dcsimg

Entrevista por competências – O que é e como se preparar

Saiba como funciona um dos métodos mais eficazes para a admissão de novos funcionários: a entrevista por competências!

Das etapas que antecedem a admissão de um potencial funcionário, a entrevista é a mais importante. É nessa etapa que ocorre a confirmação das habilidades propostas pelo candidato em seu currículo. Mais afundo, a entrevista é o ponto de encontro entre a organização e o futuro profissional que será admitido mediante o grau de aproximação com os objetivos da empresa.

De modo geral, essa etapa não é tão simples quanto parece. Uma entrevista requer, por parte do entrevistador, a percepção extremamente apurada do comportamento do entrevistado e, por isso, é comum que o entrevistador siga modelos já padronizados de entrevistas, simplificando a avaliação dos potenciais funcionários. Atualmente, um dos modelos mais eficazes para esse tipo de abordagem é a entrevista por competências.

entrrevista por competências

Mas afinal, o que é entrevista por Competências?

Entender o conceito de entrevista por competências requer, primeiramente, a definição do que vem a ser uma competência propriamente dita. Competência é um conjunto de práticas que possuímos e ou fazemos uso, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes que moldam a nossa personalidade. Desse modo, fica mais fácil entender o sentido de uma entrevista por competências como sendo a entrevista que valoriza as diversas experiências que já foram vivenciadas pelos candidatos.

Para que serve uma entrevista por competências?

Este modelo tem sido bastante utilizado em função da sua eficácia em propor que as experiências passadas sejam consideradas bons indicadores para desempenhos futuros. Isso ocorre, primeiramente, a partir da premissa que uma pessoa possa estar melhor preparada para o cargo caso ela já tenha vivenciado experiências semelhantes.

Em um segundo momento, essa entrevista valoriza as habilidades do candidato que mais se aproximam do contexto da empresa em questão e até mesmo, sua aproximação com o cargo pretendido. Desse modo, o recrutador consegue identificar quais são as competências que estão presentes ou não no comportamento do entrevistado.

Como posso me preparar para esse tipo de entrevista?

Em linhas gerais, a entrevista por competências não segue um padrão definido de perguntas e respostas, uma vez que o entrevistador tem autonomia para formular seus questionamentos de acordo com a situação em ocasião. Isso dificulta que o candidato consiga ter um preparo anterior.

Aconselha-se que o candidato procure estruturar de forma bem definida as suas respostas, fugindo de situações hipotéticas e genéricas sobre a situação questionada. A sinceridade é um fator bem visto nessas horas e o preparo para essa entrevista vem das próprias competências que o candidato possui, vivenciadas ao longo de sua carreira profissional.

Como me comportar nessa entrevista?

Para se dar bem nesse tipo de entrevista, basta que o indivíduo tenha calma e busque relacionar os questionamentos com as situações que já tenha vivido, como já mencionado anteriormente.

Exemplo

Uma pergunta comum em uma entrevista por competências questiona que, continuamente, temos que trabalhar com pessoas difíceis e conflituosas. Nessa ocasião, o recrutador poderá pedir para que o candidato conte uma experiência bem sucedida relacionada a esse contexto. Neste caso, é esperado que o entrevistado fale da sua capacidade de se relacionar com outras pessoas e também da resolução de possíveis conflitos na empresa.

Acima de tudo, o preparo para um bom emprego vem com as experiências e formações que o candidato possui. Por isso, busque se especializar ao máximo, invista em seu currículo para colher as melhores ofertas do mercado.

E você, já participou ou vai participar de uma entrevista por competências? Como foi sua experiência?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin