dcsimg

6 motivos que podem acabar com a sua criatividade

Conheça alguns dos principais motivos que podem acabar com a sua criatividade e prejudicar a sua carreira!

Criatividade

Ser criativo é uma das características mais importantes para um candidato em uma entrevista de emprego. Porém após ser contratado, por alguns motivos essa criatividade é deixada de lado e aos poucos pode acabar. Para não deixar isso acontecer é interessante compreender qual o motivo dela não estar sendo utilizada para assim aos poucos poder ser resgatada.

A criatividade pode ser a principal forma de uma organização obter vantagem competitiva sobre outra sem a necessidade de gastos extraordinários, tudo isso por que o poder está na cabeça dos funcionários, por isso ela nunca deve ser deixada de lado e deve ser estimulada pelos gestores.

Confira quais são os motivos:

Medo de errar

O medo de errar é um fator que afeta diretamente na sua criatividade e para contornar essa situação é preciso principalmente que a empresa estimule os funcionários a dar ideias e propostas de solução para os diversos problemas. Caso a empresa não estimule essa atitude, tente identificar seu nível de liberdade com seu chefe, para que você não seja mal interpretado e corra o risco de ser demitido. Se o grau de liberdade dentro do empreendimento permitir expor novas idéias, é interessante que as exponha eventualmente propondo soluções inovadoras.

Preso à rotina

A rotina é extremamente importante para alcançar a excelência em uma determinada atividade, porém pode ser um fator determinante para acabar com sua criatividade. Para que isso não ocorra é preciso administrar melhor suas atividades rotineiras e conciliá-las com outras atividades de lazer.

Conheça novos lugares, escolha novas opções de lazer, converse com outras pessoas e conheça outros pontos de vistas e opiniões e tente argumentar com essas pessoas. Outra opção que pode melhorar sua criatividade é estudar. Estude assuntos aleatórios, mesmo que não tenha ligação com seu trabalho, expandindo assim seu conhecimento.

Foco errado

É comum manter o foco primordialmente em qual solução deve ser proposta, porém nem sempre as propostas estão no melhor caminho. Por isso é interessante ter o foco na finalidade das soluções, ou seja, a solução que está sendo requisitada é por qual motivo, qual o objetivo dessa solução. Com isso surge a inovação e a possibilidade de encontrar soluções melhores do que as que estão disponíveis inicialmente.

Ideia fixa

Não se prenda a uma ideia apenas, esteja aberto e receptivo às mudanças e propostas de outras pessoas. Tente utilizar as ideias dos seus colegas para agregar valor à sua própria. Uma estratégia interessante para a empresa é fazer reuniões do tipo brainstorming, onde cada funcionário expõe suas ideias e ao fim da reunião optam pela melhor ou pelas melhores que agregam valor umas às outras e somadas podem ser a melhor proposta de solução. Essa dinâmica estimula os funcionários a terem ideias independente da qualidade, pois nesse caso a quantidade é mais importante.

Ideia genial

Não fique preso a ter uma ideia genial. Procure ter ideias constantemente, pequenas ideias podem ser mais satisfatórias que uma grande ideia esporádica. Além de estimular sua criatividade, a empresa certamente ficará satisfeita, pois é geralmente isso que eles procuram.

Tempo para refletir

Dedique também um tempo para reflexão. Refletir sobre os problemas e possíveis soluções são um ótimo meio para incentivar a sua criatividade. Se pergunte sobre o por quê dos problemas e imagine algumas soluções. Com o tempo você será muito mais criativo e isso certamente será um diferencial para a sua carreira.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin