dcsimg

As vantagens de realização de estágio durante a graduação

O estágio é uma fase importante na carreira profissional. Conheça as vantagens e desafios de fazer um estágio durante a faculdade!

Estágio e a Preparação Profissional

O estágio faz parte do processo de formação de todo o curso de graduação, e auxilia o estudante para se preparar melhor para o futuro profissional que o espera. Tem como principal objetivo colocar em prática todo o conhecimento teóricos adquiridos durante a faculdade.
O estágio pode ocasionar motivação para os estudantes, bem como proporcionar o maior entendimento e assimilação de todo o conteúdo ministrado por professores e mestres em salas de aulas.
Mesmo estando ainda na faculdade e não possuir diploma da graduação, o estágio possibilita a inserção no mercado de trabalho precocemente. Proporciona o contato direto com o meio profissional do campo de atuação do estagiário, diminuindo o choque da transição da vida de estudante para a rotina da vida do trabalhador assalariado.

Para estagiar o estudante e candidato à vaga precisa assumir uma atitude e comportamento de trabalho que vise a otimização do tempo e que colabore com toda a equipe que tenha contato e de todo o sistema da empresa. O estagiário precisa ser produtivo, para obter resultados e ajudar a cumprir as metas desejados pela empresa. 
Para entender toda a sistematização da organização que estará inserido e auxiliá-la no desenvolvimento o estagiário deve estar por dentro do funcionamento da organização, das normas, das diretrizes e da filosofia adotas pela empresa, para assim poder proporcionar um melhor relacionamento e comportamento dentro da equipe de trabalho e da própria organização.

O Estágio e seus Desafios

A observação durante todo o tempo de trabalho é essencial, ela é capaz de promover e estimular a criatividade e a criticidade do estudante e profissional.
É no período de estágio que o estudante deve aproveitar toda a sua experiência profissional, ainda que seja remota, para definir o caminho que será seguido, fazer seu perfil dentro da profissão, constatar suas dificuldades e deficiências e procurar aprimorar-se e especializar-se cada vez mais.
As empresas promovem os recrutamentos e contratam estagiários para permitir que a troca de informações entre os funcionários e os estagiários tragam benefícios à empresa e mantenham a atualização das mesmas. Os jovens estudantes são mais flexíveis e permissivos para mudanças o que ocasiona uma modernização nos procedimentos rotineiros e dos funcionários considerados antigos e veteranos da empresa. Além de serem mais flexíveis e aptos a mudanças os jovens são mais fáceis de serem moldados e de transformar suas habilidades para o bem e objetivos da empresa.
As vantagens em se realizar um estágio durante a graduação são inúmeras. O estagiário bem sucedido e que se esforçou e apresentou um bom desempenho pode conseguir um cargo efetivo dentro da empresa após o término do curso de graduação, ou até mesmo antes! Muitas vezes o estágio é usado como fonte de acesso às empresas para se conseguir uma vaga de emprego.
É relevante citar sobre o networking. Com o estágio, o estudante estará interagindo diariamente com outros profissionais, em outros campos de atuação, participando de todo o processo de produção e adquirindo uma visão analítica necessária para o entendimento do que vem a ser uma organização, seu funcionamento, as funções dos empresários e funcionários e o comportamento viável e esperado pela empresa.
A convivência e a rotina oferecida pelo cotidiano da empresa propicia muito mais do que a prática dos conhecimentos adquiridos no curso de graduação, ela pode oferecer aprendizados que correlacionam com a experiência do dia-a-dia e dos afazeres dentro de uma empresa. Esses aprendizados são fundamentais para a solidificação de uma carreira e um futuro profissional de sucesso.
As vantagens vista do lado das empresas está na contratação. A contratação de estagiários ao invés de funcionários pode ocasionar um menor gasto e principalmente a contribuição dos mesmos para a formação e desenvolvimento da empresa com a flexibilização e manutenção da atualização. Os estagiários tem o poder de trazer inovações e procedimentos recentes em suas bagagens, oferecendo às empresas uma melhoria nos processos arraigados e ainda possuem o poder de tentar mudar e melhorar os paradigmas da empresa. 
As empresas se beneficiam também com a preparação dos estagiários conforme a necessidade da mesma.
O estágio pode ser considerado uma oportunidade e não é beneficente somente para o cumprimento das horas exigidas de pelas instituições de ensino superior, mas para a formação pessoal do profissional que certamente em pouco tempo será lançado ao mercado de trabalho. 
Quando a recíproca entre o estudante e a empresa que estagia torna-se verdadeira, o sucesso, a realização, o alcance de metas e objetivos e o desenvolvimento de ambas as partes é garantido. 
A contratação de jovens estudantes em forma de estágios ocasiona o resultado de benefícios não somente para os próprios estudante e a organização mas também para toda a sociedade.
O estágio é uma fase importante na carreira profissional. E a partir deste que o futuro e o perfil do profissional começa a ser montado e moldado de forma coerente afim de garantir suas conquistas no mercado de trabalho.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin