dcsimg

Entrevista de emprego: como falar de si mesmo?

Conhecer seus defeitos e qualidades é um diferencial muito apreciado pelas empresas. Veja como falar de si mesmo durante uma entrevista de emprego!

Autoconhecimento: fator chave para o sucesso na sua entrevista de emprego

thinking_home

Embora pareça algo simples, muita gente tem uma enorme dificuldade para falar de si mesmo, seja por timidez ou desconhecimento puro e simples.

A entrevista de emprego é um momento em que você está sendo testado, está sendo observado por pessoas treinadas para ler a sua personalidade, captar os seus gestos e expressões faciais. O currículo é apenas um papel, uma prévia. É na entrevista de emprego que a empresa verifica se você tem o perfil adequado para a vaga.

O autoconhecimento está entre as características pessoais mais desejáveis pelas empresas atualmente (fortemente analisadas nas entrevistas de emprego), além obviamente da capacidade técnica. O candidato precisa se conhecer bem. Não estamos afirmando que as empresas estão valorizando super-heróis, cheios de qualidades e sem nenhum defeito (até porque pessoas assim não existem, se você conhece alguma, ela está escondendo o jogo). É justamente o quadro oposto: as empresas estão valorizando candidatos com um lado humano bem desenvolvido.

Para poder desenvolver plenamente seu lado humano, é necessário conhecer bem tanto as suas qualidades como os seus defeitos. As qualidades são interessantes para analisar até onde a pessoa pode chegar e os defeitos são interessantes para analisar as limitações pessoais. Todos têm limitações. Seja uma dificuldade para falar em público, para resolver equações matemáticas complexas, para falar idiomas, etc.

Ter limitações é humano. Saber compensar e superar as suas limitações é o lado belo de ser humano. O pior tipo de fracasso é a omissão, o pior pecado para quem quer ser uma pessoa melhor é a acomodação.

Desde que se tenha coragem e dedicação, qualquer defeito, mesmo que não possa ser vencido, pode ser compensado. Existem vários perfis de personalidade, existem vários tipos de inteligência. Se você não está se saindo bem na sua área de trabalho, reinvente-se, procure um novo emprego que tenha o seu verdadeiro perfil. Conheça bem a si mesmo, tenha uma postura positiva e confiante na sua entrevista de emprego. Comece agora mesmo a trabalhar sua personalidade, o autoconhecimento é um exercício contínuo.

Algumas dicas simples para falar de si mesmo em uma entrevista de emprego

1. O que você tem feito para superar os seus defeitos ?

Na categoria “perguntas que surpreendem os candidatos durante a entrevista de emprego”, a pergunta acima é com certeza uma das campeãs. Antes de mais nada, é preciso conhecer os seus defeitos e realmente tomar uma atitude para superá-los.

2. Falsa modéstia: recurso obsoleto

É muito comum o candidato usar o recurso da falsa modéstia durante a entrevista de emprego para parecer mais simpático aos olhos do entrevistador. Esqueça, é uma tática ultrapassada. Você não precisa se diminuir. Do mesmo modo que você deve conhecer bem seus defeitos e falar deles abertamente, é preciso falar das suas qualidades. Valorize as suas realizações, você batalhou duro por elas!

3. Limitações: características que nos fazem humanos

Jamais tente esconder suas limitações, jamais tente forçar esta situação durante a entrevista de emprego. Todos têm defeitos. Se você realmente acha que não tem defeitos, ou se realmente não conhece as próprias limitações, pergunte aos seus amigos, pergunte a quem convive com você. Nunca é demais se conhecer bem para poder melhorar como pessoa.

4. Perguntas do entrevistador: fuja das respostas padrão

Uma das funções do entrevistador é tentar surpreendê-lo durante a entrevista de emprego. Durante o seu trabalho na empresa, sempre irão aparecer situações imprevistas. Jogo de cintura é uma qualidade imprescindível. Sempre que surgir alguma pergunta inesperada durante a sua entrevista de emprego, seja sincero. Dê a sua verdadeira opinião, jamais tente agradar ou então usar respostas padrão. Sinceridade, em qualquer situação, sempre é muito importante.

5. Controlando o nervosismo

É normal e totalmente compreensível um nervosismo inicial durante a entrevista de emprego. Afinal, o candidato está em um ambiente desconhecido e enfrentando uma situação de grande pressão. Pessoas tímidas, em especial, tendem a ficar bastante nervosas e falar pouco. Se este for o seu caso, a melhor maneira para superar essa barreira é a preparação: tenha seus objetivos bem claros, pesquise sobre a empresa, informe-se sobre o perfil da vaga. Os entrevistadores entendem o nervosismo inicial. Porém, é importante tomar cuidado, pois um candidato que fica tenso durante toda a entrevista de emprego passa um imagem negativa.

Veja também:

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

As dicas ajudaram? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin