dcsimg

2011: O Futuro já Chegou ?

Medicina, Engenharia, Ciência, Biologia e Cultura. A humanidade está próxima de entrar em uma nova fase. Conheça a teoria da década de ouro!

A Teoria da Década de Ouro

Década de Ouro: Começo de uma nova era ?

Existe uma teoria muito interessante chamada Teoria da Década de Ouro.

Segundo esta teoria, de tempos em tempos após um pequeno período de crise a humanidade entra em uma época dourada de grandes avanços em todos os sentidos chamada Década de Ouro.

Durante este período, que em geral dura apenas alguns poucos anos, antigos conceitos caem e novas idéias, tecnologias e conceitos surgem para renovar a civilização.

Este período de inovação se expande para todas as áreas ( Medicina, Engenharia, Cultura, Educação, Tecnologia ) e em geral é impulsionado por uma nova geração jovem que surge para mudar o mundo e tomar o lugar da geração anterior no poder.

Durante o século XX este fenômeno da Década de Ouro, aconteceu na década de 50 após o final da Segunda Guerra Mundial.

Foi um período de grande esperança e muitas novidades tais como o automóvel, a televisão e a construção de grandes usinas ( principalmente nucleares e hidrelétricas ) que levaram energia elétrica para a maioria das pessoas, tirando o mundo da Era Industrial e levando finalmente para a Era Moderna.

Veja no gráfico abaixo um resumo da evolução cultural e tecnológica da humanidade nos últimos 60 anos, foram abordados tanto os aspectos positivos quanto os negativos:

Altos e Baixos da Humanidade nos Últimos 60 Anos

Eventos recentes da Era Moderna

Mas o mais interessante é que este fenômeno está acontecendo de novo agora ! Neste momento em que você lê este texto !!

Confira abaixo alguns dos avanços tecnológicos importantes em diversas áreas que devemos ter nos próximos anos:

Década de Ouro: Avanços que Chegarão nos Próximos 10 Anos

Próteses Biônicas para Humanos

Proteses Biônicas: Elas ajudaram milhares de pessoas a se reabilitar

Data a serem lançadas: nos próximos 8 ou 10 anos.

O que há pouco tempo era mera ficção científica ou então especulação de roteiristas de filmes está prestes a se tornar realidade com a nova geração de próteses biônicas para o corpo humano.

Esse grande avanço da Engenharia e da Biotecnologia vai possibitar que pessoas que passaram anos em cadeiras de rodas ou então com baixa mobilidade possam a voltar a ter de novo os movimentos perfeitos do seu corpo.

As próteses biônicas do futuro serão controladas diretamente pelo cérebro sendo ligadas aos nervos através de conexões bio-eletrônicas.

Recobertas por tecidos de pele artificial estas maravilhas da biotecnologia vão passar despercebidas pelas pessoas e quem for usa-las vai sentir como se realmente tivesse seus braços, pernas e mãos de volta.

Carros Elétricos: Você Ainda vai ter um !!

Protótipo de um belíssimo carro elétrico !!

Data a serem lançados: Os primeiros híbridos já surgiram. Devem se tornar populares nos próximos 6 a 8 anos.

Eles já estão entre nós… os carros elétricos, desenvolvidos pela Engenharia Mecânica e pela Eletrônica já são uma realidade e em breve devem estar rodando por aí aos montes e também na sua garagem.

Embora ainda sejam caros e não tenham a mesma potência dos tradicionais carros a gasolina e álcool, os profissionais de Engenharia Mecânica tem trabalhado duro para que os carros elétricos fiquem cada vez melhores e com o aumento do preço do petróleo ( que está acabando ) vão ser uma ótima opção para o futuro.

Os carros elétricos do futuro vão ter uma bateria que vai permitir andar centenas de quilômetros sem abastecimento e vão poder ser recarregados em casa mesmo em uma tomada comum durante as noites.

Postos de combustível, ou melhor, postos de energia também vão estar disponíveis nas cidades e estradas para uma recarga rápida.

Além de não emitirem poluentes ( nem tem escapamento !! ) os carros elétricos também terão a vantagem de serem silenciosos, confiáveis e terem muita tecnologia embarcada ( sistemas de piloto automático e GPS por exemplo ).

Prevendo esta tendência que não tem mais volta, várias empresas já lançaram carros elétricos, como exemplo podemos citar o Volt da General Motors e também o Megacity da BMW, embora ainda sejam híbridos ( precisam também de gasolina além de eletrecidade ) ambos já estão a venda.

Exploração Espacial: O Sonho não Acabou

Nave espacial da nova geração destinada ao turismo espacial

Data das Novas Missões: Previstas para daqui a 5 ou 7 anos.

A exploração espacial está de volta !!

E vários países que não participaram das primeiras missões ao infinito e além agora estão surgindo. Jovens profissionais de Engenharia Aeronáutica e também empresários de todo o mundo estão dispostos a trabalhar e financiar as novas missões.

Além do desafio histórico, a nova exploração espacial promete também muitos lucros que vão vir a partir de turistas espaciais e também das tecnologias que vão surgir a partir das pesquisas.

China, Japão e até mesmo a tradicional exploradora espacial Rússia estão muito próximos de enviar naves tripuladas a Lua e como foi dito acima, grande parte das missões não virão dos governos e sim das mãos de empresários visionários.

A própria NASA que passou os últimos tempos sem missões significativas está muito próxima de conseguir levar um homem a pisar em solo Marciano.

Esta nova missão é o grande desafio científico da década e vai exigir que novas tecnologias de propulsão e de sobrevivência humana sejam desenvolvidas pelos profissionais de Engenharia Aeronáutica.

Revolução Mundial nos Transportes

Data da Construção dos Novos Projetos: Previstas para daqui a 4 ou 6 anos. Alguns países já começaram as obras.

Os trens de alta velocidade, popularmente apelidados de Trens-bala são sem dúvida a maneira mais eficiente de ligar as cidades pelo mundo afora.

Eles tem a vantagem de transportar muito mais pessoas ao mesmo tempo que os aviões e de serem muito mais rápidos que carros e caminhões ( levando em conta que também podem transportar cargas ).

Cabine de um magnífico trem-bala !!

Confira alguns projetos que vão ficar prontos na próxima década:

  • Brasil: Um novo trem-bala ligará as 2 principais cidades Brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo descongestinando as linhas aéreas e tornando as 2 cidades, São Paulo capital dos negócios e Rio capital do turismo ainda mais próximas. Quando este trem bala estiver pronto, muitos outros deverão sair do papel.
  • Índia: A India planeja construir várias linhas de trem-bala, uma delas inclusive vai ligar a capital Nova Delhi até Agra, cidade onde fica o monumental palácio do Taj Mahal.
  • Israel: Na próxima década construirá uma nova linha de trem-bala ligando Tel-Aviv, a capital até a cidade santa de Jerusalém.
  • Africa do Sul: A linha de trem já existente chamada Gautrain que liga as principais cidades do país deverá receber um upgrade se transformando em uma linha de trem-bala.
  • China: Tem os projetos de trem-bala mais ambiciosos, alguns deles até mesmo de trens magnéticos ( maglevs ). Os Chineses planejam contruir 13.000 quilômetros de trens-bala para todos os lados nos próximos 10 anos, vão ser também os trens mais rápidos do mundo, recentemente um modelo de locomotiva chinesa bateu o recorde de quase 400 Km/h.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin