dcsimg

Fui chamado para uma entrevista de emprego, e agora?

Você enviou seu currículo, tinha o perfil certo e vai fazer sua entrevista de emprego. Bateu a ansiedade? Não se preocupe, temos 7 dicas ótimas para você!

entrevista de emprego

Prepare-se bem para a sua Entrevista de Emprego

Está chegando o grande dia.. você produziu seu currículo, enviou e torceu. Você recebeu um telefonema, a entrevista de emprego está marcada e é hora de encarar o entrevistador (ou banca de entrevistadores) de frente. Embora o seu grande objetivo fosse conseguir essa oportunidade, agora que o sonho está prestes a se tornar realidade você não se sente confiante o bastante. Se este é o seu caso, não fique nervoso. Saiba que esta situação é mais comum do que você imagina.

A ansiedade antes da entrevista de emprego é um muito comum, principalmente para quem vai fazer a sua primeira entrevista. Porém, é preciso ficar atento: o nervosismo na hora da entrevista de emprego e a falta de preparação podem demonstrar imaturidade e derrubar candidatos muito bons.

Mas como adquirir mais confiança ou se sentir mais bem preparado restando apenas pouco tempo para a entrevista ? A resposta é simples: preparação e orientação. Quando enfrentamos uma situação nova ou de grande pressão, estar bem preparado é um fator chave. Confira abaixo uma lista com 7 dicas simples e diretas para se preparar bem para sua entrevista de emprego:

1. Currículo: Mantenha o documento atualizado e tenha-o em mãos para a entrevista de emprego

É essencial manter o seu currículo sempre atualizado. Não o encare como se fosse uma grande lista onde você discrimina todo e qualquer tipo de experiência profissional que você teve. O recrutador tem pouquíssimo tempo para dar atenção ao seu currículo. Por isso ele deve ser o mais breve, conciso e convincente possível.

É importante também levar consigo uma cópia do seu currículo para poder ler e discutir juntamente com o entrevistador. Conheça bem o documento que você escreveu.

2. Um dia antes da entrevista de emprego, mantenha a rotina

Por mais ansioso ou ansiosa que você esteja, é interessante ter uma coisa em mente: possivelmente esta não vai ser a sua última entrevista de emprego, essa empresa não é o único lugar do mundo onde você pode trabalhar. Você ainda tem muita experiência para adquirir, esse momento é apenas mais um desafio.

Isso mesmo, seja realista, seja simples: é apenas mais um desafio pelo qual você vai ter que passar. Não perca o sono por causa da entrevista, não perca o apetite, não coma demais, mantenha a sua rotinas.

3. Conheça o local da entrevista e evite contratempos

Assim que você for chamado para realizar uma entrevista de emprego, visite o local uns dias antes. Conhecendo pessoalmente o local onde será feita a entrevista e o trajeto para chegar até lá, você fica com uma preocupação a menos.

Planeje a melhor maneira de chegar e evite chegar atrasado na sua entrevista. Tenha sempre em mente que a avaliação do candidato começa bem antes da entrevista de emprego em si, um candidato que chega atrasado na própria entrevista passa uma imagem negativa ao entrevistador. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, entre em contato o quanto antes e avise o entrevistador. Assim ele pode se organizar e dizer se vai poder esperá-lo ou se prefere marcar um outro dia.

O ideal é chegar entre 10 e 15 minutos antes do horário previsto.

4. Conheça a empresa onde você vai fazer a entrevista de emprego

Se você enviou um currículo e planeja trabalhar em uma empresa, o entrevistador pressupõe que você conhece (ou pelo menos deveria conhecer) bem aquela empresa e aquele mercado. Sempre que você for realizar uma entrevista de emprego, procure se informar sobre a empresa, conheça a sua cultura, o modo como atua, seus produtos e serviços.

Conhecer bem aquele que poderá ser seu futuro emprego também evita surpresas desagradáveis. Se você for uma pessoa tradicional, não vai se sentir à vontade em uma empresa com métodos de trabalho menos ortodoxos. Da mesma forma, se você tiver um perfil mais inovador pode se sentir desconfortável trabalhando em uma empresa menos aberta e mais burocrática.

Uma das melhores maneiras de causar uma boa impressão no entrevistador é demonstrar conhecimento sobre a empresa e o mercado onde ela atua, isso demonstra interesse do candidato por aquela vaga.

5. Roupa para a entrevista de emprego: use o bom senso

Escolha a roupa que você vai usar na entrevista de emprego com bom senso e já deixe tudo preparado anteriormente. Obviamente, o mais importante é sempre o conteúdo, suas respostas e suas atitudes, mas uma roupa inadequada e uma aparência relaxada podem causar uma péssima impressão.

Procure se vestir de acordo com a imagem e o ambiente da empresa.

6. Empregos anteriores: seja imparcial

Sempre que o entrevistador perguntar sobre o seu emprego anterior, seja imparcial, nunca demonstre emoções infladas. Jamais fale mal do seu antigo chefe, dos seus colegas de trabalho, do ambiente da empresa ou de qualquer aspecto relativo aos empregos anteriores durante a sua entrevista de emprego. Seu entrevistador não está interessado em seus antigos conflitos pessoais.

7. Atitude na entrevista de emprego: seja profissional

Em relação à atitude durante a entrevista de emprego seja o mais profissional possível, você está em um ambiente de trabalho. Evite humor desnecessário, fuja de piadas, anedotas e palavrões. Caso o próprio entrevistador usar do recurso do humor, sorria, mas jamais use artifícios como risada forçada. Seja sério, simples e direto.

Responda as perguntas de modo natural, jamais tente enrolar o entrevistador de qualquer maneira. Sempre que o entrevistador der espaço para a realização de perguntas durante a entrevista de emprego, faça-as. Deste modo você demonstra que está prestando atenção na conversa e que está focado.

Veja também:

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego.

Gostou das dicas? Tem alguma para compartilhar? Deixe um comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin