Eu tenho perfil para liderar uma equipe?

Trabalhar em grupo atualmente tem sido fundamental para aqueles que almejam uma carreira de sucesso. Você já parou pra pensar sobre isso? Faça o Teste e descubra se você tem o perfil para liderar uma equipe.

LiderançaEm algum momento da sua carreira você poderá ser convidado a enfrentar novos desafios através de uma merecida promoção. Dentre esses desafios, usualmente você terá que coordenar e até mesmo gerenciar uma equipe. É nesse momento que surge uma dúvida cruel sobre o fato de você estar preparado ou não para tal empreitada.

Um bom líder de equipes é aquele profissional que não se sobrecarrega de tarefas por para obter mais prestígio que os demais funcionários. Para alcançar a excelência, esse líder deverá envolver todo o grupo nas discussões e decisões a fim de que se possam estabelecer as melhores oportunidades. Além disso, esse profissional deve traçar metas claras, concisas e que tenham capacidade de serem cumpridas no tempo pré-estabelecido.

Um profissional dinâmico terá facilidade para desenvolver um trabalho em equipe eficaz. Porém se essa não for a sua vontade, seja por timidez ou por qualquer outro motivo, saiba que existem algumas outras possibilidades para você driblar esse tipo de atividade, tais como atuar independente como consultor e técnico na sua área de atuação.

O guia da carreira traz a seguir um pequeno teste cujo objetivo é verificar se você está preparado para trabalhar no gerenciamento de equipes. Responda as cinco questões abaixo e verifique o seu desempenho no final.

1. Você tem facilidade no relacionamento com as outras pessoas da sua empresa?
  • a) Sim. Tenho muita facilidade para conversar com o pessoal da empresa sobre todos os assuntos.
  • b) Não. As vezes acho que o pessoal do meu departamento não gosta muito de mim e, por isso, não puxo muito assunto com eles que não seja o profissional.
2. Quando você está liderando um projeto, você concentra a maior parte das atividades em suas mãos?
  • a) Tenho medo de que o pessoal do grupo não consiga efetuar o serviço no tempo proposto e por isso concentro tudo em minhas mãos.
  • b) Tenho que confiar no meu pessoal e delegar as tarefas de acordo com as potencialidades de cada um, ainda que vez ou outra eu os auxilie nesses serviços.
3. Se você fosse um líder, qual seria a sensação quando alguém fizesse alguma colocação que você não aceitasse?”
  • a) Procuro sempre ouvir a opinião de todos, ainda que eu discorde, tento aproximar o meu grupo das decisões.
  • b) Não aceito ser questionado quando sou o líder, passo por cima de qualquer opinião se for o caso.
4. Qual é o papel do líder, em sua opinião?”
  • a) Líder é o cara que tem que saber delegar funções e trabalhos aos subordinados e zelar pelo cumprimento desses.
  • b) Acima de tudo, líder é o profissional que delega, orienta e ajuda todos os funcionários, de modo que todos cresçam unânimes.
5. Você costuma sempre tomar a iniciativa em seus trabalhos?
  • a) Sim, sempre costumo liderar meus trabalhos, propondo soluções e meios para que o problema seja resolvido da melhor maneira.
  • b) Não, Sempre aguardo que alguém inicie os trabalhos e me informe quais são minhas atribuições.


Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin