aquela emoção que sinto ao escrever. Enquanto procurava alguma área que me interessasse eu vi a área da publicidade e propaganda e o que me chamou a atenção foi que para atuar nessa área preciso ter uma boa criatividade e acredito que eu a tenha. E se tiver aluma dica por favor me diga sei que ainda existem algumas duvidas e espero sana-las antes de me formar no ensino médio.

  209. Daielly

    oi gostaria de saber se da para ser publicitaria sem precisar viajar. moro em joinville sc
    Grata.

  210. Joice Cardoso

    Olá Pedro, sou do interior do Rio Grande do Sul, queria fazer psicologia, mais ainda não estou certa, sempre gostei muito de tira fotos e tal, gosto de moda,mais olhando esse curso, me identifiquei bastante.. Gostaria de saber se eu fazendo esse curso tenho que me mudar pra uma cidade maior ? abraço obrigadaa!

  211. Gabriela

    Olá Pedro ! Estou no ultimo ano do ensino médio e desde o primeiro venho me questionando , fazendo testes para tentar ter alguma luz em que profissão seguir .. Na familia tenho muitos exemplos de profissionais bem sucedidos mais cada vez mais as conversas só me confundem. Em todos os testes que faço Publicidade E Propaganda aparecem e por um momento até tive certeza de que era isso que eu queria. É uma area que não contem muitos numeros e eu definitivamente não me dou bem com eles. Queria saber , você tem algum conselho que talvez possa me ajudar a definir essa duvida ?

  212. Tatiane Arruda

    Sou Formada em publicidade e propaganda há um tempo, mais nunca atuei na área, recentemente fiz uma pós em MKT,Fiz curso de Assessoria de Imprensa na Facha e gostaria de entrar no mercado de trabalho.O que eu preciso fazer??Qual Curso me indicaria????

  213. eduardo

    qual a media da mensalidade do curso?

  214. Sônia Medeiros

    Olá, eu amo escrever, tirar foto. Eu queria muito fazer cinema, mas eu mudei de opinião, quer dizer estou com muitas dúvidas na realidade, eu fazendo bacharel em jornalismo, e depois um tecnologo em publicidade, e depois fazer cinema! Seria uma boa escola? Essas áreas me interessam muito e me deixam confusa sobre minha escolha profissional. Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens das profissões e também, se eu fizer faculdade de jornalismo e um curso técnico de publicidade e propaganda, que seria de produção publicitária, o diploma do curso vai servir para mim trabalhar nessa área, quer dizer, compensaria eu fazer o técnologo ou fazer o bacharel em publicidade e propaganda, na área de prod. publicitária? E depois fazer cinema! Obrigada! Tenho 16 anos, estou terminando o Ensino Médio, Começo a faculdade com 17 anos. Sou adiantada! Talvez por eu querer fazer muita coisa, ajuda um pouco?Ou fazer muita coisa seria demais?

  215. Isadora

    Olá. Moro em uma cidade pequena e pretendo fazer publicidade, mesmo que para isso seja necessário me mudar. Ainda sim, resta uma dúvida: faculdade federal ou particular. Meu interesse está em saber se ao fazer uma faculdade particular, teria muitas desvantagens em relação aos equipamentos oferecidos, professores capacitados como os da universidade federal e além disso, se a escolha de uma universidade particular poderia prejudicar ou mesmo impedir que eu obtenha determinado trabalho.

  216. Isadora

    Obs: gostaria de saber também como está o mercado de publicidade e propaganda no estado de Goiás.

  217. veronica silva

    ola!!!
    adorei as suas informacoes sobre a area de publicidade , agora sim eu tenho certeza que vou escolher a profissao certa ,espero nao mim arrepender mais acho dificil isso acontecer… bjs e ate a proximaa…

  218. Felipe

    Para entrar neste curso tem que desenhista? Gostar de fazer desenhos? Pois acho interessante a área mas não sou desenhista. Fico em dúvida entre turismo e publicidade e propaganda. Valeu por me responder.

  219. isa

    Olá, então quero fazer publicidade e propagando, mais na área em que eu mesmo divulgo (aparece)na TV radio, seria esse ou outro ? to em duvida .

  220. isa

    olá, quero muito fazer publicidade e propaganda, não sou muito criativa, mais quando finalizasse queria fazer curso de interpretação tv/publicidade. sou apaixonada por fotografia, sempre quis ser modelo fotografica tambem, como eu quero fazer muito interpretação Tv , conseguia, fazer propagandas? aparecer em tv, radio ? meu maior sonho

  221. Hadassa

    Olá, poderia me esclarecer uma dúvida?
    Em minha mente tão conflitante, venho lutando a algum tempo para escolher meu curso, publicidade e medicina são as áreas que mais me encontro, não sou boa para desenho, mas amo vender, sabe? Persuadir , criar uma boa impressão sobre tal produto, mas, medicina faz parte do meu lado sensível , qual tento preservar, amo cuidar das pessoas, mas biologia não é minha praia!Pensei em administração, mas nesse curso só me identifico com o Marketing, pensei em Direito, mas estou tentando resistir a esse pensamento, já que minha mãe é advogada e eu acho que estou sendo influenciada, e também não tenho muita paciência( daí vem o problema com o desenho rsrsrsr) , acho que poderia xingar o juiz, brincadeiras á parte, poderia me ajudar?

    Sou aluna do 7ano e mesmo sendo cedo, já procuro ajuda , já que sou muito indecisa e (quase) sempre que escolho na correria me dou mal

    ASS: Hadassa (controladora rsrsrsr)

  222. Fernanda

    Bom dia,

    Por favor quais as vantagens e desvantagens de trabalhhar em agencia de publicidade e propaganda e a qualidade de vida nelas.

    No aguardo.

    Desde já agradeço.

    Fernanda

  223. hyanneh

    Ola,
    Estou me graduando agora no curso de publicidade e propaganda e gostaria de saber que cursos, MBAs ou cursos de especialização poderia fazer na área. Obrigado

  224. Evellyn Alves

    Oi, moro na espanha e aqui tenho agora a té o ensino medio equivalente a primeira serie do segundo grau! Gostaria de ir para o brazil e fazer um curso de publicidade na cidade de curitiba, paraná! Posso fazer isso? Pra fazer a faculdade dessa carreira tenho que omologar meus estudos aqui e seguir estudando os dois anos que me faltão para terminar o segundo grau?

  225. geovany oliveira

    oiiiiii!!!!!!
    comecei a mim entereçar agora por publicidade!e gostaria de saber mais sobre o mesmo!!!!!!!!tipo…. se é precisso ser fera em redação!!!!!

  226. Willian

    Estou muito interessado pelo curso, mais o problema é que, eu tenho medo que tenha muita Matemática, Física ao algo relacionado a muitos números. Devo me preocupar com isso ?

  227. Débora

    Olha estou preste a termina o ensino médio eu gosto muito de estar em meio pessoas e expressar pensamentos e queria fazer publicidade e uma boa pra mim??

  228. Darlane

    Gostaria de saber qual a duração total do curso e como montar meu própio negócio?capital inicial a area especifica que deveria investir?

  229. Rayranna Christina.

    sempre amei comerciais, achava um chame muitos deles outros só apenas via como uma pessoa qualquer.
    tenho vontade de entra nesse mundo tão envolvente.

  230. Gabriela

    Surgiu a oportunidade de fazer publicidade em Lisboa.. Só que estou em duvida entre ficar ir ou ficar aqui no Brasil. Penso muito no meu currículo, e no mercado de trabalho. Qual a melhor opção?

  231. elizangela cardim

    esse curso é caro?sera que tem como eu ganhar uma bolsa para esse tipo de curso?

  232. Isacfr

    Gostaria de saber quais são as melhores faculdades para cursar publicidade.. Com muita informação que tenho não sei em qual acreditar, pois as colocações variam muito..
    Obr!

  233. Evelly

    Olá, quero saber sw tem como ser fichada nessa área de publicidade e se agencias de publicidade só existe em cidades grande?

  234. Gabriel Neto

    olá, tenho 15 anos, o que pra mim está sendo uma das fases mais dificeis da minha vida pelo fato de está com a mente embaralhada, sem saber de fato o que eu ou querer a frente de minha carreira profissional.
    Sou muito ligado a essas coisas de midia, comunicaçao, compputaçao e grafica, por isso decidi conhecer um pouco sobre a vida publicitaria, eu queria que vc me desse algumas dicas para entrar nesse ramo.
    Att, Gabriel Neto
    agradeço .

  235. Ingrid Evelyn

    Olá, tenho 15 anos , ja estou ciente do que eu quero profissionalmente e gostaria de saber qual o melhor curso preparatório antes da faculdade de publicidade e propraganda ?

  236. Andressa Monteiro

    Olá estou querendo fazer o curso de publicidade e propaganda e me especializar em artes gráficas. Queria saber se na grade curricular do curso tem corel?

  237. romulo

    Booa tarde .. preciso de uma ajuda,estou com medode começar a fazer esse curso e for muito dificil e eu nao conseguir terminar ;( o que voce me diz sobre isso ?

  238. glayce kelly

    ola sou jovem ianda mas tenho intersse na area de publicidade,mas o que me deprime e que nao sei muito do assunto gostaria concelhos imediatamente

    OBRIGADA!!!

  239. Marcela Falcão

    Olá! Tenho 28 anos e quero investir em uma carreira profissional, pois só agora tenho condições de arcar financeiramente, mas tbm não posso errar pela minha idade (considero avançada) e por ser mãe de três filhos . Trabalho com personalização de brindes, mas sempre quero mais…Faço artes digitais e decoração de festa. Em fim… Quero saber se minha idade permite ingressar nessa área, como é o mercado em relação a idade? gosto muito de trabalhar com imagens, criar.

  240. Paloma Assis da Silva

    Olá Pedro, como vai?

    Tenho dúvidas de onde seria a melhor cidade para exercer a profissão de Publicitária dentro do território Brasileiro? Poderia me dar algumas dicas?

    Grata!

  241. Tháis montecchio

    Ola boa noite! Sempre quis fazer PP, porem amo fotografia, edicao de imagens, videos … Gostaria de uma opiniao. Tem ligaçao um com o outro?! Se nao, qual curso de adquas mais?!

    Grata!

  242. Diego Abreu

    Olá!
    Estou super empolgado para fazer o curso no prox ano de 2014, já trabalho na área de marketing com e-commerce mas meu sonho mesmo é trabalhar com Rádio, gostaria muito de fazer um curso de Rádio e TV, mas na minha cidade não tem! Sendo assim, quero fazer Publicidade gostaria de saber se depois de formado posso me especializar ou fazer alguma pós voltada para a comunicação em rádio.
    Obrigado!

  243. Amanda Caroline

    Olá ,gostaria de saber se eu posso fazer um estágio,tenho 15 anos estou no 1º ano do Ensino Médio,descobrir um lugar com vagas para isso,mais minha idade corresponde?

  244. thais venancio

    estou com serias duvidas gosto muito de tudo que envolvi propagadas acho muito interessante, estou preste a terminar o ensino médio, mais sera si eu investir na carreira de publicidade vai dar lucro pra mim? afinal tem mta concorrência, e quando ao salario nao sei se tao bom assim. sera que alguém pode mi ajudar? deste ja agradeço.obrigado

  245. james graiczik

    Tenho 14 anos e acho que é mais ou menos isso q eu quero fazer obrigado!

  246. Roverson

    Ola pedro,Meu nome e Roverson tenho 17 anos estou no 3 ano do ensino médio,primeiramente meu sonho quando criança era a engenharia civil mas como não me dou bem com cálculos por isso queria fazer jornalismo mas como não tem esse curso em minha cidade queria tentar a publicidade, tenho um pouco de receio pois não gosto muito de sociologia e pólica, e como disse acima odeio cálculos e tenho medo de não dar conta por essas matérias na sua opinião tenho chances de ser um bom publicitário mesmo não a dominando-as?

  247. Thalita dos anjos

    Oi pedro simplismente amei a materia parabens emtao eu trabalho como promotora de vendas(na area de divulgacao ,degustacao),e gostaria de saber se com esse cursoo(publicidade e propaganda) eu posso ter algum tipo de crescimento proffissonal na minha area mesmo, porque amo o que faco.desde ja agradeco!

  248. Thalita dos anjos

    Ahh eaqueci de dizer eu trabalho em hipermercado.divulgando produtos.para o publico em geral na divulgacao de produtos novos de marcas conhecidas.tira minha duvida por favor

  249. eu gostei dese curso de agronomia

    gostei munto desse curso de agronomia

  250. marcos

    é muito interessante

  251. nildo

    Estou muito interessado em fazer publicidade, mas em umas das disciplinas mais importantes está português o que eu ñ sou mt bom o que vc acham?

  252. Gilce

    Muito boa a matéria,Pedro!
    Publicidade e Propaganda tem tudo haver comigo e descobri isso agora quando fiz o teste vocacional,antes disse eu estava indecisa sobre o que eu queria fazer e agora estou bem decidida!

  253. Nabylla

    Oi,eu curso Direito,porém não estou certa se é isso mesmo que quero,e ultimamente Publicidade vem me interessando,já que não gosto muito de lidar com números.Seria uma boa troca,considerando o mercado de trabalho após eu me formar? Pois procuro uma boa estabilidade financeira futuramente também.

  254. Tamy

    Olá, estou entrando no 4º semestre de PP. E os salários de estagiários são muito baixos, estou ficando desanimada =(

  255. felipe hotmail.com

    olá Pedro, tenho duvida no cursa publicidade e propaganda mas è o único curso que encaixa no meu perfil , pois sou uma pessoa dinâmica e extrovertida , meu maior medo e de não atingir a expectativa do mercado de trabalho

  256. Mayara Gomes de Deus

    olá, estou cursando o ensino médio e meu sonho é um dia poder elaborar propagandas e trabalhar na rede globo de televisão. Gostaria de saber se escolhendo a faculdade de publicidade e propaganda posso ser um profissional nesse padrão.

  257. Jeferson

    Adorei o Guia, mas Gostaria de Saber se Para conseguir Um emprego Nas grandes agências, precisa estudar nas melhores Universidades Ou Vem Mais do QI Da pessoa?

  258. Ana

    Gostaria de saber se o salário de um publicitário de propaganda pode chegar a ser maior q 3,000,00 se ele cursar a especialização !

  259. Paulo Henrique

    Olá

    Sempre quis administrar algo, ser um grande executivo e trabalhar com negócios, mas não gosto muito de matemática para fazer ADM. O que eu pensei foi em fazer Publicidade e Marketing e, posteriormente, fazer MBA ou pós em gestão de pessoas, gestão em Marketing e um MBA executivo.
    Gostaria de saber sua opinião sobre esse ‘atalho’ que estou querendo pegar para ser um futuro gerente, executivo ou até mesmo empresário?! Obg.

  260. Luiz

    Como vai Pedro, tenho 17 anos, sou timido, pessimo em matematica e ruim nas outras materias, passo de ano sempre raspando, nao consigo escrever muito e nem rapido, nao consigo trabalhar em grupo, a unica coisa que faco bem e desenhar, desenho qualquer coisa q vc pedir,porem prefiro desenho animado, mas nunca pude pagar curso na area de desenho, voce acha que eu conseguiria entrar p/ uma faculdade de publicidade e propaganda? me saio bem no computador, fotoshop e animacao mas tbm nao fiz curso entao nao sei se sou tao bom assim. Obrigado. Luiz

  261. Glaucia Araujo

    olà pessoas, bom fiz o teste e talves seria realmente interessante fazer publicidade e propaganda… talves eu tente. so tem um problema,nao sou muito boa em portugues e muito menos em redaçao.

  262. junynho barbosa

    Eu gostei do curso de publicidade e popaganda,porén tenho medo de começar o curso,como a area de trabalho sendo muito copetitivo..
    Eu respondi algumas perguntas no teste vocacional…mais algumas perguntas,nao tinha a resposta exata,acho que nesses tipos de perguntas tivesse como a gente responder com nossas proprias palavras…..OBRIGADO,pela atenção!

  263. Manoel Oscar

    Olá.Muito interessante este teste de personalidade.O meu deu artesão,Mas como pode ,sou timido e quem é dessa personalidade é extrovertido, mas tirando isso me identifiquei com o resto.Tem alguma resposta pra isso?

  264. João Lucas Santiago

    Olá sou João Lucas tenho 14 anos amo a área de criatividade então estou me preparando para ser um publicitário de sucesso.Pra mim com criatividade somos capazes de fazer tudo. Obrigado.

  265. Ruth França

    Ola tenho uma empresa trabalho no ramo de roupas intimas.Estou lançando minha própria marca e como quero fazer uma faculdade estou pensando em fazer publicidade p eu mesmo promover toda propaganda da minha marca quero trabalhar exclusivamente p minha marca promover desfiles,feiras,as coisas básicas como panfletos, camisetas, flyers, banners vcs acham q estou pensando certo e q me marca tem chance de se tornar conhecida no mercado se eu fazer uma faculdade de publicidade exclusivamente p trabalhar p minha marca.

  266. Júnior Santana

    Olá,
    vou direto ao ponto. Não sou muito bom em cálculos, mas me vejo trabalhando numa transnacional, em todas as áreas que pesquisei só conseguir me identificar com Comunicação. Sou bastante comunicativo, muito ligado à fotografia, já trabalhei com uma equipe de filmagem um certo período. Estou sempre antenado às redes sociais, revistas que falam sobre moda, economia, política, empresas e negócios, fitness etc. Estou sempre inventando coisas, frases, já fiz teatro independente e meus familiares e amigos me acham muito palhaço e riem bastante, embora não conte piadas, sou bastante extrovertido, às vezes só em olhar já se divertem, tenho uma amiga que conversamos pelo olhar. Costumam me chamar de crítico e irônico, e não costumo pensar conforme “senso comum”. Gosto de olhar os dois lados da moeda. Estou sempre lendo emails, atualidades e penso da seguinte forma, “Se você já pensa ALTO, o resto é só questão de tempo”, li essa frase em algum lugar pela internet e já faz parte de mim.
    Diante de tudo isso, acredito que Publicidade e propaganda realmente seja minha área, ao invés de cursar Jornalismo. Pretendo me especializar em MBA e Marketing, enfim, ser um CEO de uma grande agência de publicidade, aqui no Brasil ou fora.
    O que me diz? Esqueci de dizer, passei em 1º lugar para Nutrição, mas não me matriculei por que não sentir paz e não me vi exercendo futuramente a profissão de Nutricionista.
    PUBLICIDADE OU JORNALISMO?

  267. Andressa Bastos

    Sempre achei q publicidade seria o curso ideal pra mim, trabalho com site de cobertura de festas fotografando eventos q n e o meu forte e fazer divulgações no site e em redes sociais, trabalhei com banda. E hoje na hora de comecar a faculdade me surgiu muitas duvidas, gosto muito de produção de eventos, marketing em redes sociais e assessoria de imprensa pesquisei muito e nao sei se Publicidade e propaganda se exerce essas funções, por que jornalismo nao tem muito haver comigo… Bom espero recebe uma dica de vocês nao quero escolher o curso errado… Desde já agradeço, bj.

  268. Gois

    olá amigo, estou conhecendo esse mundo incrivel que é a publicidade e propaganda e estou no 3º periodo, gostaria de umas informações que sem dúvida farão diferença na minha vida. Pois bem, quero entrar de cara no mercado porém não sei como começar,como fazer um estágio, e o que eu preciso pra fazer pois pedem conhecimentos e não sei muito além de editar minhas fotos facebook no photoshop, que ramo se assim posso dizer, atendimento,mkt,redator,criaçao. Ajuda

  269. Maria krisciani

    Olá boa tarde!
    Pedro eu me chamo krisciani trabalho numa Revista na minha cidade,sou bastante comunicativa vendo espaço na revista você acha que seria bom eu fazer Publicidade? porque eu não sou formada em nada eu aprendi na marra vender espaço na revista, estou muito confusa Pedro me de uma dica?
    me envie por e-mail por favor!

    Atenciosamente,
    krisciani Barbosa
    092-9306-9413

  270. Anderson

    Olá,quem sabe e gosta de desenhar,é uma boa cursar Publicidade e Propaganda?

  271. Junior Martins

    oi , gostaria de saber se no curso de publicidade e propaganda tem ou não tem muita matemática, pq sou pessimo em contas, obg pela atenção.

  272. Lucas

    Campinas é um grande cent de oportunidades? Deixa muito a desejar pra SP Capital?

  273. Giovanna

    Boa noite pessoal meu nome é Giovanna ,tenho 15 anos,estou muito interessada no CURSO ” Publicidade” e propaganda…Quero fazer faculdade sobre esse aspecto só que eu não sei em que meio de “Publicidade”, eu quero está …Conto com á sua ajudar.. Para está me alertando sobre esse assunto..

  274. Anielle

    Olá! Como muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que cursa também estou com essa dúvida. Quero muito fazer publicidade, porem quando leio alguns comentarios sobre essa aréa fico meio que desanimada. Fico com medo de não conseguir um emprego depois de concluir o curso ou de quando estiver cursando não conseguir um estágio entre outras dúvidas que me atormentam. Peço atenciosamente uma resposta, preciso me decidir. Pensei que nunca ficaria com essa dúvida de profissão mas foi o contrario. Desde já agradeço.

  275. mizael monteiro

    Oi gostaria de saber com quantos anos anos posso começar meu curso de publicidade? Por que tenho apenas 16 anos mas penso em futuro e sei que está perto. Há e também a onde devo fazer? Pois moro em Maracanaú Ceará e se é pago? desde já meu muito obrigado

  276. Yasmin

    Oii Tudo bom? Quero fazer no futuro a faculdade de publicidade, mas agora gostaria de fazer um técnico, vc sabe me dizer qual é o que mais tem haver com publicidade??? Fiquei indecisa entre Comunicação visual e Multimídia…

  277. Diego Dias

    Olá!

    Estou em dúvida entre Direito e Publicidade, não desenho e também não escrevo muito bem, mas tenho facilidade em produzir vídeos já fiz trabalhos de divulgação usando ferramentas como o movi make. O que você faria em meu lugar? obrigado.

  278. Felipe.

    Boa tarde: quero ser publicitàrio mas não sei como começa.alguem pode me ajuda.aceito email tambem me ajudem por favor obrigado.felipebarbosa99@yahoo.com.br

  279. marcelle

    Quero seguir a carreira de publicidade e propaganda, sou muito criativa, mas tambem sou muito timida, isso seria algum problema?

  280. Cesar

    Galera não caiam nessa besteira de estudar PP com a ilusão de ganhar esse salário descrito. Como o próprio mkt ensina, pura enganação.

  281. Jorge Fagner

    Bom olá como vai? meu nome é Jorge Fagner, bom vamos lá…
    Faço faculdade de engenharia civil so q nao estou me dando muito bem com os calculos ( e coloca calculo nisso!) Estou no primeiro periodo e estou tendo muita dificuldade… estudo estudo me esforço e as materias nao entram com tanta facilidade em minha mente. Estou querendo cursar publicidade mais nao conheço nada desta area! Como esta o mercado? Qual são as materias para enriquecer mais ainda minha formação? Qual é a competição no mercado! e etc… Vou trancar minha matricula de engenharia civil e cursar faculdade ano q vem mais quero pesquisar bastante sobre esta area para futuramente nao me arrepender ou nao comsequir um trabalho q me de um retorno financeiro justo. Conto com a sua ajuda!vlww

  282. allana

    Eu quero seguir a carreira de bublicidade.Eu tenho 11 anos mais ja quero ir pensando no meu futuro

  283. Wennia Luiza

    Olá , tenho 17 anos de idade, curso 2 ano do ensino médio , fiz o enem e quero fazer para publicidade . Você acha que é melhor eu terminar meu ensino médio ou ir logo para a faculdade ?

    • brunna

      Olá Wennia

      Para cursar uma Faculdade,primeiro você tem que terminar o ensino médio;pois mesmo que você tenha feito o Enem e passado com louvor,qualquer Faculdade exige o Histórico escolar,comprovando o término do Ensino médio.
      Mas não desanime ,pois se é o seu sonho você deve sim cursar Publicidade e Propaganda.

  284. israel oliveira

    publicidade e melhor carreira de trabalho que uma pessoa possa querer
    “falou sem medo que si não fosse a publicidade no brasil ele não seria o que hoje”………..

    obrigado pela atenção !!!

  285. Júlia

    Oi,
    Eu gostaria de prestar para publicidade, pois a minha mãe tem duas lojas de calçados e roupas, a gente pretende abrir mais lojas. Eu queria saber se publicidade me ajudaria neste caso, eu quero ajudar a minha mãe, só quê não sei um curso adequado. Eu pensei em fazer administração, só que meu irmão já faz, então eu quero fazer algo diferente.
    Help?

  286. Renata Dau

    Olá eu queria saber sobre o curso na UFMG! É uma boa faculdade em relação a Publicidade e Propaganda ne?

    • Felipe

      Eu gosto muito de publicidade e propaganda, mas odeio a parte ligada a computação, a designer, criar logotipos, enfim, que use o computador. Tam problema?

  287. beatriz

    eu quero muito fazer publicidade .. mas também o curso de Fotografia .. será q se eu fazer os dois .. seria bom ?

  288. Mariane

    Eu sou uma pessoa que se interessa muito por projeções gráficas,designer gráfico, publicidade, computação, porém tenho uma criatividade muito grande, mas não a todo momento. Eu sirvo para ser publicitaria?

  289. beatriz

    ola, sou uma pessoa que gosto de liberdade e quero uma profissão onde eu possa viajar,estar em diferentes lugares,não ter rotinas, a publicidade seria uma boa escolha? e nela o profissional tirar fotos?

  290. Nicolle

    Etou mt em duvida sobre qual faculdade fazer! Gosto de me comunicar com as pessoas,gosto de gente,gosto de falar e me expressar.Não sei o que fazer! Todos os meus testes vocacionais me colocam em profissoes que no momento a remuneração não é lá essas coisas,tipo..Jornalismo,cinema,marketing,publicidade,tudo relacionado a arte ou a criatividade hoje em dia não paga muito bem,ao que me parece! Por isso estou em duvida se faço o que gosto ou se faço o que será bom pro meu bolso.Me dê uma ajudinha?! Obg!!! Bjos

  291. Taís

    Oi Pedro !
    então, faz um tempo que eu to despertando o interesse nessa área de trabalho. Pois fiz um curso de design gráfico e gostei muito, pois oque não me falta é a criatividade.

    por tanto estou procurando as melhores faculdades para cursar. De preferencia as publicas.
    Será que você me ajuda com opiniões ?

    Grata, Tais Jardim !

  292. Aline Pereira

    Olá!
    Bom, estou prestes a iniciar o curso de Publicidade e Propaganda. Tenho ainda algumas dúvidas mesmo pesquisando bastante.
    Adoro criar, e quando o assunto é imaginação eu “vivo no mundo da lua” rs.
    Mas, não sou muito boa com as palavras, não desenho artisticamente, e não me saio nada bem com números.
    Sei que apenas criatividade não é o suficiente, será que com relação aos meus pontos que ainda considero “fracos” consigo aprimorar no decorrer do curso? Help-meee ..

  293. Nathalia

    Boa noite eu sempre quis cursar algo relacionado a design grafico mas na minha cidade nao ha facul, entao pensei em publicidade ou marketing… mas eis a questao: sou mt timida… mas sempre pensei que estando num curso mais dinamico eu vah me desenvolvendo alem do que adoro a area criativa de ideias para comerciais eu fiz um tecnico em adm e o plano de mkt e propaganda foi o unico topico sem nenhum erro do meu tcc, eu gosto de montar planos de mkt,comerciais td de cabeça, não tenho um conhecimento extenso em corel ou photoshop eu sei algumas coisas, sempre sigo tutoriais mas não sou expert, gostaria de saber se não irei cair de para quedas no curso ter tarefas que envolve programas avançados ou um nivel de conhecimento em corel photoshop grande… na parte da timidez eu sei que posso vencer, parte de servico quem sabe encontre algo, eu quero muito esse curso eh algo que eu desejo e nao algo que fiz por falta de opcao igual meu curso de adm…ah tbm eu odeio matematica mas gosto de fazer graficos e pesquisas rs sera que essa facul eh a certa para mim? Desculpa a falta de acentos estou no tablet e eh terrivel digitar nele rs

  294. Débora

    ola, então gostaria de saber quantos anos fica na faculdade e.quanto o maximo q ganha de salario ?

  295. Hugo

    Olá Pedro! Eu me interessei muito por Publicidade e Propaganda, pois gosto muito de coisas que mexem com a criatividade, mas tenho um desejo antigo de fazer Turismo. Qual das duas áreas me dará maior rentabilidade financeira? Quero algo que me realize mas que também me dê conforto financeiro! Abraços.

  296. Paula C. Garrett

    Oi,Pedro.
    Eu sou um pouco tímida,mas tenho interesse por essa profissao. Caso eu siga essa carreira,posso ser prejudicada por ser timida?
    Obrigada.

  297. brunna

    Olá Pedro!

    Vou prestar vestibular para Publicidade e Propaganda;me considero uma pessoa criativa e cheia de ideias,porém estou em duvida se devo mesmo ingressar nesta área.Meu medo é de começar e ver que não tem nada a ver.
    Gosto muito de Fotografia e queria saber se Arquitetura e Urbanismo tem algo a ver com fotografia?
    Outra área que gosto bastante é Turismo,porém esse curso pra ter mas empenho necessita falar fluente duas línguas Inglês e Espanhol.

    Devo seguir adiante com Publicidade e Propaganda?
    ou Devo cursar Fotografia?
    desde já agradeço a Atenção.

  298. Carol

    olá,terminei meus estudos em 2009,e de lá pra cá só trabalhei,mais sempre tive vontade de fazer faculdade,mais nunca me dispus a correr atrás,mais esse ano eu quero meter as caras e correr atrás das minhas melhoras,só que tem um grande problema eu não sei oque fazer,fiz o teste vocacional pela 2 vez e deu Publicidade e propaganda,li sobre o curso gostei mais não sei bem ainda to com dúvidas sei lá,alguém ajuda :)

  299. Mateus Vasconcellos

    olá pedro, tudo bem? Eu estou no segundo ano do ensino médio e estou pensando seriamente em trabalhar na área de publicidade. Mas eu sou mega ligado no mundo da moda, então gostaria de saber se há como trabalhar nesse mundo agindo na área da publicidade? Agradeço a atenção e a paciência desde já.

  300. Andrey-Paraná

    Eai Pedro, então…terminei o colegial faz 1 ano, estou indeciso entre publicidade e artes visuais, gosto de expor ideias, buscar saídas para problemas, e também sou compositor, alguma forma de me mostrar como se decidir entre essas duas opções?

  301. carla

    Não sou muito criativa, sera que vou me dar bem no curso de publicidade? meus testes só dão áreas humanas. to quase desistindo

  302. amanda

    Boa noite pedro..
    Passei no vestibular e gostaria de cursar fisioterapia mais muitas pessoas falam que nao a campo aqui em sorocaba e também é uma area muito goncorrida.estou com muita duvida entre assistênte social e publicidade e propaganda…gostaria de atuar em uma área que eu me destacasse muito quero crescer ser alguém ter um nome se é que me entende… me ajuda ai oq faço??

  303. Tallita

    Estou fazendo design no 3º período, mais se sentindo peixe fora da água, mais por outro lado gosto de fazer layout, seria bom eu mudar para publicidade? aproveitaria alguma matéria para publicidade

  304. Sabrina

    Oiee meu sonho é fazer publicidade mais eu não sei desenhar… sera q isso pode me prejudica??

  305. Emanoel

    Ola. Tenho vontade de fazer Publicidade e propagando só que tenho medo de não ser criativo o suficiente, Porém existe as especializações como Pesquisa de Mercado e Publicidade de Mídia,se eu resolver trabalhar nessas áreas vou ter um bom retorno financeiro como o de Criação Publicitária?

  306. Amanda

    Adorei esse conteúdo, com certeza me tirou muitas duvidas, agora mas do que nunca sei que quero fazer publicidade…

  307. matilde cortes

    olá Pedro,

    Tenho vontade de estudar publicidade e propaganda, mas acho minha idade um pouco avançada para o mercado, tenho 40 anos, Seria bom investir no curso ou o mercado requer pessoas mais jovens para essa área.
    ?
    Outra questão: a Mirian trabalha como coating?
    Obrigado
    Matilde

  308. Juliana

    Olá estou na dúvida cruel entre começar por Publicidade ou Design gráfico, qual vai me dar melhor base para o mercado? Eu amo a área de criação e tenho medo de publicidade ser perca de tempo. Obrigada pela atenção.

  309. viviane

    Olá!! Sou formada em Hotelaria, trabalho na área a 15 anos, mas estou querendo outros ares, pensei em publicidade ou design. Gosto muito de criar coisas, decorar, misturar… Começo um curso técnico no Senac mês que vem de Publicidade, não sei se é o que eu quero mesmo, mas é um começo, certo?!! O que acha?!

  310. daniel santos

    Ola queria saber se marketing e igual a publicidade e propaganda?

  311. Faby

    Eu faço o curso de Publicidade,já estou no 5° semestre e não me arrependo,muitas pessoas dizem que não vou ganhar dinheiro rs,que não vale a pena,mas hoje vejo que o importante é fazer algo que goste,por que não é facil passar 4 anos na faculdade,ainda mais quando você trabalha o dia todo.Temos aulas teóricas,mas a maioria prática,garanto que é muito divertido.Para quem quer entrar no mundo dos publicitários desejo boas vindas e uma garrafa de café (vai precisar quando ficar até altas horas acordado fazendo trabalhos).

  312. Elen

    Olá! Fiz Economia por um tempo mais tranquei o curso pela falta de identificação.Fora a matemática q foi uma barreira,não conseguia me imaginar de roupa social verificando o balanço de pagamento. Sou extremamente comunicativa,gosto de rir,criar,me expresso bem,gosto de falar em público e tenho personalidade mt forte.Todos dizem que escolhi comunicação social como o curso certo mais tbm gosto de relações internacionais.Esses cursos são parecidos? Como escolher o curso certo?

  313. ruth katsumi

    oi. sempre me identifiquei com os cursos de publicidade, pois sempre acreditei ser bem criativa pelos elogios que recebo.
    tenho 16 anos, e creio que já é importante decidir o curso logo cedo, mais o que vocês acham sobre: os pais que não aceitam , ou tentam influencia os filhos para outra áreas de emprego onde o filho não gosta ou não tem afinidade?

    é o que acontece comigo…
    meus pais querem que eu seja medica ou fazer engenharia.
    mais não posso ver sangue , e nem sou boa com números, o meu forte é letras, redações, em partes argumentativa, e modesta parte criativa.
    o que faço? sigo a vontade dos meus pais? ou sigo meu coração? (S2)

  314. Gabriela carvalho

    E quantos a pessoa ganha por mês?

  315. Aliyne Soares

    Olá Pedro!
    Sou advogada e nunca fui apaixonada pela minha profissão. Fiquei fora do mercado porque fiquei parada para estudar para concurso público e este foi o meu grande erro. APÓS, desisti dos concursos e fui advogar apesar de esta nunca ter sido a minha grande paixão. casei, tive filhos e fiquei em casa até o presente momento. Mas uma voz interior sempre me dizia que a área de comunicação social era a mais parecida comigo e aonde eu encontraria real prazer e identificação. Sempre pensei em publicidade, mas agora totalmente fora do mercado e com 35 anos ne sinto desmotivada em fazer outra faculdade e recomeçar do zero por me sentir já “velha” para isso. sou bastante comunicativa, gosto de trabalhar com pessoas, ver gente e me relacionar. Mas acabo me desmotivando pela minha idade acreditando que “jogaria” tempo e dinheiro fora nesta área especifica. AA VEZES acho que deixei tempo demais passar e começar quase aos 40 uma nova profissão é muito arriscado e desanimador. Sei que em contrapartida pode ser tb muito desafiador e intrigante, mas sinto medo e falta coragem e impulso para seguir adiante. Há anos tenho esta duvida e vontade de mudar e ir a luta, mas algo me acorrenta e aprisiona me impedindo de dar prosseguimento a uma libertação.
    O que me sugere? Qual o conselho que me daria?

  316. Tainah Monteiro

    Olá Pedro! Eu me identifico muito com esse curso o problema é que eu acho que esse ramo no estado em que moro não tem muitas oportunidades. Por isso tenho medo de investir nessa carreira.
    Moro no Ceará, gostaria muito de saber sua opinião.

  317. David Fernandes

    Oi. Me formei em Produção Publicitária recentemente e gostaria de saber se consigo tirar DRT na área apenas com esse curso. Com esse diploma, estou terminando uma pós graduação em Jornalismo esportivo. Estou na dúvida em cursar jornalismo ou Produção Audiovisual atualmente, já que tive a informação que nesse último posso ter até 25 drts. Muito confuso!

  318. Mey

    oi pedro,eu estou concluindo 3º ano do EM e mas estou em duvida se faço PP ou Cinema,sou muito criativa,amo criar e produzir usando a minha criatividade,mas nao gosto nenhum pouco de Matematica e parece q PP tem Estatistica,marketing e contabilidade… né?entao,estava pensando em fazer Cinema,por qual eu tambem sou apaixonada,da para trabalhar nos mesmo campo q um publicitario? vale a pena investir nessas carreiras?
    quais as melhor universidades publicas??
    Bjs :*

  319. Daniel oliveira

    Oi gente gente adoraria fazer a faculdade de publicidade e propaganda mais eu nao sou nada bom com numeros ! ainda posso persistir nessa minha ideia ?

  320. Mayara

    Oi gostaria de saber se Publicidade e propaganda é um bom curso para quem gosta de fotografia ? Amo fotografia e estou em dúvida em qual curso fazer . Obrigada!

  321. Carol

    Ola, estou terminando o ensino medio e não sei o que fazer na faculdade sempre gostei muito de eventos e cada vez mais em que vejo eventos relacionados a canais de tv como cartoon network gosto mais e sinto que estaria feliz se estivesse trabalhando envolvida nisso, não sou muito criativa e por isso a duvida em fazer ou não publicidade, gosto muito de fotografia, gostaria de saber o que curso eu devo fazer envolvendo isso que citei a cima os eventos, obrigada

  322. marcéli

    olá, gostaria de saber pq neste site o curso tem 5 anos e nos outros mostra que tem 4? qm está certo afinal?

  323. Pingback: Publicidade e propaganda – Guia da profissão | EAT Information

  324. manoel oscar

    Olá.Ter Curiosidade e gostar mais de humanas que exatas e entender de musicas ,saber compor uma musica, é indicativos de uma pessoa se identificar com o curso de publicidade?

  325. Rafaela Leamon

    Olá eu gostaria muito de conselhos! eu gosto muito da área de produção eventos e multi-média. mais a matéria de matemática química, física e biologia não e meu forte! me ajuda?

  326. Fernanda

    Olá pessoal, hoje todos sabemos quer ter o ensino superior não e o bastante, gostaria de saber quais cursos técnicos eu poderia fazer com relações a publicidade em marketing? estou no segundo ano do ensino médio, e gostaria de fazer alguns cursos técnicos antes de comecar a faculdade

  327. Meiriane

    Olá,boa tarde.Estou super em duvida em qual carreira seguir..sempre trabalhei em comercio,amo estar falando com os clientes ,ajudando e acho super bacana fazer publicacoes nas redes sociais de pecas daoja,promocoes,enfim,ajudar a empresa na parte publicitaria,e tudo isso me deixa muito confusa para escolher o curso..para area publicitaria vi que e necessario criatividade ,nao sou taoo criativa,mas tento ajudar rs e e em relacao ao comercio ,nessa parte mais comunicativa digamos assim,nao seiquais cursos poderiam me atender…ja pensei em moda,jornalismo me ajudar ,publicidade e propaganda,marketim enfim …rs ..ese puder ajudar rsrs me

  328. Gabriel Felipe

    Olá eu gosto muito de todas as áreas de Publicidade e Proganda,minha melhor área é de relacionamento com clientes e com a própria empresa, exceto da parte de mídia e web.Posso conseguir ter sucesso nessa área mesmo não sendo bom em mídia e web?

  329. Karla Raquel

    Olá! eu sempre tive duvida em qual carreira seguir, mas publicidade me desperta um grande interesse.. criatividade é meu forte e varias pessoas ja me disseram que eu deveria tentar essa area.. cursei um tempo nutrição mas odiava a maioria das matérias.. o pouco q vi de publicidade me apaixonei, porém tenho medo quando se trata do mercado.. sou de Natal – RN o que vc me diz sobre o mercado nessa área.. vale a pena investir?

  330. mary

    Ola, faço o segundo ano do curso de direito, é muito bom mas nunca gostei muito, acredito que sou capaz e acredito na possibilidade de alcançar grandes feitos. Mas o que me encanta mesmo é publicidade, no entanto tenho muitas duvidas, por exemplo eu moro em Macapa-Ap, que nao é uma grande cidade. As pessoas sempre me desanimam por isso, dizem que com um curso desse eu nao teria muito o que fazer aqui nao. Sou muito criativa e essa é uma area que eu amo. Mas nao tem como agora eu sair daqui pra morar em sao paulo por exemplo.

  331. Thais

    Oi,
    Estou querendo fazer PP mas, só péssima de desenho na faculdade precisa desenhar?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!