dcsimg

Como elaborar um Plano de Carreira?

Você sabe o que é e para que serve um Plano de Carreira? Confira o artigo que preparamos pensando em você. Saiba mais sobre o crescimento profissional por meio do Plano de Carreira.

O Plano de Carreira é um conjunto de metas e etapas que o fará alcançar um objetivo específico em longo prazo. O Plano de Carreira serve como um direcionamento para o crescimento profissional. Ele permite que o indivíduo alcance cargos maiores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho. A execução do planejamento exige persistência, disciplina e paciência, uma vez que é um processo gradativo que envolve inúmeros obstáculos.

Suitable candidate

Um bom Plano de Carreira é aquele que possibilita a programação do tempo necessário para atingir os objetivos, permite ao profissional avaliar seus conhecimentos e habilidades e apresenta os possíveis projetos para desenvolvimento na empresa.

O Profissional e a Empresa

O Planejamento de Carreira apresenta benefícios tanto para o profissional quanto para a empresa. Com o Plano, o profissional saberá quanto tempo levará para escalar os degraus que visa alcançar; estará ciente dos projetos e competências que deve desenvolver; economizará tempo, dinheiro e energia com ideias inviáveis; atingirá seus objetivos de maneira mais clara e mais bem planejada. Para a empresa, o planejamento diminuirá a rotatividade e a contratação de funcionários; diminuirá os riscos, uma vez que as ações foram estudadas e planejadas; aumentará a qualidade dos serviços prestados; criará um clima saudável de competição entre os funcionários e trará lucros financeiros.

O profissional que deseja alavancar sua carreira por meio de um Plano de Carreira deve deixar que a empresa saiba de suas intenções, precisando apresentá-las ao setor responsável, normalmente, o RH (Recursos Humanos) que orientará e acompanhará a atuação desse funcionário.

Elaborando um Plano de Carreira

O Plano de Carreira deverá ser feito pensando nas intenções do funcionário e nas necessidades da empresa. Ele deverá funcionar como uma rota, um caminho a ser seguido para se chegar ao tão esperado destino profissional, sendo necessário para isso:

  • Identificar as necessidades e interesses do funcionário e da empresa;
  • Traçar e direcionar seus objetivos;
  • Estabelecer o tempo para alcance dos objetivos;
  • Apresentar as competências necessárias;
  • Executar as etapas;
  • Ter um olhar crítico;
  • Traçar estratégias e obstáculos;
  • Estar de acordo com o mercado de trabalho;
  • Acompanhar e apontar os resultados obtidos.

Confira aqui dicas para conseguir um aumento salarial.

O bom profissional, além do Plano de Carreira, deve procurar sempre melhorar o seu currículo atualizando-se, lendo, participando de palestras, cursos e se relacionando bem com todos no ambiente de trabalho.

O Plano de Carreira por si só, não significa que o profissional vá atingir seus objetivos, pois antes de planejar é necessário saber se a empresa permite essas mudanças hierárquicas de cargo por esse meio ou somente por promoção.

E você, já elaborou seu Plano de Carreira? Então conte-nos aqui nos comentários quais são suas metas profissionais!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin