Química: profissão, curso e mercado de trabalho

O profissional formado em Química estuda a composição e as propriedades da matéria. Na indústria, atua no desenvolvimento de novos materiais e aplica testes de qualidade em produtos. Entenda um pouco mais sobre a profissão de químico, como está o mercado de trabalho e saiba onde cursar esta graduação!

A carreira em Química

Os profissionais formados em Química lidam com a transformação da matéria e estudam suas reações quando sofrem alterações de temperatura, pressão ou quando reagem com elementos químicos.

Um dos caminhos mais comuns para profissionais da área de Química é a carreira acadêmica. Por se tratar de uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio e comum a quase todos os cursos de Engenharia, a educação ainda é o mercado que mais absorve profissionais dessa área.

Na indústria, o químico desempenha atividades relacionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos no que diz respeito a sua composição e propriedades químicas. Em uma linha de produção, o químico pode supervisionar o processo produtivo, elaborar estratégias para o tratamento de produtos e resíduos e controlar a qualidade de todo o processo de fabricação.

A Química Ambiental é uma das áreas que tem ganhado bastante destaque. Nessa área o químico pode realizar vistorias e perícias, elaborar relatórios e pareceres sobre a conservação e proteção ambiental, atuar no tratamento de resíduos industriais e desenvolver práticas de controle de contaminação.

Perfil do profissional formado em Química

Por se tratar de uma atividade que está em constante transformação, o profissional formado em Química deve ser dinâmico e manter-se atualizado em relação aos avanços científicos e tecnológicos desta área.

Interesse por realizar experimentos é uma característica importante para um bom químico. Além disso, dominar técnicas, equipamentos e materiais de laboratório auxilia a prática de suas atividades.

Mercado de trabalho para quem faz Química

As melhores oportunidades de emprego para profissionais formados em Química estão na educação e na indústria.

As indústrias petroquímica, de energias renováveis e de nanotecnologia são grandes contratantes de profissionais da área de Química. Os químicos encontram oportunidades de emprego também em indústrias de tintas, produtos de higiene e limpeza, bebidas, fármacos, cosméticos, polímeros e muito mais.

Os profissionais que optam pela carreira acadêmica encontram oportunidades de trabalho em todo o território nacional. Existe uma carência de professores de todas as áreas para a educação básica. Universidades públicas e privadas contratam químicos para atuarem como professores e também como pesquisadores.

Sobre o curso superior em Química

A graduação em Química tem duração média de 4 anos e é oferecida em grau de bacharelado e licenciatura.

A estrutura curricular do curso apresenta algumas disciplinas das áreas de Matemática e Física. As disciplinas de Química são teóricas e experimentais e o estudante aprende conceitos sobre Matéria e Energia, Estrutura dos Materiais, Físico-Química, Modelos Atômicos e Termodinâmica, entre outros.

Os alunos que optam pela licenciatura cursam disciplinas na área de educação,  como Didática, Prática de Ensino, Psicologia da Educação, etc.

Onde estudar Química

Antes mesmo de verificar valor das mensalidades, programa curricular e localização do campus, há uma providência bem importante ao tomar caso você esteja procurando uma faculdade onde estudar Química. Verificar se a instituição tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso. É isso que vai garantir a validade do seu diploma, seja para procurar emprego, participar de um concurso público de nível superior ou continuar os estudos em uma pós-graduação.

Separamos para  você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Química em diferentes graus de formação (licenciatura, bacharelado) e modalidades de ensino (presencial, semipresencial, EAD). Dê uma olhada:

Todas as faculdades da nossa lista oferecem uma série de vantagens financeiras: participam do ProUni e do FIES, têm programas próprios de bolsas de estudos, descontos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Curso de Química

Você tem interesse por experimentos químicos e pesquisa científica? Gostaria de seguir carreira na área de Química? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin