dcsimg

Descubra como se tornar um executivo

Gosta de dinamismo, tem espírito de liderança e talento gerencial? Então a função de executivo pode ser ideal para você. Descubra como se tornar um!

homem-moedas

O executivo é o profissional responsável por funções gerenciais importantes em uma empresa e possui conhecimentos profundos da área em que atua. Ele pode exercer suas atividades nos mais diversos setores, mercados e departamentos: multinacionais, mercado de artes, comunicação, administração, recursos humanos, etc.

É uma carreira que não exige formação específica, mas requer experiência profissional e uma série de talentos: liderança, capacidade de negociação, visão estratégica, habilidades em gestão e muita responsabilidade.

Muitos executivos têm formação específica no mercado em que atuam. Temos, por exemplo, médicos-executivos, engenheiros-executivos, administradores-executivos, dentistas-executivos, jornalistas-executivos, administradores-executivos e tantos outros.

Interessou-se pela carreira? Então conheça detalhes da profissão e descubra o que estudar para se tornar um executivo!

A carreira do executivo

O executivo é, antes de tudo, um profundo conhecedor do negócio da empresa. Ele domina os pormenores do ramo em que atua, enxerga longe, conhece os procedimentos mais comuns da área, sabe lidar com pessoas, negociar e identificar oportunidades.

Não é, portanto, uma atividade que se aprende apenas em sala de aula, em cursos de graduação ou especialização. Universidades não formam executivos, mas dão a base necessária para o exercício da profissão. O resto vem com a vivência e as experiências positivas e negativas. Uma boa uma dose de talento ajuda também.

O executivo pode ser um profissional que veio de uma área técnica (médicos, publicitários, profissionais do marketing ou de TI, por exemplo) ou da área de gestão (recursos humanos, negócios, finanças, etc.).

Mas afinal, o que faz um executivo? Sumariamente, este profissional é responsável por cinco grandes atividades estratégicas de uma empresa:

  • Análise (cenários econômicos, concorrência, etc.)
  • Planejamento (metas, custos, objetivos)
  • Organização (salários, planos de ação)
  • Liderança (coordenação de equipes, negociação)
  • Controle (acompanhamento de planos de metas, recursos)

Dentre os cargos mais comuns ocupados pelos executivos, destacam-se:

  • Executivo de Vendas: responsável por identificar clientes em potencial e gerar novos negócios para a empresa. Tem ampla visão na área comercial, conhece os mercados e os concorrentes. Enxerga oportunidades de negócio e sabe aproveitá-las.
  • Executivo de Contas: gerencia e faz o relacionamento com os clientes de uma empresa, busca novos negócios e antecipa tendências de mercado para sua área de atuação.
  • Executivo de Mídia: responsável por garantir receitas comerciais através de vendas externas, manutenção e captação de clientes para veiculação de mídias em diversos meios (TV, rádio, internet, outdoors, jornais, revistas, etc.).
  • Executivo de Novos Negócios: atua na busca por novos negócios, faz análises estratégicas, visita potenciais clientes ou parceiros e define estratégias de abordagem.

Repare que em todos os cargos, independentemente da área, existe uma atividade em comum: a busca por novas oportunidades.

Como se tornar um executivo

O melhor caminho para se tornar um executivo é conhecendo tudo a respeito do setor, mercado ou área em que você atua: histórico, casos de sucesso, legislação, tecnologias, concorrência, negociações, pessoas-chave, parceiros, etc. É preciso também estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo e ter bons contatos que possam abrir portas ou fornecer informações estratégicas.

Um curso superior e uma pós graduação podem ajudar bastante a abrir o caminho, mas, como dito anteriormente, não existe uma formação de onde o aluno saia automaticamente como executivo. Trata-se de um cargo que se consegue pelo conhecimento, experiência e habilidade em entender o mercado de atuação.

Podemos dizer, no entanto, que a área que melhor permeia as atividades desse profissional é, no geral, a Administração de Empresas e formações similares.

Na prática, o executivo pode ter qualquer formação acadêmica, tanto em grau tecnológico como em bacharelado. Os diferenciais são mesmo a visão de negócios, o pensamento estratégico e a habilidade em lidar com clientes consolidados e potenciais.

Para quem tem interesse em seguir nesta carreira, aqui vão algumas dicas de cursos que podem ajudá-lo a alcançar este cargo:

  • Administração de Empresas
  • Ciências Contábeis
  • Engenharia da Produção
  • Marketing
  • Ciências Econômicas
  • Gestão Comercial
  • Gestão Pública
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Processos Gerenciais
  • Gestão Financeira

Por se tratar de um cargo muitíssimo concorrido, é importante saber que um bom executivo deve investir continuamente em pós-graduações (especializações e MBA) e cursos nas áreas de negócios e inovação.

Conheça algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos de graduação nas diversas áreas relacionadas à carreira de um executivo.

Privadas:

Públicas:

Veja também:

Administração de Empresas

Você vai encarar o desafio de ser um executivo? Em que tipo de empresa você gostaria de trabalhar? Compartilhe suas ideias conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin