dcsimg

Eu tenho perfil para liderar uma equipe?

Trabalhar em grupo atualmente tem sido fundamental para aqueles que almejam uma carreira de sucesso. Você já parou pra pensar sobre isso? Faça o Teste e descubra se você tem o perfil para liderar uma equipe.

LiderançaEm algum momento da sua carreira você poderá ser convidado a enfrentar novos desafios através de uma merecida promoção. Dentre esses desafios, usualmente você terá que coordenar e até mesmo gerenciar uma equipe. É nesse momento que surge uma dúvida cruel sobre o fato de você estar preparado ou não para tal empreitada.

Um bom líder de equipes é aquele profissional que não se sobrecarrega de tarefas por para obter mais prestígio que os demais funcionários. Para alcançar a excelência, esse líder deverá envolver todo o grupo nas discussões e decisões a fim de que se possam estabelecer as melhores oportunidades. Além disso, esse profissional deve traçar metas claras, concisas e que tenham capacidade de serem cumpridas no tempo pré-estabelecido.

Um profissional dinâmico terá facilidade para desenvolver um trabalho em equipe eficaz. Porém se essa não for a sua vontade, seja por timidez ou por qualquer outro motivo, saiba que existem algumas outras possibilidades para você driblar esse tipo de atividade, tais como atuar independente como consultor e técnico na sua área de atuação.

O guia da carreira traz a seguir um pequeno teste cujo objetivo é verificar se você está preparado para trabalhar no gerenciamento de equipes. Responda as cinco questões abaixo e verifique o seu desempenho no final.

1. Você tem facilidade no relacionamento com as outras pessoas da sua empresa?
  • a) Sim. Tenho muita facilidade para conversar com o pessoal da empresa sobre todos os assuntos.
  • b) Não. As vezes acho que o pessoal do meu departamento não gosta muito de mim e, por isso, não puxo muito assunto com eles que não seja o profissional.
2. Quando você está liderando um projeto, você concentra a maior parte das atividades em suas mãos?
  • a) Tenho medo de que o pessoal do grupo não consiga efetuar o serviço no tempo proposto e por isso concentro tudo em minhas mãos.
  • b) Tenho que confiar no meu pessoal e delegar as tarefas de acordo com as potencialidades de cada um, ainda que vez ou outra eu os auxilie nesses serviços.
3. Se você fosse um líder, qual seria a sensação quando alguém fizesse alguma colocação que você não aceitasse?”
  • a) Procuro sempre ouvir a opinião de todos, ainda que eu discorde, tento aproximar o meu grupo das decisões.
  • b) Não aceito ser questionado quando sou o líder, passo por cima de qualquer opinião se for o caso.
4. Qual é o papel do líder, em sua opinião?”
  • a) Líder é o cara que tem que saber delegar funções e trabalhos aos subordinados e zelar pelo cumprimento desses.
  • b) Acima de tudo, líder é o profissional que delega, orienta e ajuda todos os funcionários, de modo que todos cresçam unânimes.
5. Você costuma sempre tomar a iniciativa em seus trabalhos?
  • a) Sim, sempre costumo liderar meus trabalhos, propondo soluções e meios para que o problema seja resolvido da melhor maneira.
  • b) Não, Sempre aguardo que alguém inicie os trabalhos e me informe quais são minhas atribuições.


Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin