dcsimg

Jornalismo ou Publicidade: qual a melhor opção?

Jornalismo ou Publicidade? Descubra a carreira que combina melhor com você e veja onde estudar para se destacar no mercado!

Jornalismo

Jornalismo e Publicidade são profissões bem diferentes, embora pertençam à mesma área: Comunicação Social.O Jornalismo é uma carreira focada na produção, análise e divulgação de informações em diversos meios de comunicação, como TV, rádio, internet, jornal ou revista.

Já a Publicidade utiliza os conhecimentos da Comunicação para divulgar uma nova ideia ou promover determinado produto ou serviço.

Se você já sabe que pretende seguir uma carreira na área de Comunicação, mas ainda não consegue se decidir entre Jornalismo e Publicidade, confira nosso guia a seguir. Ele vai ajudá-lo na escolha correta!

Jornalismo ou Publicidade: qual escolher?

O Jornalismo é uma carreira muito dinâmica. A principal função do profissional desta área é buscar, apurar e divulgar informações sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

O jornalista tem um campo de atuação bastante amplo, com espaço em praticamente todo tipo de atividade econômica: dos veículos de comunicação tradicionais a departamentos de imprensa em indústrias, comércio, empresas de prestação de serviço e órgãos públicos.

Nessas instituições, pode assumir diferentes funções. Veja algumas delas:

  • Repórter
  • Assessor de Imprensa
  • Editor
  • Revisor
  • Chefe de Reportagem
  • Fotojornalista
  • Responsável por Comunicação Institucional
  • Assessor de Imagem (celebridades, artistas, políticos, atletas, etc.)

Já a Publicidade domina a arte da promoção. Ela está em todo lugar: no comercial que assistimos na TV ou na internet, na musiquinha de algum produto que ouvimos sem parar na rádio, no outdoor no meio do caminho ou mesmo naquele anúncio de página inteira que encontramos estampado nos jornais.

É uma atividade que requer muita criatividade e talento, pois o foco aqui não está na busca pela informação (como no jornalismo), mas na divulgação de ideias, produtos e serviços de forma eficiente e que se reverta em lucros para o anunciante.

Se você se considera uma pessoa criativa, que gosta de criar e pesquisar o que há de novo no mundo do design, da propaganda e do consumo, pode ter certeza que já deu o primeiro passo em direção ao mundo publicitário.

O que se estuda em Jornalismo ou Publicidade

Jornalismo e Publicidade compartilham algumas matérias em comum da área de Comunicação, mas têm enfoques diferentes nas disciplinas específicas.

No Jornalismo, são abordadas matérias de Radiojornalismo, Técnicas Gráficas, Fotojornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Online e Editoração, por exemplo.

Na Publicidade, o currículo está mais voltado para estudos nas áreas de Mercado, Redação Publicitária, Produção Visual, Vendas e Planejamento Publicitário.

Mercado de Trabalho

Tanto o Jornalismo quanto a Publicidade são mercados relativamente amplos, principalmente para aqueles que dominam a linguagem dos novos formatos de comunicação, direcionados a plataformas móveis (celulares e tablets) e serviços via internet.

A concorrência nas duas áreas é grande e será preciso investir em muito estudo e experiência para se destacar na carreira!

Agências de comunicação e de propaganda; produtoras de vídeo, áudio e internet; portais; jornais impressos e online; grandes empresas; consultorias; organizações não governamentais e setor público são os maiores empregadores.

Desde 2009, o Brasil aboliu a obrigatoriedade de diploma para exercer a profissão de jornalista, mas dificilmente as empresas contratam profissionais sem formação em curso superior em Jornalismo ou Comunicação Social.

Alternativa aos cursos de Jornalismo ou Publicidade

Você sabia que existem pelo menos duas alternativas interessantes aos cursos de Jornalismo e Publicidade? São os cursos superiores de tecnologia em Comunicação Institucional e em Produção Publicitária.

Também conhecido como “Cursos de Tecnólogo”, essas graduações de nível superior são direcionadas àquelas pessoas que não dispõem de quatro anos para fazer um bacharelado ou estão interessadas apenas em um aspecto mais específico da profissão.

Conheça melhor cada um deles:

  • Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional – forma um profissional capaz de planejar e implementar estratégias de comunicação organizacional e trabalhar em parceria com áreas como Recursos Humanos, Marketing e Assessoria de Imprensa.
  • Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária – habilita o profissional a coordenar projetos de produção publicitária, com conhecimentos em roteiro, edição, produção de peças, produção de vídeo, áudio e de produtos para internet.

Onde estudar

Confira algumas universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem graduações em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou em Publicidade e Propaganda:

Jornalismo

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Publicidade

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

A carreira em Comunicação Social

As dicas ajudaram? Você prefere seguir a carreira de Jornalismo ou Publicidade? Compartilhe suas questões conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin