Graduação

Serviço Social – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Serviço Social e o foco na coletividade e integração do indivíduo na sociedade: focado na desigualdade da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos.

O profissional de Serviço Social e sua atuação no mercado de trabalho

Serviço Social

Habilitação:
Assistente Social
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Paciência e consciência social
Salário Médio:
R$ 2.500,00

O Assistente Social age de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, estando apto para desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais. Este profissional de Serviço Social tem a possibilidade de formular e colocar em prática propostas de sua autoria e encontra-se habilitado para planejar, executar e gerenciar projetos sociais. O que conduz as ações cultivadas por esse profissional é a defesa dos direitos sociais e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O Assistente Social está liberado para atuar nas seguintes áreas:

  • Educação
  • Saúde
  • Gênero
  • Família
  • Trabalho
  • Habitação
  • Assistência
  • Lazer
  • Reabilitação
  • Sistemas penitenciários
  • Previdência social

O assistente social tem sido solicitado para trabalhar em equipes multiprofissionais em diferentes setores, pois o olhar deste profissional aprofunda o conhecimento do social em outras áreas.

O curso de Serviço Social

O Serviço Social é uma profissão de atitude interventiva, que tem um conjunto de conhecimentos particulares e especializados, a partir dos quais são oferecidas respostas às demandas sociais, buscando assegurar os direitos do cidadão, a equidade e a justiça da sociedade.

Todo o conteúdo administrado durante o curso é direcionado para dar base para o aluno compreender e analisar a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva.

Grade Básica do Curso

O objetivo do curso de Serviço Social é a formação de profissionais capacitados para criar e executar programas dos quais a finalidade seja a transformação social. Desta forma encontra-se na grade curricular:

  • Sociologia
  • Teoria política
  • Filosofia e economia
  • Políticas e movimentos sociais
  • Trabalho e sociabilidade
  • Relações de gênero
  • Étnicas e raciais

Desde o começo do curso, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em vários espaços institucionais e sociais, como escolas, sindicatos, ONGs, creches e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.

Exercendo a profissão de Assistente Social

Para exercer a profissão de Serviço Social é indispensável concluir a graduação em Serviço Social em uma Instituição de ensino cujo curso tenha sido oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e proceder à inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

O registro no CRESS é condição estabelecida pela Lei de Regulamentação Profissional como requisito para a certificação e habilitação ao exercício da profissão de Serviço Social. Trabalhar sem registro é ilegal.

Curiosidades

Desde o início das civilizações, existiram pessoas preocupadas com o bem-estar social, embora como profissão, o reconhecimento ocorreu mais tarde. Segundo a história do serviço social, a primeira casa considerada de assistencialismo foi criada em 1543, por iniciativa de Brás Cubas, a “Casa de Deus para os homens”, a atual Santa Casa de Misericórdia de Santos. Em 1582, foi criada a Santa Casa em Rio de Janeiro, devido à chegada de inúmeros feridos de guerra e a partir daí foram criadas outras casas de assistência. A primeira Carta Régia que falava sobre o assistencialismo social foi escrita em 1693, referindo-se especificamente a proteção de menores. O termo “serviço social” surgiu nos EUA, em 1904, utilizado para qualificar uma escola em Boston, para profissionais que atuavam nessa função. Apesar de a profissão ser antiga, sua regulamentação só aconteceu em 7 de junho de 1993, pela Lei n°8.662.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. RAFAELA

    Adorei esse saite vcs são de mais ….
    Obrigado pele dicaa :)

    • Eufrazia Maria Cavalcante

      Rafaela onde mora vou fazer na FAECE custa $199,00 é aqui em Fortaleza Ceará mas ela tem em vários estados não posso falar ainda mais uma coisa te digo estou estudando o que é o Serviço Social e estou vendo que é o que queria não desista tenho 67 anos abraços

  2. RAFAELA

    eu quero saber +ou- quanto que custa o curso de serviço social e se vale a pena faze o curso? bjoo

    • Alice

      Oi Rafaela, sou estudante de Serviço Social, o curso sai em média à R$650,00 e é excelente!
      Sou apaixonada pelo que faço pois o curso vale muito à pena. Se precisar, me mande um e-mail (aliceafm@Hotmail.com ou aliceaustriaco@gmail.com) e nos falamos mais!
      Beijos!!

  3. alex junior

    Gostei muito do saite , mas em dias atuais exitem muitas orfertas de empregos na area, eu AMO serviço social e sonho em ser , e depois no futuro mim especializar na area … são muitas as areas que exitem para trabalhar em uma empresa ou em um hospital ?… ?

    • Mércio Araújo

      Empresa eu não sei mais, você pode fazer projetos onde você consegue vender ele. Já em hospitais sim na área de saúde, com crianças e adolecentes, com idosos , e o que eu acho mais importante e na docência em unidades de ensino de serviço social. Sempre fazendo o bem ,

  4. Atyeli

    Muito legal…Estou no primeiro ano do ensino medio e estou pensando em uma profissão para na hora do vestibular eu não ficar indecisa.O site é muito legal…Me ajudaram muito!!!

  5. Paloma

    Sempre quis fazer psicologia, mas só consegui entrar pra faculdade pelo enem pra serviço social. Então comecei a procurar sobre o curso e cheguei até a ficar numa manhã num hospital com a assistente social para saber como é a atuação na área hospitalar. E acabei me apaixonando, apesar de ter matérias que eu não suporto na grade.
    Gostaria de saber se posso fazer pós em psicologia. Se não puder, pretendo me formar em serviço social e iniciar psicologia.

  6. Fernando

    Quais os Pontos Positivos e negativos Da Profissão do Assistente Social? e se a profissão é difícil de conseguir emprego?

    • Alice

      Não é difícil conseguir emprego, muitos procurar o Assistente Social, mas encontrar um emprego bom dentro dessa área já é um pouco complicado. Tem que ser um excelente profissional.
      E as dificuldades dentro da área são relacionadas ao que trabalhamos:
      - Nos envolvemos com todas as áreas precarizadas, é um trabalho cansativo e chega a ser triste conviver com certas situações e muitas vezes sem recursos.

  7. andreia lima

    adorei o site muito bom pra qm ainda esta em duvida em oq fazer..eu estou indo pro 3ºperiodo de serviço social ganhei uma bolsa no pro-uni comecei por curiosidade fazer o curso e estou adorando eh uma area muito boa..

  8. CINARA V

    OI O SITE E MARAVILHOSO, O MELHOR DE TODOS NO ASSUNTO!!!GOSTARIA DE SABER COMO ESTA O MERCADO PARA O ASSISTENTE SOCIAL.POIS ESTOU EM DUVIDA,GOSTO MUITO DE HISTORIA, MAS TAMBEM GOSTO MUITO DE AJUDAR AS PESSOAS. OBRIGADA .

  9. monica

    obrigada por essas dicas. Vou fazer serviço social ou,psicologia.

  10. Pingback: Guia das Profissões « Guia da Carreira

  11. Mércio Araújo

    Muito bom tô cursando 1° de Serviço Social, seria minha 2° opção mais acabei gostando do curso e lógico que vou até o final, obrigado pelo site vai me ajudar bastante tirar minhas dúvidas.

  12. patricia

    gostei muito,quero saber quanto custa…

  13. marcia mara waes

    gostei muito da matéria estou no primeiro ano do curso de serviço social e vou sempre estar atenta as próximas matérias

  14. Elizangela fernandes

    estou gostando muito do curso de serviço social no inicio ainda tava na duvida do que escolher escolhi este curso e cada dia me apaixono pela profissao.gostei do site parabens

  15. Lisa

    Qual é a diferença entre um bacharelado e uma licenciatura, que ganho ou perdo com cada uma?

  16. Josué

    sou josué, tenho 23 anos, muito bom este site gostaria de saber guais pontos negativos nessa profissão pois, pretendo exerce_la futuramente, aguardo atenciosamente respostas, obrigado.

    • Raquel

      Oi Josué, sou assistente social, amo a minha profissão e, no meu ponto de vista não existe um ponto negativo. Atuamos na efetivação dos direitos sociais, no fazer valer o que é de direito de todo cidadão. Isso nos enriquece intelectualmente e também como pessoa. Passamos a ser mais crítico e criativo; fazemos das estratégias e da propositividade uma ferramentas especiais na viabilização dos direitos à classe trabalhadora. Atuamos nos mais diversos ambientes privados e públicos e com uma equipe multidisciplinar. Posso garantir que é uma profissão de se apaixonar. Boa sorte!

  17. Elayne

    Este site me ajudo muito com relação a que profissões podem entrar partíndo dessa faculdade Serviços Sociais, pois ja tinha em mente desde de mais nova que irei fazer pois encaixa perfeitamente em meu perfil. E pode ter certeza se Deus quiser começo do ano que vem irei me aperfeiçoar nesta área, e desenvolver um bom trabalho. by

  18. karina

    sou observadora e sensivel e timida gosto de lhe dar com crianças , e com adolescentes vou fazer enem neste ano, estou em duvida entre psicologia, pedagogia , letras e serviço social , aqui na minha cidade não tem o curso de pedagogia nem o de letras na faculdade publica que a qui vou cursa, tem serviço social e psicologia, me ajuda por favor o que faço?

    • LUANA

      OLA KARINA , BOM ESTOU INDO PARA O SEGUNDO PERÍODO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL , ESTOU GOSTANDO MUITO , TAMBÉM TIVE E AINDA TENHO ALGUMAS DUVIDAS SOBRE MINHA FUTURA PROFISSÃO , MAIS NÃO POSSO TE FALAR O QUE E MELHOR PARA VOCÊ FAZER , VOU TER FALAR O QUE FALARAM PRA MIN , QUE ERA PRA SEGUIR MEU CORAÇÃO E DEIXAR QUE DEUS ME DE ESSAS RESPOSTAS , SOBRE MINHAS DUVIDAS SOBRE ESSA PROFISSÃO . ESPERO TER AJUDADO.

    • José Roberto

      Karina:
      Também gosto de Serviço Social e quero sinceramente te ajudar.Aconselho você estudar português e matemática e fazer boas leituras e ler algum jornal para ir treinado o nosso idioma.Um dicionário também ajuda muito!Para Serviço Social é preciso também gostar muito de ajudar as pessoas,tirá-las de problemas.
      Um abraço e Deus te abençoe!

  19. aparecido bernardo mamedes

    eu sou estudante de serviço social,esse curso é muito bom,pois vai me ajudar bastante a minha comunidade indigena,estou no primeiro semestre na UCDB-Campo Grande-MS.

  20. José Olympio

    Sou formando em serviço social. Quando fiz o vestibular, passei para administração, mas como não consegui cursar, ingressei em serviço social. Então gostei do curso e estou me formando agora em julho/2013.

    • silvana bomfim

      poxa que boom, boa sorte!!

  21. tatiana

    gostei muito; eu gosto de ajuda,mas eu fico muito sentida quando eu nao posso.estou terminando o encino medio. e pretendo fazer essa falcudade de serviço sociais.para garante meu salario e fazer o que eu mas gosto de ajuda as pessoas adulta e crianças carente.este guia mim orientou muito.

    • Raquel

      Querida, tenho certeza que vai se apaixonar pela profissão, mas preciso esclarecer que o Serviço Social não é ajuda. A ajuda todos nós fazemos e não precisamos de formação para isso. O Serviço Social surgiu da ajuda, mas hoje ele não é uma ajuda, mas sim, uma profissão que atua na garantida dos direitos sociais. O assistente social atua com respaldos legais.

  22. fabiana coutinho

    quero muito fazer serviço social, gostei muito do saite, tem como vc me passa quantos anos velo para me forma? tenho 31 anos vale a pena na minha idade. gosto muito da arreá,obrigada!!!

    • Raquel

      Oi Fabiana, o curso tem duração de quatro anos e sim, vai valer a pena. Você é nova, vai em frente, realize seu sonho. Uma amiga que se formou comigo concluiu o curso com 55 anos – realizada – e é uma excelente profissional.

  23. Claudia Rêgo

    Estou no segundo periodo de Serviço Social só que eu estudo a distância e eu estou com muita dificuldade o que eu posso fazer para não sentir tanta dificuldade.

  24. roseli

    Ótima matéria,parabéns!
    Curso o 1° ano e acho bem legal saber que quando formada(o),o assistente social defende e faz cumprir o direito do indivíduo, direcionando-o e auxiliando sua emancipação.Pois mais que querer ajudar,é poder fazer valer os seus direitos.

  25. glailson

    vou comecar servico social achei muito legal,sei que nada e facil,sugiro a voces que nao escolheram nada ainda que corram

  26. Francisco Edson Carvalho de Oliveira

    Este site não é apresentado pelo Paulo Henrique Amorin, mas é ESPETACULAR, não é apresentado pelo Zeca Camargo, mas é FANTÁSTICO. Parabéns aos responsáveis pelas riquíssimas informações expostas na rede.

  27. lucimara da silva neves

    tenho 46 anos,gostaria de fazer faculdade nesta área.Minha dúvida esta em se as empresas estão disposta em empregar profissionais com meia idade?

  28. José Roberto

    Obrigado ao Guia da Carreira!Orientação e Educação nunca são demais!

  29. Juliana Dupim A guilar

    estou indecisa entre pedagogia e serviço social qual dos dois é melhor vale a pena mesmo fazer serviço social gente me ajudem por favor.

  30. otaviano

    desde de 1989 que exerco na função de guia de turismo e agora não sou reconhecido como guia . qual a leí que mim dar o direito de exercer as função pelos longos anos que trabalho no ramo de gua turistico ?

  31. Máh

    Olá, em primeiro lugar, gostaria de parabenizar os responsáveis pelo site,conteúdos de muita qualidade e valia para todos os interessados!
    Bom…vamos lá!rs Somente agora tenho oportunidade de me graduar. Gosto de lidar com pessoas, saber que posso ajuda-las de alguma forma, me faz sentisse bem e realizada. Gostaria de saber se minha idade, 32 anos, se optar por esse curso, terei muita dificuldade de ingressar no mercado de trabalho?
    E se os cursos de graduação EAD, tem boa aceitação? podem ter uma aprendizagem de qualidade?
    E se os cursos de graduação vem informando se foi concluído presencial ou á distancia?

    Desde já muito agradecida!

    • Raquel

      Oi Máh,sou assistente social e tenho certeza que vai se apaixonar pelo curso pois ele é tudo que você não imagina ser, acredite!
      Quanto a sua idade não é problema e terás sim aceitação no mercado de trabalho.
      Quanto a educação a Distancia eu não recomendo porque não vai te proporcionar nem a metade do que você teria numa educação presencial.
      Além disso o Serviço Social hoje tem lutado para que o curso não seja realizado a distancia exatamente por ele não proporcionar o que se espera de um assistente social.

      • Cassia

        Raquel concordo com vc em quase tudo… Realmente o curso é apaixonante!!! Só não concordo quando vc diz que a graduação EAD não proporciona nem a metade do curso presencial… Sou aluna EAD, como vc já deve ter percebido rsrs, sei das dificuldades que estamos enfrentado para sermos aceitos. Acredito sim que o contato dia a dia motiva, mas não acredito que isso torne os profissionais presenciais melhores que o EAD… Acredito que vai de aluno para aluno, minha tutora organiza vários eventos para nos motivar, são palestras, grupos de estudos, visitas institucionais. Eu estudo muito e sei o quanto estou aprendendo e imagino que ainda tenho muito à aprender… Os assistentes sociais sofrem pela falta de conhecimento da população, pois não têm o valor merecido pelos que não conhecem a importância da profissão para a sociedade, e nós alunos EAD sofremos preconceitos pq só nós sabemos o quanto batalhamos e temos consciência do nosso potencial. Nós alunos EAd garantimos o emprego de muitos assistentes sociais (minha tutora presencial é uma assistente social) e não somos apoiados nem mesmo por muitos deles. Não quero discordar de sua opinião quero apenas demonstrar a minha e lhe convidar a nos conhecer melhor. Pela paixão que vc demonstra acredito que seja uma ótima profissional, pq o amor é o primeiro passo para se realizar bem uma função, por isso lhe parabenizo.

  32. mislene

    Estou na dúvida entre serviço social e Pedagogia…

  33. sebastiana de fatima

    Adorei o site é muito bom mas ainda estou com muitas duvidas. Eu estou indo pro 4ºperiodo de serviço social, e estou adorando é uma área muito boa…

  34. Bianca Maia

    Nossa! quero muito me ddedicar a esta area tomará que dê tudo certo meu Deus!

  35. Elaine Cristina

    Ola gente boa tarde…
    Gostaria de saber a melhores faculdade de serviço social de São Paulo

  36. Kaytyane Vieira Gomes

    Adorei este site, acabei de ganhar uma bolsa para o respectivo curso, estou muito feliz pois é uma área que eu vou poder expressar minhas idéias, coloquei ele como segunda opção a primeira era enfermagem, porém creio que uma folha só cai com a permissão de Deus se ele me concedeu esta oportunidade estou agarrando-a com todas as forças, e vou até o fim!

  37. Catia Cristina dos Santos

    Parabéns pelo site eu estava a horas na indecisão entre assistente social ou enfermagem vcs,fora os cursos tecnicos gestão da qualidade e tecnico do trabalho,mas vocês ajudaram mto,pois gosto mto de poder ajudar de qualquer forma,só tenho receio pq ja tenho 39 anos e até concluir terei 42 sera que terei oportunidade no mercado de trabalho.obrigada adorei.

  38. vanusa

    Olá, boa tardee pessoal!
    Estou com dúvida tbm entre psicologia e serviço social, tenho 21 anos e gosto muito de lhe dar com pessoas, aconselhar, instruir, conversar, ensinar e ajudar principalmente os q tem algum tipo de dificuldade e q passam por necessidades… E qual é a mais remunerada??
    De suas opiniões aí gnt…valeuuu.

  39. Luiza

    Boa noite !!
    SOU formada em pedagogia tenho ´pos em psicopedagogia, e gostaria de saber se eu fizer uma pós em serviço social , eu posso trabalhar com serviço social em empresa ???

  40. IRLANE

    AMEI, EU TINHA BASTANTE DUVIDA , AGORA TENHO A CERTEZA O QUE QUERO, OBG! :)

  41. jucivera

    serviço social leva calculos ?

  42. elisabeth

    Olá pessoal, sempre tive vontade em fazer Serviço Social, todos os dias estou lendo os fóruns das pessoas e pesquisando Faculdades. Estou pedindo à Deus se for para dar certo quero ir em frente. Adorei ler as perguntas e respostas. Boa Sorte para todos e que Deus nos guiem.

  43. suelen vilaça de oliveira

    Eu gostei muito do conteúdo,vou fazer faculdade em 2014 e será serviço social e tenho pesquisado muito sobre o assunto.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!