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A Importância dos Contratos para as Empresas

Entenda a importância da gestão de contratos no contexto das empresas e da gestão patrimonial e descubra por que administrar e controlar corretamente os contratos é tão importante quanto fecha-los.

A Importância da Gestão de Contratos no Contexto da Gestão Patrimonial das Empresas

Segundo a administração moderna gerenciar bem o andamento dos contratos é tão importante quanto fecha-los

Informações também se tratam de patrimônio, isso é fato. Hoje em dia quase que a totalidade de todos negocios fechados entre empresas e entre prestadores de serviços e empresas são baseados em contratos, é através deste documento, seja ele formal ou informal que as empresas baseiam suas relações de negócio. Por isso a gestão de contratos tem sido um dos principais pontos levados em conta no contexto da gestão patrimonial.

” Se não conhecer os seus contratos, como queres conhecer o seu negócio ? “, esta velha frase de origem deseconhecida contextualiza bem esta situação. Os contratos refletem as atribuições de uma empresa com relação aos seus serviços e produtos vendidos ou comprados. São a base dos negócios bem estruturados.

Do ponto de vista da negociação, em geral, há sempre um grande empenho das empresas para realizar o fechamento de novos contratos. No entanto é interessante observar que nem sempre essa dedicação continua após o fechamento do negócio. As empresas, mesmo as que investem em gestão patrimonial, não dão a devida importância ao acompanhamento e gestão dos contratos.

A prestação de serviços e venda de produtos envolve responsabilidade, conhecer bem o escopo dos próprios contratos, evita de um lado que a sua empresa deixe de prestar serviços negociados ( o que pode prejudicar sua reputação e até mesmo gerar implicações legais ) e por outro lado também é interessante por que protege a sua empresa do fato de ter de prestar serviços extras relacionados para os quais ela não foi contratada. Garantir um controle efetivo das atividades é uma das principais atribuições da gestão patrimonial e dos sistemas de controle corporativo.

Tecendo um Contrato de Maneira Efetiva

Assim como o processo de negociação de um contrato, a elaboração do mesmo também é de suma importância. Uma empresa não pode negociar ou vender um serviço, ao qual, a mesma não tem capacidade técnica ou material para realizar. A primeira etapa para se escrever um contrato de maneira efetiva é justamente esta: a avaliação da infra-estrutura e capacidade técnica da empresa, avaliar o que o cliente precisa e o que a empresa pode oferecer.

Caso os departamentos de gestão patrimonial e recursos humanos afirmem que a companhia dispõe de recursos suficientes para a firmação do contrato, o mesmo pode ser tranquilamente fechado. Porém, caso este levantamento conclua que a empresa não possui os pré-requisitos necessários, temos três opções:

  • A empresa pode reformular o escopo do contrato de maneira a adequa-lo a sua realidade verdadeira realidade corporativa.
  • A empresa, caso o departamento de gestão patrimonial indique que não há recursos para firmar este contrato, mas que ainda assim vai ser vantajoso para a companhia, pode realizar um investimento e se adequar ao escopo completo dos serviços.
  • A empresa pode desistir deste contrato ou então renegociar um escopo de serviços mais simples

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