Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Como conseguir aumento salarial

7 de novembro de 2014
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Todo indivíduo que gosta da sua profissão almeja ter um crescimento contínuo em sua carreira. Porém, com a grande concorrência no mercado de trabalho torna-se necessário possuir alguns diferenciais para alcançar seus objetivos, pois para conseguir uma promoção ou um aumento salarial depende mais do colaborador do que dos seus superiores.

Como conseguir aumento salarial

Para conseguir aumento salarial, o profissional deve sempre estar atento às capacidades e às técnicas que um novo cargo pode exigir porque, muitas vezes, para o salário aumentar, o chefe poderá exigir novas responsabilidades. Outro ponto fundamental para o crescimento profissional é estar atento a que o mercado de trabalho está precisando e exigindo dos funcionários. Novos colaboradores podem passar na frente se estiverem mais qualificados e mais empenhados do que você que trabalha há anos na empresa.

Confira as qualificações importantes para conseguir aumento salarial

Contudo, é fundamental ter experiência e uma alta produtividade. Dessa forma, listamos abaixo as dicas para se alcançar um aumento salarial.

 

1º- Seja proficiente

Para se destacar é importante ter um diferencial e, muitas vezes, uma graduação não é suficiente para se obter um aumento salarial. Desse modo, é fundamental realizar suas tarefas com excelência. Além disso, faça mais que seu chefe pedir, pois somente as pessoas que mostram desempenhar suas tarefas muito bem e não esperam ordens para realizar tarefas simples que estão ao seu alcance conseguem crescer dentro de uma empresa.

2º- Prepare-se para um novo cargo

Como já foi mencionado acima, o profissional interessado em aumentar seu salário deve estar preparado para adquirir um novo cargo. Uma dica importante é se comportar previamente como se já tivesse um cargo superior. Tenha postura de liderança e se corrija sempre que necessário. Também use roupas apropriadas e busque qualificação para o cargo que possui o salário desejado. Necessariamente não é preciso fazer outra graduação, mas um curso rápido de capacitação ou estudar uma segunda ou terceira língua é importante.

3º- Mantenha-se motivado

Uma característica que todo gerente busca em seus funcionários é a motivação, pois esse é um fator que pode modificar completamente a produtividade dos funcionários. Se, no início, o aumento salarial não for adquirido, procure se manter motivado suficientemente para conseguir uma nova oportunidade de crescimento na empresa.

4º- Invista em boas relações

Dentro de uma empresa é de suma importância relacionar-se bem com os colegas de trabalho e conseguir trabalhar em grupo. Além disso, é viável ter um mentor que o ajude a conhecer melhor as funções que a empresa exerce.

5º- Tenha estratégia

Para alcançar seus objetivos é fundamental que o profissional estabeleça suas metas e tenha estratégias para torná-las realidade. Também tenha estratégias ao produzir suas atividades diárias e perceba que elas podem ser mais importantes do que você pensa, por isso desenvolva-as com o máximo de competência.

6º- Controle seu sucesso

Quando você conseguir atingir o salário desejado e consequentemente novas responsabilidades pode ser que os elogios não cheguem até você a cada serviço bem desenvolvido. Por isso, avalie seu sucesso e suas atividades e tenha consciência do quanto você é produtivo. Não espere reconhecimento alheio porque todos têm muitas tarefas para desempenhar e, assim, falta tempo para elogiar cada funcionário bem sucedido.

7º- Aceite as mudanças

É de extrema importância ser adepto às mudanças e aos desafios que surgem, pois para trabalhar bem com essas modificações profissionais é necessário ser positivo mesmo encontrando dificuldade. A adaptabilidade é uma competência fundamental para o funcionário adquirir um aumento salarial.

Muitas dicas podem ser dadas para conseguir o tão almejado aumento salarial, contudo não existe uma estratégia ou uma receita pronta e eficiente para que todos os profissionais alcancem suas metas.

Veja também, o que pode atrapalhar você na hora de pedir aumento:

1º- Pedir uma promoção muito cedo

É mais normal do que parece. O funcionário acaba de entrar para trabalhar na empresa e procura o escritório do chefe para pedir aumento. Não se deve fazer isso, pois é necessário esperar um tempo para você mostrar todas suas competências e provar que merece receber mais do que o salário inicial.

2º- Você só faz o seu trabalho

Como já descrito, para se destacar é importante realizar serviços extras que mostrem seu esforço e qualificação. Dessa forma, quando você se nega a executar tarefas além das combinadas inicialmente é provável que o aumento salarial também não chegue a você.

3º- O cargo desejado não existe

Outro equívoco é pedir um salário referente a uma função que não existe dentro da empresa, por isso é necessário conhecer todos os setores da empresa antes de pedir aquele aumento.

4º- Você não tem boas atitudes

Suas atitudes devem ser condizentes com o ambiente de trabalho. Não espere receber um aumento no salário se você não se comporta bem profissionalmente.

Para conseguir um bom aumento de salário é importante que o profissional tente seguir, pelo menos, algumas dessas dicas. Mesmo que a sua empresa não tenha um plano de carreira, o reconhecimento pode vir como um bônus ou como um benefício anual e, se você tiver muita necessidade e urgência do aumento, procure um novo emprego que lhe ofereça o salário e os benefícios almejados. O mais importante é se sentir satisfeito e realizado em sua carreira.

 

Você busca por um salário mais alto ou já se encontrou nessa situação? Então mande nos comentários sua experiência.

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 Anos: Conheça os melhores cursos!

Faculdade de 2 Anos: Conheça os melhores cursos!

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.