dcsimg

5 dicas pra se dar bem em um processo seletivo

Você sabe quais são os cuidados que se deve ter durante um processo seletivo? Confira cinco dicas sobre como se comportar!

comportamento-processo-seletivo

São muitos os jovens que estão em busca de uma colocação no meio profissional. Essa entrada no mercado de trabalho pode acontecer por meio de um estágio, programa de trainee ou cargo inicial e a escolha do melhor candidato sempre é feita por um processo seletivo, independentemente do tamanho da empresa.

Para quem ainda não tem muita experiência profissional, a seleção leva em conta o potencial do candidato, sua formação e, principalmente aspectos comportamentais. Por isso, em muitos casos o futuro profissional será avaliado em entrevistas e dinâmicas de grupo. Nesses momentos o recrutador observa como a pessoa articula suas ideias, trabalha em equipe, lida com prazos e restrições, lidera ou é liderado.
Reunimos aqui cinco dicas sobre como se comportar na dinâmica de grupo de um processo seletivo!

1 – Saiba falar sobre os seus defeitos!

Alguns recrutadores afirmam que muitos jovens ficam apreensivos quando são questionados sobre os seus maiores defeitos e, querendo agradar, dizem que são “perfeccionistas”. Este tipo de resposta não é muito valorizada, pois sabemos que todo ser humano possui defeitos. O que os recrutadores esperam é receber uma resposta sincera, uma demonstração de que o candidato se conhece bem, sabe quais são seus pontos fracos (ou pontos de melhoria) e o que está fazendo concretamente para superar esse obstáculo.

Você não precisa se alongar, nem focar demais nos defeitos. Se você é muito ansioso, por exemplo, conte o que tem feito para melhorar isso (esportes, meditação, etc.). Mas só vale falar a verdade!

2 – Seja sincero!

Outro ponto a ser levado em consideração é a importância de ser sincero em um processo seletivo. Quando estiver frente a frente com o recrutador, procure olhá-lo nos olhos, manter-se calmo e falar com clareza quando for questionado. Não minta, pois quando mentimos nosso corpo demonstra isso através de gestos que os recrutadores sabem identificar.

3 – Falar e escrever bem é essencial!

Na hora de se preparar para um processo seletivo é necessário também treinar a fala e a escrita. Isso causa boa impressão e demonstra que o candidato sabe se expressar. Alguns processos exigem uma redação. O tema depende da empresa e cargo pretendido, mas geralmente os recrutadores pedem para explicar porque a empresa deve contratar você, ou pedem para que você conte suas experiências profissionais passadas.

4 – Evite gírias e vícios de linguagem.

O domínio da língua portuguesa é extremamente importante para qualquer processo seletivo, por isso é importante evitar as gírias, os vícios de linguagem e palavrões. Lembre-se de que você está entrando para um ambiente profissional. Candidatos que demonstram clareza em sua comunicação, linguagem adequada e vocabulário amplo saem na frente no processo seletivo.

5 – Trabalhe bem em grupo.

É normal que você queira mostrar seus talentos e conhecimentos durante o processo seletivo, ou deixar claro que sabe ser um líder. Mas cuidado! Caso você participe de uma dinâmica de grupo, tenha em mente que os recrutadores estão observando a sua capacidade de trabalhar em equipe. Portanto, não “atropele” seus colegas, o segredo é conseguir deixar as pessoas se expressarem normalmente e mesmo assim apresentar traços de liderança (e não de tirania!). Fazer apenas o que alguém manda, demonstrando uma postura passiva também não é uma boa ideia. Envolva-se na tarefa, exponha suas ideias de forma respeitosa e confiante.

Veja também:

Como escrever o primeiro currículo? Saiba mais

Você vai participar de um processo seletivo? Já participou e tem dicas para compartilhar? Deixe um comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin