dcsimg
Ciências Ambientais: conheça o curso e onde estudar

Ciências Ambientais: conheça o curso e onde estudar

A carreira em Ciências Ambientais

O profissional formado em Ciências Ambientais lida com questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade, bioeconomia, etc. O objetivo deste profissional é recuperar áreas degradadas ou contaminadas, promovendo a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Ele realiza estudos de impacto ambiental e gerencia unidades de conservação (como Parques Nacionais, Áreas de proteção Ambiental e florestas).

Faz parte do trabalho deste profissional diagnosticar problemas ambientais locais, regionais ou globais, e propor alternativas para solucioná-los.

Suas habilidades técnico-científicas permitem que o graduado em Ciências Ambientais atue no mercado de trabalho como:

  • Cientista Ambiental: Formula e avalia hipóteses científicas através da observação e análise de processos físicos, químicos e biológicos.
  • Analista Ambiental:  Atua na regulação, fiscalização, controle, licenciamento e auditoria ambiental. Realiza monitoramento ambiental e trata da conservação de ecossistemas.
  • Remediador Ambiental: Atua na recuperação e remediação de áreas degradadas e contaminadas. Realiza controle da qualidade ambiental e propõe soluções para o manejo ecológico.

Perfil do profissional formado em Ciências Ambientais

Para seguir carreira na área de Ciências Ambientais é importante que o profissional tenha o desejo de contribuir para um desenvolvimento sustentável, minimizando os impactos que as atividades econômicas geram no meio ambiente.

Ter afinidade com tecnologia ajudará este profissional a trabalhar com imagens de satélites, confecção de mapas ou com o desenvolvimento de sistemas de informações geográficas.

Mercado de trabalho para quem faz Ciências Ambientais

O profissional formado em Ciências Ambientais pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e terceiro setor.

No que diz respeito à regulação ou fiscalização, o mercado de trabalho é bastante promissor, uma vez que muitas atividades econômicas requerem algum tipo de licenciamento ambiental.

Sobre o curso superior em Ciências Ambientais

O curso de Ciências Ambientais possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de quatro anos.

Durante a faculdade o aluno estuda sobre Ciências Naturais,em disciplinas das como Física, Biologia, Química, Ecologia e Geologia, e também sobre Ciências Sociais, em disciplinas como Ética, Antropologia, Economia e Política.

O estudante aprende sobre Planejamento Ambiental, Políticas de Sustentabilidade, Manejo e Conservação de Recursos Hídricos e Solos,  Conservação e Uso da Biodiversidade e muito mais.

Além das disciplinas teóricas, o curso conta com atividades práticas em laboratórios e saídas de campo. Ao final da graduação o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Ciências Ambientais

Atualmente, existem no país 9 instituições de ensino, credenciadas pelo MEC e em atividade, que oferecem o curso de Ciências Ambientais. São elas:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Curso de Engenharia Florestal

Está pensando em seguir carreira em Ciências Ambientais? Deixe seu comentário aqui.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin