dcsimg

Ambiente de trabalho – Dicas para solucionar possíveis conflitos

Conheça algumas dicas infalíveis para solucionar os conflitos no ambiente de trabalho!

ambiente-trabalho

Conflitos são constantes no ambiente de trabalho e eles podem ser benéficos ou maléficos, tudo vai depender do modo em que esse conflito será tratado e como será a reação dos envolvidos. Existem diversas formas de lidar com o conflito e dentro de um ambiente corporativo encontramos os que negam, outros que dão voltas e voltas para solucioná-lo, alguns abrem mão de tudo para evitá-lo, outros preferem se impor e demonstrar poder e também os mais sensatos propondo que todos cedam um pouco a fim de chegar a uma solução confortável para todos.

Como solucionar eventuais conflitos?

Segundo especialistas, não existe o perfil ideal e nenhuma dessas abordagens é a mais adequada. Mas para o conflito ser o mais benéfico possível, para a empresa e para os envolvidos, existem algumas dicas interessantes. A principio, é importante entender como a sua participação pode ou não contribuir para a solução ou o prolongamento do conflito. Assim que isso for feito é que você deve identificar qual a melhor estratégia a ser utilizada.

O primeiro passo deve ser esfriar a cabeça e recuperar a calma, afinal se ambos estiverem nervosos e com os ânimos exaltados o conflito pode ser desastroso. Ao recuar e se acalmar são evitados diversos problemas recorrentes de um primeiro conflito.

A segunda atitude a ser tomada é analisar o contexto, perceber se o conflito está sendo causado para satisfazer a uma vontade em relação a outra o
u trata-se de um problema objetivo e que requer realmente uma solução. Se a situação envolve sobreposição de poderes, é sinal de que o conflito é pessoal, nesse caso o importante é mudar o foco e tentar direcionar ao problema a ser solucionado, com propostas e sugestões de solução.

Dessa forma os conflitos serão mais benéficos e todos ganham, seja a organização, o colaborador ou o ambiente de trabalho.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin