dcsimg

Saiba como é a carreira em Publicidade e Propaganda

Entenda um pouco mais sobre a carreira em Publicidade e Propaganda, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde cursar esta graduação!

trade-marketing

A carreira em Publicidade e Propaganda

O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com o objetivo de fortalecer sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.

Um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca e elaborar estratégias de vendas, entre outros.

Uma campanha ou peça publicitária inicia com o estudo e definição do público-alvo. O publicitário realiza pesquisas de mercado e traça o perfil do consumidor para então poder criar propagandas e anúncios que atinjam o público desejado.

A elaboração de uma campanha envolve o trabalho de publicitários em todos os processos, desde o atendimento ao cliente até a edição final, passando pelo planejamento, definição de mídia e criação.

O trabalho de um publicitário não acaba quando vemos a propaganda pronta na televisão, rádio ou internet. Após o período de veiculação da campanha, o publicitário realiza pesquisas para avaliar o impacto exercido sobre o consumidor.

Além de campanhas publicitárias, as campanhas eleitorais costumam ser elaboradas por profissionais desta área. O publicitário pode definir a campanha de um partido ou apenas de um dos candidatos.  Ele gerencia e define as diretrizes para a equipe de comunicação e acompanha de perto desde a escolha do visual do candidato (corte de cabelo, cor da roupa, etc.) até as palavras escolhidas para seus pronunciamentos.

Um publicitário pode trabalhar com o planejamento e desenvolvimento de produtos, desenhando embalagens, criando conteúdo para rótulos e participando da escolha de formatos, cores e materiais que compõem o produto.

Perfil do profissional formado em Publicidade e Propaganda

Trabalhar com criatividade exige que o profissional tenha muitas fontes de inspiração e para isto ele precisa ver filmes, ler revistas e blogs, saber o que está acontecendo no mundo, estar por dentro das notícias e do que as pessoas estão comentando.

Ter um bom relacionamento pessoal é importante para um publicitário conseguir se comunicar de forma clara e objetiva com seus clientes e para trabalhar bem em equipe.

Outra característica importante deste profissional é o comprometimento com resultados.

Mercado de trabalho para quem faz Publicidade e Propaganda

O crescimento da internet e das redes sociais faz com que as empresas precisem adaptar suas estratégias de marketing e comunicação com os clientes. Com isso, o mercado para profissionais especializados no desenvolvimento de atividades em mídias sociais está em alta.

Um profissional formado na área de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências de publicidade e em empresas privadas nos departamentos de marketing, comunicação ou vendas.

O setor público costuma empregar este profissional para realizar, principalmente, campanhas governamentais. Além disto, dependendo de sua formação e experiência, ele pode ocupar cargos como assessor de imprensa ou relações públicas.

Pode também atuar como autônomo ou abrir seu próprio negócio gerenciando equipes de design e criação.

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda

O curso superior em Publicidade e Propaganda, também conhecido por Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, possui a habilitação em bacharelado e duração média de 4 anos.

O objetivo da graduação em Publicidade e Propaganda é formar profissionais com espírito crítico, criatividade e capacidade de planejamento.

A grade curricular do curso é formada por disciplinas de Língua Portuguesa, capacitando o aluno a escrever textos gramaticalmente corretos e adequados ao público-alvo e mídia em que será veiculado. Possui também muitas disciplinas sobre a utilização de tecnologias voltadas a edição de textos, imagens e áudios, assim como produção gráficas

Durante a faculdade o aluno aprende conceitos de: Fotografia, Processos de Comunicação, Ética, Estratégias de Venda, Arte, e muito mais.

Ao final da graduação o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Publicidade e Propaganda

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda:

Veja também:

Quanto ganha um publicitário?

Ficou interessado na carreira em Publicidade e Propaganda? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar

Facebook Twitter Google Linkedin