dcsimg

10 Dicas do que Fazer em uma Entrevista de Emprego

Dez dicas que irão te ajudar na hora de participar de uma entrevista de emprego. Confira como ter um resultado positivo!

entrevista

Ainda surgem dúvidas de como se comportar na entrevista de emprego. Por ser uma situação de extremo nervosismo para quem vai ser entrevistado é importante ter em mente algumas dicas que podem fazer a diferença na hora que estiver frente a frente com o recrutador.

Primeira Dica – A primeira impressão é a que fica!

Ao entrar na sala de entrevista cumprimente o recrutador dando as mãos com firmeza, caso tenho ali presente mais de uma pessoa para te entrevistar cumprimente todos, só forem mais de cinco pessoas , não é necessário cumprimentar a todos, apenas  o responsável pela entrevista.

Segunda Dica – Apresente-se com firmeza.

Sem prolongar muito o aperto de mão já vá se apresentando, aproveite para dizer quem é você exatamente, sem perder o contato visual com o recrutador. O melhor é usar uma frase comum  como : “ Bom dia, Meu nome é Fulano, como vai?”. Nunca passe uma sensação de desânimo ou abatimento. Se por ventura te oferecerem café ou água, aceite, porém tome com naturalidade ao longo da entrevista.

Terceira Dica – Fique ligado!

Busque pela sintonia no diálogo e se dedique ao máximo na conversa com o recrutador. Lembre-se que este não é um momento de ficar disperso, olhar no relógio ou pela janela. Mantenha uma postura ereta, contato visual e demonstre uma pessoa relaxada e natural.

Quarta Dica – O seu tom de voz é importante.

Fale com clareza, não exagere no tom de voz, porém não sussurre ou murmure. Pronuncie todas as palavras, responda sempre em frases completas nunca deixe algum assunto no ar. Utilize frases afirmativas e que terminem com um ponto final claro. Transmita ao recrutador confiança, determinação e certeza.

Quinta Dica – Assuma seus erros.

Saiba errar, se achar que cometeu algum equívoco ou disse algo indevido, corrija o erro e seja sincero informando que está nervoso(a), pois tem grande interesse pela vaga e que por isso acabou falhando. Mantenha a calma e não se preocupe com o erro, com certeza o recrutador irá compreender completamente a situação.

Sexta Dica – Muito humor é perigoso.

Tenha cuidado com as piadinhas, isso não é hora de fazê-las. O entrevistador também não irá fazer, mas se por ventura ele fizer, dê um sorriso para demonstrar que entendeu. Não seja falso, dê um sorriso e deixe a conversa fluir.

Sétima Dica – Tenha certeza do que está falando.

Entenda a pergunta do recrutador, não há problema nenhum em pedir para o entrevistador esclareça a pergunta que fez e repite. Só responda quando tiver certeza de que entendeu.

Oitava Dica – Sem enrolações!

Responda bem, seja claro e nunca enrole nas respostas. Seja claro, direto e responda rapidamente o que o recrutador perguntar. Demonstre interesse e iniciativa ao responder as perguntas. Não fuja do assunto quando alguma pergunta for “espinhosa” e lembre-se de jamais falar mal do seu antigo emprego, muito menos da empresa.

Nona Dica – Aproveite seu tempo.

Ao final da entrevista, geralmente, o recrutador te perguntará se está com algumas dúvida ou se quer fazer alguma pergunta. Neste momento aproveite para perguntar sobre a atividade que será desempenhada, tente evitar já perguntar do salário, horário e benefícios. Inicie as perguntas com as questões mais generalizadas.

Décima Dica – Garanta uma boa impressão!

Pode ser a última oportunidade de garantir uma boa impressão para o entrevistador, por isso despeça-se com um sorriso demonstrando tranquilidade e segurança. Cumprimente o entrevistador, agradeça o seu tempo, e não procure confirmar neste momento os seus contatos, a não ser que o recrutador lhe solicite.

Essas são dicas que com certeza vão ajudar quando for a hora da sua entrevista de emprego. Também é interessante consultar o outro artigo do Guia da Carreira com as dicas importantes e os  cuidados em entrevista de emprego.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin