Graduação

Serviço Social – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O Serviço Social é a carreira que tem foco na coletividade e integração do indivíduo na sociedade. O profissional deve atuar em assuntos como as desigualdades da sociedade, seja analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos.

Serviço Social

Habilitação:
Assistente Social
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Paciência e consciência social
Salário Médio:
R$ 2.500,00

O profissional de Serviço Social e sua atuação no mercado de trabalho

O Assistente Social age de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, estando apto para desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais. O profissional de Serviço Social tem a possibilidade de formular e colocar em prática propostas que julgar conveniente para influir na melhora do pensar social e ainda está habilitado para planejar, executar e gerenciar projetos sociais tanto públicos quanto privados. O que conduz as ações cultivadas por esse profissional é a defesa dos direitos sociais e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O Assistente Social está apto para atuar nas seguintes áreas:

  • Educação
  • Saúde
  • Gênero
  • Família
  • Trabalho
  • Habitação
  • Assistência
  • Lazer
  • Reabilitação
  • Sistemas penitenciários
  • Previdência social

O assistente social tem sido amplamente procurado para trabalhar em equipes multiprofissionais de diferentes setores. Isso ocorre, pois o olhar atento desse profissional possibilita ampliar o conhecimento social dos envolvidos.

O curso de Serviço Social

O Serviço Social é uma profissão de atitude interventiva, que tem um conjunto de conhecimentos particulares e especializados, a partir dos quais são oferecidas respostas às demandas sociais, buscando assegurar os direitos do cidadão, a equidade e a justiça da sociedade.

Todo o conteúdo administrado durante o curso é direcionado para dar base para o aluno compreender e analisar a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva.

Grade Básica do Curso

O objetivo do curso de Serviço Social é a formação de profissionais capacitados para criar e executar programas dos quais a finalidade seja a transformação social. Desta forma encontra-se na grade curricular:

  • Sociologia
  • Teoria política
  • Filosofia e economia
  • Políticas e movimentos sociais
  • Trabalho e sociabilidade
  • Relações de gênero
  • Étnicas e raciais

Desde o começo do curso, o estudante realiza trabalho de campo tanto em comunidades e quanto em espaços institucionais como escolas, sindicatos, ONGs, creches e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.

Exercendo a profissão de Assistente Social

Para exercer a profissão de Serviço Social é indispensável concluir a graduação em Serviço Social em uma Instituição de ensino cujo curso tenha sido oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e proceder à inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

O registro no CRESS é condição estabelecida pela Lei de Regulamentação Profissional como requisito para a certificação e habilitação ao exercício da profissão de Serviço Social. Trabalhar sem registro é ilegal.

Em linhas gerais, o principal aspecto positivo do curso é a oportunidade de contato profundo com o comportamento social das pessoas, a fim de que consiga cumprir os desafios da profissão que está sobre o pretexto do pensar social. Para que esse contato ocorra de maneira satisfatória, a dedicação do profissional deve ser profunda e qualificada. Quem não tiver este perfil, certamente não obterá sucesso na área.

Melhores Faculdades

É interessante que os alunos verifiquem se os cursos escolhidos possuem reconhecimento junto ao Ministério da Educação, pois somente assim o diploma é valido. Confira os dez melhores cursos de Serviço Social segundo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes:

  • Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Universidade de Caxias do Sul – UCS
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC
  • Universidade Veiga de Almeida – UVA
  • Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
  • Universidade de Marília – UNIMAR
  • Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
  • Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE
  • Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Curiosidades

Desde o início das civilizações, existiram pessoas preocupadas com o bem-estar social, ainda que o reconhecimento desta área como profissão tenha ocorrido muito tempo depois. Segundo a história do serviço social, a primeira casa de assistencialismo no Brasil foi criada em 1543, por iniciativa de Brás Cubas, a “Casa de Deus para os homens”, a atual Santa Casa de Misericórdia de Santos. Em 1582, foi criada a Santa Casa em Rio de Janeiro, devido à chegada de inúmeros feridos de guerra e a partir daí foram criadas outras casas de assistência. A primeira Carta Régia que falava sobre o assistencialismo social foi escrita em 1693, referindo-se especificamente a proteção de menores. O termo “serviço social” surgiu nos EUA, em 1904, utilizado para qualificar uma escola em Boston, para profissionais que atuavam nessa função. Apesar de a profissão ser antiga, sua regulamentação só aconteceu em sete de junho de 1993, pela Lei n°8.662.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. RAFAELA

    Adorei esse saite vcs são de mais ….
    Obrigado pele dicaa :)

    • Eufrazia Maria Cavalcante

      Rafaela onde mora vou fazer na FAECE custa $199,00 é aqui em Fortaleza Ceará mas ela tem em vários estados não posso falar ainda mais uma coisa te digo estou estudando o que é o Serviço Social e estou vendo que é o que queria não desista tenho 67 anos abraços

  2. RAFAELA

    eu quero saber +ou- quanto que custa o curso de serviço social e se vale a pena faze o curso? bjoo

    • Alice

      Oi Rafaela, sou estudante de Serviço Social, o curso sai em média à R$650,00 e é excelente!
      Sou apaixonada pelo que faço pois o curso vale muito à pena. Se precisar, me mande um e-mail (aliceafm@Hotmail.com ou aliceaustriaco@gmail.com) e nos falamos mais!
      Beijos!!

      • jusiellealves

        estou cursando 2 periodo de serviço social e estou muito indesisa se continuo , tenho medo medo de terminar e não conseguir trabalho

  3. alex junior

    Gostei muito do saite , mas em dias atuais exitem muitas orfertas de empregos na area, eu AMO serviço social e sonho em ser , e depois no futuro mim especializar na area … são muitas as areas que exitem para trabalhar em uma empresa ou em um hospital ?… ?

    • Mércio Araújo

      Empresa eu não sei mais, você pode fazer projetos onde você consegue vender ele. Já em hospitais sim na área de saúde, com crianças e adolecentes, com idosos , e o que eu acho mais importante e na docência em unidades de ensino de serviço social. Sempre fazendo o bem ,

    • valesca de oliveira

      Alex Junior Estou no 7 período de serviço social e recomendo a todos que desejam e tem o perfil para ser um AS. Para isso recomendo que faça o teste vocacional. Quanto a possibilidade de emprego o Serviço Social é uma carreira nova,com apenas 21 anos de lei gerindo o nosso trabalho, portanto a necessidade de profissionais nesta área é enorme pois abrange todos os aspectos de nossa vida.

      • carla luiza

        Bom Passei no Vestibular para Serviço Social. Gostaria Muito de Saber as Matérias do Curso, e se Vale a Pena Mesmo Seguir Nesta Carreira.
        Obrigada.

  4. Atyeli

    Muito legal…Estou no primeiro ano do ensino medio e estou pensando em uma profissão para na hora do vestibular eu não ficar indecisa.O site é muito legal…Me ajudaram muito!!!

  5. Paloma

    Sempre quis fazer psicologia, mas só consegui entrar pra faculdade pelo enem pra serviço social. Então comecei a procurar sobre o curso e cheguei até a ficar numa manhã num hospital com a assistente social para saber como é a atuação na área hospitalar. E acabei me apaixonando, apesar de ter matérias que eu não suporto na grade.
    Gostaria de saber se posso fazer pós em psicologia. Se não puder, pretendo me formar em serviço social e iniciar psicologia.

    • valesca de oliveira

      Parabéns Paloma o serviço social esta em alta no mercado e nada te impede de fazer uma especialização em psicologia. Sucesso!

  6. Fernando

    Quais os Pontos Positivos e negativos Da Profissão do Assistente Social? e se a profissão é difícil de conseguir emprego?

    • Alice

      Não é difícil conseguir emprego, muitos procurar o Assistente Social, mas encontrar um emprego bom dentro dessa área já é um pouco complicado. Tem que ser um excelente profissional.
      E as dificuldades dentro da área são relacionadas ao que trabalhamos:
      - Nos envolvemos com todas as áreas precarizadas, é um trabalho cansativo e chega a ser triste conviver com certas situações e muitas vezes sem recursos.

  7. andreia lima

    adorei o site muito bom pra qm ainda esta em duvida em oq fazer..eu estou indo pro 3ºperiodo de serviço social ganhei uma bolsa no pro-uni comecei por curiosidade fazer o curso e estou adorando eh uma area muito boa..

  8. CINARA V

    OI O SITE E MARAVILHOSO, O MELHOR DE TODOS NO ASSUNTO!!!GOSTARIA DE SABER COMO ESTA O MERCADO PARA O ASSISTENTE SOCIAL.POIS ESTOU EM DUVIDA,GOSTO MUITO DE HISTORIA, MAS TAMBEM GOSTO MUITO DE AJUDAR AS PESSOAS. OBRIGADA .

    • maria santos

      olá Cynara, tudo bem? faço serviço social, e o curso é muito proveitoso! vc falando que gosta de ajudar as pessoas, mha colega falou isso para a professora dela e ela respondeu: vai ser freira!!! kkkkkk,ainda ela falou: cuidado para não confundir! ajudar, e buscar soluções obvias! no fundo ela tem razão, somos profissionais, e nao podemos ser as doadoras de orgãos em vida, e sim pessoas que estão cumorindo o seu dever como profissionais! bjs qualquer coisa me manda email!

  9. monica

    obrigada por essas dicas. Vou fazer serviço social ou,psicologia.

  10. Pingback: Guia das Profissões « Guia da Carreira

  11. Mércio Araújo

    Muito bom tô cursando 1° de Serviço Social, seria minha 2° opção mais acabei gostando do curso e lógico que vou até o final, obrigado pelo site vai me ajudar bastante tirar minhas dúvidas.

  12. patricia

    gostei muito,quero saber quanto custa…

  13. marcia mara waes

    gostei muito da matéria estou no primeiro ano do curso de serviço social e vou sempre estar atenta as próximas matérias

  14. Elizangela fernandes

    estou gostando muito do curso de serviço social no inicio ainda tava na duvida do que escolher escolhi este curso e cada dia me apaixono pela profissao.gostei do site parabens

  15. Lisa

    Qual é a diferença entre um bacharelado e uma licenciatura, que ganho ou perdo com cada uma?

  16. Josué

    sou josué, tenho 23 anos, muito bom este site gostaria de saber guais pontos negativos nessa profissão pois, pretendo exerce_la futuramente, aguardo atenciosamente respostas, obrigado.

    • Raquel

      Oi Josué, sou assistente social, amo a minha profissão e, no meu ponto de vista não existe um ponto negativo. Atuamos na efetivação dos direitos sociais, no fazer valer o que é de direito de todo cidadão. Isso nos enriquece intelectualmente e também como pessoa. Passamos a ser mais crítico e criativo; fazemos das estratégias e da propositividade uma ferramentas especiais na viabilização dos direitos à classe trabalhadora. Atuamos nos mais diversos ambientes privados e públicos e com uma equipe multidisciplinar. Posso garantir que é uma profissão de se apaixonar. Boa sorte!

      • Ricardo Vieira

        Olá raquel , esse ano formo o 3° ano . E quando acabar quero fazer faculdade de serviço social.. Queria saber como é o trabalho de um assistente social ??

  17. Elayne

    Este site me ajudo muito com relação a que profissões podem entrar partíndo dessa faculdade Serviços Sociais, pois ja tinha em mente desde de mais nova que irei fazer pois encaixa perfeitamente em meu perfil. E pode ter certeza se Deus quiser começo do ano que vem irei me aperfeiçoar nesta área, e desenvolver um bom trabalho. by

  18. karina

    sou observadora e sensivel e timida gosto de lhe dar com crianças , e com adolescentes vou fazer enem neste ano, estou em duvida entre psicologia, pedagogia , letras e serviço social , aqui na minha cidade não tem o curso de pedagogia nem o de letras na faculdade publica que a qui vou cursa, tem serviço social e psicologia, me ajuda por favor o que faço?

    • LUANA

      OLA KARINA , BOM ESTOU INDO PARA O SEGUNDO PERÍODO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL , ESTOU GOSTANDO MUITO , TAMBÉM TIVE E AINDA TENHO ALGUMAS DUVIDAS SOBRE MINHA FUTURA PROFISSÃO , MAIS NÃO POSSO TE FALAR O QUE E MELHOR PARA VOCÊ FAZER , VOU TER FALAR O QUE FALARAM PRA MIN , QUE ERA PRA SEGUIR MEU CORAÇÃO E DEIXAR QUE DEUS ME DE ESSAS RESPOSTAS , SOBRE MINHAS DUVIDAS SOBRE ESSA PROFISSÃO . ESPERO TER AJUDADO.

    • José Roberto

      Karina:
      Também gosto de Serviço Social e quero sinceramente te ajudar.Aconselho você estudar português e matemática e fazer boas leituras e ler algum jornal para ir treinado o nosso idioma.Um dicionário também ajuda muito!Para Serviço Social é preciso também gostar muito de ajudar as pessoas,tirá-las de problemas.
      Um abraço e Deus te abençoe!

  19. aparecido bernardo mamedes

    eu sou estudante de serviço social,esse curso é muito bom,pois vai me ajudar bastante a minha comunidade indigena,estou no primeiro semestre na UCDB-Campo Grande-MS.

  20. José Olympio

    Sou formando em serviço social. Quando fiz o vestibular, passei para administração, mas como não consegui cursar, ingressei em serviço social. Então gostei do curso e estou me formando agora em julho/2013.

    • silvana bomfim

      poxa que boom, boa sorte!!

  21. tatiana

    gostei muito; eu gosto de ajuda,mas eu fico muito sentida quando eu nao posso.estou terminando o encino medio. e pretendo fazer essa falcudade de serviço sociais.para garante meu salario e fazer o que eu mas gosto de ajuda as pessoas adulta e crianças carente.este guia mim orientou muito.

    • Raquel

      Querida, tenho certeza que vai se apaixonar pela profissão, mas preciso esclarecer que o Serviço Social não é ajuda. A ajuda todos nós fazemos e não precisamos de formação para isso. O Serviço Social surgiu da ajuda, mas hoje ele não é uma ajuda, mas sim, uma profissão que atua na garantida dos direitos sociais. O assistente social atua com respaldos legais.

  22. fabiana coutinho

    quero muito fazer serviço social, gostei muito do saite, tem como vc me passa quantos anos velo para me forma? tenho 31 anos vale a pena na minha idade. gosto muito da arreá,obrigada!!!

    • Raquel

      Oi Fabiana, o curso tem duração de quatro anos e sim, vai valer a pena. Você é nova, vai em frente, realize seu sonho. Uma amiga que se formou comigo concluiu o curso com 55 anos – realizada – e é uma excelente profissional.

  23. Claudia Rêgo

    Estou no segundo periodo de Serviço Social só que eu estudo a distância e eu estou com muita dificuldade o que eu posso fazer para não sentir tanta dificuldade.

  24. roseli

    Ótima matéria,parabéns!
    Curso o 1° ano e acho bem legal saber que quando formada(o),o assistente social defende e faz cumprir o direito do indivíduo, direcionando-o e auxiliando sua emancipação.Pois mais que querer ajudar,é poder fazer valer os seus direitos.

  25. glailson

    vou comecar servico social achei muito legal,sei que nada e facil,sugiro a voces que nao escolheram nada ainda que corram

  26. Francisco Edson Carvalho de Oliveira

    Este site não é apresentado pelo Paulo Henrique Amorin, mas é ESPETACULAR, não é apresentado pelo Zeca Camargo, mas é FANTÁSTICO. Parabéns aos responsáveis pelas riquíssimas informações expostas na rede.

  27. lucimara da silva neves

    tenho 46 anos,gostaria de fazer faculdade nesta área.Minha dúvida esta em se as empresas estão disposta em empregar profissionais com meia idade?

  28. José Roberto

    Obrigado ao Guia da Carreira!Orientação e Educação nunca são demais!

  29. Juliana Dupim A guilar

    estou indecisa entre pedagogia e serviço social qual dos dois é melhor vale a pena mesmo fazer serviço social gente me ajudem por favor.

  30. otaviano

    desde de 1989 que exerco na função de guia de turismo e agora não sou reconhecido como guia . qual a leí que mim dar o direito de exercer as função pelos longos anos que trabalho no ramo de gua turistico ?

  31. Máh

    Olá, em primeiro lugar, gostaria de parabenizar os responsáveis pelo site,conteúdos de muita qualidade e valia para todos os interessados!
    Bom…vamos lá!rs Somente agora tenho oportunidade de me graduar. Gosto de lidar com pessoas, saber que posso ajuda-las de alguma forma, me faz sentisse bem e realizada. Gostaria de saber se minha idade, 32 anos, se optar por esse curso, terei muita dificuldade de ingressar no mercado de trabalho?
    E se os cursos de graduação EAD, tem boa aceitação? podem ter uma aprendizagem de qualidade?
    E se os cursos de graduação vem informando se foi concluído presencial ou á distancia?

    Desde já muito agradecida!

    • Raquel

      Oi Máh,sou assistente social e tenho certeza que vai se apaixonar pelo curso pois ele é tudo que você não imagina ser, acredite!
      Quanto a sua idade não é problema e terás sim aceitação no mercado de trabalho.
      Quanto a educação a Distancia eu não recomendo porque não vai te proporcionar nem a metade do que você teria numa educação presencial.
      Além disso o Serviço Social hoje tem lutado para que o curso não seja realizado a distancia exatamente por ele não proporcionar o que se espera de um assistente social.

      • Cassia

        Raquel concordo com vc em quase tudo… Realmente o curso é apaixonante!!! Só não concordo quando vc diz que a graduação EAD não proporciona nem a metade do curso presencial… Sou aluna EAD, como vc já deve ter percebido rsrs, sei das dificuldades que estamos enfrentado para sermos aceitos. Acredito sim que o contato dia a dia motiva, mas não acredito que isso torne os profissionais presenciais melhores que o EAD… Acredito que vai de aluno para aluno, minha tutora organiza vários eventos para nos motivar, são palestras, grupos de estudos, visitas institucionais. Eu estudo muito e sei o quanto estou aprendendo e imagino que ainda tenho muito à aprender… Os assistentes sociais sofrem pela falta de conhecimento da população, pois não têm o valor merecido pelos que não conhecem a importância da profissão para a sociedade, e nós alunos EAD sofremos preconceitos pq só nós sabemos o quanto batalhamos e temos consciência do nosso potencial. Nós alunos EAd garantimos o emprego de muitos assistentes sociais (minha tutora presencial é uma assistente social) e não somos apoiados nem mesmo por muitos deles. Não quero discordar de sua opinião quero apenas demonstrar a minha e lhe convidar a nos conhecer melhor. Pela paixão que vc demonstra acredito que seja uma ótima profissional, pq o amor é o primeiro passo para se realizar bem uma função, por isso lhe parabenizo.

        • Linda

          Parabéns Cássia!! Realmente a Raquel precisa conhecer o universo da modalidade Ead. Estuda-se até MAIS que na modalidade Presencial! E, a grande verdade é que quem determina o potencial de aprendizagem de um aluno não é a modalidade de ensino, mas, o INTERESSE DO PRÓPRIO ALUNO. Só resta as pessoas, a sociedade, abrir a mente…!! O EAD em países de primeiro mundo é altamente respeitado e valorizado (o plano de ensino é o mesmo daqui)! Nosso País precisa urgente banir esses preconceitos ultrapassados e elitizados da Educação Superior! Estamos vivendo na democracia! Sou aluna da modalidade presencial em faculdade federal, porém, conheço o potencial e esforço de meus colegas do Ead. Alguns aprovados em concursos com ótimas colocalçoes, outros formaram-se em pedagogia, História, e hoje saõ EXCELENTES professores, dando aulas de arrepiar até a alma…Portanto, creio que não preciso dizer mais nada… Boa Sorte Colegas Presenciais e Ead! SOMOS TODOS IRMÃOS E MERECEDORES DE UM LUGARZINHO AO SOL SEM DISCRIMINAÇÃO, MAS COM AMOR E HUMANIZAÇAO!!

        • Linda Copis

          Parabéns Cássia! Sou aluna presencial, mas voçe está corretíssima!Sucesso querida!!

        • Jaqueline

          Oi, Cassia,…tbm me matriculei no E AD e algumas pessoas tbm estão dizendo que não tem valor, não se aprende…eu desordem deles…creio que podemos sim dar o melhor de nos no E AD. Sou tecnica em enfermagem e estou muito feliz com minha nova escolha. Tenho certeza que não vou ser menos reconhecida que os que fazem presencial. Grande abraço.

      • Larissa

        Bom Raquel, meu nome é Larissa e eu queria me formar em Assistente Social e queria fazer um curso, se você souber onde fazer lhe agradeço !
        Obrigada, espero sua resposta !

  32. mislene

    Estou na dúvida entre serviço social e Pedagogia…

  33. sebastiana de fatima

    Adorei o site é muito bom mas ainda estou com muitas duvidas. Eu estou indo pro 4ºperiodo de serviço social, e estou adorando é uma área muito boa…

  34. Bianca Maia

    Nossa! quero muito me ddedicar a esta area tomará que dê tudo certo meu Deus!

  35. Elaine Cristina

    Ola gente boa tarde…
    Gostaria de saber a melhores faculdade de serviço social de São Paulo

  36. Kaytyane Vieira Gomes

    Adorei este site, acabei de ganhar uma bolsa para o respectivo curso, estou muito feliz pois é uma área que eu vou poder expressar minhas idéias, coloquei ele como segunda opção a primeira era enfermagem, porém creio que uma folha só cai com a permissão de Deus se ele me concedeu esta oportunidade estou agarrando-a com todas as forças, e vou até o fim!

  37. Catia Cristina dos Santos

    Parabéns pelo site eu estava a horas na indecisão entre assistente social ou enfermagem vcs,fora os cursos tecnicos gestão da qualidade e tecnico do trabalho,mas vocês ajudaram mto,pois gosto mto de poder ajudar de qualquer forma,só tenho receio pq ja tenho 39 anos e até concluir terei 42 sera que terei oportunidade no mercado de trabalho.obrigada adorei.

  38. vanusa

    Olá, boa tardee pessoal!
    Estou com dúvida tbm entre psicologia e serviço social, tenho 21 anos e gosto muito de lhe dar com pessoas, aconselhar, instruir, conversar, ensinar e ajudar principalmente os q tem algum tipo de dificuldade e q passam por necessidades… E qual é a mais remunerada??
    De suas opiniões aí gnt…valeuuu.

  39. Luiza

    Boa noite !!
    SOU formada em pedagogia tenho ´pos em psicopedagogia, e gostaria de saber se eu fizer uma pós em serviço social , eu posso trabalhar com serviço social em empresa ???

    • fabiola

      Não pode. para atuar como assistente social é preciso bacharelado em serviço social e registro no conselho regional de serviço social do estado em q se pretende trabalhar…

    • fabiola

      Sou formada em Serviço Social, tenho pos na area. Atuo há dois anos, mas estou decidida a mudar de profissão. Motivo: depressão e stress. Os salários são baixos (tem lugar q chega a oferecer um pouco mais de um salario minimo, ja recebi ofertas de um salario minimo) e o reconhecimento é pouco. Infelizmente, muitas vezes, o profissional tem q trabalhar mais por amor do que por realização profissional. Condições de trabalho precárias, falta de recursos, 30h semanais q nao sao cumpridas, profissionais sobre carregados e estressados, mtas vezes sem ter como resolver as demandas, trabalho interdisciplinar quase nulo… admiro quem tem a coragem de ir em frente, mas eu ja estou saturada. Se vc está pensando em fazer serviço social pense: tem que ter mta paciência e habilidade pra descascar os abacaxis. Só procura assistente social quem tem problema… e é CADA situação… prepare-se pra viver estressada!

      • day

        Sou obrigada a concordar com a Fabíola. Infelizmente é uma profissão desvalorizada, e as circunstâncias fazem com que se torna uma profissão/função totalmente hipócrita, umas vez que não conseguimos fazer na prática o que aprendemos na teoria.
        Onde eu moro, Ribeirão Preto, os salários também são baixíssimos e o serviço “confundido” com vários outros cargos (desde psicologia a administrativo, enfim). Mesmo concursado, você não tem autonomia. Também estou decepcionada. :/

  40. IRLANE

    AMEI, EU TINHA BASTANTE DUVIDA , AGORA TENHO A CERTEZA O QUE QUERO, OBG! :)

  41. jucivera

    serviço social leva calculos ?

    • day

      Em algumas universidades (UNESP por exemplo), há a disciplina de Estatística apenas. Em outras não tem nenhuma matéria do tipo.

  42. elisabeth

    Olá pessoal, sempre tive vontade em fazer Serviço Social, todos os dias estou lendo os fóruns das pessoas e pesquisando Faculdades. Estou pedindo à Deus se for para dar certo quero ir em frente. Adorei ler as perguntas e respostas. Boa Sorte para todos e que Deus nos guiem.

  43. suelen vilaça de oliveira

    Eu gostei muito do conteúdo,vou fazer faculdade em 2014 e será serviço social e tenho pesquisado muito sobre o assunto.

  44. Leticia

    oi Raquel tudo bem!meu sonho é poder entrar em uma faculdade de serviço social,só que, em minha cidade só tem a distancia o que eu devo fazer.
    aguardo atenciosamente a resposta. bjs

    • day

      Na minha opinião, a experiência em sala de aula é muito mais rica que em um curso à distância. A maior parte dos profissionais e o próprio CFESS é contra o curso de EAD. Tive estagiárias que faziam EAD e elas tinham muito mais dificuldades na prática (e na teoria também!) do que as estagiárias que cursavam o presencial. Fora que você, acredito eu, vá ter que estudar o dobro!! rs… boa sorte!

  45. Gisela

    Olá gostaria de saber se o curso de serviço social tem possibilidade de eu fazer estágio em banco ,pois trabalho em um e me identifico com essa área ,porém se não houver chances de crescimento terei que fazer ADM que não é o que gosto ,e não queria sair desse trabalho para fazer estágio em outro lugar.

    • day

      Você sabe se no seu banco tem uma profissional de Serviço Social? Se sim, você poderá fazer estágio com ela, pois é necessário no estágio que a/o profissional se comprometa a lhe passar a experiência cotidiana e também têm trabalhos que você vai ter que entregar para a universidade assinados pelo profissional, enfim.

  46. Thaíse

    estou no 5 periodo do curso de Serviço Social e cada dia mais eu me apaixono pelo curso, estou ansiosa pra me formar logo

  47. Selma Aparecida Mugnaini

    Já sou formada em pedagogia, quero saber se posso eliminar matérias e fazer em menor tempo Serviço Social e se eu puder quantos anos dura??
    Tive várias disciplinas, entre elas: comunicação e expressão, introdução a psicologia, sociologia, historia da educ., educação e cidadania, metodologia do trab. cientifico, biologia, psicologia da educ., psicologia da educ II, didática geral, filosofia da educ., antropologia, informatica educ., ciencias naturais, teoria da educ., f.m.e.portadores de necess. especiais, curriculos, educ e trabalho, legislação e ética profissional, tópicos emergentes, politica e organização, puericultura, planejamento estrategico, fundamentos psicopedagogicos, intervenção psicopedagogica, psicomotricidade, gestão institucional, orientação vocacional, etc … com isso posso eliminar quais disciplinas, e quanto tempo de duração ficaria o curso de Serviço Social?? Obrigada aguardo resposta urgente …

    • Jessica Oliveira

      Oi Selma, você pode anular algumas cadeiras sim, tais como: introdução a psicologia, sociologia,metodologia do trab. cientifico, antropologia cultural, filosofia (se vc tiver cursado filosofia) … creio que você anula um semestre, então se formaria em 3,5 anos, mas é bom você dá uma pesquisada nas faculdades em que você possa ter um maior aproveitamento de cadeiras… principalmente as que tem optativas em psicologia. Boa sorte na profissão.

  48. Caroline Góes

    Ola, tenho 17 anos e confesso que ser Assistente Social nunca foi meu sonho, mas recentemente consegui, pelo sisu, a oportunidade de cursar Serviço Social em uma federal… Ao pesquisar sobre essa área percebi quão belo é o trabalho feito pelos assistentes sociais e admito estar bastante ansiosa pelo início das aulas.
    Para alguns de vocês que já são profissionais queria fazer uma pergunta… e o salário??
    É uma profissão bela, mas que não é tão valorizada como deveria (vejo isso em alguns sites) e algumas paginas na internet estipulam valores que acho que, na pratica, não são verdadeiros. Qual o minimo que o profissional dessa área ganha? e a média? A quem me responder, desde já, obrigada.

    • day

      Só recentemente estipularam um salário base para o assistente social, mas, honestamente, não sei te passar o valor exato neste momento. Onde eu moro (interior de SP), o salário varia de 800 a 3.000 reais. Ongs normalmente pagam os salários mais baixos. O negócio é prestar concurso!! Abraço!

  49. josiane

    ola,eu fiz vestibular e passei para serviço social,mas agora estou em duvida,é muito dificil as materias,estuda muita matematica?

    • day

      Não é um curso difícil, não estuda matemática, mas tem que gostar muito, gostar principalmente de ler!
      Ter uma cabeça aberta é muito importante, porque envolve a discussão de valores que estamos acostumados, “adaptados”, e nos faz repensar sobre tudo.
      Como dizia um professor meu, “aquele que escolhe fazer ciência tem que se acostumar a ficar sozinho…”, ele dizia isso justamente por essa questão dos valores que estou colocando. O Serviço Social te mostra um lado diferenciado, que talvez você não conheça, da sociedade, da vida, da história…

  50. rosana

    ola ! boa noite estou na duvida entre serviço social e administração de empresas ?me ajudem por favor.

  51. Sibele Nepomuceno

    Dona Eufrazia a senhora realmente é uma fonte de inspiração, estamos fazendo o mesmo curso juntas e tenho algo muito especial a contar.
    Tenho 19 anos e o curso de Assistente Social é minha primeira graduação, está sendo muito importante a convivencia com a senhora, poder compartinhar momentos bons, ouvir sua historia de vida o quanto a senhora lutou pra chegar aonde está. Agradeço a Deus por me proporcionar tudo que hoje estou vivendo.
    bjão

  52. alzeni

    OI PESSOAL ESTOU COM DUVIDA ESTOU FAZENDO CIÉNCIAS CONTABEIS, MAS ESTOU DUVIDA ENTRE ASSISTENTE SOCIAL,POR FAVOR MIM AJUDE.

    • day

      Ciências Contábeis e Serviço Social são MUITO diferentes, pense melhor!

  53. antonia natalia m.aguiar

    oii gente amei o site,estou concluindo o ensino medio agora com 36 anos,quero fazer um curso superior,mas etou indecisa entre piscologia e serviço social,qual é mais facil,para ingressar no mercado de trabalho????

    • day

      O curso de Serviço Social é um curso com mais facilidades para o mercado de trabalho, pois abrange muitas áreas.
      Faça psicologia somente se gostar muito e tiver dinheiro para investir em um consultório (se quiser ganhar dinheiro). Boa sorte!

  54. marcela

    penso em curar um faculdade e estou pensando em serviço social, mas tenho receio,pois não me acho capaz de fazer acho muito dificil
    por favor me ajudem

    • day

      Tive muitos problemas com a timidez também no início do curso. O mais interessante é que os debates e as apresentações dos seminários em sala (publico) me fizeram crescer muito, fazendo com que eu perdesse a timidez. Ingresse no curso com a cara e a coragem que você vai se sair bem e vai aprender muito! Boa sorte!

  55. marcela

    penso também em teatro, mas sou timida, quando eu estudava que tinha que apresentar trabalho eu começava a sorrir e depois a chorar de tanta vergonha, minha equipe nem me queria mais

  56. Juraci Soares da Fonseca

    Boa noite,tenho 58 sou aposentada,e gostaria de saber se com essa idade poderia ingressar no curso de serviço social, se a resposta for sim.quero saber, se depois de formada poderei trabalhar em alguma instituição sem fins lucrativos.Obrigada.

    • day

      Claro que sim! Ótimo você com sua idade ter interesse ainda em estudar e, mais ainda, estudar um curso tão bonito quanto o Serviço Social, você não vai se arrepender! Abraço e boa sorte!
      Ps: talvez você consiga uma boa bolsa pela idade.

  57. zilda

    estou no curso serviço social estou amando essa area daqui 4 anos quero esta formada atuando na area para ajudar e elabora projetos socias no desenvolvimento humano!!!

  58. Abigail Vilharba

    Boa noite, estou cursando serviço Social e gostaria de receber todos os tipos de temas e informações voltados para essa área. Tenho recebido algumas matérias e informações e tem sido ótimo para os meus estudos, pois o conhecimento é fundamental. Quero parabenizá-los por esse site do conhecimentos.

  59. carmen lucia

    ola estou fazendo 1 ano de biomedicina gosta muito do curso mais estou pensandon em desistir estou com 46 anos e qunando me formar 50 anos creio que não vou conseguir emprego na area alguem pode me ajudar a decidir se desisto ou continuo obrigado

    • day

      Minha opinião sincera: acredito que será mais fácil você conseguir trabalho na área de biomedicina que em serviço social. Se você gostar do seu curso, não desista.

  60. andreza

    o q asestente social estuda quais as materias

    • day

      Inicialmente abrange (pelo menos nas faculdades da minha cidade e região): português, psicologia social, sociologia, direito, economia política, antropologia, filosofia e história. A partir do segundo ano entram as matérias mais específicas como fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social, política social, movimento sociais, técnicas de trabalho, dentre outros.

  61. edriana

    olha eu terminei meu ensino médio em 2003 dai casei e nao fiz nada nem mesmo um curso tecnico , agora com essas respostas positivas eu estava em duvida quero fazer um curso tecnico e decidir que vou fazer serviço social esse saite abriu minha mente e me ajudou adecidir … so tem um problema eu sou péssima em matematica sksksk alguem ai pode falar algo bom pra levantar mais meu astral a respeito desse curso?

    • day

      O curso de Serviço Social não inclui a disciplina de matemática. Em algumas universidades aplica-se “estatística”, mas não, necessariamente, matemática. Mas trata-se de um curso que exige muita leitura, conhecimento teórico e prático avançados.

  62. elica patricia

    oi eu queria saber tudo sobre serviços sociais eu queria saber em que ramo pode trabalhar um assistente social ………..

    • Nick

      Olá, os setores de atuação de um Assistente Social é bem amplo, você pode atuar em empresas privadas como faculdades no setor de prouni/fies por exemplo e outras empresas; pode atuar em hospitais, escolas (poucas tem, ainda não é obrigatório ter); atuar em políticas de defesa a Criança e ao Adolescentes, e em Política Nacional do Idoso; pode também atuar em programas como bolsa família e PAEFI. A maioria dos alunos ao formarem vão para a atuação na área da saúde.

      Também tem outra opção, que ainda tem um número muito pequeno de estudantes que ao terminarem curso segue, que é a área de Pesquisa, onde você atua como pesquisador para promover mais arcabouço teórico/prático para nossa profissão. Além também que você pode se especializar para poder apenas dar aulas.

  63. Jane

    Olá, cheguei nesse site e gostei muito da boa vontade em que respondem esclarecendo as dúvidas das pessoas. Tenho 45 anos, trabalho na área de atendimento ao consumidor em empresa de cosméticos e apesar da idade, me sinto incompleta, pois gosto muito de ajudar as pessoas e acho que nessa profissão me encaixaria muito bem e teria muito prazer no trabalho. Será que tenho chances?Devo investir nessas faculdade nessa idade? Sou do Rio de Janeiro. Abraço a todos e aguardo ansiosa pela resposta.

    • day

      Olá, Jane. Quanto a você gostar de “ajudar pessoas”, legal, isso é ótimo, no entanto, no decorrer do curso você passará a entender que o Serviço Social não é uma “ajuda”, não se trata de fazer caridade, mas sim de lutar pelos direitos dos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade ou de alguma forma excluídos da sociedade, considerados “invisíveis” pela nossa sociedade.
      Um outro fator importante é que o curso de Serviço Social vai te fazer repensar em valores que, talvez, você não entenda, ou não queira mudar (alguns deles).
      Não sei como é o campo no RJ, acredito que seja maior por ser uma grande metrópole. Recomendo que você analise a questão de campos de trabalho na sua cidade primeiramente.

  64. angela

    gostaria de saber quanto tempo de curso,é obrigatorio o estágio.obg

    • day

      O estágio é obrigatório e, normalmente, a carga é de 240 horas, sendo 40 horas de estágio de observação.

      • Rafael

        Bom minha universidade sao 4,5 anos e o estagio e de 1200 horaas e mais 200 extracurricular alem de 4 optativas

  65. viviane

    hum, gostei muito do site.
    espero em breve ser uma ótima assistente social. :)

  66. BETE BARROS

    REALMENTE E UM SITE ,MUITO BOM -QUE TIRA A DUVIDA E NOS FAZ SENTIR QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.

  67. Monique

    O curso é ótimo, para fazer ele é melhor ter muita certeza e mais ainda: GOSTAR. Porque sendo sincera só gostando muito mesmo para cursar Serviço Social, já que o mercado não é tão bom como dizem, e o salário melhor eu nem comentar.
    Por isso, se tem desejo, experimenta até o 2° período, caso sinta que fez a escolha certa e amar o curso (como eu), sim, parabéns, você será um ótimo Assistente Social e que lutará por melhoras na categoria, que não é esse mar de rosa como muitos estão dizendo por aqui, temos que lutar.

  68. rosangela

    me formei este ano em serviço social quero fazer pós em politicas publica mas estou com dificuldade de encontra aqui em capinas e região qual outro curso posso fazer nesta linha ,meu curso foi ad olha pelo que vi não perde nada para o presencial pelo contrario só que fez um curso a distancia sabe como é difícil pois só depende de vc eu me sinto vitoriosa e também comecei tarde com 48 anos,mas é uma profissão que tem quem vim do coração mesmo sabem que os tempos são outros mas a carência do ser humano não
    Rosangela -hortolandia

  69. elba cavalcante de carvalho

    Gostei muito das informações sobre o curso de serviços social, queria saber mais e mais, obrigada!!!

  70. Rozangela

    Bom Dia! Conseguir uma bolsa pelo o Educa Mais EAD e gostaria de ouvir um pouco mais de quem já cursa serviço social e se tem sido vantajoso? Agradeço desde já. Cordialmente Rozangela pedroso

    • Monique

      Olá Rozangela, o curso é ótimo! Eu faço e adoro, claro que tem umas disciplinas meio chatinhas assim dizendo e outras meio complicadas (como estatística), mas nada assim impossível, consigo sempre ter uma média ótima porque gosto do curso e me esforço para isso, então se você pegar pra valer, fazer porque gosta, tenho certeza que irá gostar assim como eu. É um curso ótimo, apesar de as pessoas não derem tanto valor e sendo sincera tenho ciência das dificuldades que terei após formar, porque como disse aqui mesmo, o mercado não está tão bom assim como dizem, tem concursos ai para nossa área que paga mil e pouco, eu particularmente, (não querendo ser superior) mas é muito pouco para o tanto que fazemos e pelo que estudamos. Ou seja, vamos ter que lutar para passar em um concurso bom, pq fora isso… que sabe quando você terminar o curso, caso faça, as coisas não estejam melhores? Boa sorte, pense com carinho, mas é isso mesmo que eu disse, o curso se feito com amor e dedicação, é ótimo.

  71. Rafael

    Estudo serviço social na Universidade Federal de Uberlandia. Sempre quiz fazer medicina mas nuncq tentei. Fui fazer enfermagem e quando estava no sexto periodo tranquei. Decidi mudar de area e escolhi o serviço social. Estou extremamente feliz com o curso. Me mudou completamente como ser humano. Como sujeito e minha posição social. Nao largo o curso por nada. A área é muito boa e ampla p atuação para profissionais da assistencia basica os ditos operadores terminais o salario nao e legal inicial no mercado de 2000 todos que pretendem se dar bem na profissão devem investirm em especialização mestrado e doutorado a atualização e constante pois a sociedade e dinamica e dialetica. Profissionais estabilizados co seguem sqlario5medio de 4 a 6 mil e os expert em torno de 8 a 10 mil. Alem disso pode trabalhar por conta fazendo qcessoria publica etc. O ponto chave da profissão esta na formação a faculdade tem que ser boa conceituada e exigente pois para se desenvolver e necessario muito tempo p projeto producao leituras uma vez que o curriculo perpassa varias difiplinas. O modulo EAD e super criticado no meio e pessoas que se formam assim estagnao na profissao. O legal do curso e viver e fazer em uni federal por causa do modelo academico necessario. Como e um curso sem muito retorno financeiro as faculdade s particulares ficam muito a quem mas ha boas instituições assim. Vale muito a pena fazer servico social. É um dom e magico e identitario. Nao ba palavdas p dezcrever o curso e o universo. Quem tem duvida se joga mas tem q gostar muito de politicq sociologia filosofia historia economia psicologia antropologia e muiiiiiiiíiiiiiiita leitura de tudo. E um curso completo.

  72. Carlos

    O curso exige muita leitura ? Quais são os tipos de livros ?

    • Monique

      Olá Carlos, esse curso posso dizer que exige muita leitura sim! É muita leitura mesmo, mais sobre a questão social, sobre a realidade brasileira, sobre os problemas sociais desde o começo da industrialização até os dias de hoje, lemos bastante também sobre as estratégias e técnicas do Assistente Social, é um material muito grande, e Karl Marx está muito presente no curso.

  73. Thagilla

    Adorei as informações … Faço serviço social e me identifico muito com a profissão! Acho q para sermos um bom profissional devemos procurar outras fontes de conhecimento,pois o conhecimento é essencial em qualquer área q possamos trabalhar!

  74. Helen Caroline

    Apartir de qual periodo eu posso conseguir um estagio de primeiro emprego!!!

  75. Guilherme Bastos

    Estou gostando muito desse site, parabéns, ótimas recomendações e categoria em descrever as profissões.

  76. Carol Vaost

    Eu passei maus bocados para finalmente me decidir pelo curso de Serviço Social, e agora o que mais vejo são alunos dizendo que amam o curso e profissionais da área dizendo que, são mal pagos e que estão stressados e até depressivos. Pretendo começar ano que vem mas desse jeito a pressão fica grande demais. Eu tenho medo de fazer esse curso por amor, e futuramente me tornar uma profissional medíocre e frustrada. Mto difícil!

    • Monique

      Olá Carol, também tenho esse medo. Mas sabe o que devemos fazer? Não parar de estudar, continua investindo nos estudos, pós, especialização e por aí vai. Com isso com certeza se dará bem na profissão, pensa podemos dar aula, professores de algumas universidades privadas ganham por volta de 12 mil (mestrado/doutorado). E passar em concurso, estaremos bem conduzidas.
      Eu também faço esse curso por amor, por enquanto isso é o que mais me incentiva, mas sei que futuramente precisarei de outros incentivos, e penso que se não der certo, nunca é tarde para investir em outra graduação, tentar outra escolha.
      Abraços.

  77. Eliane Augusta

    eu adorei este site estou pensando seriamente em fazer este curso acho que tem minha cara. agora ja estou pesquisando preços.nas faculdades.

  78. Angela

    tenho muita vontade de fazer faculdade se serviço social.vou correr atraz por que minhas condiçoes e muito fraca, mais pra DEUS nada e impossivel.

  79. Alessandra

    Olá!
    Pretendo fazer esse curso, porém online. Tenho receio de não ter o mesmo aproveitamento mesmo com minha dedicação. Alguém já fez o curso online para que possa me passar sugestões e se possível dizer se é indicado por não ser presencial.

    • Monique

      Olá, presencial é muito melhor, é de um calor incrivel, você ali conversando e relatando casos/experiências, com os professores explicando, você se concentra e o interesse cresce muito pelo curso. Claro que online tem suas vantagens, e tem ganhado espaço e reconhecimento. Mas não se deixe enganar, se chegar vc com diploma de curso a distância e a outra concorrente tiver feito presencial, posso lhe garantir que a preferência será a presencial. Nem é por um ser melhor que o outro, mas que ainda existe um receio quanto a cursos online.

  80. juliana silva chagas

    Estou começando a estudar o curso de Serviço Social,como já disseram aí tbm nunca tinha sonhado em cursar essa faculdade,mais por circunstancias maiores tivesse que optar por esse,e relativamente estou amando,não é difícil gostar de serviço social não.

  81. Odair

    Bom dia peço a ajuda de alguém estou na oitava série posso fazer o curso de assistência social.

    • Monique

      Olá Odair, primeiro o curso é Serviço Social. A Assistência Social é outra coisa (uma política publica). Você tem que concluir o ensino médio para ingressar na faculdade e iniciar o curso de Serviço Social que possui 8 períodos com duração de 4 anos. Abraços.

  82. Elizete

    me matriculei hoje para começar fazer o curso de Serviço Social estou com muito medo de não dar conta tenho 43 anos.sera que vou gosta

    • Monique

      Olá Elizete, claro que vai dar conta! Na minha sala tem várias pessoas com mais de 30 anos. E estamos todos dando conta, se você se empenhar em ler (pq o que mais tem que fazer nesse curso, é ler) você irá tirar de letra! O curso é ótimo, gera debates de questões da sociedade, onde quem quiser vai retratando sua vivência. Vai gostar e vai dar conta sim. Abraços.

  83. sonia

    olá tenho 43 anos e hoje iniciei meu curso em serviço social espero esta no caminho certo.

  84. mara

    tenho39 anos e pretendo fazer serviço social gostaria de saber com quanto tempo posso começar a trabalhar.

    • Monique

      Já no 1° período pode conseguir estágio, mas como não terá ainda uma bagagem teórica, sugiro esperar até o 2° período.
      Abraços.

  85. JOSY

    estou cursando o 1 período de serviço social mas as vezes me pergunto se e realmente a profissão que devo seguir. talvez seja por esta no inicio. me der uma força em qual período vou perceber se e realmente o que pretendo seguir.

    • Monique

      Olá, depende muito de cada universidade e sua grade de horários. Eu por exemplo comecei a ter disciplinas ligadas diretamente ao Serviço Social no 3° período, a partir daí já tive certeza que era essa profissão que eu queria, mas foi no 4° período que vimos de verdade disciplinas focadas nas políticas que poderemos atuar. Acredito que já no 2° período vc já terá uma decisão, porque se vc não gostar no 2° tem grandes chances de não gostar no restante do curso. Na minha turma no segundo período muitos abandonaram, tem um amplo mercado mas pra ter um bom salário quando formar terá que passar em concurso, pq fora isso, o salário realmente é abaixo de tudo que investimos em estudos, tem que ter amor a profissão, assim como eu tenho.
      Abraços.

  86. kelli

    olá. estou fazendo pedagogia. ja estou no 1º ano. estou em dúvida se é isso que quero. acho que não. queria fazer serviço social mas não consigo fazer presencial.trabalho e tenho 2 filhos. o único horario que tenho é a noite mas não dá tempo de ir para a faculdade. faço a distância pela unip. fico com medo de fazer serviço social a distância e não conseguir emprego. me ajudem por favor.

    • Monique

      Olá, a distância vem ganhando espaço em várias áreas, mas sendo sincera as oportunidades de emprego são mais baixas do que quando presencial. Por mais que venha crescendo, ainda tem muito preconceito, ainda mais em um curso/profissão que tem um forte contato e aproximação com a sociedade, uma grande troca de experiências com os colegas em seus campos de estágios, essa interação professor – aluno.
      Me desculpe, mas presencial é bem mais rico. Mas se você faz a distância e está dando conta, pq parar? Continue, terá duas graduações, se não conseguir em uma tem a outra. E se o Serviço Social é o que quer, invista mesmo assim, que persiste consegue.
      Abraços.

  87. Thiago

    No curso de Serviço social , se estuda Direito ?

    • Monique

      Olá Thiago, estuda sim! Tem uma disciplina especifica de Direito, mas em todas as outras estudamos Direito em seus vários âmbitos.

  88. Tatiana

    Gostei bastante desse site estou no ultimo ano do ensino médio e quero fazer serviço social o ano que vem. Espero ser uma boa profissional.

  89. Joice Denk

    Amei o site, o conteúdo. A cada instante tenho mais certeza de que é isso o que quero pra mim!

  90. ANA BEATRIZ

    Oi! sou estudante de serviço social, 2º semestre! o curso é muito interessante , apaixonante! no entanto prestarei vestibular na faculdade BAIANA de DIREITO e Gestão!o serviço social deveria ser mais valorizado, pois é uma área extremamente humana, extremamente necessária! é perceptível uma desvalorização em alguns locais (observo isso) pois não se trata a profissão como algo de fundamental importância dentro da sociedade> gostaria muito que fossem mais reconhecidos , bem remunerados e mais procurados!

  91. taynara souza

    Ola pessoas, bem estou terminando o meu ultimo ano do ensino médio. tenho muitas dúvidas no que qro fazer porque alem de adirirar Serviço Social me encanto por Psicologia. mais com os comentários de v6 ajudam bastante pelo oq eu vi deve ser um curso mt bom mesmo. Obg !

  92. Clara

    São muitos livros pra ler ? que tipos de livros ? Me disseram que são enormes rs .

  93. Aline

    Boa noite,gostaria de saber se tem como ser uma assistente social cursando o segundo ano do encino médio

    • Monique

      Não pode não, tem que ter terminado o Ensino Médio, ingressar na faculdade no curso de Serviço Social que dura 4 anos.

  94. andreza erika

    foi muito legal ler esse comentário sobre serviço socil, penso realmente fazer esse curso, espero ter sorte! é muito bom socializar as pessoas deste mundo sem nenhuma sociedadse

  95. Caroline Bahia

    bem a nossa profissão é linda. porém, o campo de trabalho é perssimo… tive dificuldade até pra fazer estagio. Me formei em 2012, já tenho 2 anos de formada até hj nao encontrei nada na area.
    nao sei se é aqui na bahia que é essa dificuldade toda. so sei que estou frustada e triste.

  96. Aline C.

    Estudo Pedagogia e me formo daqui 6 meses, gostaria de saber se existe pós graduação de serviço social.Obrigada.

    • Monique

      Olá, para atuar na área de Serviço Social somente graduando no curso de 4 anos que tenha reconhecimento do MEC. Pode especializar em áreas interligadas ao Serviço Social, como políticas públicas, mas para ser Assistente Social, somente graduando no curso de Serviço Social.

  97. Deusiane Dos Santos

    Oi,tenho 18 anos, estou em duvida se faço faculdade de administração, eu comecei a trabalhar recentemente como auxiliar administrativa e já me sinto exausta é muita coisa e muito puxado, de qualquer forma gosto de fazer um bom trabalho. mais outra coisa que adoro e ajudar as pessoas mais carentes, ajudar de alguma forma, amo conversar e da conselhos para elas, de conversar comas moças sobre como se prevenir e ter uma vida melhor, amo ver os olhos brilhantes de crianças quando ganho algo que não podem compra, e tantas outras coisa que admiro e amo fazer, mais tenho duvidas, álhias minha família mi pressiona para fazer administração de empresas. fico confusa, estou terminando o ensino médio esse ano e não sei o que fazer. Seria serviço social o certo?, ou algo parecido dentro dessas características.

    • Monique

      Olá Deusiane! Olha entendo o seu desejo de ajudar as pessoas, isso é muito bom! Mas o Serviço Social não é caridade, ou ajuda as pessoas, atuamos para garantir os direitos das pessoas. O curso também é bem puxado (apesar de ser muito bom) e quando for trabalhar terá que ter esse mesmo sentimento de querer fazer a sua parte, se sentir bem contribuindo de alguma forma da vida dos outros. Se for olhar questão financeira, o campo da administração está melhor (mas nem tanto assim), mas de campo de atuação o Serviço Social é extenso, são vários setores de atuação.
      Quem quiser saber mais sobre o curso (ainda sou estudante) mas ando por aqui respondendo todos vocês, é só mandar email para valente1911@yahoo.com.br

  98. poliana

    Ola,tenho 17 anos próxima semana vou fzr o Enem! Mas Não decidi ainda oque quero fzr. Queria psicologia mas falam que o mercado de trabalho não eh bom e a remuneração tbm. Dai vi o curso de Serviço social me interessei pelo fato de nso ter Matemática na grade do curso e envolve o ser humano. Oque vcs acham? A remuneração e boa.?

    • Monique

      Olá Poliana, eu amo esse curso, me encontrei dentro dele, mas sendo sincera a remuneração não é muito boa, se vc continuar investindo em sua formação após a graduação e passar em um concurso bom é claro que receberá muito bem. Mas fora concurso, dificilmente conseguirá um salário justo.

  99. Simone Alves de Castro Silva

    Oi, gostei muito deste site. Eu tenho 45 anos e só agora resolvi fazer faculdade,escolhi Serviço Social, pois gosto muito dessa área,trabalhar diretamente com pessoas e estar sempre pronta a entender e ajudar eu algo que me atraí e me fascina.A minha dúvida é, se com essa idade eu entrarei no mercado de trabalho?

    • Monique

      Olá Simone, para inserir no mercado de trabalho, ser reconhecido, não é a idade que conta, é sua competência, capacidade, espírito de líder (e equipe), saber trabalhar seguindo a ética da profissão, pensar no outro e vencer os grandes desafios dessa linda profissão. Se destaque, se esforce, que o sucesso virá, independente de sua idade. Abraços. (já passei meu email por aqui em uma resposta acima), qualquer coisa entre em contato)

  100. fred

    alguém que ja esteja atuando nesta areá pode me dizer quanto ganha

  101. Palloma Rebeca

    Olá,gostaria de saber quanto fica os gastos de um estudante de serviço social,procuro mas nao acho e queria saber por um aluno o gasto em media.obg bjs

    • Nick

      Olá, eu sou estudante e estudo Serviço Social em uma universidade privada, a mensalidade está por volta de R$1,000. Mas tenho bolsa prouni 50%, então pago a metade deste valor. Tenho os gastos fora de passagem (5,70 por dia) , alimentação (6,00~8,00 por dia) e xerox que não fica pouco não, mas isso qualquer aluno de outro curso também tem que gastar, é o que o governo dá pra gente, dá bolsas mas não olha nossos outros gastos.

  102. Adriano

    Queria saber a duração e quanto ganha um profissional?

  103. Paloma Mariana

    Amei o site ,e as informações contidas nele são maravilhosas! Parabéns aos responsáveis por tudo isso , vocês estão ajudando à muitas pessoas… Sou evangélica e estou no 2° ano do ensino médio , estou em dúvidas em cursar psicologia ou serviços sociais. Mas temo a psicologia porque ela confronta diretamente aos meus princípios e a minha religião , o que devo fazer?

  104. samara mendonça de oliveira

    Tenho 27 anos me indentifiquei muito com essa profisão,pretendo fazer uma faculdade em 2015,queria muito trabalha com idosos(fundaçao,asilo)

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!