dcsimg

Entrevista de Emprego –Situações Reais que Acontecem nas Entrevistas

Saiba mais sobre as situações reais que acontecem durante as entrevistas de emprego e confira as perguntas mais comuns!

entrevista de emprego

Quando chega a hora de participar de uma entrevista de emprego, já vem aquele friozinho na barriga e os pensamentos como: Quais serão as perguntas que vou ter que responder? Que roupa vou para a entrevista? Como devo falar na entrevista? O questionário é enorme quando recebemos um convite para participar de uma entrevista. Por isso o Guia da Carreira foi atrás e descobriu quais são as perguntas e situações reais que acontecem durante uma entrevista.

Como devo falar?

Demonstrar muito perfeccionismo na hora de responder as questões que o recrutador está fazendo pode não ser uma tática muito boa para se dar bem durante a entrevista. Por isso tente ser o mais simples possível e demonstrar realmente o que você é. Não tente enganar o entrevistador tentando falar “difícil”, busque usar um vocabulário usual nada muito formal.

Será que é melhor mentir?

Uma das situações mais comuns em entrevista é quando o recrutador faz perguntas que podem ser consideradas um pouco constrangedoras como:  Quais são seus pontos fracos? Pode ser um pouco complicado responder, porque na hora o candidato já pensa “nossa vou falar mal de mim mesmo, não posso, vou mentir”, está muito enganado o candidato que acha que deve mentir ao ser questionado com essa pergunta. O esperado é que o candidato demonstre que tem pontos fracos. É muito mais sincero e positivo para o recrutador.

Perguntas Mais Frequentes

As perguntas mais frequentes em entrevista de emprego são as questões que estão relacionadas ao perfil do candidato. Os recrutadores questionam muito sobre o comportamento pessoal e também sobre os últimos empregos, por isso fique atento a essas perguntas e saiba mais sobre como responder.

As 5 perguntas mais frequentes são :

1- Porque você escolheu esta carreira?

Ao ser questionado com essa pergunta seja sincero e mostre seus interesses, pois este será o momento mais oportuno para demonstrar que realmente deseja trabalhar na vaga concorrida. Fale sobre a empresa e a posição que almeja.

2 – Fale sobre as suas últimas experiências profissionais?

Nesta questão você também deve ser sincero ao responder, lembre-se de uma dica muito importante: nunca fale mal da empresa em que já trabalhou, pois o recrutador pode considerar falta de profissionalismo de sua parte.

3 – Qual o motivo do desligamento com o seu último emprego?

Esta é uma pergunta que pode ser um pouco constrangedora, ainda mais se você tiver tido uma saída não muito amigável da empresa. Se você tiver se desligado simplesmente porque foi demitido, fale a verdade. Tente explicar as mudanças no antigo emprego com um simples resposta : “ A empresa passou por uma nova reestruturação e não foi possível manter o meu emprego”.

4 – Como você se mantém informado?

Para ser um bom profissional é necessário se manter bem informado, ao ser questionado pelo recrutador tenha em mente que se citar qualquer meio de comunicação será necessário fazer um comentário sobre alguma reportagem que tenha lido, visto na televisão ou internet.

5 – Enquanto trabalhava, você se lembra de alguma tarefa que tenho sido difícil de se realizar?

Obstáculos durante o trabalho são comuns, mas você sabe como se dar bem em situações como essa? É importante já pensar que qualquer problema não será difícil de solucionar, basta encontrar a solução correta para o problema. Se você não passou por nenhuma situação como essa, apenas diga que não teve nenhuma situação complicada no seu último emprego.

O nervosismo do candidato é a maior causa de problemas durante entrevistas. Por isso quando for passar por este momento tente manter a calma e ser o mais sincero e verdadeiro possível, demonstre confiança ao recrutador!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin