dcsimg

Curso de Medicina: carreira, mercado e onde estudar

Saiba mais sobre a profissão de Medicina, como é o curso, onde estudar e como está o mercado para quem segue esta carreira!

estetoscopio_600

A Medicina é a área do conhecimento dedicada à restauração e com a manutenção da saúde. Tem como intuito a cura e a prevenção de doenças humanas e o curso de Medicina capacita o aluno a promover o bem-estar mental, físico, social e psicológico do ser humano.

Saiba mais sobre a Medicina, como é o curso, onde estudar e como está o mercado para quem segue esta carreira!

Curso

O curso de Medicina tem como principal objetivo a restauração e a manutenção da saúde, investindo no tratamento e na prevenção de doenças. Além disso, oferece conhecimentos para que o aluno possa promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos, desde a infância até a maturidade.

Nos anos iniciais do curso de Medicina o aluno aprende fundamentos teóricos da área, como Anatomia, Bioquímica e Imunologia. Nos anos seguintes, o curso possui matérias que dão ênfase no estudo de doenças e como elas se manifestam no corpo humano, como Imunologia, Patologia e Fisiopatologia.

Além de aulas teóricas, a faculdade de Medicina tem uma carga horária considerável de aulas práticas, onde o aluno dá plantões em hospitais e se especializa no atendimento de pacientes.

O curso de Medicina é oferecido na modalidade de bacharelado e possui duração de 6 anos, sendo que 2 anos finais são destinados a residência médica. É um curso da área de Ciências Biológicas.

Curso de Medicina: A Formação Básica do Médico

Considerado um curso difícil, já que a dedicação é integral (manhã e tarde) e com um vestibular extremamente concorrido, o curso de Medicina ainda assim é o curso mais procurado nas universidades do mundo inteiro por dois motivos: primeiro por ser uma carreira belíssima, considerada por muitos a mais nobre das profissões e também pelo motivo financeiro, já que os salários de médicos estão entre os melhores do mercado.

O curso de medicina pode ser dividido em 3 fases:

1. Grade Fundamental do Curso de Medicina

Nos dois primeiros anos do curso de Medicina, o aluno aprende os fundamentos teóricos da carreira de médico. Entre as principais disciplinas estudadas podemos citar:

  • Anatomia
  • Bioquímica
  • Biologia
  • Biofísica
  • Fisiologia
  • Farmacologia
  • Imunologia
  • Microbiologia
  • Patologia
  • Histologia
  • Embriologia
  • Genética

Durante esta etapa do curso, a Anatomia é estudada tanto do ponto de vista teórico (livros, textos, animações 3D, figuras, etc.). Nos laboratórios de Anatomia o aluno estuda o corpo humano através da manipulação real de cadáveres e peças cirúrgicas.

Também são realizados alguns experimentos químicos e biológicos com microscópio.

2. Etapa Pré-Clínica do Curso de Medicina

Durante esta fase do curso de Medicina, o principal enfoque são as doenças e como elas se manifestam no corpo humano.

A principal disciplina estudada durante esta fase é a Epidemiologia (estudo das doenças e epidemias). O aluno estuda profundamente as diversas famílias de doenças, sua evolução, os efeitos no corpo humano e também as melhores maneiras conhecidas pela Medicina de combatê-las, preveni-las e curá-las.

Esta etapa do curso medicina que em geral, também dura 2 anos.

3. Etapa Clínica do Curso de Medicina

Durante esta etapa do curso de Medicina, além de estudar na faculdade, o aluno passa a atuar dentro dos hospitais fazendo plantão, sempre sob a supervisão e orientação de médicos formados.

Nstes plantões, os alunos ajudam no atendimento diário dos pacientes e realizam diversas tarefas de manutenção do hospital, tendo contato com especialidades clínicas como: Hematologia, Urologia, Endocrinologia, Cardiologia, Cirurgia, Traumatologia, etc.

Grade do curso

As disciplinas que compõem a grade curricular básica do curso de Medicina são:

  • Fisiologia
  • Neuroanatomia
  • Biologia Molecular e Celular
  • Histologia
  • Embriologia
  • Patologia Geral
  • Imunologia
  • Epidemiologia Analítica
  • Genética Clínica
  • Medicina Legal

Onde estudar Medicina

O curso de Medicina surgiu pela primeira vez em nosso país no ano de 1808, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É um curso bastante procurado no Vestibular e pode ser encontrado em centenas de instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Medicina:

Profissão

O profissional formado no curso de Medicina possui um amplo campo de atuação. São 53 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e as mais comuns, com o maior número de profissionais, são:

  1. Pediatria
  2. Ginecologia e Obstetrícia
  3. Cirurgia Geral
  4. Clínica Médica
  5. Anestesiologia
  6. Medicina do Trabalho,
  7. Cardiologia
  8. Ortopedia e Traumatologia
  9. Oftalmologia
  10. Radiologia e Diagnóstico por Imagem
  11. Psiquiatria
  12. Dermatologia
  13. Otorrinolaringologia
  14. Cirurgia Plástica
  15. Medicina Intensiva

Dependendo de sua especialização, o médico pode dar plantão em clínicas e hospitais, montar seu próprio consultório, ou ainda atuar em universidades, institutos de pesquisa e até mesmo em órgãos públicos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Medicina é amplo e há muitas oportunidades para profissionais de várias especialidades. Os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste são os que oferecem os melhores salários e concentram a maior quantidade de médicos. Porém, há concursos públicos com excelente remuneração em cidades do interior, que têm uma carência grande de médicos.

Além dos altos salários, a Medicina também é a profissão com maior taxa de empregabilidade. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadas (IPEA), quase 100% dos médicos brasileiros estão empregados.

Veja também:

Quanto ganha um médico?

Você se interessa pela Medicina? Pretende fazer esta graduação? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin