dcsimg
Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação

A carreira de Gestão da Tecnologia da Informação está ligada à área de Informática, envolvendo a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados. Na prática, esse profissional define parâmetros de utilização de sistemas, cuida da implantação e da documentação rotinas, controla os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados, gerencia os recursos humanos envolvidos nesses processos e faz a gestão dos sistemas implantados.

Quem faz o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, assim como todo o pessoal que se capacita na área de TI em geral, encontra um mercado aquecido e com bons salários.

Saiba mais sobre a Gestão da Tecnologia da Informação, uma carreira promissora que oferece boas oportunidades de emprego!

Carreira em Gestão da Tecnologia da Informação

A Gestão da Tecnologia da Informação oferece uma carreira promissora, que pode ser exercida tanto no setor público como no privado e em empresas do terceiro setor. Como a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e é difícil imaginar uma empresa que não precise dela, o profissional da Gestão da Tecnologia da Informação pode atuar nos mais diferentes setores da economia, desde a área financeira até no ramo da saúde, passando, claro, por empresas de TI.

Esse profissional pode desempenhar funções em todas as camadas da hierarquia da empresa, ocupando cargos de consultor, gerente e até diretor. Isso porque o curso de Gestão da Tecnologia da Informação prepara o aluno para assumir papéis estratégicos na empresa, apoiando decisões que envolvem investimentos tecnológicos, contratação e gestão de mão de obra especializada.

Alguns cargos que o profissional formado em Gestão da Tecnologia da Informação pode ocupar são:

  • Gestor em Tecnologia de Informação
  • Gerente de Projetos de Sistemas de Informação
  • Assistente em Qualidade e Segurança de Informação
  • Consultor em Sistemas de Informação

Mercado de trabalho em Gestão da Tecnologia da Informação

O setor de Tecnologia da Informação (TI) está bastante aquecido no Brasil e faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho. De acordo com uma reportagem veiculada no Jornal Nacional no final de 2014, todo ano são abertas cerca de 100 mil vagas para profissionais de TI, sendo que 15 mil dessas vagas não são ocupadas por falta de pessoal capacitado.

Por causa da carência de profissionais no mercado, o salário para quem faz Gestão da Tecnologia da Informação costuma ser atrativo. De acordo com a pesquisa salarial do Datafolha (em fevereiro de 2015), um Gerente de TI ganha em média 13 mil reais, podendo chegar a quase 30 mil reais, dependendo do porte da empresa onde trabalha e da experiência do profissional.

Sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação

Existem diversos cursos superiores de tecnologia (tecnólogo) em Gestão da Tecnologia da Informação em todo o país. Com duração média de 2 anos, tem disciplinas focadas na parte prática da profissão, tais como:

  • Gerenciamento de Infraestrutura
  • Gerenciamento de Projetos de Tecnologias da Informação
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão Estratégica de Recursos Humanos
  • Governança de Tecnologia da Informação
  • Lógica
  • Modelagem de Processos
  • Modelagem de Sistemas
  • Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação

Faculdades de Gestão da Tecnologia da Informação reconhecidas pelo MEC

Não é difícil encontrar uma faculdade que ofereça o curso de Gestão da Tecnologia da Informação. O Brasil já conta com quase 200 opções.

E quando há tanta opção assim é importante redobrar os cuidados. O primeiro deles é verificar se a faculdade tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e está autorizada a oferecer o curso. Em seguida, é importante buscar uma faculdade de renome, com infraestrutura moderna e boa localização.

Mas a escolha não acaba aqui! Quem for inteligente vai querer fazer valer cada centavo de seu investimento, buscando, inclusive, pagar menos para estudar em uma ótima faculdade – a famosa relação custo-benefício. Hoje em dia dá para encontrar ótimas instituições que participam de programas do governo federal de ampliação do acesso ao ensino superior, como o ProUni e o FIES. Geralmente essas mesmas faculdades têm também formas próprias de oferecer vantagens financeiras aos alunos, como descontos, bolsas e financiamentos sem burocracia.

Para ajudar nessa tarefa, trouxemos uma super seleção de faculdades que oferecem o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, são reconhecidas pelo MEC e preenchem todos os requisitos que citamos acima. Confira:

Veja também:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Pretende seguir a carreira de Gestão da Tecnologia da Informação? Deixe um comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin