dcsimg
Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação

A carreira de Gestão da Tecnologia da Informação está ligada à área de Informática, envolvendo a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados. Na prática, esse profissional define parâmetros de utilização de sistemas, cuida da implantação e da documentação rotinas, controla os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados, gerencia os recursos humanos envolvidos nesses processos e faz a gestão dos sistemas implantados.

Quem faz o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, assim como todo o pessoal que se capacita na área de TI em geral, encontra um mercado aquecido e com bons salários.

Saiba mais sobre a Gestão da Tecnologia da Informação, uma carreira promissora que oferece boas oportunidades de emprego!

Carreira

A Gestão da Tecnologia da Informação oferece uma carreira promissora, que pode ser exercida tanto no setor público como no privado e em empresas do terceiro setor. Como a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e é difícil imaginar uma empresa que não precise dela, o profissional da Gestão da Tecnologia da Informação pode atuar nos mais diferentes setores da economia, desde a área financeira até no ramo da saúde, passando, claro, por empresas de TI.

Esse profissional pode desempenhar funções em todas as camadas da hierarquia da empresa, ocupando cargos de consultor, gerente e até diretor. Isso porque o curso de Gestão da Tecnologia da Informação prepara o aluno para assumir papéis estratégicos na empresa, apoiando decisões que envolvem investimentos tecnológicos, contratação e gestão de mão de obra especializada.

Alguns cargos que o profissional formado em Gestão da Tecnologia da Informação pode ocupar são:

  • Gestor em Tecnologia de Informação
  • Gerente de Projetos de Sistemas de Informação
  • Assistente em Qualidade e Segurança de Informação
  • Consultor em Sistemas de Informação

Mercado de Trabalho

O setor de Tecnologia da Informação (TI) está bastante aquecido no Brasil e faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho. De acordo com uma reportagem veiculada no Jornal Nacional no final de 2014, todo ano são abertas cerca de 100 mil vagas para profissionais de TI, sendo que 15 mil dessas vagas não são ocupadas por falta de pessoal capacitado.

Por causa da carência de profissionais no mercado, o salário para quem faz Gestão da Tecnologia da Informação costuma ser atrativo. De acordo com a pesquisa salarial do Datafolha (em fevereiro de 2015), um Gerente de TI ganha em média 13 mil reais, podendo chegar a quase 30 mil reais, dependendo do porte da empresa onde trabalha e da experiência do profissional.

Curso

Existem diversos cursos superiores de tecnologia (tecnólogo) em Gestão da Tecnologia da Informação em todo o País. Com duração média de 2 anos, tem disciplinas focadas na parte prática da profissão, tais como:

  • Gerenciamento de Infraestrutura
  • Gerenciamento de Projetos de Tecnologias da Informação
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão Estratégica de Recursos Humanos
  • Governança de Tecnologia da Informação
  • Lógica
  • Modelagem de Processos
  • Modelagem de Sistemas
  • Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação

Faculdades de Gestão da Tecnologia da Informação

Existem, no Brasil, 177 instituições de ensino superior públicas e privadas autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Gestão da Tecnologia da Informação nas modalidades presencial e a distância (EAD).

Entre as faculdades públicas, podemos citar:

Algumas das faculdades privadas que oferecem o curso são:

Você pretende seguir a carreira de Gestão da Tecnologia da Informação? Deixe um comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin