dcsimg

Saiba o que colocar como objetivo no currículo

Saiba como descrever seu objetivo profissional no currículo e garanta seu lugar no mercado de trabalho!

Objetivo Currículo

O objetivo profissional é uma das informações mais relevantes do currículo. Trata-se de um texto curto (em geral uma ou duas linhas) onde o candidato informa a área de atuação e suas expectativas profissionais.

Não importa se você está tentando seu primeiro emprego ou já possui anos de experiência. Preencher o objetivo profissional é obrigatório se você quiser se destacar entre outros candidatos e garantir uma vaga que realmente seja de seu interesse.

Mas antes de começar a procurar a melhor frase para descrever seus objetivos, pare um pouco e reflita. Este pequeno texto vai representar suas expectativas profissionais, portanto, pense com calma em sua carreira para só então escrever um objetivo que seja condizente com suas ambições.

Conheça dicas sobre como preencher o seu objetivo profissional no currículo, o você não deve fazer e alguns modelos de objetivo profissional.

O que colocar no Objetivo Profissional

Fique atento às seguintes dicas ao elaborar seus objetivos profissionais:

  1. Seja específico. Um objetivo muito genérico é como disparar o currículo para todos os lados, e essa não é uma boa estratégia. Pense em seu plano particular de carreira, saiba em que momento da vida profissional você está e o que pretende alcançar em seguida. Com isso em mente, escreva um objetivo bem específico, as empresas valorizam o profissional que sabe aonde quer chegar.
  2. Vá direto ao ponto.  Agora que você já sabe o que quer, vá direto ao ponto. Não use frases longas e com muitos detalhes. Este tópico do currículo é para ser bem simples mesmo.
  3. Não escreva o nome do cargo. Área de atuação e cargo são coisas diferentes. Para uma mesma área de atuação existem diferentes cargos em que um profissional pode se encaixar. Seja específico ao indicar a área que deseja atuar, mas evite nomear o cargo. Por exemplo, ao invés de colocar como objetivo “Desenvolvedor de sistemas”, prefira: “Atuar na programação de sistemas em JAVA, php, banco de dados MySql e ferramentas para web”.
  4. Para cada empresa, um objetivo diferente. Cada vez que você for enviar seu currículo, faça uma revisão em seu objetivo e verifique se ele está de acordo com a descrição da vaga pretendida. Mesmo se você estiver enviando seu currículo para vagas muito semelhantes, há sempre uma maneira diferente de especificar seu objetivo, ressaltando aspectos mais condizentes com cada empresa.
  5. Para cada objetivo, um currículo diferente. Se você possui objetivos profissionais diferentes, é melhor currículos diferentes. Não basta apenas alterar o campo do objetivo profissional, as demais informações de seu CV devem estar relacionadas com área de interesse em questão. Para isso, você pode ressaltar as experiências mais relevantes, ou atividades realizadas que tenham a ver com aquele objetivo.

O que não colocar no Objetivo Profissional

Para que seu currículo se destaque e desperte o interesse de um futuro empregador, fuja dos clichês e frases muito genéricas.

Listamos algumas expressões a serem evitadas a qualquer custo:

  • Contribuir para o crescimento da empresa
  • Quero melhorar meus conhecimentos
  • Posso atuar em qualquer setor que a empresa desejar
  • Busco crescimento pessoal
  • Colaborar com meus colegas de trabalho
  • Executar minhas funções com responsabilidade
  • Estou à procura de novos desafios
  • Gostaria de uma vaga em sua prestigiada empresa

Modelos de Objetivos Profissionais

Listamos alguns exemplos de objetivos profissionais para servir de inspiração:

  •  “Atuar na área de Vendas e lidar diretamente com o público”
  • “Atuar na área de Marketing com segmentação de clientes e pesquisa de mercado”
  • “Atuar na área de Engenharia Civil na prática de acompanhamento e vistoria de obras e reformas”
  • “Atuar na área de Direito através de auxílio no andamento de processos ”
  • “Atuar no apoio de serviços administrativos nas áreas: Contábil, Fiscal e Financeira”
  • “Atuar na liderança de equipes de venda, estabelecimento de metas e práticas motivacionais ”

Refletir sobre seus objetivos profissionais é um exercício saudável que pode (e deve) ser feito regularmente, não apenas na hora de fazer o seu currículo. Quando você sabe o que quer, pode buscar novas oportunidades e responsabilidades até mesmo dentro da mesma empresa onde já trabalha.

Veja também:

O que colocar no perfil profissional do currículo

Gostou das dicas? Já sabe qual é o seu objetivo profissional?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin