dcsimg

Como trabalhar legalmente nos Estados Unidos?

Certamente já passou pela sua cabeça a ideia de trabalhar fora do Brasil. Caso os Estados Unidos seja uma das suas opções, não deixe de conferir neste artigo as maneiras de se conseguir essa oportunidade de maneira segura e legal.

statue-of-liberty_600

Já pensou em dar aquela turbinada na sua carreira trabalhando nos estado Unidos? Seja em um estágio, um curso de férias ou até mesmo um trabalho permanente? As oportunidades vêm aumentando a cada dia, principalmente no ramo da tecnologia, e você pode ser o próximo a ter a oportunidade de enfrentar uma empreitada dessas. Caso tenha esse desejo, acompanhe as dicas que o Guia da Carreira preparou para que você possa trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

Qualquer mudança requer um estudo apurado das viabilidades. Quando se trata de mudança de país, esse estudo é bastante complexo e envolve uma série de análises como o domínio do idioma e o método de entrada no país desejado. No caso dos Estados Unidos não é diferente, e se você está disposto a correr os riscos saiba que enfrentará um longo processo burocrático mas que também não é o bicho de sete cabeças que muita gente pensa.

O primeiro passo quando se está prestes a sair do seu país de origem será providenciar os documentos necessários. Neste caso, o melhor a se fazer é uma programação bem definida da sua viagem, uma vez que esse processo poderá ser um pouco demorado. O primeiro documento necessário será um passaporte, a partir disso você poderá se concentrar na segunda etapa, a obtenção de um visto temporário de trabalho.

Como obter um visto de trabalho

O visto de trabalho, diferente dos demais tipos de vistos, oferece a você a legalidade de estar dentro dos Estados Unidos por um certo período de tempo no qual você poderá exercer atividade de trabalho. Atualmente existem diversos tipos de vistos, seja para imigrantes ou vistos de trabalho, e cada um com suas particularidades específicas.

Qualquer pessoa poderá solicitar o visto de imigrante a fim de que se possa residir legalmente nos Estados Unidos, tendo ou não a objeção de procurar emprego. Para isso, o interessado deverá estar atento as leis e procedimentos para saber se ele se enquadra nos requisitos desse visto.

Um tipo de visto de trabalho importante é o H-1B, porém esse visto além de ser destinado principalmente para a área técnica, ele também é um pouco complicado de se obter. Caso Você tenha interesse nesse visto, existem algumas particularidade que valem a pena serem comentadas:

  • O visto H-1B, geralmente é custeado pela empresa que oferecer a oportunidade de emprego.
  • Ser licenciado em qualquer carreira e portador de um diploma, que poderá ser requerido pela empresa.
  • O visto H-1B tem duração média de três anos podendo ser estendido, não ultrapassando 6 anos.

Caso você não se enquadre nas opções mencionadas acima, saiba que existem ainda outras maneiras de se entrar nos Estados unidos de forma segura e legal. Trata-se dos planos de intercâmbios. Se você for acadêmico em qualquer tipo de instituição, seja ela pública ou privada, saiba que é comum que essas instituições tenham convênios com universidades americanas, possibilitando um intercâmbio e até mesmo um estágio no país.

Outra maneira de se trabalhar nos Estados Unidos é sendo indicado para trabalhar em uma empresa americana, isso ocorre geralmente por mérito excepcional da pessoa. Neste caso, a empresa certamente auxiliará nos procedimentos que envolvem a obtenção de vistos e documentação necessária, simplificando o processo de imigração.

Existem ainda planos do governo americano para suprir a carência de mão de obra que esteja em falta no país, nesse caso, o governo auxilia e simplifica o processo de obtenção de vistos. Seja qual for a forma de imigração legal nos Estados unidos, não deixe, caso tenha a oportunidade, de trabalhar no exterior. Isso turbinará a sua carreira além de possibilitar uma experiência incrível.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin