dcsimg

Tendências da Carreira de Jornalismo: Web Jornalismo

O Web Jornalismo é hoje uma das principais formas de mídia do mundo. Conheça mais sobre essa carreira!

O Conceito de Web Jornalismo

Webjornalismo: A mídia que mais cresce no mundo

O Web Jornalismo, também chamado de Jornalismo Online ou Cyber Jornalismo, é o Jornalismo praticado através de meios digitais, mais precisamente através da Internet.

No início dos anos 90, quando surgiram as primeiras formas primitivas de Web Jornalismo, este era apenas uma extensão do jornalismo tradicional, nada mais que uma versão virtual dos jornais de papel, mas aos poucos foi crescendo e 2 décadas depois já é uma das formas de informação preferidas pela população mundial, principalmente os mais jovens que já nasceram na era da internet.

O Web Jornalismo tem algumas características interessantes que o jornalismo tradicional (jornais e revistas) não é capaz de acompanhar:

  • Hiper textualização: O recurso da hiper textualização nada mais é que os populares links. Se você está lendo uma matéria sobre educação, por exemplo, no meio do texto pode haver um link para a palavra ENEM, clicando nele imediatamente você vai para uma página que explica com detalhes o que é ENEM, quando você terminar de ler pode voltar ao início ou então clicar em outro link, essa interatividade é característica da hiper textualização.
  • Multimídia: Em uma página de um portal de notícias, além do texto, você pode encontrar animações e vídeos, um recurso que só é possível no meio virtual.
  • Banco de Dados: Ao contrário dos jornais e revistas que são compostos por edições, o conteúdos dos portais de notícias é um grande banco de dados: você pode visitar a qualquer momento as notícias e reportagens mais antigas ao alcance de um clique! Isso, de um certo modo, facilita e democratiza o acesso a informação.
  • Possibilidade de Interação: A possibilidade de interagir com o conteúdo sempre foi uma busca do jornalismo tradicional, no web jornalismo essa interação pode ser realizada de modo simples e direto, através de sistemas de comentários.

O Profissional de Web Jornalismo

O profissional de web jornalismo, assim como o profissional de jornalismo tradicional, deve gostar muito de ler, deve ter espírito de investigação, criatividade e habilidade de escrita concisa.

Suas principais funções são:

  • Criação de Conteúdo: A principal função do web jornalista é a pesquisa e produção de conteúdo. Como a internet é um meio de comunicação extremamente dinâmico, é muito importante que os portais de notícias web estejam sempre atualizados com o que acontece no mundo.
  • Interação com o Público: Além de produzir o conteúdo, o web jornalista tem também a importante função de interagir e cultivar o público. Essa interação pode ser feita através de comentários no site ou então através de redes sociais tais como Twitter e Facebook. A promoção e auto-promoção são fundamentais para o sucesso na Internet.

O Tamanho do Mercado para o Web Jornalismo no Brasil

Muita gente não sabe, mas o Brasil de hoje é um dos países onde mais se vendem computadores no mundo, com a impressionante marca de quase 20 máquinas por minuto!

Com esses índices de vendas, ficamos atrás apenas das grandes potências econômicas e tecnológicas: Estados Unidos, China e Japão. Para se ter uma idéia, nos últimos 12 meses, foram vendidos no Brasil mais de 10 milhões de computadores e notebooks de todo tipo, abrindo ainda mais o mercado para o jornalismo de internet por aqui.

Nos últimos anos vários fatores positivos contribuíram para que o Mercado de Internet no Brasil crescesse:

  • Dólar Barato: A baixa da moeda Americana tornou as importações mais baratas, como grande parte das peças e grande parte dos próprios computadores são importados, os preços dos equipamentos eletrônicos e de informática caíram muito.
  • Crescimento Econômico da Classes C e D: Com o aumento da renda das classes menos favorecidas, o número de vendas de computadores financiados também aumentou muito. Essa parcela da população, como está entrando agora para o mercado de consumo, está ávida por tecnologia e conforto.
  • Melhoria da Infra-Estrutura: A melhoria da infra-estrutura de Internet no Brasil também está contribuindo muito para a popularização da mesma. Atualmente, devido a melhorias nas redes de fibras óticas o preço dos pacotes de Internet Banda Larga caíram muito, sem contar agora a Internet 3G que está mais acessível.

Graças a estes fatores, os especialistas prevêem que em 5 ou 6 anos, o Brasil se torne o terceiro maior mercado de Internet do mundo, aumentando ainda mais o potencial para o jornalismo online em nosso país.

A Especialização em Web Jornalismo

Em geral, os profissionais que trabalham com Web Jornalismo não fazem nenhum curso de especialização, a não ser a própria graduação no curso e jornalismo. No entanto, fazer um estágio em uma empresa de comunicação, site ou portal de Internet é muito recomendado para incrementar o currículo. Estes estágios em geral duram entre 6 meses e 1 ano.

Fique antenado com as novas tendências para a carreira de jornalismo, conheça o curso de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. Com ótimas instalações e laboratórios, a Anhembi Morumbi proporciona também a internacionalização dos cursos pela Rede Laureate. Faça você também a inscrição no vestibular tradicional de Agosto, com provas no dia 22/08.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin