dcsimg

10 Dicas de Como se Comportar nas Redes Sociais

Você sabia que muitos recrutadores verificam perfis de candidatos antes de chamar para entrevista. Por isso é necessário ter certos cuidados com os assuntos que aborda no seu perfil em mídias sociais. Fique atento as dicas!

rede-social

Você gosta de mexer no Facebook e no Twitter? Atenção!

Muitos recrutadores observam os perfis dos candidatos nas redes sociais, e muitos gerentes de RH ficam de olho nas publicações de seus funcionários. Por isso é importante que fique atento ao que está postando em seu perfil, verificar as páginas e grupos que você tem ligação.

Atualmente as redes sociais tem ajudado e muito as pessoas que buscam por emprego, isto porque muitas empresas aderiram as redes sociais para buscar os seus profissionais. Mas dependendo do comportamento do candidato, a rede social pode ser prejudicial!

A equipe do Guia da Carreira elaborou 10 dicas que são interessantes para serem seguidas pelos novos profissionais que estão preocupados com a sua imagem:

1 – Expor Informações Pessoais

É importante que você tenha muito cuidado ao expor suas informações pessoais. É necessário um limite, então é importante que certas informações não sejam divulgadas em redes sociais. Por isso tome cuidado com as informações que publica em seu nome. Pessoas que divulgam mensagens de ódio ou muitas brincadeiras podem passar uma impressão negativa.

2 – Grupos, Comunidades e Páginas

Cuidado com as páginas, grupos ou comunidades que você possui ligação. Se possui ligação com temas que são preconceituosos, racistas ou que falem mal de trabalho, é melhor se desligar, pois pode ser um fator decisivo para um desempate diante da escolha do recrutador.

3 – Preserve sua Identidade

Preserve sua identidade o máximo que puder, publicar tudo que faz durante o dia ou a noite fica cansativo para os seus amigos, imagine para um recrutador. Fazer isso pode te prejudicar, pois imagina-se que se você posta de 5 em 5 minutos, fatalmente irá utilizar as redes sociais com frequência dentro do horário de trabalho.

4 – Fotos

É importante tomar cuidado com as fotos. Fotos com a família, fotos em viagem, fotos em momentos de lazer não irão te prejudicar, porém fotos que “sensuais” ou agressivas podem destruir sua imagem.

5 – Opinião

Dê uma opinião construtiva aos participantes da sua rede de amigos, é interessante que atue dando sugestões de resoluções para problemas sociais. Compartilhar com os integrantes de redes sociais assuntos sociais pode ser relevante para o seu perfil. Mas cuidado para não dar opiniões muito radicais ou se envolver em polêmicas.

6 – Mentiras

Muitas vezes os recrutadores se deparam com mentiras em currículos, que são descobertas através dos perfis dos candidatos em redes sociais. Por isso é extremamente importante que exponha  a verdade no currículo e em entrevistas de emprego.


7 – Empregos Antigos

É importante que não divulgue nenhuma opinião sobre os empregos antigos, mesmo que tenham sido experiências ruins. Este é um fator importante que os recrutadores buscam em seu perfil de redes sociais.

8 – Ortografia e Gramática

Apesar do meio de comunicação online permitir o uso de abreviações e linguagem coloquial, é interessante que tente manter uma postura um pouco acima do coloquial, para isso é importante que preste atenção naquilo que está escrevendo. Evite os erros gramaticais e ortográficos e faça uma boa imagem para um recrutador.

9 – Posições Políticas

Quando se trata de assuntos políticos ou partidários, é interessante que deixe a sua opinião para você mesmo ou quando está apenas com os seus colegas em uma conversa. Postar fotos de candidatos, opiniões referente aos políticos ou influenciar os amigos a votarem em alguém não é interessante, a não ser que sua pretensão de emprego ou o seu trabalho tenha ligação com o assunto.

10 – Falar aquilo que falaria pessoalmente

Muitas pessoas utilizam as redes sociais para desabafar ou jogar indiretas para as pessoas que tem desavenças, porém é uma pratica que não é bem vista. Por isso é importante que tudo aquilo que publica seja de forma natural e que tenha certeza que o que está sendo falado ali seria falado pessoalmente.

É importante que a mentalidade das pessoas mudem em relação a rede social. Atualmente tudo que está publicado em seu nome na internet pode ser visto por qualquer um. Fique atento a essas dicas, principalmente se está se sentindo ameaçado no seu trabalho, tenha cuidado! E se está procurando por um emprego, boa sorte!

Compartilhar

Facebook Twitter Google Linkedin