dcsimg

Engenharia de Instrumentação – Saiba mais sobre a carreira desse profissional

Conheça melhor a carreira do Engenheiro de Instrumentação, descubra se esse curso é o ideal pra você e saiba onde estão as melhores faculdades que oferecem esse curso.

Engenharia de Instrumentação

A Engenharia de Instrumentação é uma área da engenharia, que tem por objetivo estudar, projetar e desenvolver instrumentos que realizam o controle e a medição de processos em indústrias. Este profissional atua, geralmente, em indústrias que possuem alto índice de automação e necessitam de um profissional capacitado para aplicar e desenvolver soluções para que a produção seja cada vez mais eficiente. A busca por este tipo de profissional é grande, principalmente nas indústrias químicas, petroquímicas e automotivas.

Curso

O curso de Engenharia de Instrumentação forma profissionais interdisciplinares, com conhecimentos em instrumentação, automação e robótica. Esse curso, como em todo curso de engenharia, possui grande carga horária de matérias de Ciências Exatas, como matemática, física e química. Além disso, as matérias práticas também são constantes com a aplicação do conhecimento teórico em laboratórios. Dentre as matérias mais específicas podemos citar: microcontroladores, instrumentação industrial e Programação Embarcada.

O curso de graduação em Engenharia de Instrumentação é ministrado na modalidade de bacharelado, com duração média de cinco anos. Ao egresso é dado o título de Bacharel em Engenharia de Instrumentação. Ele pode ser chamado também de Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica.

Grade do curso

Algumas disciplinas ministradas nesse são:

  • Cálculo;
  • Física;
  • Desenho Técnico;
  • Micro controladores;
  • Instrumentação Industrial;
  • Dispositivos Eletrônicos;
  • Fundamentos de Robótica;
  • Circuitos Elétricos;
  • Eletrônica Analógica;
  • Sensores.

Melhores Faculdades

No Brasil, apenas uma instituição, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), oferece o curso de Engenharia de Instrumentação, que é:

  • Universidade Federal do ABC (UFABC) – Santo André – SP.

A profissão

O Engenheiro de Instrumentação pode atuar em diversos setores de uma indústria. Ele é o responsável por analisar, projetar e desenvolver soluções para os problemas enfrentados nas indústrias em relação à instrumentação, automação e robótica. Essas soluções devem ter como objetivo automatizar os processos e tornar a produção mais eficiente e com o menor custo possível.

É dever, também, deste profissional identificar qual a melhor tecnologia que deve ser utilizada a fim de solucionar ou otimizar um processo dentro de uma indústria de maneira inovadora e eficiente. Pode, ainda, atuar no gerenciamento de projetos industriais, bem como na gestão estratégica e na análise de mercado.

Mercado de Trabalho

A área de atuação desse profissional é bastante abrangente. As indústrias que mais buscam esses profissionais são setor petrolífero, indústrias químicas, automotivas e de informática. A região Sudeste é que a que oferece mais oportunidades de emprego a esse profissional.

O Salário médio inicial desse profissional é de R$ 4.500,00.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin