Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Emprego

Pretensão salarial – o que responder?

25 de setembro de 2015
Guia da carreira - mãos usando calculadora sobre mesa com óculos, notebook, papeis e caneta
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Em alguns processos seletivos é muito comum que a questão da pretensão salarial venha à tona. A dúvida do que responder nessas horas atinge muitos candidatos e, muitas vezes, uma resposta errada pode eliminar o candidato. Este texto visa te ajudar a sair dessa saia-justa na hora da entrevista. 

Por que algumas empresas pedem pretensão salarial?

Discutir sobre salário ainda é um tabu. As pessoas, em geral, não se sentem confortáveis para falar sobre dinheiro e finanças com outras. No entanto, é bom estar preparado para lidar com o assunto caso ele surja em um processo seletivo. 

Pretensão salarial como critério de avaliação

As empresas costumam pedir pretensão salarial como forma de avaliar os profissionais que se candidataram. Isso ocorre porque o salário deve refletir a trajetória daquela pessoa, sua experiência e suas competências. A resposta do candidato pode ser um fator eliminatório e isso ocorre quando o valor foge das expectativas ou do que a empresa considera adequado para a função.

No entanto, isso não é uma regra! Por exemplo, quando o profissional se adequa ao perfil e coloca como pretensão salarial um salário maior do que a companhia pode pagar, outras benefícios podem ser oferecidos como compensação. Afinal, as empresas sabem que profissionais com mais tempo de experiência e sólida formação acadêmica podem justificar (e compensar!) o salário solicitado.

Como saber qual é a minha pretensão salarial? 

Antes de preencher o valor, pense sobre sua formação, seu tempo de experiência, sua carreira e suas necessidades. Se você tem 10 anos de experiência profissional, esse período precisa refletir na sua pretensão salarial. O mesmo se aplica se você é um profissional recém-formado. Quanto maior a trajetória, maior pode ser o valor. 

Além disso, saber quanto você pretende ganhar também é importante! Por exemplo: se você já ganha R$ 2.000,00 no seu emprego atual, estaria disposto a ganhar R$ 1.500,00 em outra empresa? Essa reflexão é muito importante, porque pode te auxiliar a decidir de forma mais certeira o seu futuro profissional. Lembre-se de que o salário ofertado tem que estar dentro de suas expectativas e realidades.

Quando devo falar sobre a minha pretensão salarial?

Este é um ponto importante: só fale sobre sua pretensão salarial quando for perguntado. Não é recomendado informar sua pretensão salarial no currículo, então só faça isso no caso de a empresa exigir. No momento da entrevista, procure saber mais informações sobre a empresa, a vaga a ser ocupada, os benefícios e as oportunidades de crescimento. Espere o entrevistador fazer a pergunta para só depois responder quanto pretende ganhar.

Como calcular a pretensão salarial? 

Para que você não seja pego de surpresa na entrevista, é fundamental se preparar e ter uma ideia do valor que pretende receber. Mas atenção: não basta ser um valor aleatório. Por isso, não se esqueça de calcular sua pretensão salarial. Veja como fazer:

  • Pesquise a média salarial

É importante saber quanto o mercado está pagando pelo trabalho de profissionais da sua área e com a sua experiência. Pesquise o piso salarial do cargo pretendido em relação ao porte da empresa (pequena, média ou grande). 

Além disso, conversar com colegas pode ajudar bastante. Para não ser invasivo, evite perguntar o salário de seu colega e prefira questionar quanto você poderá informar como pretensão salarial para a vaga que está concorrendo. Certamente ele irá responder baseado em suas experiências profissionais, e isso lhe dará uma noção sobre os salários que estão sendo praticados.

  • Saiba o custo de vida

Para estabelecer um valor realista para a pretensão salarial, você deve levar em conta o custo de vida da região onde irá trabalhar. Fique atento para não informar um valor elevado demais, um profissional que trabalha em uma grande capital terá um salário maior do que o mesmo profissional de uma cidade do interior. Saber os seus gastos fixos, como moradia, alimentação, luz, internet e transporte é essencial para estabelecer um salário que atenderá às suas necessidades.

  • Explore sua experiência

Sua pretensão salarial deve estar de acordo com o momento de sua carreira. Se você é iniciante, as empresas costumam oferecer o mínimo estabelecido para a categoria.

Agora, se você já possui certa experiência pode aumentar um pouco sua pretensão salarial, pois os resultados obtidos em sua carreira tendem a justificar esse aumento.

  • Reflita sobre sua situação atual

A situação em que você se encontra também afeta a pretensão salarial. Por exemplo, se você está desempregado há algum tempo, é prudente ficar próximo da média salarial. Ou então pode acontecer de você estar empregado e em negociação com outra empresa. Nesse caso, é possível pedir um pouco mais.

  • Conheça o valor de mercado

O mercado regula a oferta salarial de acordo com a demanda por profissionais. Procure pesquisar sobre a oferta de profissionais com a sua qualificação e não peça menos do que o mercado oferece só para ser escolhido. Colocar um valor baixo na pretensão salarial não é garantia de vaga!

  • Descarte valores estratosféricos

Pedir um valor muito alto e fora do mercado, pensando em depois negociar, não é uma boa estratégia. A empresa pode entender que você não irá se contentar com menos e não tentar fazer uma contraproposta.

Como negociar o salário?

O processo seletivo avançou, você tem grandes chances de ser escolhido e chegou a hora de negociar o salário com seu futuro empregador. Mesmo com uma pretensão salarial clara em mente, você deve tomar alguns cuidados. Veja quais:

Guia da carreira - mãos usando calculadora sobre mesa com óculos, notebook, papeis e caneta

  • Seja firme ao falar

Quando for questionado sobre salário, fale com firmeza e de forma direta. Não fique fazendo rodeios ou sendo evasivo. A entonação também conta muito, procure ser o mais natural possível. Nada de falar como se estivesse com vergonha do valor pedido ou de forma prepotente, como se dissesse: “nem pense em me oferecer menos que isso”.

  • Não diga valores exatos

Evite informar um valor em números, procure falar em salários mínimos e, de preferência, informe a faixa salarial que você se enquadra (ex.: de 8 a 10 salários mínimos). Isso dará uma margem de negociação para ambas as partes. É importante que você passe a imagem de ter noção do seu valor em relação à posição que irá ocupar.

  • Não aceite menos

Quando você sabe qual é valor mínimo que irá satisfazer suas necessidades, você não deve aceitar menos que isso. Essa recusa é importante porque, em pouco tempo, é provável que você esteja descontente e buscando novamente outro emprego. Aceitar um valor menor só deve ser feito em último caso, quando não for possível esperar por outra oportunidade.

  • Analise oportunidades de crescimento

Às vezes, um salário um pouco abaixo da sua pretensão (mas o suficiente para você ficar confortável) pode ser mais interessante do que uma remuneração alta. Como isso é possível?  Avalie bem as oportunidades que aquela vaga vai oferecer: benefícios, possibilidade de crescimento, oportunidade de ter sua primeira experiência como gestor de pessoas, viagens internacionais e desenvolvimento profissional são alguns dos fatores que podem ser vantajosos para você.  Quando informar sua pretensão salarial, deixe claro que está aberto a ouvir sobre as oportunidades de crescimento. Você pode se surpreender e até conseguir uma promoção antes do que imagina!

Para saber mais sobre pretensão salarial

Caso tenha ficado alguma dúvida ou para saber mais sobre o tema, você pode assistir ao vídeo a seguir, gravado por uma importante plataforma de seleção:

Agora que você já está mais preparado para lidar com essa questão nas entrevistas de emprego, comece a construir sua carreira investindo na sua formação. Conheça algumas universidades reconhecidas pelo MEC:

Leia também: 5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

Gostou das dicas? Já sabe como responder a sua pretensão salarial?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.