O Enem e suas vantagens: SiSU, ProUni e FIES
O ENEM é uma das principais portas de entrada para as faculdades públicas do país. Além do mais, se você não participar do ENEM não poderá concorrer às bolsas fornecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) nem tentar o financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
O Sistema de Seleção Unificado (SiSU) utiliza o ENEM para auxiliar os estudantes a ingressar nas universidades públicas do país. O estudante se inscreve no sistema, por um período determinado, e escolhe dois cursos e duas faculdades. Durante a primeira etapa de inscrição, o candidato pode modificar as suas escolhas, alterando tanto o curso quanto a faculdade. Além disso, o candidato também pode verificar, a partir do segundo dia de inscrições, qual a posição que ele se encontra e qual a nota de corte referente a cada curso e instituição. Após o período de inscrições, a primeira chamada é efetuada e os alunos selecionados devem realizar a pré-matrícula na instituição. Os alunos que não se matricularem estarão disponibilizando a sua vaga para o próximo da lista. Esse processo ocorre em todas as etapas, até que as vagas sejam preenchidas ou o prazo máximo para a entrada na instituição seja esgotado.
O ProUni também utiliza a nota do ENEM. Os alunos interessado em concorrer a uma bolsa, integral ou parcial, em uma faculdade particular que esteja participando do programa deve participar do ENEM e obter média mínima 450 pontos nas 5 áreas de conhecimento (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação), além de não zerar a redação. As faculdades que utilizam o ProUni podem, também, exigir que o aluno faça um vestibular próprio da instituição.
O FIES exige que, os alunos que tenham terminado o ensino médio a partir de 2010, devam fazer o ENEM para conseguir o benefício do financiamento. O FIES pode ser solicitado em qualquer período do curso e possui juros de 3,4% ao ano. Após o término do curso, o aluno possuirá um período de carência, que corresponde a 18 meses, e a dívida poderá ser parcelada em, no máximo, 13 anos.
A Inscrição no Enem
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tiveram início no dia 28 de maio de 2012. Se você ainda não se inscreveu, ainda dá tempo. As inscrições irão se encerrar no dia 15 de junho de 2012.
Veja passo a passo como realizar a sua inscrição:
Os alunos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio deverão ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento.
O primeiro passo para se inscrever é acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nesse site você terá, além do link para se inscrever, um para acompanhar a sua inscrição e outro com informações a respeito do exame.
Ao clicar sobre “Saiba tudo sobre o ENEM 2012”, você irá ser direcionado para uma página que contém, além de todas as informações necessárias para se inscrever, um link sobre dúvidas frequentes, como o mostrado abaixo:
Acessando esse link, você terá acesso às principais dúvidas dos participantes do ENEM e às respostas dadas pelo INEP.
Para se inscrever você deve voltar à página inicial do INEP, ou permanecer nesta página e clicar sobre o link “Inscreva-se de 28 de maio a 15 de junho”.
Fazendo isso, a seguinte página será aberta e, para se inscrever você deverá clicar na opção “Inscrição Faça já a sua”, como demonstrada na imagem abaixo:
O próximo passo é digitar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento. Tome muito cuidado para não inserir dados errados. Após concluir a inserção dessas informações, prossiga para o próximo passo, clicando em “Próximo”:
A seguir, você deve preencher as informações que estiverem faltando e verificar aquelas que já estão presentes no cadastro. Caso haja algum dado incorreto, você deverá corrigí-lo antes de finalizar a inscrição.
Não esqueça que os campos que possuírem um asterisco (*) deverão ser preenchidos, obrigatoriamente.
Em seguida, você deve confirmar todas as informações apresentadas. Verifique atentamente TODAS as informações que estão sendo apresentadas. Qualquer erro poderá implicar em não efetivar sua inscrição.
A prova de Linguagens possui algumas questões destinadas para algum idioma estrangeiro, que pode ser espanhol ou inglês. Você deve escolher esse idioma durante a inscrição. Além disso, nessa etapa da inscrição, você deve escolher também o município e o estado (UF) onde a prova será realizada. Veja a imagem abaixo:
Ao clicar sobre o link que levará para a próxima página, você deverá confirmar se os dados apresentados com relação ao idioma e à cidade onde a prova irá se realizar estão corretos. Se a resposta for positiva, clique sobre “Sim”, como mostrado na imagem a seguir:
Em seguida, você deve informar a sua situação escolar, se já concluiu o ensino médio, está cursando e vai concluir em 2012 ou se irá concluir após 2012.
Caso escolha a opção “Já concluiu o ensino médio”, você apenas terá que informar o ano em que concluiu o ensino médio e a modalidade de ensino (regular, Educação de Jovens e Adultos, etc.).
Se a opção for que ainda está cursando o ensino médio, deverá informar também se irá utilizar o ENEM para obter a certificação e a instituição de ensino que pretende conseguir o certificado.
A opção de estar cursando o ensino médio irá direcionar o candidato a outra página, em que deverá pesquisar o nome da escola em que está estudando e descobrir o código solicitado no ato da inscrição. Seu nome estará presente no banco de dados da escola, caso isso não ocorra, uma declaração online será criada para atestar a matrícula.
Você deverá preencher também um questionário socioeconômico com várias perguntas a respeito de você e sua família. Ao final deste questionário, você terá a opção de gerar um boleto (GRU) para pagar a taxa de inscrição ou declarar carência.
Ao declarar carência, você solicitará a isenção do pagamento da taxa de R$ 35,00 que estará sujeita a aprovação do INEP.
Abaixo segue um exemplo da declaração de carência:
O ENEM será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. Prepare-se e boa sorte!
















Ana Paula
Paguei a guia de inscrição do enem, porém, consta inscrição não confirmada por falta de pagamento. Como resolvo esta situação. Tentei esclarecimentos no 0800 mas não completa a ligação. Eu ainda fiz minhas opções de faculdade e curso, quando faço esta etapa?
Algu´rm pode me responder?
Obrigada !!
Ana
Pedro Addler
Olá Ana Paula! Depende da data que a guia de inscrição foi paga, pode demorar alguns dias para atualização. Se demorar muito, continue tentando entrar com o contato.
Obrigado por visitar o Guia da Carreira!
Ana Paula
Corrigindo o comentário anterior, quando é que faço a opção de curso e faculdade a que pretendo uma vaga? Já paguei a GRU porém, quando acesso meus dados de inscrição, consta não pagamento.
Agradeço a resposta.
Ana
Pedro Addler
Olá Ana paula, você precisa fazer inscrição no site do SiSU, o periodo de inscriçoes se inicia na proxima segunda dia 18 e vai até o dia 22 de junho.
Obrigado por Visitar a Guia da Carreira!
Felipe
Boa noite, muito bom esse tutorial, inclusive o usei para fazer a minha inscrição, porém, deixei para pagar a minha GRU no último dia 20/06/2012 e até hoje ao acessar o site do INEP consta falta de pagamento. O que faço? Abraços.
Pedro Addler
Olá Felipe! Espere alguns dias para atualização do site, o sistema demora para receber o pagamento! =)
Se demorar muito, entre em contato com o ENEM e guarde seu comprovante de pagamento.
Obrigado por visitar o Guia da Carreira
rejane Feijo
minha filha será impedida de fazer o ENEM , pois o portal informa que não foi confirmado o pagamento e a inscrição não foi efetuada.
Já tentei de tudo abri demanda, recebi resposta que o cartão estaria a caminho e nada , hoje me responderam que não tem o fazer . Me ajudem a resolver tal questão
Grato
larissa
Ola paguei minha inscrição do enem e estou com o boleto constando que foi pago mas quando entro para vê o local da minha prova consta que o pagamento foi efetuado e agora? sera que só poderei fazer ano que vem aguardo sua resposta.
julia
zerei a prova de espanhol isso pode me prejudicar? eu vou ser eliminada por isso? se sim, não tem como fazer mais nada? me ajudem por favor.