dcsimg

Como se tornar um professor

Você se identifica com a profissão de professor? Confira alguns caminhos possíveis e saiba onde estudar para ingressar nesta carreira!

Mestrado a Distância

O Brasil é um país carente de professores, especialmente na educação básica. Para amenizar o problema, o País vem investindo pesado na formação, ampliação do mercado de trabalho e melhoria de salário para esses profissionais. Mas ainda há um longo caminho pela frente.

Temos, em todo o território nacional, quase 200 mil escolas e cerca de 52 milhões de alunos. Fazendo um comparativo com esses números, é como se precisássemos de gente para ensinar toda a população da Inglaterra!

Ou seja: é um universo vastíssimo em contínuo crescimento e que precisa cada vez mais de novos profissionais.

Um levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que a taxa de ocupação da área de Educação e Formação de Professores chega a 94,13%. Portanto, se você quer se tornar um professor, saiba que entrará em uma área com muitas oportunidades de trabalho, especialmente no serviço público, que concentra quase 84% desses profissionais no Brasil.

Veja a seguir como se tornar professor e fazer parte da carreira mais importante para o desenvolvimento de um país!

Primeiros passos para se tornar um professor

Existem inúmeras possibilidades de formação para professores. No Brasil, temos pelos menos quatro caminhos possíveis. Entenda cada um deles:

  1. 1.    Cursos superiores de Licenciatura: habilitam o profissional a atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. É o tipo de formação mais comum, disponível em praticamente todas as universidades brasileiras. Entre os mais procurados, temos: Letras, Química, Ciências Biológicas, Geografia, etc.
  1. 2.    Curso superior de Pedagogia: forma professores para atuar na Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Também habilita o profissional a atuar na gestão do sistema escolar.
  2. 3.    Normal Superior: é uma graduação superior similar à Pedagogia, também na modalidade licenciatura. Forma professores para atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
  3. 4.    Magistério: é um curso de nível médio que forma professores para atuar na educação infantil. Até pouco tempo atrás, os profissionais com magistério podiam lecionar até o quarto ano da educação fundamental. Um projeto de lei alterou essa permissão e agora é necessário buscar formação superior para continuar ensinando a essas séries.

Veja, em resumo, onde cada um desses profissionais pode atuar:

Licenciados e Pedagogos

  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Ensino Superior (apenas pós-graduados)

Normal Superior

  • Educação Infantil
  • Primeiros anos do Ensino Médio

Magistério

  • Apenas na Educação Infantil

Como se tornar professor universitário

Para ser professor do ensino superior, o profissional terá que investir mais tempo em formação.

Até pouco tempo atrás, para ser professor universitário bastava ter concluído um curso de graduação. Essa realidade mudou e hoje é preciso ter, no mínimo, uma pós-graduação lato-sensu (especialização) para atuar em faculdades privadas e no mínimo uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para ser professor em universidades públicas federais.

Mercado de trabalho para professores

A maior oferta de vagas para professores está no serviço público. Existe um plano de carreira nacional unificado, que se aplica a todos os professores da educação pública federal, estadual ou municipal.

Conforme o mercado vai crescendo e absorvendo mais professores, vai aumentando também a exigência por formação de alto nível (especialização, mestrado e doutorado).

Os melhores salários estão no ensino superior e variam conforme a titulação do profissional.

Dentre as principais atuações dos professores, podemos destacar:

  • Realizar assessoria pedagógica na sua área de conhecimento.
  • Atuar na produção de conteúdos para cursos a distância e acompanhar o desenvolvimento dos alunos nesta modalidade.
  • Ministrar aulas no Ensino Fundamental e Médio.
  • Ministrar aulas em graduações e pós-graduações.
  • Produzir, revisar e editar textos para empresas do ramo editorial.
  • Prestar serviços de assessoria para empresas.

O professores também podem optar por se especializar na gestão educacional, ocupando cargos de direção em escolas e faculdades, por exemplo.

Onde estudar para se tornar Professor

Os cursos de licenciatura são fáceis de encontrar na grande maioria das universidades brasileiras. Antes de investir em qualquer formação, é importante verificar dois itens básicos:

  1. Se a universidade é reconhecida pelo Ministério da Educação.
  2. Se o conceito do curso escolhido junto ao MEC é elevado.

O primeiro item garantirá a validade do seu diploma; o segundo, que você está ingressando em um curso de qualidade.

Conheça algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem licenciaturas nas principais áreas do conhecimento:

 

Veja também:

Quanto ganha um professor universitário?

Está pensando em seguir carreira como professor? Conte para a gente em qual área do conhecimento você gostaria de atuar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin