dcsimg

Saiba mais sobre a carreira em Arquitetura

Saiba mais sobre a carreira em Arquitetura, conheça o perfil deste profissional e veja onde estudar!

arquitetura

A Arquitetura alia arte, design e estética à engenharia e construção. Além de conhecer sobre estruturas de um edifício, o arquiteto precisa levar em conta aspectos sociais, culturais e econômicos em seus projetos.

Para ser um bom arquiteto, é importante aliar senso estético com habilidades em Ciências Exatas. O arquiteto pode trabalhar em empresas públicas, privadas, ou abrir seu próprio escritório.

Saiba mais sobre a carreira em Arquitetura, conheça o perfil deste profissional e veja onde estudar!

A carreira em Arquitetura

O principal objetivo do arquiteto é planejar e organizar espaços internos e externos de maneira que sejam confortáveis e funcionais.

É o profissional que planeja, projeta e desenha os espaços urbanos. Ele cria plantas detalhadas dos ambientes e define os materiais a serem utilizados na construção ou reforma destes espaços.

Para projetar um ambiente, o arquiteto leva em consideração fatores como a iluminação, circulação de ar e incidência solar. A partir disto, define a configuração do espaço e estabelece, por exemplo, onde serão construídas as paredes e em que posição ficarão as aberturas como portas e janelas.

Custo, durabilidade e manutenção também são questões consideradas por um arquiteto ao elaborar um projeto.

O arquiteto realiza algumas atividades relacionadas à construção civil, podendo acompanhar e fiscalizar obras, orçamentos, cronogramas e especificações técnicas.

Além das atividades desenvolvidas em edificações, o arquiteto pode trabalhar com:

  • Paisagismo
  • Cenografia
  • Conservação e preservação de patrimônios históricos
  • Design gráfico
  • Projetos de produtos como móveis e utensílios
  • Planejamento urbano

O arquiteto pode ficar responsável pelo projeto arquitetônico e pela execução de uma obra.

Elaborar projetos sustentáveis também é uma preocupação deste profissional. Neste caso, o arquiteto procura criar projetos que minimizem o impacto gerado no meio ambiente. Ele considera as condições climáticas, de hidrografia e ecossistemas da região, priorizando o baixo consumo de energia na escolha dos materiais e equipamentos associados ao aquecimento, refrigeração e iluminação do edifício.

Para exercer a profissão, o arquiteto deve ter diploma de bacharel em Arquitetura em uma universidade reconhecida pelo MEC e obter um registro junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do estado onde atua.

Perfil do profissional de Arquitetura

Um bom arquiteto deve ser criativo e ter sensibilidade para planejar ambientes que reflitam a estética e as necessidades de seu cliente.

Ter afinidade com números é uma característica importante para este profissional, assim como a meticulosidade ao desenvolver atividades como o desenho de plantas arquitetônicas, por exemplo.

É fundamental que o arquiteto acompanhe as tendências do setor e conheça os tipos de materiais que podem ser incorporados aos seus projetos.

Senso de organização e habilidade para desenhar auxiliarão a prática profissional do arquiteto.

Mercado de trabalho para a área de Arquitetura

O bom momento da construção civil e do mercado imobiliário contribui para o aumento das ofertas de emprego para arquitetos.

O arquiteto pode atuar como autônomo, em escritórios de Arquitetura, em lojas e fábricas de móveis planejados e também em órgãos públicos.

É nos grandes centros urbanos que estão as melhores oportunidades de trabalho para arquitetos. Estas regiões possuem uma maior demanda por infraestrutura, habitação e obras de mobilidade.

As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de ofertas de emprego nesta área.

O curso de graduação em Arquitetura

Para seguir carreira como arquiteto é preciso cursar o bacharelado em Arquitetura, uma graduação que dura em média cinco anos.

A graduação em Arquitetura possui disciplinas de Ciências Exatas e Humanas. Durante a faculdade, o aluno aprende sobre tecnologias de construção e desenvolve habilidades de desenho. Aprende também sobre tecnologias de representação gráfica computacional.

É importante que o profissional de Arquitetura entenda sobre construção. O curso apresenta uma série de disciplinas que exploram conceitos gerais sobre técnicas de fundações, sistemas estruturais (hidráulico e elétrico), topografia, etc.

O estudo de ergonomia e conforto ambiental também fazem parte da estrutura curricular da faculdade de Arquitetura.

O curso possui muitas aulas práticas e um estágio obrigatório, no qua o aluno tem a oportunidade de iniciar sua carreira profissional.

Onde cursar Arquitetura

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de graduação em Arquitetura:

Veja também:

Quanto ganha um arquiteto?

Você gostaria de seguir carreira em Arquitetura? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin