dcsimg

Curso de Inglês – Saiba os desafios e as vantagens para a carreira

Falar um segundo idioma é fundamental para praticamente todos os profissionais. Conheça as vantagens e desafios de fazer um curso de inglês!

Curso de Inglês - Desafios e Vantagens

Ser um profissional poliglota é sempre um grande diferencial para a carreira. Com a globalização, o sucesso profissional está atrelado a pronúncia de mais de um idioma, pois existe a necessidade de comunicação com pessoas de todo o mundo.

Ter fluência no inglês é uma competência primordial para um profissional capacitado e completo. A língua inglesa é uma das mais faladas do mundo e já é considerada essencial para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Porém, somente 3% dos profissionais brasileiros falam o inglês com fluência e sem dificuldades.

A falta de profissionais que sejam fluentes em um idioma específico reflete diretamente nas necessidades no mercado de trabalho. Um índice interessante é que 67% das dez principais empresas do Brasil têm dificuldade em contratar funcionários bilíngues. Saber falar inglês não significa que você domine o idioma. A comunicação assertiva e correta da língua inglesa é essencial para o mundo dos negócios.

Vantagens da língua inglesa para a carreira

 O inglês é a língua-chave do mundo

Algumas frases em inglês já são padronizadas no mundo dos negócios. Termos e expressões no idioma são constantemente utilizados por empresas e se tornaram essenciais para a comunicação entre as organizações e seus colaboradores. Além disso, a maioria das entrevistas de emprego são feitas em inglês, o que se tornou um diferencial nos processos seletivos.

Melhores salários

Os profissionais que tem fluência na língua conseguem salários de até 70% maiores. Além disso, ter domínio do idioma faz que o profissional se destaque dentro da organização e receba promoções mais rapidamente.  Quanto maior o nível hierárquico do profissional, maior é a exigência para o conhecimento do inglês.

Contato com novas culturas

A maioria dos profissionais que tem fluência no inglês faz viagens profissionais para o exterior, tendo contato com outras culturas. Ter conhecimento da língua inglesa faz com que você se comunique melhor e tenha oportunidade de conhecer as diferenças culturais, o que é essencial para o relacionamento com clientes de outros países.

Benefícios mentais

Profissionais que estudaram a língua inglesa por mais de 4 anos se destacam quando comparados aos colegas que não tiveram tal oportunidade. Além disso, pessoas que já tem fluência em uma segunda língua aprendem uma terceira com maior facilidade do que aqueles que falam somente a língua nativa. Profissionais poliglotas tem menores chances de ter um comprometimento cognitivo com a organização.

Destaque

Profissionais que são fluentes no inglês tem melhores chances nos processos seletivos do que aqueles que sabem somente a língua nativa. Muitas organizações possuem clientes de várias partes do mundo, o que faz com que um profissional que tenha conhecimento da língua inglesa acabe se tornando indispensável.

Desafios para a carreira

Diversidade de cursos

Devido a grande importância da língua inglesa para o mercado de trabalho a procura por cursos de inglês está em alta. Com isso, surgiram um grande número de cursos com as mais variadas metodologias de ensino. Porém, muitos deste cursos não possuem estrutura para ministrar aulas de inglês. Na hora de escolher uma escola de idiomas verifique qual o método de ensino por elas utilizado e se este encaixa nas suas necessidades.

Desafios culturais e linguísticos

Existe uma constante preocupação com relação à qualidade do aprendizado e do ensino quando os professores e alunos estão envolvidos em um idioma não nativo. Além disso, os instrutores possuem limitações nas competências linguísticas, o que pode afetar suas aulas. As escolas de idioma estão se abrindo para métodos de ensino mais diversificados, com normas menos rígidas.

Tempo X Estudo

Muitos profissionais que desejam ingressar em um curso de inglês, seja para aprender o idioma ou para aperfeiçoar seus conhecimentos no mesmo, não conseguem conciliar trabalho e estudo. Muitos cursos de inglês tem uma carga horária extensa e exigem muita dedicação dos alunos.
[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin