dcsimg

Como faço para pedir um aumento de salário?

Confira algumas dicas de como pedir aumento de salário sem se prejudicar profissionalmente.

Como pedir aumento de salário?

Em algum momento da vida profissional o trabalhador vai se encontrar em uma condição que é fundamental um aumento de salário. Porém, essa situação pode ser bem embaraçosa se o indivíduo não estiver devidamente preparado. Por isso, é importante que o profissional faça algumas avaliações de como e quanto têm produzido positivamente para a empresa. Somente após se analisar enquanto funcionário, organize suas argumentações para pedir aumento de salário.

É necessário que o profissional tenha em mente algumas argumentações para saber como pedir aumento de salário, por isso, confira algumas dicas de como passar por esse momento sem se prejudicar. É importante lembrar que negociar um aumento é direito de todo trabalhador.

Veja algumas dicas de como pedir aumento de salário

1º- Não use motivos pessoais

Ao organizar-se para pedir um aumento é importante ter argumentações sólidas e objetivas, pois alguns motivos pelos quais se faz necessário ter mais dinheiro não é relevante para seu diretor ou gerente. Algumas das alegações mais usadas que não ajudam ninguém a conseguir um aumento é o nascimento de um filho ou que precisa pagar algum gasto extra.

2º- Aborde seu chefe em local apropriado

Um erro comum entre os profissionais é a abordagem desenfreada que lançam ao chefe. Para pedir aumento de salário é necessário antes marcar uma reunião. Muitos funcionários quando sentem necessidade de um acréscimo salarial procuram encontrar o chefe no horário do café ou quando estão criando um projeto juntos e jogam insinuações ao patrão. Isso além de ser totalmente antiprofissional é também muita falta de educação e até mesmo imaturidade. Dessa forma, seu líder pode se sentir ofendido ou pensar no quanto lhe falta profissionalismo para resolver situações simples. Por isso, esse tipo de abordagem não tem eficácia.

3º- Não faça chantagem

Uma tática muito usada para pedir aumento salarial é dizer que possui uma proposta mais interessante da que se tem na empresa em que está trabalhando. Essa frase até pode surgir efeito positivo, contudo pode dar muito errado se for mentira ou seu chefe pode acreditar que está sofrendo chantagem e desconsiderar qualquer chance de fazer algum acréscimo no seu salário mesmo que você seja merecedor.

4º- Considere a situação da empresa

É inviável pedir aumento de salário se a empresa estiver passando por dificuldades financeiras, mudança de gerenciamento ou troca no modelo de gestão. Nesse sentido, espere momento mais oportuno para fazer o pedido de aumento.

5º- Saiba quanto seu trabalho vale

Quando for se preparar para pedir o aumento salarial faça uma pesquisa para saber quanto o mercado de trabalho está pagando para o profissional que exerce a mesma função que você. Além disso, é essencial avaliar o quanto é justo o que você recebe pelo trabalho que produz e se você está produzindo mais que o esperado pelo seu cargo dentro da empresa. Assim vá para a reunião solicitada por você para pedir aumento de salário com um valor em mente.

6º- Esteja preparado para negociar

Como qualquer pedido que é feito para uma outra pessoa, esse também pode ser negado ou pode ser negociado e você deve estar preparado para isso. Seu patrão pode lhe oferecer um cargo diferente do que você tem e com responsabilidades maiores para ser justo com o aumento de salário. Pense se você é capaz de desenvolver outra função dentro da empresa com a mesma eficiência que faz o seu trabalho atualmente. Outro ponto a se pensar é sobre um prazo que seu chefe pode pedir para dar seu aumento, pois isso pode ser feito a longo ou a curto prazo de forma que a cada mês, por exemplo, ele aumente 5% até completar 15% de acréscimo.

7º- Aponte suas principais qualidades profissionais

O que se espera de um funcionário que deseja um aumento é que sua produtividade seja maior da que o seu cargo exige, visto que nenhum profissional que não tem produtividade boa conseguirá um aumento. Mostre para seu líder quando for pedir o aumento salarial seus principais feitos dentro da empresa e que é relevante seu pedido. Além disso, nunca tente comparar sua produtividade com a de um colega de serviço, pois isso pode lhe prejudicar e demonstrar falta de profissionalismo.

8º- Seja objetivo e claro

Quando chegar o momento oportuno e marcado previamente com seu chefe, não tente criar uma conversa para depois entrar no assunto desejado. Seja objetivo e não use como argumento fatores pessoais e sentimentais como doença, por exemplo. Diga quanto deseja receber e mostre porque seu pedido é coerente e que a empresa tem a ganhar com isso também.

Veja alguns argumentos plausíveis

  • Competência;
  • Comprometimento;
  • Resultados que possam ser comprovados;
  • Demonstrar que o seu salário está defasado;

O principal ao se pedir um aumento de salário é ter bom senso e aguardar um momento apropriado que seu chefe esteja de bom humor. Pois existem vários tipos de líderes e é necessário conhecer o seu para não se prejudicar por um motivo desse. Contudo, não existe uma fórmula para fazer esse pedido. Se o aumento for negado e estiver insuportável continuar na empresa nas condições que você se encontra, o mais recomendado é procurar por um trabalho que dê a você satisfação e que o estimule a produzir cada vez mais.

Você já passou por uma situação dessa ou está pensando pedir um aumento para seu patrão? Mande nos comentários sua opinião ou sua pergunta sobre esse assunto.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin