dcsimg

A Geração Y e o Ambiente de Trabalho

Conheça as principais características da geração Y e o impacto dessas pessoas no mercado de trabalho!

A Geração Y e o Estilo de Vida

A Geração Y, ao contrário do que muitos acerditam, não é uma legião de adolescentes revoltados ligados ao mundo fechado da comunicação tecnológica. São pessoas que possivelmente nasceram entre 1980 e 2000 (não há uma limitação específica), também conhecidos como filhos da geração X. É uma geração relativamente nova, e algumas de suas definições ainda estão sendo estabelecidas, além de suas características marcantes. No aspecto geral, possuem em seu berço um mundo com tendências fortementes globalizadas e cercado de tecnologia em ascensão, desta forma é possível verificar a grande afinidade com as mudanças, principalmente no estilo de vida.

Os indivíduos da geração Y também são conhecidos por serem multitarefa, isto é, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, como falar no telefone, entrar em sites de relacionamentos, enviar mensagens e até mesmo ouvir músicas. Esta característica de multitarefa também é fortemente aliada e propiciada pela tecnologia. Na questão profissional, é muito valioso ter pessoas da geração Y na sua equipe, pois estes profissionais sempre estão em busca de informações novas, atualizadas e procuram por soluções rápidas e fáceis para os problemas. Sem contar que são super aptos à tecnologias em geral, como o uso de computador para todos os tipos de tarefas, até mesmo para ler livros, preferem escrever e-mails do que cartas e não costumam ser fiéis a marcas, o que gera maior concorrência entre os fabricantes em geral. De forma geral, os indivíduos caracterizados por serem da geração Y não possuem barreiras perante as tecnologias como as gerações anteriores

Em suma, o que podemos perceber na caracterização dessa geração, é que são pessoas bem resolvidas, inteligentes, que buscam ajudar o meio ambiente, pensam em atitudes sustentáveis, procuram ter menos filhos e tentam se engajar e planejar um futuro melhor para a próxima geração, que serão seus filhos.

A Geração Y e o Mercado de Trabalho

Outro aspecto interessante dessa geração, é a forma como essas pessoas se comunicam na área profissional. Antes a comunicação era formal e de menor interação entre os colaboradores, principalmente quando se tratava de cargos superiores e inferiores, hoje não vemos mais essa formalidade, existe uma interação maior e troca de conhecimentos, sejam eles pessoas mais estudadas ou não. Este tipo de comunicação acaba rompendo barreiras e formando laços de amizade, sem esquecer o lado profissional. Trata-se de pessoas maduras, com maior inteligência emocional, que não misturam as situações. Podem ser melhores amigos, mas na hora do trabalho são totalmente profissionais, e por isso são considerados ótimos colaboradores, que não geram problemas desnecessários de relacionamento interpessoal.

Para muitos especialistas e empresários, as pessoas da são ideais para fazer parte da equipe, pois garantem um ambiente de trabalho tranquilo e confiável, principalmente por que estas pessoas costumam ser fiéis ao que acreditam, e se empenham para cumprir suas metas e conquistarem seus objetivos dentro de uma empresa. Algumas dicas valiosas para os gestores que desejam contratar este tipo de colaborador, é sempre estar disponível, o mais próximo possível para ouví-los, procure se comunicar através de vários meios: como redes sociais, e-mails e celular. Estes com certeza são os métodos mais eficazes para o contato com essas pessoas.

Outra característica interessante desta geração, é que 1/5 dessas pessoas já são chefes de equipe, o que demonstra uma grande capacidade e espírito de liderança. Esta geração tem pressa de subir rápido de cargo e procuram atender a todas as necessidades da empresa, sem gerar concorrência entre os colaboradores da mesma. Devido a tais características, muitas vezes ligadas a pró-atividade e estilo de vida foi necessário re-estruturações em diversos escritórios afim de adaptação. Não existem mais tantas salas e paredes como antigamente, o ambiente é mais limpo e aberto ao diálogo entre todos os integrantes da equipe.

A geração Y com certeza é composta por pessoas que vão gerar cada vez mais lucros para as empresas com uma mentalidade mais avançada. São os profissionais que melhor se adaptam a todas as áreas e que proporcionam aos líderes e donos de empresas os melhores resultados e certeza de bons negócios.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin