Curso de terapia ocupacional

Curso de Terapia Ocupacional

Conheça mais sobre o curso de Terapia Ocupacional e veja algumas das principais instituições de ensino superior que oferecem o mesmo

Terapia Ocupacional

Habilitação:
Terapeuta Ocupacional
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Paciência e Sensibilidade
Salário Médio:
R$ 2050,00

O curso de Terapia Ocupacional

Muitos ainda não conhecem o quanto está crescendo a profissão de Terapeuta Ocupacional no país. É um curso da área de saúde que tem recebido muitos adeptos. Esta área trabalha com o lazer de pessoas que possuem algum tipo de distúrbio mental, físico e de desajuste emocional e social.

O curso de graduação em Terapia Ocupacional é composto por disciplinas da área da saúde, como anatomia, fisiologia, biologia e pediatria e também das Ciências Humanas e Sociais, como ética e psicologia. Na parte profissionalizante, o estudante tem contato direto com disciplinas mais específicas, como terapia ocupacional nas áreas de psiquiatria e deficiência física e mental. O maior objetivo deste curso é fazer com que o estudante conheça toda a estrutura do corpo humano.

Algumas graduações preparam o aluno para, ao se formar, realizar o processo terapêutico por meio de expressão artística. A formação de um terapeuta também implica em realizações de experiências práticas que tem início a partir do segundo ano e vai até o final do curso de graduação. Além disso, é obrigatório que o estudante faça estágio em hospitais, centros de saúde, comunidades, asilos e centros de reabilitação.

Diversidade dentro da Carreira de um Terapeuta Ocupacional

As principais atribuições dos profissionais de Terapia Ocupacional são:

  • Estimular recém-nascidos por meio de metodologias de desenvolvimento próprio para bebês;
  • Auxiliar adultos na reintegração de desempregados no mercado de trabalho ;
  • Fazer o acompanhamento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem, ajudando a promover a inclusão destas em escolas de ensino regular;
  • Auxiliar na reabilitação e na reintegração social dos idosos;
  • Auxiliar no tratamento das pessoas com distúrbios psíquicos, com objetivo de promover a inclusão social e ocupacional;
  • Promover a reestruturação de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e dar assistência a portadores de deficiência física;
  • Ajudar a promover a saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais;< /li>
  • Ajudar na reintegração de viciados em drogas, menores infratores e carentes à sociedade;
  • Como docente poderá ministra aula e orientar projetos de pesquisas.

Grade Curricular

  • Antropologia Cultural;
  • Bioquímica;
  • Histologia;
  • Sociologia;
  • Fisiologia Humana;
  • Antropologia Teológica;
  • Traumatologia;
  • Psicopatologia;
  • Pediatria Básica;
  • Ergonomia.

Melhores Faculdades

São inúmeras as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Terapia Ocupacional. Porém, é importante que o aluno verifique se a faculdade por ele escolhida possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. As principais universidades que oferecem o curso de Terapia Ocupacional, com reconhecimento do MEC, e bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Paulo;
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Paraná;
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Minas Gerais;
  • Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Pará;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo;
  • Universidade de Sorocaba (UNISO) – São Paulo;
  • Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) – Minas Gerais;
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo;
  • Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) – Pernambuco;
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) – São Paulo.

História da Terapia Ocupacional

A primeira escola de Terapia Ocupacional foi fundada em 1915, em Chicago nos EUA. No Brasil foi criado o Serviço de Terapia Ocupacional no Centro Psiquiátrico Nacional, localizado no Rio de Janeiro.

Em 1948 a profissão de terapeuta ocupacional foi reconhecida na Europa e em 1951 foi criada a Federação Mundial da Terapia Ocupacional. O primeiro curso de Terapia Ocupacional ministrado no Brasil, foi instalado pelo Organização das Nações Unidas (ONU), teve duração de 12 meses e foi realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O curso foi regulamentado em 1964.

Somente em outubro de 1969, através de um decreto, foram definidas as atribuições do Terapeuta Ocupacional e a formação de nível superior foi reconhecida, ficando então o Ministério da Saúde responsável pela fiscalização do exercício profissional.

Quer saber mais sobre cursos da área de saúde, confira o guia de profissões do Guia da Carreira

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Pingback: Guia das Profissões « Guia da Carreira

  2. Leka

    Gostaria de saber de como o terapeuta ocupacional atua para promover a restruturação de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e auxiliar dando assistência a portadores de deficiência física, se é com exercícios físicos ou terapia manual. Obrigada.

    • Irfan

      Caros professores de gimeetroa: Desejo-vos uma excelente estadia nesse campo de concentrae7e3o maravilhoso que e9 Auschwitz. Pedi para que prolongassem a vossa estadia o maior tempo possedvel a fim de se divertirem mais um bocadinho por esses lados. He1 relatos fascinantes sobre esse campo de fe9rias! FAS-CI-NAN-TES. Divirtam-se, pode ser que quando voltarem – a ne3o ser que vos oferee7am uma estadia permanente, nao recusem nesse caso! – decidam ensinar alguma coisa. Pena je1 ser tarde nao e9? A frequeancia e9 amanha. Saudae7f5es da vossa querida aluna – e provavelmente de todo o primeiro ano de arquitetura – Sofia Bolacha.

  3. Jardeline Reis

    gostaria de receber maiores informações

  4. Alex

    Legal show de bola

  5. Rosicleia Tavares da Silva

    Quem é formado em biologia pode fazer o curso de terapia ocupacional? pois preciso dessa informação o mais breve possível. Segue meu tel: (21) 99102-0912

  6. catia

    o curso de terapia ocupacional e uma pos ou curso tecnico estou cursando bacaharel de estetica e estou no 4 periodo posso fazer o curso?

  7. rosemere

    Gostaria de saber se após formada em terapia ocupacional,posso abrir um consultório e começar trabalhar ou precisaria de mais alguma coisa…

  8. Niinha

    oi , bom eu faço curso técnico em segurança do trabalho e não tenho uma profissão que eu ”goste” então pretendo cursar algo que de continuação ao meu curso sabe , que o conhecimento q eu adquira no curso já seja uma base para esse superior . Você acha que minha unica opção é a terapia ocupacional (gostei bastante da área )? se Não quais são as outras ? obbgg

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!