dcsimg

O Curso de Artes Cênicas

Conheça o curso de Artes Cênicas e as diversas áreas de atuação do profissional. Veja também como está o mercado de trabalho na área!

O Curso e o Profissional de Artes Cênicas

Diante os primeiros passos na decisão em fazer o curso de Artes Cênicas no Brasil, deve-se pesquisar antes sobre todas as instituições e os pontos positivos e negativos de cada uma, pois muitos são os leques que esse curso oferece, sendo interessante traçar uma linha estratégica. O futuro aluno deve se informar também sobre as habilitações que as universidades oferecem e os objetivos do curso, é importante iniciar um curso superior estando bem esclarecido para evitar sustos e fantasias sobre o que esperar. De maneira geral, entre as opções estão o bacharelado, tecnólogo e a licenciatura.

As diversas áreas de atuação do profissional de Artes Cênicas

Para quem deseja focar em direção teatral, dublagem, dramaturgia, cenografia, figurino, produção, consultoria de imagem e som, iluminação, teoria teatral, críticas em veículos de comunicação o ideal é ingressar em um curso bacharelado.

A habilitação em bacharelado conta, no geral, com disciplinas teóricas como filosofia, sociologia, psicologia, história do teatro, literatura, dramaturgia entre outras disciplinas, e com aulas práticas que envolvem expressão corporal, técnica vocal, dança, improvisação, interpretação para cinema e televisão e dramatização cênica. Em algumas instituições de ensino, ainda no vestibular, o futuro formando deve optar para qual área pretende seguir: direção, figurino ou interpretação por exemplo. A duração do bacharelado nas instituições brasileiras é em média de 4 anos.

Há também possibilidade de focar no curso tecnólogo em Artes Cênicas, que em geral é chamado de Produção Cênica, tem em média duração de 2 anos e é indicado para pessoas que desejam focar em intepretação. Com essa habilitação, durante o curso o aluno se envolve com disciplinas voltadas para formar um profissional que deseja dar ênfase na carreira na área de interpretação. O curso é voltado para expressão do corpo e da voz, o estudo das várias vertentes de interpretação, seja cinema, televisão, teatro ou circo. Esta habilitação é de grande interesse dos estudantes, por ter uma duração menor garantindo uma inserção mais rápida no mercado, mas sendo essencial a grande dedicação dos alunos para absorver todo o conhecimento necessário.

E para quem deseja lecionar em escolas e cursos, seja para público infantil ou adulto, a melhor opção é ingressar em um curso de licenciatura. Também pode ser encontrado com o nome de Educação Cênica ou Teatro, e oferece base para formar professores em diversas áreas do ramo.

Muitas vezes alguns vestibulares exigem, além da prova escrita regular, um teste de interpretação para o ingresso na instituição. Este teste de interpretação é dito como um teste de afinidade, ou mesmo teste de aptidão. Este visa avaliar o dom natural dos estudantes, ou mesmo o treinamento prévio que já possuem.

Por ser um curso que exige que o aluno domine expressão do corpo e da voz, além de gestos e movimentos, raramente alunos ingressam com dúvidas nesse curso. Geralmente, apenas interessados e que já tem um envolvimento com a área, muitas vezes desde criança, é que procuram uma graduação em Artes Cênicas. O profissional deve ter uma grande sensibilidade, imaginação, criatividade e uma forte ligação com artes em geral. Deve também ter uma noção da sociedade em que vive, assim como seu comportamento, para que possa analisá-la, interpretá-la e conseguir representá-la em seu trabalho. É uma profissão que exige bastante memória, tanto verbal quanto emocional, grande capacidade de concentração e entender o signos teatrais e audiovisuais com sua simbologia abstrata. É importante também para a área que o aluno seja comunicativo e que tenha um grande círculo de pessoas conhecidas, pois facilita bastante nessa profissão. É comum conseguir ótimos trabalhos devido ao networking desenvolvido, as indicações são fundamentais e muito comuns.

Mas além das habilitações oferecidas de Artes Cênicas, é importante que o futuro profissional se aperfeiçoe, buscando entre as inúmeras oportunidades existentes na dança, canto, arte circense, línguas ou até sotaques. Se optar para carreira de ator, por exemplo, existem cursos específicos para interpretação para televisão e propagandas comercias.

O Mercado de Trabalho em Artes Cênicas

O salário de um graduado em Artes Cênicas pode variar bastante devido ao grau de formação e cidade de atuação. Basicamente há indicações que o salário inicial possa variar entre R$1900,00 a R$2300,00. Porém, como é uma profissão ligada potencialmente a grandes públicos e indicações há sempre possibilidade de grande ascenção salarial em curto espaço de tempo. Um exemplo clássico são oportunidades de trabalho em propagandas que contam com um cache muito mais favorável, ou mesmo sucesso televisivo repentino.

O mercado de trabalho da área é por muitas vezes concorrido e pequeno. Apesar de novas leis de incentivo à cultura, o campo é bastante competitivo. Para quem deseja seguir carreira como ator, geralmente ingressar em uma companhia de teatro é a melhor opção para início da carreira. É interessante também contratar uma agência, geralmente voltada para comerciais de televisão, figuração, eventos e pequenos papéis em curta-metragem e novelas. Para quem deseja ingressar como cenógrafo ou figurinista, a procura de emprego deve ser em emissoras de televisão ou companhias teatrais. Vale lembrar que como na maioria dos cursos o início de carreira não é fácil, sendo necessário bastante dedicação do profissional afim de expandir a rede de contatos e o aperfeiçoamento profissional.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin