aspectos negativos

Relações Internacionais

Os profissionais de relações internacionais trabalham para facilitar a integração entre os países. Conheça mais sobre a carreira em relações internacionais.

Relações Internacionais

Habilitação:
Bacharel em Relações Internacionais
Duração do Curso:
4 anos
Area:
Humanas
Atributos do Profissional:
Observação e Comunicação
Salário Médio:
R$ 2341,00

A carreira em Relações Internacionais

O Bacharel em Relações Internacionais estuda e conduz a interação entre as nações, empresas e as diferentes culturas humanas.

Cada país, cada povo, tem as suas características próprias e o que é considerado um fato normal em uma localidade pode ser considerado um absurdo em outra região.

Para entender melhor o modo de pensar e agir dos povos, o profissional de relações internacionais estuda os aspectos políticos, econômicos, históricos, sociais e culturais dos países formando um mosaico completo dos diferentes modos de pensar que existem no mundo.

Levando sempre em conta que as diferenças culturais e ideológicas existem e devem ser respeitadas, o profissional de relações internacionais investiga os mercados, analisa o cenário global e avalia a possibilidade de negócios e investimentos no exterior.

Como negociador e especialista em línguas, o aluno formado em relações internacionais ainda pode trabalhar promovendo a negociação entre as empresas, abrindo novas possibilidades para importações e exportações de mercadorias.

O curso de Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais se apoia em 3 conteúdos principais: direito, economia e política.

No início do curso o foco será nas matérias teóricas, o aluno estuda muita história, geografia, sociologia e economia básica.

No decorrer do curso vão sendo introduzidas também as aulas práticas, com vários laboratórios e simulações de negociações e diplomacia.

Definitivamente o curso de relações internacionais é para quem gosta de ler e o domínio de línguas estrangeiras é fundamental.

Além do Inglês, que é pré-requisito, conhecer uma segunda ou terceira língua estrangeira é um grande diferencial.

Em geral, os alunos já entram no curso de relações internacionais com um bom domínio do Inglês e estudam os outros idiomas no decorrer da graduação.

O estágio é sempre obrigatório, em algumas universidades, principalmente nas Universidades Federais, é obrigatório também que o aluno produza também um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Relações Internacionais: Trabalhando pela Integração do Mundo

Grade Básica do Curso de Relações Internacionais

  • Economia;
  • História;
  • Geografia;
  • Direito básico;
  • Língua Portuguesa;
  • Teoria da Negociação;
  • Sociologia;
  • Estatística;
  • Filosofia;
  • Psicologia básica.

Melhores Faculdades

O curso de Relações Internacionais, apesar de ser um curso relativamente novo em nosso país, é ofertado em inúmeras instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas. Porém, é importante que o aluno antes de escolher qual faculdade vai cursar, verificar também se esta possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. As principais universidades que oferecem o curso de Relações Internacionais, com reconhecimento do MEC, são:

  • Universidade de Brasília (UNB) – Distrito Federal;
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Minas Gerais;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Santa Catarina;
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Sergipe;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo;
  • Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – Santa Catarina;
  • Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) – São Paulo;
  • Centro Universitário Fecap (FECAP) – São Paulo;
  • Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Rio Grande do Sul.

As Relações Internacionais e a Globalização

A globalização é um processo de integração cultural, social e principalmente econômica entre os países, que começou aproximadamente na década de 80 do século passado, após o colapso final do sistema Socialista/Comunista.

A globalização, que ampliou as relações internacionais em quantidade e qualidade, foi impulsionada pela evolução dos meios de comunicação, principalmente internet, pela evolução tecnológica baseada na eficiência, pelo desejo dos países em promover a integração e também pelo desenvolvimento de meios de transporte mais baratos.

Embora só tenha explodido no final do século XX, as origens da globalização podem ser identificadas já no século XV na época das grandes navegações onde navegadores e profissionais de relações internacionais começavam a tornar o mundo menor integrando os mercados.

Como todo processo evolutivo da humanidade, a globalização possui aspectos positivos e negativos:

Lado Positivo da Globalização

Lado positivo da Globalização

Os profissionais de relações internacionais apontam os seguintes pontos positivos para a globalização:

  • A maior oferta de produtos no mercado possibilita uma maior concorrência que acaba diminuindo os preços e forçando o aumento da qualidade.
  • O barateamento dos meios de comunicação melhora a qualidade de vida das pessoas e diminui o desperdício de tempo e recursos.
  • O acesso a cultura de outros países permite as pessoas ter uma experiência de vida mais rica.

Lado Negativo da Globalização:

Lado Negativo da Globalização

Os profissionais de relações internacionais apontam os seguintes pontos negativos para a globalização:

  • Países com um parque industrial maior e uma tecnologia mais avançada tendem a destruir a indústria dos países menos desenvolvidos.
  • Culturas mais dominantes tendem a se infiltrar e modificar as culturas menores, diminuindo a diversidade cultural do mundo.
  • Contando com mercados gigantescos, as empresas multinacionais concentram muito poder, podendo influenciar até mesmo a política mundial.

Especializações da carreira em Relações Internacionais

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da carreira de Relações Internacionais:

  • Analista Internacional: Especialização das relações internacionais para quem tem perfil de pesquisador. O analista internacional atua colhendo dados e produzindo estatísticas para coordenar a ação de governos, empresas e ONGs.
  • Comércio Exterior: O profissional de relações internacionais também pode se especializar em comércio exterior atuando em negociações entre empresas e promovendo as importações e exportações entre os países.

Relações Internacionais: Aspectos Favoráveis

O Brasil está experimentando pela primeira vez na história o aparecimento de grandes empresas brasileiras multinacionais.

Agora além de o Brasil ser o foco de investimentos, ele está passando também a investir. Grandes empresas nacionais exportadoras, principalmente dos setores de alimentos e petroquímico vão precisar de muitos profissionais de relações internacionais nos próximos anos para expandir as sua exportações.

Há ainda boas oportunidades de trabalho em grandes organismos internacionais tais como ONU, Unesco e FMI.

Relações Internacionais: Aspectos Desfavoráveis

O curso de relações internacionais exige uma grande dedicação dos alunos já que muitas vezes as vagas de emprego são disputadas com candidatos do mundo inteiro.

Também é necessário estudar muitos idiomas o que pode não ser fácil para algumas pessoas, aprender novas línguas exige tempo, determinação, boa memória e principalmente muita paciência.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. tiago silveira souza

    é muito importante o que vocês enviam para mim, porque me ajuda muito na minha carreina na faculdade,faço administraçao e estou me desenvolvendo mais meus estudo atraves dos e-mails que recebo de vocês ,e desde já agradeço !!

  2. Felipe Santos

    Ola!
    Quero fazer Relações Internacionais, tenho vontade de viajar, aprender linguas novas etc..
    Mais não sei como vou fazer pra ganhar a vida depois, o mercado esta muito saturado? a universidade que eu cursar vai pesar?

    • Matheus

      Felipe o Curso no Brasil e novo mercado não esta saturado não vc tem infinidades de lugares onde vc pode trabalha Dentro e fora do Pais (*

  3. Larissa

    Queria saber sobre Relações Públicas que ainda não vi neste site

  4. Marcello Brass Falliny

    adorei a profissão! o sr. me tiro uma duvida mt grande. só tenho tma pergunta a fazer,quem faz faculdade de Relações Internacionais tem grades chances de morrar fora do Brasil?se poderem me responder fico mt grato.

    • Matheus

      Olá Marcello
      Estou na quarta fase do curso de Relações internacionais e não necessáriamente vc morará no exterior. A probabilidade de vc viagar, apenas, diversas vezes, é maior do que se mudar. DEPENDENDO do ramo que vc seguir com essa carreira. Por exemplo: Comércio exterior se realiza dentro do Brasil. Porém vc pode decidir residir no exterior e exportar para outros paíes
      Já a caminho como analista(que abrange inúmeras carreiras) pode te exigir morar fora. Ex. Carreira diplomata, vc representará o Brasil em outro país. OEA vc trabalhará nos EUA. Diversas organizações internacionais. Porém tem varios desses cargos de política externa tbm no brasil.
      CONCLUSÂO: A verdade é que vc mesmo escolhe, dependendo do ramo que vc seguir nas Relações Internacionais, sua moradia.
      Abraço espero ter ajudado

  5. Brenda

    Muito legal as informações passadas aqui nesse site,é bastante esclarecedor.Tirei todas as dúvidas que me rondava acerca do curso de Relações Internacionais. Muito bom mesmo :) !!

  6. Bruna

    Sabe, eu estou em dúvida entre fazer Jornalismo ou Relações Internacionais. Eu adoro escrever, mas também sou boa com idiomas e comunicação, então não sei bem o que escolher :\

  7. Daniel

    Ola!
    Bem legal o site… possui varias informações!
    Estou pesquisando sobre as profissoes e achei Relações Internacionais muito bacana, porem nao sou muito chegado a portugues e tb nao sou de ler muito. Isso seria algum impecilio pra mim fazer Relações Internacionais ?
    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Daniel

      Não vou mentir pra você, não gostar de Português indica que você não gosta de línguas e é um empecilho sim pra carreira de Relações Internacionais.

      Ler também é importante para Relações Internacionais pois você vai ter que estudar conteúdos tais como Filosofia e Direito na sua graduação e esses conteúdos são pura leitura.

      Tente fazer o nosso Teste Vocacional através dele você deve achar uma carreira que tenha mais o seu perfil.

  8. Pedro Addler

    Olá Felipe Santos

    Realmente o mercado para Relações Internacionais não é facil e vai exigir bastante estudo técnico e também de idiomas, sem contar uma boa dose de cultura.

    Mas não se preocupe, se você estiver realmente disposto a lutar por tudo isso, com certeza vai conseguir.

    Em relação ao curso de Relações Internacionais, o nome da Universidade conta sim, mas é normal também acontece com todos os cursos.

    • luana

      sabe, q tudo isso é vrdade ho, mas apsar de tudo, cncertsa a pessoa q realmente qr fazr esse crso e cnqstar uma posiçao temq se esfrçar

  9. Pedro Addler

    Olá Marcello

    Com certeza, fazendo a graduação em Relações Internacionais você tem grandes chances de ser enviado pela sua empresa para passar uma temporada ou até mesmo morar em outros países.

    Só não esqueça de se especializar na língua do país onde vai morar é preciso ter uma fluência perfeita.

    • Laíza

      Olá Pedro! Pretendo fazer relações internacionais e como a partir deste ano 2013 o processo seletivo para ingresso na unila será pelo sisu, gostaria de saber se vale a pena escolher esta faculdade, pois há a integração com estudantes de outros países além de aulas ministradas por professores de outras nacionalidades, que na minha opinião agrega bastante especialmente ao curso de relações internacionais ou optar por faculdades que estão nos primeiros lugares em relação a este curso. O meu receio com a unila, é por ser uma faculdade muito nova, tenho receio do curso deixar um pouco a desejar na minha formação em relação ao curso oferecido em outras faculdades. Você pode me dar uma opinião a respeito disso? Desde já agradeço.

  10. Neuricy Fabia

    Gostei muito do site,tirei a maioria das duvidas que tinha sobre o curso.
    e agora mais do que nunca estou decidida a fazer Relações Internacionais

  11. Diego S. Sena

    Estou muito interesado neste curso, porém não tenho nenhum conhecimento de língua estrangeira, há condições reais de se aprender pelo menos ingles, durante o curso de Relações Internacionais, claro que com muito esforço, ou ter pelo menos o domínio de uma língua estrangeira é um pré-requisito obrigatório ?

    • Pedro Addler

      Olá Diego

      Sim, aprender uma língua extra é requisito fundamental e básico do curso de Comércio Exterior.

      Em relação ao Inglês, com certeza !! Dá pra aprender sim, durante o curso de Comércio Exterior, até porque é uma língua considerada mais simples e que você vê todos os dias.

  12. JULIANA

    Eu estou super empolgada com Relações Internacionais, eu vou cursar este curso na UNIP,so que eu ñ sei dominar ainda outras linguas, mas se for preciso darei o melhor de mim pra conseguir o meu objetivo;E outra preocupação minha e sobre o Mercado de trabalho. Eu amo viajar, aprender outros idiomas…

  13. Thiago Lopes

    Olá, estou muito interessado em estudar Relações Internacionais, já estudo inglês e espanhol, e pretendo ingressar na faculdade com o termino dos mesmo, e começar um curso de francês também, tenho planos de me mudar para o Quebec, gostaria de saber se com esse curso ( Relações Internacionais ) as vagas de emprego serão mais abertas, mais fáceis de conseguir, e se o diploma será aceito por lá.

    Tem como uma pessoa fazer especialização em Comércio exterior após um curso de Relações internacionais? E depois do Inglês, Espanhol e Francês, qual seria uma outra língua a ser aprendida ?

    Grato,
    Thiago Lopes.

    • Pedro Addler

      Olá Thiago Lopes

      Não, um diploma tirado no Brasil de Relações Internacionais ou qualquer carreira não é imediatamente reconhecido em nenhum país, você vai ter que passar pelo chamado Processo de Equivalência de Diploma, provavelmente uma entrevista e uma pequena prova.

      Em relação a sua experiência no exterior, aí sim !! ela vai ser excelente para sua carreira de Relações Internacionais pois vai permitir que você aprenda muito bem Inglês e Francês, pois em Quebec além do Inglês falam muito Francês também.

  14. Thauane

    Olá ,este ano vou começar faculdade de Relações Internacionais, mas ainda estou com algumas duvidas. Por exemplo :
    Logística me atrai muito, posso fazer pós nisso ?
    Obg

    • Pedro Addler

      Olá Thauane

      Sim após terminar o curso de Relações Internacionais você pode fazer uma especialização em Logística.

      Essa pós vai permitir que você faça uma boa integração entre Relações Internacionais e Comércio Exterior ( área original de onde vem a logística ) fazendo de você uma profissional ainda mais completa.

  15. Pa.

    olá,
    estou prestes a prestar vestibular, e estou em dúvida entre as seguintes carreiras: Comércio Exterior, Relações internacionais e Ciências econômicas. Qual delas seria a melhor opção?
    Obs.:Os três cursos me encantam, tenho facilidade em línguas (inglês fluente), e de me comunicar com as pessoas.
    Obrigada,
    Paola

  16. Priscila Vieira

    Ola!!!
    Ainda estou no Ensino Médio.Gostei da profissão de Relações Internacionais por que gosto de aprender novas linguas e viajar..mas ainda nao faço curso de ingles,quando eu prestar vestibular isso conta??Eu posso fazer a faculdade e depois aprender o ingles??Nessa profissão o profissinal viaja o tempo todo???Quais sao as possibilidades de emprego depois da facudade?O profissional de relações internacionais ganha aproximadamente quanto ??
    Espero que me respondam pois me entereso muito por essa aréa..bjsss
    Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Priscila Vieira

      Sim, você pode fazer Inglês durante a faculdade de Relações Internacionais, mas o recomendado mesmo é que você faça antes, ou que pelo menos, já saiba o básico antes de entrar na faculdade de Relações Internacionais.

      O profissional de Relações Internacionais, no caso, não viaja o tempo todo como você perguntou, mas viaja bastante sim, principalmente se trabalhar na área de Embaixadas e Consulados.

      Em relação as principais oportunidades de emprego para o profissional de Relações Internacionais elas estão em Embaixadas, no Governo ( diplomacia ) e também em grandes empresas e bancos.

      • Glaucia Maytin

        Oi! Eu moro nos Estados Unidos e estou cogitando a ideia de fazer relações internacionais. Porém, nao falo espanhol. Somente falo inglês e português.
        1.Essas duas linguas sao suficientes para exercer a profissão ?
        2. O bacharelado de International Relations dos Estados Unidos e bem reconhecido no Brasil?
        Muito Obrigada!

        • Pedro Addler

          Olá Glaucia Maytin

          Sim com certeza !! Tendo Inglês além do Português dá pra iniciar uma carreira em Relações Internacionais numa boa, mas não fique parada hein !! Procure aprender sim o Espanhol e se der ainda mais línguas, quanto mais línguas melhor para a carreira de Relações Internacionais.

          Em relação ao bacharelado de International Relations Americano ele é sim muito conceituado no Brasil, no entanto, não se esqueça !! Para o seu diploma Americano de Relações Internacionais valer aqui você tem que valida-lo.

  17. Bruno Alves

    Olá, estou pesquisando sobre profissões e Relações Internacionais me animou muito, gosto de ler, de escrever, tenho uma verdadeira paixão por culturas e linguas, além de facilidade no aprendizado, meu inglês é fluente e aprendi praticamente sozinho, gosto muito da parte de leis, estou sempre de olho nas noticias do mundo e nos valores das moedas(principalmente o dólar, pois costumo importar alguns itens). Porém ainda tenho dúvidas entre Relações Internacionais, Direito e Publicidade.

  18. Angelyca Melo

    eu nao falo nenhum idioma além do portugues mesmo assim posso fazer esse curso de Relações Internacionais ?

    • Pedro Addler

      Olá Angelyca Melo

      Sim claro, você pode fazer o curso de Relações Internacionais numa boa, mas de qualquer modo você tem que aprender Inglês sim viu !!

      O Inglês é fundamental para entendermos o mundo moderno, é fundamental para podermos ler textos, ver filmes e entender músicas ( levando em conta o aspecto cultural ).

      Assim que você começar seu curso de Relações Internacionais já entre também em um curso de Inglês.

      • gisele

        Ola Pedro! tenho 32 anos e vou cursar relações internacionais ,entrei no curso de inglês e breve estudarei outras linguas ,só tenho medo de quando me formar não consiga emprego por causa da idade ,pretendo seguir diplomacia .

  19. Amanda Dager

    O profissional de relações internacionais é obrigado a viajar com muita frequencia? Existe algum modo de não sre obrigado a viajar tanto assim, se estabilizando em algum lugar e só viajando algumas vezes?

  20. Chiara

    Gosto muito de línguas estrangeiras, viajar e principalmente de conhecer novas culturas. Já tenho uma segunda língua, mas ainda não sei o inglês. Eu poderia iniciar o curso de relações internacionais e durante a minha graduação estudar o inglês? E quais as melhores universidades com o curso de relações internacionais no país, além da UnB? Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Chiara

      Com certeza, sabendo o basicão do Inglês já dá pra você começar o curso de Relações Internacionais, no entanto não bobeie !! Faça sim um bom curso de Inglês pra pegar fluência, isso é fundamental para o profissional de Relações Internacionais.

      Realmente o curso de Relações Internacionais da UNB é insuperável :P mas temos também um curso 5 estrelas na UEL ( Universidade Estadual de Londrina ). São os 2 melhores que temos.

  21. Paula Santiago

    Olá,
    Meu nome é Paula e estou no último ano do ensino médio. Tenho muito interesse no curso de Relações Internacionais, pois gosto muito em geral das matérias de humanas. Estudo inglês há 6 anos e espanhol há um ano, e pretendo fazer francês e russo, se possível. Gostaria de saber se após o curso, eu poderia me especializar em conflitos políticos com ligação a religião. Se nessa área, quais os locais que eu poderei trabalhar e outras instituições no exterior onde poderei fazer intercâmbio.
    Obrigada,
    Paula

    • Pedro Addler

      Olá Paula Santiago

      Sim, com certeza !! Se você quer trabalhar com diplomacia e resolução de conflitos de religião e política dentro da carreira de Relações Internacionais, o melhor lugar para você trabalhar sem dúvida é o Governo, você pode entrar para o Itamarati, que a agência que cuida dessas questões Diplomáticas no Brasil.

      E meus parabéns viu !! Pelo visto você leva a sério a questão dos idiomas, essa questão é fundamental para quem quer ter uma carreira de sucesso em Relações Internacionais.

  22. Thamires

    Olá,
    eu achei a carreira de Relações Internacionais bem interessante mais eu possuo algumas dúvidas, eu gostaria de saber se a pessoa que faz essa faculdade de relações internacionais possui muitos gastos com as viagens ? e quantas línguas é necessário aprender ?

    • Pedro Addler

      Olá Thamires

      Na realidade, gastos, gastos você vai ter mesmo é pra se manter, porque por exemplo, se você for uma diplomata, aluguel e custos de viagens, você não paga, fica tudo por conta do Governo.

      Em relação a línguas para a carreira de Relações Internacionais recomendo o seguinte: Inglês, Inglês você com certeza tem que saber e fluente viu !! Depois do Inglês, escolha mais uma língua para estudar legal e depois dessa mais uma pra entender mais ou menos.

      Resumindo, para ser uma profissional bem completa em Relações Internacionais, recomendo que você saiba 3 línguas: Inglês Fluente, uma segunda língua bem e uma terceira mais ou menos.

  23. Maurício

    Olá,vou prestar esse ano vestibular para Relações Internacionais, mas a minha dúvida é:o profissional em Relações Internacionais pode se especializar em alguma area?Quais são?E os Consulados e Embaixadas pedem alguma especialização,qual?

    • Pedro Addler

      Olá Maurício

      No que diz respeito a especializações de Relações Internacionais você pode se especializar nas áreas de Diplomacia, Comércio Exterior e também Analista Internacional, que no caso, é uma especialização da área de pesquisa.

      Para poder trabalhar em Embaixadas e no Governo ( Itamaraty ) com o diploma de Relações Internacionais você deve se especializar na área de Diplomacia.

  24. Carine

    eu acho que relações internacionais vai ser meu curso mais quero conhecer outros, como direito, mas relações internacionais me fascina.

    • Allesandra

      Olá Carine se seus sentimentos dizem isso você deve seguir seus sentimentos.

  25. Carine

    Olá eu continuo pensando em fazer relações internacionais acabei de pensar em fazer direito.

  26. Carine

    eu amo relações internacionais e eu sei disso muito bem eu tenho 17 anos abraços CARINE

  27. Carine

    As relações internacionais é um curso muito bom para mim e para outras pessoas e bom também que nós aprendemos muitas linguas eu amo esse curso.
    Então pensem bem que esse curso e muito bom conselho da Carine.

  28. Larissa Xavier

    Olá, quais são as melhores universidades para RI em SP ? Alem de ter uma noção de ingles, oq mais é necessário saber para iniciar o curso de relações internacionais ?

    • Pedro Addler

      Olá Larissa Xavier

      Acredito que pra começar o curso de Relações Internacionais, o Inglês seja suficiente, mas não pare !! Sempre que possível faça novos cursos de idiomas.

      Em relação as melhores universidades de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, são as seguintes:

      - UNESP ( Universidade Estadual Paulista ): Curso de Relações Internacionais

      - USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Relações Internacionais

  29. Laysa Lopéz

    Olá.. Estou no ultimo ano do ensino médio e pretendo fazer Relações Internacionais. Falo ingles (avançado), espanhol (“nativo”) turco e noruegues (basicos); mas pretendo ficar fluente em turco e depois aprender arabe. (Tentarei ser comissaria de bordo, assim que completar 18 anos).

    Quais as minha chances com o idioma turco (especificando)? Tenho muita facilidade em aprender idiomas, no entanto, sou pessima em matematica, isso pode me atrapalhar em algo?

    Posso unir a aviação com Relações Internacionais?

    Obrigado !

    • Pedro Addler

      Olá Laysa Lopéz

      Realmente uma habilidade impressionante !! Não são todas as pessoas que conseguem dominar o idioma Turco :D isso é um grande diferencial na carreira de Relações Internacionais.

      Por outro lado, sendo sincero com você, reunir Relações Internacionais com Aviação Civil não é possível não, você vai ter que escolher um dos dois.

      Pelo seu perfil, você deve escolher mesmo a Aviação, que o seu verdadeiro sonho.

  30. Carine

    olá Laysa a minha mãe faz relações internacionais Laysa minha mãe fez um debate ela apresentou e a professora a elogiou e os outros alunos ficaram de boca aberta então se vc for fazer relações internacionais estude bastante pos eles tem que ler um livro em um dia do tamanho de um caderno.

  31. Rojane Ferreira

    Olá, tenho 16 anos e curso o 2º ano do ensino médio e me interesso muito pelo curso de Relações Internacionais, já faço cursos de inglês (nível intermediário), espanhol(avançado) e francês (tenho o básico),tenho uma certa facilidade em aprender línguas, mas sou péssima em matemática isso pode ter alguma influência negativa com quem fizer o curso de Relações Internacionais ?? Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Rojane Ferreira

      Mas que interessante, você pelo visto, apesar da pouca idade é quase uma especialista em línguas, eu sei só Português e Inglês mesmo :P mas Francês eu acho bonito quem sabe um dia eu faço.

      Em relação a Matemática no curso de Relações Internacionais, não se preocupe, é no máximo do mesmo nível do Ensino Médio, pois afinal é um curso da área de Ciências Humanas.

      • Wingrid Dunes

        Olá Pedro! Tenho pensado muito na possibilidade de cursar Relações Internacionais. Falo Inglês com certa fluência, estudo Francês (intermediário)e realmente curto aprender línguas. Outra coisa que curto é ajudar outras pessoas, sou professora voluntária. E curso publicidade, No entanto, vejo muitas motivações capitalistas no meu curso,e isso me incomoda um pouco; de modo que pretendo fazer outra graduação, no caso, Relações Internacionais. Eu gosto de resolver problemas que contribuam pra tornar o mundo melhor. Vc acha que tem a ver com Relações Internacionais ?
        Bjos!

        • Pedro Addler

          Olá Wingrid Dunes

          Realmente você tem toda razão, o curso de Publicidade e Propaganda é mesmo fortemente capitalista, afinal a propaganda é a “arma do negócio” como dizem alguns :P

          O fato de você gostar de resolver problemas, perfil pessoal conciliador ou político, é muito positivo para a carreira de Relações Internacionais pois resolver conflitos digamos que é a principal atribuição deste profissional.

          Outro ponto positivo forte que você tem para a carreira de Relações Internacionais é o seu talento para línguas, também fundamental para a profissão.

          Recomendo que após concluir Publicidade e Propaganda você faça sim Relações Internacionais.

      • Aline Ramalho

        É verdade! Estou no 2° período do curso de Relações Internacionais. A matemática só é usada basicamente nas disciplinas de Economia. :)

  32. Cláudio Frazão

    Olá, tenho 17 anos, estou no 3º ano do Ensino Médio e penso em fazer Relações Internacionais, tenho inglês avançado e penso em fazer ainda espanhol e frances. Gostaria de saber quais as chances de se viajar para fora do país com relações internacionais e quais as melhores universidades no RJ para Relações Internacionais ?
    Obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Cláudio Frazão

      Não posso afirmar com 100% de certeza de que na carreira de Relações Internacionais você vai viajar bastante pois depende da empresa e da sua função, mas em geral é necessário fazer umas viagens externas sim.

      Em relação as melhores Universidades Públicas de Relações Internacionais no Rio de Janeiro são as seguintes:

      - UFF ( Universidade Federal Fluminense ): Curso de Relações Internacionais

      - UFRRJ ( Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ): Curso de Relações Internacionais

      - UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ): Curso de Relações Internacionais

  33. Pryscilla

    Olá eu sou meio insegura em seguir em relaçoes pois eu nao pretendo fazer a rio branco pois sempre me falaram que era muito dificil e mesmo gostando de conhecer muitas culturas com a minha experiencia atual nao quero morar em outros paises mas gosto muito de conversar com outras culturas.Sei bastante ingles,e estou morando na frança e acho que isso seria uma grande vantagem se eu fosse fazer relações internacionais agora o que eu tenho duvida é se eu nao quiser fazer rio branco o que eu poderia trabalhar ? em alguma empresa ? mas o salario seria bem menor ? obrigada ;D

    • Pedro Addler

      Olá Pryscilla

      Sim, não vou mentir, o maior salário atualmente para a área de Relações Internacionais está mesmo no campo da diplomacia e o Instituto Rio Branco é a unica escola do Brasil autorizada a formar Diplomatas para o Governo.

      De qualquer modo, fazendo outra universidade menos difícil de Relações Internacionais você ainda vai poder trabalhar na área Acadêmica ( pesquisas ) ou então na área de Comércio, dentro das empresas.

  34. Hanna

    Olá vou concluir este ano o ensino médio, sou fluente em espanhol e sei o básico de inglÊs, quero muito fazer Relações Internacionais, mais não quero ter que sair do país ( namoro ), você acha que isto complica?
    Se eu fizer direito, posso fazer o pós em Relações Internacionais, mais vou poder trabalhar em que?
    E se eu fizer só Relações Internacionais, eu posso trabalhar em banco, mais em que se trabalha realmente?
    Se puder me ajudar..obrigada desde já.

    • Pedro Addler

      Olá Hanna

      No caso da faculdade de Relações Internacionais você pode ficar tranquila, mas em relação a carreira não querer ir para fora do Brasil vai te atrapalhar sim, pois pode ser que você tenha que ir.

      Se você fizer Relações Internacionais talvez possa aparecer uma vaga em um banco, mas as maiores chances mesmo são em empresas.

      Caso você faça direito, acredito que uma especialização em Relações Internacionais você não possa fazer não, no entanto, você pode se especializar em Direito Internacional.

  35. Marcela

    Gostaria de saber onde posso fazer um bom curso de Relações Internacionais em Brasília além da UNB ?

    • Pedro Addler

      Olá Marcela

      Em Brasília, Brasília mesmo, Plano Piloto e região, a única Universidade Pública que tem o curso de Relações Internacionais é a UNB.

      Mas aí no Centro-Oeste você encontra o curso de Relações Internacionais também na UFGD ( Universidade Federal da Grande Dourados ) ela fica no Mato Grosso do Sul.

      • Uric Andrade

        Pedro Addler
        Eu quero saber sobre o curso de Relações Internacionais na UFGD ,sobre ensino , estrutura , etc… , quero saber se lá é bom.Moro em Campo Grande e seria muito bom se eu cursar lá, me informe assim que possível.

        Obrigado

        • Pedro Addler

          Olá Uric Andrade

          A UFGD ( Universidade Federal da Grande Dourados ) é uma ótima Universidade do Centro-Oeste Brasileiro e possui um bom curso de Relações Internacionais que é bem vantajoso por sinal.

          É vantajoso porque além da qualidade de ensino ainda tem convênios com Universidades Estrangeiras para poder fazer intercâmbios.

  36. Danielle Milanez

    Olá, gostaria de saber aonde eu posso fazer uma boa faculdade de Relações Internacionais em SC ? E se viaja bastante nesta profissão ?

    • Pedro Addler

      Olá Danielle Milanez

      O curso de Relações Interncionais pode ser encontrado em Santa Catarina na seguinte Universidade Federal:

      - UFSC ( Universidade Federal de Santa Catarina ): Curso de Relações Internacionais

      Em relação as viagens na carreira de Relações Internacionais, depende do seu emprego e da sua função, em geral, Diplomatas, viajam bastante.

  37. Victor Barros

    Eu morei fora um tempo e falo,domino o Espanhol com isso ja da pra começar o curso de Relações Internacionais ? Lógico que vou ter dominar o ingles também, mas ja pode comerçar a faculdade sem saber bem o inglês ?

    • Pedro Addler

      Olá Victor Barros

      Com certeza !! Embora, de um modo geral, todos considerem o Espanhol uma língua mais fácil que o Inglês, pouca gente realmente o domina e isso é uma tremenda vantagem no curso de Relações Internacionais.

      Conhecendo Espanhol e Inglês então, você tem tudo para ter uma carreira brilhante em Relações Internacionais, é só continuar se atualizando e trabalhar sério sempre.

  38. Pâmela

    Olá.
    Estou pensando em cursar Relações Internacionais mas ainda não tenho dominio no Inglês e nem muita idéia em relação ao idioma. Vc acha que posso aprender durante o curso ou já tenho que entrar sabendo ???
    abraço

    • Pedro Addler

      Olá Pâmela

      Quanto a entrar no curso de Relações Internacionais sabendo Inglês a fundo, assim fluente, você não precisa não, mas o básico, esse sim, sempre é bom saber.

      Durante o curso de Relações Internacionais você pode fazer o curso de Inglês em paralelo, como o curso de R.I. é longo, você pode até começar uma nova língua depois do Inglês se se organizar bem :D

  39. adalgisa serafim

    eu fiz relações internacionais e agora estou a fazer o meu trabalho de fim de curso. eu gostaria de saber como é que anda o ensino do mesmo em Angola os seus problemas e perispectivas

    • Pedro Addler

      Olá Adalgisa Serafim

      Angola, considerado um país jovem e recém saído de um período de guerras, vem crescendo bastante, apesar de esse crescimento ser desigual.

      Ajudada por países maiores e mais fortes tais como o Brasil, Angola aos poucos vem se desenvolvendo.

      O Ensino Universitário em Angola segue a tendência de crescimento, embora ainda seja considerado fraco no momento.

      Não há muitos registros do desenvolvimento da carreira e do curso de Relações Internacionais em Angola.

  40. Carla Souza

    Por favor gostaria de saber se no Brasil é viável uma pessoa começar um curso de Relações Internacionais com 42 anos?Sou casada , mãe de 2 filhos, formada em Pedagogia, mas lecionei Inglês durante anos, por ter vivido no USA quando mais jovem.A profissão realmente me encanta, mas estou consciente do problema da idade em nosso país.
    Grata,

    Carla

    • Luccy

      Olá,

      Tenho uma dúvida bem parecida com a da Carla Souza.Tenho 36 anos,casada e sem filhos.Sou formada em Rádio e TV pela Faap mas nunca exerci. Falo inglês fluentemente, morei na França,meu espanhol é razoável, tenho noções básicas de alemão e italiano. Porém tenho receio quanto ao mercado de trabalho na minha idade.Além do mais sou tbm atraída por diplomacia. Qual é a diferença intrínseca entre Relações Internacionais e Diplomacia ? Como comecei a pesquisar agora estou ainda meio por fora nos assuntos que dizem respeito á um e á outro.
      Obrigada

      • Pedro Addler

        Olá Luccy

        Essa é realmente uma dúvida muito comum. Muita gente inclusive confunde Relações Internacionais com Diplomacia.

        Na verdade, a Diplomacia nada mais é que um ramo, uma especialização digamos assim da carreira de Relações Internacionais.

        Diplomata é um profissional que representa um país, no nosso caso, os diplomatas formados por aqui, representam o Brasil pelo mundo afora.

        É função do Diplomata, negociar, defender nossos interesses, servir de porta-voz do Governo e também atender e proteger os Brasileiros nos outros países em caso de Guerra ou Desastres em geral.

        A Diplomacia é considerada a principal especialização da carreira de Relações Internacionais e também a mais concorrida por sinal.

        • Luccy

          Pedro,

          Muito obrigada pela explicação.Bastante esclarecedora.Aprecio a carreira de diplomata neste caso.

          Um abraço

    • Pedro Addler

      Olá Carla Souza

      Realmente o problema da idade existe e não podemos ignora-lo, mas não é exclusividade do Brasil é uma tendência mundial.

      Muitas empresas, no entanto, tem contratado profissionais de mais idade, pois eles são mais experientes e maduros que os jovens, então você tem sim boas perspectivas na carreira de Relações Internacionais.

      Principalmente pelo fato de você já ter uma experiência internacional ( o que muitos jovens não tem !! )

  41. Chantele Araujo

    Olá, adoro a carreira de relações internacionais e estou pensando em fazer para o vestibular.
    mas tenho uma dúvida, qual a melhor faculdade para poder cursar: Unijorge ou Ufs?
    Obrigada, Chantele

    • Pedro Addler

      Olá Chantele

      Recomendo que você faça a UFS ( Universidade Federal de Sergipe ) porque ela é Federal e nas Federais o ensino de Relações Internacionais tem uma qualidade superior.

      • Cléo

        Não necessariamente, Pedro. Eu estudei R.I. em uma Federal e o curso era vinculado ao de Adm, ou seja era um curso de negócios voltado para internacionalização de empresas. Hoje eu faço pós em R.I. em uma universidade particular e estou aprendendo muito mais sobre política, cooperação e temas específicos da área do que eu aprendi em 4 anos de graduação.

    • Cléo

      Olá Chantele,
      Recomendo que você faça na Unijorge, que foi escolhida a melhor do Nordeste pelo Guia do Estudante e já tem o curso desde 2000. O da UFS é muito novo …

  42. thaise

    oiii,estou muito insegura do que quero mas pretendo fazer relações internacionais pois adoro geopolítica , vou ter que pagar cadeira de estatística e odeio matemática ,devo arriscar apesar de tudo?
    n sei o q fazer
    socorro!!!

    • Pedro Addler

      Olá Thaise

      Realmente, acredito que no curso de Relações Internacionais deva ter alguma matéria ou conteúdo de Estatística, mas não se preocupe, apesar de ser um tipo de Matemática, não é lá muito avançado não e também não é difícil.

      Se você tem vontade, arrisque a carreira de Relações Internacionais sim :)

      • rebecca

        tenho esse mesmo problema quero fazer relacoes internacionais e como tem economia puxar muito o lado da matematica que eu odeio

  43. Carine

    Eu li um livro de Relações Internacionais. Ele me ensinou muito mas eu acho que devo fazer esse curso em Brasilia eu sou Portuguesa, devo me orientar estudando o curso ? minha mãe me ajuda eu fiz 18 anos.
    Sou Bailarina profissional adoro isso mas eu amo também relações internacionais.

    • Pedro Addler

      Olá Carine

      Em primeiro lugar, saudações a nossos irmãos de Portugal é um país muito querido :) !!

      Sim, fazer Relações Internacionais em Brasília é uma ótima opção, mas não é a única, você também encontra o curso de Relações Internacionais em várias cidades do Brasil.

      Em relação a estudar o curso antes de fazer, é sempre bom !! Pois assim temos sempre mais certeza que estamos fazendo a coisa certa.

  44. Priscila

    Oi, Estou em duvida, entre relações internacionais e comércio exterior acho que gosto mais da área de comércio mesmo, mais li sobre relações internacionais e me interessei bastante, moro no interior de sp e termino o ensino médio esse ano, queria saber onde tem o curso de comércio exterior e de relações achei muito o técnico em comércio exterior pode me ajudar ? queria saber sobre federais e particulares !

    Obrigada :D

    • Pedro Addler

      Olá Priscila

      Já que você mora no Interior de São Paulo, o local ideal para você fazer um curso de Comércio Exterior são nas FATECs, você não disse sua cidade, mas se bobear deve ter uma FATEC por aí :P

      Em relação a Relações internacionais, você encontra o curso nas seguintes universidades:

      • USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Relações Internacionais

      • UNESP ( Universidade Estadual Paulista ): Curso de Relações Internacionais

      Só vou ficar te devendo as particulares porque aqui no Guia da Carreira só trabalhamos com as Federais.

  45. Matheus Resende

    Olá,quero fazer Relações Internacionais, só que estou um pouco na duvida em relação ao mercado de trabalho,as faculdades entre outras coisas,tenho a oportunidade de estudar fora do Pais! mas sem nunca sequer te ido para fora do Brasil!
    Estou com um pouco de duvida em relação a isso,ainda mais como vou fazer Relações Internacionais !

  46. isabela

    olá pedro
    eu ainda estou cursando o ensino medio e gostei muito dessa profissão já que sou metade italiana, com esse curso de relações internacionais eu poderia me tornar consulessa ?

    • Pedro Addler

      Olá Isabela

      Sim !! Com certeza :D você pode sim realizar seu sonho de ser Consuleza.

      Para isso basta passar no vestibular de Relações Internacionais do Instituto Rio Branco, que forma os diplomatas Brasileiros e depois ir subindo na carreira diplomática até chegar no nível de Embaixador ou Cônsul.

      O Instituto Rio Branco de Relações Internacionais, fica na cidade de Brasília.

      • Gabriela

        O concurso para diplomacia do Instituto Rio Branco não é voltado apenas para quem cursou Superior em RI, qualquer pessoa que tenha ensino Superior completo, domine Inglês, Espanhol e Frances pode fazer o concurso! É claro que é dificil e há questões voltadas para politica, economia e relaçoes exteriores, mas quem faz RI não se torna logo um diplomata quando sai da faculdade, da mesma maneira que qualquer pessoa que tenha um curso superior esta apto a prestar Rio Branco, e outra coisa que foi informada de maneira erronea pelos responsaveis do site é que o instituto Rio Branco não tem um curso “superior” em RI, é um curso para se tornar diplomata!

  47. Fernanda

    Pedro, primeiro gostaria de agradecer por todas as respostas que voce tem dado aqui nesse site, tem me ajudado muito .
    Gostaria de saber qual as melhores faculdades de Relaçoes Internacionais aqui de Belo Horizonte.
    E também, o salário inicial de um recém formado !
    Muito Obrigada .

    • Pedro Addler

      Olá Fernanda

      Em Belo Horizonte, com certeza a melhor opção de curso de Relações Internacionais é a UFMG.

      Agora se você tiver disposição para viajar e morar fora, também tem a opção da UFU:

      • UFU ( Universidade Federal de Uberlândia ): Curso de Relações Internacionais

      Também é um curso muito bom :)

  48. Janaína D.

    Olá, estou terminando o 3º ano do E.M. e pretendo cursar Relações Internacionais, gostaria de saber qual faculdade voce me indica para fazer no Paraná ou no Rio Grande do Sul? Possuo nivel avançado de ingles, básico de frances e espanhol, tenho muita facilidade com línguas e adoro história e geografia, Relações Internacionais realmente me encanta ! Por favor me ajude a escolher uma boa faculdade pois estou em duvida!! Obrigada..

    • Pedro Addler

      Olá Janaina D.

      Fico feliz em ajudar uma pessoa tão talentosa e esforçada a escolher sua faculdade de Relações Internacionais :D !!

      No Paraná minha indicação é a seguinte:

      • UNILA ( Universidade Federal da Integração Latino-Americana ): Curso de Relações Internacionais e Integração

      Em Santa Catarina temos as seguintes opções:

      • UFPEL ( Universidade Federal de Pelotas ): Curso de Relações Internacionais

      • UNIPAMPA ( Universidade Federal do Pampa ): Curso de Relações Internacionais

      No Rio Grande do Sul também tem uma ótima:

      • UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul ): Curso de Relações Internacionais

      Comparando todas, a melhor é a UFRGS.

  49. Lucas

    Pedro, primeiramente parabéns pelo site. Além de abordar um tema tremendamente útil você o faz de maneira única, informativa e criativa. Você acaba de ganhar um leitor e divulgador.

    Gostei muito do curso de Relações Internacionais. Desde cedo tenho imenso desejo de viajar e gosto muito de aprender novos idiomas, de modo que o curso de Relações Internacionais pareceu feito sob medida para mim, trabalhando com algo que gosto em uma profissão em pleno crescimento hoje. Aprendi inglês ainda criança, por Hobbie, e hoje, com dezoito anos, já sou fluente e tenho planos para em breve iniciar estudos no francês. Quanto ao curso em si, após a leitura do texto tive algumas dúvidas simples sobre o curso e me sentiria grato se pudesse esclarecê-las.

    Primeiramente, a questão das viagens. Meu interesse pelo curso de relações internacionais é o fato de eu apreciar imensamente conhecer novos povos e culturas e lidar com pessoas (mais que com números), de modo que tenho imenso interesse em viajar para o exterior. Minha dúvida é se a especialização em Diplomacia poderia satisfazer tal desejo. Quero dizer, em geral o Diplomata trabalha de maneira fixa (na embaixada brasileira em algum outro país) ou se lhe é mais costumeiro viajar para vários países, intermediando discussões e solucionando conflitos de forma, digamos, direta?

    Considerando minha vontade de viajar, conhecer povos e idiomas, etc, você acha que a melhor especialização nesse sentido seria mesmo Diplomacia? Ou será que Comércio Exterior favoreceria melhor isso?

    Por fim, uma dúvida que chega a ser ingênua. Em um de seus comentários você mencionou que o Instituto Rio Branco é o único que forma Diplomatas para o governo. Quero saber apenas se para ingressar em tal instituto é necessário ter o diploma em Relações Internacionais pela UNB ou se o diploma em qualquer outra faculdades (uma particular, por exemplo) basta para a especialização lá.

    Muitíssimo obrigado desde já pela sua atenção.

    • Pedro Addler

      Olá Lucas

      Em primeiro lugar, 2 considerações, primeiro obrigado e que bom que você gostou do nosso site :P !! Em segundo lugar suas perguntas sobre Relações Internacionais não são ingênuas não, eu pessoalmente achei muito boas.

      Relativo ao seu “Espírito Viajante” com certeza a melhor especialização pra você dentro das Relações Internacionais é Diplomacia.

      O Diplomata, como profissional de Relações Internacionais, além de morar no exterior está sempre viajando ou então sendo mudado de país, de acordo com o rodízio de diplomatas que acontece de tempos em tempos.

      Relativo ao Instituto Rio Branco, no caso, não precisa ter um diploma de Relações Internacionais não, o próprio Instituto Rio Branco é uma autarquia do ministério da Casa Civil, você entra pra se tornar um Diplomata :)

      No caso, não se forma Diplomata de cara também não, você tem que subir na carreira, no degrau mais alto aí sim você se torna Diplomata.

    • Rodrigo

      Parabéns muito bom. realmente facinante!

  50. Daniela Sant'Anna

    Olá Pedro preciso de sua ajuda, ultimamente tenho vivido sob pressão em relação a escolha da minha profissão. Meu sonho é morar no exterior ou pelo menos viajar, conhecer diferentes culturas, idiomas, entende-las e trazer soluções até para o povo brasileiro, estou no 3° ano do ensino médio com 17 anos. Tenho apenas inglês básico e uma pequena noção de espanhol -planejo me aprofundar nesses dois idiomas enquando estiver na universidade- penso em cursar Relações Internacionais, Comécio Exterior ou Direito. O que me preocupa em Relações Internacionais é o mercado de trabalho já que o advogado da minha mãe falou que só consegue trabalho quem tem “amizades” e isso me preocupou muito, pois o mercado de trabalho é muito restrito. O que você me aconselha? Agradeço desde já.

    • Pedro Addler

      Olá Daniela

      Comparando os mercados de Direito e Relações Internacionais, o mercado de Direito é maior, no entanto, Relações Internacionais sem dúvida tem mais o seu perfil já que você gosta de Idiomas e viagens.

      Entre estes 2 cursos escolha Relações Internacionais que você vai se sentir muito mais realizada.

  51. Matheus

    Olá estou no terceiro ano do ensino médio e me dou muito bem com geografia, história, sociologia e filosofia. Gostaria de saber se é viavel inciar o corso de Relações Internacionais sem o inglês, eu tenho o espanhol e um pouquinho de francês.

    • Pedro Addler

      Olá Matheus

      Você está no caminho certo :) você gosta justamente dos principais conteúdos relativos ao curso de Relações Internacionais: Geografia, História, Sociologia e Filosofia, sem falar de línguas que você também já começou a estudar.

      Continue se esforçando e estudando línguas, você tem tudo pra ter sucesso na carreira de Relações Internacionais.

  52. Paulo

    Olá, até esses dias não tinha a minima idéia doque iria cursar na faculdade, por estar no ultimo ano do ensino médio, tenho que decidir urgentemente o que cursar, então me apaixonei pelo curso de Relações Internacionais, e gostaria de esclarecer uma duvida sobre a fluencia no inglês. Estou cursando meu segundo ano em um cursinho de inglês, ja tenho um conhecimento pré-intermediário no idioma, gostaria de saber se ter apenas um conhecimento pré-intermediario irá me atrapalhar no curso de Relações Internacionais ? Pois no meu curso de ingles ainda tenho uns 2 ou 3 anos para conclui-lo. Devo mudar para esses cursinhos que oferenssem fluência em 1 ano e meio, ou posso terminar meu cursinho e isso não atrapalhará em nada meu rendimento na faculdade de Relações Internacionais ?

    • Pedro Addler

      Olá Paulo

      Seu rendimento na faculdade de Relações Internacionais seu conhecimento de Inglês atual não vai prejudicar não, mas a sua carreira com certeza vai demandar um Inglês mais avançado !!

      A questão do Inglês é fundamental nas Relações Internacionais, não é uma vantagem, é um pré-requisito, sem saber Inglês legal, você não vai sair do lugar na sua carreira.

  53. Bony Mboio

    Foi muito fixe o que constatei no conteúdo desta matéria,tive a chance de alargar meus conhecimentos em Relações Internacionais. Eu sou estudante deste curso e é muito nice, e seria melhor se me enviassem mais dicas sobre o assunto.E desde já eu agradeço.

  54. Paulo

    Olá, tenho 16 anos e estou no 3° ano do ensino médio, estou muito interessado no curso de relações internacionais, mas tenho uma duvida enorme em relação ao idioma inglês. É necessário já entrar na faculdade fluente no inglês ou em algum idioma? Pois faço curso de inglês e ainda estou começando o nível intermediário, vai demorar mais uns 3 anos pra eu chegar em um nível mais superior, no caso o avançado. E gostaria de saber também se na faculdade de Relações Internacionais temos aula de inglês, espanhol ou francês? Outra duvida seria, qual curso me daria uma vida financeira avantajada Relações Internacionais ou Comércio Exterior, pois me interesso pelas duas áreas ?

    • Pedro Addler

      Olá Paulo

      Não, na verdade não :) não é preciso entrar no curso de Relações Internacionais sabendo um Inglês avançado e fluente não, no entanto, estuda-lo vai ser fundamental para sua carreira no futuro.

      Aulas de Inglês, Francês e Espanhol, dentro da faculdade de Relações Internacionais você não vai ter não, mas recomendo fortemente que você faça por fora.

      Em relação a comparação do Mercado de Trabalho, o mercado de trabalho pra Comércio Exterior é maior, no entanto Relações Internacionais tem salários maiores.

  55. Iasmim

    Adorei o curso de Relações Internacionais ! Mas tenho uma dúvida.. Gostaria de morar em outro país (de preferência onde falassem inglês, pois tenho fluência no idioma), como está o mercado nesses países? Ainda pretendo fazer outras línguas, mas é necessário saber espanhol (prefiro francês e italiano)? Gosto muito da área de Diplomacia, sei que é concorrido, mas como posso me especializar nessa área? Moro no Espírito Santo, existe alguma faculdade boa no estado(caso não exista, eu vou tentar a UnB)?

    • Pedro Addler

      Olá Iasmim

      Se especializar em Diplomacia no Brasil é simples e difícil ao mesmo tempo :P

      É simples pois somente uma faculdade de Relações Internacionais pode formar diplomatas no Brasil, que é o Instituto Rio Branco de Brasília.

      E é difícil porque como temos somente uma faculdade na área de Diplomacia ela é bem concorrida.

      Relativo a línguas na carreira de Relações Internacionais, recomendo que além do Inglês que com certeza você terá que saber, escolha mais uma língua, Francês, Espanhol e Alemão são boas opções.

  56. Carlos Eduardo

    MUITO BOM ESTE SITE. TIROU TODAS MINHAS DUVIDAS.OBG

  57. Talita

    oi tenho 16 anos e penso futuramente em fazer Relações internacinais pois me interessei muito pelo curso minha maior dúvida é: existe graduação nesse curso? se não , qual o curso que devo escolher antes de fazer R.I? ele será valorizado futuramente? vou ficar empregada?

  58. juliana

    Oi, gostaria de fazer RI, sou apaixonada pelo curso, e estou prestes a prestar vestibular, porem nao sei pra quais universidades, queria UFRGS, como a maioria, porem RI fica como segundo curso mais dificil de passar, para minha infelicidade, nao gostaria de fazer cursinho, entao me falaram da ESPM, gostaria de
    saber opinioes a respeito dela, e se deixa a
    desejar muito para UFRGS, tambem se possivel divas de outras universidades. obrigada, beijao

  59. Jane

    Olá, parabéns pelo site.

    Moro no Amapá que está passando por um importante processo de integração devido a nossa fronteira com a Guyanna Francesa.
    A universidade federal do Estado(UNIFAP) dispõe do curso de Relações Internacionais e gostaria de fazê-lo.
    Considerando o atual desenvolvimento fronteiriço do Estado eu tenho duas perguntas:
    1° Amo e já estudo inglês, acha indicado que eu me aperfeiçoe no Francês como 2° língua?
    2°Acredita que uma formação em Relações Interna. Pode ser relevante pra um Estado que é quase uma ilha e pouco desenvolvido?
    Estou tendendo a procurar outro curso, gosto muito de ler, gosto de filosofia, gostos de contabilidade, curso que pretendo fazer como 2°opção.
    Por favor me dê sua opinião.

    • Jonatas Galucio

      Ola Jane, curso Relações Internacionais desde 2011 na UNIFAP. A area aqui em Mcp ainda está em expansão, mas nada ateorrizador. Tenho Ingles e Espanhol pela UNIFAP e Frances Pelo CCFA, ter o frances como segunda lingua é importante pela fronteira com a Guiana Francesa. Espero ter ajudado.

  60. Millena Siqueira

    Olá, estou cursando BI de Humanas, na UFBA, e me atraio bastante pela áres das Relações Internacionais, no entanto, me aconselharam a cursar Economia ou Administração, para então depois cursar uma pós em RI, só que odeio números (matemática, física, química… qualquer coisa que os envolva), então fico realmente na dúvida. Que sugestão me dariam?
    Outra dúvida também é sobre línguas, meu inglês é intermediário, mas gostaria de focar mais em outros idiomas, como o Mandarim; seria válido?

    • Priscilla Neri

      Estou na mesma dúvida. Mas acho que vou seguir na área de concentração de RI da UFBA mesmo.

  61. Vilma Hilario

    Oi eu sou de Mocambique, estou a estudar relacoes internacionais. Falo portuges e tenho boas bases de ingles e frances.
    Estou a gostar do curso e acho que a unica dificuldade e o mercado de emprego que parece estar saturado. Gostei do site, me fez perceber melhor em que areas se enquadra o meu curso.

  62. Mariana Ramos

    Queria saber se o curso de Relações Internacionais da UFS é um bom curso? E a média salarial da areá? O mercado de trabalho está saturado, ou com a chegada da Copa do Mundo esta área vai ser requisitada ?

    • Cléo

      O curso da UFS é muito novo. Tirando o fato de ser particular, é mais jogo estudar R.I. na Unijorge, em Salvador.

  63. Rafaela Silveira

    Penso em cursar RI, moro em São Paulo, mas fiquei sabendo que um dos melhores cursos de RI é oferecido pela UnB. Sempre quis fazer USP, mas vi um ranking das 8 melhores faculdades o Brasil em RI e a USP não aparece. Qual vc acha melhor cursar? E o curso de RI da USP não é realmente tão bom? Obrigada desde já (:

  64. Amanda

    Olá, eu estou na mesma situação da PAOLA. Estou prestes a prestar vestibular, e estou em dúvida entre as seguintes carreiras: Relações internacionais e Ciências econômicas. Qual delas seria a melhor opção?
    Obs.:Os três cursos me encantam, tenho facilidade para aprender línguas, tenho inglês fluente, e falo bem pouco de espanhol, tenho muita facilidade de me comunicar com as pessoas, gosto de números porém não sou o ‘gênio’ da matemática.
    Gostaria de um help’ básico.
    Obrigada
    AMANDA

  65. Anonymo

    Olá, achei o site há pouco e gostei muito das dicas, porém gostaria de uma ajuda para uma dúvida particular.

    Já faz uns 5 anos que sou apaixonado por matérias humanas. E também neste tempo foi que descobri as relações internacionais.
    Porém, neste mesmo período, passei para a carreira militar, que envolve muitas matérias exatas, mas depois da sua formação terei uma grande “estabilidade” financeira.

    Hoje encontro-me perdido no requisito dinheiro vs sonho. Não tenho muitas condições financeiras para me bancar mas meu sonho é ser diplomata, e embora veja estabilidade na carreira financeira, não vejo ela me preparando para o que eu quero, que é ser diplomata.

    Vejo vários impencílhos na carreira do internacionalista (RI), em termos financeiros. Ao mesmo tempo, vejo muito requisíto financeiro para se tornar um diplomata, tais como livros, cursos, idiomas, etc…

    Agora, passei para RI na UFRJ, e meu sonho é ser diplomata. Mas não sei se a carreira vai me dar condições financeiras de me bancar. Hoje só tenho um inglês intermediário e um espanhol básico.

    O que fazer? Continuar ganhando dinheiro e esperar até me estabilizar ou partir para outra carreira e me dedicar ao meu sonho mesmo sem situação financeira para isso?

    Espero e conto muito com a ajuda de vocês,
    desde já,
    muito obrigado.

    • Gabriel

      Meu caso também é esse.. e quem leva a melhor para conseguir ser diplomata? Ter dinheiro?

  66. Felipe Alvarez

    Olá, gostaria de tirar algumas duvidas a respeito do curso de relaçoes internacionais em curitiba! quais as nelhores intituções que oferecem esse curso aqui e quais as minhas chances de me dar bem sendo que Curitiba é uma cidade que nao pára, porém esse curso nao é muito disputado aqui!

  67. Thomaz Kravezuk

    Olá, Pedro! Em primeiro lugar, parabéns pelas informações aqui nesse artigo. Fiquei extremamente interessado quanto a esse assunto, que você aborda muito bem.

    Tenho 15 anos, e estou no 1º ano do Ensino Médio. As três carreiras que eu mais me interesso, que eu gostaria de seguir daqui há alguns anos são Jornalismo, Relações Internacionais ou Cinema (eu sei que essa última não tem muitas semelhanças com as outras). Mas a que mais me cativou, sem dúvidas, foi essa aqui, principalmente pelo fato de conhecer o “mundo”, trabalhar com as mais diferentes culturas.

    Eu amo idiomas, tanto que eu falo Inglês extremamente bem, só que eu não fiz nenhum curso, então provavelmente não vale nada. Eu não faço um curso nesse momento somente devido a minha condição financeira, que impossibilita isso. No futuro, depois do curso de Inglês concluído, eu gostaria de fazer Francês, Alemão, e Húngaro (ou Polonês, não me decidi ainda). Você acha esses idiomas úteis nessa área, especialmente os dois últimos, que são mais “raros”?

    O quão concorrido é essa profissão, tanto na área de Diplomacia quanto em Comércio Exterior e Análise Internacional? Existem outras especializações fora essas? O que seria necessário para um dia entrar em uma Organização como a ONU?

    Eu não teria problema nenhum em viajar frequentemente, pelo contrário, eu adoraria. Em qual dessas áreas se viaja mais? E qual delas é, digamos, menos “tediosa”, mais ativa e participativa?

    Eu não sou muito bom em Exatas, como Matemática. Mas creio que essa profissão não envolva muito isso, certo?

    Muitissimo obrigado desde já. E novamente, parabéns pelo artigo!

  68. Vivianne

    Primeiro gostaria de falar que esse site é muito bom e me tirou muitas dúvidas agora gostaria de saber se é necessário entrar na faculdade de relações internacionais já tendo o domínio da língua estrangeira ou se depois de acabar o curso poderia fazer um intercâmbio? E também gostaria de saber o que você acha do curso de relações internacionais de marília-SP,pois vou prestar no meio do ano e estou meio confusa com a faculdade? Eu tenho o inglês básico porém gostaria de melhorar além de aprender outras línguas como mandarim.Obrigada pela atenção

  69. Louysi

    Olá, eu realmente me apaixonei por relações internacionais e sem a menor duvida é isso que quero fazer. Moro em Salvador/Bahia e gostaria de saber se preciso mudar de estado para fazer o curso, já que aqui as opções de faculdades são minimas, no caso apenas faculdades restritas como a Unijorge. Isso é uma coisa negativa? Outra duvida é depois de concluir o curso terei oportunidades neste estado? qual seria a melhor região para atuar nesta area? Desde já agradeço

  70. Amanda

    O que significa a prova do Instituto Rio Branco para a graduação em RI ?

  71. Cairan Moraes

    Boa noite, fiz o teste de personalidade e
    Gostei muito, minha personalidade é GUARDIÃO!
    quero muito Comercio Exterior e também RI. Minha pergunta fica em torno do meu tempo, pois trabalho atualmente com mecânica industrial, por isso viajo muito, sempre paro pouco tempo nas cidades tanto no Brasil como Argentina E Chile, fazendo algum curso online eu teria as mesma chances do que frequentando alguma faculdade?
    ( Falo espanhol e português,atualmente estudo inglês)
    Atenciosamente Cairan M Machado, Aguardo resposta

  72. Bianca

    Olá, gostei muito do curso, mas o problema é a língua estrangeira, que não tenho muito domínio e interesse. Isso seria um problema?

  73. leandro s furtado

    ola, existem barreiras no que se refere a idade, tem limite enquanto isso tenho 27 anos posso iniciar o curso de relações internacional, ou e tarde para isso?
    atenciosamente

  74. Lorena Souza

    Primeiramente gostaria de lhe agradecer pela imensidade de informações contidas neste site que por você foram contidas. Em relação à faculdade para se especializar em Diplomacia que é localizada em Brasília, gostaria de saber o tempo exato que eu ficaria na cidade, se no caso, eu fosse me especializar lá. Agradeço desde já. Abraços.

  75. Clovys Netto

    Olá, primeiramente parabéns pelo site, esta me auxiliando muito em busca de uma carreira para mim. Estou no 2º ano do médio e já me preocupo bastante em relação a isso, tenho o inglês no nível intermediário e sou auto didata em espanhol tenho interesse em viajar, morar em outros países e aprender muito sobre os mesmos. Estava procurando sobre relações internacionais e me interessei bastante, mas tenho simpatia também pelo direito, o que você me recomendaria de acordo com o meu perfil? Obrigado

  76. Gabriela

    Olá, gostaria muito de ajuda, já fiz o vestibular pra diversas faculdades e ainda não ingressei por motivos de dúvidas, gostaria de saber quais as melhores universidades privadas pra o curso de RI.
    todos falam muitos mal da unip,porém é uma das poucas que o curso cabe no bolso, a Fmu o campus é péssimo,cadeiras quebradas e as salas com pouco espaço,e sem contar que no dia do vestibular a internet caiu e nao consegui fazer a prova,é fogo né? gostaria de ajuda,estou quase indo pra unip :s
    Obrigada

  77. Thayla de Souza Sussai

    Boa tarde,estou pensando em cursar RI porém fiz um ano de inglês só,mas vou continuar o inglês e vou fazer outros cursos de idiomas,minha dúvida é se preciso entrar na faculdade sabendo já o inglês e outros idiomas ou se posso fazer no decorrer da faculdade?
    Obrigado

  78. Alex Marques

    Ola mais eu estou ouvindo varias opinioes sobre o mercado de trabalho na realidade esta ou nao saturado ?
    Abraços

  79. river bryan

    oii pedro addler eu tenho uma duvida a pessoa que faz jornalismo e depois ela faz relaçoes internacionais tem como ela trabalha rem uma area que agrade tanto o jornalismo com a relações internacionais ou isso é impossivel ???? aguardo a sua resposta obrigado

  80. Camila

    Eu moro em Sergipe e faço parte de um projeto chamado PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL. No qual represento o País em vários eventos a nivel internacional e Nacional com um único objetivo: Melhorar a educação Latino-americana.
    Logo, sou apaixonada por toda America Latina, e RI é o curso que mais me aproxima da area. Porém, algumas pessoas me desmotivaram porque falaram que a UFS é uma péssima universidade, principalmente para RI. É verdade? pensei em IR para UNILA já que tenho contato com toda a Universidade desde já… eles nos ajudam bastante no projeto.
    O que diz? UFS, posso fazer a graduação na UFS e o mestrado em outra Universidade sem ficar tão prejudicada? D=

  81. Amanda

    Estou em dúvida entre três universidades. Entre o curso na UFMG, UFGRS e na UFSC, qual sai ganhando?
    Obrigada!

  82. Kerollyn

    Olá, gostaria de saber como é o mercado de trabalho na área, se é difícil de conseguir emprego.. como seria?

  83. monique

    eu quero fazer relações publicas e depois jornalismo*na Inglaterra!

  84. Lays Neri

    Olá!
    Eu estou no 3º ano do Ensino Médio, falo inglês intermediário superior(aprendi sozinha), acabei de terminar o curso de turco básico na puc e pretendo ter aulas de russo ou alemão neste ano. Gosto muito de idiomas, filosofia, geografia, história, sociologia e direito. Gostaria de saber se o curso de Técnologia-Médio de Logística tem algo a ver com RI. Porque eu achei o curso interessante, gostaria de fazer antes de começar a facul. Porém não sei se as duas tem alguma coisa em comum, não sei se o curso de Logística poderia me ajudar em RI.
    Obrigada.

  85. mtg

    quais são as areas de atuação da profissão ? envolve muita matematica ? e viagens ?

  86. Daniel

    Olá!
    Gostaria de saber mais informações sobre a qualidade do curso de RI na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Obrigado, desde já!

  87. Rodrigo

    Obrigado pelo site que tem me ajudado muito em descobrir sobre RI. So gostaria de uma opiniao sua sobre minha escolha de curso vc. possibilidade de trabalho. Tenho 37 anos, morei 15 fora entre EUA, Tawian e viajado de bike por 23 outros paises. Sou fluente em Ingles, pouco espanhol, basico Mandarim e pretendo fazer frances. RI ja estava em meus planos; porem o farei por desejo de conhecimento. Agora, com 37 anos vc acha que minhas possibilidades de conseguir uma carreira nessa area seria de uma boa porcentagem? Diplomacia certamente é algo q tenho almejado a muito tempo, mas temo idade ser impecilho. Muito obrigado pela sua atenção

  88. Naftaly Belarmina

    Olá, tenho vinte anos e não tenho nem o básico de inglês, mal aprende o verbo to be, mas isso foi porque não me interessei muito por esse idioma, tenho só o básico de espanhol e vou fazer vestibular pra relações internacionais. A falta de conhecimento em inglês implicará futuramente nesse curso ???

  89. Thainá

    Oi, boa tarde

    Estou apaixonada pelo curso de relações internacionais e quero cursar. Mas não tenho nenhum conhecimento em língua estrangeira. Irei cursar! Minha dúvida é: Preciso iniciar o curso já sabendo pelo menos uma língua?

  90. Marcela Machado

    Olá, este ano começo a cursar RI e estou muito empolgada. Sei me virar muito bem com o español, tenho alguns amigos que falam espanhol e sempre estou conversando do eles. Já o Ingles eu tenho 6 meses que já começei.
    Bom, primeira mente gostaria de saber como esta o mercado Belo Horizonte. Qual areas estao empregando mais (privada/publica).
    Tambem tenho a curiosidade de saber se há alguma chance de eu conseguir ir trabalhar no Texas (que ja me disseram que tem varias multinacionais), mas conseguir o trabalho aqui e somente depois ir para lá, para nao ter a desilusao de chegar lá e nao conseguir nada e perder a caminhada
    Outra duvida é sobre a Abin( Agencia Brasileira de Inteligencia) fazendo o curso de RI eu teria maiores chances de entrar?
    Sei que sao perguntas muito pertinentes e um pouco (muito) sem ligação(nexto) mas sempre vale a pena estar se informando.
    vou passar meu e-mail, caso queira tirar mais algumas duvidas minhas: celinhavmachado@hotmail.com

  91. Karol Piccolo

    Olá, me interessei muito por este curso, terminei o ensino médio no ano de 2012 e agora já prestei vários vestibulares, como estava em duvida, prestei RI de ultima hora, e estou com uma grande duvida; tenho o curso básico de ingles apenas, devo mesmo cursar relações internacionais? Pretendo me esforçar e estudar por fora, e quando terminar a faculdade fazer uma viagem pela Europa pois estou vendo uns papeis pra minha cidadania italiana já. O que devo fazer? Começar a faculdade? Fazer o curso intermediário de inglês pra depois iniciar o curso? Vou ficar muito por fora se eu começar agora sem saber muito inglês? Desde já agradeço.

  92. Beatriz

    Olá! Estou no Ensino Médio e pretendo fazer faculdade de RI. Porém, gostaria de saber se um intercâmbio de 6 meses no Reino Unido conta alguma coisa no meu currículo, se isso conta para a minha vida profissional. Pretendo passar esses meses no Reino Unido quando eu terminar o último ano do Ensino Médio, antes de entrar para a faculdade. Sabe de algum curso por lá que também vá me ajudar no currículo? Obrigada desde já.

  93. Brenda

    Olá , estou com muitas duvidas sobre o curso pois adorojo viajar , conhecer novas culturas e interagir com novas pessoas, falo inglês quase fluente e espanhol básico e adoro linguas , não ligo tanto para a questão da matematica , mas nunca fui nada boa em geografia e isso me preocupa muito , qual o tipo de dificuldades de encontrarei com geografia e politica ? Obrigada desde já !

  94. Pingback: A Hora e a Vez | Relações internacionais: conectividade cultural

  95. Anna

    Olá Pedro, adorei o site! Além do conteúdo, você responde aos comentários, isso não é comum, fiquei admirada e feliz por ver um jovem assim, parabéns!

    Meu filho pretende fazer Relações Internacionais, nós moramos no interior de SP. Ele prestou UNESP, (teve boa colocação, mas não entrará na primeira lista). A segunda opção dele é a UFRRJ no meio do ano, ele estuda inglês e faz cursinho (é bolsista). No ano passado ele passou na UFRRJ através do Enem, fez novamente Enem no final do ano e sua nota subiu, mas não passou na UNIFESP em Osasco, você acha que ele deve tentar novamente a UNESP ou ir para UFRRJ no meio do ano, caso passe pelo Enem?

  96. Fabiana

    Olá, gostei muito do site porque ele oferece informações bem completas sobre todos os cursos. Tenho 24 anos faço 25 em dezembro e estou pensando em prestar vertibular em dezembro para o curso de Relações Internacionai.

    Já vi os preços e me infomei bastante na faculdade que vou estudar, mas como já tenho 25 fico preocupada porque penso em ir morar em Seattle em Washington e gostaria de saber se lá essa área é bem valorizada ou se o melhor é cursar uma universidade quando eu já estiver morando lá, estou me achando bem velha rs mas essa é uma questão que está me remoendo: fazer a faculdade aqui ou quando eu estiver morando lá, pretendo ir daqui há uns 3 anos ou 2 anos e meio!!! Desde já agradeço e boa sorte e sucesso á todos.

  97. Alysson Nunes

    Olá,tenho 18 anos estou no segundo ano do Igles pois pretendo morar em Boston,gostaria de saber se é possiel eu cursar a faculdade R.I lá ou é preciso eu ter uma bolsa de estudos??

  98. Thiago

    Olá meu nome é Thiago , tenho 17 anos . Estou pensando em fazer Relações Internacionais na PUC , gostaria de saber se essa é mesmo uma boa instituição em São Paulo ou se tem outras.

  99. Victória

    Tenho 26 anos e quero fazer uma segunda graduação. Adoro idiomar\s, sou formada em espanhol e curso nível intermediário de inglês. Qual carreira devo seguir, Relações Internacionais ou Secretariado Excutivo?

  100. Isabella Matos

    Olá, gostei muito do seu artigo, um dos mais explicados e com mais informações que já vi.Penso em fazer Relações Internacionais há um bom tempo , falo inglês fluente, próximo ano vou começar um curso de espanhol, mas estou em dúvida com o próximo idioma… penso em fazer mandarim, alemão ou francês, qual você sugere?

  101. Bruno Silva

    Olá, gostaria de saber quanto ao ensino superior de Relações Internacionais em Moçambique. Se é bom, duração…

  102. Naelma

    Pedro, Arrazouu!!
    Parabéns pela clareza! Estava cheia de dúvidas aqui, mais os coleguinhas ai já perguntaram por mim, e é claro você jà respondeu..
    E e isso ae, Instituto Rio Branco me espera!
    Boa sorte a todos nós futuros Internacionalistas! :)

  103. Bruna

    Gostei muito deste site, desde que conheci me interessei muito! Estou tirando todas minhas dúvidas e decidindo meu futuro. Gostei bastante do curso de RI, quero aprender outras línguas, outras culturas.Não me dou muito bem com cálculos, matemáticas, ai gostaria de saber se nesse estudo eu preciso saber bem cálculos, e outra dúvida que na verdade é um medo mesmo porque eu estou querendo fazer essa faculdade pelo FIES, e meu medo é de terminar e não conseguir entrar no mercado de trabalho, queria sua opinião sobre essa questão, será que é muito complicado de entrar no mercado um graduado em RI ?

  104. Geane

    Olá!
    Estou morando na Eslováquia por um ano, e ao voltar para o Brasil gostaria de prestar vestibular para Relações Internacionais.
    Mas lendo os comentários e as suas respostas me surgiu uma dúvida. Para entrar no Instituto Rio Branco é necessário ter diploma de Relações Internacionais, Comércio Exterior, Direito, etc. Ou apenas, encerrando o ensino médio, basta prestar vestibular pro Inst. Rio Branco?

    Obrigada,

    Geane Bortoalto

  105. César lima

    olá, eu fui classificado para ufrrj e ficaria muito grato se soubesse sobre a universidade, se o curso é bom ou não

  106. Vivi

    Oláa, adorei muito seu artigo e certamentetds as suas respostas me ajudaram muito em entender melhor o curso de Relaçoes Internacionais. Ainda tenho uma dúvida. Tenho 30 anos, ingles fluente e estou aprendendo holandes. Posso chegar a trabalhar na Holanda com esse curso? Em relação a idade…estou muito velha para isso? Obrigadaaa

  107. vivi

    Oláaa, adorei esse artigo,porém ainda tenho algumas dúvidas. Tenho 30 anos, ingles fluente e estou estudando holandes. Me interessei muito pelo curso de Relações Internacionais. Com esse curso posso ter a possibilidade de trabalhar na Holanda?E a idade? Obrigadaa

  108. Aryella

    Olá! Pretendo fazer o curso de Relações Internacionais próximo ano, mas estou com a seguinte dúvida: li em vários lugares que o curso da Unijorge (BA) é melhor que, por exemplo, o da UFS. Isso é verdade? O fato de cursar uma faculdade particular vai fazer diferença grande no meu currículo?
    Trabalhando numa embaixada ou consulado, qual é o dever do profissional que cursou RI?

  109. Nathália de Souza do Nascimento

    Olá, eu gostaria de saber como está a carreira de quem faz Relações Internacionais, não só no Brasil também em outros países. Se está muito difícil arrumar emprego, os melhores lugares que tem para trabalhar nessa área. Pois, algumas pessoas me falam que essa profissão está superlotada e que é muito difícil conseguir emprego.

  110. Liliane

    Primeiramente parabéns pelo site :) E eu gostaria de saber sobre sua opinião sobre a UNILA o que vc acha do curso de Relações Internacionais oferecido pela universidade? é um curso de qualidade? Você conhece a opinião de alguém que fez? E a UNILA tem convênios com universidades estrangeiras para que o aluno possa fazer intercâmbio?

  111. Luciano Liickmann

    Ola!gostei muitodo site e tudo mais so queria saber se e presciso saber 100% do ingles para se especializar em RI?

  112. GABRIELA

    Oii, quero fazer relações internacionais para poder trabalhar em bancos ( meu sonho) , pois os outros cursos estudam matemática e eu gosto mais de ler mesmo e me comunicar com as pessoas.
    Só que não quero ir pra outro país longe da minha família para fazer intercâmbio, é o curso certo para mim? obrigada desde já.

  113. Thaiza Bermejo

    E quanto ao mercado de trabalho, tem muita concorrência? É muito difícil de conseguir um emprego?

  114. Hellen Nascimento

    Olá!
    Tenho 19 anos e ainda estou muito em dúvida em qual carreira seguir. Listei coisas que gosto ou gostaria de fazer, e o curso de Relações Internacionais me chamou a atenção, além de o curso ter matérias que gosto, gostaria de ingressar nessa área. Pesquiso bastante, esse blog mesmo encontrei pesquisando sobre o curso. Ultimamente só penso em fazer R.I, porém, tenho muito medo, porque faço Inglês a algum tempo e consigo me comunicar mas não é fluente, e não falo outra língua, apesar de ter muita vontade de começar outro curso. Não sei se deveria continuar com a idéia de ser internacionalista. Beijão! Esperando sua resposta. :D Ah! Obrigada!

  115. carlos

    Olá, tenho 17 anos faço o 3° ano do Ensino médio e pretendo fazer R.I, pra mim o Inglês e Espanhol são idiomas fundamentais e minha pergunta é o seguinte, tenho muita vontade de aprender Japonês como 3 idioma, você acha que eu poderia me destacar sabendo esses 3 idiomas? Inglês, espanhol, Japonês.

  116. Arnaldo Cossa

    ola tenho 20 anos e estou a cursar terceiro ano de relacoes internacionais e diplomacia porem,agora que estou prestes a concluir, sou constrangido com muitas duvidas em relacao a aplicabilidade do curso, uma vez que o mesmo apresenta um grande vulume de conteudos diversificados o que acareta dificuldades em relacao a sua especificidade. por causa destas duvidas acabei fazendo o curso de Direito em paralelo apesar das dificuldades. acabe com as minhas duvidas por favor…

  117. Larissa Marx

    Olá, tenho 19 anos e pretendo cursar R.I. no próximo ano, mas estou em dúvida se é o curso certo para mim, pois eu não costumo ler muito. Eu falo francês fluentemente porém, eu ainda estou no Intermediário de Inglês, e básico de japonês. Gostaria de saber se o francês pode me auxiliar em alguma coisa.

  118. lucas Moreia

    Gostaria de saber como é o curso na Newton Paiva BH?

  119. Andressa Santos

    eu quero muito começar a faculdade de Relações Internacionais e tenho uma super dúvida. Você acha que fazer o financiamento do fies pro curso de R.I na Unesp em SP é uma boa ? tenho medo de que de algum problema e no final do curso eu tenha problemas pra pagar e os juros são bem altos, mas por outro lado ja é uma ajuda pois estou desempregada! Adorei o site, me tirou muitas dúvidas :D

  120. Emerson

    Tenho 16 anos quero seguir relacao internacional eu sei que vou conseguir tira esse curso.pensei nesse curso na 9 classe.

  121. Emerson

    Tenho 16 anos estou na 10 classe quero seguir relacao, intrnacional eu sei que vou conseguir tira esse curso.

  122. Emerson

    Tenho 16 anos estou no 10 classe o meu, sonho e ser enbaixador.eu sei que.vou conseguir tira esse curso.

  123. sonara ferreira da silva

    eu quero muito fazer relações internacionais só queria saber a melhor universidade de Brasília – DF para cursar, alguém pode me ajudar?

    Grata

  124. Luan silva

    Olá, meu nome é luan e tenho estudado inglês por um ano,atualmente meu nível de inglês é upper-intermediate,adoro história, direito e economia, gostaria de saber ser com esse nível de inglês posso fazer o curso,e se terei oportunidade de melhorar meu inglês durante o mesmo. Gostaria também de poder aprender outro idioma,a faculdade oferece curso de línguas?

  125. Bryan

    Estou interesso em graduação de Relações Internacionais quanto idiomas, políticas e culturas e fui bom aluno de geografia e história, mas eu enfrento um obstáculo: sou surdo e única barreira é comunicação. Será impedido de fazer Relações Internacionais que eu quis? Obrigado.

  126. Jade

    Eu vou começar o curso de Relações Internacionais agora em agosto na ESPM. Queria saber, se fazendo universidade particular os campos de atuação e oportunidades são menores do que se eu estivesse numa pública. Mas eu acredito que a ESPM seja boa! E eu estou aprendendo Norueguês sozinha, e fiz 3 meses de dinamarquês, aprendendo tais línguas, você acha que de repente há chances de eu conseguir morar lá? Eu tenho o inglês fluente já haha. Obrigada!

  127. Matheus

    Oi meu Nome e matheus estou no Primeiro ano do ensino Medio meu sonho e viajar pelo mundo ja estudo um pouco do espanhou ainda sou muito fraco no ingles Quero Fazer relação internacional Mais aque Montes Claros MG Não tem esse curso complica demais …

  128. ketlem silva d e souza

    Oi, tenho uma dúvida,sou aqui de manaus e to no 1 ano do Ens. Médio e gostaria muito de cursar Relações Internacionais e esse ano irei fazer prova para as universidade(UFAM ou UEA).Se eu alcançar os pontos que preciso,mas a faculdade não tem o curso que eu quero fazer.O que eu faço?? Desisto do curso? Obviamente que não jogar fora os pontos que que alcancei.
    Me esclareça essa dúvida?? por favor e Obrigado

  129. Lucas Vieira

    A usp é melhor do que a unb? E o profissional de relaçoes internacionais consegue se manter bem financeiramente até passar na rio branco? Pois como RI nao é necessário pra fazer a prova pensei em economia que seria mais rentável

  130. Marcos

    Oi meu nome e Marcos, eu vou fazer 40 anos e me interessei muito por relações internacionais eu vivo a mais de 12 fora do Brasil e fiquei muito interessado. Gostaria de saber se a minha idade e um empecilho para o mercado de trabalho?

  131. Lucas

    Oi, Gostaria de saber mais das areas que posso seguir depois da conclusão da faculdade. Posso trabalhar em empresas, escritórios??? Depois no curso eu posso me especializar em que areas? porque foi citado acima logística, e eu não sabia, na verdade não entendo muito sobre esse “se especializar” pode me explicar? Sabe me dizer as melhores faculdades de RI no RJ??? Aguardo ansiosamente respostas, MUITO OBRIGADO!!!

  132. Lucas

    Oi, Gostaria de saber mais das areas que posso seguir depois da conclusão da faculdade. Posso trabalhar em empresas, escritórios??? Depois no curso eu posso me especializar em que areas? porque foi citado acima logística, e eu não sabia, na verdade não entendo muito sobre esse “se especializar” pode me explicar? Sabe me dizer as melhores faculdades de RI no RJ??? Aguardo ansiosamente respostas, MUITO OBRIGADO!!!

  133. Bela Galisteu

    Boa tarde, eu sou estudante de turismo 4o ano e gostaria de fzer meu mestrado em relacoes internacionais. Entao, eu gostria de saber se e importante ou essencial ter bacharelato em relacoes internacionais para fazer o mestrado do mesmo curso?

  134. Mariana

    Oi, estou muito interessada no curso de Relações Internacionais, porém soube que para a maioria dos cargos é necessário prestar concurso pública, poderia me esclarecer isso?

    Ainda sobre R.I., é possível estagiar em embaixadas e então começar uma carreira como diplomata ou apenas os profissionais que se especializaram na área tem vez?

    Obrigada desde já.

  135. Gabriel Tonon

    Olá, primeiramente queria elogiar o texto e o vídeo, realmente muito bom e bem explicado! Então, gostaria de saber se estudar RI nos EUA pode-se dizer que é estar um passo à frente ? Como temos que estudar sobre Direito, como seria estudar essa matéria se está cursando em outro país ? Obrigado desde já!

  136. Rodrigo Valeriano

    Oi, já pensei em fazer relações internacionais antes mas depois achei que tinha uma ideia muito restrita do que poderia fazer como um profissional da área, mas ultimamente tenho me informado mais sobre RI e pensei que teria sim mais opção de empregos que seriam agradáveis para mim relacionados à área, mas também estou meio certo de que vou fazer economia, eu queria saber se tem como virar diplomata formado em economia, se precisa de alguma especialização ou pós, que eu já sei que pelo menos alguma eu vou fazer,e se é muito difícil virar diplomata e se como diplomata é fácil escolher onde morar, por exemplo, não tenho certeza se vou querer mesmo fazer isso, e pretendo também trabalhar com economia, por isso acho que não vou fazer RI, se não der para economista ou for MUITO difícil, essa chance já está praticamente descartada.

  137. Ana Caroline

    Olá,achei muito bacana relações internacionais. Me identifiquei com essa área porque adoro viajar, conhecer novas culturas e também porque amo história, sociologia e geopolítica. A minha dúvida é em relação a economia, pois não sou muito boa com cálculos. Isso pode trazer problemas caso eu queira seguir essa carreira?
    Se puderem me indicar um profissional que já atue nessa área para que eu possa conversar sobre o curso também seria uma boa.

  138. Gleice Kelly Rosendo

    Olá, primeiramente queria te parabenizar pelo texto. Tô terminando o ensino médio e estou quase certa de que irei cursar Relações Internacionais. Mas ainda restam algumas dúvidas….quanto à uma graduação no exterior ou no Brasil: o que vc me indica? Tenho uma irmã que mora em Lisboa e queria saber se seria bom eu iniciar minha graduação lá ou aqui. Portugal é um bom país para fazer esse curso? Outra dúvida: e quanto à especialização? Não me interesso muito pelas áreas da economia e não gostaria de trabalhar em bancos ou algo assim, prefiro trabalhar conhecendo novas culturas e aprendendo o máximo de idiomas possíveis. Qual especialização vc me recomenda?
    Obrigada

  139. João Gabriel

    Tenho 17 anos e estou inclinado a realizar vestibular para Relações Internacionais. Quais são as melhores Faculdade no Paraná? Caso eu tenha interesse na área de diplomacia ( governo ) Que caminho devo seguir?
    Obrigado

  140. habner alexandre ramos mattos

    então eu gosto de relações internacionais porem o meu grande problema e aprender linguas estrangeiras eu odeio ingles,mais amo francês,alemão e italiano apesar de não ter feito nenhum curso ainda e devo começar ano que vem a faculdade porem eu quero fazer as 2 coisas:comércio exterior e analista pois essa história de ser também “diplomata’ e bem interessante.

  141. Camila

    Olá! O texto ajudou muito a sanar minhas dúvidas gerais em relação à profissão, mas gostaria de saber mais algumas coisas: quando se fala de RI, todos pensam em diplomacia e eu gostaria de saber como funcionam as coisas com o Instituto Rio Branco; além disso, queria saber quantas línguas em média é preciso dominar para ser bem sucedida nessa carreira (entendi que deve ser mais que apenas inglês e português, no entanto, sou meio fascinada pelo fato do Guimarães Rosa ter conseguido dominar mais ou menos vinte línguas quando começou a trabalhar para o Itamaraty, então…). Obrigada desde já!

  142. Maiara

    Olá, estou com Uma grande duvida em relação a carreira que devo seguir. Eu sou apaixonada por idiomas e culturas diferentes, principalmente a japonesa. Já me indicaram bastante, turismo e relações internacionais. E estou pensando seriamente em uma delas. O fato é que tenho medo de decidir errado e acabar despperdiçando tempo e oportunidades. Gostaria de uma ajudinha. Pois testes vocacionais do me confundem ainda mais :(

  143. Graziele Bassan

    Olá, adorei o site e a maneira em que aborda o assunto, tá de parabéns.
    vou me formar no E.M esse ano, não gosto muito de inglês, minha gramática não é boa nem minha pronuncia, mas compreendo bem textos, sempre vejo vídeos em inglês sem legenda e compreendo bem.
    Minha duvida é quanto ao idioma, não gosto dos idiomas ocidentais prefiro e gosto dos idiomas orientais e também da cultura (tenho um certo conhecimento sobre a cultura da Coreia, Japão e Taiwan), será que isso vai me atrapalhar?
    Obs:Pretendo morar fora do país (China, Coreia, Japão ou Coreia),

    desde já obrigado!

  144. Guilherme Maciel

    Meu nome e guilherme, eu gostaria de saber se eu posso trabalhar no mercado brasileiro formando em outro pais ou ate virar um diplomata aqui no Brasil. Também sendo que eu tenho documentos americanos eu posso trabalhar para os Estados Unidos no brasil? como em consulados americanos?
    Eu moro nos Estados Unidos ja faz muitos anos e eu estou cursando o curso de relações internacionais la nos Estados Unidos, mas pretendo voltar ao brasil logo quando eu formar e trabalhar por aqui mesmo. sendo que eu vou formar nos estados unidos isso tem alguma vantagem? e parabéns pela sua pagina ficou show

  145. Vivian Pereira

    olá…. estou com uma certa dúvida em qual curso me inscrever…. comércio Exterior ou Relações Internacionais…. pois os dois curso tem a duração de 4 anos… Queria saber se posso fazer um e me especializar no outro, existe essa possibilidade?? Já estava interessada em Comex…. mas acho importante Relações também…. Qual seria a melhor opção, visto que já trabalhei na área de importação e exportação, falo espanhol fluente, vou começar mandarim no início de 2014 e também faço inglês??

  146. Ewerton

    Ola Pedro Adller tenho 28 anos estava cursando ADM , mas não me identifiquei devido as matérias de exatas , sempre gostei de Diplomacia e estou pensando em Iniciar uma Graduação em Relações Internacionais. Porém gostaria de saber se a minha idade para Iniciar o mesmo pesara em relação as disputas para uma boa oportunidade de carreira .
    Qual a visão do Mercado para esse Curso e se priorizam a idade??

  147. Eurivan Pereira Braga

    Poderiam me informar qual a duração do Curso Relações Internacionais na UNB.
    Grato!!!!!

  148. Leonardo

    Olá Pedro, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site, pelas duvidas tiradas e pelos conselhos dados por você! Estou no 3° ano do ensino médio, estou no ultimo ano do curso de inglês, e falo alemão intermediário. Prestei o vestibular da UNESP na semana passada e consegui acertar 78/90 e acredito que passei para a segunda fase. Vou prestar a PUC de sp e estou estudando bastante, já li as obras literárias e acredito que irei bem. Eu sei que a UNESP é excelente, publica e etc, mas muitas pessoas me recomendaram a PUC. Supondo que eu passe nas duas, em qual seria melhor que eu fizesse o curso de RI? E qual outra língua, além do mandarim, você recomendaria para uma pessoa interessada no curso?

    Obrigado.

  149. marla lopes

    Oi gostei muito da vossa publicação, eu sou aluna do curso de relações internacionais e gostaria de saber algumas sugestões para o trabalho de fim de curso obrigada

  150. paulo cezar

    Olá! Eu tenho 20 anos, tenho fluencia em inglês, espanhol e polonês, estudo outros idiomas por conta própria tipo francês, alemão, russo… Minha duvida é que aqui em Natal/RN me parece não ter esse curso, eu não estaria me precipitando em sair do meu estado rumo à outro por este curso? E se você sabe de alguma instituição aqui no nordeste com este curso? Obrigado, desde já. :-)

  151. Giovanna Luíza Mendes

    Olá Pedro Addler,
    Adorei o site e a sua atenção para com os estudantes. Parabéns! Tenho 17 anos e estou prestando vestibulares para Relações Internacionais, meu foco está na Unesp ou na PUC-SP. Sou apaixonada pelo curso e pela profissão, mas ao contrário, acredito que da maioria das pessoas, gostaria de me dedicar a área de Comércio Exterior e trabalhar em empresas ou bancos. Gostaria de saber qual dos dois cursos você me recomenda e se a remuneração nesta área que citei é boa.
    Grata pela atenção

  152. thais maria

    Esse site e tdo de bom.. parabens..

  153. Lucas Oliveira Jnoub

    Olá, Parabés pelo artigo!!! Estou indo para Buenos Aires em 2014 estudar relaçoes internacionais na Faculdade UCA-Universidad Católica da Argentina. Já Tenho inglês fluente, estou estudando mandarim e futuramente terei o espanhol. Gostaria de saber se o fato de eu estudar na argentina, me daria mais chances em relaçoes ao reconhecimento do meu diploma. Sou apaixonado por Nova York gostaria de saber, em que ramos da area de relações internacionais, poderia eu ser transferido para Nova York? Fiquei sabendo da OEA, mas gostaria de uma opnião sua obrigado, Aguardo resposta.

  154. Joao

    Olá! Adorei o post!
    Estou concluindo o ensino médio e decidi pelo curo de relações internacionais, sou formado no cursinho de inglês e estou no primeiro ano do meu curso de alemão. Gosto muito de estudsr língua espremendo fazer intercambio futuramente, espero que isso seja muito válido no meu currículo futuramente. Poderia me dizer qual are das Relaçoes Internacionais está dando uma maior remuneração sem ser esses 2000,00; porque é muito pouco. RI ainda é um curso desvalorizado no Brasil?

  155. Otávio

    Ola Pedro, tenho 19 anos e sempre tive certeza que iria cursar relações internacionais, meu objetivo é me tornar um diplomata futuramente, minha pergunta é o seguinte, volto agora de um intercâmbio e queria começar a faculdade logo , algumas faculdades como a FMU (SP) possuem vestibulares agendados, sei que não é a melhor de SP mas ouvi dizer que o curso é bom, você tem conhecimento sobre isso? e quão influente é a faculdade escolhida nessa aréa?
    e sobre o mercado? as oportunidades são boas? sei que línguas são de muita importância e e ja vou começar a estudar uma terceira língua
    aguardo sua resposta
    grato

  156. Luísa

    Estou prestando Relações Internacionais e queria saber quais as melhores faculdades pelo Sisu (eu sei que UnB está na lista, mas minha nota não dá pra passar lá). Sobre as outras, quais as melhores opções?

  157. Augusto José Dos Santos

    esto muito interessado em eutudar relacões internacional e gostaria de saber como posso comessar este precioso curso eque ajuda me podem aconselhar para poder entrar no mundo de relacões.

  158. Gabriel

    Olá , eu já escolhi fazer o curso de relações internacionais , porém queria saber quais as melhores universidades no Rio de janeiro para esse curso . Obrigado …

  159. Isabelle

    Para seguir a carreira de diplomata tenho que cursar relacoes internacionais no Instituto Rio Branco Obrigatoriamente?

  160. Jonatas Galucio

    Boa noite, moro em Macapá-Amapá e estou no setimo semestre de Relações Internacionais, começei em 2011 quando iniciou o curso. Aqui no Amapá a área esta em expansão, empresas e ONgs estao chegando, mais ainda é raro. O curso é muito bom, e a pagina detalhou muito bem sobre as caracteristicas. Direito, economia, historia, teoria, geografia, linguas, estatistica, Organizações internacionais, politica externa…sao algumas areas envolvidas. Como sempre digo: “Relações Internacionais é a profissão do momento!Basta aproveitas as oportunidades!!!”

  161. Lucas

    Olá, sou estudante de medicina. Mas, tenho interesse em cursar Relações Internacionais. Por conta de serem áreas bem diferentes, quero me assegurar do ato que estou fazendo. Não conheço muito do curso.
    Tenho grande aptidão a aprender novas línguas, sou fluente em inglês. O que mais gosto de fazer é estudar novas línguas e conhecer novas culturas. Também gosto de matemática básica. Pretendo cursar RI na Usp, é uma boa? Ela é uma das top5 brasileiras? Pretendo ganhar, quando estiver no auge, acima de R$20 000 . Vale à pena? Pois, vi alguns comentário infelizes de internacionalistas na internet. Disseram que não há boas oportunidades de emprego, e que, os salários são muito ruins. Isso é verdade? Pois, muitos disseram que fizeram outro curso, em vista de RI ter obtido resultados desanimadores. Até falaram que a realidade do internacionalista é bem diferente da apresentada no site Guia do Estudante.
    Espero resposta,

    Obrigado.

  162. Gabriela Moura

    Olá, tenho 17 anos e estou no 3o ano do Ensino Médio e ainda não decidi totalmente para que vou tentar o vestibular. Gosto muito de inglês e estou no nível avançado, gosto de Português, literatura brasileira e internacional, amo ler, escrever e gostaria de uma profissão em que pudesse também sempre falar, argumentar, por isso pensei em fazer Direito, devido às muitas opções de carreiras a serem seguidas, mas estou um pouco insegura, pois vejo meus amigos e colegas com sonhos e com certezas do que querem fazer e eu ainda indecisa. O curso de Relações Internacionais de algum modo me fascina, acho muito interessante ajudar nas negociações entre os países, fazer a diferença na realidade do seu pais, mas não me vejo morando anos no exterior longe da minha família e minha terra ou em locais com ataques a embaixadas, terrorismo, sou um pouco caseira rsrs. Será que RI é o curso certo pra mim? Já fiz um teste vocacional que resultou em “área literária”, mas essa área cobria uma infinidade de cursos, como Jornalismo, Letras, Relações Internacionais, Direito, etc.
    Quais as opções de instituições que tem RI em Pernambuco? Desde já muito obrigada !!!

  163. Joao

    Ola, estou no ensino medio, mas ja me interessei muito por RI. Tenho pleno dominio em ingles e comecei o alemão esse ano. Gosto muito de geografia e história, mas tambem de matematica, e isso é o que conta no curso. Você sabe o que tem de saber para passar na USP nesse curso? Eu só faria na USP mesmo…

  164. Letícia

    Olá, eu gostaria muito de trabalhar com cultura, relação de culturas entre países, o curso mais próximo que eu encontrei agora foi o de relações internacionais, gostaria me explicasse a relação que esse curso tem com cultura, e se é possível que eu trabalhe com a integração de culturas em diversos países se cursar este curso, podendo ser a médio prazo ou a longo prazo.

  165. Cleber Lasalvia

    Parabéns pelo site!
    Você pode me tirar uma dúvida? Tenho 37 anos e tenho o inglês e o espanhol básico, estou em dúvida entre relação internacional e comércio exterior. Em se tratando da minha idade, será que não é muito tarde para iniciar uma carreira? Fico com medo de investir e jogar dinheiro fora pois estou ultrapassado.

  166. Juliana Santos

    Olá,

    Meu nome é Juliana, e eu gostaria de saber: qual dessas duas faculdades é melhor pra cursar RI; FMU ou UNIP?

  167. Laryssa

    Tenho muita facilidade em idiomas, falo inglês fluentemente, estou estudando espanhol, tenho planos pra francês e chinês muito em breve, mas tem um grande problema, quando se trata de matemática eu não sei de nada e até encontro dificuldade em operações simples, embora esteja interessada não creio que poderia cursar esse curso, qual sua opinião?

  168. TSC

    Faço cursinho pré-vestibular, mas ainda estou insegura quanto ao que eu quero fazer, estão entre minhas opções Direito, Ciências Sociais e Relações Internacionais. Sou mais tendenciosa a RI, no entanto no sou fluente em inglês, conheço apenas o básico, que é aprendido no EM e no proprio cursinho. Nesse ano não tenho condições de fazer o Inglês, não posso iniciar a Faculdade e juntamente o curso de línguas ?

  169. Rodrigo Ar

    Boa tarde, amigos. Gostarei de saber se eu, como aluno de Relações Públicas, corto algumas matérias da grade de Relações Internacionais, ou seja, se após formado em RP, farei RI em menos tempo ? Abraços

  170. domingos costa

    Adorei a vossa material. Como faço para saber mais sobre relaçoes internacional?

  171. Daniel Cardoso

    Olá, estou muito indeciso em qual curso fazer, estava pensando em Relações Internacionais por acha muito interessante aprender sobre a cultura e a forma de viver de outros povos, mas tenho medo de não ser da maneiro que penso que é. E além disso ainda não tenho um domínio bom em Inglês, porém percebo gosto muito de aprende idiomas…
    Então meu único medo é que o curso e a área de atuação não for da maneira que imagino que é, conhecer países, geopolíticas e culturas, tenho medo de que Relações Internacionais é algo muito parecido com Direito, algo mecânico.

  172. josé yele joão

    Antes de tudo fico muito gratu pelo vosso sit.
    Entre tento sou angolano e ja terminei o meu estudo mêdio. Agora pretento cursar o meu ensino superior ao exterior, como por exemplo, obvio brasil. Mas antes de tudo gostaria de saber que faculdade eu possa estar.
    Por favor digam me…

  173. Carolina

    Bom dia!
    Tenho procurado algumas faculdades que oferecem o curso de Relações Internacionais na cidade de São Paulo, e as faculdades que mais me agradaram são particulares (PUC e ESPM). Fazer uma faculdade particular perde a credibilidade que cursar um curso na USP oferece?
    Att.
    Carolina

  174. Juliana

    Olá. Gostei muito do post, tirou muitas duvidas. Só tenho duas ainda: o profissional formado em RI trabalha em quais áreas? E, quais as melhores faculdades públicas de RI no RJ? Eu me encantei pela área por ser uma área que tem se expandido no Brasil, ter pouca procura (o que acredito que diminui a concorrência e aumenta o salário) e pelo fato de que me encanta idiomas, culturas etc. Eu adoro ler, adoro conhecer novos lugares e culturas, amo viajar, entendo muito bem inglês e espanhol apesar de nunca ter feito curso, consigo me virar super bem nesses dois idiomas. Pretendo me aperfeiçoar com cursos durante a faculdade mas ainda tenho dúvidas de quais são as melhores faculdades da área no meu estado. Gostaria muito que pudessem me dar essa ajudinha. Desde já, obrigada :D

  175. Alisson

    Posso optar por fazer carreira internacional? Viver fora da terra nativa e trabalhar em consulados ou algo do tipo?

  176. Yolanda

    com todas as perguntas aqui feitas e respondidas deu pra esclarecer as minhas duvidas com relação as relações internacionais. obrigada.

  177. Luana

    Ola . eu estou com uma grande duvida . Meu sonho é fazer RI . Mas não sou fluente em nenhuma língua , mas amo inglês e tenho muita vontade de ser bilíngue .
    Para entrar neste curso eu preciso ser fluente em ingles ou em outro idioma ?

  178. Amanda

    Boa noite, passei um ano estudando para tentar direito numa federal e no meio do ano acabei colocando para relações internacionais. Bom, eu passei e agora estou confusa pois me apaixonei pelas cadeiras de relações , sei inglês (intermediário) espanhol(básico), tenho algumas noções do francês e aprendi um pouco de latim. Estou realmente confusa se continuo tentando direito ou se entro em relações! E gostaria de saber se a uepb é boa pois passei nela, e moro na paraíba.

  179. Amanda

    Oi, estou com muita duvida não sei oque eu faço Comércio exterior(bacharelado) ou Relações internacionais!, me ajudem com clareza a diferenciar as duas faculdades? pois o meu sonho é ser uma boa proffisional e viajar para fechar negocios, ou conhecer outros paises para ver se realmente é bom exportar.
    Quero fazer Comércio Exterior porém teoricamente é muito parecido com R.I e estou em duvida, o fato é…. qual poderei viajar mais se for uma boa profissional, e a questão financeira.

  180. rafaeli

    Boa Noite,estou querendo cursar a faculdade de relação internacional,quais são o requisito básico para um candidato e quais opção eu tenho depois de me formar para ser bem sucedida,Agradeço desde de já.

  181. Lucas Oliveira

    Olá, gostei mt da matéria, queria saber qual o salario em media de uma pessoa formada em relações internacionais?

  182. Anna Luiza

    Olá,gostaria de saber se a UFRJ n está na lista do mec para relações internacionais,vi em outro site e lá diz que possui 5 estrelas mas aqui não está na lista.Aguardo resposta.

  183. Luiza

    Olá, amei as informações. Gostaria de saber quais estaduais possuem esse curso em SP fora a Unesp! Agradeço desde já =)

  184. roberson

    Gostei muito deste site. Moro em Belo Horizonte MG, vou prestar vestibular para relações internacionais este ano, mas ainda tenho algumas dúvidas à respeito deste curso. Gosto muito de ler, quero conhecer novas culturas, gosto de história e política, sei que estas são algumas das várias características de um internacionalista, minha dúvida no entanto é: como está o mercado de RI? E aqui no estado de Minas Gerais, como é está o mercado? Ou seria melhor procurar no eixo RIO-SÃO PAULO,onde as oportunidades são melhores?
    Você poderia me esclarecer estas dúvidas?
    Obrigado!

  185. Fernanda

    Olá, adorei o site,me ajudou mto! Pretendo cursar Ri ano que vem.no rio de janeiro, qual é o.melhor curso.entre UERJ, UFRJ e UFF??

  186. Elyseu

    Olá, gostaria de saber onde estão os melhores cursos de Relações Internacionais, se possível na região sul! me apaixonei pelo curso adoro idiomas e questões socias.

  187. Gabriela

    Oi!
    Pretendo cursar Relações Internacionais na UFABC… Por ser uma Federal nova fico insegura de entrar e depois nai ser reconhecida no mercado. Porém todos q eu Vi que cursam lá são muito bem conceituados. Minhas duvidas são: a UFABC é uma boa alternativa? Qual a faixa salarial se eu trabalhar na UNESCO? Já possui inglês avançado, minhas outras alternativas agora são frances e mandarim. Há algum problema se eu deixar o espanhol para depois? Desde já agradeço!

  188. Ana Carolina

    gente,eu amo geopolítica,amor discutir ,negociar ,propor resoluções e ajudar as pessoas ,será

  189. Ana Carolina

    Gente,amo geopolítica, as discussões diplomáticas ,e amo ajudar pessoas.Eu amaria trabalhar com questões humanitária,será que relações internacionais é a profissão ideal para mim ,me ajufem.

  190. Matheus Zago

    Olá, gostei muito da explicação sobre o curso, enfim eu gostaria de saber se no caso a pessoa quiser fazer uma faculdade de Administração e depois ingressar na Relações internacionais vale a pena?
    Gosto muito de politica, gosto de noticias estou sempre antenado, sociologia é uma matéria que admiro muito, faço Inglês na base intermediário e gostaria de saber se fazer um intercambio vale a pena para a faculdade?
    E na minha cidade (Campinas) qual é a melhor faculdade particular para fazer o curso?

  191. Giovana Mombelli

    Olá Pedro , eu gostaria muito que você comentasse sobre a realidade do mercado para o bacharel em relações internacionais ,enfatizando o que mora na região norte do país (Belém-PA) e que sonha em lidar com questões sociais ,não com o comércio .

  192. Giovana Mombelli

    OLÁ ,farei vestibular este ano e eu gostaria muito de saber sobre a realidade “nua e crua” do mercado de trabalho para um bacharel em relações internacionais que deseja trabalhar com a questão social ,sendo ,esses internacionalistas ,formados na região norte do país .Desde já agradeço pela possível resposta.

  193. maria isis

    Gostaria de saber se precisa ser formado em inglês pra cursar relações internacionais?

  194. Daniela

    Olá Eu faço curso de Direito e concluo em 2015. No caso se eu optar a fazer um novo curso sendo ele Relações Internacionais eu mataria algumas matérias? Ou seria melhor fazer um Mestrado ou Doutorado referente? Tem como vc me ajudar?!

    Muito Obrigada!

  195. Dayana

    Boa tarde, gostaria de saber se só a faculdade comércio de exterior vale a pena, ou se é melhor fazer relações internacionais e depois especialização em comércio.
    Obs:faço técnico em logística e gosto muito.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!