dcsimg

8 habilidades que o futuro estudante de Letras deve ter

Vai fazer Letras? Então dá uma olhada nestas dicas para entrar no curso com o pé direito!

O curso de Letras é uma grande viagem ao universo da língua portuguesa e dos idiomas estrangeiros. Nele, você vai conhecer toda a evolução e o contexto sociocultural das línguas, além da gramática e dos grandes clássicos da produção literária mundial.

É uma graduação para quem gosta de ler e escrever. Presente há mais de 80 anos nas universidades brasileiras, o curso de Letras prepara o estudante para lecionar no ensino fundamental e médio, no caso da licenciatura, e trabalhar como revisor, intérprete, tradutor ou escritor, no bacharelado.

Existem inúmeras habilitações de Letras, que vão desde o estudo de línguas tradicionais, como inglês, francês e espanhol, até as mais incomuns, como grego, armênio e hebraico. Há também formações voltadas para um campo profissional específico, como Tradução e Interpretação, Negociação Internacional e Secretariado Executivo. Informe-se na universidade de sua preferência sobre todas essas possibilidades.

O curso de Letras tem quatro anos de duração e é oferecido em grau de bacharelado e licenciatura. Pode ser feito presencialmente ou a distância e é facilmente encontrado em diferentes universidades de todo o Brasil.

Se você está prestes a entrar no curso de Letras, confira as 8 habilidades necessárias para fazer uma boa graduação!

1. Ser um leitor voraz

8 habilidades que o futuro estudante de Letras deve ter

O curso de Letras envolve todos os aspectos da língua portuguesa, língua estrangeira, linguística e análise literária. Não existe outra forma de aprender todas essas disciplinas que não seja pela leitura, pesquisa e estudo.

 

2. Gostar de escrever

8 habilidades que o futuro estudante de Letras deve ter

Ao longo do curso, o estudante precisa escrever o tempo todo. Não apenas para fazer trabalhos acadêmicos e desenvolver pesquisas, mas também para assimilar as matérias, criar um estilo, treinar o idioma estrangeiro, praticar regras gramaticais, fazer crítica literária, etc.

3. Desenvolver interpretação de texto

8 habilidades que o futuro estudante de Letras deve ter

Letras é uma graduação que exige um amplo estudo histórico, cultural e social das línguas, desde a sua formação até as transformações naturais dos dias de hoje. Também possui uma carga muito grande de disciplinas sobre literatura, o que exige a leitura das obras e a capacidade de interpretá-las criticamente.

É preciso aplicar esses contextos tanto nos textos em português quanto nos estrangeiros.

4. Gostar de gramática

4-letras

A gramática é a matemática da língua. Tantas regras, fórmulas e exceções nos fazem pensar que a única diferença entre as duas é o uso dos números em vez de palavras!

O estudo técnico da língua portuguesa e da língua estrangeira será uma constante ao longo dos próximos quatro anos da graduação. E o mergulho nesse universo será profundo. Então, prepare-se para desbravar esse conjunto de códigos linguísticos, todas as suas normas e aplicações.

5. Ter facilidade com línguas

8 habilidades que o futuro estudante de Letras deve ter

Em geral, Letras é um curso que habilita o aluno a ter um conhecimento global e aprofundado da língua materna e de uma língua estrangeira. O estudante aprende tanto a nossa gramática quanto a gramática de outro idioma em todos os mínimos detalhes.

E não existem apenas habilitações em inglês, espanhol, francês e alemão. Você pode se lançar no estudo de idiomas menos comuns, como latim, grego, árabe, armênio, russo, hebraico, chinês, japonês, coreano…

6. Ser muito atento aos detalhes

8 habilidades que o futuro estudante de Letras deve ter

Seja para escrever um texto em português ou em língua estrangeira, seja para revisar ou traduzir conteúdos, o profissional de Letras precisa ter um olho muito atento aos detalhes. A nossa gramática é muito complexa e cheias de regras que precisam ser observadas.

7. Estar preparado para enfrentar o mercado

8 habilidades que o futuro estudante de Letras deve ter

O mercado para o profissional de letras é concorrido, mas também bastante diversificado. Há oportunidades em editoras, escolas de idiomas e escritórios de tradução, bem como para exercer a profissão de forma autônoma.

O campo mais amplo, no entanto, é o da docência. Nos ensinos fundamental e médio existe uma carência geral de professores de todas as áreas. No ensino superior, o letrólogo (como é chamado o profissional de Letras) com licenciatura e pós-graduação pode dar aula em todos os cursos universitários, já que o ensino da Língua Portuguesa é transversal a todas as ciências.

8. Ter paciência para explicar o que faz um profissional de Letras

8 habilidades que o futuro estudante de Letras deve ter

Por mais tradicional que seja o curso, nem todo mundo tem uma ideia clara do que faz um letrólogo.

Se você estuda essa graduação, provavelmente já está acostumado a explicar muitas e muitas vezes o que se aprende no curso de Letras, qual o campo de atuação e que “ser professor de português é apenas uma entre as muitas possibilidades da profissão”.

Se você quer entrar em Letras, já pode ir treinando a sua resposta 🙂

Veja também:

Letras

Vai cursar ou já está cursando Letras? O que achou das dicas? Compartilhe nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin