dcsimg

Ciências Contábeis ou Economia: qual a melhor opção?

Descubra se você tem o perfil para ser um contador ou economista e veja onde estudar para se destacar no mercado de trabalho!

Economia

Se você tem facilidade com números, quer trabalhar com finanças e está procurando uma faculdade, pode estar em dúvida se faz Ciências Contábeis ou Economia.

De fato, as duas áreas têm muito em comum: com uma base sólida em Matemática, contribuem para a competitividade das empresas e proporcionam aos seus profissionais uma boa colocação no mercado de trabalho.

Para ajudar você a definir qual carreira escolher, nada melhor do que entender o que as Ciências Contábeis e a Economia têm em comum. Conheça também as principais diferenças e onde cada profissional pode atuar. Aproveite e confira onde se preparar para ingressar nessas profissões!

O que as Ciências Contábeis e Economia têm em comum?

As Ciências Contábeis e a Economia, juntamente com a Administração, surgiram como uma área única no século XV. De lá para cá a gestão de empresas foi se tornando mais complexa, dando origem a campos especializados.

Mesmo assim, as Ciências Contábeis e a Economia ainda guardam muitos pontos em comum, como por exemplo:

  • As duas profissões trabalham com números, embora façam parte das Ciências Humanas.
  • O trabalho desses profissionais apoia a gestão das organizações.
  • Os empregos podem estar em empresas, setor público e também em consultorias.
  • Ambas requerem atualização constante, pois as mudanças que ocorrem na economia, na legislação e na sociedade podem de alguma forma afetar a empresa.

Quais são as principais diferenças entre Ciências Contábeis e Economia?

Para identificar as diferenças entre Ciências Contábeis (ou Contabilidade) e Economia, vale dar uma conferida na definição de cada uma:

  • As Ciências Contábeis são responsáveis por registrar todos os fatos econômicos em empresas de todos os portes, de acordo com a legislação e as normas em vigor. O contador tem a competência para analisar e interpretar esses fatos para ajudar o gestor na tomada de decisões empresariais.
  • As Ciências Econômicas estudam a produção e distribuição de bens na sociedade. Os economistas analisam o ambiente externo, os fatores que podem impactar a empresa, tais como alta de juros, mudanças cambiais, entrada de novos competidores e oportunidades de novos mercados.

A partir dessas definições é possível identificar as principais diferenças:

  • As Ciências Contábeis ajudam a analisar a saúde financeira da empresa, identificar as fragilidades ou definir onde os recursos podem ser investidos. Os contadores focam na análise interna da organização, buscando formas para reduzir os custos, respeitando a lei e as regras contábeis.
  • Já as Ciências Econômicas analisam o mercado em que a organização atua e as mudanças de comportamento do consumidor, identificando oportunidades que a empresa pode aproveitar, levando em conta sua estrutura financeira. Os economistas traçam estratégias para um melhor posicionamento corporativo nos cenários local e global.

Quais as semelhanças e diferenças dos cursos de Contabilidade e Economia?

Os cursos de Ciências Contábeis e Economia têm vários pontos em comum:

  • São graduações do tipo bacharelado, ou seja, proporcionam um conhecimento generalista, que dá ao estudante um grande leque de opções para atuar depois de formado.
  • São oferecidos na modalidade presencial e a distância, por universidades públicas e privadas em todo o Brasil.
  • Têm duração média de quatro anos.
  • Equilibram disciplinas teóricas e práticas.
  • Exigem do estudante dedicação para leitura e cálculo.

As diferenças entre os dois cursos estão basicamente nos currículos. No curso de Ciências Contábeis, os anos iniciais trazem matérias como Matemática, Economia, Ciências Sociais e Teorias da Administração. As matérias específicas apresentam técnicas e metodologias da Contabilidade, como por exemplo: Contabilidade Geral, Internacional e Tributária. A graduação estimula o estudante a desenvolver uma visão sistêmica, conhecer os recursos tecnológicos para sua área e estar sempre atualizado sobre as mudanças na legislação e nas normas.

No curso de Ciências Econômicas as matérias básicas são História, Sociologia e Antropologia. O objetivo é entender como a sociedade se organiza, produz, distribui as riquezas e como são as relações de agentes como empresas, empresários, trabalhadores e governos. Nas matérias específicas, o estudante tem contato com conteúdos como Economia Política, Brasileira, Industrial, Internacional e muitas outras. Matemática, Estatística, Direito e Contabilidade também fazem parte do currículo.

Como é o mercado de trabalho de Ciências Contábeis e Economia?

Por lei, todas as empresas precisam do trabalho de um Contador. Este profissional é responsável por lidar com as questões financeiras, tributárias, patrimoniais e econômicas da organização. Existem mais de 40 funções que podem ser exercidas por quem se forma em Ciências Contábeis. As principais são: contador pleno, auditor, controle e perito contábil. O contador pode trabalhar em empresas privadas, públicas ou como profissional autônomo, prestando serviços e consultorias. Contabilidade está entre as dez profissões com maior taxa de ocupação no país.

O trabalho do Economista em uma empresa não é obrigatório por lei. No entanto, muitas organizações já se deram conta da contribuição deste profissional para um posicionamento mais competitivo no mercado. Quem se forma em Economia pode atuar em áreas como:

  • Empresas privadas: cria estratégias para posicionamento no mercado.
  • Bancos: organiza e analisa os dados financeiros para tomada de decisões.
  • Setor Público: atua em cargos ligados a planejamento, gestão orçamentária e auditoria fiscal de órgãos públicos.
  • Mercado financeiro: analisa os elementos que ajudam a decidir investimentos e venda de ações nas bolsas de valores.

Um ponto importante é que as duas profissões são regulamentadas. Isso significa que para exercer a profissão de Contador ou Economista é preciso ter o diploma de um curso reconhecido pelo Ministério da Educação e estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) ou Conselho Regional de Economia (Corecon) de seu estado.

Onde estudar Ciências Contábeis e Economia?

O curso de Ciências Contábeis é oferecido por centenas de universidades em todo o País. Confira algumas das principais instituições credenciadas pelo MEC:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

O curso de Ciências Econômicas também é oferecido por centenas de universidades em todo o Brasil. Confira algumas que se destacam neste campo:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto ganha um economista?

E então, qual curso que tem mais a ver com você: Ciências Contábeis ou Economia? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin