dcsimg

Saiba como encarar crises na carreira profissional

Ter uma carreira e ser bem sucedido aos 30 anos é o sonho de qualquer profissional. Saiba como encarar possíveis problemas e crises na carreira!

crise-carreira-profissional

Passados as primeiras experiências de trabalho, muitas pessoas chegam aos 30 anos com uma bagagem profissional excelente, cheia de conhecimentos e conquistas, mas, muitos deles alimentam a incerteza sobre o rumo que estão seguindo. Outros ainda, se questionam se um dia irão chegar ao objetivo que tanto almejam.

É nesta faixa etária que as pessoas são pressionadas pela sociedade, pois, culturalmente, a idade dos 30 anos é onde tudo já deve estar definido. Ter uma profissão se torna uma obrigação e o sucesso na mesma, um dever. A crise dos 30, ou crise do meio da carreira, é uma luta diária para se obtiver o sucesso na profissão escolhida. Por isso, muitas pessoas que cruzam a linha dos 30 anos, se preocupam demasiadamente com a qualidade de vida que irão ter, e com as inúmeras responsabilidades adquiridas com essa nova vida.

Os sintomas de crise no meio da carreira são uma revisão de tudo o que já se viveu e um questionamento existencial sobre tudo o que se pretende viver. As decisões sobre mudanças na carreira, tomadas aos 30 anos, são muito subjetivas. As escolhas que fazemos são motivadas por experiências anteriores, as quais muitas vezes nos levam a cometer erros. A realidade atual do mercado de trabalho e a necessidade de trabalhadores qualificados fazem com que a multifuncionalidade dos profissionais seja uma garantia para os mesmos.

Outro fator gerador da crise dos 30 é o fato de que precisamos deixar que o trabalho seja feito por intermédio de outras pessoas, mas os responsáveis pela realização qualificada do mesmo somos nós. Portanto, se a ascensão dentro da organização colocar em risco suas aspirações profissionais para o futuro de sua carreira, reflita se você realmente deseja fazer isso.

As principais causas da crise

A carreira tem crescimento afunilado

Quanto mais alto o cargo ocupado na carreira, menor o caminho fica. O que no início era uma grande porta de entrada, agora é somente um funil. Por isso, após os 30 anos, onde já se possui uma experiência profissional, é cada vez mais difícil avançar para o próximo nível da carreira.

Ser chefe é uma meta longínqua

Com a grande quantidade de profissionais chegando cada vez mais cedo ao topo das organizações, a pressão para quem ainda está longe desse nível na hierarquia da empresa, tende a crescer conforme o tempo passa. Muitos estabelecem uma meta para chegar a um determinado estágio da carreira, movidos pelo motivo de que o tempo está passando e que não podem perdê-lo.

A vida profissional está em desacordo com a vida pessoal

Para atingir um determinado objetivo pessoal, muitas pessoas acabam sacrificando seus interesses pessoais. Com isso, começam a ambicionar chegar à meta estabelecida a todo custo, o que pode gerar muita frustação.

Existem dúvidas se o caminho é válido

Uma das maiores dúvidas que assombra quem passa pela crise do meio da carreira é saber se está no caminho certo. Nem sempre temos a certeza se o que estamos fazendo está sendo percebido. Com isso, ficamos na dúvida em saber se o tempo e o esforço que estamos investindo estão sendo recompensado.

Como encarar a crise dos 30

Avalie a si mesmo

Tente colocar em ordem tudo o que existe no seu interior, diante de todo o desacerto interno. Identifique quais são seus talentos e seus desejos. Busque entender qual tipo de vida encaixa sua carreira e sua vida pessoal.

Invista em você

A combinação do que você quer com o que é necessário para alcançar esse objetivo deve ser à base de suas decisões. Prepare-se e invista no seu desenvolvimento, somente assim conseguirá sair do lugar. Faça MBA  e programas de educação executiva, para que possa crescer na carreira e ter competência. Com isso, você estará preparado para desenvolver a prática e o conhecimento.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin