dcsimg

Confira 8 dicas rápidas para diminuir o estresse

Veja como diminuir o estresse com técnicas simples, rápidas e eficazes!

Como aliviar o estresse

O dia a dia da maioria dos brasileiros é uma pedreira. Muitos têm que acordar cedo para ir ao trabalho, passam pelo chuveiro às pressas, tomam café da manhã no caminho, entre uma parada e outra, encaram um trânsito parado, os trabalhos atrasados, o chefe reclamão, aquela conta atrasada e mil reuniões ao longo do dia, para depois pegar outro engarrafamento na volta para casa. Ufa! Só de imaginar já dá aquela canseira!

Não é de se estranhar que uma hora o estresse bata à nossa porta e entre com tudo, atrasando a vida e tornando a rotina ainda mais pesada.

Uma pesquisa da revista Forbes revela dados impressionantes sobre o cotidiano de um profissional no mundo: ele responde por 30 a 100 projetos e não tem sossego: é interrompido em média 7 vezes por hora – sim, por hora! Com a economia aos solavancos, muitas empresas estão passando por restruturações, o que causa apreensão nos funcionários e, consequentemente, mais estresse. Quem não tem medo de perder o emprego hoje em dia?

Nosso conselho aqui é: faça tudo que for possível para combater o estresse. Assim você não perde produtividade, vai se livrar daquele desânimo constante, evitar enxaqueca e dores pelo corpo, além de condições mais sérias, como arritmia cardíaca e pressão alta.

Alguns hábitos simples podem ajudar a evitar ou diminuir o estresse, ter maior qualidade de vida no trabalho e em casa.

Inspirados em um artigo intitulado 5 exercícios para reduzir o seu stress em 5 minutos da Love Mondays, reproduzimos aqui algumas dicas e fomos atrás de outras para ajudar você a mandar o estresse para o espaço. Confira!

1. Dê um abraço!

Há comprovação científica de que um simples e sincero abraço pode trazer efeitos benéficos na luta contra o estresse.

Aquela sensação de acolhimento e bem-estar que temos ao abraçar alguém faz o organismo liberar uma substância chamada ocitocina, um hormônio que ajuda a gente a relaxar, aumentar a confiança e ter mais compaixão. O ideal é dar uns 8 abraços por dia!

2. Permita se dar alguns “luxos”

Não estranhe esse tópico: luxo aqui não é significado de caro nem de exclusivo!

Dormir até tarde uma vez por semana pode ser um luxo. Tomar um banho de mar, de rio ou de cachoeira, também. Saborear um bom café, ir a um restaurante legal de vez em quando, andar de bicicleta, fazer uma massagem – tudo isso pode ser luxo.

Cultivar pequenos hábitos de prazer – desde que sejam possíveis e não interfiram negativamente, por exemplo, no orçamento ou na vida das pessoas – é um bom redutor de estresse.

3. Faça exercícios de respiração

Não é à toa que muitos exercícios de meditação sejam baseados em técnicas de respiração.

Uma prática bem simples, ensinada pela Love Mondays, mostra como aliviar os sintomas de estresse no dia a dia. Anote aí:

  • Inspire contando até 4
  • Prenda a respiração e conte até 7
  • Solte lentamente a respiração contando até 8

Repita esse exercício por cinco minutos todos os dias. Depois de um período volte aqui e conte para a gente, nos comentários, quais foram os efeitos trazidos no seu dia a dia!

4. Faça atividades físicas

Você não precisa ser atleta para se dedicar a atividades físicas. Qualquer prática vale, desde que seja constante (pelo menos três vezes por semana): caminhada, futebol, yoga, bicicleta, dança, musculação, alongamento. O bem-estar físico é a primeira arma no combate ao estresse. No exercício, o corpo libera endorfina, hormônio responsável pelo controle da tranquilidade e aumento da confiança.

Se você combinar com boa alimentação, terá uma fórmula imbatível na guerra contra o estresse.

5. Conheça seus limites

No trabalho ou na vida pessoal, chega uma hora em que a gente precisa reconhecer os próprios limites.

O acúmulo de responsabilidades é um dos fatores que mais causam estresse e prejudicam a carreira: na ânsia de querer parecer um super profissional, as pessoas assumem mais tarefas do que são capazes de conduzir e aí acabam justamente no caminho oposto.

Na vida pessoal é assim também. Isso sem falar na falta de tempo que decorre da prática de querer abraçar o mundo – e tempo é fundamental para a gente descansar, relaxar e se preparar para um novo dia!

6. Use a escrita como meio de terapia

A Love Mondays tem uma dica muito interessante para combater o estresse: escrever. Colocar todos os seus sentimentos, planos, medos e expectativas por escrito pode ser um excelente canal de autoconhecimento e de descompressão. Mas nem pense em jogar tudo isso nas redes sociais. O ideal é ter canais ocultos, sem que as pessoas estejam lá para julgar ou criticar seus pensamentos. Você pode usar ferramentas como o Word ou o bom e velho diário.

7. Dê pequenas escapadas ao longo do dia

Ninguém é um robô capaz de trabalhar 15 horas por dia sem parar. Se você costuma fazer isso, talvez seja hora de repensar. Trabalhar bastante é inevitável às vezes, mas o corpo também pede uns momentos de descanso.

Além do almoço e da pausa para o cafezinho, faça micro paradas ao longo do dia: cinco minutos para fazer exercícios de respiração, outros cinco para ficar em silêncio profundo naquela sala de reuniões que ninguém está usando, mais cinco para dar uma boa alongada nos músculos e assim por diante. O ideal é fazer isso em intervalos, a cada 90 minutos. A pesquisa da revista Forbes revela que esses pequenos períodos de paz podem, inclusive, provocar uma sensação de rejuvenescimento.

8. Identifique o que causa estresse em você

O que provoca estresse ao longo do dia? O chefe mal humorado? O barulho da avenida? O trânsito até o trabalho? O calor? O tanto de tarefas que tem para terminar?

Os fatores causadores podem ser muitos, por isso é bom fazer uma varredura e descobrir o que tem provocado problemas ao longo do dia, da semana, do mês. Conhecendo as origens, dá para trabalhar com o que pode ser melhorado.

Às vezes não tem como fugir, mas em vez de deixar o estresse entrar de vez, crie mecanismos de defesa para dar aquela contrabalançada. O problema é cumulativo, vai se manifestando aos poucos – fique atento aos sinais!

Uma das consequências mais graves do estresse é a baixa no sistema imunológico, o que abre portas para inúmeras doenças físicas e psicológicas. Não deixe que isso aconteça com você!

Sobre a Love Mondays

A Love Mondays é a maior comunidade de carreiras do Brasil. Através de faixas salariais e avaliações sobre o ambiente de trabalho em mais de 75 mil empresas, apoia 1 milhão de profissionais a tomarem melhores decisões de carreira.

Veja também:

Levantamento inédito mostra onde encontrar emprego

O que você tem feito para combater o estresse? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin